Order:
Disambiguations
Junot Cornélio Matos [3]Junot Matos [2]
  1.  26
    A filosofia da pergunta no percurso da formação de si mesmo.Jose Aparecido de Oliveira Lima & Junot Cornélio Matos - 2022 - Filosofia E Educação 14 (2):9-22.
    O falar desse artigo repousa em uma filosofia da pergunta! Talvez devêssemos, desde já, expressar que quanto mais problematizamos e questionamos a respeito de algo, mais temos a possibilidade de compreendê-lo melhor. Nesse processo, o objetivo deste artigo é enfatizar a caminhada do ser humano ao conhecimento de si mesmo pelo perguntar-se. Queremos dizer que não podemos estar preocupados em apenas dispor de respostas, e sim em reiterar a prática da pergunta. Ora, quanto mais voltamos o olhar para nosso modo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Ontologia da diversidade // Ontology of diversity.Junot Cornélio Matos - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (Espec):67-84.
    O texto terá como propósito indagar sobre a categoria da diversidade quando voltada à questão educacional. A pergunta que se desejará responder será: O que se entende quando falamos em diversidade? A hipótese a ser perseguida é a de que o tema da diversidade tornou-se lugar-comum e corriqueiramente assume as mais diversas concepções possíveis ou, ainda, foca-se exclusivamente em fenômenos da diversidade. O autor, partindo de Freire e Charlot, pretende discutir a problemática da natureza inconclusa do ser humano e argumentar (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. O Perguntar Filosófico das Infâncias.Junot Cornélio Matos - 2013 - Childhood and Philosophy 9 (18):363-379.
    O artigo se ampara na perspectiva da filosofia socrática de diálogo permanente na busca do conhecimento que a ninguém pertence e não se oferece de maneira plena e definitiva. A partir dão, tenta discutir uma possibilidade de compreensão da categoria criança e infância partindo do pressuposto que os contextos sociopolíticos diversos não permitem uma compreensão unívoca e, por isso, utiliza o termo infâncias. Faz, inicialmente, uma abordagem da antropológica com a premissa da inconclusão do ser humano e seu perene processo (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  6
    O trabalho pedagógico com a filosofia na escola.Junot Matos - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (3):189-196.
    The article discusses the presence of Philosophy as a curricular component in the School. Its objective is to formulate elements that give rise to the discussion on the possibility of organizing pedagogical work, mediators of teaching and learning. For this, a brief reflection is made about the school, the teaching work, notably in what concerns the teacher / student relationship.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark