10 found
Order:
Disambiguations
Renato dos Santos [6]Renato Barbosa Santos [2]Renato Santos [2]
  1.  12
    A afirmação da finitude como possibilidade para a responsabilização do desejo: notas a partir de Heidegger e Lacan.Renato dos Santos & Juliana Rodrigues Dalbosco - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (1):215-225.
    O propósito deste artigo é o de evidenciar de que forma a afirmação de ser ser-para-a-morte de Heidegger pode ser entendido como condição de possibilidade para a responsabilização do desejo conforme formulado pela psicanálise lacaniana. Primeiro, descreve-se a estrutura do Dasein heideggeriano, bem como seus existenciais. Em seguida, analisa-se o uso e o sentido da noção de desejo em Lacan. Tanto numa existência autêntica, quanto num final de análise, onde o sujeito sabe lidar com suas perdas, diante da angústia, ele (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  2.  3
    O real como impossível.Renato Santos - 2023 - Revista Guairacá de Filosofia 39 (2).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  12
    A constituição do Eu em Merleau-Ponty e o estatuto da projeção na psicanálise freudiana.Renato dos Santos - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (s1):243-268.
    Resumo: As reflexões desenvolvidas ao longo do presente artigo se apresentam como desdobramento do texto3 de Alfredo Pereira Jr., mais especificamente sobre a noção de Eu sentiente e do conceito de “projeção”, desde a psicanálise freudiana. Num primeiro momento, analisa-se de que forma Merleau-Ponty, em contraste com as filosofias empirista e racionalista, reformula a noção da subjetividade, num plano fenomenológico e ontológico. O Eu se define não mais por uma sorte de pensamento, ou por uma causalidade de leis físicas e (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  1
    A ressignificação da percepção e a intersubjetividade em Merleau-Ponty.Renato dos Santos - 2015 - Griot : Revista de Filosofia 12 (2):196-2012.
    O objetivo desse artigo é mostrar como a questão da intersubjetividade é pensada por Merleau-Ponty em termos de percepção do outro. Todavia, para que isso seja possível, se faz necessário, primeiramente, contrapor as concepções clássicas da percepção, as quais trataram o fenômeno da percepção ora como um ato da consciência, ora como uma mera ferramenta do corpo. Para Merleau-Ponty, inversamente, a percepção é para nós a fonte da inteligibilidade, é ela a condição de possibilidade para a estruturação do conhecimento. Ademais, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  9
    O passado de uma ilusão e o futuro de uma tragédia.Renato dos Santos & Diego Luiz Warmling - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):212-231.
    Dos desdobramentos freudianos acerca da civilização, questionaremos como, diante da eminencia de um futuro trágico, a indagação de formas alternativas de gozo pode originar uma sociedade menos hostil. Partindo de noções como pulsão de morte, agressividade e Super-Eu, veremos que a racionalização dos afetos não reclama nossa destrutividade. Da antinomia entre Eros e Thanatos, Freud conclama a independência das pulsões agressivas, alegando que a civilização é vivenciada como mal-estar. Assinalando como os desejos do outro estão implicados nos nossos, acentuaremos que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  8
    [Recensão a] Francisco Verardi Bocca, Do estado à orgia: ensaio sobre o fim do mundo.Renato dos Santos - 2018 - Revista Filosófica de Coimbra 27 (54):347-352.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  11
    Às voltas com a questão do sujeito.Renato Santos - 2021 - Educação E Filosofia 34 (72):1213-1234.
    Às voltas com a questão do sujeito: da transparência à encarnação Resumo: O propósito deste artigo é mostrar a limitação do sujeito cartesiano no que diz respeito ao fenômeno da existência. Concebido como transparente a si mesmo, este sujeito não abarca as contingências do mundo da vida (Lebenswelt), pois se a verdade somente pode ser acessada por meio do pensamento, a dimensão do que escapa à representação não é contemplada. Na filosofia de Merleau-Ponty, buscaremos pensar um sujeito que, diferente de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  34
    O projeto de parentalidade e suas consequências na existência do ser humano. Uma reflexão a partir da perspectiva religiosa (The parenting project and its consequences in human being's existence. A consideration from the religious view).Waldir Souza & Renato Barbosa Santos - 2013 - Horizonte 11 (31):1059-1080.
    O projeto de parentalidade e suas consequências na existência do ser humano. Uma reflexão a partir da perspectiva religiosa (The parenting project and its consequences in human being’s existence. A consideration from the religious view) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n31p1059 Gerar um filho é gerar uma vida. No processo geracional estão embutidas várias implicações e consequências tanto para quem gera, quanto para quem é gerado. Para o casal, o nascimento de um filho é o fruto inquestionável de sua união. Entretanto, também deve (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  18
    O projeto de parentalidade e suas consequências na existência do ser humano. Uma reflexão a partir da perspectiva religiosa.Waldir Souza & Renato Barbosa Santos - 2013 - Horizonte 11 (31).
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  8
    Malestar y declive de la cultura en Freud.Diego Luiz Warmling & Renato dos Santos - 2020 - Hybris, Revista de Filosofí­A 11 (2):85-105.
    This article analyzes the notion of malaise resulting from the tension impulses between individuals and cultures, according to the results achieved by Freud's psychoanalytic reflexes. Despite certain moments in his work, it is possible to envision a certain possibility of emancipation of the individual through reflection or clinical analysis itself, or the psychoanalyst does not fail to notice a certain entropy present not only in the human being, but in the whole being alive. It is a movement within the organism (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark