14 found
Order:
  1.  13
    Extended Evolutionary Synthesis: Neither Synthesis Nor Extension.Claudio Ricardo Martins dos Reis & Leonardo Augusto Luvison Araújo - 2020 - Biological Theory 15 (2):57-60.
    The extended evolutionary synthesis intends to offer a new framework for understanding evolution based mainly on empirical and theoretical findings of current studies, including heredity and evolutionary developmental biology. In this essay, we present and develop the following objections about the terminology associated with the EES literature: despite using the term "extension," EES protagonists claim new evolutionary processes, reformulate conceptual networks, and modify central assumptions of the evolutionary synthesis. Therefore, the difference between ES and EES should not be described in (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  2.  7
    Vontade geral e decisão coletiva em Rousseau.Cláudio Araújo Reis - 2010 - Trans/Form/Ação 33 (2):11-34.
    Nos termos rousseaunianos, a questão fundamental sobre o que de vemos fazer coletivamente (ou seja, o problema da decisão coletiva) se traduz como a questão sobre como podemos conhecer a vontade geral. Só podemos responder adequadamente a essa questão, porém, se prestarmos atenção a uma duplicidade importante no conceito de vontade geral. Rousseau usa a mesma expressão para se referir a duas coisas diferentes: às próprias decisões coletivas, consubstanciadas nas leis (a vg-decisão), e ao padrão do bem comum, em certo (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  3.  72
    Por um Pluralismo de Estratégias nas Ciências Cognitivas.Vinicius Rodrigues & Claudio Reis - 2020 - Revista Perspectiva Filosófica 46 (2):53-70.
    Como área interdisciplinar, as Ciências Cognitivas começam a se desenvolver em meados da década de 1950 a partir de uma concepção compartilhada sobre a mente, hoje chamada de cognitivista. Esses pesquisadores concebiam a mente com uma natureza representacional que opera por meio de computações simbólicas. Atualmente, há uma multiplicidade de abordagens e teorias sobre a mente. Nesse espectro de posições, há desde abordagens tradicionais, que concebem a mente como representacional, até abordagens bastante radicais, que negam qualquer natureza representacional para a (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Values in Science: Should we say goodbye to impartiality?Claudio Ricardo Martins Reis - 2021 - Principia: An International Journal of Epistemology 2 (25):199-218.
    In the first half of the 20 th century, philosophers of science used to sustain that the correct theory acceptance in science derived from their conforming to certain rules. However, from the historicist and practical turn in the philosophy of science, the theory acceptance started to be analyzed based on values rather than on a priori established rules. In this article, I will present four paradigmatic positions on the role of values in science. The first position, articulated by Hugh Lacey, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  4
    Valores, Estratégias de Pesquisa e Aplicação do Conhecimento: Os Campos Sulinos em Questão.Claudio Ricardo Martins dos Reis & Valerio De Patta Pillar - 2018 - Principia: An International Journal of Epistemology 22 (3):461-483.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  6.  7
    Internalismo E não-cognitivismo em ética.Gilson Diana, André Cerri & Cláudio Reis - 2003 - Philósophos - Revista de Filosofia 8 (2).
    Este texto tem a intenção de percorrer panoramicamente alguns pontos de referência importantes no debate contemporâneo sobre o problema da motivação moral no contexto da discussão entre posições cognitivistas e não-cognitivistas em ética. A idéia básica é a de que o não-cognitivismo encontrou tradicionalmente um apoio importante nos argumentos internalistas, os quais, por sua vez, retiram sua força da percepção comum de que as considerações morais não são inertes, ou seja, possuem, em algum sentido, uma capacidade motivadora que dificilmente podemos (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  9
    Interdependência e socialidade humana em Rousseau.Claudio Reis - 2021 - Philósophos - Revista de Filosofia 26 (1).
    Rousseau diz, no início do Contrato social, que pretende tomar “os homens tais como são” e “as leis tais como podem ser”. Tomando os indivíduos como interdependentes e ambivalentes e as leis como uma “tecnologia de cooperação”, este texto procura retraçar o caminho da reflexão rousseauniana desde o reconhecimento do fato da interdependência e suas implicações para a socialidade humana até a defesa de uma concepção radicalmente democrática da autoridade política.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  2
    Notas sobre a idéia de 'justificação pública'.Cláudio Reis - 2000 - Philósophos - Revista de Filosofia 5 (1):21-38.
    Neste artigo reflito sobre a idéia de justificação pública para identificar os elementos mínimos que devem fazer parte de uma teoria adequada de justificação pública.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  3
    Pensamento científico moderno e abalo à esfera pública: uma reflexão com base em Hannah Arendt.Claudio Ricardo Martins dos Reis - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 17 (1):304-314.
    Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a emergência da modernidade, a consolidação do pensamento científico moderno e suas consequências especificamente indesejáveis no domínio da política. Para isso, baseio-me no pensamento de Hannah Arendt. Arendt destaca três eventos como os principais precursores da era moderna: a exploração dos continentes, a Reforma e a invenção e utilização do telescópio. Discuto brevemente a relação desses eventos com a alienação do mundo, tal como entendida por Arendt, e me aprofundo nas novidades relativas à (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  6
    Prioridade do justo ou soberania do Bem?Claudio Reis - 2004 - Philósophos - Revista de Filosofia 9 (1).
    Este artigo pretende discutir alguns aspectos da filosofia moral contemporânea a partir da maneira como ela reage diante da questão sobre o sentido da vida. O título remete para os dois pontos de referência que servirão para delimitar o contexto da filosofia moral contemporânea que é aqui considerado. A primeira referência é um ensaio de John Rawls, “The priority of right and ideas of the good”, e a segunda é um texto de Iris Murdoch, “The sovereignty of good over other (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  18
    Rousseau e a arte de observar e julgar os homens.Claudio Araujo Reis - 2002 - Kriterion: Journal of Philosophy 43 (105):67-96.
  12.  9
    Rousseau e a arte de observar e julgar os homens.Claudio Araujo Reis - 2002 - Kriterion: Journal of Philosophy 43 (105):67-96.
  13.  4
    Sociabilidade,moralidade e sensibilidade no século XVIII.Cláudio Araújo Reis - 1999 - Philósophos - Revista de Filosofia 4 (2):21-48.
    O artigo propõe a reflexão sobre um aspecto típico das teorias morais do século XVIII:sua indissociabilidade de uma teoria social.A partir do exemplo de três pensadores - B.de Mandeville,J.J.Rousseau e A.Smith - procura-se mostrar como se entrelaçam numa reflexão sobre a sociabilidade,através do meio-termo da sensibilidade.  .
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  1
    Sobre um "individualismo" de Jean-Jacques Rousseau.Cláudio Reis - 2000 - Philósophos - Revista de Filosofia 5 (2):05-34.
    O artigo discute um aspecto da apropriação, por parte de Rousseau, do modelo contratualista - em especial, do ponto de partida "individualista" geralmente implicado por esse modelo.À igualdade e à liberdade , tradicionalmente associadas pelos autores contratualistas ao indivíduo e ilustradas paradgmaticamente na hipótese do estado de natureza,Rousseau acrescenta uma terceira,a unidade.Esse acréscimo revela-se fundamental,como o texto tenta mostrar,desdobrando a dupla perspectiva em que, a partir de Rousseau, pode-se pôr as relações entre indivíduo e comunidade:a perspectiva da teoria da lei,desenvolvida (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark