7 found
Order:
  1.  16
    Editorial v25, n.37.Cesar Candiotto, Adriano Correia, Bortolo Valle & Antônio José Romera Valverde - 2013 - Revista de Filosofia Aurora 25 (37):9.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  19
    O limite proposicional como elemento de transição no pensamento de Wittgenstein.Léo Peruzzo Júnior & Bortolo Valle - 2014 - Revista de Filosofia Aurora 26 (39):693.
    Este artigo pretende sustentar que, em Wittgenstein, a noção de limite proposicional caracteriza um elemento de transição entre o não cognitivismo expresso no Tractatus e a filosofia posterior, especialmente nas Investigações. Neste sentido, podemos apontar que é o limite da dizibilidade que marca a ruptura na análise entre as proposições científicas e as “proposições éticas”. Enquanto as primeiras possuem valor de verdade, isto é, podem ser verdadeiras ou falsas, as demais carecem de sentido porque não podem ser expressas por uma (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  5
    A conexão entre pensamento E realidade: Sobre a teoria do conhecimento no tractatus lógico-philosophicus de Ludwig Wittgenstein.Bortolo Valle - 2004 - Revista de Filosofia Aurora 16 (18):139.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  8
    Lucian Blaga: O Método na Ciência Moderna/Lucian Blaga: The Method in Modern Science.Bortolo Valle - 2016 - Pensando - Revista de Filosofia 6 (12):23.
    Este trabalho pretende apresentar aspectos do pensamento filosófico sobre a ciência desenvolvido pelo filósofo romeno Lucian Blaga. Tomando como base a história do desenvolvimento da pesquisa científica, o autor busca evidenciar o papel do experimento e sua singularidade na ciência de tipo galileo-newtoniano destacando a extensão metodológica e o lugar do supramétodo. Busca indicar de que maneira a presença da matemática, no âmbito da ciência moderna, conduziu a pesquisa científica para além dos horizontes da ciência grega.: The present study aims (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  7
    Ludwig Wittgenstein: Sobre O tratamento dos conceitos psicológicos.Bortolo Valle - 2009 - Revista de Filosofia Aurora 21 (29):383.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  10
    Simone Weil: o sofrimento como pathos da Filosofia.Bortolo Valle - 2019 - Revista de Filosofia Aurora 31 (53).
    O presente trabalho toma como objeto de investigação o pensamento de Simone Weil. A filósofa francesa, deixando de lado um imperativo acadêmico, típico da filosofia do século XIX, reclama para si o assombro, o espanto, aquilo que no início, ou seja, nos primórdios da filosofia grega, possibilitou a emergência do filosofar. A marca de seu pensamento é evidenciada mais pela emoção do que pelo exercício racional. Assim, procuramos apresentar, neste estudo, a maneira como o sofrimento, enquanto pathos, constitui a fonte (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  16
    Review of Porta (ed.), Brentano e sua escola. [REVIEW]Bortolo Valle - 2014 - Revista de Filosofia Aurora 26 (39):899-903.