Results for ' Compulsão'

16 found
Order:
  1. Compulsão alimentar na Obesidade.Casm Barros - 1997 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 5:65-70.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  7
    Compulsão à repetição no contexto analítico para Winnicott.Leopoldo Fulgencio - 2011 - Revista de Filosofia Aurora 23 (33):493.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  20
    A fascinação da compulsão tecnológica: sobre a racionalidade científica em Hans Jonas.Maurício Chiarello - 2015 - Scientiae Studia 13 (2):369-395.
    ResumoEm que medida a proposta de uma nova ética para a civilização tecnológica, elaborada por Hans Jonas, possuiria o condão de convocar os cientistas para o efetivo exercício de sua responsabilidade perante à natureza ameaçada? O esclarecimento, que sua obra pretende levar a termo a respeito dos crescentes perigos associados ao progresso técnico-científico, não procura fundamentalmente refrear, em caráter emergencial, a cega compulsão de aplicação tecnológica, com os perversos efeitos associados à tecnolo gização e à mercantilização da ciência em (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  68
    A entrevista motivacional em grupos de obesas no tratamento da compulsão alimentar periódica.Margareth Silva de Oliveira & Cibele Fernandes de Moraes - 2011 - Revista Aletheia 35:154-167.
    O objetivo deste artigo foi realizar um estudo pré-experimental com a Entrevista Motivacional em grupo para o tratamento da Compulsão Alimentar Periódica. A amostra foi constituída de 30 mulheres, com idade média de 34,73 anos e IMC médio de 37,30 kg/m². Durante seis encontros, 14 mulheres obesas co..
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  7
    As pulsões de morte e o enigma da compulsão de repetição (Freud e Lacan).Rudolf Bernet - 2016 - Cultura:247-264.
    Uma leitura atenta de Para lá do Princípio de Prazer de Freud sugere que o mecanismo da repetição cega, a oposição a toda a mudança e uma vontade niilista em afirmar o seu próprio poder excessivo caracterizam todas as pulsões. O que distingue as pulsões de morte das outras pulsões deve ser procurado noutra coisa, tal como uma forma particular de prazer ou destruição agressiva. Apesar do seu regresso a Freud, Lacan dá conta de uma nova imagem do mecanismo de (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  29
    Almeida, Rogério Miranda de. Nietzsche e Freud: eterno retorno e compulsão à repetição. São Paulo: Loyola, 2005. v. 1. 236 p. [REVIEW]Valéria De Almeida Ghisi - 2007 - Revista de Filosofia Aurora 19 (24):205.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  19
    O dualismo pulsional e suas exigências.Oswaldo Giacoia Júnior - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):6-22.
    O principal objetivo do presente trabalho consiste em explicitar como a exigência de manter o dualismo das pulsões na metapsicologia de Freud vincula-se estreitamente ao conceito de pulsão como elasticidade orgânica ou como a expressão da inércia da vida orgânica.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  22
    Estrutura conceitual e impasses teóricos em "Além do princípio do prazer".Fátima Caropreso - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):41-61.
    A teoria elaborada por Freud em Além do Princípio do prazer apresenta uma série de impasses, muitos dos quais tampouco são solucionados em sua obra subsequente. Em especial, as hipóteses da oposição entre as duas classes de pulsões e do caráter regressivo das pulsões de vida apresentam inconsistências que fragilizam a teoria do segundo dualismo pulsional. Nesse artigo, é realizada uma análise passo a passo das principais ideias apresentadas no texto, com o objetivo de discutir algumas das questões que permanecem (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  17
    A autonomia da pulsão de morte na metapsicologia freudiana.Fabio Caprio Leite de Castro - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):62-101.
    Em Além do Princípio do Prazer, Freud propõe uma especulação sobre a pulsão de morte, mas percebe desde logo a dificuldade de isolá-la da pulsão de vida. A pulsão de morte possui autonomia em relação à pulsão de vida no quadro da teoria pulsional freudiana? Para responder essa questão, delimitando-a à psicanálise freudiana, propõe-se uma abordagem em quatro etapas. Em um primeiro ponto, faz-se um exercício hermenêutico baseado no texto Além do Princípio do Prazer. Logo depois, em um segundo ponto, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  6
    Da indiscrição ao pudor: criemos nossos filhos na vergonha da razão.Marcelo Fabri - 2023 - Revista Ética E Filosofia Política 1 (25):8-24.
    Segundo Levinas, o “homem ocidental” se caracteriza por uma indiscrição sem limites. Quer tudo experimentar e provar, colocando-se acima do bem e do mal. Evita a todo custo sucumbir aos perigos da própria aventura. Neste artigo perguntamos se a contenção dessa, por assim dizer, compulsão a dominar não seria a essência (eidos) de uma sabedoria em sentido levinasiano. Uma fenomenologia da vergonha talvez possa confirmar essa tese. Tal fenomenologia permite descrever o pudor como sensibilidade ética fundamental, urgente em nossos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  12
    Marx, maquinaria e grande indústria: o desenvolvimento tecnológico no Livro I de Das Kapital.Paulo Fernando Rocha Antunes - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 16 (2):36-55.
    O presente trabalho recupera a reflexão de Marx, acerca do desenvolvimento tecnológico, com base no seu famoso 13.º capítulo “Maquinaria e grande indústria”, pertencente ao Livro I de Das Kapital. Ao longo deste trabalho serão sucintamente analisadas questões fundamentais como a da acumulação de capital, a concorrência e a compulsão por mais-valia, o papel da luta de classes face a isto e a maneira como as relações sociais vigentes influenciam o desenvolvimento tecnológico. No final destrinçam-se as contradições da tecnologia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  17
    Da magia ao ciberespaço: a imagem como mediação das angústias primitivas.Marsiel Pacífico & Luiz Roberto Gomes - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (2):383-401.
    Para lidar com seus medos primitivos, o homem utilizava a imagem como mediação destas tensões. Nas pinturas rupestres das cavernas e nas práticas de magia, rituais buscavam apaziguar as decorrências de nossas fragilidades, sobretudo na dimensão da finitude do homem tensionada pela sua relação com a natureza. A tentativa de superação desta tensão deu-se, historicamente, sob a égide da razão. Todavia, na falência do plano moderno do esclarecimento pautado no desencantamento do mundo, que se daria pela elevação dos sujeitos em (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  60
    Liberdade e coação no direito de Kant.Celso de Moraes Pinheiro - 2007 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 52 (1):15-24.
    Kant divide a filosofia moral em duas partes: Ética e Teoria da Justiça. Cada uma é composta de diferentes descrições de deveres e direitos. A Ética contém deveres e direitos internos, voluntários e não-coercitivos. A Teoria da Justiça contém deveres e direitos externos e coercitivos. Os dois tipos de deveres e direitos são definidos em sua relação um com o outro. O que distingue os deveres éticos, ou deveres de virtude, dos deveres jurídicos, é que a compulsão externa para (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  9
    Sobre o significado das sensações de prazer e desprazer em Schopenhauer e Freud.Guilherme Marconi Germer - 2023 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (1):e85569.
    Propomos comparar as respostas de Schopenhauer e Freud à questão do significado do prazer e desprazer, dadas por eles, respectivamente, em A ordem da salvação (W II) e Além do princípio do prazer. Ambos lhe respondem concordantemente, pois assinalam que a conduta humana ou os processos psíquicos se dilatam entre a busca do prazer e a fuga da dor (em Schopenhauer, a partir da afirmação da Vontade, e em Freud, conforme o princípio de prazer), e a busca da dor e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  5
    Um olhar fenomenológico-existencial sobre o uso de drogas.Ruth Escudero - 2022 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 5 (2):140-153.
    O presente artigo tem como objetivo refletir sobre as concepções comuns acerca do uso de drogas e seus usuários, compreendidos na atualidade como portadores de uma “doença”: Dependência Química; e ainda sobre os tratamentos voltados a este público. Na reflexão que propomos, recorremos às tematizações realizadas por Martin Heidegger, uma vez que este filósofo, através da sua analítica do Dasein, desenvolveu uma compreensão de homem para além da cisão dominante que o representa como um sujeito encapsulado, apartado do mundo, com (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  23
    Fraqueza da Vontade e Liberdade.Ricardo Tavares Da Silva - 2020 - Dissertatio 1 (51):313-337.
    Os casos de fraqueza da vontade (incontinência) são tidos como paradoxais. Há, pelo menos, uma tensão entre tais casos e a lei psicológica que relaciona avaliações e volições: se julgamos que fazer x é melhor do que fazer y, então queremos fazer x; porém, por vezes, julgamos que fazer x é melhor do que fazer y e, ainda assim, queremos fazer y em vez de x. Como noutras propostas, defendo que a incompatibilidade é aparente. Porém, não rejeito que haja verdadeiros (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark