7 found
Order:
See also
Filicio Mulinari
Universidade Federal de São Paulo
  1. A contribuição de John L. Austin para o problema de outras mentes.Filicio Mulinari - 2011 - Revista Inquietude 2 (1):72-91.
    Um dos maiores expoentes da filosofia analítica, John L. Austin deu uma contribuição de grande relevância para a filosofia da mente contemporânea com seu artigo Outras Mentes . A questão central que norteia o artigo é: o que significa dizer que há a ‘mente’ ou, mais especificamente, ‘outras mentes’? Em sua argumentação, Austin conclui que tal problema não pertence ao nível ontológico , mas sim ao nível linguístico e, assim sendo, uma análise aprofundada da linguagem ordinária pode fazer com que (...)
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. A discussão em torno da "Parte II" das Investigações Filosóficas de Wittgenstein.Filicio Mulinari - 2019 - Sofia 8 (1):171-186.
    O artigo tem dois propósitos centrais: primeiramente, expor a discussão sobre a inclusão do TS 234 nas Investigações Filosóficas de Wittgenstein. Para atingir esse primeiro objetivo, iremos analisar as justificativas de inclusão dadas por Anscombe e Rhees na primeira edição do livro, as críticas feitas por von Wright e, por fim, os motivos que levaram Hacker e Schulte, editores da quarta edição do livro, a considerar o TS 234 como parte de um trabalho distinto das Investigações Filosóficas. O segundo objetivo (...)
    No categories
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  13
    A refutação dos argumentos ontológico, cosmológico E físico-teológico na crítica da razão pura de Immanuel Kant.Filicio Mulinari - 2011 - Synesis 3 (1):23-39.
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Fundamentos Metafísicos da Ciência Moderna: Uma Análise/Metaphysical Fundaments of Modern Science: An Analysis.Filicio Mulinari - 2016 - Pensando - Revista de Filosofia 6 (12):69.
    A visão da ciência enquanto um saber puramente objetivo e, por isso, livre de suposições metafísicas, ainda persiste na contemporaneidade, seja no âmbito ordinário do senso comum, seja nos meios científicos universitários. Sob essa perspectiva, percebe-se que há certo olhar que prevalece como uma máxima: a ciência moderna suplantou a metafísica. Noutros termos, ainda hoje se acredita que, após as descobertas da Revolução Científica, com Copérnico, Galileu, Newton, entre outros, o discurso metafísico foi extinto da ciência. Embora essa visão sobre (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. James, Wittgenstein E o Pragmatismo: Aproximações E Distanciamentos.Filicio Mulinari - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 14 (2):90-103.
    Além de apontar os tópicos nos quais Wittgenstein mantém relação direta com o pensamento de James – ainda que de forma crítica -, almeja-se aqui demonstrar que os pensadores possuem pontos de convergência relevantes e, ainda, compartilham de compromissos filosóficos comuns, como a crítica ao antifundacionalismo, a prioridade da prática sobre a subjetividade e intelecto, o holismo no que tange a significação dos termos, dentre outros. Mais que isso, almeja-se também pontuar aqui em quais pontos a crítica de Wittgenstein a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. “Saber”, “Certeza” E “Dúvida”: Sobre Ceticismo E Fundacionalismo No Da Certeza de Wittgenstein.Filicio Mulinari - 2014 - Griot : Revista de Filosofia 9 (1):235-252.
    Presente na maioria dos escritos de Wittgenstein, o problema do ceticismo pode ser observado, por exemplo, nas anotações sobre o solipsismo do Tractatus Logico-Philosophicus ou, ainda, na reivindicação da necessidade de seguir regras publicamente, como afirma o filósofo nas ideias presentes sobre a significação dos termos em sua obra Investigações Filosóficas. Contudo, sua investigação mais nítida sobre o ceticismo se encontra nos escritos que constituem o Da certeza. A análise da argumentação wittgensteiniana presente nesse escrito torna possível revelar a posição (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  8
    Ética E Justiça Social Em Tempos de Pandemia.Filicio Mulinari - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e42.
    Em face de uma possibilidade real de calamidade na saúde pública, junto com uma possível crise econômica posterior, muitas reflexões de fundo ético sobre políticas públicas surgem: devemos estabelecer limites econômicos flexíveis para combater o coronavírus? Até que ponto podemos restringir a liberdade de agrupamento na pandemia? É eticamente aceitável aumentar o risco do grupo mais vulnerável em prol de um melhor equilíbrio da economia? A resposta a tais questões envolve noções de éticas e políticas muitas vezes antagônicas. Tomando por (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark