Results for 'Mauricio Silva Alves'

1000+ found
Order:
  1.  25
    Ensino de filosofia: Onde reside O problema?Mauricio Silva Alves - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 7 (14):72-79.
    Desde a aprovação da Lei nº 11.684, de 02 de junho de 2008, as questões sobre o Ensino da Filosofia tem tomado amplamente diversos âmbitos teóricos. De um lado tem-se a abordagem de autores que defendem o ensino de filosofia numa perspectiva filosófica e não pedagógica. O que se quer dizer aqui, é que o Ensino de Filosofia no Ensino Médio em sua essência não é intelectualmente inferior à docência universitária, já que ambos possuem suas técnicas e aportes teóricos específicos. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  2
    Ensino de filosofia: Onde reside O problema?Maurício Silva Alves - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 17 (14):72-79.
    Há de fato, uma diferença entre as duas carreiras docentes, e não é em essência, mas em condições de trabalho, uma para as a realização pessoal e profissional e outra que não oferece a mesma possibilidade. Nesse sentido, desenvolver um ensino de filosofia eficaz, pressupõe não só a utilização dos textos clássicos dos filósofos que fizeram e promoveram a perpetuação da filosofia como apenas mais uma disciplina do currículo, mas como um distintivo que possibilite o desenvolvimento da criticidade dos alunos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  1
    A criação E o consumo objetificado da arte para satisfação pessoal.Hervely Suely Silva Alves de Souza - 2021 - Cadernos Do Pet Filosofia 11 (21):41-46.
    ResumoO presente artigo se propõe a relacionar as considerações de cunho psicanalítico e estético de Freud com a complementação de outros autores, levando-nos a capturar aspectos sobre a complexidade das reações humanas diante das representações artísticas. É por meio da complementação conceitual psicanalítica, estética e filosófica que realçaremos as determinações da capacidade de representação, assim como suas diferenciações; além disso, tentaremos descrever as dependências humanas e associar a aspectos artísticos e ver como este processo está ligado à satisfação. Uma possível (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  8
    A eficácia da cura em psicanálise: Freud – Winnicott – Lacan.Marcelo De Oliveira & Vera Lúcia Da Silva Alves - 2010 - Revista de Filosofia Aurora 22 (30):303.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  7
    Linguagem, compreensão e diálogo como representação do mundo.Miguel Junior Zacarias Lima, Maria Belo Silva Lima & Francione Charapa Alves - 2020 - Filosofia E Educação 12 (2).
    Este artigo objetiva refletir sobre a relação linguagem, educação e hermenêutica. Realizamos uma pesquisa bibliográfica com base em Gadamer. Na educação, a dimensão dialógica da compreensão está situada como o locus primordial da ação educativa, lugar privilegiado onde o compreender se efetiva tendo por base a relação de intersubjetividade entre os sujeitos do diálogo, condição fundante da interpretação do que é proferido no ambiente escolar, mediante a abertura entre os sujeitos dessa postura. Através de uma educação dialógica podemos ter educandos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  10
    The Eulogy of Urbanity.Paula Cristina Moreira da Silva Pereira & Fernando Manuel Brandão Alves - 2011 - Cultura:217-236.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  23
    Suporte familiar e saúde mental: evidência de validade baseada na relação entre variáveis.Mayra Silva de Souza, Makilim Nunes Baptista & Gisele Aparecida da Silva Alves - 2008 - Revista Aletheia 28:32-44.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Os discursos de professores de ciências de escolas públicas de Sorocaba-SP sobre as concepções pedagógicas que fundamentam suas práticas.Anaí Helena Basso Alves, Angélica Bellodi Sant'ana Furlan & Antonio Fernando Gouvêa da Silva - 2013 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 15 (1):p - 66.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  6
    Biological Stress Reactivity and Introspective Sensitivity: An Exploratory Study.Mauricio Barrientos, Leonel Tapia, Jaime R. Silva & Gabriel Reyes - 2020 - Frontiers in Psychology 11.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  10.  5
    Corrigendum: Biological Stress Reactivity and Introspective Sensitivity: An Exploratory Study.Mauricio Barrientos, Leonel Tapia, Jaime R. Silva & Gabriel Reyes - 2020 - Frontiers in Psychology 11.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  10
    Construccionismo social y el sujeto libre: sobre negaciones y consecuencias.Pablo López-Silva & Mauricio Otaíza - 2015 - Revista de Filosofia Aurora 27 (41):569.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  14
    Força versus representação: o legado de Nietzsche na filosofia de Gilles Deleuze.Maurício Mangueira & Eduardo Maurício da Silva Bonfim - 2014 - Kriterion: Journal of Philosophy 55 (130):619-635.
    É inegável a influência que a obra de Nietzsche exerceu na filosofia de Deleuze. Inaugurando, de certo modo, um novo estilo de pensamento na cultura do Ocidente, Nietzsche conferiu novas interpretações a certos conceitos filosóficos considerados imutáveis e eternos, como os conceitos de verdade, de essência e de força. Utilizando-se da tipologia de forças nietzschianas, Deleuze nos mostra como o saber do Ocidente se funda em um pensamento que o filósofo francês denominará de representacional, em oposição a um pensamento da (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  76
    The marriage of evidence and narrative: scientific nurturance within clinical practice.Suzana Alves Silva, Rita Charon & Peter C. Wyer - 2011 - Journal of Evaluation in Clinical Practice 17 (4):585-593.
  14.  1
    El texto cartesiano de la adoración Y la hipotesis de Los juicios implícitos verdaderos.Mauricio Otaíza & Pablo López-Silva - 2020 - Ideas Y Valores 69 (174):101-122.
    RESUMEN El carácter analítico de Meditationes implica que, por una parte, ninguna verdad puede ser interpretada sin referencia al lugar concreto que ocupa en el orden de razones y, por otra, que no existen en Meditationes ficciones que permanezcan inadvertidamente como tales. Sin embargo, la presencia de algunas pasiones no ha sido justificada, lo que pone en cuestión el carácter analítico de la obra. Proponemos que tales pasiones son efecto de juicios implícitos. Para poner a prueba nuestra hipótesis, hemos elegido (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. O problema da generidade humana no pensamento de Marx.Antônio José Lopes Alves & Sabina Maura Silva - 2012 - Princípios: Revista de Filosofia 19 (31):235-259.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. O Devido como Garantidor da Excelência: Análises a partir do Livro V da Ethica Nicomachea.Felipe Alves da Silva - 2016 - Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 3 (1):56-86.
    O presente trabalho tem por finalidade analisar, a partir do livro V da obra Ethica Nicomachea, se a justiça poderia ser tomada como um meio que irá auxiliar os cidadãos a desenvolver plenamente as suas virtudes. Buscar-se-á fundamentar que é através da justiça que os bons cidadãos seriam formados, bem como o bom caráter seria cultivado. Analisar-se-á, também, ainda que minimamente, o que Aristóteles entende de fato por justiça, de que o justo seria dar a cada um o que lhe (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. O" Projeto Columbia-University": Questionamentos em torno da Memória do Trabalho e da Educação.Ana Elizabeth Santos Alves & Lucineide Santos Silva - 2009 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 11 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Que É o Teatro de Situações?Igor Silva Alves - forthcoming - Humanitas.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  29
    Qualidade de vida em pacientes oncológicos na assistência em casas de apoio.Railda Fernandes Alves, Myriam de Oliveira Melo, Samkya Fernandes de Oliveira Andrade, Thiago Silva Fernandes, Deize Lima Gonçalves & Adriano Araújo Freire - 2012 - Revista Aletheia 38:39-54.
    Este estudo teve como objetivo investigar a qualidade de vida em pessoas com câncer que buscam assistência em casas de apoio. A amostra foi composta por mulheres (82,5%) e homens (17,5%), (N=57). A metodologia foi quanti-qualitativa. Utilizou-se um questionário sócio demográfico, a escala de qualida..
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Autocomposição de conflitos: Da cultura de litigância à solução consensual.Joatan da Silva Vaz & Renan Emanuel Alves Pinto - 2016 - Revista Fides 7 (1).
    AUTOCOMPOSIÇÃO DE CONFLITOS: DA CULTURA DE LITIGÂNCIA À SOLUÇÃO CONSENSUAL.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. O neoconstitucionalismo E a concretização da dignidade da Pessoa idosa.Ricardo Maurício Freire Soares & Gilson Alves de Santana Júnior - 2015 - Revista Fides 6 (2).
    O NEOCONSTITUCIONALISMO E A CONCRETIZAÇÃO DA DIGNIDADE DA PESSOA IDOSA.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  5
    Eficiência e dominação da técnica.Cássio Robson Alves da Silva - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (1):354-366.
    The definition of the technique as the mediation between man and nature raises some philosophical problems. Such mediation was established based on imperatives, among which we can highlight efficiency and domination, both exercised over nature. In order to expand the possibilities for improving the human condition, the notion of technical progress has become an emerging need for the consolidation of ancient and modern civilizations. However, it is necessary to establish the criteria for a critique of the limits of unrestrained progress (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  10
    The Evolution of E-learning Management Systems.Nuno Sotero Alves da Silva, Gonçalo Jorge Morais da Costa, Mary Prior & Simon Rogerson - 2011 - International Journal of Cyber Ethics in Education 1 (3):12-24.
    The development of educational technologies is enhancing a distinctive feature of learning environments: the learner’s personalized environment. However, the current literature in e-learning seems to neglect an important discussion: will individuals and organizations face an enhancement concerning ethical dilemmas due to this evolution? To promote this discussion, this paper builds on a consideration of e-learning definition and its ethical dilemmas, and human-centred learning concept and its dimensions, to examine the implications of integrating social and cultural contexts. By examining the evolution (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  24.  1
    Realidade da produção do conhecimento em Educação Física: determinações históricas e epistemológicas.Moises Henrique Zeferino Alves, Ana Lúcia Silva Souza & Eliabe de Oliveira Figueiredo - 2016 - Filosofia E Educação 8 (3):81.
    Este artigo tem como objetivo contribuir com a crítica aos PNPG e suas determinações na produção do conhecimento dos professores de Educação Física das IES do estado da Bahia no período de 1982 a 2012, através da análise epistemológica. Trata-se de uma pesquisa documental, cujos dados foram analisado a luz do método do materialismo histórico e dialético. Os resultados apontam que os PNPG apresentam em seus objetivos e diretrizes uma concepção de pós-graduação que estimula o produtivismo acadêmico e a aproximação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Caleidoscópios: por entre imagens, gêneros, educações e histórias = Kaléidoscopes: au croisement entre images, genres, éducations et histoires.Alberto da Silva, Anamaria Gonçalves Bueno de Freitas, Fabrícia Teixeira Borges & Raylane Andreza Dias Navarro Barreto (eds.) - 2015 - Recife: Editora UFPE.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  20
    Trajetórias biográficas de mulheres feministas atuantes em movimentos sociais.Márcia Alves Silva & Adriana Lessa Cardoso - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:294-307.
    O artigo busca refletir sobre a trajetória de mulheres feministas na cidade de Pelotas – RS, a partir de suas narrativas que, de certa forma, foram precursoras, visibilizando suas experiências no ativismo político. Entendemos que todo movimento social atua na formação humana, portanto, é um ato educativo. Utilizamos o referencial feminista descolonial, como perspectiva vinculada à resistência do sistema capitalista mundial-globalizado. Buscamos nossas bases teóricas especialmente nas autoras Heleieth Saffioti, Ochy Curiel, Marcela Lagarde y de los Ríos, Patricia Hill Collins (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. A responsabilidade civil pelo abuso do direito à liberdade de expressão em conflito com os direitos da personalidade: Uma análise do Caso Das biografias não autorizaDas.Elizângela Isidoro da Silva & Renan Emanuel Alves Pinto - 2015 - Revista Fides 6 (2).
    A RESPONSABILIDADE CIVIL PELO ABUSO DO DIREITO À LIBERDADE DE EXPRESSÃO EM CONFLITO COM OS DIREITOS DA PERSONALIDADE: UMA ANÁLISE DO CASO DAS BIOGRAFIAS NÃO AUTORIZADAS.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. Hiperconsumo E coisificação da natureza: A ética do decrescimento no combate ao desperdício de alimentos.Leônio José Alves da Silva - 2015 - Revista Fides 6 (2).
    HIPERCONSUMO E COISIFICAÇÃO DA NATUREZA: A ÉTICA DO DECRESCIMENTO NO COMBATE AO DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  7
    The Transhumanist conception of body: a critical analysis from a complex systems perspective.Renata Silva Souza, Edna Alves de Souza, Maria Eunice Quilici Gonzalez & Tatiane Pereira da Silva - 2020 - Revista Natureza Humana 22 (1):17.
    What is the conception of the human body underlying the Transhumanismproject? This question guides the present analysis undertaken from a philosophicalinterdisciplinary perspective. Inspired by Le Breton and Morin’s hypotheses about the complexity of the human body, we criticize mechanisticconception of the living body underlying the Transhumanism project. Implications ofthe Transhumanism project for personal identity are proposed based on hypotheses ofcomplex systems theory as a starting point for critical reflection on a possible gloomyfuture envisioned by the unnatural/artificial development of the transhuman (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  7
    Direitos humanos e amor ao próximo: textos teológicos em diálogo com a vida real.Priscila Alves Gonçalves Silva - 2020 - Horizonte 18 (55):425.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  16
    The effects of instructions on scales for perceived egocentric distance in a large open field.José Aparecido Da Silva & Raquel Alves Dos Santos - 1984 - Bulletin of the Psychonomic Society 22 (3):189-192.
  32.  3
    A mitologia como transmissão oral da educação infantil dos yanomami para sua integração social.João Paulino Da Silva Neto & Pamela Alves Gil - 2022 - Resistances. Journal of the Philosophy of History 3 (5):e21083.
    Como o adulto não indígena percebe a criança yanomami? O que nos propomos neste artigo é trazer elementos ao debate sobre a temática da criança indígena, desde uma análise comparativa das representações das crianças yanomami por meio de fotografias realizadas pelos religiosos na Missão Catrimani em 1993, onde indicava seu ambiente tradicional de educação familiar e suas diversas interações. Esse registro iconográfico, por meio de uma amostra de fotografias das crianças yanomami, comparadas ao registro autobiográfico de Davi Kopenawa, com suas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  1
    Pós-Graduação e produção científica: a hegemonia da teoria do capital humano e as demandas do setor produtivo.Ivson Conceição Silva, Leidiane Alves De Farias & Willian Santos - 2016 - Filosofia E Educação 8 (3):142.
    O artigo apresenta enquanto objetivo discutir os nexos e as contradições da conjuntura de surgimento e consolidação da pós-graduação brasileira e como a teoria do capital humano apresenta implicações na produção do conhecimento. Para tal, faz uma breve análise da conjuntura de seu surgimento e desenvolvimento, demonstrando as disputas por diferentes setores da burguesia dominante. Aponta como foi estabelecida uma aliança tácita entre a burguesia nacional e o capital internacional para contenção dos ideais marxistas nas universidades, fazendo prevalecer na produção (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Primeiro, a gente tem que conquistar O aluno, senão O aluno foge: O currículo ea educação de jovens E adultos.Ruth Pavan & José Bonifácio Alves da Silva - 2010 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 12 (2).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  5
    Da demonstração da existência de Deus por R. P. Lami (Mémoires de Trévoux, 1701).Leandro Alves da Silva - 2021 - Cadernos Espinosanos 44:291-299.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  22
    Juventude, militância e fé (Youth, militancy and faith) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n30p657.Wellington Teodoro da Silva & Meiriane Saldanha Ferreira Alves - 2013 - Horizonte 11 (30):657-681.
    Esse artigo espera contribuir para a compreensão da relação entre a religião e a política. Por meio da análise tipológica e do recurso metodológico da história oral temática elaboramos o seu ambiente teórico. Estudamos os jovens inseridos na Pastoral da Juventude do Meio Popular entre meados das décadas de 1980 e 1990, na região industrial de Belo Horizonte – Brasil. Estes jovens são representantes do grande movimento religioso conhecido como cristianismo da libertação de larga e profunda repercussão na história política (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  7
    Ritualística tabajara: O toré como meio de avivamento étnico.Tiago Alves Callou & Miguel Ângelo Silva De Melo - 2018 - Odeere 3 (5):147.
    A etnia Tabajara da Paraíba está passando por um processo de etnogênese e luta para a sua autoafirmação e reconhecimento como povo indígena, bem como lutam pela retomada das suas terras que foram retiradas pelo processo de colonização e devido a ambição dos grandes proprietários de terras. Nesse processo, surge a profecia Tabajara, que traz um avivamento da sua espiritualidade, cultura e ritualística, reagrupando assim, um povo que estava espalhado e afastado das suas origens. O ritual do Toré ganha grande (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  3
    Ms Locke, F. 4, pp. 145-151, bodleian library.Leandro Alves da Silva - 2019 - Cadernos Espinosanos 41:371-377.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  3
    Relações étnico-raciais e de gênero em debate nos Ateliês de Pesquisa: (re)invenções nas Práticas Pedagógicas.Marleide Alves de Oliveira Medeiros, Vaneza Oliveira De Souza & Ana Lúcia Gomes Da Silva - 2021 - Odeere 6 (1):311-341.
    Este artigo tem como objetivo discutir os principais resultados apresentados pelas pesquisas “Relações étnico-raciais e de gênero no contexto das práticas pedagógicas: escrevivências e invenções na educação básica” e a pesquisa “Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Identidade: desafios e implicações nas Práticas pedagógicas”[1]. Dialogamos com os métodos adotados nas pesquisas, a etnoescrevivência e a pesquisa ação colaborativa, tomando os Ateliês de Pesquisa como dispositivo de construção de dados e intervenção, que possibilitou a construção de um movimento formativo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  3
    Quality of Life and Functioning of People With Mental Disorders Who Underwent Deinstitutionalization Using Assisted Living Facilities: A Cross-Sectional Study.Rejane Coan Ferretti Mayer, Maíra Ramos Alves, Sueli Miyuki Yamauti, Marcus Tolentino Silva & Luciane Cruz Lopes - 2021 - Frontiers in Psychology 12.
    ContextPeople with mental disorders can acquire long-term disabilities, which could impair their functioning and quality of life (QoL), requiring permanent care and social support. Systematic data on QoL and functioning, which could support a better management of these people, were not available.ObjectiveTo analyze the QoL, level of functioning and their association with sociodemographic and clinical factors of people with mental disorders who underwent deinstitutionalization using assisted living facilities.MethodsA Cross-sectional study was conducted between July 2018 and July 2019, through interviews using (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  16
    História, educação e inf'ncia: uma análise a partir da Pequena História da Educação, das madres Peeters e Cooman.Jani Alves da Silva Moreira & Telma Adriano Pacifico Martineli - 2015 - Dialogos 19 (3):1315-1335.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  1
    Bromazepam increases the error of the time interval judgments and modulates the EEG alpha asymmetry during time estimation.Paulo Ramiler Silva, Victor Marinho, Francisco Magalhães, Tiago Farias, Daya S. Gupta, André Luiz R. Barbosa, Bruna Velasques, Pedro Ribeiro, Maurício Cagy, Victor Hugo Bastos & Silmar Teixeira - 2022 - Consciousness and Cognition 100:103317.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  4
    Diálogo entre reconocimiento y desarrollo.Carolina Godoy-Berthet & Mauricio Alarcón-Silva - 2020 - Cinta de Moebio 67:26-37.
    Resumen: El presente artículo se propone establecer un dialogo entre las nociones de desarrollo y de reconocimiento. La fundamentación epistémica de esta discusión se enmarca en la consideración de Ricoeur que apuesta a la condición del individuo como un hombre capaz o “un yo puedo”, con el poder de hablar, actuar e imputarse acciones, condiciones básicas para enfrentar el camino hacia el reconocimiento de sí mismo. Ahora bien, dichas capacidades individuales de obrar, en el plano colectivo se extienden hacia prácticas (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. Conselhos Gestores de Direito: O Direito Fundamental À Participação Democrática.Fernando de Brito Alves & Livia Carla Silva Rigão - 2017 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 3 (2):1.
    Este artigo objetiva apresentar os Conselhos de Políticas Públicas como instrumentos de aproximação da sociedade civil com o Estado. Busca-se debater se referidos institutos estão cumprindo de fato com sua função de efetivar o Estado Democrático de Direito. Para tanto, utilizou-se o método analítico-dedutivo, com enfoque em pesquisas bibliográficas e legislativas. Os conselhos, por serem instâncias formais na esfera pública, proporcionam a manifestação democrática por meio da participação ativa da sociedade no exercício de sua cidadania, conquanto seja necessária uma reconfiguração (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  17
    Determinações históricas e epistemológicas mediante relações contraditórias dos PNPG.Kátia Oliver de Sá, Moisés Henrique Alves & Ivson Conceição Silva - 2014 - Filosofia E Educação 6 (2):16-46.
    Este trabalho identifica a realidade da produção do conhecimento stricto sensu em Educação Física de professores que trabalham em cursos de formação no estado da Bahia – 1982 a 2012 –, em vista as determinações históricas e epistemológicas. É parte da pesquisa em rede EPISTEFNORDESTE. Fonte de dados/informações: 142 produções stricto sensu e 5 PNPG. A metodologia tem base dialética. Resultados apontam que os PNPG, alicerçados na lógica do modo de produção capitalista, geram produções que encerram limites lógicos que são (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. LARA, Tiago Adão. Caminhos da razão no Ocidente; a filosofia ocidental, do renascimento aos nossos dias. Petrópolis, Vozes. 1986. [REVIEW]Mário Alves de Araújo Silva - 2008 - Educação E Filosofia 1 (1):86-87.
    O autor faz uma breve introdução à Filosofia, essa importante fonte de compreensão do mundo. Num primeiro momento é feita uma breve lembrança da Idade Média, centrada em Deus, para passar em seguida à revolução copernicana no campo do conhecimento humano. O homem passa a ser o centro de explicação do mundo. O eu individual, de caráter racional, ganha grandes proporções em René Descartes, enquanto o mesmo eu é enfocado como o eu que experimenta em Bacon, Galileu, Hobbes, Locke, etc. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. A existência real só pode ser provada pela existência real? A crítica de Locke contra a prova a priori cartesiana.Leandro Alves da Silva - 2022 - Cadernos Espinosanos 47:179-208.
    No _ Ensaio sobre o Entendimento Humano _ ( iv.x.7), John Locke registrou uma breve apreciação da prova _ a priori _ cartesiana, afirmando que ela seria, isoladamente, uma maneira imperfeita de abordar a questão da existência de Deus. Todavia, num manuscrito de duas páginas, datado de 1696, ele considerou essa prova inconclusiva, pois poderia ser utilizada tanto por teístas como por ateus, ficando a questão inacabada. Considerando a escassez de estudos lockeanos tratando desse manuscrito, este artigo propõe uma interpretação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. O problema da origem da negatividade: uma confrontação crítica de Heidegger com Hegel.Taciane Alves da Silva - 2022 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 5 (1).
    É notória a centralidade apresentada pelo fenômeno do nada no itinerário de pensamento de Martin Heidegger, na medida em que se afigura como fio condutor privilegiado para a compreensão de parte significativa de seu percurso filosófico. Não por acaso, a tese de que a origem ontológica do conceito de negatividade repousa no fenômeno do nada constitui um dos tópicos fundamentais de sua Auseinandersetzung com Hegel, orientada principalmente pelo intuito de superar a tradição metafísica em sua totalidade. O propósito desse artigo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. À sombra de Weimar: Sobre o conceito de Estado Total em Carl Schmitt.Felipe Alves da Silva - 2022 - Princípios 29 (60):64-83.
    O artigo examina o conceito schmittiano de Estado total, usado para descrever o Estado social weimariano que intervém em todas as esferas da vida humana, superando a divisão entre Estado e sociedade. Trata-se para Schmitt de um Estado total por fraqueza – pois não consegue frear as demandas sociais e fazer frente ao pluralismo de interesses partidários –, daí sua aposta em um Estado total de qualidade e energia, capaz de despolitizar a sociedade e de sobrepor-se aos interesses de grupos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. The End of Law: Carl Schmitt in the Twenty-First Century.Felipe Alves da Silva - 2022 - Princípios 29 (60):437-446.
    Resenha de Scheuerman, William E. The End of Law: Carl Schmitt in the Twenty-First Century. 2. ed.. London/New York: Rowman & Littlefield, 2020. 343 p.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000