Results for 'Negacionismo científico.'

1000+ found
Order:
  1.  21
    Contribuições Para a Compreensão Do Negacionismo Científico a Partir da Teoria Ator-Rede: O Estudo de Uma Comunidade Antivacina No Facebook.Gabriel Menezes Viana, Rodolfo Dias de Araújo & Francisco Ângelo Coutinho - 2023 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 4 (1):185-209.
    Neste artigo, apresentamos parte de um estudo realizado em um grupo aberto do Facebook de negacionistas das vacinas. Com referenciais teóricos pautados na Teoria AtorRede (ANT) e nos estudos de Bruno Latour, Anne-Marie Mol e John Law, tivemos o objetivo de mapear os processos de atuação e de construção de realidades de um grupo de negacionistas da vacina. Além da ANT, nossas orientações metodológicas estiveram pautadas também na Análise de Rede Social (ARS). Assim, investigamos posts e o conteúdo dos comentários (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  29
    Redes Sociais e o Negacionismo Como Indiferença.José André Ribeiro Silva - 2023 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 4 (1):76-91.
    O objetivo deste trabalho é mostrar como a modelagem das redes sociais fortalece a difusão de conteúdos negacionistas e de teorias conspiratórias. Para tanto, detalha-se como as redes sociais possuem uma lógica viciante. Isso se deve ao fato de que o modelo econômico das empresas de tecnologia é centrado na atenção dos usuários. A estratégia é gerar mais engajamento para intervir em comportamentos. Com isso, as redes sociais produzem formas personalizadas de exposição dos conteúdos, para gerar o maior tempo possível (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  15
    O Negacionismo Não É Uma Forma de Ceticismo.Italo Lins Lemos & Renato Cesar Cani - 2023 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 4 (1):42-60.
    O nosso objetivo, neste artigo, é argumentar que o negacionismo não é uma forma de ceticismo. Enquanto o cético concede o seu assentimento às proposições que possuem evidências contundentes e suspende o seu juízo a respeito das proposições obscuras, o negacionista, segundo Lawrence Torcello (2016), rejeita um consenso científico por motivos que são independentes da pesquisa e do progresso das ciências. Além disso, o negacionista, mais do que negar uma tese bem estabelecida pela comunidade especializada, e longe de suspender (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  12
    Agravos Do Negacionismo Na Educação Escolar.Patrícia Ribeiro Feitosa Lima, Nilson Vieira Pinto, Raul Aragão Martins & Rogério Parentoni Martins - 2023 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 4 (1):92-104.
    No presente ensaio, discute-se o impacto do negacionismo na Educação escolar. Essa ideologia é baseada em falsos argumentos, cujos protagonistas negam evidências cientificamente comprovadas, como forma de fortalecer seus anseios pelo poder. A narrativa negacionista atinge pessoas que aceitam acriticamente e replicam esses argumentos como se fossem verdades absolutas. Um dos resultados da disseminação e aceitação dessa ideologia é o estímulo a ações extremistas, como vimos acontecer recentemente no Brasil. A negação fomenta intencionalmente os analfabetismos histórico, social e científico. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  18
    A Contribuição Nefasta da Revista Nature Para o Negacionismo.Thiago Lustosa Jucá, Rérisson Máximo & Muciana Aracely da Silva Cunha - 2023 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 4 (1):61-75.
    Parte das concepções pseudocientíficas propagadas pela comunidade científica em seus principais periódicos, especialmente no início do século XX, tomaram alcance com os conceitos de Eugenia e Darwinismo Social, em que o cerne das discussões considerava as distinções de raça enquanto fenômeno biológico. O presente ensaio expõe a contribuição nefasta promovida pela renomada revista Nature, que, há até pouco tempo, indiretamente acabou por reforçar crenças e culturas racistas, como o apartheid, a colonização, o trabalho forçado e a escravidão, deixando uma marca (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  7
    Del negacionismo climático al obstruccionismo: el argumentario de la inacción y su amplificación en YouTube.Teresa Moreno Olmeda - 2022 - Dilemata 38:119-134.
    The main implication of the scientific consensus on human causality of climate change is the need to implement urgent and transformative policies. However, inaction remains. Much of the academic research has concentrated on discourses that question the evidence of climate science under the umbrella term "climate change denial", but the focus has recently started to shift to the arguments of those who, while accepting the evidence, criticize the processes by which it is obtained and, especially, oppose ambitious measures, in many (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  57
    Desinformação, negacionismo e a pandemia.Ernesto Perini-Santos - 2022 - Filosofia Unisinos 23 (1):1-15.
    Para qualquer tema sobre o qual não se é especialista, deve-se deferir a quem sabe mais. A deferência aos outros entra em conflito com expectativas de autonomia epistêmica e de divisão democrática do saber. Uma solução para esta tensão é ceder a estas expectativas, o que é equivalente a abandonar o conhecimento. Uma outra solução consiste em restringir seus efeitos a temas sobre os quais temos algum interesse prático. Esta proposta é instável, porque o interesse prático pode se estender a (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  42
    Negacionismo viral e política exterminista: notas sobre o caso brasileiro da COVID-19.Thor João De Sousa Veras - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e45.
    A pandemia da covid-19 ao redor do mundo suscitou na esfera pública uma profusão de discursos negacionistas da parte de lideranças políticas que foram seguidos pela sociedade civil. Ao situar essa manifestação no contexto social mais amplo da emergência de uma nova dinâmica política marcada por regimes de democracias iliberais, o objetivo desse texto é apresentar os aspectos filosóficos que subjazem o discurso negacionista na experiência brasileira mais recente. Tendo como base uma crítica obscurantista do progresso e uma filosofia da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  9
    Sobre a retórica do negacionismo da COVID-19.Carlos Vieira Monteiro & Henrique Jales Ribeiro - 2023 - Revista Filosófica de Coimbra 32 (64):213-246.
    Neste artigo, procura-se enquadrar na perspetiva da retórica e da argumentação a problemática do chamado “negacionismo” da COVID-19, entendendo-se por um tal conceito não tanto ou simplesmente a rejeição da identificação médica dessa doença, mas, fundamentalmente, quer a negação da sua gravidade e a da sua amplitude pandémica como matéria de saúde pública, quer a negação das medidas adotadas para a combater, de maneira geral, pelas autoridades competentes. As posições defendidas sobre o assunto por uma autoridade médica especializada, mas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  9
    Método científico e os paradigmas da pós-modernidade.Patricio Dugnani - 2024 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 29:138-148.
    Este artigo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre uma metodologia para analisar a relação entre pós-modernidade e comunicação. Com isso, busca fortalecer um método que pode auxiliar na compreensão da organização da sociedade pós-moderna, relacionada ao uso de dois meios de comunicação. Para atender a esses objetivos, pretendemos partir das visões de Marshall Mcluhan, estudamos dois meios de comunicação; Michael Foucault, sua Arqueologia do Saber constitui dois paradigmas de uma época; e por Giorgio Agamben e seu método baseado na (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Desarrollo científico y cambio de léxico.Thomas Kuhn - 2017 - Montevideo: ANII / UdelaR / SADAF.
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  12.  7
    Realismo Científico e Incomensurabilidade Metodológica: Autonomia Epistêmica Como Parte da Racionalidade Científica.Bruno Malavolta E. Silva - 2023 - Analytica. Revista de Filosofia 25 (1):99-124.
    ResumoO argumento do milagre afirma que o realismo científico é a melhor explicação para o sucesso da ciência:teorias científicas são bem-sucedidas porque são verdadeiras, e cientistas são bem-sucedidos em encontrarteorias verdadeiras porque se baseiam em normas metodológicas confiáveis. A tese da incomensurabilidademetodológica afirma que teorias científicas não são escolhidas através de um algoritmo neutro de normas epistêmicas. Isso revela uma lacuna na explicação realista: normas epistêmicas confiáveis não são suficientes para conduzir a escolhas de teorias verdadeiras, pois tais escolhas também (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Crónica científico-social de China.C. M. H. - 1919 - Ciencia Tomista 20:250-252.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  13
    Comentários Sobre as Origens Filosóficas e Implicações Do Negacionismo.Francisco Caruso & Adílio Jorge Marques - 2023 - Araripe: Revista de Filosofia 4 (1):14-41.
    Procura-se identificar algumas das origens históricas do negacionismo, dando ênfase aos seus aspectos filosóficos. Apresenta-se uma revisão de alguns conceitos basilares como os de verdade e episteme, destacando o quanto foram importantes na História das Ideias e na Filosofia Ocidental. Analisa-se, ainda que de forma resumida, o aspecto social da questão, por meio da compreensão da mudança do sujeito e suas relações de trabalho ao longo da História, principalmente no período pós-industrial. Por fim, discute-se a práxis negacionista, destacando suas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. Crónica científico-social de Inglaterra.John Watson - 1916 - Ciencia Tomista 12:458-460.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Crónica científico-social de Inglaterra.John Watson - 1913 - Ciencia Tomista 6:491-494.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Crónica científico-social de Inglaterra.John Watson - 1911 - Ciencia Tomista 3:294-296.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Crónica científico-social de Inglaterra.John Watson - 1918 - Ciencia Tomista 17:370-372.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Crónica científico-social de Inglaterra.John Watson - 1912 - Ciencia Tomista 5:132-134.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Crónica científico-social de Inglaterra.John Watson - 1912 - Ciencia Tomista 4:140-141.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. Crónica científico-social de Irlanda.John Watson - 1917 - Ciencia Tomista 16:426-428.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Crónica científico-social de Inglaterra.John Watson - 1915 - Ciencia Tomista 10:490-492.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. Crónica científico-social de Inglaterra.John Watson - 1914 - Ciencia Tomista 9:136-138.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Crónica científico-social de Inglaterra.John Watson - 1915 - Ciencia Tomista 11:307-308.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Crónica científico-social de Inglaterra.John Watson - 1916 - Ciencia Tomista 13:341-344.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Crónica científico-social de Inglaterra.John Watson - 1917 - Ciencia Tomista 15:468-472.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Crónica científico-social de Inglaterra.John Watson - 1914 - Ciencia Tomista 8:293-295.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. O espaço social da dúvida - Negacionismo, ceticismo e a construção do conhecimento.Ernesto Perini-Santos - 2023 - Estudos de Sociologia 28 (1):1-23.
    À primeira vista, pode-se pensar que toda restrição à dúvida é contrária à progressão do conhecimento e antidemocrática. Este argumento é utilizado por diferentes sabores de negacionismo. No entanto, um exame do modo como funcionam dúvidas nos mostra que existem exigências epistêmicas para a legitimidade da dúvida que não são satisfeitas pelos negacionismos. Uma consequência deste argumento é que a normatividade epistêmica não é absorvida pela normatividade política. A especificidade da normatividade epistêmica, que explica porque a dúvida de negacionistas (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Crónica científico-social de Méjico. F. - 1912 - Ciencia Tomista 5:515-517.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. Crónica científico-social de España. H. - 1936 - Ciencia Tomista 55:305-310.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  15
    Modelos científicos em tempos de pandemia.Alexander Maar - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e31.
    A pandemia de COVID-19 deu maior visibilidade ao trabalho de epidemiologistas, e em particular ao uso de modelos epidemiológicos. Projeções da expansão da doença, número de casos e o seu pico esperado, são amplamente divulgadas na mídia. Políticas de saúde pública, como medidas de isolamento social, são justificadas à população com base na necessidade de se ‘achatar a curva’, e evitar o colapso do sistema de saúde. Mas o público não é informado sobre os usos e limitações dos modelos. A (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  28
    Conocimiento Científico y Conocimiento Local Lo que las universidades no saben acerca de lo que actores locales saben.Juan Carlos Skewes - 2004 - Cinta de Moebio 19.
    It is analyzed the subject of the metabolization of the knowledge on the part of a rural community from its practical relation with a group of scientists, whose operational base constitutes a located laboratory of marine Biology in the locality of Mehuin in Chile. Product of this relation, and inadv..
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  33.  7
    Objetos científicos vivos.Luccas Vaz Dantas dos Santos - 2023 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 23 (1).
    Resumo: A epistemologia é usualmente neutra quanto aos diferentes tipos de objeto que a ciência investiga. Entretanto, seguindo Popper e Stengers, podemos descrever que os objetos vivos impõem à investigação científica uma mudança radical em sua abordagem. As ciências que lidam com objetos vivos não podem mais compartilhar os pressupostos do experimentalismo: o ser vivo não é isolável de seu ambiente. Palavras-chave: Conhecimento; Evolução; Filosofia da ciência.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Descubrimiento científico, resolución de problemas y lógica.F. Birman - 2000 - Revista Latinoamericana de Filosofia 26 (2):303-322.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. Crónica científico-social de Méjico.E. V. A. - 1929 - Ciencia Tomista 40:259-265.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. Crónica científico-social de Italia.G. A. - 1915 - Ciencia Tomista 11:477-480.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Crónica científico-social de Holanda.S. A. - 1916 - Ciencia Tomista 13:497-498.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. Crónica científico-social de Inglaterra.C. A. - 1931 - Ciencia Tomista 43:250-264.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. Parménides Científico y Las Opiniones de Los Mortales (Apuntes Para Una Nueva Interpretación).Luis Andrés Bredlow - 2013 - Méthexis 26 (1):5-22.
    The aim of this paper is to suggest a possible way of understanding Parmenides' so-called doxa, starting from the clear and lucid formulation of the problem which is offered to us in some recent writings of N.-L. Cordero. We agree with Cordero (and some others) on the need to distinguish between the "opinions of mortals" and Parmenides' own physical theories, usually confused under the label of the doxa or "way of opinion" (I-II); not so with his proposal to insert the (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. Fenomenológico-científico, Una propuesta para la medicina actual.Ximena González Grandón - 2010 - Ludus Vitalis 18 (33):301-304.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. Realismo científico, computacionalismo y la máxima pragmática.Ricardo Restrepo - 2013 - In Douglas Anderson, Ricardo Restrepo, Victor Hugo Chica & Diana Patricia Carmona (eds.), El pragmatismo norteamericano. IAEN.
    Se identifica el argumento de que la teoría de que hay propiedades computacionales suficientes para propiedades mentales es una teoría o falsa o vacía, ya que las propiedades computacionales no son empíricamente descubriles, intrínsecas ni causales, como sí lo son las propiedades mentales. Es un argumento que se puede destilar de los problemas que John Searle imputa a la ciencia cognitiva computacional, pero encuentra su correlato antecedente en el argumento que Max Newman utilizó para refutar el estructuralismo físico de Bertrand (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  11
    Científicos galegos no debate sobre o darwinismo en España.Francisco Díaz-Fierros Viqueira - 2009 - In Francisco Díaz-Fierros Viqueira (ed.), O darwinismo e Galicia. Santiago de Compostela: Universidade de Santiago de Compostela, Servizo de Publicacións e Intercambio Científico. pp. 145-174.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  14
    Realismo científico y ciencia real.Roberto Torretti - 1996 - Theoria: Revista de Teoría, Historia y Fundamentos de la Ciencia 11 (2):29-43.
    Se distingue entre 'cosas reales' en el sentido ordinario de pragmata, intrínsecamente vinculadas a la práctica de la vida, y en la acepción técnica, de inspiración teológica, en que entiende la expresión el llamado "realismo cienífico". Este concibe a la realidad como algo bien definido independientemente de la acción y el pensamiento humanos y, sin embargo, capaz de ser descrito adecuadamente en un lenguaje humano. Tras ridiculizar esta idea, el artículo examina algunos ejemplos, tomados principalmente de la teoría de la (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  44.  29
    Científicos en nómina: mecenazgo científico en el Occidente islámico.Mònica Rius Piniés - 2008 - Al-Qantara 29 (2):383-401.
    La ciencia fue cultivada, en el occidente islámico, de manera amplia y eficaz, pero ¿quién la financió y por qué? El artículo explora este vastísimo campo a partir de las fuentes árabes que aportan datos (crónicas históricas y diccionarios biográficos) para trazar un panorama del mecenazgo científico. De este modo, además, se contribuye a situar a la ciencia en su contexto social.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Cuán científico es el tratamiento ortodoxo del cáncer?Walter Last-Nexus - forthcoming - Nexus.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  5
    Pensamento científico moderno e abalo à esfera pública: uma reflexão com base em Hannah Arendt.Claudio Ricardo Martins dos Reis - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 17 (1):304-314.
    Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a emergência da modernidade, a consolidação do pensamento científico moderno e suas consequências especificamente indesejáveis no domínio da política. Para isso, baseio-me no pensamento de Hannah Arendt. Arendt destaca três eventos como os principais precursores da era moderna: a exploração dos continentes, a Reforma e a invenção e utilização do telescópio. Discuto brevemente a relação desses eventos com a alienação do mundo, tal como entendida por Arendt, e me aprofundo nas novidades relativas à (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Crónica científico-social de Guatemala.A. C. SuÁrez - 1931 - Ciencia Tomista 44:122-127.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Crónica científico-social de El Salvador.A. RodrÍguez SuÁrez - 1924 - Ciencia Tomista 29:259-262.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Crónica científico-social de El Salvador.A. RodrÍguez SuÁrez - 1928 - Ciencia Tomista 37:398-401.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. El Realismo Científico y la Mente.Ricardo Restrepo Echavarría - 2023 - Discusiones Filosóficas 24 (42):75-95.
    El Realismo Científico Estándar sostiene el enfoque metafísico de que el mundo es como es independiente de la mente. Sin embargo, el presente artículo demuestra cómo esta postura es incompatible con todas las teorías no-eliminativistas sobre la mente, lo cual hace que la postura sea inconsistente, incompatible con la ciencia, elimina la consciencia, la intencionalidad, la causación mental y la ética. Se propone una tesis realista alternativa que conserva la idea de que el mundo en general es de la forma (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000