5 found
Order:
Disambiguations
Fernando Machado [8]Fernando Da Silva Machado [3]Fernando Augusto Machado [2]
  1.  8
    For a self-suppression of the method: genealogy as a genealogical program and the dimension of power in Nietzsche.Fernando da Silva Machado - 2024 - Griot 24 (1):138-153.
    Our objective will be to argue in favor of the idea that in Nietzsche there is no genealogical method, stricto sensu, with universalist and systemic-substantivist epistemic claims (traditionally conceived by justificationist and foundationalist philosophies from Plato to Hegel). However, there is a characteristic genealogical program, which opposes the majority genealogies and philosophies insofar as a self-suppression of the method is imposed as the primary and heterodox register of its reflection. We start from the hypothesis that Nietzsche’s genealogy, understood programmatically, became (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Diurno e Noturno no pensamento de Gaston Bachelard.Fernando Da Silva Machado - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 7 (13):11-23.
    O presente artigo tem por objetivo caracterizar as duas fases do pensamento bachelardiano intituladas diurna e noturna e o modo como determinadas noções que permeiam as duas etapas da filosofia do autor configuram uma comunicação recíproca entre elas, fazendo com que haja uma troca assídua de valores entre ambas as vertentes. Deste modo, tentar-se-á demonstrar o quanto o fluxo de uma fase a outra de seu pensamento denota um sentido de completude ao invés de desconexão, negação ou mesmo oposição. Conceitos (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  3
    Almeida Garrett e a introdução do pensamento educacional de Rousseau em Portugal.Fernando Augusto Machado - 1993 - Rio Tinto, Portugal: Edições Asa.
  4. Duração e Memória: A Crítica de Gaston Bachelard ao Psicologismo Temporal Bergsoniano.Fernando Machado - 2016 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 8 (18):109-125.
    Em A intuição do instante (1932) e A dialética da duração (1936), a problematização a respeito do tempo levantada por Bachelard, a partir das teses bergsonianas da duração, deixa de ser uma simples reinterpretação do conceito de tempo e passa a se encaminhar aos poucos para uma ruptura evidente com o bergsonismo. Neste artigo, trataremos dessa ruptura via a interpretação psicológica da duração feita por Bachelard, fato esse que automaticamente estabelece um contraponto com o psicologismo temporal bergsoniano, sobretudo em A (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  19
    Perspectivas filosóficas e metodológicas acerca do tempo: Bachelard e Bergson.Fernando da Silva Machado - 2017 - Perspectivas 2 (1):108-127.
    O presente artigo tem como meta demonstrar de que maneira Gaston Bachelard constrói sua reflexão sobre o tempo em suas obras década de 30 que versam sobre o Instante e a Duração, partindo de uma releitura da perspectiva filosófica bergsoniana da continuidade da duração. Estabeleceremos nosso ponto de vista por meio de uma análise dos respectivos métodos de investigação de cada autor, Dialético em Bachelard e Intuitivo em Bergson. Consequentemente, tentaremos deixar manifesto de que modo cada método ampara e estabelece (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark