Results for 'cristianismo não religioso'

1000+ found
Order:
  1.  12
    O cristianismo não religioso em Bonhoeffer e Vattino.Suzel Magalhães Tunes - 2008 - Horizonte 6 (12):157-168.
    Resumo Qual o papel da religião numa sociedade secularizada? Qual o papel da Igreja? O artigo propõe uma reflexão sobre essas questões a partir de um "diálogo virtual" entre o teólogo alemão Dietrich Bonhoeffer (1906-1945) e o filósofo italiano contemporâneo Gianni Vattimo. Esses dois autores, separados pelo tempo e pela geografia, aproximam-se, no entanto, na forma de pensar o fenômeno da secularização - ambos a entendem como algo intrínseco ao Ocidente cristão. A dissolução do sacro e o movimento em direção (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  27
    Senso religioso dos sem religião: estudo a partir da noção de cristianismo não religioso de Gianni Vattimo.Sandson Almeida Rotterdan - 2014 - Horizonte 12 (35):1016-1017.
    Dissertação ROTTERDAN, Sandson Almeida. Senso religioso dos sem religião: estudo a partir da noção de cristianismo não religioso de Gianni Vattimo. 2014. Dissertação – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Belo Horizonte.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  11
    Kénosis e Caritas como chaves de leitura do cristianismo não religioso de Gianni Vattimo.Antonio Glaudenir Brasil Maia & Renato Almeida de Oliveira - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 26:021050.
    O presente artigo apresenta as categorias da kénosis e da caritas como chaves de leitura interpretativa da experiência de Deus na contemporaneidade no horizonte do chamado cristianismo não religioso pensado pelo filósofo italiano Gianni Vattimo. A hipótese central do texto considera que uma reflexão sobre a experiência de Deus hoje a partir de tais categorias implica compreendê-la como experiência que não desemboca em violência, fundamentalismos e intolerâncias. A experiência de Deus na contemporaneidade, marcada pela pluralidade cultural e religiosa, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  6
    A ascese radical da filosofia schopenhaueriana e a proposta salvífica do cristianismo.Jefferson Silveira Teodoro - 2015 - Griot : Revista de Filosofia 11 (1):116-132.
    Este trabalho tem como foco a filosofia de Schopenhauer em comparação com a proposta salvífica do cristianismo. Os grandes filósofos metafísicos que precederam Schopenhauer identificaram o objetivo maior do espírito com a realização de sua plenitude. Esta é indicada, paralelamente, no campo religioso, a partir da aproximação do homem com Deus. A novidade que este texto pretende apontar é que, diferentemente da tradição filosófica e religiosa do Ocidente, Schopenhauer realizou em sua metafísica um caminho para o espírito humano (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. El Cristianismo no‑religioso de Gianni Vattimo. Debilitamiento del ser, secularización y kénosis divina.Francisco Fernández Labastida - 2022 - In L. Bastos Andrade & Roberto Casales García (eds.), Dios y la filosofía. Una aproximación histórica al problema de la trascendencia. Tirant Humanidades. pp. 503-528.
    Gianni Vattimo's Non-religious Christianity. Weakening of being, secularization and divine kenosis.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Cristianismo E gnosticismo: A recepção de elementos do helenismo religioso.Pedro Paulo Alves dos Santos - 2013 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (26):15-30.
    Este artigo visa apresentar o estudo das relações de identidade no Cristianismo Antigo a partir da recepção de Elementos do Helenismo Religioso. Estas confluências, advindas anteriormente das relações com o Judaísmo da Diáspora, no Egito Ptolomaico (LXX – séc. IV a.C), são consolidadas com a formação geopolítica e religiosa da Expansão do Cristianismo na Ásia Menor, durante o IIo século. Através da exposição de ‘The Religious Context of Early Christianity’ (KLAUS, 2000) abordaremos as vicissitudes da Religião Helênica (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  10
    O cristianismo e o pluralismo religioso: possibilidades dialogais com a pós-modernidade.José Maria da Silva - 2004 - Horizonte 3 (5):189-190.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  11
    Religião e paz: teses a partir de uma visão cristã em perspectiva evangélico-luterana.Rudolf Von Sinner - 2006 - Horizonte 4 (8):17-30.
    O presente texto, apresentado originalmente numa mesa inter-religiosa, procura, sob forma de teses, contribuir para com uma postura religiosa sincera, autocrítica e crítico-construtiva em relação à sociedade e seus agentes, na busca do bem comum. Longe de serem as únicas atrizes, e ainda que pressupondo um estado laico, as religiões não deixam de ser uma força importante para a legitimação e o exercício de uma cultura da paz. Nessa caminhada, não se deve desconsiderar o aspecto da exclusividade salvífica que, de (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  14
    Del catolicismo al cristianismo. Reflexión sobre el itinerario religioso de José L. L. Aranguren.Manuel Fraijó - 1997 - Isegoría 15:157-179.
  10.  19
    Diálogo filosófico-religioso entre cristianismo, judaismo e islamismo durante la edad media en la península iberica. Actes du Colloque international de San Lorenzo de El Escoríal, 23-26 juin 1991, organisé par la Société internationale pour l'étude de la philosophie médiévale, édités par Horacio Santiago-Otero. [REVIEW]Roland Hissette - 1998 - Revue Philosophique De Louvain 96 (2):307-308.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  28
    O que (não) dizem os números – para além das estatísticas sobre o Novo Mapa Religioso Brasileiro (The meaning of numbers - beyond statistics on the Brazilian New Religious Map). DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n23p690. [REVIEW]Mauro Passos, Paola La Guardia Zorzin & Daniel Rocha - 2011 - Horizonte 9 (23):690-714.
    Na dinâmica do campo religioso brasileiro, novas formas de crer surgem, algumas religiões têm maior expansão - como algumas correntes evangélicas - e religiões tradicionais - como o catolicismo - vão-se “desencantando”. Este artigo pretende, a partir dos dados sobre religião da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF/IBGE, 2009), publicados em estudo da Fundação Getúlio Vargas - FGV (NERI, 2011), discutir a composição deste novo mapa religioso. Em relação às igrejas cristãs, o estudo da FGV mostrou, em termos quantitativos, (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  15
    Transições dos estádios da vida em Kierkegaard e suas perspectivas teológicas.Lauro Ericksen - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (1):e26674.
    Aborda os três estádios da vida humana tal como propostos por Kierkegaard. Foca na possibilidade de transição entre os estágios e as aplicabilidades teológicas de cada posicionamento descrito. Analisa o caráter existencial e antissistemático do pensamento kierkegaardiano; considera esses aspectos como relevantes em uma defesa do cristianismo ante à filosofia. Argumenta que o estádio religioso é o ápice da existência humana provisionado pelo salto de fé, ainda que conectado com os demais estádios existenciais, independentemente de qual estágio um (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  6
    Assentimento religioso e Filosofia no Fasl al-maqal de Averróis.Arthur Klik - 2021 - Dois Pontos 18 (1).
    O Fasl al-maqal, umas das obras originais de Averróis, se destaca por seu caráter polêmico. Sendo redigida como um pronunciamento jurídico, tem como um de seus objetivos principais analisar o estatuto da filosofia em face da Lei islâmica, ao verificar qual é a atitude que deve ser adotada por todo aquele que travar contato com as obras da antiguidade grega. Em um cenário em que a legitimidade da filosofia se coloca em questão, o diagnóstico e a solução propostos por Averróis (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Casarse por la Iglesia. Matrimonio religioso y cristianismo cultural.B. Fueyo Suarez - 1997 - Ciencia Tomista 124 (1):113-157.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. O político, O sensual/sexual eo religioso nos videoclipes de madonna: Uma análise Das marcas textuais não-verbais.José Antonio Pereira Júnior - forthcoming - Human Nature.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  49
    Humildade e Diálogo.Catherine Cornille - 2008 - Horizonte 7 (13):161-179.
    Ao considerar o diálogo inter-religioso como a única alternativa construtiva em face da atitude tradicional de rivalidade religiosa, a autora destaca neste texto a importância da humildade para que ele aconteça em um ambiente de verdadeiras reciprocidade e mutualidade. De fato, a virtude da humildade desempenha um papel central na maioria das tradições religiosas e, nas religiões monoteístas, a atitude da humildade define uma determinada relação com Deus, que uma vez concebido como um Deus Criador, fonte de toda bondade (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  13
    Santuários, romarias e discipulado cristão.Edênio Valle - 2006 - Horizonte 4 (8):31-48.
    O artigo trata basicamente da romaria e dos santuários populares católicos. Nascido de uma palestra feita a reitores de santuários católicos da América Latina, o artigo enfoca também o discipulado cristão como essencial no acolhimento aos romeiros. Sua perspectiva, porém, é a das ciências da religião e não a da teologia. A abordagem leva em conta as teorias sociológicas e psicoantropológicas hoje usadas na leitura do fenômeno das romarias nas religiões em geral e no cristianismo em especial. Após um (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  21
    Discursos religiosos e sociedade democrática.Alberto Paulo Neto & Ildo Perondi - 2017 - Horizonte 15 (47):828-854.
    O artigo investiga a pertinência dos discursos religiosos para a construção da sociedade democrática. A contemporaneidade filosófica tem observado que as religiões podem contribuir para a realização do objetivo de fraternidade e solidariedade entre os cidadãos com distintas orientações axiológicas. A teoria do discurso de Jürgen Habermas analisa que as sociedades contemporâneas estão vivenciando o processo de pós-secularização e o ressurgimento das religiões na esfera pública. O filósofo alemão considera que as instituições religiosas têm o conteúdo normativo e a legitimidade (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  14
    Pastor versus Pajé.Donizete Rodrigues - 2023 - Horizonte 21 (64):216415-216415.
    Apoiado em teorias antropológicas e sociológicas, categorias conceituais e densa etnografia, e numa perspectiva comparativa e intercultural, o objetivo principal do artigo é discutir o processo de mudança religiosa que está em curso na Terra Indígena Sororó (Suruí-Aikewara), no Pará. Com a introdução do protestantismo pentecostal, e utilizando a sua cosmologia animista anterior, a maioria das aldeias, em fase de conversão evangélica, incorpora, ressignifica e cria novas expressões do sagrado. De uma disputa real e simbólica, entre o Pastor e o (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  12
    Turismo religioso e identidade nacional.Edin Sued Abumanssur - 2018 - Horizonte 16 (49):88-106.
    Neste artigo queremos por sob escrutínio o papel dos santuários de devoção popular e sua cria dileta, o turismo religioso, em face da formação da identidade nacional. Afirmamos aqui que o lugar da religião como força de criação identitária é visível e quase que auto evidente no fenômeno moderno das migrações. No entanto, a mesma evidência não se impõe quando focamos os olhos no fenômeno turístico e em especial no turismo religioso que acontece em torno dos santuários nacionais.. (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  34
    Ensino Religioso na escola pública brasileira e a questão da laicidade.Paulo Agostinho Nogueira Baptista & Giseli do Prado Siqueira - 2020 - Horizonte 18 (55):33-33.
    A presença do componente curricular Ensino Religioso – ER na escola, de modo especial na escola pública, é marcada pela controvérsia. O Brasil viveu sob o manto da confessionalidade, mesmo depois do decreto n. 119A, e a separação legislativo-jurídica entre Igreja e Estado não pôs fim ao problema. A partir dessa perspectiva, o objetivo deste artigo é refletir sobre a configuração atual do Ensino Religioso na escola pública, a partir de breve referência inicial aos antecedentes históricos e aos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  22
    Conceptos fundamentales del cristianismo de Kierkegaard, a 200 años de su nacimiento.Matias Tapia Wende - 2013 - Revista de filosofía (Chile) 69:245-256.
    Este artículo tiene como objetivo clarificar algunas nociones fundamentales de la reconstrucción del cristianismo de Søren Kierkegaard . En primer lugar, se hará una distinción entre creencia histórica y fe cristiana, que sirve de base para entender la relación existencial que el individuo puede desarrollar con la enseñanza de Cristo. Seguidamente, se hará alusión al concepto de espíritu que propone el pensador danés, demarcando con esto los estadios kierkegaardianos de la existencia. Y, por último, se conectarán ambos puntos anteriores (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  32
    Mercado religioso e mercado como religião (Religious Market and Market as Religion) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2014v12n34p290. [REVIEW]Jung Mo Sung - 2014 - Horizonte 12 (34):290-315.
    A teoria do mercado religioso parte da constatação do pluralismo religioso e chega à conclusão que, em tal situação, religião se torna um assunto de escolha pessoal ou familiar e se estabelece uma situação de concorrência entre as religiões subordinada à lógica da economia de mercado. Assim, as religiões reduzidas à esfera da vida privada não podem mais realizar a função tradicional das religiões de legitimar a totalidade da ordem social. Este artigo analisa a tese da subordinação da (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  24.  20
    De la Cueva, Julio, Hernando de Larramendi, Miguel y Planet, Ana I. (eds.), Encrucijadas del cambio religioso en España. Religión, cristianismo e islam. Comares, Granada, 2018, 248 pp. ISBN: 978-84-9045-593-7. [REVIEW]Rafael Ruiz Andrés - 2021 - 'Ilu. Revista de Ciencias de Las Religiones 24:150-152.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  42
    O monoteísmo (Judaísmo, Cristianismo, Islamismo) religiões intolerantes?Félix Neefjes, Reynaldo Luiz Calvo & Daniel José Fernandes Rocha - 1997 - Horizonte 1 (2):17-27.
    O presente artigo procura sintetizar o debate entre três autores sobre o Cristianismo e Religiões. Sendo o Cristianismo o tema central, a sua atitude em relação a outras religiões é apresentada numa forma mais ampla por Frei Félix Neefjes. Depois discute-se o Judaísmo (Reynaldo Luiz Calvo) e o Islamismo (Daniel José Fernandes Rocha) e as atitudes recíprocas entre essas três religiões.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  25
    A questão do Jesus "Histórico".Johan Konings - 1997 - Horizonte 1 (1):55-58.
    Jesus de Nazaré continua sendo uma presença inelutável na consciência cultural do Ocidente e do mundo inteiro. Mesmo quem lhe recusa assentimento religioso, não escapa ao fascínio exercido, se não por sua pessoa, então pelo menos pelo lugar que ele ocupa na história e a importância que, de bom ou de mau grado, lhe é reconhecida. Esse fascínio se traduz no desejo de saber o que Jesus de fato andou fazendo, prescindindo daquilo que seus seguidores fizeram dele. Que é (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  31
    Cristianismo e política na Idade Média: relações entre Papado e Império (Christianity and politics in the Middle Ages: the relations between the Papacy and the Empire) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2009v7n15p53. [REVIEW]José D'Assunção Barros - 2009 - Horizonte 7 (15):53-72.
    O principal propósito deste artigo é discutir uma das mais importantes questões relativas à interação entre Cristianismo e Política nos vários períodos da Idade Média: a relação entre Império e Igreja. O tema será abordado com base no exame de alguns dos aspectos políticos e imaginários envolvidos nesta relação que, à partida, contrasta dois projetos de cunho universalista que terminam por se opor no contexto político e religioso do período medieval. Entre as questões examinadas, um ponto importante será (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  30
    O diálogo inter-religioso na perspectiva do terceiro milênio.Faustino Teixeira - 2003 - Horizonte 2 (3):19-38.
    O diálogo inter-religioso apresenta-se como um dos grandes desafios para o terceiro milênio. Num tempo marcado pelo recrudescimento da violência e da intolerância, o diálogo significa uma possibilidade alternativa. Não há outro caminho possível para a paz no mundo senão mediante o entendimento mútuo e a abertura para a alteridade. O presente artigo busca traduzir o significado do diálogo no contexto da globalização e suas condições de exercício. Palavras-chave: Diálogo; Religião; Globalização; Pluralismo; Alteridade; Comunicação. ABSTRACT Inter-religions dialogue is one (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  7
    Ideais religiosos e expectativas (des)encantadas: uma análise dos ideais missionários da congregação redentorista bávara no Brasil.Robson Rodrigues Gomes Filho - 2020 - Dialogos 24 (1):581-600.
    A fundação da missão redentorista alemã no Brasil, em 1894, representou para os missionários bávaros uma possibilidade pessoal de realização plena daquilo que entendiam como sua vocação, qual seja, a salvação das “almas abandonadas” através do sacrifício pessoal. Todavia, a alteridade entre o que se espera e o que se encontra levou essas expectativas idealizadas ora ao desencantamento, ora ao reencantamento e reelaboração, o que impactou não somente nas expectativas e ações religiosas individuais, mas igualmente no modo como tais sujeitos (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  7
    A palavra religiosa como uma variante da 'palavra autoritária' em Bakhtin.Beatriz Gutiérrez Mueller - 2017 - Bakhtiniana 12 (1):91-112.
    RESUMO Segundo Mikhail Bakhtin, a 'palavra monológica' não é realizada no diálogo; dela se depreende a 'palavra autoritária' que, como seu próprio nome indica, provém da autoridade, legal ou eclesiástica, do professor ou dos pais. Sua característica, como se escuta no discurso religioso, é a de não permitir a discussão; pede ser reconhecida e assimilada por nós. Entretanto, é possível que tal palavra, ainda que 'de outrem', seja convincente, incorporando-se ao nosso discurso com plena consciência; sendo assim, pode inclusive (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  31.  12
    Platonismo E cristianismo: Irreconciabilidade radical ou elementos comuns?Bento Silva Santos - 2003 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 48 (3):323-336.
    Neste artigo, o autor aborda as afirmações de Heinrich Dórrie em favor da não-conciliação radical entre a filosofia grega - especialmente o platonismo - e o cristianismo. Após expor os pontos centrais da tese de Dórrie, o autor critica a sua argumentação, no intuito de tomar evidente que o platonismo, longe de ser uma “ficção” apologética, ofereceu aos Pais da Igreja os instrumentos conceituais para entender o credo cristão. Tais instrumentos conceituais estão profundamente ligados aos elementos centrais da ontologia (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. A não-aposta do ateu: Diderot e a aposta pascaliana.Paulo Jonas de Lima Piva - 2009 - Princípios 16 (26):71-85.
    Para deleite dos religiosos, a história da filosofia oficial − que continua, ao que parece, infectada pelo espírito teológico − consagrou a "aposta de Pascal" como uma das soluções modelares ao problema ético suscitado pela questáo clássica da existência ou náo de Deus. No raciocínio de Blaise Pascal (1623-1662), aquele que aposta na existência do deus judaico-cristáo ganhará a felicidade eterna caso ele efetivamente exista; em contrapartida, uma vez sendo este Deus uma realidade, a aposta na sua inexistência resultará na (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  13
    A secularização dos afetos religiosos nos escritos de Spinoza: esperança e medo, amor e generosidade.Gábor Boros - 2009 - Cadernos Espinosanos 21:11.
    Posicionando-se como “filósofo natural” no tratamento das paixões, Descartes dá início a uma secularização dos afetos ou emoções. Nisso ele é seguido por Spinoza. Em ambos os casos a abordagem filosófica dos afetos tem como consequência desvinculá-los da perspectiva moral, secularizando as emoções: separadas da moral, sua explicação desvincula-se ao mesmo tempo da religião, já que a moral encontra seus fundamentos no deus transcendente. Nesse ponto, Spinoza vai mais longe que Descartes, na secularização das emoções, pois nele o deus é (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. El papel del cristianismo e la configuración de la identidad europea, ante el reto de la secularización y del multiculturalismo.Manuel Fernández del Riesgo - 2011 - Ciencia Tomista 138 (446):599-628.
    El presente artículo trata de hacer ver que el desencuentro entre la modernidad ilustrada y la religión católica, fue debido a una serie de factores y circunstancias desgraciadas, y no a una incompatibilidad inevitable. Es más, a pesar de los malentendidos y desencuentros, no son pocos los ideales de la modernidad ilustrada que, si profundizamos en ellos, descubriremos su inspiración y raíces cristianas. Es más, guste o no a algunos, el patrimonio espiritual y moral que ha ido configurando la identidad (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  15
    Coexistência religiosa desafia as partes para o diálogo: o Cristianismo Católico e a Religião Tradicional Tsonga-Changana na construção de uma sociedade humanizada e justa no Sul de Moçambique.André Raúl Sibinde - 2018 - Horizonte 16 (49):413-414.
    Esta dissertação, apoiada na análise bibliográfica, descreve a Religião Tradicional Tsonga-Changana e o Cristianismo Católico no Sul de Moçambique, território acentuadamente marcado pela injustiça social contra a mulher e a criança. No passado, a afiliação religiosa servia para estimular e justificar guerras, homicídios e crueldades. Para erradicar essa atitude desumana no âmbito do fenômeno religioso, na segunda metade do século XX, alguns autores cristãos passaram a ponderar sobre a cultura do diálogo inter-religioso. Neste contexto, em face da (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  17
    Ensino Religioso: abordagens, convergências e divergências entre as escolas “Madre Paula” e “Adão de Fátima Pereira” em Belo Horizonte e Sabará. 2011. 184 f. Dissertação (Mestrado) – Pont. Univers. Católica de M.Gerais, PPGCR, B. [REVIEW]Adélio Ferreira Alves - 2012 - Horizonte 10 (28):1477-1479.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  24
    A aversão do cristianismo à natureza em Feuerbach.Eduardo Ferreira Chagas - 2010 - Philósophos - Revista de Filosofia 15 (2):57-82.
    Feuerbach deixa claro que a teologia cristã se relaciona negativamente ante a natureza. A depreciação ou desvalorização religiosa pela natureza tem consequências para o julgamento da natureza humana por parte da teologia, pois esta condena também a dimensão natural-sensível da natureza do homem e, frente a esta, enaltece o espírito. Precisamente porque a natureza expressa objetividade, necessidade, corporeidade, sensibilidade, é ela o negativo, por assim dizer uma prova dos limites da interioridade, do sentimento religioso, isto é, a barreira concreta (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  38.  32
    Sensibilidade estética E sentimento religioso na filosofia de Max Horkheimer's (pelos trinta anos de morte de Horkheimer).Rafael Cordeiro Silva - 2005 - Philósophos - Revista de Filosofia 10 (1).
    Pretende-se investigar a estética e a religião na filosofia de Max Horkheimer, enquanto instâncias de crítica à ordem estabelecida e à imagem de uma sociedade possível ainda não realizada. Mesmo não tendo desenvolvido um pensamento estético de grande envergadura, como foram os casos de Adorno e Marcuse, suas esparsas considerações sobre a relação entre arte e sociedade coincidiram, durante longo período, com as de seus dois colegas do Instituto de Pesquisa Social. Ou seja, a arte autêntica é conhecimento e crítica (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  1
    La agonía del cristianismo: mi religión y otro ensayos.Miguel de Unamuno - 1967 - Madrid, España: Editorial Plenitud.
    Se reúnen en este volumen La agonía del cristianismo y una selección de los ensayos y artículos de Unamuno más directamente referidos a los temas y problemas religiosos."Más directamente" porque, en rigor, es el tema religioso el centro de la obra toda de Miguel Unamuno.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  10
    Hermenêutica e Tempo Do Espírito: Gianni Vattimo e Os Ensinamentos de Joaquim de Fiore.Francisco Elvis Rodrigues Oliveira - 2022 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 15 (30):1-14.
    Gianni Vattimo associa a metafísica com a violência. Pretendemos demonstrar que a tese do pensamento fraco de Gianni Vattimo surge como agente redutor desta violência metafísica. Tal ontologia fraca entende que o cristianismo pós-moderno fundamenta-se na herança da kenosis¸ no esvaziamento-despojamento do Filho de Deus, o que indica a presença de elemento secularizante na raiz mesma do cristianismo. Com isso, o retorno do religioso percebido por Vattimo, não aparece como algo acidental, mas traz consigo a grave responsabilidade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  28
    A identidade do Ensino Religioso no contexto da laicidade (The identity of Religious Education in the context of secularism) - DOI: 10.5752/ P.2175-5841.2010v8n19p101. [REVIEW]Sergio Rogerio Junqueira & Edile Fracaro Rodrigues - 2010 - Horizonte 8 (19):101-113.
    A discussão sobre o Ensino Religioso na escola pública das diferentes unidades da Federação é uma polêmica constante ao longo da história da República brasileira. A imposição legal do Ensino Religioso no âmbito escolar pode remeter à ideia de um Estado não laico e acarretar mais preocupações e discussões do que propriamente promover uma formação integral que favoreça os estudantes. No Estado laico, as religiões são livres contanto que respeitem a neutralidade confessional da esfera pública e a garantia (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  25
    A traição da Igreja ao fundador da sua Doutrina ou a fábula de Cristo.Frederico Rochaferreira - forthcoming - Philbrasil.
    Devemos olhar o mito como um grande quebra cabeça da história, cujas peças esparsas precisam ser unidas corretamente e, mesmo assim, não é certo que as peças unidas possam vir a formar um quadro de acontecimentos reais. É provável que a causa primeira da distorção de fatos e acontecimentos em mitos ou fábulas, estivesse na incompreensão da língua, assim como aconteceu, em grande medida, com a criação do romance cristão, contudo, superada essa incompreensão, julgou-se bom e necessário à ordem dos (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  19
    O desenraizamento religioso e o cientificismo como condicionantes catárticas do ateísmo freudiano.Luiz Alencar Libório - 2008 - Horizonte 7 (13):143-160.
    Este artigo considera o desenraizamento afetivo-religioso de Freud no seu contexto familiar e sociocultural e também visa mostrar algumas críticas que neofreudianos e cientistas fazem a Freud. Condicionado, conscientemente ou não, pelas representações (memórias) originárias, Freud não aprofundou as raízes afetivo-religiosas no chão pedregoso de sua infância. Suas primeiras experiências afetivo-religiosas (não tão positivas) foram como pedras escabrosas no chão de sua frágil existência. Com o drástico desaparecimento da babá Resi Wittek, as tenras raízes afetivo-religiosas do psiquismo de Freud (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  16
    De progresso a evolução espiritual: uma contribuição da codificação espírita para o diálogo inter-religioso.Antônio Carlos Coelho - 2019 - Horizonte 16 (51):1433.
    A Doutrina Espírita, codificada na França no século XIX, tem entre seus principais postulados a crença em um Deus único, na imortalidade da alma, na pluralidade dos mundos habitados, na comunicabilidade entre espíritos e na reencarnação. De leves pancadas a mesas girantes, nos salões parisienses, o fenômeno, nos primeiros momentos, era recebido com incredulidade ou frivolidade por aqueles que participavam das reuniões. Até o estudo realizado pelo pedagogo Hippolyte-Léon Denizard Rivail, não se imaginava que tais eventos sofressem ação direta de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  12
    50 anos de Nostra Aetate : estreitando laços de estima e amizade. Judaísmo e Cristianismo.Fernando Gross - 2015 - Revista de Teologia 9 (16):5-26.
    On the path of the continued application of the Second Vatican Council’s Document Nostra Aetate, which turns 50, presenting a deepening biblical material based on written and oral tradition of the Jews and the Church's teaching from the same Vatican II up to the present days, by confirming the teaching of the last Popes, narrowing the route of mutual regard and friendship in dialogue with Judaism and the common heritage present in the Pentateuch and in all the Holy Scriptures.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  46
    A interpretação de fenômenos religiosos contemporâneos a partir de Weber: notas inspiradas em uma leitura crítica do Novo Mapa das Religiões - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n23p674. [REVIEW]Lemuel Dourado Guerra - 2011 - Horizonte 9 (23):674-689.
    (The interpretation of contemporary religious phenomena from Weber’s point of view: some notes inspired on a critical reading of The New Map of Religions ) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n23p674 Resumo Dentre alguns usos equivocados recorrentes das contribuições teóricas de Weber apresentadas em A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo , podemos citar: tratar suas interpretações como conhecimento nomotético e não ideográfico, como o pretendido pelo autor; o tratamento dos tipos ideais de capitalismo e das éticas das religiões puritanas, bem como (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  26
    Justicia, misericordia y cristianismo: una relectura de las inscripciones coránicas de la mezquita de Córdoba en el siglo X.Susana Calvo Capilla - 2010 - Al-Qantara 31 (1):149-187.
    En este artículo se realiza una relectura de las inscripciones de carácter religioso de las puertas de la Mezquita de Córdoba en época califal. A pesar de que no todas se han conservado, el estudio de conjunto reveló suficientes elementos singulares como para sugerir nuevas hipótesis en torno al sentido y la intencionalidad de los textos coránicos escogidos. Las inscripciones, tanto interiores como exteriores, conforman un programa epigráfico perfectamente coherente y dotado de un complejo significado ligado al contexto político, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  48.  8
    Nietzsche E as terapias helenistas: Estóicos E epicuristas como precursores do cristianismo.Marta Faustino - 2016 - Philósophos - Revista de Filosofia 21 (2):161-196.
    O presente artigo tem como foco a relação ambivalente de Nietzsche com os filósofos do período helenista, em particular os estóicos e os epicuristas. Mais concretamente, procuraremos determinar por que razão, apesar da extraordinária influência que estas escolas exerceram no seu pensamento, Nietzsche se lhes viria a opor tão violentamente na fase mais tardia da sua obra. Seguindo o trilho da avaliação que Nietzsche faz destes filósofos terapeutas enquanto, ele próprio, "médico da cultura", verificaremos que as principais críticas de Nietzsche (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  9
    Dios y/o Cristo: el cristianismo social de Feodor M. Dostoievski.Margarita Gueorguieva - 2022 - Valenciana 30:7-26.
    Este artículo explora los principios éticos del cristianismo social de Feodor Dostoievski enfatizando en los pensamientos y actitudes de sus personajes novelísticos. Pretende evidenciar la posibilidad de leer a Dostoievski más allá de los cánones religiosos para entender su idea del amor verdadero y la fuerza de éste para la transformación del ser humano. Palabras clave: Dostoievski, cristianismo ortodoxo, amor verdadero, Dios, Cristo.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  30
    Religious / Spiritual: Differences in Substance or Style? (Ser “Religioso/a” ou “Espiritualizado/a”: Diferenças Essenciais ou de Estilo?) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n28p1280. [REVIEW]Kevin Lee Ladd & Meleah Ladd - 2012 - Horizonte 10 (28):1280-1294.
    Enquanto estudiosos debatem os termos “espiritualizado/a” e “religioso/a”, surgem no cenário pessoas que prontamente se auto-identificam como sendo “espiritualizadas mas não religiosos/as” (SNR) ou “religiosas mas não espiritualizadas” (RNS) ou ainda como sendo, simultaneamente, “espiritualizadas e religiosas” (BSR), ou então, “nem espiritualizadas nem religiosas (NONE). Este estudo investigou como estas categorias auto identificatórias relacionam-se à essência e estilo das orações das pessoas e outras características com base em crenças religiosas. Participantes ( N = 103) responderam a uma pesquisa via (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
1 — 50 / 1000