Results for ' Imigrantes'

37 found
Order:
  1.  15
    Imigrantes chineses nas terras baixas da península de Guanacaste, na Costa Rica: crônicas de integração social e parentesco de alguns clãs familiares de Puntarenas, Abangares e Nicoya.Lai Sai Acón Chan - 2020 - Dialogos 24 (1):83-136.
    O objetivo deste artigo é descrever o grau de parentesco existente entre várias famílias de origem chinesa que se estabeleceram em Nicoya e analisar como isso influenciou suas contribuições para o desenvolvimento socioeconômico da cidade e seus padrões de mobilidade em todo o Pacífico da Costa Rica desde final do século XIX até meados do século XX. Os participantes do estudo são descendentes de imigrantes que se enraizaram em Nicoya entre 1880 e 1950, que possuíam duas peculiaridades: pertenciam aos (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  6
    Imigrantes sírio-libaneses, seus mecanismos de inserção social e maçonaria na Costa Rica durante a primeira metade do século XX.Ricardo Martínez Esquivel - 2020 - Dialogos 24 (1):19-82.
    Esta pesquisa realiza uma análise de rede social e prosopográfica dos processos de emigração sírio-libaneses para a Costa Rica na virada do século XIX para o século XX; os mecanismos de inserção social utilizados por esse grupo de migrantes; e as relações entre as redes de sociabilidade sírio-libanesa e maçônica durante a primeira metade do século XX. Conclui-se que os imigrantes sírio-libaneses participaram ativamente de um processo de reajuste das relações sociais do Estado e contribuíram para forjar novas representações (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  16
    Mulheres imigrantes alemãs no Rio Grande do Sul: uma análise das construções e discursos.Samanta Ritter - 2018 - Ágora – Revista de História e Geografia 20 (1):102.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  12
    Impactos sociorreligiosos da pandemia de COVID-19 para imigrantes e igrejas brasileiras nos Estados Unidos.Kelly Thaysy Lopes Nascimento, Fernanda Lemos & Dario Paulo Barrera Rivera - 2023 - Horizonte 20 (63):206209-206209.
    No dia onze de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou o estabelecimento da pandemia proveniente de um novo vírus, o Sars-Cov-2, com propagação inicial em Wuhan, cidade localizada na China. Mediante sistematização de parâmetros ideais para um novo normal pós-pandemia, percebemos a importância de compreender como a comunidade migratória vivencia as novas configurações, tendo em vista o contexto cultural de produção do capital e também para as igrejas na relação de apoio sociorreligioso ao imigrante e sua (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  15
    Uma imigrante brit'nica no Paraná na segunda metade do século XIX: na escrita de seu diário, memória, história e representação de si - doi: 10.4025/dialogos.v17i1.710. [REVIEW]Ana Maria Rufino Gillies - 2013 - Dialogos 17 (1).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  17
    Monumento ao imigrante: uma análise semiológica.Eliana Terezinha Moser & Taiza Mara Rauen Moraes - 2011 - Dialogos 15 (3).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  22
    Aculturação entre crianças imigrantes em Porto Alegre, Rio Grande do Sul; Acculturation among immigrant children at Porto Alegre, RS, Brazil.Adolfo Pizzinato & Jorge Castellá Sarriera - 2002 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 16:71-82.
  8. Nacionalização do ensino e o processo escolar entre imigrantes poloneses no Rio Grande do Sul // Nationalization of education and school process among polish immigrants in Rio Grande do Sul.Adriano Malikoski & Kreutz - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (1):164-181.
    Resumo : o presente texto tem por objetivo apresentar resultados de pesquisa sobre as escolas étnicas dos imigrantes poloneses no Rio Grande do Sul, de 1890 até 1938. Até 1938 houveram 106 escolas étnicas polonesas em funcionamento nesse estado, das quais muitas possuíam ensino bilíngue, em português e polonês. O material didático utilizado era em língua polonesa e portuguesa, com destaque para textos que retratavam a cultura polonesa e sua adaptação ao contexto dos núcleos coloniais. Considerando que o objeto (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Iniciativas escolares entre imigrantes italianos no Rio Grande do Sul lembradas no Álbum do Cinquentenário da colonização italiana.Gelson Leonardo Rech - 2014 - Conjectura: Filosofia E Educação 19 (3):200-215.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  14
    Cidadania e identidade no estado democrático de direito: acerca da inclusão política do imigrante.Marcio Renan Hamel & Jelson Becker Salomão - 2020 - Philósophos - Revista de Filosofia 25 (1).
    O presente artigo discute a inclusão do imigrante em contextos políticos democráticos. Pretende demonstrar que o paradigma procedimental de direito proposto por Jürgen Habermas oferece as condições formais requeridas para a solução da tensão entre cidadania e identidade, produzida pelo fenômeno das migrações. O modelo habermasiano visa a assegurar, mediante a estrutura reflexiva do direito, a inviolabilidade da pessoa e a neutralidade ética do Estado democrático de direito. Todavia, embora tenha fundado o Princípio da Democracia na ideia de reconhecimento intersubjetivo, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. A história que não foi contada: o imigrante n? 50.000.Tradução de Lâmia Maruf Hasan - 1992 - Princípios 23.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  14
    Intelectuais na “selva brasileira”: representações de imigrantes poloneses sobre o Brasil e seus habitantes a partir da perspectiva da “cultura do imperialismo” no final do século XIX.Rhuan Targino Zaleski Trindade - 2018 - Dialogos 22 (3):109-127.
    Durante a “febre brasileira”, parte do processo imigratório polonês para o Brasil, na última década do século XIX, diversos intelectuais poloneses acompanharam o deslocamento, instalação e adaptação dos patrícios nos estados do sul. Os intelectuais provindos a serviço de uma sociedade científica chamada Grupo de Lwów, localizado na parte austríaca da Polônia partilhada, vinham com ideais de analisar a presença dos poloneses já instalados e acompanhar a trajetória dos novos emigrantes. Ao produzirem textos, deixaram suas impressões sobre o Brasil e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  7
    Diásporas: Questões e Perspectivas sobre os Estudos de Imigrantes e Refugiados nos séculos XX e XXI.Vinícius Liebel & Helen Rotta - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (3):e35112.
    Diante da crise dos refugiados observada na Europa nos últimos anos, a ideia de diáspora entrou novamente em evidência. Produções acadêmicas e pesquisas sobre a temática ganharam visibilidade, em um processo que, apesar dos acontecimentos recentes, já vem em crescente há décadas. Torna-se, assim, uma necessidade a observação do estado da arte, uma discussão sobre os avanços e os limites que a abordagem das diásporas encontrou nesses últimos anos e, particularmente, as possibilidades que ela nos reserva. Epistemologicamente, portanto, é necessário (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  4
    Racionalidade Comunicativa Habermasiana.Virgílio Andrade Neto, Darlan do Nascimento Lourenço & Anderson de Alencar Menezes - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 9:72-86.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  8
    The relationship between the debate on the monetary system during the Eastern Jin and Southern Dynasties and East Zhejiang economic region.Yi Yang, Jie Tong & Zhou Chan - 2023 - Trans/Form/Ação 46 (spe):349-360.
    Resumo: Não apenas as famílias aristocráticas indígenas, mas também as famílias de imigrantes do norte que viviam no Leste de Zhejiang, estavam envolvidas nos debates sobre teoria monetária e pensamento político, na Dinastia Jin Oriental e Dinastias do Sul. Os debates geralmente se concentravam nos preços das commodities e no trabalho forçado no Leste de Zhejiang. Esse fenômeno histórico especial reflete duas questões. Por um lado, o caos causado pela guerra no Norte e as famílias de estudiosos, migrando para (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  16.  21
    O dharma na impermanência da web: difusão e transformações do zen-budismo na internet.Richard Gonçalves André - 2019 - Horizonte 16 (51):1240.
    No Brasil, com o envelhecimento e a morte dos primeiros imigrantes nipônicos, o Budismo étnico tem enfrentado desafios para sua perpetuação. Tendo em vista esse contexto histórico, o objetivo deste artigo é analisar a difusão do Zen Budismo no Youtube no período de 2015 a 2017, utilizando como fontes primárias os vídeos da Monja Coen, religiosa não descendente de japoneses que tem atuado no universo midiático nos últimos anos. Como metodologia, os vídeos são discriminados em diferentes categorias, sendo analisados (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  14
    Em busca dos sabores rurais pomeranos: patrimônio, turismo e consumo ao sul do Brasil.Renata Menasche & Evander Eloi Krone - 2020 - Studium 24:217-242.
    Apesar de terem estado entre os primeiros imigrantes europeus que chegaram, há pouco mais de 150 anos, à Serra dos Tapes, devido a sua origem étnica e condição camponesa os pomeranos foram, por muito tempo, estigmatizados. Contudo, processo de sentido contrário tem sido observado nos últimos anos, com a criação de políticas locais de valorização do patrimônio cultural pomerano. O estudo evidencia que várias dessas iniciativas são pautadasna tentativa de resgate de formas tradicionais do “ser pomerano”, processo em que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Trago o Fado nos sentidos: canção, memória portuguesa na rádio paulista.Heloísa de Araujo Duarte Valente & Mônica Rebecca Ferrari Nunes - 2012 - Logos: Comuniação e Univerisdade 18 (2).
    Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE Este texto apresenta partes de um projeto de longa duração, desenvolvido pelas autoras, que trata da cultura e identidade, memória e nomadismo através da música e, em particular do fado. Este gênero fixou-se no Brasil, através dos imigrantes portugueses e luso-descendentes, a transmissão sendo feita pelo rádio. Após um período de esmaecimento, o fado reaparece na paisagem sonora do final do século XX, com importantes mudanças no processo de assimilação e (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  7
    Uma revista E a imigração no brasil durante os primeiros anos do fascismo: Le vie d'ltalia E dell'america latina, 1924-1932.Chiara Vangelista - 1995 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 40 (158):243-254.
    Durante os primeiros anos do fascismo surgiu uma revista do Touring Club Italiano que analisava as relações dos imigrantes italianos no Brasil e sua inserção na vida brasileira. O artigo relata os principais fatos.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  7
    A terra tremeu dentro de mim e eu fiquei sem casa.Maíra Zenun - 2023 - Odeere 8 (1):192-202.
    Este artigo é resultado de um projeto de pesquisa e registro de grafites e pichações inscritas nas paredes de Lisboa, e que advém de produção artística e política urbana feita pela população negra portuguesa e imigrante, que habita a cidade. O resultado é esta escrevivência sobre o corpo negro [feminino] em relação - e em atividade - com a experiência de ser e de estar (em) Lisboa, pensando como essas marcas da cidade afetam corpos negros, inclusive o meu. Dada a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  11
    O sonho americano: imigração e formação de identidade cultural nos Estados Unidos.Mimi Yang - 2020 - Dialogos 24 (1):178-226.
    Este artigo confronta a identidade americana monoculturalista e postula uma identidade multicultural e multirracial, moldada pela história da imigração. Além disso, ele disseca o sonho americano sob a lente de imigrantes WASPs e não-WASPs, particularmente em meados do século XIX. Ao correlacionar a dualidade cultural e a dupla consciência por meio de WASPs, imigrantes, nativistas e culturalistas afro-americanos, o artigo afirma uma identidade cultural americana maleável e em evolução, constantemente moldada por ondas sucessivas de imigrantes.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  6
    Hannah Arendt e a educação dos recém-chegados.João Pedro Andrade de Campos - 2023 - Griot 23 (3):11-19.
    Neste artigo, buscaremos refletir sobre como Hannah Arendt concebe um certo tipo de educação ao mesmo tempo _conservadora_ e _revolucionária_. Este será, assim como a indicação de que pensar sobre a questão educacional das crianças e jovens diz respeito a uma crise mais geral na modernidade, um ponto de tensionamento rumo à hipótese segundo a qual é possível refletir sobre como inserir os imigrantes, refugiados ou apátridas em um local ao qual se dirigiram e que lhes é estranho. Para (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  19
    Les émotions n’ont pas de frontière: la compétence culturelle dans les soins solidaires.Teresa Mara Pontes De Farias & Regina Marques De Souza Oliveira - 2017 - Odeere 4:179.
    Trata-se de relato de experiência sobre a rede de atençao psicossocial com populaçoes vulneraveis, populaçoes de imigrantes africanos e estrangeiros em geral que vivem no contexto francês através do Centro de Acolhimento a Refugiados. A reflexao busca estabelecer um eixo de consideraçao sobre a realidade do nordeste brasileiro com as perspectivas da epistemologia da Terapia Comunitaria criada pelo professor e médico psiquiatra Adalberto Barreto, e consideraçoes da pedagogia de Paulo Freire a fim de exercer o cuidado em saude mental (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  22
    Abílio de Nequete e sua atuação como liderança política durante a formação do movimento comunista brasileiro.Frederico Duarte Bartz - 2022 - Humanitas Hodie 4 (2):H42a1.
    Esse artigo aborda a atuação de Abílio de Nequete como liderança no movimento comunista brasileiro entre os anos de 1917 e 1924. Nequete era um imigrante libanês que trabalhava como barbeiro na cida­de de Porto Alegre, que se tornou uma figura importante no movimento operário durante a Greve Geral de 1917 e foi o fundador da União Maximalista no ano de 1918, um dos primeiros grupos operários do Brasil identificados com as ideias da Revolução Russa. Após o ano de 1920, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  18
    Políticas da diferença e políticas públicas em educação no Brasil.Sílvio Gallo - 2017 - Educação E Filosofia 31 (63):1331-1337.
    *Doutor pela Universidade Estadual de Campinas. Professor da Universidade Estadual de Campinas. ** Docteur à la Université de Paris 8. Professeur de philosophie de l'éducation, Université de Rouen. Apoio: CAPES-COFECUB. A noção de diferença ganhou o mundo, no final do século vinte, e chegou ao campo teórico da educação e às escolas. Educar a diferença; educar na diferença; educar para a diferença passaram a ser palavras de ordem em planos de educação de órgãos governamentais, em projetos políticos pedagógicos de escolas, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  4
    A Formação Socioespacial e Histórico-Cultural do Alto Uruguai Rio-Grandense.José Antonio Moraes do Nascimento - 2022 - Ágora – Revista de História e Geografia 24 (2):54-72.
    A formação socioespacial e histórico-cultural do Alto Uruguai rio-grandense foi pautada pela ação do Estado, em especial pela atuação da Diretoria de Terras e Colonização. Ao mesmo tempo, os vários grupos sociais envolvidos reagiram e resistiram, interferindo no curso do processo desencadeado pelos diferentes governos. A região era coberta por uma densa floresta, com presença de ervais, que servia de moradia e sustento para caboclos e indígenas. Grande parte das terras era devoluta, na ótica governamental, públicas. Por isso, o poder (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  25
    Identidade étnico-nacional e competência social em escolas de Porto Alegre.Adolfo Pizzinato & Jorge Castellá Sarriera - 2004 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 19:07-20.
    Este estudo pretendeu identificar no que diferem crianças imigrantes de seus pares não imigrantes no que diz respeito à competência social e à identificação étniconacional. Para tanto a amostra foi composta por alunos e alunas de escolas públicas e privadas de Porto Alegre (32 imigrantes e seus cole..
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  8
    Educação e Qualificação Profissional no Contexto do Trabalho Migrante Sul-Norte.Fabiane Santana Previtali, Cílson César Fagiani & Sérgio Paulo Morais - 2022 - Educação E Filosofia 36 (78):1359-1387.
    O artigo aborda historicamente a imigração internacional no sentido dos países do Sul aos países do Norte, apresentando indicativos recentes sobre o tema, a partir da perspectiva da atual globalização econômica, na fase da divisão sociotécnica do trabalho marcada pela difusão da tecnologia digital ou Indústria 4.0. São considerados dados da EUROSTAT (2020), e relatórios da International Organization for Migration (IOM, 2020) e da World Migration Report (2019). Os referenciais teóricos remetem ao materialismo histórico-dialético, centrando-se na relação entre expropriação e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  13
    Educação e italianidade: a opção pelas congregações religiosas italianas.Gelson Leonardo Rech - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (Especial):157-180.
    Resumo: No início do século XX, várias congregações religiosas vieram ao Rio Grande do Sul para atender às necessidades da Igreja Católica, evidenciando, também, o zelo pastoral do clero gaúcho. Particularmente, na década de 1920, em meio a uma retomada da italianidade no estado, capitaneada pelos cônsules, observa-se a opção das autoridades pelas corporações religiosas de origem italiana, na medida em que promoviam as escolas étnicas e a manutenção de cursos de italiano. Os documentos analisados informam que tanto o cônsul (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  5
    Between Invisibility, ‘Discursive Whitening’ and Hypersexualization: ‘Controlling Images’ Over the Term Black and Its Place in Enunciation.Narjara Oliveira Reis - 2022 - Bakhtiniana 17 (2):157-182.
    ABSTRACT Based on the statements that the word in interaction manifests itself as an ideological sign, oriented to a precise social audience, circumscribed in a given historical time; that race is a language and that geographic displacement involves a clash between different systems of meaning, I interpret data from the cultural translation process for the term black [negro, in Portuguese], based on the enunciations of two Portuguese language learners in a course for immigrant mothers held in Southern Brazil. The data (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  4
    Entre a invisibilidade, o branqueamento discursivo e a hipersexualização: imagens de controle sobre o termo negro e o seu lugar na enunciação.Narjara Oliveira Reis - 2022 - Bakhtiniana 17 (2):157-182.
    RESUMO Partindo das premissas de que a palavra em interação manifesta-se enquanto signo ideológico orientado a um auditório social preciso, circunscrito a um dado tempo histórico; de que raça é uma linguagem e de que o deslocamento geográfico envolve um choque entre diferentes sistemas de significação, interpreto dados do processo de tradução cultural para o termo negro, a partir de enunciações de duas aprendizes de língua portuguesa de um curso para mães imigrantes realizado no sul do Brasil. Os dados (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. A Escola Menonita de Curitiba: manutenção da identidade étnica e religião // Mennonite school of Curitiba: maintenance of ethnic identity and religion.Valquiria Elita Renk & Oliveira da Cruz - 2014 - Conjectura: Filosofia E Educação 19 (2):178-197.
    Neste artigo pretende-se analisar a Escola do Boqueirão, da Comunidade Menonita de Curitiba. Os menonitas são um grupo étnico alemão, anabatistas, que vieram ao Brasil nos anos de 1930, oriundos da Rússia. O objetivo é compreender a experiência de escolarização numa comunidade étnica e a importância da escola na manutenção da identidade cultural. As questões de pesquisa são: como se caracterizava esta escola? Como a escola era um espaço que contribuiu na manutenção da identidade étnica? Como a nacionalização marcou os (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  4
    Quando transborda o “caldo cultural”: a reação populista contempor'nea e a percepção da imigração no Brasil e nos Estados Unidos.Bradley Safarik - 2020 - Dialogos 24 (1):227-288.
    O presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, usam discurso e política anti-imigração como ferramenta política para atrair e fortalecer suas bases eleitorais. Nos dois casos, o discurso da campanha foi transmitida à administração. As implicações dessa estratégia na percepção pública dos imigrantes serão examinadas com base nas teorias de Michel Foucault sobre biopoder e biopolítica e sua mobilização através do discurso político e das políticas públicas. O estudo questiona até que ponto essa agenda (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  21
    O cotidiano das crianças italianas do lado de lá e de cá do oceano Atl'ntico: algumas considerações sobre a inf'ncia entre fins do século XIX e início do século XX / The children’s daily life in the both sides of the Atlantic ocean: considerations about childhood between the end of the 19th century and the early 20th century. [REVIEW]Claudia Panizzolo - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:135-155.
    Condições objetivas favoreceram a emigração, determinadas e muitas vezes acompanhadas de um conjunto bastante complexo de transformações que ocorriam na Europa. As crianças compuseram um grupo social que sozinhas, acompanhadas por adultos ou juntamente com seus pais, saíram da Península Itálica, na maioria das vezes, em meio à fome e à miséria. O presente texto tem por objetivo investigar o cotidiano marcado pelo trabalho vivido pelas crianças italianas, sobretudo, das camadas menos favorecidas, desde antes do embarque até a chegada em (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  34
    Las escuelas de la inmigración en la ciudad de Santiago: Elementos para una educación contra el racismo.María Emilia Tijoux - 2013 - Polis: Revista Latinoamericana 35.
    Las escuelas públicas de los barrios segregados de Santiago se han ido vaciando de alumnos chilenos que los padres reubican en otras escuelas, pero gracias a la llegada de niñas y niños hijos de inmigrantes, consiguen seguir funcionando. Son escuelas situadas en el centro de la ciudad, en sectores que dan cuenta del abandono del Estado y de la agonía de calles adoquinadas y casonas señoriales ahora convertidas en alojamientos baratos para inmigrantes. En este escenario, los niños provenientes de la (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  36.  21
    Capital Social e Inclusión Laboral. Una aproximación a las trayectorias de ascendencia laboral de migrantes Peruanos en Chile.Ignacio Madero Cabib & Claudia Mora del Valle - 2011 - Polis: Revista Latinoamericana 29.
    Este artículo analiza el fenómeno migratorio intrarregional abordando dinámicas de inclusión social informal al interior del sistema laboral. A partir del análisis de 32 relatos de vida a inmigrantes peruanos que han ascendido laboralmente en Chile, se propone que la baja ubicación de peruanos en el sistema de estratificación social chileno, condiciona su grado de dependencia a una inclusión informal al sistema laboral. Sin embargo, como efecto de la regularización de su estatus migratorio, del mayor conocimiento del campo laboral y (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  42
    Los significados de “ser niña y niño migrante”: conceptualizaciones desde la infancia peruana en Chile.Iskra Pavez Soto - 2013 - Polis: Revista Latinoamericana 35.
    En cada contexto son diversas las formas de ser niña y niño. El objetivo de este artículo es reflexionar sobre los significados que implica el “ser migrante” para las niñas y los niños peruanos en Chile, considerando los procesos de integración social desde la perspectiva generacional y cómo cambia el concepto de infancia en contextos transnacionales. Mediante observación participante y entrevistas semiestructuradas con 16 niñas y niños peruanos, de 9 a 16 años de edad, se concluye que existe cierta idealización (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark