4 found
Order:
  1. A concepção de consciência em Sartre: A relação entre ontologia e fenomenologia.Alexander Almeida Morais - 2011 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (3):p - 57.
    Este artigo tem como objetivo explicitar a noção de consciência em Sartre, explorando o modo como se dá a relação entre ontologia e fenomenologia na filosofia de Sartre.
    Direct download (8 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Kant e Schopenhauer: uma análise das noções de Espaço e Tempo kantianos na epistemologia schopenhaueriana.Alexander Almeida Morais & Luizir de Oliveira - 2010 - Cadernos Do Pet Filosofia 1 (1):1-21.
    Este texto procura analisar as noções de espaço e tempo kantianos na epistemologia schopenhaueriana com o objetivo de compreender o conceito de representação em Schopenhauer a partir da noção de fenômeno em Kant.
    Direct download (9 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. O conceito schopenhaueriano da vontade: Uma leitura do livro II de O mundo como vontade E representação.Alexander Almeida Morais - 2012 - Cadernos Do Pet Filosofia 3 (6):35-49.
    Este artigo tem como objetivo analisar o conceito de Vontade a partir do estudo detalhado do livro II de O mundo como vontade e representação , no qual Schopenhauer explicita sua Metafísica da Natureza. Para este fim, nós analisaremos a relação entre Vontade e Representação como dois lados constitutivos e inseparáveis do mundo, bem como a ideia de finalismo da Vontade.
    Direct download (8 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  74
    A Vida é Bela (La vita é bella de Roberto Benigni, 1998): Uma Análise deste filme à luz da Filosofia de Schopenhauer.Alexander Almeida Morais - 2010 - Cadernos Do Pet Filosofia 1 (2):p - 44.
    Este artigo é o resultado de uma atividade do PET-Filosofia denominada Cine-PET. Nesta atividade são exibidos alguns filmes e depois há uma discussão filosófica sobre o conteúdo dos mesmos. Neste filme – La vita é bella –, foram analisadas as idéias de otimismo, ilusão e representação para o querer-viver perpassadas pelo filme à luz da idéia de Schopenhauer sobre a Vontade como a verdadeira essência do mundo. A Vontade, para Schopenhauer, é caracterizada por ser um impulso cego, desejante e insaciável, (...)
    Direct download (8 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark