Works by Luiz Felipe Netto De Andrade E. Silva Sahd

10 found
Order:
  1.  14
    A demoktesis de Robert Nozick.Luiz Felipe Netto de Andrade E. Silva Sahd - 2006 - Philósophos - Revista de Filosofia 11 (1):145-157.
    the present article aims at reconstructing Robert Nozick’s cen-tral arguments about the extreme positions held by North American li-bertarians who do not distinguish between Welfare state and totalitarian state. Despite divergences on a pivotal question, that of the state, there are some affinities between Nozick and this current of thought. Contrary to the anarchist theory, the Minimal state is preferable to the state of nature as described by John locke.
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  20
    A natureza do poder E as ilusões do contrato social em Robert filmer.Luiz Felipe Netto de Andrade E. Silva Sahd - 2005 - Philósophos - Revista de Filosofia 10 (1).
    O presente artigo procura mostrar a crítica conservadora inglesa do século XVII às noções de liberdade natural e contrato originário, ao deslocar a origem do poder político para as relações afetivas estabelecidas pelos laços sentimentais de família que mantêm pais e filhos unidos. Mais exatamente, a legitimação política do poder teria como fundamento uma autoridade natural semelhante à relação verificada entre pais e filhos. Segundo essa teoria, cujo mais importante representante foi Robert Filmer, o fundamento da autoridade política não é (...)
    Direct download  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  42
    A noção de liberdade no Emílio de Rousseau.Luiz Felipe Netto de Andrade E. Silva Sahd - 2005 - Trans/Form/Ação 28 (1):109-118.
    A educação natural de Rousseau é uma tentativa de mostrar como as paixões, se liberadas da deformação provocada pela opinião social, podem ser moralmente corretas. Se o Emílio, afirma Rousseau, é um tratado sobre a bondade natural do homem, esta bondade está fundada sobre a liberdade, e, sobretudo, sobre a liberdade das paixões.
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  15
    Considerações sobre o fundamento moral da propriedade.Luiz Felipe Netto de Andrade E. Silva Sahd - 2007 - Kriterion: Journal of Philosophy 48 (115):219-234.
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Rousseau e a educação pública: uma solução?Luiz Felipe Netto de Andrade E. Silva Sahd - 2009 - Princípios 16 (25):187-201.
    O texto salienta a importância das regras da arte de governar no pensamento político de Rousseau, em especial as regras da educaçáo pública que mantêm a máquina administrativa funcionando.
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  32
    Rousseau e a administração dos bens.Luiz Felipe Netto de Andrade E. Silva Sahd - 2003 - Trans/Form/Ação 26 (1):141-159.
    O texto salienta a importância das regras da arte de governar no pensamento político de Rousseau, em especial as regras que mantêm a máquina administrativa funcionando.
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  26
    Rousseau E os limites da Lei natural.Luiz Felipe Netto de Andrade E. Silva Sahd - 2012 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 21:119-128.
    Pretende-se aqui articular os elementos da crítica de Rousseau à doutirna do direito natural, tal como ela aparece em Hobbes e na tradição jusnaturalista.
    Direct download (3 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Samuel Pufendorf E a Diferença Entre Direitos Perfeitos E Imperfeitos/Samuel Pufendorf and the Distinction Between Perfect and Imperfect Rights.Luiz Felipe Netto de Andrade E. Silva Sahd - 2013 - Pensando - Revista de Filosofia 3 (6):49.
    A hipótese deste artigo tem o objetivo de mostrar que Samuel Pufendorf utiliza e elabora a distinção efetuada por Hugo Grotius entre direitos perfeitos e imperfeitos. De certo modo Pufendorf vai mais adiante do que Grotius e não apenas aceita a sua distinção, como também a esclarece: os direitos em geral são poderes morais obtidos pela lei que apresentam ao mesmo tempo dois tipos de poder moral e de direitos. No caso dos direitos perfeitos, o homem está por definição autorizado (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  31
    Teorias da lei natural: Pufendorf e Rousseau.Luiz Felipe Netto de Andrade E. Silva Sahd - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (2):219-234.
    O presente artigo tem como objetivo reconstruir argumentos centrais desenvolvidos por Jean-Jacques Rousseau. Contra Samuel Pufendorf, Rousseau defende que a justiça não é natural. Ele recusa todo compromisso com a lei natural tradicional para voltar à posição de Thomas Hobbes. Ora, no estado originário de natureza, os princípios racionais da lei natural que expõe Pufendorf não podem ser conhecidos, e, por conseguinte, quando puderem ser conhecidos, não serão aplicados por natureza.
    Direct download (4 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  1
    Utilidade E Obrigação No Pensamento Moral de Richard Cumberland.Luiz Felipe Netto de Andrade E. Silva Sahd - 2017 - Pensando - Revista de Filosofia 7 (14):76.
    Neste trabalho eu pretendo oferecer um breve esboço de uma das fontes do utilitarismo. A teoria do direito natural de Richard Cumberland. Embora o autor se insira na tradição do jus naturae, há elementos suficientes em seu texto que apontam para a preparação de noções importantes ao utilitarismo, noções de raciocínio consequencialista. Sem fazer anacronismos, eu pretenso esboçar aqui o papel assumido por Cumberland na história dessa corrente do pensamento ético.
    Direct download (2 more)  
    Translate
     
     
    Export citation  
     
    Bookmark