Results for 'Redes Sociais'

1000+ found
Order:
  1.  6
    Redes sociais na investigação psicossocial.María Piedad Rangel Meneses & Jorge Castellá Sarriera - 2005 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 21:53-67.
    Este artigo, de caráter teórico, apresenta uma discussão sobre as redes sociais. Para isto, comenta diversos organismos de pesquisa, publicação e divulgação sobre a temática, assim como faz uma apanhado geral de revistas e livros dedicados a explicação e conceitualização destas. Depois de apresentad..
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  17
    Redes sociais como ferramentas de transparência em tempos de covid-19.Paulo Ricardo Silva Lima, Francisca Rosaline Leite Mota, Ana Paula Orico Marques Cassé & Tarlane Gomes Tenório Sales - 2021 - Logeion Filosofia da Informação 7 (2):88-107.
    No período pandêmico ocasionado pelo Novo Coronavírus, surgiram muitas Fake News nas redes sociais digitais, gerando desinformação e prejudicando a Administração Pública na contenção de novos casos. Demonstra-se por meio da análise da publicização dos boletins epidemiológicos da Covid-19, disseminados nas redes sociais do Governo do Estado de Alagoas, a importância da transparência nas informações de interesse público. Essas redes, principais meios de comunicação e informação da sociedade, têm alto poder de disseminação informacional, cujo potencial (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  29
    Redes Sociais e o Negacionismo Como Indiferença.José André Ribeiro Silva - 2023 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 4 (1):76-91.
    O objetivo deste trabalho é mostrar como a modelagem das redes sociais fortalece a difusão de conteúdos negacionistas e de teorias conspiratórias. Para tanto, detalha-se como as redes sociais possuem uma lógica viciante. Isso se deve ao fato de que o modelo econômico das empresas de tecnologia é centrado na atenção dos usuários. A estratégia é gerar mais engajamento para intervir em comportamentos. Com isso, as redes sociais produzem formas personalizadas de exposição dos conteúdos, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  7
    Fortalecendo redes sociais: desafios e possibilidade na prevenção ao uso de drogas na atenção primária à saúde fortalecendo redes sociais.Fernando Santana de Paiva, Pedro Henrique Antunes da Costa & Telmo Mota Ronzani - 2012 - Revista Aletheia 37:57-72.
    O presente estudo procurou levantar desafios e possibilidades da incorporação das redes sociais no processo de implementação de ações preventivas ao uso de drogas na Atenção Primária à Saúde (APS). Trata-se de uma pesquisa-intervenção empregando as seguintes técnicas de coleta de dados: observação p..
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  12
    Redes sociais e redes humanas ou a lógica da insociável sociabilidade humana.Agemir Bavaresco, Tiago Porto & Giovane Martins - 2015 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 60 (2):379-400.
    Social networks merge the real and the virtual in virtual actuality that forms the basis of human networks. In this sense, the anthropology of technology, in conjunction with cyberanthropology, allows the diagnosis of a new identity of human beingsstemming from the phenomenon of social networks. Do the intersubjective relations established in different contexts of publicity and pluralism of meanings emerging from the interface with social networks, which dilute the limits of human communication and boundaries, still allow usto understand the real (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Redes sociais: espaço de aprendizagem digital cooperativo // Social networks: collaborative digital learning space.Marcus Vinícius de Azevedo Basso, Aline Silva de Bona, Cristina Maria Pescador, Cristiane Koehler & Léa da Cruz Fagundes - 2013 - Conjectura: Filosofia E Educação 18 (1):135-149.
    Este artigo propõe-se a discutir a possibilidade de utilizar as tecnologias digitais online e as redes sociais como espaço de aprendizagem digital de uma maneira que favoreça a aprendizagem cooperativa entre os estudantes, alicerçado na Epistemologia Genética de Jean Piaget. Este estudo foi baseado em uma pesquisa-ação, nas aulas de Matemática, realizada com estudantes do ensino médio integrado em informática do IFRS – Campus Osório (RS), em 2011 e 2012-1. Os estudantes demonstraram apropriação deste espaço de aprendizagem digital, (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  7
    Engajamento e falatório: das redes sociais à filosofia.Ericson Falabretti - 2017 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 1 (2).
    Nesse trabalho discuto duas perspectivas sobre política e engajamento. Para descrever a primeiraforma de engajamento, muito comum nas redes sociais, faço uso do termo heideggerianofalatório. Esse tipo de engajamento se caracteriza pela reprodução do mesmo e pela negação dadiferença. Já a segunda noção de engajamento, pensada a partir das obras de Sartre e Merleau-Ponty, em clara oposição ao falatório, remete a um exame de três características fundamentais doengajamento intelectual: práxis, compromisso, responsabilidade.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  4
    Vícios intelectuais e as redes sociais: o acesso constante à informação nos torna intelectualmente viciosos?Felipe Rocha L. Santos - 2017 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 62 (3):657-682.
    Muitos chamam a era em que atualmente vivemos como a Era da Informação. Isso porque vivemos em um mundo altamente conectado onde o fluxo de informação é constante. Uma das principais fontes de informação nos dias de hoje é a Internet, seja através de pesquisas no Google, seja através do testemunho de nossos amigos ou empresas em que confiamos, através das redes sociais. Este artigo visa realizar uma análise desde um ponto de vista da epistemologia social e de (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  10
    Os Limites Regulamentadores da Propaganda Eleitoral No Âmbito Das Redes Sociais a Partir da Teoria Dos Sistemas Autopoiéticos.Leonel Severo Rocha, Eduardo Hoffmann & Lucas Paulo Orlando de Oliveira - 2020 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 6 (1):155.
    Diante do contexto complexo da globalização, a formatação dogmática jurídica da modernidade, que legitimava o Estado-nação como detentor do monopólio de produção regulatória, já mais corresponde à necessidade de estruturação das relações sociais. Tem-se na Teoria dos Sistemas Sociais Autopoiéticos uma forma de compreensão da atual realidade contingente e complexa, que pode servir de balizamento para as relações entre o direito e as redes sociais, especialmente no âmbito da propaganda eleitoral nas redes sociais, como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  6
    Proposta teórico-metodológica para o estudo de sujeitos informacionais usuários de sites de redes sociais virtuais.Ruleandson do Carmo Cruz - 2018 - Logeion Filosofia da Informação 5 (1):71-88.
    Revisa os conceitos de sujeitos informacionais, práticas informacionais, redes sociais, e sites voltados à formação de redes sociais virtuais. Destaca a importância contemporânea dos sites de redes sociais no contexto informacional. Apresenta proposta teórico-metodológica para o estudo dos sujeitos informacionais usuários de sites de redes sociais e das práticas informacionais por eles performadas em tais sites. Considera a dificuldade de se encontrar modelos para o estudo social dos sujeitos em contexto virtual.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  8
    Intelectuais Clássicos No Mundo Das Redes Sociais: Redefinição de Seu Papel Em Tempos de Pandemia e Eleição No Brasil.Thana Mara de Souza - 2022 - Revista Dialectus 27 (27):11-24.
    A partir das noções de intelectual orgânico, clássico e revolucionário, tais como apresentadas por Sartre nas Conferências dadas no Japão em 1965 e em entrevista de 1970 (publicadas em conjunto em Situações VIII), pretendemos compartilhar questões sobre qual seria o papel dos intelectuais no mundo das redes sociais, e se ainda é possível pensar em alguma função. Em primeiro lugar, descreveremos a classe social a partir da qual o intelectual surge e quais são as contradições com as quais (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  4
    A ambiguidade das redes sociais na dominação oligopólica.Paulo J. Krischke - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (1):e37006.
    ALBOM, Mitchell David. The First Phone Call from Heaven – a novel. New York: Harper Collins Books, 2014. 324p.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  6
    Globalização do Mercado de Vinhos Finos e o Protagonismo Promocional das Redes Sociais.Miriam Aguiar - 2018 - Logos: Comuniação e Univerisdade 24 (3).
    Fruto de um estudo comparativo entre Brasil e França, este artigo analisa as mudanças em curso no mercado de vinhos finos, resultantes do processo de globalização e ajustes às novas realidades sociais e contextos diferenciados nos quais o produto se insere. A comunicação sobre o vinho, atualmente ampliada e diversificada pelas tecnologias digitais, multiplica consumidores e contribui para a formação de uma opinião especializada de contornos particulares. Aspectos como o perfil singular do mercado, a sensualidade e notoriedade associadas ao (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  11
    Visibilidade, vigilância, identidade e indexação: a questão da privacidade nas redes sociais digitais.Cíntia Dal Bello - 2011 - Logos: Comuniação e Univerisdade 18 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. Aparência, visibilidade e contatos: a autoprodução em sites de redes sociais e a cena da música eletrônica.Beatriz Brandão Polivanov - 2011 - Logos: Comuniação e Univerisdade 18 (1).
    Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif";} Este trabalho pretende discutir como jovens brasileiros ligados à cena da música eletrônica se autoproduzem online, através do mapeamento netnográfico de como são apropriados os sites Orkut e Facebook. Argumentamos que o pertencimento ao segundo traz marcas de distinção social e que duas questões são cruciais nesse processo: a (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Indicadores de inclusão digital: Uma análise dos multiletramentos propiciados em redes sociais online a partir da ótica do posicionamento.Liliana M. Passerino - 2011 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 13 (2):P - 7.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  3
    Os caixeiros viajantes como agentes formadores de redes sociais no Rio Grande do Sul.Caroline Von Mühlen & Rodrigo Luis Dos Santos - 2018 - Ágora – Revista de História e Geografia 20 (1):124.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Capitães de bibocas: casamentos e compadrios construindo redes sociais originais nos sertões cariocas (Capela de Sapopemba, freguesia de Irajá, Rio de Janeiro, Brasil, século XVIII).Manoela da Silva Pedroza - 2008 - Topoi. Revista de História 9 (17):67-92.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  9
    A construção do self marcário em sites de redes sociais à luz do modelo de habilidade social de Michael Argyle.Fernanda Carrera - 2015 - Logos: Comuniação e Univerisdade 1 (22).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Atores em Rede: Subjetividades e Desejos em Expansão.Brasilina Passarelli, Drica Guzzi, Hernani Dimantas & Juliana Kiyomoura - 2010 - Logos: Comuniação e Univerisdade 16 (1):60-71.
    Comportamento de usuários de programas de inclusão digital em redes sociais da informação o objetivo de identificar, temas de interesse, apropriação de tecnologia social e produção de subjetividade. Método de pesquisa qualitativo; a técnica de coleta de dados grupo de discussão; amostragem com recorte por idade e localização geográfica, capital e interior do Estado de São Paulo.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  8
    Patologias Sociais.Patrícia Weiduschadt & Vitor Garcia Stoll - forthcoming - Dissertatio:33-48.
    Este artigo apresenta uma revisão de literatura, que possui como objetivo investigar como o fenômeno corpolatria está inserido em publicações científicas. Teve como lócus três portais de buscas (Scielo, Portal de Periódicos da CAPES e Google Acadêmico) e recorte temporal de 2012 a 2021. Os dados foram analisados qualitativamente, no qual, averiguou-se a conceituação de corpolatria destacada na literatura e o local de origem dos estudos. A partir dos resultados, inferiu-se que a temática ainda é incipiente entre os pesquisadores brasileiros, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  10
    Habilidades sociais e uso de mídias sociais por adolescentes no ensino médio.Ilana Andretta, Luana Thereza Nesi de Mello, Bianca Ledur, Myllena Diessy da Silva & Vanessa Trintin- Rodrigues - 2021 - Aletheia 54 (2):44-54.
    As mídias facilitam as aprendizagens e oportunizam a expressão das Habilidades Sociais dos estudantes. Este estudo objetiva caracterizar o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação e as Habilidades Sociais de 456 estudantes de escolas privadas do Sul do Brasil. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e transversal. Utilizou-se um questionário de dados sociodemográficos, Questionário de Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação e Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes Del-Prette. O celular/ smartphone e as redes (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  23
    Tecendo as redes de apoio na prematuridade.Grace Andreani, Zaira Aparecida O. Custódio & Maria Aparecida Crepaldi - 2006 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 24:115-126.
  24.  9
    Mulheres Negras Não Foram Feitas Para Carregar Livros: Tensionamento e Resposta Social Em Rede Na Feira Pan-Amazônica Do Livro No Pará.Rosaly de Seixas Brito, Lorena Cruz Esteves & Jússia Carvalho da Silva Ventura - 2019 - Logeion Filosofia da Informação 6 (1):106-125.
    Este trabalho analisa a repercussão social do cartaz do “Salão do Livro da Região Sul e Sudeste do Pará”, evento da Feira Pan-Amazônica do Livro de 2018, para compreender como o processo de resposta social (BRAGA, 2006) impôs uma mudança institucional por parte da Secretaria de Cultura do Estado. O país homenageado foi a Colômbia e a peça de divulgação destacava uma mulher negra carregando livros na cabeça, representação das palenqueras. O fato gerou repercussão nas redes sociais e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  6
    Conversação, Mediação e Transformação na cultura da Rede.Henrique Antoun - 2017 - Logos: Comuniação e Univerisdade 23 (2).
    O processo de contínua conversação nas redes sociais aponta para transformações na consciência, no agir coletivo e na sociabilidade. Entretanto muitos se preocupam com a impossibilidade destas mudanças resultarem em transformações substantivas na representação política e na forma do Estado. Procurar avaliar criticamente o caráter da transformação é uma necessidade atual.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  38
    A espetacularização de si nas mídias sociais: o/a leitor/a-espetáculo e as pedagogias da visibilidade.Handherson Leyltton Costa Damasceno & Barbara Coelho Neves - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022019.
    Este artigo apresenta os principais temas de discussão que emergiram em um grupo de leitores de uma rede social. Discute o conceito de pedagogias da visibilidade, que no contexto atual, constituem materialidades simbólicas de uma nova maneira de se fazer existir frente a emergência das redes sociais. Foi utilizada a análise de conteúdo como técnica de pesquisa. Os resultados apontam que a discrição comedida e a introspecção como marca da personalidade leitora em tempos outros, o leitor das (...) sociais clama visibilidade e dela depende a sua sobrevivência nos espaços virtuais e estes, por sua vez, incitam-no a assumir um comportamento de auto celebrização, que é valorizado pela rede social enquanto comunidade de leitores. Apresenta uma matriz de tipificação das postagens que buscou agregar informações acerca das pedagogias da visibilidade das quais os leitores fizeram uso para serem vistos. As considerações finais apontam que nas redes sociais, ao se comportar como uma celebridade, o leitor sai dos silenciosos espaços introspectivos e solitários nos quais realizava suas leituras e tinha garantida a inviolabilidade dos seus gestos de leitor. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  6
    Investigação e Dados Sobre Patologias Sociais.Maximiliano Sérgio Cenci, Thais Piccolo Carvalho & Richéle Timm dos Passos da Silva - forthcoming - Dissertatio:49-70.
    Este texto aborda as bases teóricas e metodológicas desenvolvidas no Observatório Global de Patologias Sociais. Tal observatório visa diagnosticar patologias sociais nas áreas da saúde e da educação, além de, como prognóstico, fornecer subsídios para a organização de um instrumento capaz de captar a percepção de patologias sociais em distintas populações. A partir das discussões técnicas e filosóficas, com base nas leituras de autores da Teoria Crítica, principalmente Honneth (2006; 2011; 2016), têm-se desenvolvido, desde 2019, a organização (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  17
    Regime de informação polifônico.Gerson Moreira Ramos Junior & Patrícia Veronesi Batista - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:349-359.
    O intuito do presente trabalho é discutir o uso do termo desinformação pelo campo da Ciência da Informação (CI). A palavra, desinformação, passou a ser utilizada nos últimos anos – mais notadamente após a eleição de Donald Trump a presidência dos Estados Unidos da América, cargo que ocupou entre os anos de 2016 a 2020 - para caracterizar um comportamento pautado no compartilhamento de notícias falsas via redes sociais digitais, majoritariamente, e, por meio de técnicas de comunicação que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  10
    Relação entre o estado nutricional e a autopercepção de saúde de professores da rede pública do ensino infantil e fundamental.Cibelli Aparecida Kaplun, Braulio Henrique Magnani Branco, Regiane da Silva Macuch & Rose Mari Bennemann - 2022 - Aletheia 55 (2):66-85.
    O presente estudo teve como objetivo verificar a relação entre o estado nutricional e a autopercepção de saúde de professores que atuam em escolas da rede pública em um município da região norte do PR/Brasil. O estudo foi de natureza aplicada, analítica e transversal.O estado nutricional foi avaliado pelo índice de massa corporal e a obesidade abdominal pela circunferência da cintura. O Medical Outcomes Short-Form Health Survey-SF-36 determinou a autopercepção de saúde e o Beck Depression Inventory -BDI,a saúde mental. Participaram (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  14
    Pluralismo terminológico e desordem da informação.João Rodrigo Santos Ferreira & Edivanio Duarte de Souza - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 9 (2):86-105.
    A pesquisa aponta as condições que motivaram as mudanças nos processos de disseminação da ciência, apresentando o ambiente das redes sociais digitais como espaços unificados de comunicação e de divulgação científicas. A partir deste contexto, busca evidenciar como esses espaços estão vulneráveis à desordem da informação. Para tanto, foram levantados os principais fatores relacionados à desordem no espaço digital, especialmente, nesses processos, e indicados alguns cuidados que precisam ser considerados para evitar ou minimizar esse problema. Trata-se de uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  4
    Interação, heteroglossia e discurso na #maternidadereal.Bárbara Luisa Martins Wieler - forthcoming - Bakhtiniana.
    RESUMO O presente artigo é fruto de um estudo de doutorado acerca do ethos materno em redes sociais e tem por objetivo refletir sobre a expressão "#maternidadereal, empregada em postagens de internet. À luz do conceito de heteroglossia, de Mikhail Bakhtin, essa observação partirá da ideia de interação, fenômeno basilar e constituinte nas redes sociais. Além disso, o sentido de “real” será ponderado a partir da teoria de Jacques Lacan, para delinear as diferenças entre o discurso (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  23
    Pós-verdade, fake news e outras drogas.Valéria Cristina Lopes Wilke - 2020 - Logeion Filosofia da Informação 7 (1):8-27.
    O advento da sociedade em rede promoveu mudanças significativas na experiência-com-o-mundo. Observa-se nos últimos anos a crescente toxidade no ambiente informacional, marcado tanto pela vivência tóxica da informação que circula legalmente nas redes sociais como por informações que intoxicam os indivíduos e grupos. O objetivo é discutir, em tempos de pós-verdade e da sociedade non-stop, o aspecto tóxico da informação, que ao tornar o ambiente informacional tóxico, adoece indivíduos e também as sociedades democráticas, ao esmaecer a empatia para (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  33.  4
    Opinião Pública No Twitter: Análise da Indicação de Alexandre de Moraes Ao Stf.Felipe Bonow Soares & Raquel Recuero - 2017 - Logeion Filosofia da Informação 3 (2):18-37.
    Este estudo busca discutir e analisar a construção da opinião pública no Twitter, tomando como estudo de caso a nomeação de Alexandre de Moraes para substituir Teori Zavascki como ministro do Supremo Tribunal Federal. A base teórica é formada a partir das relações entre o conceito de esfera pública e os sites de redes sociais. Para realizar esta análise, foram adotados métodos mistos, baseados na análise de contingência e na análise de redes. O corpus deste estudo é (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  4
    Abolicionismos penais.Vera Maria Guilherme - 2015 - Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris. Edited by Gustavo Noronha de Avila.
    Direitos humanos e o tráfico de drogas : a repercussão do caso "Matemático" nas redes sociais de um debate concreto -- Drogas e governamentalidade : uma análise crítica da recente política criminal legislativa uruguaia -- Entre gritos e jeitinhos : a velha sedução das práticas autoritárias e alguns desafios para uma justiça de transição no Brasil -- "Abolicionismo Real" e liberdade : reflexões em tempos de necessidade de (auto)crítica acadêmica -- Contribuições do abolicionismo de Mathiesen para a realidade (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  6
    Interaction, Heteroglossia and Discourse in the #maternidadereal [realmaternity].Bárbara Luisa Martins Wieler - forthcoming - Bakhtiniana.
    RESUMO O presente artigo é fruto de um estudo de doutorado acerca do ethos materno em redes sociais e tem por objetivo refletir sobre a expressão "#maternidadereal, empregada em postagens de internet. À luz do conceito de heteroglossia, de Mikhail Bakhtin, essa observação partirá da ideia de interação, fenômeno basilar e constituinte nas redes sociais. Além disso, o sentido de “real” será ponderado a partir da teoria de Jacques Lacan, para delinear as diferenças entre o discurso (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  60
    A estética política do ativismo através de novas mídias.Meg Stalcup - 2016 - In Marinyze Prates de Oliveira & Jonathan Warren (eds.), Miradas sobre o Brasil: cultura, arte e poder. Editora da Universidade Federal da Bahia. pp. 13-33.
    Neste capítulo, analisa-se a documentação visual dos protestos de 2013, contrastando a cobertura da grande mídia em São Paulo e Rio de Janeiro com a de ativistas usando as tecnologias de nova mídia. Os temas centrais são a forma como o exercício do poder político é mediado através de novas tecnologias de mídia e a racionalidade política que anima os ativistas. Dito de outro modo, pergunta-se: por que os atores criaram imagens da forma que o fizeram e que objetivos políticos (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Cyberbullying: preocupação dos professores e o envolvimento da escola // Cyberbullying: preocupation of teachers and school's involvement.Maria José Carvalho de Souza Domingues & Tambosi - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (1):90-103.
    Inicialmente restrita aos muros escolares, a violência entre alunos passou a se manifestar também de forma online, por meio de redes sociais, estabelecendo a expressão cyberbullying. Sob esta perspectiva, há um consenso na literatura da área, de que cabe à escola se posicionar e assumir o compromisso de inibir estas práticas e estimular o convívio pacífico entre os alunos, dentro e fora da escola. Apesar da relevância da questão, a temática do cyberbullying ainda é pouco estudada de forma (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  17
    O ‘futuro não é mais como antigamente’.Marcelo Calderari Miguel & Rosa da Penha Ferreira da Costa - 2021 - Logeion Filosofia da Informação 7 (2):202-217.
    Introdução: as inovações tecnológicas que surgem no contexto dos Arquivos estão diretamente ligadas à sua capacidade de evolução e adaptação. Descobrir e estudar quais dessas novas tecnologias podem ser mais bem aproveitadas nos Arquivos pode ser a diferença entre evoluir ou padecer. Objetivo: mapear as tendências recentes encontradas na literatura científica sobre as mudanças que estão ocorrendo nos Arquivos. Metodologia: foi realizada uma revisão de literatura, para determinar as principais tendências encontradas na literatura científica recente, a partir do ano de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  4
    Rádio em ambientes digitais: experiências de segmentação em aplicativos para dispositivos móveis.Sônia Caldas Pessoa, Nair Prata & Kamilla Avelar - 2017 - Logos: Comuniação e Univerisdade 24 (1).
    A presente pesquisa realiza um estudo de caso de uma rádio transmitida por meio do aplicativo WhatsApp e suas dinâmicas interativas em páginas em redes sociais online. Entre os objetivos deste estudo de inspiração etnográfica de uma rádio segmentada estão a descrição e análise dos processos de transmissão, circulação da produção de textos audioverbovisuais, modelo de negócio e interação com os ouvintes usuários do aplicativo. Pretende-se compreender possíveis experiências de pessoas comuns em ambientes digitais que provocam tensões entre (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  2
    O Problema da Identidade Nas Tecnologias da Informação e Comunicação.Cleyton Leandro Galvão - 2020 - Logeion Filosofia da Informação 6 (2):104-114.
    Uma das questões mais difíceis de discernir no âmbito do uso das TICs é decidir o que seria aquilo que chamamos de identidade. Há termos que se referem a partes ou momentos específicos da identidade nas TICs, tanto ao uso quanto ao desenvolvimento que essas identidades podem ter em relação ao envolvimento do usuário. Deste modo, afirmamos que existe uma forma de compreender a identidade no uso das TICs como tentativa de se livrar deste emaranhado de termos e conceitos dispersos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  9
    Circumscribere na pandemia.José Luiz Goldfarb - 2020 - Circumscribere: International Journal for the History of Science 26:I.
    O ano de 2020 será lembrando como um período de profundas transformações nas sociedades no mundo. A pandemia causada pelo novo coronavírus interrompeu o fluxo normal das atividades humanas. Isolados em suas casas, professores e pesquisadores de diferentes áreas e países tiveram de reinventar seu modo de produzir e transmitir o conhecimento científico. O uso de ferramentas tecnológicas foi fundamental nesse sentido; por meio de plataformas como Teams, Zoom, Google Meet, entre outras, esses profissionais conseguiram dar continuidade às aulas, reuniões, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. Mind, beliefs and internet social media: a Peircean perspective.Priscila Monteiro Borges & Tarcísio Cardoso - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (2):e02400134.
    Resumo: Mente é, para Peirce, um sistema de crenças que age para alcançar um determinado propósito. Não apenas Peirce atribui mente a instituições e grupos sociais, mas o desenvolvimento da mente depende da extensão dela além das mentes humanas individuais. Portanto, comunidades ou instituições sociais incorporam hábitos sociais e agem como mentes, com propósitos próprios, fixando crenças de dois tipos: crenças de importância vital e crenças teóricas, que têm relação com o conhecimento e a verdade. Redes (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Apresentação.Fernando do Nascimento Gonçalves - 2008 - Logos: Comuniação e Univerisdade 15 (2):7-9.
    A crise dos modelos de representação fundadas em unidades coerentes e ordenadas parece ter como um dos traços o que Bruno Latour (1993) chamou de “híbridos”(1). Os híbridos são a figura da multiplicidade que não cabe em categorias e que a modernidade “varia para baixo do tapete”. Atualmente, assistimos ao “retorno dos que nunca foram”, que interpelam de forma contundente nossas formas de vida, fortemente apoiadas na técnica. Mas como apreender os fluxos de discursos e práticas mediatizadas que nos atravessam (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  7
    O valor volta á política: discutindo a política a partir da filosofia e da história.Renato Janine Ribeiro - 2023 - São Paulo: Edições Sesc.
    Quais são as causas do descontentamento das pessoas com a política, pergunta-se o filósofo Renato Janine Ribeiro na abertura de O Valor Volta à Política, coletânea de artigos escritos entre 2011 e 2015, num momento de forte otimismo com um país que, após consolidar a democracia, parecia destinado a fortalecê-la e se desenvolver. O retrocesso que o atingiu - assim como a outros países - substituiu a política pelo ódio. Mais que o antipetismo, o maior triunfo desse furor foi a (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  10
    “Isso é verdade?” – a “infodemia” da pandemia: considerações sobre a desinformação no combate à COVID-19.Victor André Pinheiro Cantuário - 2020 - Investigação Filosófica 11 (2):175.
    O presente trabalho trata do tema “desinformação na pandemia da COVID-19”, identificando como problema se notícias falsas realmente têm causado algum impacto no combate à doença. Para isso, tem como objetivo discutir alguns aspectos explorados por notícias falsas como a origem do vírus, as formas de propagação e tratamentos disponíveis. A fim de cumprir o referido objetivo, recorre à consulta a notícias disponíveis _on-line_ e veiculadas por sítios da imprensa formal, bem como faz uso do suporte de Foucault, Janich, Levinson, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. Inovações educacionais versus cultura escolar: as implicações dos paradigmas de formação docente e da incorporação do uso pedagógico das TICs aos processos escolares.Luciene Aparecida da Silva & Lucília Regina de Souza Machado - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (2):119-131.
    Este ensaio aborda as tensões emergentes do antagonismo entre a demanda pelo fomento à disseminação das inovações educacionais e a cultura escolar vigente. Em face da discussão de conceitos e modelos de disseminação das inovações educacionais, são focalizadas as lacunas dos paradigmas de formação docente e suas implicações na conformação da cultura escolar vigente. Nesse contexto, a incorporação do uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) aos processos educacionais escolares é problematizada como estratégia promissora à indução da cultura (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  17
    Da magia ao ciberespaço: a imagem como mediação das angústias primitivas.Marsiel Pacífico & Luiz Roberto Gomes - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (2):383-401.
    Para lidar com seus medos primitivos, o homem utilizava a imagem como mediação destas tensões. Nas pinturas rupestres das cavernas e nas práticas de magia, rituais buscavam apaziguar as decorrências de nossas fragilidades, sobretudo na dimensão da finitude do homem tensionada pela sua relação com a natureza. A tentativa de superação desta tensão deu-se, historicamente, sob a égide da razão. Todavia, na falência do plano moderno do esclarecimento pautado no desencantamento do mundo, que se daria pela elevação dos sujeitos em (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Contribuições Fenomenológicas e Hermenêuticas para a Compreensão da Condição Humana.Adelma Pimentel - 2022 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 10 (2):71-86.
    Condição humana foi afetada de modo polarizado desde que o projeto iluminista consolidou rupturas entre o senso-comum, a fé, instituindo a ciência e a racionalidade cognitiva como parâmetros balizadores das concepções binárias de sujeito e de intervenções clínicas em contextos de saúde mental. Atualmente a internet e as Tecnologias de Informação e Comunicação adensam o afastamento holístico da condição humana, ao instituir as redes sociais virtuais como meio de ideais de sujeitos. Convive-se com as teses de “morte do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  7
    Sequestro e resgate do conceito de necropolítica: convite para leitura de um texto.Suze Piza - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (spe):129-148.
    Resumo: Neste ensaio filosófico, discute-se o uso superficial que tem sido feito pela academia, de um modo geral, do conceito de necropolítica do filósofo camaronês Achille Mbembe, bem como da apropriação desse conceito nas redes sociais. Expõem-se as origens filosóficas do conceito e a tradição em que ele está inserido, com indicação de fontes fundamentais para sua construção. Com isso, procura-se expor, mesmo que sumariamente, uma definição da necropolítica, ao mesmo tempo que se convoca o leitor ao estudo (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  6
    #Justiçapormiguel: Visualidades resolutivas.Marina Feldhues & Juliana Nascimento Torezani - 2021 - Logos: Comuniação e Univerisdade 27 (3).
    Mobilizadas pelas imagens do protesto “Ato em memória de Miguel” que circularam reiteradamente, nas redes sociais, nos meses de junho e julho passados, realizamos este trabalho analítico e reflexivo sobre algumas imagens relacionadas ao evento da morte do menino Miguel e as cenas de valor dão ver, propondo e operando o conceito de visualidades resolutivas. Para tal, nos auxiliaram na realização deste trabalho os conceitos de: evento racial na perspectiva de Denise Ferreira da Silva ; raça por Stuart (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000