Results for ' Expedição Langsdorff, História do Brasil, expedições científicas do século XIX'

1000+ found
Order:
  1.  5
    O espírito da Expedição Langsdorff, diplomacia científica e a identidade cultural brasileira.R. P. Macedo-Soares Alencar - 2019 - Cultura:125-155.
    Este artigo recorda os principais aspectos e motivações da Expedição Langsdorff, missão de reconhecimento do interior do Brasil iniciada em 1821, composta pelo cônsul russo barão Langsdorff, o pintor alemão Moritz Rugendas, Aimé-Adrien Taunay, Nicolas-Antoine Taunay, o polígrafo Hercules Florence e o especialista em mapas Néster G. Rubtsov. Busca diferenças entre esta expedição e iniciativas outras, a título de exemplo, as dos bandeirantes e jesuítas, bem como a expedição indigenista de Rondon, e propõe o aprofundamento das investiga­ções. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  14
    Intelectuais na “selva brasileira”: representações de imigrantes poloneses sobre o Brasil e seus habitantes a partir da perspectiva da “cultura do imperialismo” no final do século XIX.Rhuan Targino Zaleski Trindade - 2018 - Dialogos 22 (3):109-127.
    Durante a “febre brasileira”, parte do processo imigratório polonês para o Brasil, na última década do século XIX, diversos intelectuais poloneses acompanharam o deslocamento, instalação e adaptação dos patrícios nos estados do sul. Os intelectuais provindos a serviço de uma sociedade científica chamada Grupo de Lwów, localizado na parte austríaca da Polônia partilhada, vinham com ideais de analisar a presença dos poloneses já instalados e acompanhar a trajetória dos novos emigrantes. Ao produzirem textos, deixaram suas impressões sobre o Brasil (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  39
    A pintura de história no Brasil do século XIX: Panorama introdutório.Maraliz De Castro Vieira Christo - 2009 - Arbor 185 (740):1147-1168.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Fragmentos da arte clássica no espelho do século XIX: Uma alusão à arquitetura.Adriana Medeiros - 2013 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (26):77-88.
    O espelho da arte clássica se multiplicou em fragmentos e influenciou a arquitetura grega e seus desdobramentos, verificados no decorrer do que rotulamos chamar de história da arte. A arquitetura e o urbanismo praticados pelos gregos, e mais tarde pelos romanos, foi elemento de inspiração para personalidades de liderança e artistas nos grandes períodos históricos da humanidade, onde a cidade era tida como elemento principal da vida política e social dos povos. Do clássico ao neoclássico, o desdobramento inspirado na (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  31
    Com efeito, a elite portuguesa no Brasil foi o principal agente de difusão do discurso panlusitano e de uma aproximação luso-brasileira. Assim, para comemorar o primeiro centenário da independência brasileira, foi publicada a História da colonização portuguesa do Brasil, cujo primeiro volume foi lança-do em 1921. O escritor e jornalista português Carlos Malheiro Dias, uma das.História da Colonização Portuguesa Do Brasil - 2008 - In Reis Filho, Daniel Aarão & Denis Rolland (eds.), Modernidades alternativas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil: FGV Editora.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  10
    Caçadores-coletores: Ciência e caça nas expedições científicas norte-americanas no Brasil.André Julião - 2021 - Circumscribere: International Journal for the History of Science 27:24.
    Em 1933, o Governo Provisório liderado por Getúlio Vargas criou o Conselho de Fiscalização das Expedições Artísticas e Científicas no Brasil, com o objetivo de coibir a saída do país de objetos de seu patrimônio natural e artístico e garantir uma parte do que fosse coletado no país para as instituições brasileiras. Num momento de aproximação do Brasil com os Estados Unidos, que competia com a Alemanha por influência no país mesmo antes da eclosão da Segunda Guerra, cientistas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  18
    O cotidiano das crianças italianas do lado de lá e de cá do oceano Atl'ntico: algumas considerações sobre a inf'ncia entre fins do século XIX e início do século XX / The children’s daily life in the both sides of the Atlantic ocean: considerations about childhood between the end of the 19th century and the early 20th century. [REVIEW]Claudia Panizzolo - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:135-155.
    Condições objetivas favoreceram a emigração, determinadas e muitas vezes acompanhadas de um conjunto bastante complexo de transformações que ocorriam na Europa. As crianças compuseram um grupo social que sozinhas, acompanhadas por adultos ou juntamente com seus pais, saíram da Península Itálica, na maioria das vezes, em meio à fome e à miséria. O presente texto tem por objetivo investigar o cotidiano marcado pelo trabalho vivido pelas crianças italianas, sobretudo, das camadas menos favorecidas, desde antes do embarque até a chegada em (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  6
    O Passado Presente, ou como se escrevia a história do tempo presente no século XIX. Gonçalves de Magalhães e a Memória Histórica da Revolução da Província do Maranhão.Eliete Lucia Tiburski - 2018 - Dialogos 22 (1):205.
    O artigo apresenta a questão da história do tempo presente e suas relações com o conceito de história no início do século XIX no Brasil. As reflexões serão feitas a partir do trabalho de Gonçalves de Magalhães intitulado Memoria Historica e Documentada da Revolução da Provincia do Maranhão desde 1839 até 1840, publicado na Revista do IHGB em 1848. Trata-se de analisar a condição do historiador enquanto sujeito que intervém em seu próprio tempo, a delimitação do campo (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Cor e hierarquia social no Brasil escravista: o caso do Paraná, passagem do século XVIII para o XIX.Cacilda Machado - 2008 - Topoi. Revista de História 9 (17):45-66.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  15
    As cidades e as vozes: histórias de migração em espaços urbanos do Sul do Brasil na metade do século XX.Danielle Heberle Viegas - 2018 - Ágora – Revista de História e Geografia 20 (1):16.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  26
    Uma história social e política dos guardas nacionais de São Leopoldo no Rio Grande do Sul do século XIX -doi: 10.4025/dialogos.v17i2.757. [REVIEW]André Atila Fertig - 2013 - Dialogos 17 (2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  43
    Escrever a História através da culpa: as beatas do Juazeiro nos Arquivos do Vaticano.Edianne dos Santos Nobre - 2015 - Horizonte 13 (39):1450-1479.
    In the late nineteenth century the Diocese of Ceará has started a trial to investigate about the transformation of the Holy Particle in flesh and blood in the mouth of devout Maria Magdalena do Espírito Santo de Araújo. The phenomena occurred in March 1889 and the inquiries were produced between 1891 and 1892 that were sent to the Holy See in 1893. In 1894, the Holy See ditacte a decree in which, it condemned Maria de Araújo and eight other women (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  3
    Ensino de história e cultura popular numa nação imperial: o caso da Grã-Bretanha na segunda metade do século XIX.Thiago de Alencar - 2019 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 25 (2):64-88.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Políticas educacionais integradoras: propostas curriculares do Brasil e da Argentina // Integrative Educational Policies: Argentina and Brazil’s plans of studies.Léia Adriana da Silva Santiago & Ranzi - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (1):144-181.
    O objeto da reflexão, neste artigo, são as propostas curriculares veiculadas a partir da segunda metade do século XIX, no Brasil e na Argentina. A questão que se coloca é perceber quais os conteúdos que estão incluídos sobre a América Latina, nestas propostas curriculares, se há semelhanças e diferenças entre estes documentos e se os conteúdos veiculados nas propostas curriculares implantadas a partir de 1995, nestes dois países, refletem as mudanças no ensino de história, sugeridas pelo MERCOSUL Educacional. (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  5
    Kierkegaard e as Ciências Naturais No Século XIX.Natalia Mendes Teixeira - 2023 - Dissertatio 54:3-31.
    O filósofo dinamarquês Søren A. Kierkegaard é frequentemente lido, dentro da própria tradição intérprete, como um crítico das Ciências Naturais (Naturvidenskaben). 1 Neste artigo, pretendo argumentar, ao contrário, que Kierkegaard: (i) foi crítico de uma determinada prática científica do seu tempo epistemicamente frágil e dos cientistas naturais que a adotavam construindo uma proposta judiciosa do papel da Ciência na interpretação do mundo; (ii) interessou-se pelas Ciências Naturais, inclusive pelos trabalhos do seu primo, o paleontólogo Peter Wilhelm Lund, e as pesquisas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  24
    Um embate ideológico: Estado - igreja no crepúsculo do século XIX no brasil.Ms Edgar da Silva Gomes - 2007 - Revista de Teologia 2.
    Este artigo apresenta uma noção do embate velado entre a Igreja Católica e o Estado brasileiro para dominar a sociedade civil na transição império – república, um para não perder sua influência secular, o catolicismo, e outro, o Estado, para não se deixar influenciar pela ideologia antagonista ao projeto positivista-liberal a ser implementado naquele contexto onde o slogan fala por si "ordem e progresso".
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  10
    Imprensa católica e identidade ultramontana no Brasil do século XIX: uma análise a partir do jornal O Apóstolo.Ana Rosa Cloclet da Silva - 2020 - Horizonte 18 (56):542-542.
    O presente artigo analisa a experiência brasileira da secularização, observando o modo como, nas páginas da imprensa católica publicada na segunda metade do século XIX, o religioso e o secular se articularam de diferentes maneiras e se modelaram reciprocamente. Como argumento central, sustenta que a difusão das formas impressas, considerada uma das principais condições históricas associadas ao advento da modernidade ocidental, foi também responsável, no contexto analisado, pela veiculação dos referenciais associados ao catolicismo romanizado e a uma Igreja independente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  28
    “Na linguagem clara e compreensível do povo”: História e cotidiano politizado nas poesias de lundus (Rio de Janeiro, segunda metade do século XIX).Silvia Cristina Martins de Souza - 2019 - Dialogos 23 (2):123.
    Este artigo explora as relações entre história e literatura considerando a literatura um testemunho que pode ser lido, desconstruído e submetido ao mesmo escrutínio ao qual os historiadores submetem outras fontes que lhes permitam ter acesso à compreensão de redes e tensões sociais mais amplas. Nele são utilizadas poesias publicadas no cancioneiro Trovador: coleção de modinhas, recitativos, árias, lundus, etc.., com o objetivo de mostrar como seus autores estabeleceram um diálogo entre si e com seus leitores acerca de um (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  12
    A educação do negro na imprensa paulista do fim do século XIX.Kadine Teixeira Lucas & Daniel Ferraz Chiozzini - 2020 - Educação E Filosofia 33 (69):1433-1465.
    A educação do negro na imprensa paulista do fim do século XIX Resumo: O presente artigo é parte de uma pesquisa que contempla os projetos para a educação dos ingênuos veiculados na imprensa paulista entre a promulgação da Lei do Vente Livre e os anos subsequentes à abolição da escravidão. Tomando como pressuposto que as ideias são produtos culturais gestados em redes de sociabilidade, analisamos de que maneira as noções acerca de raça e modernização relacionavam-se às propostas educativas para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  47
    Psicologia e presença feminina nos discursos médico e católico na primeira metade do século XX.Flávia Moreira Oliveira, Adriana Amaral do Espírito Santo, Marcela Peralva Aguiar & Ana Maria Jacó Vilela - 2010 - Revista Aletheia 31:184-198.
    Este artigo pretende analisar as interfaces da produção científica feminina no início do século XX com a constituição do espaço psi no Brasil, utilizando para tanto um artigo do periódico católico "A Ordem" e uma tese da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Para sermos mais precisos, nosso recor..
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  21
    Um embate ideológico: Estado-igreja no crepúsculo do século XIX no brasil.Ms Edgar da Silva Gomes - 2007 - Revista de Teologia 2.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  20
    A aurora de um poder industrial: notas sobre a história econômica dos euana passagem do século XIX ao XX.Vagner Lu da Silva - 2008 - Diálogos (Maringa) 12 (2-3).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  9
    A aurora de um poder industrial: notas sobre a história econômica dos euana passagem do século XIX ao XX.Vagner Lu da Silva - 2008 - Dialogos 12 (2e3).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  17
    Festas devocionais em Mazagão Velho : crenças e rituais na história de uma sociedade.Adriene dos Anjos Noronha - 2017 - Horizonte 15 (47):1076-1077.
    Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre a religiosidade em Mazagão Velho, expressa por meio das festas devocionais que ali ocorrem, buscando compreendê-las como um elemento histórico de coesão social. Para tanto, parte-se do estudo da mentalidade formada no Brasil colônia com sua ideologia de expansão da fé cristã. É nesse contexto que toma forma o catolicismo popular. A localidade escolhida como base para este estudo apresenta especificidades que a tornam um caso único. Ela traz a memória das antigas lutas entre (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  15
    Uma imigrante brit'nica no Paraná na segunda metade do século XIX: na escrita de seu diário, memória, história e representação de si - doi: 10.4025/dialogos.v17i1.710. [REVIEW]Ana Maria Rufino Gillies - 2013 - Dialogos 17 (1).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  12
    "Nietzsche, intérprete do Brasil"? A recepção da filosofia nietzschiana na imprensa carioca e paulistana no final do século XIX e início do XX.Geraldo Dias - 2014 - Cadernos Nietzsche 35:89-107.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  10
    A Neoescolástica e o pensamento conservador católico do século XIX: uma leitura histórico-teológica.Victor Clemente Muller - 2017 - Revista de Teologia 11 (19):118-129.
    O objeto da discussão se propõe a buscar na origem do pensamento conservador do XIX e na sua relação com a teologia neoescolástica à chave interpretativa da renovação eclesial e teológica proporcionada pelo Concilio Vaticano II. A vinculação entre teologia e dogmática católica e sua relação com o pensamento conservador pretendem assegurar o retorno a um ideal da cristandade através de uma oposição cerrada com uma filosofia combativa e uma teologia dogmática “antimodernista”. Por um lado, o pensamento conservador alcança seu (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. Das casas às roças: comunidades de candomblé no Rio de Janeiro desde o fim do século XIX.Roberto Conduru - 2010 - Topoi: Revista de História 11 (21):178-203.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  11
    Da injúria da preta Sabina para o contexto escravista na segunda metade do século XIX.Marina Camilo Haack - 2018 - Ágora – Revista de História e Geografia 20 (1):68.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. Os limites da ordem: respostas à ação da polícia em Vitória ao final do século XIX.Geraldo Antonio Soares - 2009 - Topoi: Revista de História 10 (19):112-132.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. Uma arqueologia do pensamento de Wilhelm Wundt: Por que a psicologia científica ainda não chegou ao século XIX? [REVIEW]Carlos Eduardo Lopes - 2011 - Psicologia Em Pesquisa 5 (1):91-94.
  32. A influência da Maçonaria na formação social brasileira do Século XIX.Diego de Paula Deodato - 2010 - História 29:06.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  9
    A “Coleção Cope” e os fósseis na Estrada de Ferro da Bahia - São Francisco.Valéria Gallo, Bruno Araújo Absolon & Francisco José de Figueiredo - 2023 - Filosofia E História da Biologia 18 (1):73-95.
    As coleções paleontológicas representam uma herança natural e cultural, que deve ser salvaguardada em acervos institucionais. Dentre elas, destaca-se a Coleção de Paleovertebrados do Departamento de Geologia e Paleontologia do Museu Nacional (DGP-MN), que sofreu uma considerável perda, em decorrência do incêndio sofrido por este museu em 2018. Uma forma de recuperar as informações históricas e científicas desta coleção está em seu registro iconográfico. Nesse contexto, o presente trabalho inventaria e ilustra o acervo, que ficou conhecido no Departamento de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  7
    Saúde pública na capital do império do Brasil: escravidão, epidemias, assistência.Tânia Salgado Pimenta - 2022 - Araucaria 24 (51).
    Neste artigo pretendemos analisar a organização da regulamentação e fiscalização de atividades relacionadas à saúde pública, atentando para as mudanças no contexto histórico. Em nossa investigação, apontamos a importância das primeiras grandes epidemias de febre amarela e de cólera no Brasil em meados do século XIX que contribuíram para a centralização das ações do governo imperial. Também consideramos as mudanças na oferta de assistência à saúde, identificando os grupos sociais mais vulneráveis na sociedade escravista. Documentos governamentais, legislação e escritos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  26
    Ser mãe: o amor materno no discurso católico do século XIX.Raquel dos Santos Sousa Lima & Igor Salomão Teixeira - 2008 - Horizonte 6 (12):113-126.
    Resumo Este artigo analisa parte do discurso que a Igreja Católica teceu sobre as mulheres, enfatizando o tema da maternidade durante o século XIX. O enfoque parte da Bulla Sylabus (1864), expedida no pontificado de Pio IX, e da encíclica Rerum Novarum (1891), do Papa Leão XIII. Entre a segunda metade do século XIX e a Primeira Guerra Mundial, a Igreja passou pelo processo conhecido como "romanização", caracterizado pela preocupação moral e disciplinar do clero diante de críticas do (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. O intertexto de Plutarco no discurso literário do século XIX.Manuel dos Santos Alves - 1995 - Humanitas 47:953.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  33
    Emancipacionism and Abolicionism – a debate in Brasil of slavery.José D’Assunção Barros - 2008 - Cultura:199-231.
    Este artigo, inserido no âmbito da História das Ideias, busca elaborar um panorama das posições que se contrastam no interior do conjunto de discursos anti-escravistas do século XIX, enfatizando as nuances presentes nas posturas “emancipacionista” e “abolicionista”, e no interior desta última as nuances que podem ser identificadas e que distinguem um abolicionismo moderado de um abolicionismo radical. O ponto de partida da análise é a distinção entre dois modos de conceber a Escravidão: como Desigualdade ou como Diferença. (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  29
    A Instrução Proposta por Caxias: Uma Análise do Panorama Educacional Rio Grandense do Século XIX.Hardalla Santos do Valle & Eduardo Arriada - 2012 - Dialogos 16 (1).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  37
    O Liceu D. Afonso na Província de São Pedro do século XIX: aspectos históricos de uma cultura escolar.Hardalla Santos do Valle & Eduardo Arriada - 2012 - Dialogos 16 (Supl.).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  47
    Teatro político no Brasil.Iná Camargo Costa - 2001 - Trans/Form/Ação 24 (1):113-120.
    Trata-se de uma caracterização do teatro político no Brasil, a partir da história do teatro político desde a Antigüidade, passando pelo século XIX, pelo teatro americano e chegando ao teatro brasileiro dos anos 60.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  89
    Feminismos no Nordeste brasileiro. Histórias, memórias e práticas políticas.Mary Ferreira - 2011 - Polis 28.
    O feminismo no Brasil é remanescente do movimento sufragista que eclode no século XIX, tem suas primeiras “vitórias” no início do século XX e mudanças substanciais no final desse século. Tais mudanças, entretanto, não se deram de forma natural, uma vez que mudanças sociais são resultantes de processos de luta, reivindicações, mediações e ação permanentes. Ao refletir sobre as memórias do feminismo no Brasil buscamos abrir olhos e mentes que permitam refletir os passos largos que possibilitaram construir (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  14
    Das memórias do arco do cego: divulgação científica na américa portuguesa do século XVIII.Christian Fausto Moraes dos Santos - 2008 - Dialogos 12 (1).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  29
    A Ideia de uma Ciência da Alma: Christian Wolff e o Surgimento da Psicologia Científica na Alemanha.Saulo De Freitas Araujo - 2020 - Doispontos 17 (1).
    Apesar do crescente interesse despertado pela figura de Christian Wolff nas últimas décadas, a compreensão de seu pensamento ainda enfrenta obstáculos e desafios. De um lado, na história da filosofia, não é raro encontrarmos um Wolff compreendido a partir de Kant. De outro, na história da psicologia, pode-se falar de uma estranha negligência do papel exercido por Wolff no desenvolvimento de uma ciência psicológica autônoma, especialmente na tradição alemã, que vai culminar na separação radical entre filosofia e psicologia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  13
    Biografia como gênero na história das ciências – O caso do físico David Bohm.Olival Freire Junior - 2020 - Circumscribere: International Journal for the History of Science 25:40-56.
    Neste artigo, analisamos os desafios historiográficos relacionados à produção de biografias no âmbito da História da Ciência. Em especial, discutimos as ideias apresentadas pelo historiador francês Jacques Le Goff em seu livro São Luís, publicado em 1996. Essa análise, de natureza teórica e metodológica, é cotejada com o esboço panorâmico da biografia do físico norte-americano David Bohm, recentemente publicada sob o título David Bohm – A Life Dedicated to Understanding the Quantum World. O tema tem relevância também para a (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  15
    Estudo comparativo técnico-militar dos exércitos da Batalha de Hastings de 1066 nas fontes anglo-normandas do século XI.Jaime Estevão Dos Reis & Lucio Carlos Ferrarese - 2016 - Diálogos (Maringa) 20 (3):42.
    Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar as diferenças técnicas e militares entre o exército normando de Guilherme da Normandia e o exército anglo-saxão de Haroldo Godwinson que se confrontaram na Batalha de Hastings de 1066. Para isso, utilizamos como fontes a Tapeçaria de Bayeux e a Crônica de Guilherme de Poitiers, bem como dialogamos com a historiografia da história militar inglesa. Dessa forma, observamos que as diferenças de armas e estratégias existentes entre os exércitos anglo-saxões e normandos, influenciadas (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  5
    Lições de Darcy: Do Modernismo Do Século XX À Pandemia Do Século XXI.Pedro Duarte - 2022 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 28:161-169.
    O artigo analisa os motivos que fizeram o pensador indígena Ailton Krenak temer um metafórico segundo exílio de Darcy Ribeiro: se o primeiro foi político, após o Golpe Militar de 1964, o mais recente seria intelectual, pelo esquecimento de sua obra. Formula-se, como hipótese, que dois fatores ajudam a entender a ameaça de exílio do legado de Darcy Ribeiro: o primeiro é a forma de escrita ensaística e imaginativa dos seus livros, que desafia o cientificismo acadêmico; o segundo é o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  19
    Nietzsche, a crítica ao antiquarianismo e uma nova história dos valores.Raylane Marques Sousa & Eduardo Ferreira Chagas - 2018 - Philósophos - Revista de Filosofia 23 (2).
    O objetivo mais geral de nosso artigo é examinar a crítica de Nietzsche ao antiquarianismo e suas relações com a genealogia. Em primeiro lugar, ocupar-nos-emos com a crítica de Nietzsche à erudição e à história antiquária do século XIX e sua centralidade no pensamento do filósofo, em que história aparece não como simples atividade de erudição e pesquisa antiquária, mas como saber a serviço da vida. Depois de nos debruçarmos sobre a ideia de que Nietzsche é um (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Educação feminina: Memórias E trajetórias de mulheres/professoras do instituto de educação Régis Pacheco.Daniela Regina Souza Brito & Alfrancio Ferreira Dias - 2013 - Saberes Em Perspectiva 3 (5):117-135.
    O presente estudo objetivou analisar a questão da educação feminina, enfatizando a trajetória da mulher na ampliação das oportunidades educacionais e sociais através da profissionalização do Magistério representado pelo Instituto de Educação Régis Pacheco na cidade de Jequié/BA, verificando as transformações ideológicas e sociais que ocorreram no modelo educacional do Brasil e a relação estabelecida entre mulher/educação/curso normal, em meados do Século XIX e Século XX. Abordamos a educação feminina como experiência e prática social histórica que se constitui (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  10
    Ministério dos Presbíteros – A Igreja no século XIX.José Ulisses Leva - 2015 - Revista de Teologia 9 (16):160-179.
    Ministry of Priests – the Church in the 19th century aims to be an analysis of the Church positions in relation to their Priests. The scope of this paper intends to know the ministerial life of the priests who were allied to the Church and lived in the period of the Catholic Reformation on the eve of the festivities of his Conciliar Golden Jubilee. How to understand the Ministry of Priests in the Church in the 19th century? How to understand (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  4
    Dos rom'nticos a Nietzsche. Oito estudos sobre a Filosofia do século XIX.Tulipa Martins Meireles - 2018 - Cadernos Nietzsche 39 (3):279-292.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000