Results for 'Produção capitalista'

991 found
Order:
  1. Considerações Sobre Processo de Produção Capitalista ea Precarização do Trabalho Docente na Escola.Jefferson Carriello do Carmo - 2010 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 12 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  6
    Exposição e história em Formas que precedem a produção capitalista, de Karl Marx.Lutti Mira - 2023 - Dissertatio 54:33-69.
    Este artigo possui como intuito realizar uma leitura do excerto Formas que precedem a produção capitalista que procura o localizar no interior da concepção de exposição levada a cabo nos Grundrisse, conjunto de manuscritos redigidos por Karl Marx entre 1857-58. Desse ponto de vista, menos que uma doutrina da sucessão dos modos de produção, encontramos no referido excerto um ponto nodal do projeto da crítica da economia política: a exposição do “passado situado por detrás” do sistema (...) revela os “pontos em que a análise histórica tem de ser introduzida”, o que acarreta uma concepção de crítica da ideologia cuja característica fundamental é a inserção metódica de elementos históricos. Trata-se, num primeiro momento, de fazer ver de que modo o andamento expositivo dos Grundrisse concebe o capital como sujeito: capaz de colocar seus próprios pressupostos e reproduzir-se a partir deles, o capital se estabelece como um modo de produção que olvida seus pressupostos históricos, especialmente a acumulação primitiva, o que levou às representações ahistóricas do capital por parte dos economistas políticos que Marx criticou em sua obra de maturidade. Num segundo momento, tendo já delimitado a concepção de exposição que sustenta Formas que precedem a produção capitalista, propomos uma análise desse excerto que evidencia a compreensão marxiana da história como notadamente descontinuísta e anti-evolucionista. Argumentamos, por fim, que a concepção de exposição desenvolvida por Marx nos Grundrisse, ao metodicamente “corrigir a maneira idealista da exposição” provinda da dialética hegeliana, consegue levar a cabo tanto uma crítica da economia política quanto uma fundamentação da dialética materialista. (shrink)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  13
    Da Aparência À Essência da Derivação da Forma Mercadoria: A Forma Das Relações Socioeconômicas No Modo de Produção Capitalista.Gilberto Davanço Neto - 2024 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (39):182-212.
    Este artigo tem o objetivo de desvelar o núcleo da forma das relações socioeconômicas no sistema capitalista de exploração para acumulação de propriedade privada. Referido núcleo deriva nos sujeitos de direito, no Estado e nas demais instituições que derivam do modo de produção posto pela classe socioeconômica dominante que detém a propriedade privada dos meios de produção. Por meio do método materialismo histórico-dialética em Karl Marx e sob a ótica da interpretação filosófica e científica de Evguiéni Bronislavovitch (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  12
    Capitalismo naturalista e modo de produção capitalista: crítica ao pensamento de Eugênio Gudin.Maria Borges & João Bocchi - 2019 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 25 (2):191-214.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  31
    A produção social da linguagem: uma leitura do texto de Mikhail Bakhtin , Marxismo e filosofia da linguagem.Lauro Frederico Barbosa da Silveira - 1981 - Trans/Form/Ação 4:15-39.
    Diante do problema de fundamentar criticamente a produção semiótica no interior da formação econômica e social capitalista e mesmo da fase inicial de implantação do socialismo, BAKHTIN, ou seu discípulo VOLOCHINOV, discute as proposições da lingüística de tradição saussuriana e do subjetivismo individualista dos vosslerianos e, evitando o mecanicismo pretensamente marxista, propõe o estabelecimento da instância social e ideológica da formação do discurso. Após elaborar os fundamentos gerais da produção social dos signos, detém-se na análise dos discursos (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  14
    A ilegalidade de bens e direitos no sistema capitalista: uma análise a partir do pensamento de Michael Foucault.Márcio Bonini Notari - 2020 - Investigação Filosófica 10 (2):85.
    Michel Foucault embora não tenha sistematizado uma Teoria ou Filosofia do Direito em sentido estrito e, mesmo não sendo da área jurídica,construiu suas propostas em diversas obras, as quais acabam tecendo críticas e considerações acerca do Direito Penal e do Sistema de Justiça Criminal, a partir do modelo panóptico e das novas formas de punição no ambito do cárcere, envolvendo a transição do modelo feudal para o sistema capitalista de produção. Nesse sentido que se pode perguntar: qual a (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  7
    Limites e equívocos do conceito de acumulação fordista: desenvolvimento das forças produtivas e perpetuação das formas de produção arcaicas.Ronaldo Vielmi Fortes - 2019 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 24 (2):30.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  7
    Reflexões sobre o uso de um instrumento tecnológico, o gravador sonoro, na investigação social.Cícero José Alves Soares Neto - 2008 - Educação E Filosofia 1 (1):83-85.
    Com a criação de um periódico universitário na UFU, senti-me desafiado a colaborar com um artigo. Veio a preocupação: qual o tema? Mas, por que esta questão? Entende-se que não basta a simples proposta de um periódico publicado e se coloque qualquer idéia no papel para colaborar na revista. Enfim, deve-se evitar "escrever para publicar", pois isto não é o suficiente. Exposta a preocupação inicial, expõe-se o interesse pelo seguinte tema: “o recurso tecnológico na pesquisa social”. O que este artigo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  8
    Expropriação dos expropriadores.Jacob Blumenfeld - 2023 - Germinal: Marxismo e Educação Em Debate 15 (2):390-406.
    A “expropriação dos expropriadores” é uma deliciosa formulação, uma que Marx até compara à infame “negação da negação” de Hegel. Mas o que essa frase significa, e seria ela relevante ainda hoje? Antes de analisar o conteúdo da expressão de Marx, irei considerar brevemente os entendimentos jurídicos contemporâneos sobre a expropriação, bem como alguns exemplos. No restante do ensaio, apresento diferentes tipos de expropriação em Marx e me concentro em uma ambiguidade no cerne da noção de “expropriação dos expropriadores”, a (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  14
    A ética marxista: aproximações conceituais, perspectivas políticas e educacionais.Antonio Carlos Souza - 2017 - Filosofia E Educação 9 (3):76.
    A ética como reflexão filosófica fundamental no sentido de investigar, explicar, esclarecer uma determinada realidade humana, a realidade moral, elaborando conceitos, teorias. O lugar da ética no pensamento de Marx e Engels e na tradição marxista: crítica às teorias e práticas religiosas e ao modo de produção capitalista, tendo como pilares: a concepção de homem como ser concreto, social e histórico, a ontologia imanentista, a visão materialista da história, as determinações e relações sociais e econômicas determinadas, a sociedade (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  9
    Contribuições da Ontologia Marxista Para a Pesquisa Em Educação Ambiental e Ensino de Ciências.Lucas André Teixeira - 2020 - Simbio-Logias Revista Eletrônica de Educação Filosofia e Nutrição 12 (17):140-160.
    Partindo do pressuposto que a educação ambiental e a educação em ciências possuem aproximações e distinções que as caracterizam como áreas de pesquisa, o estudo se propõe a abordar as contribuições da ontologia marxista para a pesquisa nas referidas áreas. O texto é resultado dos estudos iniciais da obra lukatiana e apresenta uma discussão teórico-metodológica em torno do eixo norteador radicado na categoria ontologia do ser social. Com efeito, foi realizada uma breve configuração dessas áreas de pesquisa a fim de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  5
    Interdisciplinaridade, totalidade e a construção do conhecimento em artigos das áreas de Educação e Ensino.Gabriele de Sousa Lins Mutti - 2020 - Educação E Filosofia 33 (69):1623-1658.
    Interdisciplinaridade, totalidade e a construção do conhecimento em artigos das áreas de Educação e Ensino Resumo: Neste artigo interrogamos: O que se mostra sobre a interdisciplinaridade e totalidade, tomadas sob a ótica do materialismo dialético, nos artigos de periódicos das áreas de Educação e Ensino, disponibilizados no Google acadêmico? Por meio da análise de conteúdo realizada em 27 pesquisas. Os resultados revelaram que ainda que não exista na literatura uma concepção única do que vem a ser a interdisciplinaridade, há entre (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  1
    Certa herança marxista.José Arthur Giannotti - 2000 - [São Paulo, Brazil]: Companhia das Letras.
    O marxismo tem recebido atestado de óbito de autores renomados. MAs o fim de uma ideologia oficial, simbolizada dramaticamente pela queda do muro de Berlim, esgotaria a capacidade dos textos de Marx para compreender aspectos decisivos da nossa contemporaneidade? Se O capital pretendeu criticar o processo de produção capitalista, continuando no plano teórico o movimento de contestação efetivado pelo proletariado, já não teria agora a dimensão clássica das grandes obras filosóficas do passado?Mas então, se esse texto se tornou (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  12
    Marx, maquinaria e grande indústria: o desenvolvimento tecnológico no Livro I de Das Kapital.Paulo Fernando Rocha Antunes - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 16 (2):36-55.
    O presente trabalho recupera a reflexão de Marx, acerca do desenvolvimento tecnológico, com base no seu famoso 13.º capítulo “Maquinaria e grande indústria”, pertencente ao Livro I de Das Kapital. Ao longo deste trabalho serão sucintamente analisadas questões fundamentais como a da acumulação de capital, a concorrência e a compulsão por mais-valia, o papel da luta de classes face a isto e a maneira como as relações sociais vigentes influenciam o desenvolvimento tecnológico. No final destrinçam-se as contradições da tecnologia dadas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  9
    Crítica de Marx à metafísica da economia política.Adauto Lopes da Silva Filho & Fátima Maria Nobre Lopes - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 18 (2):271-280.
    Ao desenvolver a sua concepção materialista da história, Marx elabora, ao mesmo tempo, uma crítica ao pensamento hegeliano acompanhada de uma crítica à economia política. Tais críticas estão condensadas principalmente em suas obras de juventude, dentre elas destaca-se a Miséria da Filosofia. O presente texto objetiva, a partir dessa obra, dissertar sobre a metafísica da economia política cuja crítica dirige-se principalmente à Proudhon, em resposta à sua obra Filosofia da Miséria na qual Proudhon, tenta, num viés metafísico, fornecer as bases (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  12
    O novo materialismo e a crítica da atividade científica de Marx a partir das Teses ad Feuerbach.Douglas Rafael Dias Martins - 2020 - Investigação Filosófica 10 (2):71.
    O presente artigo visa tratar do “novo materialismo” na filosofia de Karl Marx após 1845, com a produção das chamadas _Teses ad Feuerbach_. Nesse sentido, buscaremos expor essa nova concepção filosófica através da reformulação da relação sujeito-objeto levada a cabo por Marx, que levou o autor a uma noção crítica de ciência, distinta daquela que vigorava no pensamento europeu e posteriormente caracterizada como tradicional, bem como da crítica da metafísica da economia política. A partir dessas críticas, a concepção marxiana (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  6
    O espectro do neofascismo.Antonio José Romera Valverde - 2023 - Cognitio 24 (1):e60871.
    Ao tempo presente, o fenômeno político do fascismo se mostrarequentado pela forma neofascismo. Se o fascismo pôde ser entendido como “revolta” ou“revolução dentro da ordem”, que contornos lhes são aditados pelo neofascismo, - a facemais expressiva da barbárie contemporânea? Acaso, ao enquadre crítico do estágio atualdo modo de produção capitalista, há similitude e complementaridade entre o neofascismoe o neoliberalismo, - “a nova razão do mundo”?
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  38
    O substrato histórico material para uma reflexão da relação entre Design e Educação.Fabiana Marques Jeremias Leite Vaz - 2011 - Filosofia E Educação 3 (2):p - 86.
    Nesta breve comunicação, buscamos reconstituir, dialética e politicamente, os contextos históricos da produção institucional do Design Industrial diante dos processos econômicos e sociais da eclosão e afirmação do modo de produção capitalista e seus mecanismos materiais e sócio-políticos, a partir do manejo e consideração das categorias, conceitos e formas de analisar determinado fenômeno, próprias do campo da Filosofia da Educação. This communication, we seek to reconstruct, dialectic and politically, the historical contexts of institutional production of Industrial Design (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  15
    Apontamentos filosóficos para uma análise do esporte moderno: desdobramentos para a Educação Física.Matheus Bernardo Silva - 2015 - Filosofia E Educação 7 (3):139.
    Tem-se como objetivo analisar o esporte moderno, compreendendo que o mesmo é um dos conteúdos que compõe o objeto de conhecimento da Educação Física escolar. Para essa análise utilizou-se como aporte teórico o materialismo histórico-dialético, realizando um aprofundamento das categorias objetivação, apropriação, humanização e alienação. Com base nessas categorias conclui-se que o esporte moderno é um fenômeno social composto por inúmeras riquezas materiais e imateriais produzidas pelo ser humano no decorrer da história. Entretanto, no âmbito do modo de produção (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  11
    O caráter histórico-social do conhecimento no pensamento de marx.Reginaldo Aliçandro Bordin - 2017 - Trans/Form/Ação 40 (3):157-174.
    Resumo: Este texto tem por objetivo discutir a teoria do conhecimento em Marx e em Engels, além de pontuar os estudos que realizaram sobre a ciência. Esses pensadores do século XIX não se destacaram por elaborar reflexões filosóficas sobre o tema, tal como os modernos fizeram; para compreender o momento histórico deles, caracterizado pela produção capitalista, as preocupações orientavam-se para revisar as filosofias idealistas, considerando-as ideológicas e insuficientes para pensar o que entendiam por realidade material, social. Em contraposição, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  7
    Expropriação, ascese e controle dos corpos femininos: o surgimento e o desenvolvimento do capitalismo sob três pontos de vista.Cezar Prado - 2020 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 18 (2).
    Durante longo tempo tentou-se, no âmbito da Economia Política e de outras áreas, compreender como se deu o surgimento do sistema de produção capitalista, como se deu a transição do regime feudal, pautado nas relações entre vassalos e suseranos, para um regime baseado na relação entre trabalhadores “livres” e patrões, no qual os primeiros venderiam sua força de trabalho para os segundos e estes, por sua vez, explorariam os primeiros para a obtenção de lucro, sem que houvesse uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  20
    O Racismo como ideologia do capital monopolista.Tatiana Lyra Lima Félix & Artur Bispo Dos Santos Neto - 2022 - Odeere 7 (2):5-18.
    O presente texto tem como propósito, primeiramente, prescrutar a gênese e a particularidade do racismo no modo de produção capitalista, para revelar a conexão íntima existente entre a ideologia do racismo e a ascendência do capital monopolista. Num segundo momento, pretende-se observar como o racismo se constitui como mecanismo fundamental para operar a divisão interna da classe trabalhadora, em que o capital constitui uma espécie de “aristocracia operária” para intensificar suas desumanizações contra os seres humanos racializados. Por fim, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  9
    Pedagogia Das Competências e Seus Tempos de Aprendizagem.Isabella Fernanda Ferreira - 2016 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 24:196-220.
    artigo analisa a crítica de Perrenoud ao sistema seriado de ensino e à pedagogia tradicional como sendo promotores da mera adaptação ao sistema de produção capitalista, propondo que sejam substituídos pela Pedagogia das Competências e sua organização escolar em ciclos, como superação dessa adaptação acrítica. Nesta análise, tecemos um diálogo entre as afirmativas de Perrenoud e os teóricos-críticos da Escola de Frankfurt.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  8
    Marx Sobre a Loucura.Pedro Henrique Antunes da Costa - 2022 - Revista Dialectus 26 (26):11-31.
    No artigo, apresentamos uma análise sobre a loucura a partir de Marx, extraindo sua compreensão sobre como ela é produzida no modo de produção capitalista (MPC). Para isso, analisamos produções marxianas acerca do sofrimento ou deste nas suas formas mais aguçadas como a loucura e o suicídio, situando tal compreensão nos marcos de sua análise totalizante, materialista histórico-dialética sobre o ser social no MPC e dialogando com elaborações de importantes autores no campo psi, cujos entendimentos se fundamentam nos (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  2
    Tecnociências, capitalismo, forças produtivas, células troncos e agenciamento estatal – Direito e Ética.Fábio Muniz - 2022 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 21 (1).
    O presente trabalho visa expor, utilizando dupla perspectiva, as tecnociências e suas inovações como resultantes do modo de produção capitalista e no que isso implica. Num primeiro momento, será apresentada a perspectiva utilizada por Deuleuze e Guattari em Mil Platôs para denotar a importância do Estado como garantidor de um modo de produção e como agenciador, via ordem jurídica, das linhas de fuga que emergem da sociedade, inclusive no que toca às inovações trazidas pelo desenvolvimento e ampliação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  19
    A relação entre a filosofia e a educação.Maria Núbia de Araújo, Maria Elly Krishna dos Santos Pereira & Ruth Maria de Paula Gonçalves - 2022 - Filosofia E Educação 14 (2):38-57.
    O trabalho discute os fundamentos da educação e as contribuições da filosofia para a educação e para a pedagogia. A análise, em andamento, constitui nossas pesquisas na universidade, investigando as concepções pedagógicas e os pressupostos e fundamentos da educação. O texto de caráter teórico-bibliográfico apresenta uma síntese nas correntes da filosofia da educação, identifica a função social, os limites e as possibilidades desse complexo considerando a especificidade da sociedade de classes. Dessa forma, apoia-se em Saviani (2012, 2013, 2013a), Aranha (1996) (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  33
    O Valor e suas Formas na Crítica marxiana da economia Política.Antonio Jose Lopes Alves - 2016 - Trans/Form/Ação 39 (1):159-212.
    RESUMO: No presente artigo, propõe-se apresentar e explicitar o estatuto teórico da categoria marxiana do valor, conforme determinado no contexto da crítica da economia política, em sua fase madura. Em especial, pretende-se discutir o modo como Marx aborda a relação da determinação categorial do valor com as demais que compõem e constituem a formamercadoria dos produtos do trabalho humano. Nesse sentido, a teoria marxiana do valor aparece como exposição crítica do modo de produção capitalista a partir da análise (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  30
    Determinações históricas e epistemológicas mediante relações contraditórias dos PNPG.Kátia Oliver de Sá, Moisés Henrique Alves & Ivson Conceição Silva - 2014 - Filosofia E Educação 6 (2):16-46.
    Este trabalho identifica a realidade da produção do conhecimento stricto sensu em Educação Física de professores que trabalham em cursos de formação no estado da Bahia – 1982 a 2012 –, em vista as determinações históricas e epistemológicas. É parte da pesquisa em rede EPISTEFNORDESTE. Fonte de dados/informações: 142 produções stricto sensu e 5 PNPG. A metodologia tem base dialética. Resultados apontam que os PNPG, alicerçados na lógica do modo de produção capitalista, geram produções que encerram limites (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  7
    Da revolução ao constitucionalismo: uma análise das propostas de escolarização de adultos em Portugal (1974-1986) / From revolution to constitutionalism: an analysis of the proposals for schooling adults in Portugal. [REVIEW]Rubens Luiz Rodrigues - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020019.
    O presente artigo pretende analisar as propostas de escolarização de adultos em Portugal, no período demarcado entre os anos de 1974 a 1986. As lutas sociais impulsionadas pela revolução de 25 de abril de 1974 potencializaram propostas de escolarização de adultos orientadas pelas concepções de mundo, pelos valores políticos e pelas tradições socioculturais da classe trabalhadora. Destaca-se a crítica à concepção reducionista, supletiva e aligeirada da escolarização de adultos, bem como a permanência de um ensino voltado para a adaptação dos (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  10
    Capitalismo, pandemia e a ética do cuidado.Edson Sá dos Reis - 2024 - Perspectivas 8 (3):106-123.
    A pandemia ainda está presente no cotidiano. Isto faz com que a reflexão sobre ela seja essencial para problematizar nosso modo de vida e nossos direcionamentos éticos. Este escrito pretende pensar o modo de organização capitalista como gerador de pandemias. Como sistema que age a partir do modus operandi predatório, o capitalismo oferece grandes possibilidades para liberação e circulação de patógenos, bem como sua mutação. A partir das pesquisas do filogeógrafo Rob Wallace, apresentaremos como o atual modo de (...) se constitui o principal responsável pela crise pandêmica. Isto nos leva a indagar sobre um outro ethos possível. Que alternativa ética pode se contrapor ao ethos capitalista? Há algum princípio fundamental que possa guiar a ação em contraposição ao modelo atual? Nosso objetivo será estabelecer a ética do cuidado como esse modelo capaz de se pôr contrário ao padrão predatório e competitivo do capitalismo. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  5
    Direito e poder: ensaio de epistemologia jurídica.Fábio Ulhoa Coelho - 1992 - São Paulo, SP: Editora Saraiva.
    Para o direito, o poder é legítimo quando se subordina às regras jurídicas em vigor. Para o poder, o direito é válido na medida em que se torna instrumento da dominação. As relações entre o direito e o poder têm sido objeto das mais diferentes abordagens na sociologia, política ou filosofia. Entre os estudiosos do direito, contudo, o assunto não tem recebido a devida atenção. Infelizmente, porque a contribuição dos juristas para a discussão é bastante peculiar e, portanto, insubstituível. Este (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  5
    Da Arquitetura da Inclusão (Sociedade Disciplinar) à Engenharia da Exclusão (Biopolítica): uma Análise a partir da Arqueologia/Genealogia do Poder em Michel Foucault.Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth & Mateus de Oliveira Fornasier - 2015 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 1 (1).
    A partir da análise da arqueologia/genealogia do poder de Michel Foucault, o presente artigo propõe-se a discutir a evolução do conceito de poder disciplinar para o conceito de biopolítica, com base na transição que o filósofo identifica, no que se refere à organização do espaço urbano, da arquitetura e do urbanismo para a engenharia. Procura-se responder, com o artigo, à seguinte objeção: em que medida a arquitetura da sociedade disciplinar a partir da concepção de estruturas de disciplinamento dos corpos com (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  20
    Dos interesses weberianos dos sociólogos da religião: um olhar perspectivo sobre as interpretações do pentecostalismo no Brasil.Paulo Gracino Júnior - 2008 - Horizonte 6 (12):69-92.
    Resumo O objetivo central deste texto é mapear a influência da sociologia weberiana na produção intelectual sobre o fenômeno religioso no Brasil. Mais especificamente, buscaremos compreender de que forma a prédica weberiana que estabelece a "afinidade" do protestantismo pietista com o "desencantamento" das imagens religiosas do mundo e a modernidade capitalista foi apropriada pela Sociologia da Religião, na tentativa de compreender o crescimento do pentecostalismo no Brasil. Assim, rastrearemos a produção sociológica, buscando estabelecer um paralelo entre as (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  12
    A Exploração Do Trabalho Como Condição Do Lucro Comercial e da Renda Fundiária No Pensamento de Marx.Mailson Bruno de Queiroz Carneiro Gonçalves & Eduardo Ferreira Chagas - forthcoming - Revista Dialectus.
    O objetivo deste artigo é demonstrar, a partir do pensamento de Marx, como o lucro comercial e a renda fundiária – dois componentes do mais-valor que, juntamente com o salário, correspondem aos rendimentos da fórmula trinitária – pressupõem a exploração do trabalho ou o intercâmbio desigual que mantém o processo de acumulação capitalista. As remunerações do comerciante e do proprietário fundiário, muito embora apareçam na superfície da economia moderna dissociadas do seu fundamento real, como se fossem autônomas e sem (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  11
    A história materialista do desejo - uma leitura de 'Selvagens, Bárbaros, Civilizados', de Deleuze e Guattari.Gabriel Pereira Gioppo - 2023 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 22 (1).
    Resumo: Este artigo objetiva realizar uma interpretação do terceiro capítulo do livro O Anti-Édipo, de Deleuze e Guattari, denominado ‘Selvagens, Bárbaros, Civilizados’. Para tanto, serão reconstituídos, de início, alguns dos conceitos fundamentais dos capítulos anteriores, tais como processo esquizofrênico, produção desejante, máquinas sociais e as três sínteses do inconsciente. Em seguida, as três máquinas sociais - a primitiva, a despótica e a capitalista - serão expostas em seu funcionamento, mostrando as configurações específicas entre desejo e socius que lhes (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  40
    Between Capitalism and Marxism: Introducing Lonergan's Economics.Frederick Lawrence - 2007 - Revista Portuguesa de Filosofia 63 (4):941 - 959.
    What capitalist economics call business or trade cycles with their recessions and depressions, and Marxists, in terms of surplus value and exploitation, call crises are fundamental misunderstandings of what Bernard Lonergan conceives as the true intelligibility of the rhythms of production and monetary circulation of the advanced exchange economy. In his circulation analysis he expresses the intelligibility of macroeconomic dynamics in terms of a pure cycle that involves the anti-egalitarian flows proper to new surplus or productive goods expansion and the (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  9
    Política educacional rural.Sérgio Celani Leite - 2008 - Educação E Filosofia 10 (19):163-174.
    Resumo: A ausência de planificação educacional para as escolas rurais, a despeito de algumas iniciativas públicas e privadas em décadas anteriores, não possibilitou um processo que fortalecesse e garantisse o desenvolvimento sociocultural das populações campesinas. Excetuando o Ruralismo Pedagógico da década de 30, que pretendia uma educação rural desconexada da realidade, e as parcas manifestações do Ministério da Educação nos anos 40/50 sobre a escolaridade rural, as primeiras intenções e/ou propostas para uma política educacional direcionada aos centros não-urbanos, somente aconteceram (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  13
    Arte, educación y comunidad en la estética pedagógica.Jordi Massó Castilla - 2021 - Educação E Filosofia 34 (70):155-174.
    Arte, educación y comunidad en la estética pedagógica Resumen: Una de las corrientes estéticas contemporáneas más pujantes, la «estética pedagógica», planteó desde sus comienzos la combinación entre el arte y la educación. Las creaciones respaldadas por esta orientación se basan en muchas de las ideas de las pedagogías críticas de los años 60 e igualmente en los presupuestos de las llamadas últimas vanguardias artísticas. Todas ellas comparten un mismo espíritu emancipador en sintonía con las teorías más críticas con la sociedad (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  9
    Da economia circular à ecologia das redes.Guilherme de Figueiredo Preger - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:360-376.
    Este artigo aborda a mudança de paradigma para a noção de trabalho na sociedade impactada pela transformação digital. Reformulando o conceito de trabalho como transformação conservadora de energia, de acordo com a primeira lei da termodinâmica, para o entendimento do trabalho como redução da entropia, conforme a segunda lei, é possível compatibilizá-lo com os conceitos de informação e de comunicação. O artigo sugere que esta reformulação já estava implícita na teoria marxista e a diferencia do modelo ricardiano clássico. A transformação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. Trabalho alienado em Marx e novas configurações do trabalho.Ricardo Santos da Luz & Agemir Bavaresco - 2010 - Princípios 17 (27):137-165.
    Resumo: A teoria marxiana do trabalho alienado ocupa um papel de destaque na Filosofia política moderna. Seguindo a esteira de Hegel, Marx concebe o homem como sendo o produto de sua própria atividade, isto é, a autoproduçáo do homem pelo trabalho. Isso significa que o ser humano náo é um ser que nasce acabado, mas que se desenvolve como ser humano enquanto desenvolve as potencialidades que lhe sáo inerentes. Imerso no estudo da sociedade capitalista, Marx percebe como nela se (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. Química social e a meia-vida das Revoluções Moleculares.Benito Maeso - 2020 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 18 (2).
    A partir de uma leitura do conceito de revolução molecular, apresentado por Deleuze e Guattari, busca-se analisar de que forma este pode indicar uma maneira inovadora de enfrentamento das formas de opressão que caracterizam a contemporaneidade como também entender a duplicidade contida em seu interior e o risco de seu funcionamento como caminho para reconfigurações mais opressivas ainda por parte do sistema capitalista, descrito como uma forma de vida que ultrapassa a questão da propriedade dos meios de produção (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  5
    Contribuições da ética do cuidado de si (Michel Foucault) para o ensino de filosofia através de problemas filosóficos.Marta Rocha & Douglas João Orben - forthcoming - Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo.
    O presente artigo expõe, inicialmente, um panorama da sociedade contemporânea, a qual se apresenta como programada para o consumo e é marcada pelas exigências de um mercado capitalista e neoliberal, visando demonstrar de que forma tais características influenciam e determinam a construção da subjetividade dos indivíduos. Nesse contexto, o texto analisa as consequências das referidas configurações sociais no campo educacional, em especial no ensino de filosofia. Ademais, busca-se ressaltar o modo como são desenvolvidas as relações de poder, pautadas essencialmente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  8
    Habermas sobre a forma-direito: quatro comentários e uma crítica.Ivan Rodriges - 2022 - Dois Pontos 18 (2).
    Em Facticidade e Validade, a forma-direito é um conceito central que possibilita a Habermas: enfocar a dimensão institucional do direito; elucidar a problemática da legitimação do direito; realizar uma abordagem funcionalista do direito propícia a reconstrui-lo racionalmente; e explicitar o sistema dos direitos fundamentais. Entretanto, Habermas não procede a uma análise sistemática do nexo funcional entre a forma-direito e o modo de produção de mercadorias. Por isso, ele deixa de prover uma compreensão mais abrangente e mais crítica da forma-direito (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  7
    “De ornitorrincos à alfa centauri”: gosto pelo exótico e multiculturalismo na estética de Jean-François Lyotard.Luciana Molina Queiroz - 2013 - Griot : Revista de Filosofia 7 (1):103-114.
    Este artigo se propõe a discutir a estética de Jean-François Lyotard a partir de dois eixos principais: 1) sua concepção de cultura de massa e 2) sua concepção de arte. Mediante a interpretação de algumas das principais obras de Lyotard, objetivamos mostrar como, ao longo da produção teórica de Lyotard sobre o pós-moderno, encontra-se uma valorização do novo, do exótico e do multiculturalismo que coloca o filósofo em dificuldades para definir cultura de massa e arte. A hipótese que norteia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  16
    Rawls E a justiça de fundo "background justice".Alcino Eduardo Bonella - 2001 - Philósophos - Revista de Filosofia 6 (1/2).
    A teoria de Rawls foi e é criticada às vezes como uma aceitação do status quo capitalista dominante: sua prioridade das liberdades básicas seria vazia numa sociedade marcada pela apropriação privada dos meios de produção e crescente concentração da riqueza produzida nas mãos dos proprietários. Essa crítica, porém, não é procedente para o caso de Rawls. Neste trabalho vou apresentar e discutir a idéia de justiça de fundo (background justice) como uma das respostas de Rawls a esta crítica. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  30
    A emancipação ociosa, ou, O que nos propõe a teoria crítica de Marx?Amaro Fleck - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (1):73-88.
    No presente artigo, traço, rapidamente, a perspectiva a partir da qual Marx constrói sua crítica ao capitalismo, a saber, a diferença entre o potencial transformador da técnica tal como desenvolvida sob o modo capitalista de produção e a sua realidade efetiva nesse mesmo sistema (parte 1). Com isso feito, argumento que a crítica de Marx ao sistema capitalista consiste em grande parte no fato de a valorização permanente do capital ser a meta da produção, uma finalidade (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  20
    Idle emancipation, or, what does Marx's critical theory propose?Amaro Fleck - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (1):73-88.
    In this paper I succinctly outline the standpoint from which Marx criticizes capitalism, namely, by pointing to the difference between the transforming potentiality of technology as developed under the capitalist mode of production, and its effective reality in this same system . On these grounds, I argue that Marx's critique of the capitalist system consists mainly in the fact that the permanent valorization of capital is the goal of production, and that this is an irrational aim which creates as a (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  49
    O movimento de Educação para Todos: a escolarização básica como retórica na formação do trabalhador.Francisca Helena de Oliveira Holanda & Maria Cleide da Silva Barroso - 2011 - Filosofia E Educação 3 (2):p - 204.
    O artigo trata de uma crítica ao Programa de Educação para Todos, sob a organização do Banco Mundial, impõe um amplo programa de reestruturação dos sistemas nacionais de ensino, priorizando a universalização da educação básica. Esse ideário de educação tem sua gênese a partir da ascensão da burguesia ao poder, determinando um novo modo de produção: o sistema capitalista. Assim, a formação do trabalhador inclui aprendizagens úteis e adquiridas fora do trabalho. No caso brasileiro, as reformas educacionais constituem (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  50
    La producción imaginal de lo social: imágenes y estetización en las sociedades contemporáneas.Esteban Dipaola - 2011 - Cadernos Zygmunt Bauman - Issn 2236-4099 1 (1):68 - 84.
    Estudo teórico-conceitual que procura desenvolver uma análise contemporânea da cultura e das relações sociais a partir de imagens. Com motivo das mudanças nas sociedades capitalistas, interessa-nos refletir sobre as inter-relações entre essas transformações e o surgimento de novas práticas culturais que produzem novos exercícios do visual, da estética e do imaginal. Em suma, propomos um exercício teórico que tenta produzir novos conceitos para pensar e refletir criticamente sobre a estética e a produção visual das imagens no mundo social. Palavras-chave: (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  1
    Let me tell ya what i've got.Gabriel do Nascimento Barbosa, Meri Nádia Marques Gerlin & Taiguara Villela Aldabalde - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:406-417.
    O presente resumo expandido refere-se ao trabalho de pesquisa que buscou utilizar as caraterísticas do jazz, enquanto manifestação cultural musical, como referência para elaboração de questões no campo da Ciência da Informação. Para tanto, coloca-se o jazz como expressão que, dentro do mundo globalizado, consagrou dinâmicas de produção que, mesmo que absorvidas pela hegemonia, são antagonistas às formas do pensamento ocidental. Para os fins do presente trabalho, interessa-nos a característica, no jazz, da irreprodutibilidade como valor intrínseco de sua existência. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 991