Results for 'Pulsão de Morte'

971 found
Order:
  1.  18
    A autonomia da pulsão de morte na metapsicologia freudiana.Fabio Caprio Leite de Castro - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):62-101.
    Em Além do Princípio do Prazer, Freud propõe uma especulação sobre a pulsão de morte, mas percebe desde logo a dificuldade de isolá-la da pulsão de vida. A pulsão de morte possui autonomia em relação à pulsão de vida no quadro da teoria pulsional freudiana? Para responder essa questão, delimitando-a à psicanálise freudiana, propõe-se uma abordagem em quatro etapas. Em um primeiro ponto, faz-se um exercício hermenêutico baseado no texto Além do Princípio do Prazer. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  7
    Entre a Pulsão de Morte e os Três Registros Lacanianos.Giovanni Vieira de Carvalho Novelli - 2023 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 22 (1).
    Esse artigo visa demonstrar como o psicanalista francês Jacques Lacan delineou e reformulou o conceito freudiano de pulsão de morte no interior dos três registros da experiência humana. Dito isso, iremos inicialmente compreender de forma geral como o conceito de pulsão de morte aparece na obra lacaniana, de maneira a demonstrarmos como ela é reformulada pelo autor francês. Depois, iremos delinear como esse conceito aparece no interior dos registros do Imaginário, Simbólico e Real; desse modo, estaremos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  15
    A pulsão de morte segundo Max Horkheimer: discussões sobre emancipação e repressão social nos anos 1930 e 1940.Simone Bernardete Fernandes - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):469-488.
    Nos anos 1930 e 1940, Max Horkheimer investigou as origens da agressividade manifesta na vida social, sobretudo na forma do antissemitismo. Suas referências ao conceito de pulsão de morte divergem nestes contextos, uma distinção que se relaciona estreitamente a mudanças consideráveis em sua filosofia. A princípio, este conceito é preterido por reproduzir uma concepção ideológica que justifica e hipostasia o vínculo da civilização com a repressão pulsional, vínculo supostamente necessário em vista da ameaça de suas manifestações destrutivas para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  20
    Para além da pulsão de morte: absurdo e revolta em Albert Camus.Thaís Cristina Alves Costa & Evandro Barbosa - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):454-468.
    O objetivo desse artigo é discutir a possibilidade de uma morte feliz, e consequentemente, uma vida feliz a partir da interpretação dos pilares filosóficos de Albert Camus, a saber: o absurdo e a revolta. Enquanto o absurdo diz respeito ao confronto da irracionalidade do mundo com o desejo de clareza e racionalidade que se encontra no homem, a revolta está vinculada ao desejo inconsciente de uma moral que denominamos de moral antiteísta ou moral de atitude por mover-se consciente no (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  16
    A crítica de Wilhelm Reich à pulsão de morte freudiana.Felipe Shimabukuro - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):328-347.
    O objetivo deste artigo é reconstituir a crítica de W. Reich à noção freudiana de pulsão de morte. Para tanto, apresentaremos inicialmente três pressupostos de sua crítica: o projeto mais geral de sua obra, sua concepção de ciência e leitura da obra de Freud. Em seguida traçaremos as linhas gerais do conteúdo da crítica propriamente dita. Num terceiro momento, veremos em que consiste a teoria das pulsões proposta por Reich como alternativa à segunda teoria das pulsões de Freud. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  6
    Uma Leitura da Pulsão Freudiana: entre a Primeira Guerra e a Segunda Tópica Freudiana.Giovanni Vieira de Carvalho Novelli - 2023 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 22 (1).
    Esse artigo visa apresentar como foi forjado o conceito de pulsão de morte pelo pai da Psicanálise, Sigmund Freud. Nesse sentido, estaremos envoltos com as respectivas modificações do conceito inicial de pulsão principalmente no decorrer no período da Primeira Guerra Mundial até o final da década em questão. Esse momento é chave na teoria da pulsão almejada por Freud nos anos de 1914 até a dualismo pulsional - de pulsões de vida e pulsões de morte (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  11
    Notas sobre o estatuto da morte na concepção freudiana de vida.Pedro Fernandez de Souza - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):152-174.
    Este artigo tenta compreender o estatuto da morte dentro da concepção de vida que se pode depreender das teorizações freudianas. Para isso recorremos a uma leitura comparativa entre dois momentos fundamentais da obra de Freud: o empreendimento metapsicológico (com destaque ao artigo sobre as pulsões, de 1915) e a publicação, em 1920, do Além do princípio de prazer. Verificamos que, em linhas gerais, as características mais essenciais com que a vida é descrita mantêm-se as mesmas em ambos esses momentos; (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  5
    O parricídio em totem E tabu: Uma análise acerca da gênese do conceito de pulsão de morte.Maria Vilela Pinto Nakasu - 2005 - Revista de Filosofia Aurora 17 (20):137.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  13
    Materialismo dialético, luta de classes e insights filosóficos sobre a educação a partir de Slavoj Žižek.Hildemar Luiz Rech & Fernando Facó de Assis Fonseca - 2021 - Educação E Filosofia 34 (71):853-889.
    Materialismo dialético, luta de classes e insights filosóficos sobre a educação a partir de Slavoj Žižek Resumo: O artigo aborda a concepção de luta de classes no atual cenário histórico, político e social. O dogma das democracias ocidentais sugere que vivemos numa era pós-ideológica. Isso implica que não há mais espaço para a ideia de luta de classes. Contudo, segundo Žižek, é esse discurso que deve ser enquadrado no campo ideológico. Žižek retoma o conceito de materialismo dialético a fim de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  18
    Devir e destruição: pensando a relação indivíduo-cultura a partir de Freud e Spielrein.Carlos Eduardo de Moura - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):274-299.
    Partindo da afirmação de Freud de que devemos pensar nos mecanismos psíquicos estruturantes de uma personalidade sondando-os dinamicamente, isto é, considerando a ação conjugada entre dimensão constitucional (destino, forças internas) e vivências contingentes (poderes externos), a oposição entre psicologia individual e psicologia social perde sua nitidez. A série complementar necessidade-contingência requer uma reflexão sobre o processo de individuação que envolve tanto as representações de um passado filogenético (verdade pré-histórica) quanto as vivências casuais de uma biografia (verdade individual). É apoiado nesse (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  23
    Pulsão de vida no "Projeto para uma psicologia científica": uma releitura de Freud à luz de Loewald.Virginia Helena Ferreira da Costa - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):489-509.
    O objetivo deste artigo é fazer uma releitura do Projeto para uma psicologia científica de Freud a partir não só do conceito de pulsão de morte, mas principalmente de pulsão de vida. Para tanto, iremos nos ater a uma interpretação do psicanalista Hans Loewald sobre a concepção de pulsão de vida, principalmente no que se refere à relação entre Eros, desenvolvimento cognitivo e ao papel da mãe na inserção do bebê na moralidade e na realidade no (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  13
    Para além de vida e morte: Nietzsche, Freud e a pulsão de poder absoluto.Diogo Barros Bogéa - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):382-405.
    Tentativa de estabelecer um monismo pulsional a partir do conceito nietzschiano de vontade de poder e o conceito freudiano de princípio de prazer. Nossa intenção é unificá-los na ideia de uma pulsão existencial originária, presente e efetivamente atuante em todos os processos existenciais – a pulsão de poder absoluto.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  10
    Metchnikoff e o instinto de morte.Georgina Faneco Maniakas - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):264-273.
    Embora a ideia de que os processos orgânicos se equilibrassem entre dois processos opostos, um construtivo e um destrutivo, fosse lugar-comum entre as especulações biológicas do século XIX, a semelhança entre a proposta de um instinto de morte, introduzida por Élie Metchnikoff em sua obra de 1903, Etudes sur la Nature Humaine, e a pulsão de morte, proposta por Freud em 1920, justifica não somente essa breve exposição sobre algumas das reflexões de Metchnikoff, como traz novamente à (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  7
    As pulsões de morte e o enigma da compulsão de repetição (Freud e Lacan).Rudolf Bernet - 2016 - Cultura:247-264.
    Uma leitura atenta de Para lá do Princípio de Prazer de Freud sugere que o mecanismo da repetição cega, a oposição a toda a mudança e uma vontade niilista em afirmar o seu próprio poder excessivo caracterizam todas as pulsões. O que distingue as pulsões de morte das outras pulsões deve ser procurado noutra coisa, tal como uma forma particular de prazer ou destruição agressiva. Apesar do seu regresso a Freud, Lacan dá conta de uma nova imagem do mecanismo (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  32
    O instinto de morte segundo Deleuze. A controvérsia com a psicanálise.Pierre Montebello - 2011 - Doispontos 8 (2).
    Dans tous les textes de Deleuze sur la psychanalyse, ce qui l'intéresse le plus, c'est l'instinct de mort. Il consacre à ce thème un chapitre dans Présentation de Sacher-Masoch, de longues pages de Différence et répétition et d'innombrables passages de l'Anti-Œdipe. La controverse avec la psychanalyse peut toucher bien des aspects, mais sur le fond, il est visible qu'elle se situe là, sur l'élément que Guattari et Deleuze jugent le plus intéressant, le plus révolutionnaire, le plus essentiel. Que sont-ils donc (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  8
    Valoraciones éticas para una inteligencia artificial adecuada a la privacidad.Ricardo Morte Ferrer - 2021 - Arbor 197 (802):a628.
    Desde hace ya bastante tiempo existe una tendencia a afirmar que el derecho o las normas de diferente tipo no son adecuadas o aplicables para las diferentes nuevas tecnologías que van apareciendo de forma continua. Este trabajo intentará dar la vuelta a ese razonamiento y, centrándose en la inteligencia artificial, tratará de plantear criterios adecuados para que esa tecnología y muchas otras sean desarrolladas y aplicadas de forma adecuada a los derechos fundamentales en general y a la privacidad en particular. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  17.  3
    Reseña de Andy Farnell, Digital Vegan Book.Applied Scientific Press, 2021.Ricardo Morte - 2022 - Dilemata 37:75-79.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  19
    Ageing, technology and the home: A critical project.Maggie Mort, Celia Roberts & Christine Milligan - 2009 - Alter - European Journal of Disability Research / Revue Européenne de Recherche Sur le Handicap 3 (2):85-89.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  19.  11
    Vieillissement, technologies et domicile : un projet critique.Maggie Mort, Celia Roberts & Christine Milligan - 2009 - Alter - European Journal of Disability Research / Revue Européenne de Recherche Sur le Handicap 3 (2):90-95.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  4
    Le contexte en sémantique.Mortéza Mahmoudian - 1997 - Louvain: Peeters.
    le present ouvrage examine le role que joue - dans la production et la perception de la signification linguistique - le contexte, concu comme l'entourage semantique du mot dans l'enonce. On impute communement au contexte le sens particulier du mot (marcher, p.ex.) dans l'enonce (le commerce marche). Or, il n'est pas difficile de trouver des enonces - comme en tete du cortege marche le commerce - dans lesquels l'influence s'exerce dans le sens oppose. Cela revient au constat que le contexte (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  27
    Reshaping what counts as care: Older people, work and new technologies.Celia Roberts & Maggie Mort - 2009 - Alter - European Journal of Disability Research / Revue Européenne de Recherche Sur le Handicap 3 (2):138-158.
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   8 citations  
  22.  4
    THE WALKING FREUD: Os conceitos de infamiliar e pulsão no audiovisual de zumbis.Stefany Sohn Stettler - 2023 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 22 (1).
    O terror, enquanto gênero, explora a tese psicanalítica de que a fantasia organiza a relação individual com a realidade. Os filmes de terror com zumbis, por sua vez, podem explorar e explicitar teses psicanalíticas fundadas por Sigmund Freud, como nos casos dos conceitos infamiliar e pulsões. Dentre os conteúdos ficcionais de zumbis, certamente uma das séries mais populares e a mais duradoura (2010 - atualmente) é The Walking Dead, baseada na obra de Robert Kirkman. Assim, este artigo propõe como objetivo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  8
    Reseña de Adrián Almazán Gómez, Técnica y tecnología. Cómo conversar con un tecnolófilo, Madrid : Taugenit, S.L. 2021.Ricardo Morte Ferrer - 2021 - Dilemata 36:106-109.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  3
    Pour un humanisme vital: lettres sur la vie, la mort et le moment présent.Frédéric Worms - 2019 - Paris: Odile Jacob.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  19
    A vida como repetição da morte: Freud à luz de Deleuze e Foucault.Carolina Noto - 2021 - Discurso 51 (2):57-69.
    Diante das dificuldades do dualismo pulsional de Freud, o presente artigo levanta a hipótese de que seria possível compreender a diferença entre pulsão de vida e pulsão de morte em termos de empírico e transcendental. Essas categorias permitiriam pensar que o organismo, e em particular o aparelho psíquico, tem duas funções que poderiam ser, metodologicamente, diferenciadas: uma função transcendental de destruição e uma função empírica de construção.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  3
    Freud e o Triunfo de Thanatos.Diego Luiz Warmling - 2022 - Cadernos Do Pet Filosofia 13 (26):9-33.
    Partindo da segunda tópica freudiana, assinalaremos a ação triunfante de _Thanatos _através da _repetição, _da _morte _e da _agressividade _pulsionais. Falaremos do novo dualismo pulsional_, _reconhecendo na _morte _um impulso silencioso que, contrariando _Eros, _atua como fundo não-figurável, dispersivo e estruturante do psiquismo. Se outrora Freud pautou-se pela conservação da vida, é atentando ao problema da _repetição_ que dá lugar ao vazio e ao caos pulsionais, teorizando sobre o impulso ao estado de não-vida: a _pulsão de morte_. Sendo a meta (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  16
    Morte, vida e destino em Schopenhauer e Freud: os “fins da natureza” na metafísica da vontade e na metapsicologia.William Mattioli - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):348-381.
    Neste artigo, pretendo discutir alguns problemas que emergem da associação, já comum na literatura secundária, entre o último dualismo pulsional freudiano, baseado na oposição entre pulsões de vida e de morte, e as teses schopenhauerianas sobre a vida e a morte derivadas de sua metafísica da vontade. A partir de uma confrontação com as leituras de Marcel Zentner e Stephan Atzert, argumentarei a favor da hipótese de que a diferença mais relevante entre os modelos de Freud e de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  28.  9
    O passado de uma ilusão e o futuro de uma tragédia.Renato dos Santos & Diego Luiz Warmling - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):212-231.
    Dos desdobramentos freudianos acerca da civilização, questionaremos como, diante da eminencia de um futuro trágico, a indagação de formas alternativas de gozo pode originar uma sociedade menos hostil. Partindo de noções como pulsão de morte, agressividade e Super-Eu, veremos que a racionalização dos afetos não reclama nossa destrutividade. Da antinomia entre Eros e Thanatos, Freud conclama a independência das pulsões agressivas, alegando que a civilização é vivenciada como mal-estar. Assinalando como os desejos do outro estão implicados nos nossos, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  14
    Comparação da Noção de Morte Entre Spinoza e Filósofos Judeus.Nei Ricardo de Souza - 2023 - Cadernos Espinosanos 48:127-156.
    As influências da filosofia judaica na obra de Spinoza têm sido recorrentemente pesquisadas, mas nenhum trabalho abordou especificamente o tema da morte. O objetivo deste artigo, portanto, é descrever as concepções de morte nos filósofos judeus lidos por Spinoza e compará-las com a noção de morte concebida por ele. O método utilizado foi a revisão bibliográfica das principais obras dos autores aqui considerados, como Maimônides, Gersonides, Hasdai Crescas, Ibn Ezra e Ibn Gabirol, seguida da comparação com Spinoza. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  14
    Do transitar: corpo, envelhecimento e morte em chave freudiana.Carlota María Ibertis - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):252-263.
    O presente artigo examina o fenômeno do envelhecimento no que diz respeito ao corpo, à temporalidade e à morte do ponto de vista tanto de vivências subjetivas quanto da metapsicologia. Para tanto, considera-se a elaboração teórica que Freud desenvolve entre 1914 e 1920 que culmina com a publicação de Além do princípio do prazer.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. Nouveaux Dialogues des Morts, Contes & Fables Avec Un Abrégé des Vies des Anciens Philosophes, & Un Recueil de Leurs Plus Belles Maximes.François de Salignac de La Mothe- Fénelon, Rudolf Wetstein & William Smith - 1727 - R. & J. Wetstein, & G. Smith.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  10
    La marmite et la panspermie des morts.Xavier De Schutter - 1996 - Kernos 9:333-345.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Maurice Vernet: La Vie Et La Mort.Antonio Alvarez de Linera & Staff - 1953 - Revista de Filosofía (Madrid) 12 (47):645.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  10
    La mort et l'Assomption de la sainte Vierge.Charles De Koninck - 1952 - Laval Théologique et Philosophique 8 (1):9.
  35.  9
    Naar de oorsprong Van de taal.M. De Tollenaere - 1975 - Tijdschrift Voor Filosofie 37 (2):187-210.
    Les recherches linguistiques, quelle que soit leur méthode, comportent toujours un élément de réflexion. Dans la ligne du livre remarquable de Denis Vasse, Le temps du désir, cet article veut contribuer à la réflexion sur „l'origine de la parole”. En effet, la conscience de notre corps ne manque pas de nous révéler des résidus de la vie inconsciente qui est à l'origine des structures de notre corps et du „corps subtil” qui est notre langage. Ces résidus sont e. a. les (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. Sur Le Tricentenaire de la Mort de Descartes.Editors Revue de Synthèse - 1950 - Revue de Synthèse 68 (1):71-80.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  16
    Niilismo e Absurdo: Ecos da morte de Deus.André Mendes Viana de Oliveira - 2012 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (4):35-42.
    Este artigo procura apresentar inicialmente o conceito de Absurdo, tal como expresso no pensamento de Albert Camus, para em seguida apontar sua relação com o Niilismo problematizado na filosofia de Nietzsche. Para estabelecer essa relação, a noção da “morte de Deus” é sugerida como ponto de articulação entre os dois conceitos. Procuramos apontar ainda uma outra aproximação entre os pensadores no que concerne ao “niilismo ativo” nietzschiano e o conceito de Revolta formulado por Camus.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  8
    A morte impossível: Uma análise da luta de Vida E morte na figura do senhor E do servo.Maria de Lourdes Borges - 1995 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 40 (157):37-48.
    Este artigo propõe-se a determinar o sentido da morte na figura do senhor e do servo da Fenomenologia do Espírito de Hegel. Para tal propósito, o texto será dividido em três partes. Na primeira, exporei o pano de fundo no qual se encontra a figura - a seção 'Autoconsciência da Fenomenologia do Espírito - bem como a importância desta no desenvolvimento da obra em questão. Num segundo momento, exporei o desenvolvimento da figura numa análise interna de sua estrutura, ressaltando (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  67
    Paulo E a ética da liberdade.Prof Dr Frei Luiz Augusto de Mattos - 2008 - Revista de Teologia 3 (3).
    Frente uma situação sócio-cultural, eclesial e societária onde vive-se a falta de liberdade criativa e de uma ação ousada, alternativa e esperançosa, Paulo parece apontar caminho, à luz do Evangelho da liberdade, para uma experiência nova e prometedora. O que importa é assumir com responsabilidade a Vida e superar toda "escravidão", vale dizer, o que vale é viver em liberdade na experiência do amor diante do império da impotência e da morte. A experiência da fé tem que levar ao (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. Ascese-morte versus prazer-Vida no carme 5 de catulo.Marco Antonio Abrantes de Barro - 2012 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (24):99-103.
    Propomos nesta análise semiótica de linha francesa fazer a análise interpretativa da poesia 5 de Catulo na tradução, no nível fundamental em que se dá o nível abstrato da poesia, no nível narrativo em que se constrói o sujeito da narrativa e no nível discursivo em que verificaremos o valor discursivo e a sua natureza figurativa presente nesta obra.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  10
    Universidade Pública e desejo de viver: o acolhimento enquanto dispositivo de escuta em tempos nefastos.Fernanda Mara da Silva Lima, Marília Etienne Arreguy & Fernanda Ferreira Montes - forthcoming - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação.
    O cerne desse artigo remete à instauração de um dispositivo de acolhimento e escuta de orientação psicanalítica numa instituição educacional pública de nível superior. Sustentamos a práxis em uma experiência político-clínica de acolhimento na Universidade, salientando sua função terapêutica como forma de resistência coletiva a um modus operandi absolutamente individualista. Cada investida neoliberal em nossa sociedade é capaz de produzir engendramentos subjetivos da pulsão de morte, resultando em sofrimento e adoecimento na medida em que o sujeito é abandonado (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  9
    Hellenoaegyptiaca I : Influences égyptiennes dans l’imaginaire grec de la mort. Quelques exemples d’un emprunt supposé.Francesco Diez de Velasco & Miguel Angel Molinero Polo - 1994 - Kernos 7.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  6
    Comentário a “La máquina de guerra nómada del COVID-19: paisajes estéticos del epidemiocapitalismo”: A morte mais terrível que a morte fascista: sobre pacificar máquinas de guerra no epidemiocapitalismo.Alexandre Filordi de Carvalho - 2021 - Trans/Form/Ação 44 (4):285-290.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  11
    Linguagens da morte: revisitando a linguagem totalitária com Arendt e Klemperer.Ricardo Timm De Souza - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (1):e36648.
    O texto pretende, a partir de abordagens das obras Eichmann em Jerusalém – um relato sobre a banalidade do mal, de Hannah Arendt e de LTI – A linguagem do terceiro Reich, de Victor Klemperer, caracterizar algumas características da linguagem nazista de relevância para a compreensão da contemporaneidade, especialmente no que tange à confecção dos chamados discursos de “pós-verdade”.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  9
    O tempo do reinado de deus E do reinado do homem..Jorge Jaime de Souza Mendes - 1996 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 41 (161):111-115.
    O autor realça a dicotomia entre asidéias de Homem e de Deus, igualmente enfocadaem J. P. Sartre e em Nietzsche. O conteúdo axiológicoem Deus contém a afirmação absoluta doHomem, logo, não são idéias contrárias, uma vezque o homem tende para Deus. As metas humanasestão contidas na idéias de Deus, portanto,não nos é lícito proclamar "a morte de Deus" antesque o homem se transforme em Deus...
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  15
    Ciência da vida após a morte.Brasil Fernandes de Barros & Carlos Frederico Barboza de Souza - 2023 - Horizonte 20 (63):206213-206213.
    Resenha do livro: MOREIRA ALMEIDA, Alexander; COSTA, Marianna Abreu; COELHO, Humberto Schubert. _Science of life after death. _Cham, Switzerland: Springer, 2022. 96 f.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  17
    Da morte da arte em Hegel a sua existência autônoma.Custódio Luís S. De Almeida - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (4):869-889.
    Este artigo é um diálogo com Hegel e Gadamer, partindo da pergunta: "O que é arte?''. Hegel é um divisor de águas; pode-se dizer que a arte antes de Hegel é uma coisa e depois de Hegel outra. Com Hegel diremos que a arte "morreu" ou foi supra assumida pelo espírito absoluto; se isso não significa morte, é, pelo menos, perda de identidade - de autonomia. Com Gadamer diremos que a arte é arte, sem estar dizendo uma tautologia; pois (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  3
    Méditation sur Clotilde de Vaux à l'occasion du centenaire de sa mort, 5 avril 1846-5 avril 1946.Charles de Rouvre - 1947 - Paris: Archives positivistes, 10, rue Monsieur-le-Prince.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  3
    Colloque international« Bicentenaire de la mort d'Antoine-Laurent Lavoisier », Paris, 3-5 mai 1994 et Blois, 6 mai 1994.Editors Revue de Synthèse - 1993 - Revue de Synthèse 114 (3-4):585.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  55
    O Empoderamento da Ordem na Sociedade Escravista Brasileira: o caso da pena de morte do escravo Camillo -doi: 10.4025/dialogos.v17i2.739. [REVIEW]Artur José Renda Vitorino & Camila Andréia Correa de Oliveira - 2013 - Dialogos 17 (2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 971