Results for 'Redes sociais digitais'

1000+ found
Order:
  1.  31
    Visibilidade, vigilância, identidade e indexação: a questão da privacidade nas redes sociais digitais.Cíntia Dal Bello - 2011 - Logos: Comuniação e Univerisdade 18 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  17
    Redes sociais como ferramentas de transparência em tempos de covid-19.Paulo Ricardo Silva Lima, Francisca Rosaline Leite Mota, Ana Paula Orico Marques Cassé & Tarlane Gomes Tenório Sales - 2021 - Logeion Filosofia da Informação 7 (2):88-107.
    No período pandêmico ocasionado pelo Novo Coronavírus, surgiram muitas Fake News nas redes sociais digitais, gerando desinformação e prejudicando a Administração Pública na contenção de novos casos. Demonstra-se por meio da análise da publicização dos boletins epidemiológicos da Covid-19, disseminados nas redes sociais do Governo do Estado de Alagoas, a importância da transparência nas informações de interesse público. Essas redes, principais meios de comunicação e informação da sociedade, têm alto poder de disseminação informacional, cujo (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Redes sociais: espaço de aprendizagem digital cooperativo // Social networks: collaborative digital learning space.Marcus Vinícius de Azevedo Basso, Aline Silva de Bona, Cristina Maria Pescador, Cristiane Koehler & Léa da Cruz Fagundes - 2013 - Conjectura: Filosofia E Educação 18 (1):135-149.
    Este artigo propõe-se a discutir a possibilidade de utilizar as tecnologias digitais online e as redes sociais como espaço de aprendizagem digital de uma maneira que favoreça a aprendizagem cooperativa entre os estudantes, alicerçado na Epistemologia Genética de Jean Piaget. Este estudo foi baseado em uma pesquisa-ação, nas aulas de Matemática, realizada com estudantes do ensino médio integrado em informática do IFRS – Campus Osório (RS), em 2011 e 2012-1. Os estudantes demonstraram apropriação deste espaço de aprendizagem (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  5
    Globalização do Mercado de Vinhos Finos e o Protagonismo Promocional das Redes Sociais.Miriam Aguiar - 2018 - Logos: Comuniação e Univerisdade 24 (3).
    Fruto de um estudo comparativo entre Brasil e França, este artigo analisa as mudanças em curso no mercado de vinhos finos, resultantes do processo de globalização e ajustes às novas realidades sociais e contextos diferenciados nos quais o produto se insere. A comunicação sobre o vinho, atualmente ampliada e diversificada pelas tecnologias digitais, multiplica consumidores e contribui para a formação de uma opinião especializada de contornos particulares. Aspectos como o perfil singular do mercado, a sensualidade e notoriedade associadas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  3
    Rádio em ambientes digitais: experiências de segmentação em aplicativos para dispositivos móveis.Sônia Caldas Pessoa, Nair Prata & Kamilla Avelar - 2017 - Logos: Comuniação e Univerisdade 24 (1).
    A presente pesquisa realiza um estudo de caso de uma rádio transmitida por meio do aplicativo WhatsApp e suas dinâmicas interativas em páginas em redes sociais online. Entre os objetivos deste estudo de inspiração etnográfica de uma rádio segmentada estão a descrição e análise dos processos de transmissão, circulação da produção de textos audioverbovisuais, modelo de negócio e interação com os ouvintes usuários do aplicativo. Pretende-se compreender possíveis experiências de pessoas comuns em ambientes digitais que provocam tensões (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  16
    Regime de informação polifônico.Gerson Moreira Ramos Junior & Patrícia Veronesi Batista - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:349-359.
    O intuito do presente trabalho é discutir o uso do termo desinformação pelo campo da Ciência da Informação (CI). A palavra, desinformação, passou a ser utilizada nos últimos anos – mais notadamente após a eleição de Donald Trump a presidência dos Estados Unidos da América, cargo que ocupou entre os anos de 2016 a 2020 - para caracterizar um comportamento pautado no compartilhamento de notícias falsas via redes sociais digitais, majoritariamente, e, por meio de técnicas de comunicação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  36
    Redes sociais na investigação psicossocial.María Piedad Rangel Meneses & Jorge Castellá Sarriera - 2005 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 21:53-67.
    Este artigo, de caráter teórico, apresenta uma discussão sobre as redes sociais. Para isto, comenta diversos organismos de pesquisa, publicação e divulgação sobre a temática, assim como faz uma apanhado geral de revistas e livros dedicados a explicação e conceitualização destas. Depois de apresentad..
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  24
    Redes Sociais e o Negacionismo Como Indiferença.José André Ribeiro Silva - 2023 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 4 (1):76-91.
    O objetivo deste trabalho é mostrar como a modelagem das redes sociais fortalece a difusão de conteúdos negacionistas e de teorias conspiratórias. Para tanto, detalha-se como as redes sociais possuem uma lógica viciante. Isso se deve ao fato de que o modelo econômico das empresas de tecnologia é centrado na atenção dos usuários. A estratégia é gerar mais engajamento para intervir em comportamentos. Com isso, as redes sociais produzem formas personalizadas de exposição dos conteúdos, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  25
    Redes sociais e redes humanas ou a lógica da insociável sociabilidade humana.Agemir Bavaresco, Tiago Porto & Giovane Martins - 2015 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 60 (2):379-400.
    Social networks merge the real and the virtual in virtual actuality that forms the basis of human networks. In this sense, the anthropology of technology, in conjunction with cyberanthropology, allows the diagnosis of a new identity of human beingsstemming from the phenomenon of social networks. Do the intersubjective relations established in different contexts of publicity and pluralism of meanings emerging from the interface with social networks, which dilute the limits of human communication and boundaries, still allow usto understand the real (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  13
    Pluralismo terminológico e desordem da informação.João Rodrigo Santos Ferreira & Edivanio Duarte de Souza - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 9 (2):86-105.
    A pesquisa aponta as condições que motivaram as mudanças nos processos de disseminação da ciência, apresentando o ambiente das redes sociais digitais como espaços unificados de comunicação e de divulgação científicas. A partir deste contexto, busca evidenciar como esses espaços estão vulneráveis à desordem da informação. Para tanto, foram levantados os principais fatores relacionados à desordem no espaço digital, especialmente, nesses processos, e indicados alguns cuidados que precisam ser considerados para evitar ou minimizar esse problema. Trata-se de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  50
    Fortalecendo redes sociais: desafios e possibilidade na prevenção ao uso de drogas na atenção primária à saúde fortalecendo redes sociais.Fernando Santana de Paiva, Pedro Henrique Antunes da Costa & Telmo Mota Ronzani - 2012 - Revista Aletheia 37:57-72.
    O presente estudo procurou levantar desafios e possibilidades da incorporação das redes sociais no processo de implementação de ações preventivas ao uso de drogas na Atenção Primária à Saúde (APS). Trata-se de uma pesquisa-intervenção empregando as seguintes técnicas de coleta de dados: observação p..
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  9
    A ambiguidade das redes sociais na dominação oligopólica.Paulo J. Krischke - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (1):e37006.
    ALBOM, Mitchell David. The First Phone Call from Heaven – a novel. New York: Harper Collins Books, 2014. 324p.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  5
    Engajamento e falatório: das redes sociais à filosofia.Ericson Falabretti - 2017 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 1 (2).
    Nesse trabalho discuto duas perspectivas sobre política e engajamento. Para descrever a primeiraforma de engajamento, muito comum nas redes sociais, faço uso do termo heideggerianofalatório. Esse tipo de engajamento se caracteriza pela reprodução do mesmo e pela negação dadiferença. Já a segunda noção de engajamento, pensada a partir das obras de Sartre e Merleau-Ponty, em clara oposição ao falatório, remete a um exame de três características fundamentais doengajamento intelectual: práxis, compromisso, responsabilidade.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  26
    Vícios intelectuais e as redes sociais: o acesso constante à informação nos torna intelectualmente viciosos?Felipe Rocha L. Santos - 2017 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 62 (3):657-682.
    Muitos chamam a era em que atualmente vivemos como a Era da Informação. Isso porque vivemos em um mundo altamente conectado onde o fluxo de informação é constante. Uma das principais fontes de informação nos dias de hoje é a Internet, seja através de pesquisas no Google, seja através do testemunho de nossos amigos ou empresas em que confiamos, através das redes sociais. Este artigo visa realizar uma análise desde um ponto de vista da epistemologia social e de (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  5
    Proposta teórico-metodológica para o estudo de sujeitos informacionais usuários de sites de redes sociais virtuais.Ruleandson do Carmo Cruz - 2018 - Logeion Filosofia da Informação 5 (1):71-88.
    Revisa os conceitos de sujeitos informacionais, práticas informacionais, redes sociais, e sites voltados à formação de redes sociais virtuais. Destaca a importância contemporânea dos sites de redes sociais no contexto informacional. Apresenta proposta teórico-metodológica para o estudo dos sujeitos informacionais usuários de sites de redes sociais e das práticas informacionais por eles performadas em tais sites. Considera a dificuldade de se encontrar modelos para o estudo social dos sujeitos em contexto virtual.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  10
    Os Limites Regulamentadores da Propaganda Eleitoral No Âmbito Das Redes Sociais a Partir da Teoria Dos Sistemas Autopoiéticos.Leonel Severo Rocha, Eduardo Hoffmann & Lucas Paulo Orlando de Oliveira - 2020 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 6 (1):155.
    Diante do contexto complexo da globalização, a formatação dogmática jurídica da modernidade, que legitimava o Estado-nação como detentor do monopólio de produção regulatória, já mais corresponde à necessidade de estruturação das relações sociais. Tem-se na Teoria dos Sistemas Sociais Autopoiéticos uma forma de compreensão da atual realidade contingente e complexa, que pode servir de balizamento para as relações entre o direito e as redes sociais, especialmente no âmbito da propaganda eleitoral nas redes sociais, como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  9
    A construção do self marcário em sites de redes sociais à luz do modelo de habilidade social de Michael Argyle.Fernanda Carrera - 2015 - Logos: Comuniação e Univerisdade 1 (22).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  6
    Intelectuais Clássicos No Mundo Das Redes Sociais: Redefinição de Seu Papel Em Tempos de Pandemia e Eleição No Brasil.Thana Mara de Souza - 2022 - Revista Dialectus 27 (27):11-24.
    A partir das noções de intelectual orgânico, clássico e revolucionário, tais como apresentadas por Sartre nas Conferências dadas no Japão em 1965 e em entrevista de 1970 (publicadas em conjunto em Situações VIII), pretendemos compartilhar questões sobre qual seria o papel dos intelectuais no mundo das redes sociais, e se ainda é possível pensar em alguma função. Em primeiro lugar, descreveremos a classe social a partir da qual o intelectual surge e quais são as contradições com as quais (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Indicadores de inclusão digital: Uma análise dos multiletramentos propiciados em redes sociais online a partir da ótica do posicionamento.Liliana M. Passerino - 2011 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 13 (2):P - 7.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  11
    Os caixeiros viajantes como agentes formadores de redes sociais no Rio Grande do Sul.Caroline Von Mühlen & Rodrigo Luis Dos Santos - 2018 - Ágora – Revista de História e Geografia 20 (1):124.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. Aparência, visibilidade e contatos: a autoprodução em sites de redes sociais e a cena da música eletrônica.Beatriz Brandão Polivanov - 2011 - Logos: Comuniação e Univerisdade 18 (1).
    Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif";} Este trabalho pretende discutir como jovens brasileiros ligados à cena da música eletrônica se autoproduzem online, através do mapeamento netnográfico de como são apropriados os sites Orkut e Facebook. Argumentamos que o pertencimento ao segundo traz marcas de distinção social e que duas questões são cruciais nesse processo: a (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Capitães de bibocas: casamentos e compadrios construindo redes sociais originais nos sertões cariocas (Capela de Sapopemba, freguesia de Irajá, Rio de Janeiro, Brasil, século XVIII).Manoela da Silva Pedroza - 2008 - Topoi. Revista de História 9 (17):67-92.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  9
    Circumscribere na pandemia.José Luiz Goldfarb - 2020 - Circumscribere: International Journal for the History of Science 26:I.
    O ano de 2020 será lembrando como um período de profundas transformações nas sociedades no mundo. A pandemia causada pelo novo coronavírus interrompeu o fluxo normal das atividades humanas. Isolados em suas casas, professores e pesquisadores de diferentes áreas e países tiveram de reinventar seu modo de produzir e transmitir o conhecimento científico. O uso de ferramentas tecnológicas foi fundamental nesse sentido; por meio de plataformas como Teams, Zoom, Google Meet, entre outras, esses profissionais conseguiram dar continuidade às aulas, reuniões, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Apresentação.Fernando do Nascimento Gonçalves - 2008 - Logos: Comuniação e Univerisdade 15 (2):7-9.
    A crise dos modelos de representação fundadas em unidades coerentes e ordenadas parece ter como um dos traços o que Bruno Latour (1993) chamou de “híbridos”(1). Os híbridos são a figura da multiplicidade que não cabe em categorias e que a modernidade “varia para baixo do tapete”. Atualmente, assistimos ao “retorno dos que nunca foram”, que interpelam de forma contundente nossas formas de vida, fortemente apoiadas na técnica. Mas como apreender os fluxos de discursos e práticas mediatizadas que nos atravessam (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  2
    O Problema da Identidade Nas Tecnologias da Informação e Comunicação.Cleyton Leandro Galvão - 2020 - Logeion Filosofia da Informação 6 (2):104-114.
    Uma das questões mais difíceis de discernir no âmbito do uso das TICs é decidir o que seria aquilo que chamamos de identidade. Há termos que se referem a partes ou momentos específicos da identidade nas TICs, tanto ao uso quanto ao desenvolvimento que essas identidades podem ter em relação ao envolvimento do usuário. Deste modo, afirmamos que existe uma forma de compreender a identidade no uso das TICs como tentativa de se livrar deste emaranhado de termos e conceitos dispersos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Inovações educacionais versus cultura escolar: as implicações dos paradigmas de formação docente e da incorporação do uso pedagógico das TICs aos processos escolares.Luciene Aparecida da Silva & Lucília Regina de Souza Machado - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (2):119-131.
    Este ensaio aborda as tensões emergentes do antagonismo entre a demanda pelo fomento à disseminação das inovações educacionais e a cultura escolar vigente. Em face da discussão de conceitos e modelos de disseminação das inovações educacionais, são focalizadas as lacunas dos paradigmas de formação docente e suas implicações na conformação da cultura escolar vigente. Nesse contexto, a incorporação do uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) aos processos educacionais escolares é problematizada como estratégia promissora à indução da cultura (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  1
    Virtual e digital à luz da teoria sociológica e filosófica contempor'nea.Julio Marinho Ferreira - 2021 - Logeion Filosofia da Informação 7 (2):59-71.
    Apresentar a sociologia e a filosofia frente a dimensão tomada pela informação, e seus usos na contemporaneidade, requer uma mirada sobre relações e interações em ambientes on-line chamados de virtuais ou digitais, como mídias e redes sociais. Com isso, ao pensar os estudos acerca do social e a dimensão de uma filosofia aplicada ao entendimento dessa mesma relação virtual/digital na internet, surgem indagações a ser exploradas de modo a se entender certas transformações pelas quais a sociedade atual (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  18
    Panóptico Digital e Estruturas Psicopolíticas.Fabiano Corrêa da Silva Couto - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 9 (2):106-123.
    Este artigo discute o conceito de "panóptico digital" e seu papel na sociedade contemporânea. O filósofo Byung-Chul Han introduz a idéia do "panóptico" - inicialmente desenvolvido por Jeremy Bentham no século 18 - para descrever uma forma de controle e vigilância presente na sociedade moderna. São discutidos os efeitos das tecnologias digitais no acompanhamento e controle do comportamento individual, bem como a ameaça que isso representa para a privacidade e a autonomia. Também discute o conceito de "psicopolítica" e como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  9
    A máquina retórica de Barthes: mitologia e conotação nas redes digitais.Cristian Berrio-Zapata, Fábio Mosso Moreira & Ricardo César Gonçalves Sant'Ana - 2015 - Bakhtiniana 10 (2):135-157.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  10
    Presídios digitais.Leonardo Perin Vichi - 2023 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 6 (1):65-78.
    Neste artigo se pretende discutir a noção de infocracia apresentada pelo filósofo austro-coreano Byung-Chul Han em sua obra homônima. Nesta noção encontram-se abarcados muitos dos temas abordados pelo filósofo em outras obras de sua autoria. A Sociedade da Transparência, o controle psicopolítico, a digitalização e a crise da democracia são temas que ressurgem associados ao fenômeno do aprisionamento digital nas redes. Fenômeno em que se debatem entre si a informação produzida pela dinâmica da transparência e o holismo do Big (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  7
    Patologias Sociais.Patrícia Weiduschadt & Vitor Garcia Stoll - forthcoming - Dissertatio:33-48.
    Este artigo apresenta uma revisão de literatura, que possui como objetivo investigar como o fenômeno corpolatria está inserido em publicações científicas. Teve como lócus três portais de buscas (Scielo, Portal de Periódicos da CAPES e Google Acadêmico) e recorte temporal de 2012 a 2021. Os dados foram analisados qualitativamente, no qual, averiguou-se a conceituação de corpolatria destacada na literatura e o local de origem dos estudos. A partir dos resultados, inferiu-se que a temática ainda é incipiente entre os pesquisadores brasileiros, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. Atores em Rede: Subjetividades e Desejos em Expansão.Brasilina Passarelli, Drica Guzzi, Hernani Dimantas & Juliana Kiyomoura - 2010 - Logos: Comuniação e Univerisdade 16 (1):60-71.
    Comportamento de usuários de programas de inclusão digital em redes sociais da informação o objetivo de identificar, temas de interesse, apropriação de tecnologia social e produção de subjetividade. Método de pesquisa qualitativo; a técnica de coleta de dados grupo de discussão; amostragem com recorte por idade e localização geográfica, capital e interior do Estado de São Paulo.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  8
    Habilidades sociais e uso de mídias sociais por adolescentes no ensino médio.Ilana Andretta, Luana Thereza Nesi de Mello, Bianca Ledur, Myllena Diessy da Silva & Vanessa Trintin- Rodrigues - 2021 - Aletheia 54 (2):44-54.
    As mídias facilitam as aprendizagens e oportunizam a expressão das Habilidades Sociais dos estudantes. Este estudo objetiva caracterizar o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação e as Habilidades Sociais de 456 estudantes de escolas privadas do Sul do Brasil. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e transversal. Utilizou-se um questionário de dados sociodemográficos, Questionário de Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação e Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes Del-Prette. O celular/ smartphone e as redes (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  5
    Meios Digitais Como Garantia Do Acesso Ao Direito À Educação.Hayalla Stephanie Lisboa Marques Santa Rosa & Jefison De Andrade Das Chagas - 2022 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 7 (2):95.
    O presente estudo se destina a fazer uma breve análise sobre o direito social à educação, sua influência para o alcance da dignidade da pessoa humana e o seu alcance no formato EAD no Brasil. O artigo trata das metodologias de ensino viabilizadas pelo EAD, qual a sua contribuição na formação desses jovens e crianças e se a fruição dos benefícios desse método de ensino são possível por todas as classes sociais de forma isonômica. A pretensão é analisar como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  51
    Tecendo as redes de apoio na prematuridade.Grace Andreani, Zaira Aparecida O. Custódio & Maria Aparecida Crepaldi - 2006 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 24:115-126.
  36.  4
    Arbitrium Ex Máquina: Uma Abordagem de Regulação Responsiva À Solução de Controvérsias Em Plataformas Digitais.Raphael Ferreira Santana Silva - 2021 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 7 (1):78.
    O objetivo central do trabalho será investigar se a abordagem de regulação responsiva é capaz de contribuir, de forma propositiva, para a superação do debate sobre a crise de legitimidade da atuação dessas empresas de tecnologia na regulação das relações sociais mediadas. Na primeira parte, o artigo realiza um estudo descritivo sobre a solução de controvérsias por plataformas digitais, em especial do ODR. Busca-se dar ênfase aos aspectos controvertidos de legitimidade da atuação desse método de solução de controvérsias. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  11
    Brecha Digital de Gênero e Raça na pesquisa sobre tecnologias digitais de informação e comunicação.Zelinda dos Santos Barros, Yuri Crisostomo Fonseca & Dauda Uali - 2022 - Odeere 7 (1):203-216.
    Produzidas a partir de determinadas concepções e posicionamentos políticos e filosóficos, as tecnologias expressam intencionalidades que orientam as dinâmicas sociais e afetam os seus usos, design e desempenho. Neste artigo, partimos do pressuposto de que as tecnologias não são produzidas e disseminadas de modo neutro, sendo afetadas pelo modo como gênero e raça estruturam as relações sociais. A partir de informações obtidas na Plataforma Lattes, do CNPq, e em sites institucionais, realizamos um mapeamento das docentes universitárias afro-brasileiras e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  5
    Conversação, Mediação e Transformação na cultura da Rede.Henrique Antoun - 2017 - Logos: Comuniação e Univerisdade 23 (2).
    O processo de contínua conversação nas redes sociais aponta para transformações na consciência, no agir coletivo e na sociabilidade. Entretanto muitos se preocupam com a impossibilidade destas mudanças resultarem em transformações substantivas na representação política e na forma do Estado. Procurar avaliar criticamente o caráter da transformação é uma necessidade atual.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  9
    Mulheres Negras Não Foram Feitas Para Carregar Livros: Tensionamento e Resposta Social Em Rede Na Feira Pan-Amazônica Do Livro No Pará.Rosaly de Seixas Brito, Lorena Cruz Esteves & Jússia Carvalho da Silva Ventura - 2019 - Logeion Filosofia da Informação 6 (1):106-125.
    Este trabalho analisa a repercussão social do cartaz do “Salão do Livro da Região Sul e Sudeste do Pará”, evento da Feira Pan-Amazônica do Livro de 2018, para compreender como o processo de resposta social (BRAGA, 2006) impôs uma mudança institucional por parte da Secretaria de Cultura do Estado. O país homenageado foi a Colômbia e a peça de divulgação destacava uma mulher negra carregando livros na cabeça, representação das palenqueras. O fato gerou repercussão nas redes sociais e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  8
    Análise de Necessidade de Formação Contínua para uso de Recursos de Tecnologias Digitais no Ensino da Física.Romualdo José Dos Santos Conceição & Kilwangy Kya Kapitango-A.-Samba - 2021 - Saberes y Prácticas. Revista de Filosofía y Educación 6 (1):1-14.
    Este artigo é resultado da pesquisa que teve como objetivo estudar as percepções dos professores de física na cidade de Vilhena-RO sobre suas necessidades de formação contínua em tecnologias digitais no ensino. O problema de pesquisa consiste em saber quais as percepções dos professores de física, da rede estadual de Rondônia, que atuam na cidade de Vilhena-RO, sobre as necessidades de formação contínua em relação ao uso de recursos de tecnologias digitais salas de aula? Tratou-se de um levantamento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  35
    A espetacularização de si nas mídias sociais: o/a leitor/a-espetáculo e as pedagogias da visibilidade.Handherson Leyltton Costa Damasceno & Barbara Coelho Neves - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022019.
    Este artigo apresenta os principais temas de discussão que emergiram em um grupo de leitores de uma rede social. Discute o conceito de pedagogias da visibilidade, que no contexto atual, constituem materialidades simbólicas de uma nova maneira de se fazer existir frente a emergência das redes sociais. Foi utilizada a análise de conteúdo como técnica de pesquisa. Os resultados apontam que a discrição comedida e a introspecção como marca da personalidade leitora em tempos outros, o leitor das (...) sociais clama visibilidade e dela depende a sua sobrevivência nos espaços virtuais e estes, por sua vez, incitam-no a assumir um comportamento de auto celebrização, que é valorizado pela rede social enquanto comunidade de leitores. Apresenta uma matriz de tipificação das postagens que buscou agregar informações acerca das pedagogias da visibilidade das quais os leitores fizeram uso para serem vistos. As considerações finais apontam que nas redes sociais, ao se comportar como uma celebridade, o leitor sai dos silenciosos espaços introspectivos e solitários nos quais realizava suas leituras e tinha garantida a inviolabilidade dos seus gestos de leitor. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  8
    representações sobre a pandemia nas narrativas dos jornais digitais de Porto Alegre.Valdir Jose Morigi, Luciana Milani & Deise Dominique Savedra Campos - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9 (1):128-142.
    A partir dos pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa internacional em rede “Ciudades y comunidades imaginadas latinas en la era digital”, este artigo tem por objetivo verificar como a mídia construiu as representações sobre a pandemia de coronavírus e a cidade de Porto Alegre a partir das narrativas de jornais locais. A pesquisa foi realizada nos jornais digitais Correio do Povo, Jornal do Comércio e O Sul, no período de outubro de 2020 a dezembro de 2020. O estudo analisa às principais (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  6
    Facebook e afroreligiosidade: o orunkò e os ‘nós’ no intercruzamento das redes que nos formam.Luzineide Miranda Borges - 2017 - Odeere 2 (3).
    As reflexões apresentadas neste artigo foram produzidas a partir das etnocompreensões dos candomblecistas sobre o que pensam sobre identidades, pertencimentos e memória na cibercultura dialogando com o Orunkò e as identidades que formam o povo nagô no Facebook. O digital em rede é utilizado para manter os laços familiares como estratégia de conexão e reconfiguração do estar longe, mas não estar sozinho, porque nós estamos com vocês. Esse é o sentimento produzido pelos pertencentes do candomblé que utilizam o Facebook e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  6
    Razão Comunicativa E Técnicas De Comunicação E Informação Em Rede.Flavio Beno Siebeneichler - 2018 - Logeion Filosofia da Informação 5:49-66.
    O trabalho pretende demonstrar que a teoria da racionalidade comunicativa, desenvolvida por Jürgen Habermas, permite um posicionamento, a um só tempo, crítico e positivo, quanto às redes digitais. Porquanto seu desempenho não é apenas crítico no sentido de uma negação, mas principalmente criativo e dinâmico, visto que oferece o modelo de um procedimento discursivo – público e democrático – que permite avaliar pretensões de validade das redes digitais.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  5
    Investigação e Dados Sobre Patologias Sociais.Maximiliano Sérgio Cenci, Thais Piccolo Carvalho & Richéle Timm dos Passos da Silva - forthcoming - Dissertatio:49-70.
    Este texto aborda as bases teóricas e metodológicas desenvolvidas no Observatório Global de Patologias Sociais. Tal observatório visa diagnosticar patologias sociais nas áreas da saúde e da educação, além de, como prognóstico, fornecer subsídios para a organização de um instrumento capaz de captar a percepção de patologias sociais em distintas populações. A partir das discussões técnicas e filosóficas, com base nas leituras de autores da Teoria Crítica, principalmente Honneth (2006; 2011; 2016), têm-se desenvolvido, desde 2019, a organização (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  8
    Relação entre o estado nutricional e a autopercepção de saúde de professores da rede pública do ensino infantil e fundamental.Cibelli Aparecida Kaplun, Braulio Henrique Magnani Branco, Regiane da Silva Macuch & Rose Mari Bennemann - 2022 - Aletheia 55 (2):66-85.
    O presente estudo teve como objetivo verificar a relação entre o estado nutricional e a autopercepção de saúde de professores que atuam em escolas da rede pública em um município da região norte do PR/Brasil. O estudo foi de natureza aplicada, analítica e transversal.O estado nutricional foi avaliado pelo índice de massa corporal e a obesidade abdominal pela circunferência da cintura. O Medical Outcomes Short-Form Health Survey-SF-36 determinou a autopercepção de saúde e o Beck Depression Inventory -BDI,a saúde mental. Participaram (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  12
    Heranças africanas e povos indígenas: novas linguagens para o ensino de história na Rede Anísio Teixeira - BA.Telma Gonçalves Santos & Valdineia Oliveira Dos Santos - 2016 - Odeere 1 (1).
    O presente artigo aborda a produção audiovisual da Rede Anísio Teixeira, em especial os episódios Revolta dos Malês e Povos Indígenas, que fazem parte do programa Intervalo. A Rede Anísio Teixeira é um ambiente de produção e compartilhamento de mídias de licença livre, possíveis de serem acessadas através do Ambiente Educacional Web. Este repositório de conteúdos digitais educativos tem como público alvo a comunidade escolar da rede pública. Os episódios Revolta dos Malês e Povos Indígenas fazem parte de um (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  4
    Comparative Essays in Early Greek and Chinese Rational Thinking.Jean-Paul Reding - 2004 - Routledge.
    This collection of essays, by Reding, in the emergent field of Sino-Hellenic studies, explores the neglected inchoative strains of rational thought in ancient China and compares them to similar themes in ancient Greek thought, right at the beginnings of philosophy in both cultures. Reding develops and defends the bold hypothesis that Greek and Chinese rational thinking are one and the same phenomenon. Rather than stressing the extreme differences between these two cultures - as most other writings on these subjects - (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   15 citations  
  49.  8
    Les fondements philosophiques de la rhétorique chez les sophistes grecs et chez les sophistes chinois.Jean-Paul Reding - 1985 - Peter Lang Gmbh, Internationaler Verlag Der Wissenschaften.
    Y a-t-il eu des sophistes chinois? C'est en rassemblant et en examinant les textes et les témoignages qui nous sont parvenus au sujet de Hui Shi et de Gongsun Long, deux penseurs chinois des IVe et IIIe siècles avant notre ère, et en mettant en relief les contrastes entre ces derniers et ce qui nous reste des Protagoras, Gorgias, Hippias, Prodicos et Antiphon que l'auteur cherche à répondre à cette question. Le travail se divise ainsi en cinq parties essentielles. La (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   8 citations  
  50.  36
    Greek and chinese categories: A reexamination of the problem of linguistic relativism.Jean-Paul Reding - 1986 - Philosophy East and West 36 (4):349-374.
1 — 50 / 1000