Results for 'Século XIX'

1000+ found
Order:
  1.  2
    Século XIX Francês: A realização e confluência da representação do realismo moderno na literatura ocidental segundo o Mimesis, de Erich Auerbach.Gabriel Villatore Bigardi - 2019 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 17 (1).
    O presente resumo (resenha) visa a estabelecer a forma com a qual Erich Auerbach evidencia em Mimesis, sua obra magna, a realização da representação séria e problemática do cotidiano, considerando todas as forças motrizes sociais e históricas do contexto inserido, que se iniciam na separação diacrônica entre as obras de Homero e do Velho Testamento Judaico, e confluem na literatura do século XIX na França, mais precisamente nas figuras de Balzac, Stendhal e Flaubert. Para tal fim, além da consulta (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Kant na Espanha do século XIX.Juan Miguel Palacios García - 2005 - Revista Portuguesa de Filosofia 61 (3):1049-1077.
  3. Fragmentos da arte clássica no espelho do século XIX: Uma alusão à arquitetura.Adriana Medeiros - 2013 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (26):77-88.
    O espelho da arte clássica se multiplicou em fragmentos e influenciou a arquitetura grega e seus desdobramentos, verificados no decorrer do que rotulamos chamar de história da arte. A arquitetura e o urbanismo praticados pelos gregos, e mais tarde pelos romanos, foi elemento de inspiração para personalidades de liderança e artistas nos grandes períodos históricos da humanidade, onde a cidade era tida como elemento principal da vida política e social dos povos. Do clássico ao neoclássico, o desdobramento inspirado na estética (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Muito além do céu: Escravidão e estratégias de liberdade no Paraná do século XIX Quite beyond heaven: Slavery and strategies for liberty.Miriam Hartung - 2005 - Topoi 6 (10):143-191.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  5
    Kierkegaard e as Ciências Naturais No Século XIX.Natalia Mendes Teixeira - 2023 - Dissertatio 54:3-31.
    O filósofo dinamarquês Søren A. Kierkegaard é frequentemente lido, dentro da própria tradição intérprete, como um crítico das Ciências Naturais (Naturvidenskaben). 1 Neste artigo, pretendo argumentar, ao contrário, que Kierkegaard: (i) foi crítico de uma determinada prática científica do seu tempo epistemicamente frágil e dos cientistas naturais que a adotavam construindo uma proposta judiciosa do papel da Ciência na interpretação do mundo; (ii) interessou-se pelas Ciências Naturais, inclusive pelos trabalhos do seu primo, o paleontólogo Peter Wilhelm Lund, e as pesquisas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  6
    O Passado Presente, ou como se escrevia a história do tempo presente no século XIX. Gonçalves de Magalhães e a Memória Histórica da Revolução da Província do Maranhão.Eliete Lucia Tiburski - 2018 - Dialogos 22 (1):205.
    O artigo apresenta a questão da história do tempo presente e suas relações com o conceito de história no início do século XIX no Brasil. As reflexões serão feitas a partir do trabalho de Gonçalves de Magalhães intitulado Memoria Historica e Documentada da Revolução da Provincia do Maranhão desde 1839 até 1840, publicado na Revista do IHGB em 1848. Trata-se de analisar a condição do historiador enquanto sujeito que intervém em seu próprio tempo, a delimitação do campo da história, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  14
    Intelectuais na “selva brasileira”: representações de imigrantes poloneses sobre o Brasil e seus habitantes a partir da perspectiva da “cultura do imperialismo” no final do século XIX.Rhuan Targino Zaleski Trindade - 2018 - Dialogos 22 (3):109-127.
    Durante a “febre brasileira”, parte do processo imigratório polonês para o Brasil, na última década do século XIX, diversos intelectuais poloneses acompanharam o deslocamento, instalação e adaptação dos patrícios nos estados do sul. Os intelectuais provindos a serviço de uma sociedade científica chamada Grupo de Lwów, localizado na parte austríaca da Polônia partilhada, vinham com ideais de analisar a presença dos poloneses já instalados e acompanhar a trajetória dos novos emigrantes. Ao produzirem textos, deixaram suas impressões sobre o Brasil (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  26
    Ser mãe: o amor materno no discurso católico do século XIX.Raquel dos Santos Sousa Lima & Igor Salomão Teixeira - 2008 - Horizonte 6 (12):113-126.
    Resumo Este artigo analisa parte do discurso que a Igreja Católica teceu sobre as mulheres, enfatizando o tema da maternidade durante o século XIX. O enfoque parte da Bulla Sylabus (1864), expedida no pontificado de Pio IX, e da encíclica Rerum Novarum (1891), do Papa Leão XIII. Entre a segunda metade do século XIX e a Primeira Guerra Mundial, a Igreja passou pelo processo conhecido como "romanização", caracterizado pela preocupação moral e disciplinar do clero diante de críticas do (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Das casas às roças: comunidades de candomblé no Rio de Janeiro desde o fim do século XIX.Roberto Conduru - 2010 - Topoi: Revista de História 11 (21):178-203.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  10
    Ministério dos Presbíteros – A Igreja no século XIX.José Ulisses Leva - 2015 - Revista de Teologia 9 (16):160-179.
    Ministry of Priests – the Church in the 19th century aims to be an analysis of the Church positions in relation to their Priests. The scope of this paper intends to know the ministerial life of the priests who were allied to the Church and lived in the period of the Catholic Reformation on the eve of the festivities of his Conciliar Golden Jubilee. How to understand the Ministry of Priests in the Church in the 19th century? How to understand (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Entre amadorismo e profissionalismo: as tensões da prática histórica no século XIX.Manoel Luiz Salgado Guimarães - 2002 - Topoi 5:185-200.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  33
    "O que nosso tempo mais precisa": Kierkegaard E o problema Das categorias na filosofia do século XIX.Silva Gabriel Ferreira da - 2017 - Kriterion: Journal of Philosophy 58 (137):333-350.
    Resumo: Nos últimos anos, a literatura acerca da filosofia do século XIX tem apresentado uma reavaliação, tanto no que diz respeito a seus problemas e movimentos, quanto ao papel de determinados filósofos no interior daquele panorama. Com o objetivo de evidenciar a contribuição empreendida pelo filósofo dinamarquês Søren Kierkegaard ao contexto geral da virada anti-Hegel em meados daquele século, este artigo analisa os problemas referentes às categorias como loci da tese idealista da unidade entre lógica e ontologia a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Schopenhauer e a Pessimismus-Frage: A influência da filosofia schopenhaueriana durante a controvérsia sobre o pessimismo na filosofia alemã do final do século XIX.Daniel Quaresma Figueira Soares - 2019 - Sofia 7 (2):252-274.
    A fim de celebrar o bicentenário da publicação d´ O mundo como vontade e representação, rememoraremos uma polêmica de grandes proporções na filosofia alemã ao final do século XIX: a Pessimismus-Frage. Originada pela recepção da filosofia schopenhaueriana, essa polêmica suscitou – sobretudo após a morte de Schopenhauer - extensos debates entre os partidários do pessimismo filosófico e seus críticos. Iniciaremos descrevendo algumas características do horizonte intelectual alemão da época. A seguir, apresentaremos traços do pensamento de três representantes da chamada (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  11
    Da injúria da preta Sabina para o contexto escravista na segunda metade do século XIX.Marina Camilo Haack - 2018 - Ágora – Revista de História e Geografia 20 (1):68.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  10
    Intuição nas reconstruções da Renascença no século XIX alemão: Goethe, Schopenhauer, Burckhardt e Nietzsche.Anthony K. Jensen - 2022 - Cadernos Nietzsche 43 (2):13-40.
    Nietzsche’s relationship with Burckhardt’s image of the Renaissance was a way of practicing history. Nietzsche shared with Burckhardt the preference for typology, the belief that truth is reached intuitively and concerns the inner identity of all things, and for great cultural historical objects and individuals. And he shared it with him in some part precisely because two of their most significant common influences were Goethe and Schopenhauer. Beyond this, I argue that there are a few minor and a few more (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  12
    A educação do negro na imprensa paulista do fim do século XIX.Kadine Teixeira Lucas & Daniel Ferraz Chiozzini - 2020 - Educação E Filosofia 33 (69):1433-1465.
    A educação do negro na imprensa paulista do fim do século XIX Resumo: O presente artigo é parte de uma pesquisa que contempla os projetos para a educação dos ingênuos veiculados na imprensa paulista entre a promulgação da Lei do Vente Livre e os anos subsequentes à abolição da escravidão. Tomando como pressuposto que as ideias são produtos culturais gestados em redes de sociabilidade, analisamos de que maneira as noções acerca de raça e modernização relacionavam-se às propostas educativas para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  8
    Processo de institucionalização da formação da mulher no século XIX.Teresinha Venturin - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (2):217-222.
    O presente estudo faz uma análise da institucionalização da formação da mulher das camadas populares de Porto Alegre, no século XIX. Em decorrência da transformação social, econômica e política, tornou-se necessário um empenho sistematizado para inserir a menina órfã na sociedade, transformando a jovem na mãe e educadora por excelência.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  10
    Imprensa católica e identidade ultramontana no Brasil do século XIX: uma análise a partir do jornal O Apóstolo.Ana Rosa Cloclet da Silva - 2020 - Horizonte 18 (56):542-542.
    O presente artigo analisa a experiência brasileira da secularização, observando o modo como, nas páginas da imprensa católica publicada na segunda metade do século XIX, o religioso e o secular se articularam de diferentes maneiras e se modelaram reciprocamente. Como argumento central, sustenta que a difusão das formas impressas, considerada uma das principais condições históricas associadas ao advento da modernidade ocidental, foi também responsável, no contexto analisado, pela veiculação dos referenciais associados ao catolicismo romanizado e a uma Igreja independente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  10
    A Neoescolástica e o pensamento conservador católico do século XIX: uma leitura histórico-teológica.Victor Clemente Muller - 2017 - Revista de Teologia 11 (19):118-129.
    O objeto da discussão se propõe a buscar na origem do pensamento conservador do XIX e na sua relação com a teologia neoescolástica à chave interpretativa da renovação eclesial e teológica proporcionada pelo Concilio Vaticano II. A vinculação entre teologia e dogmática católica e sua relação com o pensamento conservador pretendem assegurar o retorno a um ideal da cristandade através de uma oposição cerrada com uma filosofia combativa e uma teologia dogmática “antimodernista”. Por um lado, o pensamento conservador alcança seu (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  24
    Um embate ideológico: Estado - igreja no crepúsculo do século XIX no brasil.Ms Edgar da Silva Gomes - 2007 - Revista de Teologia 2.
    Este artigo apresenta uma noção do embate velado entre a Igreja Católica e o Estado brasileiro para dominar a sociedade civil na transição império – república, um para não perder sua influência secular, o catolicismo, e outro, o Estado, para não se deixar influenciar pela ideologia antagonista ao projeto positivista-liberal a ser implementado naquele contexto onde o slogan fala por si "ordem e progresso".
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. A Cultura Escolar Portuguesa pelo Traçado Literário do Século XIX-The Portuguese Scholar Culture Through the Literary Drawing of the XIX Century.Carlota Boto - 2006 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 8 (2).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  24
    Singularidade e sonho de permanência da sociedade escravista brasileira (Século XIX).Ênio José da Costa Brito - 2014 - Horizonte 12 (35):987-1001.
    Within a sequence of studies on slavery in Brazil in 50 years, we have the original study on the political dimension of this slavery from original documentation (Annals and Archives) carried forward by Tamis Parron. In the nineteenth century occurred, according to the author, a politicization of slaveholding issues rather than the development of a policy of slavery. The smuggling of slaves and the defense of slavery are too significant to be set aside by historiography events. To Parron, external aspects (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  79
    Haeckel e Nietzsche: aspectos da crítica ao mecanicismo no século XIX.Wilson Antonio Frezzatti Jr - 2003 - Scientiae Studia 1 (4):435-461.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Os Almanaques, os Livros do Povo, os Livros da Revolução: Entre Sensibilidades, Visões de Mundo e Práticas Modernas de Leitura (Campinas, Final do Século XIX e Início do Século XX).Maria Carolina Bovério Galzerani - 2004 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 6 (2).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. “A ambicionada assimilação do materialismo”: Nietzsche e o debate naturalista na filosofia alemã da segunda metade do século XIX.Rogerio Lopes - 2011 - Cadernos Nietzsche 29.
    This paper compares Nietzsche ́s views on the relationship between philosophical reflection and empirical sciences against the background of some of the debates in the so-called transcendental tradition, in order to characterize his position in terms of a liberal kind of methodological naturalism. Initially, it will be shown that there are some similarities between the debates in the German academic philosophy of the second half of the nineteenth century and the Postquinean contemporary debates on naturalism. I discuss subsequently F. A. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  26. O intertexto de Plutarco no discurso literário do século XIX.Manuel dos Santos Alves - 1995 - Humanitas 47:953.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. A sala de aula no século XIX: disciplina, controle, organização.Eduardo Arriada, Gabriela Medeiros Nogueira & Mônica Maciel Vahl - 2012 - Conjectura: Filosofia E Educação 17 (2).
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. Amas na fotografia brasileira da segunda metade do século XIX.Sandra Sofia Machado Koutsoukos - forthcoming - Studium.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  10
    Notas sobre um estudo de fontes: Ribot, Nietzsche e a psicofisiologia francesa do século XIX.Antonio Edmilson Paschoal - 2020 - Cadernos Nietzsche 41 (3):252-260.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  30.  29
    A noção de modelo na virada do século XIX para o século XX.Tatiana Roque & Antonio Augusto Passos Videira - 2013 - Scientiae Studia 11 (2):281-304.
  31. Da resistencia teolóxica ao evolucionismo na Galicia do século XIX.Xosé Ramón Barreiro Fernández - 2009 - In Francisco Díaz-Fierros Viqueira (ed.), O darwinismo e Galicia. Santiago de Compostela: Universidade de Santiago de Compostela, Servizo de Publicacións e Intercambio Científico.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. Sob o domínio da precariedade: escravidão e os significados da liberdade de trabalho no século XIX Under the domain of precariousness: slavehood and the meanings of work.Henrique Espada Lima - 2005 - Topoi 6 (11):289-326.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Os limites da ordem: respostas à ação da polícia em Vitória ao final do século XIX.Geraldo Antonio Soares - 2009 - Topoi: Revista de História 10 (19):112-132.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  13
    Teias e tramas: família e manufactura têxtil no concelho de Guimarães nos finais do século XIX.Ana Silvia Volpi Scott - 2005 - Diálogos (Maringa) 9 (3).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  5
    Teias e tramas: família e manufactura têxtil no concelho de Guimarães (Portugal) nos finais do século XIX.Ana Silvia Volpi Scott - 2005 - Dialogos 9 (3).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  41
    O discurso de Raimundo Nina Rodrigues acerca das religiões africanas na Bahia do século XIX.Vanda Fortuna Serafim - 2010 - Dialogos 14 (2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  20
    A aurora de um poder industrial: notas sobre a história econômica dos euana passagem do século XIX ao XX.Vagner Lu da Silva - 2008 - Diálogos (Maringa) 12 (2-3).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  9
    A aurora de um poder industrial: notas sobre a história econômica dos euana passagem do século XIX ao XX.Vagner Lu da Silva - 2008 - Dialogos 12 (2e3).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  28
    “Na linguagem clara e compreensível do povo”: História e cotidiano politizado nas poesias de lundus (Rio de Janeiro, segunda metade do século XIX).Silvia Cristina Martins de Souza - 2019 - Dialogos 23 (2):123.
    Este artigo explora as relações entre história e literatura considerando a literatura um testemunho que pode ser lido, desconstruído e submetido ao mesmo escrutínio ao qual os historiadores submetem outras fontes que lhes permitam ter acesso à compreensão de redes e tensões sociais mais amplas. Nele são utilizadas poesias publicadas no cancioneiro Trovador: coleção de modinhas, recitativos, árias, lundus, etc.., com o objetivo de mostrar como seus autores estabeleceram um diálogo entre si e com seus leitores acerca de um assunto (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  4
    Marx e o cardápio da taberna do futuro: sobre os caminhos para uma revolução russa no século XIX.Gabriella M. Segantini Souza - 2023 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 28:288-334.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. Teoria da história e história da historiografia dós seculos XIX e XX: ensaios.Pablo Spíndola & Wagner Geminiano dos Santos (eds.) - 2018 - Jundiaí, SP: Paco Editorial.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  4
    Dos rom'nticos a Nietzsche. Oito estudos sobre a Filosofia do século XIX.Tulipa Martins Meireles - 2018 - Cadernos Nietzsche 39 (3):279-292.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. O Pensamento Político Português no Século XIX. Uma Síntese Histórico-Crítica.António Pedro Mesquita - 2006 - Lisboa, Portugal: Imprensa Nacional - Casa da Moeda.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. A mulher negra escrava no imaginário das elites do século XIX.Marília Pessoa Monteiro - 1989 - Clio: A Journal of Literature, History, and the Philosophy of History 12.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  1
    Dilemas e encruzilhadas no pensamento económico português da segunda metade do século XIX.Alcino Pedrosa - 2017 - Cultura:217-228.
    A literatura económica portuguesa da segunda metade de Oitocentos dedica particular atenção ao papel dos agentes económicos no processo de criação de riqueza e bem-estar. A reflexão então produzida procurou chamar a atenção para os problemas associados ao crescente progresso material e aos dilemas e sortilégios de uma civilização “perigosamente” moderna e paradoxalmente decadente. Em muitos casos, estes textos ultrapassaram a simples exposição doutrinária ou o propósito de divulgação, situando-se em aspetos concretos da realidade económica nacional, relativamente à qual se (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  29
    A Instrução Proposta por Caxias: Uma Análise do Panorama Educacional Rio Grandense do Século XIX.Hardalla Santos do Valle & Eduardo Arriada - 2012 - Dialogos 16 (1).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  37
    O Liceu D. Afonso na Província de São Pedro do século XIX: aspectos históricos de uma cultura escolar.Hardalla Santos do Valle & Eduardo Arriada - 2012 - Dialogos 16 (Supl.).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  9
    O darwinismo que percorreu Galicia no século XIX: unha historia de confusións e resistencias.Xosé A. Fraga Vázquez - 2009 - In Francisco Díaz-Fierros Viqueira (ed.), O darwinismo e Galicia. Santiago de Compostela: Universidade de Santiago de Compostela, Servizo de Publicacións e Intercambio Científico. pp. 15--54.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. A influência da Maçonaria na formação social brasileira do Século XIX.Diego de Paula Deodato - 2010 - História 29:06.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  12
    "Nietzsche, intérprete do Brasil"? A recepção da filosofia nietzschiana na imprensa carioca e paulistana no final do século XIX e início do XX.Geraldo Dias - 2014 - Cadernos Nietzsche 35:89-107.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000