Results for 'racismo'

179 found
Order:
  1.  14
    Racismo, monumentos al daño y cultura de la cancelación histórica. El “caso Hume”.Álvaro Castro Sánchez - 2023 - Araucaria 25 (52).
    En el presente trabajo multidisciplinar se trata de establecer las dimensiones que debería de incorporar un modelo de decisión moral sobre la herencia patrimoni al y el daño o violencia simbólica que muchos monumentos o edificios de homenaje pueden ejercer sobre el presente. Uniendo tradición historiográfica sobre el racismo y reflexión filosófica, se toma como caso de análisis el cambio de nombre de la torre Hume de la Universidad de Edimburgo y la vandalización de una estatua del filósofo en (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  21
    O Racismo como ideologia do capital monopolista.Tatiana Lyra Lima Félix & Artur Bispo Dos Santos Neto - 2022 - Odeere 7 (2):5-18.
    O presente texto tem como propósito, primeiramente, prescrutar a gênese e a particularidade do racismo no modo de produção capitalista, para revelar a conexão íntima existente entre a ideologia do racismo e a ascendência do capital monopolista. Num segundo momento, pretende-se observar como o racismo se constitui como mecanismo fundamental para operar a divisão interna da classe trabalhadora, em que o capital constitui uma espécie de “aristocracia operária” para intensificar suas desumanizações contra os seres humanos racializados. Por (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  12
    O Racismo Machuca o Corpo, a Cabeça, a Brincadeira. O Terreiro Cuida Do Machucado Que o Racismo Faz.Stela Guedes Caputo & Elaine Di Carlantonio - 2023 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 29:95-104.
    Quanto mais avançamos em nossas pesquisas com crianças de terreiros, mais percebemos os terreiros como lugares de acolhimento para crianças, sobretudo, crianças negras. Para o artigo que apresentamos, reunimos conversas com duas meninas negras e de candomblé. Eduarda de Souza, de 9 anos e Maria Hellena Nzinga, de 8 anos. As duas apontam a escola como um espaço de silenciamentos, apagamentos e constrangimentos. Ambas identificam o racismo como o grande causador desse sofrimento vivido. Ao mesmo tempo, ambas identificam seus (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Racismo de estado e tanatopolítica: Sobre o paradoxo do nazismo em Michel Foucault e Giorgio Agamben.Francisco Bruno Pereira Diógenes - 2013 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 1 (2):155-193.
    Este artigo propõe-se a expor as reflexões de dois filósofos contemporâneos, quais sejam, Michel Foucault e Giorgio Agamben, de modo a promover um paralelo,ou mesmo uma analogia, entre duas noções que permeiam as obras dos respectivos autores. Estas noções consistem no que Foucault chamou de Racismo de Estado, e no que Agamben nomeou de Tanatopolítica. O contexto, e tambémo objeto, no qual se efetiva este intento é, em uma palavra, a política totalitária do Estado nazista.Ambos os autores compreendem os (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  8
    El racismo como dimensión fundamental del dominio: la analítica del poder de Foucault a partir del contexto colonial.Bruno Osella - 2023 - Res Pública. Revista de Historia de Las Ideas Políticas 26 (3):249-260.
    Aunque la obra de Foucault haya influido en el pensamiento poscolonial y decolonial, a menudo se acusó al francés de eurocentrismo, renunciando, en algunos casos, a un diálogo enriquecedor entre su obra y estas corrientes de estudio. Teniendo como interés específico el tema del racismo, en este trabajo analizaremos primero el curso de Foucault Defender la sociedad y luego las contribuciones de pensadores y pensadoras decoloniales, de Frantz Fanon y Achille Mbembe. La consulta del archivo colonial ofrece posibles cronologías (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  23
    O racismo de Hume por Hume.Maria Isabel Limongi - 2023 - Dois Pontos 20 (2).
    O artigo trata da famosa nota do ensaio Dos Caracteres Nacionais, na qual Hume afirma suspeitar que os negros são inferiores aos brancos. No lugar de perguntar o quanto o racismo expresso na nota penetra na obra, como se costuma fazer, coloca-se outra questão: o que Hume tem a dizer sobre o conteúdo da nota, levando em conta seu contexto de enunciação? Como ele situa no ensaio Dos Caracteres nacionais o seu próprio racismo? A partir de uma análise (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  3
    Racismo ambiental: uma proposta de sequência de atividades a partir de uma perspectiva CTS.Christiana Andréa Vianna Prudêncio & Mariana Dos Santos - 2024 - Odeere 9 (1):22-33.
    O termo racismo ambiental foi cunhado por Benjamin Franklin Chavis Jr. em 1981 nos Estados Unidos e de lá pra cá, este conceito foi sendo cada vez mais atrelado a uma materialização do racismo estrutural. A literatura tem mostrado que a discussão das relações étnico-raciais encontra pouco, ou nenhum lugar, nos cursos de formação de professores e, no caso do Ensino de Ciências, essa situação é ainda mais grave, uma vez que diversos professores acreditam que não cabe a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  34
    Quilombos, racismo ambiental e formação em saúde e saúde mental: diálogos emergentes.Regina Marques de Souza Oliveira - 2020 - Odeere 5 (10):129-156.
    O artigo apresenta as relações entre os Povos dos Quilombos, a formação em saúde e o racismo ambiental, visto como uma face da segregação sócio espacial que é também racial. A partir da noção sobre a importância dos Quilombos para a fundação das cidades brasileiras é preciso a superação do racismo na sociedade e nos modos de pensar e produzir ciência e formação em saúde e saúde mental que deve considerar necessariamente os ensinamentos e conhecimentos dos Povos Quilombolas.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  9.  23
    Branquitude, racismo e sexismo em docências realizadas por mulheres negras no ensino de história.Carla Beatriz Meinerz, Priscila de Souza Santos & Priscila Nunes Pereira - 2021 - Odeere 6 (1):109-137.
    Objetiva-se no texto analisar o ensino de história na formação inicial e continuada, através do estágio docente obrigatório em espaços escolares, tematizando o racismo institucional e o sexismo. O conceito de racismo institucional será interseccionado com o de sexismo, pois a análise destaca fenômenos observados com jovens estudantes negras, licenciandas do Curso de História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Sob a perspectiva da abordagem qualitativa, consideram-se as práticas pedagógicas, construídas em processos de ensino e pesquisa, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  10
    Racismo e a constituição de um signo ideológico de resistência.Maria Helena Cruz Pistori - forthcoming - Bakhtiniana.
    RESUMO Este artigo tem o objetivo de compreender a disseminação e a consolidação de um signo ideológico de resistência, a partir da análise de um enunciado verbo-visual, uma fotorreportagem publicada no jornal português Expresso. A matéria, por meio de uma série de fotografias e um breve texto, mostra uma manifestação ocorrida em Lisboa, em junho de 2020, contrária ao assassinato de George Floyd por policiais nos EUA. A Análise Dialógica do Discurso, advinda da obra de Mikhail Bakhtin e o Círculo, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  18
    O racismo no Iluminismo: notas sobre crítica filosófica e história da filosofia.Rodrigo Brandão - 2023 - Dois Pontos 20 (2).
    O presente artigo apresenta uma série de considerações sobre o tema do racismo no pensamento Iluminista com a intenção tanto de contribuir para a análise dos fundamentos do racismo moderno quanto para apresentar uma defesa da história da filosofia como disciplina capaz de auxiliar a tarefa de crítica filosófica de nosso presente. Em primeiro lugar, sugere uma série de reflexões gerais sobre maneiras de abordar e aprofundar a reflexão sobre o racismo no pensamento moderno, sobretudo no século (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  59
    Racismo na Família e a Construção da Negritude: Embates e Limites entre a Degradação e a Positivação na Constituição do Sujeito.Lia Vainer Schucman & Mônica Mendes Gonçalves - 2017 - Odeere 4:61.
    Este artigo pretende abordar os impactos que a vivência do racismo dentro do ambiente familiar tem na subjetividade dos indivíduos. Interpela, portanto, os modos como essa experiência interfere na formação da identidade do sujeito, na sua autoimagem e na construção da estima por si mesmo. Esses processos, múltiplos e complexos, serão observados a partir da análise do relato das histórias e experiências de vida de uma pessoa, Mariana. Embora trate de Mariana, através de sua voz, muitos outros falam. Muitas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  10
    Racismo, biopolítica y gubernamentalidad. Derivas de las categorías foucaultianas.Marcelo Raffin - 2022 - Praxis Filosófica 55:51-68.
    Este artículo analiza las ideas que Foucault produjo sobre la cuestión del racismo con el fin de evaluar sus alcances y potencialidades para seguir pensando hoy esa problemática, para interactuar con ella, pero también para discutir con esa perspectiva y para revisar las transmutaciones, los trastocamientos y las nuevas configuraciones que el racismo puede asumir actualmente. El desarrollo argumental se estructura a partir del examen de los siguientes puntos: la noción de racismo elaborada por Foucault y su (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  6
    Racismo estrutural no Brasil: a luta por uma sensibilidade do mundo decolonial.Janayna Alves de Sousa & Josenildo Campos Brussio - 2023 - Odeere 8 (1):264-284.
    O presente trabalho aborda questões conceituais sobre o racismo no Brasil relacionadas ao processo histórico de colonização, destacando a criação de um imaginário coletivo hegemônico, eurocêntrico, patriarcal, reproduzido pela ideologia dominante e reforçado por práticas racistas nas relações sociais. Por outro lado, trazemos a decolonialidade como uma ruptura epistemológica que procura romper com as ideologias coloniais dominantes que imperam sobre o pensamento ocidental e aponta saídas para o enfrentamento do racismo estrutural. O aporte teórico se dá pelo olhar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  10
    Racismo, inmigración e interculturalidad.Alfonso García Martínez - 2004 - Daimon: Revista Internacional de Filosofía 31:89-114.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  21
    Racismo, xenofobia, antisemitismo en el horizonte de los flujos migratorios. Enfoques teóricos y teoría crítica.José Antonio Zamora - 2012 - Arbor 188 (755):591-604.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  8
    Pentecostalismos, racismo e Direitos Humanos.David Mesquiati de Oliveira & Kenner Roger Cazotto Terra - forthcoming - Horizonte:98-98.
    Pentecostalism meant a break with Protestant anthropology hostage to the epistemology of Modernity. As Havey Cox explains, these American movements in the early years of the 20th century filled the ecstatic deficit left by evangelicals, pointing towards the affective system of knowledge of reality, an affective epistemology. If, on the one hand, the Pentecostal experience encouraged the shift from the margin to the center of corporeality, on the other, the violated and subjugated bodies became visible and empowered, because marginalized groups, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  60
    Psicologia, racismo e saúde mental: formas de intervenção no trabalho do psicólogo.Emanuele Oliveira Ribeiro - 2017 - Odeere 4:166.
    Este relato apresenta formas de intervenção na atuação do psicólogo em situação de racismo. A experiência ocorre em uma instituição de ensino superior e discutimos sobre o racismo e saúde mental a partir do curso promovido pelo Nucleo de Estudos e Pesquisa em Psicanalise, Identidade, Negritude e Sociedade da Universidade Estadual do Recôncavo da Bahia. Inicialmente serão descritos as atribuições do profissional de psicologia na área educacional da assistência estudantil. Em seguida serão abordados dois estudos de casos com (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  50
    Racismo filosófico: el concepto de ‘raza’ en Immanuel Kant.Patricio Lepe-Carrión - 2014 - Filosofia Unisinos 15 (1).
  20.  18
    Racismo reverso e o Programa Trainee Magazine Luiza 2021.Marcelo Brandão Araujo - 2021 - Odeere 6 (2):438-457.
    A precariedade ou até mesmo a ausência de políticas públicas que concorram efetivamente a favor da diminuição da desigualdade racial dificulta que negros ocupem cargos considerados de maior destaque, prestígio na iniciativa privada e no serviço público. Além disso, apesar do senso comum de que não existe racismo no Brasil, quaisquer inciativas de inclusão racial são amplamente criticadas, principalmente no âmbito das redes sociais, por indivíduos contrários ao protagonismo negro no mundo do trabalho. Inclusive, nessa perspectiva, no ambiente interacional (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  18
    Racismo, individualismo, biopoder.Guilherme Castelo Branco - 2009 - Revista de Filosofia Aurora 21 (28):29.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Racismo e desigualidade na ordem do dia.Luiz Fernando Martins da Silva - 2010 - In Adriana Severo Rodrigues, Giancarla Brunetto & Márcio Eduardo Brotto (eds.), Os hereges: temas em direitos humanos, ética e diversidade. Armazém Digital.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  45
    Psicanálise e racismo: interpretações a partir de Quarto de despejo.Fábio Belo (ed.) - 2018 - Belo Horizonte, MG: Relicário.
    Carolina Maria de Jesus, a partir de seu "Quarto de Despejo", inspira o diálogo transdisciplinar entre a psicanálise, o direito e a literatura, nos artigos reunidos neste livro. Como a obra de Carolina e o diálogo acadêmico inspirado por ela pode nos auxiliar a pensar sobre e a lutar contra o racismo? Fazendo circular e acreditando na força que a palavra tem de desconstruir as ficções psíquicas e políticas que organizam nosso pacto social. Essa é a aposta que anima (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  20
    Racismo, Machismo e Opressão de Classe.José Cândido Rodrigues Neto & Maria Claudia Coutinho Henrique - 2021 - REVISTA LIBERTAÇÃO - A FILOSOFIA A EDUCAÇÃO E SUAS INTERFACES 2 (1).
    Este trabalho é de natureza bibliográfica e de revisão de literatura e tem por objetivo fazer uma reflexão sobre as reinvindicações sociais que estão na pauta de grupos que por vezes foram negligenciados por discursos hegemônicos da sociedade. As reinvindicação destes grupos buscam dar visibilidade a lutas por reconhecimento de direitos básicos das mulheres, das pessoas negras, da classe trabalhadora, e de outras vozes que são silenciadas pelo totalitarismo dos discursos hegemônicos. Buscaremos utilizar estudos de Stuart Hall, Homi Bhabha e (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Colonialidad filosófica, racismo epistémico y occidentalocentrismo : reflexiones en torno a la descolonización de la tradición hegemónica del conocimiento.Martin E. Diaz - 2018 - In Martin E. Diaz, Carlos Pescader & Alejandro Rosillo Martínez (eds.), Geopolítica de los saberes hegemónicos: estudios críticos para desandar el eurocentrismo. General Roca, Río Negro, Argentina: Departamento de Publicaciones de la Facultad de Derecho y Ciencias Sociales de la Universidad Nacional de Comahue.
  26.  5
    La modernidad del racismo contrastada con el pensamiento español del siglo XVI.Jorge Polo Blanco - 2023 - Tópicos: Revista de Filosofía 66:421-459.
    En el presente trabajo se prueba una hipótesis sencilla pero fascinante, a saber, que el racismo es una realidad estrictamente moderna. No encontraremos teorías específicamente racistas antes del siglo XVIII. Pero pretendemos, además, establecer un sugestivo contraste con el pensamiento español del siglo XVI. El objetivo es corroborar un asunto que tal vez causará asombro a más de uno: la verificable circunstancia de que el racismo está ausente en las doctrinas de aquellos juristas, moralistas, teólogos y humanistas (además (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  13
    Desigualdad, injusticia ambiental y racismo: una lucha que transciende el color de la piel.Tania Pacheco - 2007 - Polis 16.
    Este artículo propone una mirada más incluyente en relación al concepto de Racismo Ambiental, combatido tanto por marxistas ortodoxos -que ven en él la negación de la lucha de clases- como por gran parte de los movimientos negros -que identifican en él una tentativa de minimizar el combate al racismo en sí. Partiendo de ejemplos ligados a la realidad brasileña, muestra que racismo y prejuicio transcienden el color de nuestras pieles y están incuestionablemente ligados a un modelo (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  7
    Racismo virulento” na capital do Império | “Virulent racism” in the Empire’s capital.Felipe Rodrigues Alfonso - 2021 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 3 (1):344-353.
    Trata-se de uma resenha do livro História e descrição da febre amarela epidêmica que grassou no Rio de Janeiro em 1850, de José Pereira Rego, publicado pela Chão Editora (SP) em 2020. ISBN: 978-65-990122-4-2.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Emigración y neo-racismo: el otro como símbolo del mal.Gabriel Bello Reguera - 2000 - Laguna 7:257-270.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. Pensar el racismo y el antirracismo con Pierre-André Taguieff.Fred Poché - 2006 - Universitas Philosophica 47:177-194.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  15
    Biopolítica no Brasil: o racismo de Estado do Colônia.Guilherme de Freitas Leal - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (3):308-321.
    Este artigo teórico consiste na avaliação da investigação jornalística de Daniela Arbex acerca do funcionamento do Hospital Colônia em Barbacena, Minas Gerais, a partir da análise biopolítica do pensador Michel Foucault. O processo de internamento dessa instituição representa, a partir das pesquisas foucaultianas acerca do trato da loucura na Europa moderna, um sólido exemplo do funcionamento da biopolítica no Brasil, mais especificamente no que tange ao fundamento de seu “fazer viver e deixar morrer”. Comparamos o projeto de cuidado terapêutico próprio (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  15
    Dimensiones discursivas del racismo religioso brasileño.Milene Cristina Santos - 2021 - Aisthesis 70:411-437.
    La evangelización es el resultado de la unión entre la libertad de expresión y la libertad religiosa. Al buscar convencer sobre la veracidad de sus creencias, puede constituir discursos de odio religioso, fomentar la intolerancia, la hostilidad y la discriminación contra minorías históricas y socialmente estigmatizadas. Algunas obras publicadas por líderes católicos y evangélicos fueron objeto de juicios, acusadas de promover el odio religioso mediante la demonización de los Candomblés, de las Umbandas y del Espiritismo. Las mismas surgen de los (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  15
    Dimensiones discursivas del racismo religioso brasileño.Milene Cristina Santos - 2021 - Aisthesis 70:411-437.
    Evangelization is the result of the union between freedom of expression and religious freedom. When one attempts to convince someone of the truthfulness of one's beliefs, one can construct discourses of racial hatred, foment intolerance, hostility, and discrimination against minorities that are historically and socially stigmatized. Works published by catholics and evangelicals have been the object of lawsuits in which they were accused of promoting religious hatred by demonizing Afro-Brazilian religions such as candomblé, umbanda, and spiritism. This imaginary later leads (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. ¿ Es el antisemitismo un racismo?Brett Levinson - 2004 - Res Publica. Murcia 13 (14):9-28.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. Las metáforas del racismo: apuntes sobre el positivismo boliviano.Roberto Herrera Zúñiga - 2009 - Revista de Filosofía de la Universidad de Costa Rica 47 (122):39-47.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  34
    Las escuelas de la inmigración en la ciudad de Santiago: Elementos para una educación contra el racismo.María Emilia Tijoux - 2013 - Polis: Revista Latinoamericana 35.
    Las escuelas públicas de los barrios segregados de Santiago se han ido vaciando de alumnos chilenos que los padres reubican en otras escuelas, pero gracias a la llegada de niñas y niños hijos de inmigrantes, consiguen seguir funcionando. Son escuelas situadas en el centro de la ciudad, en sectores que dan cuenta del abandono del Estado y de la agonía de calles adoquinadas y casonas señoriales ahora convertidas en alojamientos baratos para inmigrantes. En este escenario, los niños provenientes de la (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  37.  1
    Biopolítica Das Drogas: Racismo e Encarceramento Em Massa No Brasil Contempor'neo.André Brayner de Farias - 2024 - Síntese Revista de Filosofia 51 (159):47.
    O artigo propõe uma análise da política de drogas no Brasil à luz das teorias biopolíticas de Michel Foucault. A análise elege dois aspectos da genealogia foucaultiana que são centrais para entender a relação entre guerra às drogas, racismo e encarceramento em massa: a coextensividade entre guerra e política e o racismo como dispositivo de seleção da população. Entendemos, entretanto, que a perspectiva de Foucault não é sufi ciente para uma genealogia das relações de poder aplicada ao Brasil. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  18
    Gênese do racismo no processo migratório brasileiro.Claudia de Faria Barbosa & Clodoaldo Silva Da Anunciação - 2020 - Odeere 5 (10):101-128.
    Situações históricas produzem marcas físicas e/ou emocionais significativas na vida das pessoas que vivem no Brasil, causando desequilíbrios em toda a sociedade, com problemas sérios de convivência, sobretudo no que tange ao racismo estrutural. Com base nisso, esse estudo parte da seguinte questão geradora: considerando o Brasil um país composto por migrantes de diversas raças/etnias, por que prevalece o racismo? Para tanto possui como objetivo geral analisar a gênese do racismo a partir dos processos migratórios, especificamente, discutir (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  15
    Uma abordagem do racismo brasileiro a partir de Quijano.João Roberto Barros Ii & Layra Fabian Borba Rodrigues - 2019 - Odeere 4 (8):292.
    Neste trabalho buscaremos refletir sobre o racismo no Brasil a partir de uma perspectiva decolonial. Para tanto, utilizaremos a teorização de Quijano acerca do processo de construção do conceito de raça. Segundo o autor, o racismo surgiu como uma ferramenta de colonização, propiciando a expropriação de terras e a escravização dos corpos. Não obstante, a diferenciação e hierarquização de raças permaneceu mesmo após terminado o período colonial. Objetivando visualizar a progressão dessa prática no Brasil, dividimos essa investigação em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. Odio y racismo en la institución imaginaria de la sociedad globalizada.Harold Valencia López - 2009 - Astrolabio 9:231-240.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  29
    Pueblos indígenas. Racismo, genocidio y represión.Liliana Tamagno - 2011 - Corpus: Archivos virtuales de la alteridad americana 1 (2).
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  13
    Pueblos indígenas. Racismo, genocidio y represión.Liliana Tamagno - 2011 - Corpus.
  43.  33
    Pensar a raça: Educação como prática da liberdade para superação do racismo.Patricia Ketzer & Róbson Peres da Rocha - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022015.
    O presente artigo aborda a importância de uma educação como prática da liberdade contra o racismo, através de pesquisa bibliográfica. A partir disso, dividiremos o trabalho em três partes: num primeiro momento traremos o diagnóstico do avanço do neoliberalismo, responsável pela precarização da escola e do trabalho docente, que tende a enfraquecer os mecanismos de proteção às minorias. Em seguida, abordaremos o racismo, como uma construção social baseada na ideia de raça, que a partir da racialização produz lugares (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  12
    Percepción estudiantil sobre la discriminación y el racismo en la educación superior.Patricia Cecilia Bravo-Mancero, Tania María Guffante-Naranjo & Martha Yolanda Falconí-Uriarte - 2023 - Sophia. Colección de Filosofía de la Educación 35:303-324.
    Este artículo examina la percepción estudiantil sobre discriminación y racismo en la educación superior. La pregunta que orienta el estudio es: ¿Qué percepciones tienen los estudiantes sobre la discriminación y el racismo en el contexto universitario? El racismo es considerado una ideologíaque naturaliza la desigualdad y que toma como base las particularidades biológicas para establecer situaciones de diferenciación social. Así, la discriminación se refiere a circunstancias de exclusión,segregación, restricción debido a estereotipos que limitan los derechos de las (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  10
    Mais que e para-além do racismo: meditações teóricas e políticas sobre antinegritude.Moon-Kie Jung, João H. Costa Vargas & Cesar Sobrinho - 2023 - Odeere 8 (1):59-83.
    Este artigo tece considerações sobre antinegritude e a distingue do racismo, expondo a falsa universalidade do Social e do Humano: o racismo ocorre no Social entre os Humanos, enquanto a antinegritude continuamente expulsa os negros e a negritude dessas categorias modernas fundamentais cujas definições derivam da expulsão violenta. Para delinear a discussão, o artigo analisa dois textos paradigmáticos que se esforçam para lidar intransigentemente com a antinegritude, mas através da linguagem do racismo: George Yancey, Who Is White? (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  14
    A colonização é aqui e agora: elementos de presentificação do racismo.Fabiano Veliq & Paula Magalhães - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (spe):111-128.
    Resumo: O racismo, enquanto problema estrutural e estruturante de nossa sociedade, afeta-nos cotidianamente, de formas muito profundas e nem sempre visíveis. A modernidade é frequentemente associada a suas conquistas de independência político-econômica, no território europeu, mas dificilmente é associada a seus atos nefastos, que são condições sine qua non para seu surgimento. São eles o engendramento do capitalismo, da colonização e, portanto, do racismo. O presente artigo tem por objetivo analisar os modos a partir dos quais o (...) se faz presente, em nossa sociedade, enquanto Sul Global e herdeira do sistema escravista. Sendo esses modos muito diversos e impossíveis de serem tratados de maneira completa, foram definidos aqui três eixos principais para abordá-los: 1) a colonialidade como base da modernidade, 2) a precarização da força de trabalho no neoliberalismo e 3) as imagens paradigmáticas e aprisionadoras da mulher negra, na sociedade brasileira. Para dar conta dessa proposta, fez-se uma análise comparativa e dialógica de elementos específicos das obras de Frantz Fanon, Achille Mbembe e Lélia Gonzalez. Dessa forma, o trabalho pretende mostrar que todos esses eixos se relacionam de modo não ocasional, mas repetitivos e sistemáticos, em torno das categorias de capital, raça e objetificação sexual.: Racism, as a structural and structuring problem in our society, affects us daily in very profound and not always sought ways. Modernity is associated with its achievements of political and economic independence in European territory, but it is hardly associated with its nefarious acts, which are sine qua non for its emergence. They are the engine of capitalism, colonization, and therefore racism. This article aims to analyze the ways in which racism is present in our society, as the Global South and heir to the slave system. Since these modes are very diverse and impossible to be fully addressed, three main axes have been defined to address them: 1) coloniality as the basis of modernity, 2) precarious workforce in neoliberalism and 3) paradigmatic images and imprisonment of black women in Brazilian society. To account for this proposal, a comparative and dialogical analysis of specific elements of the works of Frantz Fanon, Achille Mbembe and Lélia Gonzalez was carried out. In this way, the work intends to show that all these axes are related in an occasional way, but repetitive and systematic around the categories of capital, race and sexual objectification. (shrink)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  37
    A opacidade do iluminismo: O racismo na filosofia moderna.Érico Andrade - 2017 - Kriterion: Journal of Philosophy 58 (137):291-309.
    RESUMO O objetivo central do presente artigo é entender as razões filosóficas para o discurso racista no iluminismo. A minha hipótese é de que a filosofia colocou no mesmo patamar de certeza as verdades científicas sobre os objetos naturais e o conhecimento dos diferentes povos. Com isso, ela se autorizou a traçar um horizonte impessoal e objetivo para o qual todos os povos deveriam caminhar no intuito de garantirem a maioridade da razão. Quando determinou o modelo europeu como esse horizonte, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  48. ¿ Es el antisemitismo un racismo?. A proposito de B. Netanyahu, the origins of the inquisition in fifteenth century Spain, new York, random house, 1995. [REVIEW]Brett Levinson - 2004 - Res Publica. Murcia 13 (1).
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  12
    A memória enferma e o racismo como sintoma de uma neurose cultural brasileira: sobre a necessidade de uma terapia mnemônica coletiva com base nos pensamentos de Paul Ricœur e Lélia Gonzalez.Carlos Frederiqui Dias Bubols - 2023 - Revista Guairacá de Filosofia 39 (2).
  50.  26
    Filosofia E consciência negra: Desconstruindo O racismo.Antonio Carlos dos Santos Gonçalves - 2018 - Odeere 3 (6):375.
    O caderno Filosofia e Consciência Negra: desconstruindo o racismo que integra a Coleção Saberes e Práticas 1 da EdUFMT é resultado da experiência dos bolsistas do PIBID, Estudantes da Licenciatura em Filosofia da UFMT campus Cuiabá em atuação nas escolas estaduais sob a supervisão, coordenação e organização dos professores aqui autores que possuem formação em Filosofia e, se configura em um convite à reflexão e discussão sobre um dos principais problemas do mundo contemporâneo: o racismo. Palavras chave: Filosofia; (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 179