Results for 'Ancestralidade'

39 found
Order:
  1.  19
    A ancestralidade na encruzilhada: dinâmica de uma tradição inventada.Eduardo Oliveira - 2021 - Rio de Janeiro, RJ: Ape'Ku Editora.
    Trilogia da ancestralidade : ensaios de filosofia Africana -- Introdução -- I. Verso e re-verso da pureza nagô -- II. Da pureza nagô à (re) Africanização -- III. Da (re) Africanização à ancestralidade -- Considerações finais.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  16
    Ancestralidade e Encantamento como Inspirações Formativas: Filosofia Africana e Práxis de Libertação.A. F. Machado - 2014 - Páginas de Filosofía 6 (2):51-64.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  6
    Ancestralidade e Liberdade.Luis Carlos Santos - 2012 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 18:48-61.
    O presente texto objetiva dialogar com uma atitude filosófica que amplie e mantenha a liberdade dos afrodescendentes, afirmando a diferença, mas sem re-cair no relativismo exacerbado e na totalidade arbitrária. Não reificando, dessa maneira, os sistemas de injustiça.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  13
    Ancestralidades, identidade étnica e etnicidades no centro da resistência.Viviane Sales Oliveira & Marise De Santana - 2019 - Odeere 4 (8):94.
    Este artigo apresenta uma discussão a respeito da etnicidade a partir de interpretações de elementos simbólicos identificados nas narrativas do/as entrevistados participantes de uma pesquisa de campo realizada numa comunidade tradicional religiosa de matriz africana, sobre ancestralidade. Possibilitando, assim, a compreensão do real e os sentidos étnicos e suas etnicidades. Considerando, portanto, essa categoria como principio que norteia construções simbólicas e ainda, responsável pelos traços dos repertórios da identidade étnica e vetores de etnicidades. Para tanto, utilizou-se como metodologia, o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  9
    Filosofia da ancestralidade (resenha).Flávia Damião - 2012 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 18:90-97.
    Resenha do livro Filosofia da Ancestralidade de Eduardo David de Oliveira.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  16
    Filosofia africano-brasileira: ancestralidade, encantamento e educação afrorreferenciada.Adilbênia Freire Machado & Eduardo David De Oliveira - 2022 - Cuadernos de Filosofía Latinoamericana 43 (126).
    Ancestralidade é leitura epistemológica e política da tradição negro-africana recriada no Brasil. Uma categoria analítica com densidade política e epistemológica que se faz no tempo e no espaço e dá origem ao encantamento. Este é uma experiência que transforma, a partir de si mesmo, numa relação com o coletivo, relação de práxis, pensar-fazer, não separando estética de ética e política de cultura. São conceitos que dão sustentação para que possamos dialogar com as filosofias africanas, produzindo uma filosofia africano-brasileira. Pensar-criar-filosofar-educar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  2
    Biodiversidades étnicas e ancestralidades: ontologias indígenas e ética para futuros sustentáveis.Regina Suama Ngola Marques - 2023 - Odeere 8 (3):119-139.
    Neste ensaio observamos que a biodiversidade é a multiplicidade de recursos existentes no contexto da vida da natureza do planeta Terra. Ela implica também a presença do elemento humano e sua condição étnica que é também, no mundo globalizado, étnico racial. A vida humana a partir das ancestralidades étnicas nos indicam que o caminho para um futuro sustentável sempre foi protagonizado por populações indígenas, povos das florestas, tradicionais e quilombolas. Estas civilizações humanas, indígenas, ribeirinhos, população do campo e da floresta, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  8
    Na trilha da ancestralidade.Marcos Rodrigues - 2023 - Odeere 8 (1):340-343.
    Resenha do livro VEIGA, Rychelmy Imbiriba. Um menino da Bahia: em busca de Pai Procópio de Ogunjá. 2ª ed. Salvador: Vento Leste, 2021. 148 p.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  20
    Filosofia da Ancestralidade Como Filosofia Africana.Eduardo David de Oliveira - 2012 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 18:28-47.
    Neste artigo apresenta-se o entrelaçamento da Filosofia da Ancestralidade com a educação comprometida com a cultura afro-brasileira. Resultado dinâmico de múltiplas influências teóricas como a filosofia africana, a filosofia latino-americana, o afrocentrismo, a filosofia intercultural, e a filosofia da diferença, a Filosofia da Ancestralidade visa dialogar filosoficamente com a educação das relações étnico-raciais no Brasil.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  10.  39
    CORPO, POÉTICA E ANCESTRALIDADE: Uma entrevista com Eduardo Oliveira.Alexandre De Oliveira Fernandes, Adson Rodrigues de Oliveira & Serinaldo Oliveira Araújo - 2020 - Odeere 5 (9):07.
    Eduardo Davi Oliveira, autor de livros como “Cosmovisão Africana no Brasil” e “Filosofia da Ancestralidade, é professor do Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento. Ele nos concedeu a presente entrevista durante evento da Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB, intitulado “Corpo, Poética e Ancestralidade”, o qual ocorreu de 11 a 17 de Março de 2019, na cidade de Porto Seguro, Bahia. Nossa conversa foi atravessada por temas como epistemologia negra, saberes milenares do povo Bakongo, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  16
    Ancestralidade africana na Europa : O legado feminino na saúde psíquica da diáspora negra no mundo.Sylvia Serbin & Regina Marques De Souza Oliveira - 2017 - Odeere 4:15.
    Entrevista realizada durante a conferência proferida por Sylvia Serbin nas atividades do “Congresso Internacional Territorialidade e Saude: desigualdades raciais e sociais em contextos locais e globais”, organizado e coordenado pelo Nucleo de Estudos e Pesquisa em Psicanalise, Identidade, Negritude e Sociedade, ocorrido de 03 a 7 de setembro de 2014, no Centro de Ciências da Saude da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, em Santo Antonio de Jesus/BA.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  12.  17
    Afropessimismo, antinegritude e ancestralidade no Brasil por Osmundo Pinho.Jorge Augusto de Jesus Silva, Silvana Carvalho da Fonseca & Sílvio Roberto dos Santos Oliveira - 2023 - Odeere 8 (1):24-33.
    O presente texto tem como objetivo discutir expressões das masculinidades negras a partir da poética do rap na produção do rapper paulista Criolo.
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  15
    Escurecimentos literários: autoria de ancestralidade negra na fundação da literatura infantil brasileira.Elizabeth Cardoso - 2023 - Odeere 8 (1):106-118.
    O artigo tem como objetivo recolocar a literatura infantil produzida por autoras e autores afro-brasileiros na história crítica da literatura infantil brasileira, com vistas a reescrever essa trajetória e colaborar com a formação de leitores de literatura com bases antirracistas e tecida na afropoética. Neste texto enfoco prioritariamente Gonçalves Crespo (1846-1883) e sua obra Contos para nossos filhos (1896), mas amplio o debate para outros autores afrodescendentes como João do Rio (1881-1921), Ildelfonso Juvenal (1894-1965) e Mestre Didi (1917-2013) e a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  14
    A LENDA E A LEI: A ancestralidade afro-brasileira como fonte epistemológica e como conceito ético-jurídico normativo.Augusto Sérgio dos Santos De São Bernardo - 2018 - Odeere 3 (6):226.
    Nossas motivações e leituras de mundo sustentam-se no pressuposto de que as moralidades geram eticidades e as eticidades geram juridicidades. Tal correspondência une o destino a um modo ancestre de decidir sobre as situações do presente. Pensar ou exercitar uma epistemologia a partir da ancestralidade significa adotar uma postura ética frente a uma camada questionável de pensamentos e saberes identificáveis como africanos e diaspóricos. Isso implica numa mudança na carga teórico-epistemológica em que são construídos estes conceitos. A ancestralidade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  15. Biorevelações : testes de ancestralidade genética em perspectiva antropológica comparada.Verlan Valle Gaspar Neto, Ricardo Ventura Santos & Michael Kent - 2012 - In Ricardo Ventura Santos, Sahra Gibbon & Jane Felipe Beltrão (eds.), Identidades emergentes, genética e saúde: perspectivas antropológicas. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  15
    Filosofia da ancestralidade: corpo e mito na filosofia da educação brasileira.Eduardo Oliveira - 2021 - Rio de Janeiro, RJ: Ape'Ku Editora.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  9
    Quilombo da Boa Esperança: a ancestralidade que se recusa a queimar.Douglas Pinheiro Amaranes & João Paulo Macedo - 2023 - Odeere 8 (3):217-234.
    O artigo aborda a luta da Comunidade Boa Esperança em Teresina pelo autorreconhecimento como quilombo urbano. Explora a importância de resgatar a história oficial da cidade hegemônica e as histórias vivas da cidade marginalizada. Utilizando a História Oral como metodologia, o estudo visa jogar luz e compreender os processos de ressignificação do território e das identidades negras na comunidade ao se reconhecer como quilombo.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  8
    O mundo dos antepassados e o mundo dos vivos - ritual de ukanyi na mediação: um ensaio sobre ancestralidade no Sul de Moçambique.Dulcídio Manuel Albuquerque Cossa - 2019 - Odeere 4 (7):221.
    O objetivo deste artigo é pensar como a relação entre o mundo dos antepassados e o mundo dos vivos se estabelece e se estrutura por intermédio do ritual de ukanyi. Proposta esta que remete ao estudo e compreensão da religiosidade tradicional africana, na qual se assenta a cosmovisão dos africanos perpassada por um sistema de valores, crenças e práticas bantu. Assim, o método etnográfico e a análise situacional aparecem como alicerces para compreender o fenômeno em causa. Considero o pressuposto de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Biorevelações : testes de ancestralidade genética em perspectiva antropológica comparada.Verlan Valle Gaspar Neto, Ricardo Ventura Santos & Michael Kent - 2012 - In Ricardo Ventura Santos, Sahra Gibbon & Jane Felipe Beltrão (eds.), Identidades emergentes, genética e saúde: perspectivas antropológicas. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  4
    Por una lingüística inespecífica: la inquietud ancestral de la voz.Gabriela Milone - 2022 - Aisthesis 72:168-182.
    En este artículo abordamos la pregunta por la materia de la voz a partir de dos nociones centrales: articulación y ancestralidad, en el marco de la propuesta singular de una lingüística insumisa, imaginada, indisciplinar, inespecífica. Desde las reflexiones de Agamben, De Certeau, Derrida, Saussure y Zumthor, este texto propone abrir una zona de indagación que asume los riesgos de la ficción (Didi-Huberman) para habilitar interrogantes que no sólo expanden los horizontes disciplinares sino fundamentalmente discuten la pertenencia (humana/no humana) de la (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  1
    A Filosofia da Educação Implícita Na Capoeira Pensada a Partir da Lei 10.639/03.Gustavo Arantes Camargo & Amanda Shütte - 2016 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 26:25-40.
    O presente texto se propõe a pensar a problemática afrobrasileira, em especial sua inserção no contexto escolar a partir da Lei 10.639/03, apresentando a capoeira como elo entre educação e cultura afrobrasileira. Esta abordagem será feita a partir de conceitos filosóficos, culturais e educacionais importantes como afroperspectivismo, ancestralidade, cultura oral e popular, assim como a questão da historicidade pensando sua relação com a capoeira.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  7
    Dimensões Formativas Em Territórios de Matriz Afro-Brasileira: Apontamentos de Uma “Pesquisadora - Abian”.Mical de Melo Marcelino & Marana de Oliveira Pires Coelho - 2023 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 29:105-122.
    O presente trabalho retrata os resultados de uma pesquisa realizada nos moldes da observação participante e da etnobiografia com o objetivo de compreender a dinâmica existente entre o ensino e aprendizagem e os valores civilizatórios inerentes às práticas cotidianas de uma comunidade tradicional afro-brasileira. O estudo foi realizado por meio da observação e participação de atividades litúrgicas de um terreiro de Umbanda e Candomblé – o “Ilè Asè Tobi Babá Olòrigbìn” - localizado na cidade de Ituiutaba, MG. O ensinar como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  8
    La escucha chamánica de la tierra como curación del alma.Paola Andrea Pérez Gil, Sandy Salgado Soto, Carolina Juyar & Luis Eduardo León Romero - 2020 - Perseitas 9:560-585.
    Ante una ciencia mal-tratada desde su interior, un ojo enajenado y confundido en su visión, un ser humano cansado y desconfiado de la misma explicación, un mundo necesitado de comprensión y cuidado, ante unos cuantos insistentes de vivir en unos tiempos y espacios fragmentados, aparece la necesidad de escuchar de nuevo a lo propio, a lo primero y fundante como fuerza de transformación. Así, las siguientes letras reconocen un camino fenomenológico y contemplativo en la gran madre, la Hytcha Guaia, la (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Masculinidade, feminilidade E geração.Joanice Santos Conceição - 2012 - Saberes Em Perspectiva 2 (2):53-75.
    Este artigo objetiva ampliar a compreensão do tema masculinidades, feminilidades e geração, no que toca às questões relacionadas as religiões de matriz africana, focando sobremaneira as dimensões performática, secreta, e poder, com vistas no processo de produção de saberes envolvendo normatividades permeadas pelos critérios de sexo, classe e raça. Dois locus nos serviram como terreno para a discussão – a Irmandade da Boa Morte e o Culto de Babá Egun, já que em princípio são espaços de interdições, respectivamente, masculina e (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  8
    O Feminino e o Místico como identidade de Guiné-Bissau na poética de Odete Semedo “NO FUNDO DO CANTO”.Alexandre António Timbane & Antônia Valdilene Rocha De Souza - 2022 - Odeere 7 (1):09-31.
    O lugar da mulher na cultura e nas tradições africanas, especialmente dos povos bantu tem sido um desafio, uma vez que por um lado temos a ancestralidade que se manifesta pela cultura e por outro a modernidade trazida pelo ocidente por meio da colonização ou da interação com outros povos. Esta pesquisa tem como objeto o estudo do livro “No Fundo do Canto” de Odete Semedo, com a finalidade de analisar a representação do feminino e do místico como identidade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  11
    Macumbarias travestis em Castiel Vitorino Brasileiro ou a implosão do teatro da representação: corpo, gênero, negritude.Marco Antônio Vieira - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (spe):265-290.
    Resumo: Interessa ao pesquisador como o corpo poético negro e travesti da artista Castiel Vitorino Brasileiro se contrapõe à História e ao Sistema da Arte hegemônicos, ao mesmo tempo que contribui para uma revisão de suas práticas discursivas de inclusão e exclusão, por meio de sua poiesis, sua fabulação poética, na qual a um só tempo se visita e se reinventa uma ancestralidade afroindígena, atinente às origens e religiosidade da artista. A aparição e a visão do corpo preto e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  18
    Influência da Religiosidade Na Compreensão de Evolução Por Ouvintes da Mesa-Redonda “Desmistificando o Ensino de Evolução”.Luciana Aguilar-Aleixo & Luiz Alberto Machado de Souza - 2023 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 29:307-320.
    A Evolução Biológica é considerada um eixo unificador da Biologia, por estabelecer conexões entre diferentes áreas, tornando o conhecimento biológico mais coerente e inteligível. A Evolução frequentemente é considerada polêmica, com mal-entendidos historicamente difundidos que dificultam sua compreensão. Embora não seja objetivo da Evolução deslegitimar a fé, a religião foi abalada pela publicação de “A Origem das Espécies”. Com o intuito de aproximar o conhecimento evolutivo do cotidiano das pessoas, o programa de extensão “Evolução Para Todos” realiza divulgação científica abordando (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  22
    Memórias de devoção e saberes ancestrais afrodiaspóricos: A Irmandade de São Benedito da Casa Verde, São Paulo.Bruno Garcia dos Santos & Amailton Magno Azevedo - 2018 - Odeere 3 (6):198.
    Mesmo diante do violento processo de desterritorialização vivido pelas inúmeras comunidades africanas no contexto da dominação colonial europeia, práticas e saberes ancestrais foram ressignificados e reelaborados de forma a impregnar o tecido social das culturas negras das Américas. Nesta perspectiva, este artigo insere-se em um conjunto de reflexões que visam exaltar a importância da preservação de memórias afrodiaspóricas no Brasil. Para tanto, particulariza-se um território negro no município de São Paulo, o bairro da Casa Verde na zona norte da cidade. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  15
    A ética dos miseráveis.Frederico Rochaferreira - forthcoming - Philbrasil.
    Ética. O que é isso? -/- Ética é o que dizemos ser o valor maior da conduta humana e esse valor, que aprendemos através do ensino e da educação é a parte frágil que se soma ao valor fixado em nossa natureza pela herança genética, por isso, não podemos dizer que somente através do saber adquirido o homem forma o seu corpo de caráter para o bem ou para o mal, para as ações virtuosas ou para as ações viciosas, o (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  18
    Rethinking the 'Prejudice of Mark': Concepts of Race, Ancestry, and Genetics among Brazilian DNA Test-Takers.Sarah Abel - 2020 - Odeere 5 (10):186-221.
    Sociological accounts usually emphasise the primacy of phenotype (cor, colour) over ancestry for orienting concepts of ‘race’ in Brazil. In this paper, I present an alternative account of the cultural and political significance of ancestry in contemporary Brazil, drawing on qualitative interviews conducted with 50 Brazilians who had recently taken personalised DNA ancestry tests. The interviewees’ attitudes towards their ancestry are interpreted in relation to Brazil’s longstanding national myth of mestiçagem and the history of eugenic Whitening ideologies (ideologias do branqueamento) (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  19
    O ciclo da vida em Queimadas: as etnicidades geracionais presentes no nascer, viver e morrer.Jamille Pereira Pimentel dos Santos & Ana Angélica Leal Barbosa - 2020 - Odeere 5 (9):205.
    Este artigo é um recorte de uma pesquisa desenvolvida no mestrado entre os anos de 2016 e 2017 numa comunidade quilombola denominada Queimadas, que se localiza no sertão baiano, na zona rural do Município de Guanambi. A referida pesquisa teve como objetivo investigar a transmissão dos pertencimentos étnicos entre as diferentes gerações que ali se encontram. Para tanto, o método utilizado foi a etnografia, com o emprego de entrevistas, observações e narrativas em história oral de vida. Nessa investigação ficou evidente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  13
    Africanidades brasileiras em Uma escola pública de Salvador - ba: Vamos dialogar com as nossas crianças?Eduardo Oliveira Miranda & Quecia Silva Damascena - 2019 - Odeere 4 (7):180.
    Abordar a lei 10.639/03 no espaço escolar se configura como questão central nesta produção textual. Para tal, apresentamos ao leitor um relato de experiência que ocorreu em uma escola pública, com uma turma de 4° ano do Ensino Fundamental I, precisamente no bairro do Pau Miúdo, Salvador, Bahia. Realizamos uma série de atividades pedagógicas com intencionalidades bem demarcadas em relação aspectos étnicos raciais e, sobretudo, saber o que pensam as crianças acerca destas questões. Para compreender os dados produzidos, recorremos aos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  2
    As experiências de mulheres negras campesinas do assentamento da fazenda Sururu de Queiroz de Varzedo/BA.Alane Santos do Nascimento & Priscila Gomes Dornelles Avelino - 2024 - Odeere 9 (1):80-97.
    Este artigo apresenta parte de uma pesquisa realizada em nível de mestrado e que objetivou compreender de que forma raça e gênero se interseccionaram nas memórias acionadas sobre as experiências vividas por trabalhadoras assentadas da Fazenda Sururu de Queiroz, Varzedo/BA. Para isso, acionamos o feminismo negro e descolonial como ancoragem teórico-política para demarcar que as múltiplas opressões sofridas pelas mulheres negras estão interligadas com raça e gênero, o que implicou em visibilizar o racismo, o sexismo e o biocapitalismo nas histórias (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  12
    "Ewé Ó!": crianças de terreiro e seus etnosaberes.Hellen Mabel Santana Silva & Marise De Santana - 2021 - Odeere 6 (2):96-115.
    O artigo aborda a relação entre crianças de terreiro e os seus etnosaberes produzidos no universo dos cosmosentidos do candomblé. Enquanto religião de matriz africana onde a biointeração é um dos princípios basilares, o candomblé e seu universo apresentam uma extensa gama de saberes tradicionais que são construídos e vividos no cotidiano. Compreender como as crianças de terreiro produzem seus conhecimentos traz consigo o intento de pensar a infância e seu poder criativo através de uma afroperspectiva onde a multidimensionalidade, multirreferencialidade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  35.  8
    Feijoo ante el debate patriótico ilustrado.Manuel Artime Omil - 2024 - Araucaria 26 (55).
    La cuestión nacional en Feijoo ha sido abordada, como otras reflexiones sobre patriotismo ilustradas, bajo el prisma del imaginario liberal posterior, esto es, por sus aportaciones (o déficits) a una conciencia social propiamente moderna. De acuerdo a este prisma, sus contribuciones a la comprensión histórica de España permanecen lastradas por compromisos teológicos y estamentales todavía no depurados. En este trabajo nos proponemos examinar estas reflexiones patrióticas de Feijoo, no tanto a la vista de lo que está por venir como de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  23
    Por que amamos: o que os mitos e a filosofia têm a dizer sobre o amor.Renato Noguera - 2020 - Rio de Janeiro: Harper Collins.
    Por que amamos? O que está por trás desse sentimento que, segundo dizem, move montanhas? É se debruçando sobre a filosofia, a ancestralidade, mitos africanos, indígenas, orientais, ocidentais e até sobre a biologia que Renato Noguera nos leva a refletir sobre os diferentes significados do amor. Amar é querer aprender, ensinam-nos os gregos. A esse aprendizado, soma-se outro fundamental, desta vez proveniente de culturas afro-indígenas: amar não é uma emoção individual, mas coletiva, e pode envolver duas, três, quatro pessoas, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  17
    Quem não senta pra aprender, não levanta para ensinar: uma aula com a Griot Marise de Santana.Vanessa Caroline Silva Santos - 2019 - Odeere 4 (8):07.
    A seguinte entrevista, realizada no ODEERE, traz reflexões da Griot Marise de Santana à respeito de suas lutas envolvendo a carreira acadêmica, a religiosidade afro-brasileira e os aspectos de sua ancestralidade fortemente nuançada em sua prática docente, pesquisadora e militante. Buscou-se fazer de forma não linear uma apresentação da sua trajetória acadêmica, os espaços ocupados por ela, a repercussão de suas pesquisas, bem como sua vinculação teórica à outras e outros intelectuais brasileiros e afro-brasileiros. Por fim, aponta-se a necessidade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  4
    Resson'ncias e ontologias outras: pensando com o pensar Bantu-Kongo.Tiganá Santana Neves Santos - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (spe):149-168.
    Resumo: À luz de aspectos fundamentais do pensar bantu-kongo e em consonância com pensadores contemporâneos, tais como Bunseki Fu-Kiau e Zamenga B., este artigo aspira a refletir acerca de ontologias distintas daquelas hegemônicas euro-ocidentais. Tais ontologias são vivenciadas em parte do continente africano e foram deslocadas para territórios afrodiaspóricos, como o Brasil, ainda que com adaptações, por meio de práticas cosmológicas que situam a ancestralidade em lugar central. As ideias de “mesmo pluriontológico”, opacidade, estágios do cosmograma kongo, vazio, transmutação, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  18
    Sexualidade, sensualidade e cultura ancestral.Emanoel Luís Roque Soares - 2017 - Odeere 2 (3).
    Este artigo fala sobre a influência das religiões sobre nossos corpos, primeiramente o catolicismo, que no pretexto de salvar almas bárbaras e hereges tentou catequizar os índios e os negros para domesticar seus corpos, e dos negros que trazem consigo uma forte cultura ancestral centrada no corpo para o Brasil. Durante a colonização e diáspora aconteceu um forte encontro cultural que construiu uma maneira própria de ser no mundo do afrodescendente. O texto em si está fundamentado na mitologia, uma vez (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark