Results for 'Universalidade da democracia'

1000+ found
Order:
  1.  8
    A Universalidade da Democracia no Enfoque da Cultura Argumentativa para a Emancipação Humana: a Complementaridade entre a Abordagem Pragmática de Amartya Sen e Pragmática Formal de Habermas.José Marcos Miné Vanzella & Lino Rampazzo - 2015 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 1 (1).
    O presente ensaio tem por objetivo contribuir com o debate sobre o valor e universalidade da democracia para a emancipação humana. Propõe pensar a compreensão da universalidade da democracia no enfoque abrangente da cultura argumentativa, a partir de Amartya Sen e Jürgen Habermas. Entende que as abordagens metodológicas, pragmática de um e pragmática formal do outro dos autores são complementares. Nesta perspectiva procura demonstrar que a democracia, além de suas raízes institucionais modernas, vincula-se também a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  9
    A literatura no contexto da revolução estética concebida por Jacques Rancière.Nadier Pereira dos Santos & Joana Kelly Marques de Souza - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 13 (1):87-108.
    A partir da perspectiva dos três regimes de identificação das artes propostos por Jacques Rancière, a literatura ocupa um lugar central na superação do regime poético, ou representativo, pelo regime estético. Para Rancière, o realismo de escritores como Hugo, Balzac, Stendhal e Flaubert subverte as hierarquias e pressupostos normativos vigentes no regime poético das artes. A partir desses autores, qualquer assunto ou qualquer pessoa, isto é, pertencente a qualquer condição social, podem vir a ser tratados como objeto literário sério, o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. A questão da “Universalidade da Hermenêutica”.Acílio da Silva Estanqueiro Rocha - 2003 - Phainomenon 7 (1):53-86.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. A questão da “universalidade da hermenêutica”: Controvérsia, aporias, pluridimensionalidade.Acílio da Silva Estanqueiro Rocha - 2003 - Phainomenon 5-6 (1):183-206.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  13
    Contradições da democracia e opinião pública.Agemir Bavaresco, Francisco Jozivan Guedes de Lima & Teresa Cristina Schneider Marques - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (3):e34188.
    Este artigo consiste numa análise interdisciplinar com o auxílio de teorias filosóficas, sociológicas e políticas sobre as contradições da democracia e sua relação com a opinião pública a partir de três perspectivas: num primeiro momento aborda os modelos normativos de democracia diagnosticados por Habermas em Inclusão do Outro, e sua proposta de procedimento deliberativo com vistas a superar os limites dos modelos liberal e republicano; depois de expor um diagnóstico basilar dos modelos democráticos, apresenta alguns pontos concernentes às (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  13
    Crise da democracia e da educação no Brasil.Sergio Roberto Moraes Corrêa - 2022 - Educação E Filosofia 36 (78):1315-1357.
    Esse artigo é fruto de um projeto de pesquisa, que busca estabelecer um diálogo Sul-Sul entre o pensamento do educador Paulo Freire e o sociólogo Boaventura Santos, com foco nos temas da democracia e da educação pública na atualidade da sociedade brasileira (2014-2020). Essa pesquisa se assentou numa abordagem qualitativa, priorizando a pesquisa bibliográfica e documental. No entanto, para fins de delimitação desse artigo e de socialização de alguns resultados, centro a análise na contribuição do pensamento de Paulo Freire (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  31
    A Idéia da Universalidade da Ciência e sua Crítica Filosófica e Histórica.Michel Paty - 1997 - Discurso 28:7-60.
    A idéia da “universalidade da ciência” é objeto, nos debates atuais, de posições muito opostas, que dependem de o ponto de vista ser o de uma “ciência ideal” ou aquele da “produção social das ciências”. No primeiro caso, a ciência é concebida como o “núcleo duro” de suas proposições e de seus resultados na época considerada, e sua suposta universalidade igno­ra os fatores que tornam relativos seus conteúdos de conhecimento e que podem ser tanto de natureza conceitual como (...)
    No categories
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  8.  13
    questão da democracia na África.Francisco Antonio de Vasconcelos & Lílian Lopes de Araújo - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9 (1):6-21.
    Com a saída do colonizador do controle político, nos países do continente africano, abriu-se um espaço de poder que passou a ser disputado. É neste contexto que consideramos aqui os processos voltados a implantar regimes democráticos, em solo africano. Assim, a pesquisa de PIBIC que deu origem a este escrito investigou o seguinte problema: Como definir a questão da democracia em África? Dito de outro modo: Quais são as características principais presentes nesta discussão? Utilizando como metodologia de trabalho a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  14
    A universalidade da hermenêutica.Custódio Luís S. De Almeida - 1999 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 44 (1):33-59.
    Este artigo pretende discutir a universalidadedo problema hermenêutico na perspectivade H. G. Gadamer. O ponto de partida é areviravolta ontológica da hermenêutica realizadapor Heidegger. Por isso, tomando a ontologiafundamental como referência inicial, Gadamerapresenta a historicidade como princípio hermenêuticobásico e descobre na linguagem olugar filosófico por excelência, pois ela é, aomesmo tempo, acontecimento, especulação eabertura. Gadamer considera que no centroespeculativo da linguagem acontece a maisradical experiência humana: a experiência dafinitude.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. A teoria da democracia de Carl Schmitt.Joel Thiago Klein - 2009 - Princípios 16 (25):139-156.
    Este artigo analisa a teoria da democracia de Carl Schmitt e procura destacar, a partir disso, suas virtudes e deficiências. O texto é dividido em duas partes. Na primeira sustenta-se que a teoria schmittiana de democracia se desenrola em dois níveis diferentes, um nível conceitual, essencialmente analítico, e um nível fenomênico, que segundo Schmitt seria meramente descritivo. Nesse horizonte pode-se compreender melhor a teoria schmittiana da democracia e sua crítica à democracia parlamentar. Na segunda parte, apresenta-se (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  80
    Sobre o Caráter “Abstrato” da Democracia Deliberativa.Luiz Paulo Rouanet - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (1):177-194.
    O presente texto propõe-se discutir o suposto caráter abstrato da chamada democracia deliberativa, tomando como base a ética discursiva e a teoria da ação comunicativa. Se, por um lado, a democracia deliberativa não pretende ser mais que um modelo teórico para orientar as discussões em torno da democracia, por outro, alguns de seus enunciados podem e são efetivamente incorporados à prática política das sociedades democráticas contemporâneas. A questão aqui é saber o quanto de concreto e propositivo se (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  5
    A Dimensão Anárquica da Democracia.Luiz Felipe Netto de Andrade E. Silva Sahd - 2024 - Revista Dialectus 32 (32):144-158.
    Este artigo questiona a dimensão anárquica da democracia defendida por Jacques Rancière. A crítica de Rancière à democracia convencional pode ser resumida como, em primeiro lugar, uma crítica ao consenso. Ele não condena o desejo de que as partes conflitantes cheguem a um acordo sobre um tópico de disputa. O que Rancière critica é a construção de um consenso básico ao sugerir a participação igualitária no logos, ao mesmo tempo em que expulsa os enunciados dos que não têm (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  20
    Primazia da democracia e autonomia da ciência: o pensamento de Feyerabend no contexto dos science studies.André Luis Mendonça, Priscila Araújo & Antonio Augusto Videira - 2010 - Filosofia Unisinos 11 (1):44-61.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  6
    Neoliberalismo e as Crises Das Democracias No Século XXI: Reflexões e Alternativas.Adriano Rodrigues de Oliveira - 2024 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (39):1-31.
    Nos últimos dez anos, o mundo vem se deparando com diversas turbulências de ordem política e social, em grande medida relacionadas às crises e aos dilemas enfrentados pelas democracias. O presente trabalho visa analisar o sentido político do neoliberalismo, seus efeitos na sociedade contemporânea e sua relação com as principais crises políticas do sistema democrático. Por fim, apresentar alguns dos desafios e alternativas a serem enfrentados no médio e longo prazo. Para isso, será feita uma revisão da bibliografia recente acerca (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  11
    Direitos humanos: da uniformidade da espécie à universalidade do direito.Moisés Rodrigues da Silva - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 16 (2):132-147.
    Este artigo pretende abordar, por um viés filosófico, o problema dos Direitos Humanos enunciados em Declarações dos séculos XVIII e XX. A questão de fundo consiste nos Direitos do Homem a partir do “ideal de humanidade” ou “dignidade humana” considerando duas ideias: 1) o paradoxo da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão e a noção de que só se sente um “humano” com direitos garantidos alguém que se vê contemplado no bojo jurídico de uma nação. 2) A humanidade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  7
    Democracia, Cidadania e Direito Fundamental À Educação: Elementos de Efetivação e Vinculatividade.Rogério Luiz Nery da Silva & Darléa Carine Palma Mattiello - 2021 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 7 (1):221.
    A pesquisa possui como tema a democracia e suas relações com efetiva prestação educacional, considerando que democracia, cidadania e educação são interdependentes. O problema de pesquisa consiste em esclarecer qual o nível de entrelaçamento entre democracia, cidadania e educação na América Latina. Objetiva-se vincular os conceitos determinantes de democracia em Guillermo O’Donnell com a educação enquanto meio de empoderamento, com base na experiência latino-americana. Utiliza-se pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa e método hipotético-dedutivo. Em conclusão, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  26
    Elementos para uma metateoria da democracia.Delamar José Dutra - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (Especial):262-292.
    O texto apresenta, resumidamente, quatro teorias ou modelos de democracia: agregativa, deliberativa, agônica e homogênea. Apresenta, em seguida, diversas críticas endereçadas a tais modelos. Considerando essas teorias e suas críticas, o presente estudo busca apresentar elementos que seriam indispensáveis ao tratamento da democracia. Ao final, tece algumas considerações críticas e construtivas a respeito da importância de que tais elementos sejam considerados ao se tratar da democracia. Palavras-chave: Democracia. Elementos. Metateoria. Direito. Política.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  4
    Filosofia portuguesa e universalidade da filosofia: e outros textos.José Marinho - 2007 - Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda. Edited by Jorge Croce Rivera.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  16
    A democracia como fim e a escola como meio: convergências entre Anísio Teixeira e Paulo Freire.Sérgio César da Fonseca - 2010 - Educação E Filosofia 24 (48):247-272.
    O presente estudo visa esclarecer os pontos de convergência entre Paulo Freire e Anísio Teixeira referentes aos temas da produção da democracia no Brasil de fins da década de 1950. Para tanto, são tomados como fonte os textos de Freire Educação e atualidade brasileira e Educação como prática da liberdade. O cotejo das idéias de Anísio e Freire permite observar importantes convergências entre ambos, quanto ao papel da educação na formação dos hábitos democráticos e da construção da sociedade democrática, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  25
    A tirania da maioria: revisitando o debate.Marta Nunes da Costa - 2015 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 60 (1):92-105.
    Tocqueville e John Stuart Mill são dois dos grandes mestres de ciência política e filosofia política. Com efeito, poderíamos dizer que somos todos discípulos destes autores. Por um lado, porque Tocqueville foi o primeiro autor a refletir sobre o paradigma democrático, entendido como constelação política especificamente moderna. Por outro lado, o conceito ou ideal de liberdade desempenha um papel central nos dois autores. Liberdade é um dos pilares fundadores de qualquer projeto democrático e apesar do reconhecimento da importância igualmente vital (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  4
    Democracia e estado social em Tocqueville.Robson Francisco da Costa - 2019 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 17 (2).
    Esta pesquisa pretende investigar sobretudo a relação entre Sociedade e Estado. A sociedade sob a perspectiva de Tocqueville enquanto corpo coletivo democrático, ou igual. A igualdade é entendida pelo autor como um “fato social”. Tocqueville chama de estado social de igualdade de condições a conjuntura política organizacional do povo americano por ele encontrado à época de sua visita aos EUA. Já o Estado, visto pelo autor como resultado das condições da sociedade, sendo este, instituição arquitetada dentro de parâmetros democráticos de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  11
    A Estrutura Diárquica da Democracia Representativa Milliana Como Oposição À Crítica de Honneth À Liberdade Jurídica.Flávio Augusto de Oliveira Santos & Veronica Calado - 2024 - Cadernos Do Pet Filosofia 14 (28):67-81.
    Axel Honneth, em O direito da liberdade, apresenta uma crítica aos elementos problemáticos da liberdade jurídica desde sua primeira formulação, no século XVII, de caráter negativo, até um segundo momento, marcado pela ampliação dos direitos subjetivos, que transforma o espaço privado em um lugar de reflexão ética de onde derivam juízos de “bem” e de “justiça”. Como exemplo desde segundo momento, Honneth se vale do pensamento de John Stuart Mill. Ocorre que, mesmo reconhecendo a importância das teorizações millianas, Honneth insiste (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  3
    Avanço Tecnológico: Os desafios da democracia brasielira na era na internet.Ingrid Eduardo Macedo Barboza - 2020 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 6 (1):136.
    O trabalho analisa os desdobramentos que o recurso às tecnologias digitais de comunicação, na rede mundial de computadores, trouxe à democracia, partindo da percepção do ambiente virtual como espaço público de participação e interação social. A partir do surgimento das novas tecnologias de comunicação houve alteração na dinâmica do exercício da cidadania na sociedade brasileira? Foram utilizados método dedutivo e pesquisa bibliográfica. Em conclusão, com a internet não se cria novo modelo de democracia: a democracia digital. O (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  10
    O problema do método da hermenêutica filosófica e possíveis reverberações para as ciências naturais.Renata Ramos da Silva - 2023 - Filosofia Unisinos 24 (2):1-12.
    Para a hermenêutica filosófica a compreensão seria um fenômeno universal, que, portanto, não se restringiria a regras de procedimento e a nenhum método. Contudo, aquela enfrenta um problema ao, por um lado, pretender ser um modo não metódico de compreensão e, por outro, ao mesmo tempo, defender certas “regras” para uma efetiva compreensão. Isto posto, este artigo tem por objetivo elucidar essa ambiguidade e apontar para algumas possíveis consequências dessa. Para tanto, mostramos, suscintamente, o argumento em defesa da universalidade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  9
    Arendt e Foucault: Considerações Sobre Filosofia e Democracia.Anderson A. Lima Da Silva - 2019 - Prometeus: Filosofia em Revista 11 (30).
    A condenação legal de Sócrates pelo júri democrático ateniense no ano de 399 a. C. ofereceu copiosa matéria reflexiva no que toca às relações entre filosofia e política. Segundo Hannah Arendt, trata-se de um ponto de inflexão que viria a respaldar, a confeccionar certo estatuto e “lugar” ao filósofo – e sobretudo ao “pensador profissional” –, estabelecendo, concomitantemente, “nossa tradição do pensamento político”. Ressalta, nessa direção, a abertura do “hiato entre filosofia e política”, entre pensamento e ação, a cisão entre (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  17
    Constitucionalismo Fraternal e Direitos Humanos: A Import'ncia Do Laço Social da Fraternidade No Exercício da Democracia Representativa.Thiago Passos Tavares & Carlos Augusto Alcântara Machado - 2019 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 5 (1):1.
    O objetivo da pesquisa é demonstrar a importância da fraternidade na democracia brasileira, caracterizada como representativa, ao menos em tese, visto que a vontade do povo não tem sido considera nas decisões que promovem mudanças legislativas substanciais. Diante disto surge a indagação central do presente estudo: Qual a contribuição da categoria da fraternidade em uma democracia? A metodologia aplicada a pesquisa é qualitativa e bibliográfica ao buscar fontes na doutrina jurídica relacionada com o tema e também quantitativa ao (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  21
    Eric Weil e os limites da democracia em um mundo de tensões.Judikael Castelo Branco - 2024 - Filosofia Unisinos 25 (1):1-14.
    Este artigo aborda a democracia a partir das contribuições teóricas de Eric Weil, especialmente em seus escritos “Limites da democracia” e “A democracia em um mundo de tensões”. Weil critica definições do termo e busca estabelecer as condições gerais para um sistema político verdadeiramente democrático. O artigo está estruturado em três partes. Primeiramente, discute o panorama atual das percepções das crises democráticas. Em seguida, trata das condições para a participação nos processos democráticos, adotando a concepção weiliana da (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  7
    O Sistema Técnico-Democrático/The technical-democratic system.Ronie Alexsandro Teles da Silveira - 2013 - Pensando - Revista de Filosofia 4 (7):26-40.
    Possuímos sentimentos divergentes com relação a aspectos do presente: somos otimistas com relação à expansão da democracia e cautelosos com relação à aplicação intensa da técnica. Indago se é possível manter esses dois sentimentos divergentes a partir de uma análise da situação cultural que produziu as noções atuais de natureza e sujeito – os respectivos fundamentos da técnica e da democracia contemporâneas. Constato que o sistema técnico-democrático, do qual essas noções emergiram, impõe uma conexão específica entre a natureza (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Democracy and democracies: between theory and facts // Democracia e democracias: entre teoria e fatos.Marta Rios Alves Nunes da Costa - 2013 - Conjectura: Filosofia E Educação 18 (2):135-146.
    Existem muitas teorias sobre democracia. Na verdade, enquanto se fala de “teoria democrática” como se existisse um consenso acerca do que esta poderia significar, a partir do momento em que nos debruçamos sobre diferentes autores, apercebemo-nos de que há tantas teorias quanto há perspectivas sobre o tema. Neste artigo tenho como interlocutores Robert Dahl, Benjamin Barber, Robert Goodin e David Plotke. O artigo tem três momentos. No primeiro, desenho o contexto geral para uma reflexão crítica sobre democracia, partindo (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  15
    Mudança estrutural da esfera privada? Big data e os desafios à antropologia política da modernidade.Leonardo Da Hora - 2020 - Revista de Filosofia Aurora 32 (57).
    Uma reflexão crítica sobre os caminhos e descaminhos das tecnologias contemporâneas se impõe com cada vez mais força na atualidade. Não se pode mais falar das dimensões “social” e “política” apenas se referindo à interação intersubjetiva; é preciso focar igualmente na interação humana com os aparatos técnicos. Tendo como pano de fundo a crescente digitalização da vida, acompanhada de processos de captação e armazenamento massivos de dados por parte de diferentes mecanismos e instâncias, gostaria de abordar, neste artigo, uma série (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. La OEA y la democracia del siglo XXI.Elsa Cardozo Da Silva - 2010 - Apuntes Filosóficos 19 (36):169-192.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. A racionalização da democracia.Darcy Azambuja - 1933 - Porto Alegre [etc.]: Livraria do globo, Barcellos, Bertaso & cia..
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  3
    Decadência e grandeza da democracia.Darcy Azambuja - 1945 - Pôrto Alegre [etc.]: Livraria do globo.
  34.  4
    Nas origens da democracia. Sobre a transparência democrática.Nicole Laraux - 1979 - Discurso 11:13-24.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  24
    Virtudes E vícius da democracia.Helena Esser dos Reis - 2006 - Philósophos - Revista de Filosofia 11 (1):115-128.
    Democracy can be regarded, following Alexis de Tocquevilles thoughts, from two complementary standpoints: the equality standpoint – where equality is understood as a social condition; and the liberty standpoint – understood as a political condition. However, he observes, democracy is not a priori what it should be, denunciating, in this way, the imbalance between equality and liberty, the greater the imbalance as poor are the public virtues. We intend to enroll in a debate involving ethics and politics, by considering vices (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  16
    O desafio da igualdade de género à luz da herança e das contradições de Rousseau.Marta Nunes da Costa - 2019 - Doispontos 16 (1).
    Rousseau é reconhecido como um dos grandes filósofos da nossa tradição ocidental, sobretudo pelo impacto que os seus ideais tiveram na definição da ideologia moderna de viés republicano e até mesmo liberal. Porém, apesar da defesa incansável daqueles que viriam a ser os ideais revolucionários franceses, Rousseau insiste em manter uma prática de desigualdade naturalizada, considerando as mulheres como inferiores e eternas desiguais dos homens. Mary Wollstonecraft foi a primeira a fazer a denúncia da contradição do pensamento de Rousseau, na (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  10
    Os limites da democracia representativa: atomização, passividade e afastamento da política.Tamiris Moreira Simão - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (3):236-247.
    In Democracy against capitalism, Ellen Wood defends two important theses: capitalism inaugurates a new kind of exploitation and extortion of the working class that is not directly dependent on state extortion; this makes it possible for some political rights to be extended to a larger number of people through the establishment of “representative democracy”. On the other hand, workers' political participation is limited: by identifying democracy with political representation, the ruling classes have created an illusion of popular political participation that (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  7
    Newton Bignotto à procura da democracia.Eugênio Mattioli Gonçalves - 2023 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 42 (2):116-123.
    Resenha de: BIGNOTTO, Golpe de Estado: História de uma idéia. Rio de Janeiro, Bazar do Tempo, 2021.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. Etica e o futuro da democracia: actas do Simpósio Internacional sobre "Etica e o Futuro da Democracia", Lisboa 94... 25-28 maio de 1994.João Lopes Alves (ed.) - 1998 - Lisboa: Edições Colibri.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  13
    Um pedagogo da democracia: retratos e memórias sobre o padre Manuel Antunes, SJ.Manuel Antunes (ed.) - 2011 - Lisboa: Gradiva.
    Testemunhos na primeira pessoa dados por quem aceitou recordar os factos, os dramas e os sucessos do tempo de mudança e transformação vertiginosa que constituiu o período de vida do Padre Manuel Antunes, professor que marcou indelevelmente várias gerações.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  29
    O “paradoxo” da democracia radical: Crise, protestos e perda de legitimação.Rúrion Melo - 2016 - Doispontos 13 (2).
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. Foucault: Um inimigo da democracia?: Intelectuais e história.Jean Marcel Carvalho Franca - 2001 - História 20:109-116.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  27
    Religião, Democracia e Direitos Humanos: Presença pública inter-religiosa no fortalecimento da democracia e na defesa dos direitos humanos no Brasil.Claudia Danielle Andrade Ritz - 2017 - Horizonte 15 (47):1086-1090.
    Book reviews RIBEIRO, Claudio de Oliveira. Religião, Democracia e Direitos Humanos : Presença pública inter-religiosa no fortalecimento da democracia e na defesa dos direitos humanos no Brasil. São Paulo: Reflexão, 2016. 159p. ISBN 978.85.8088.194-3.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  44.  8
    Democracia, Direitos Humanos, Justiça e Imperativos Globais no Pensamento de Habermas.José Marcos Miné Vanzella & Zeima da Costa Satim Mori - 2016 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 2 (1):247.
    O presente ensaio com metodologia de pesquisa reconstrutiva questiona como a interação entre democracia, direitos humanos, justiça e imperativos globais é disposta no pensamento de Habermas. Seu objetivo é a explicitação racional de seus nexos internos. Expõe como Habermas, a partir da reconstrução da esfera pública e agir comunicativo aborda a justiça e o direito. A dialética entre facticidade e validade, entrelaça filosofia e sociologia para desenvolver sua abordagem normativa do direito e do Estado, conectando direito e democracia (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  4
    O diálogo como fundamento político da democracia.Luiz Roberto Gomes - 2016 - Filosofia E Educação 8 (2):27.
    O artigo aborda o tema do diálogo como fundamento político da democracia. Trata-se de um texto de homenagem, que procurou revisitar, no âmbito das reflexões proferidas e publicadas pelo Prof. Pedro Goergen, a temática em questão. A exposição da argumentação percorre dois caminhos: 1) a perspectiva dialógica da Teoria do Agir Comunicativo de Habermas e 2) o diálogo como fundamento político da democracia. O texto encerra-se com o desafio da consciência individual e coletiva, da convivência, do “entender-se”, na (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  4
    Pressupostos da competência crítica em informação e fundamentos da democracia deliberativa a partir de Jürgen Habermas.Meri Nadia Marques Gerlin, Denise Bacellar Nunes & Ana Claudia Borges Campos - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:207-221.
    O presente estudo pretende dialogar sobre o conceito contemporâneo da informação como veículo democrático. A informação na contemporaneidade tem sido banalizada, haja vista que ela é um instrumento de poder já que tem a capacidade de se comunicar com o seu meio e, ao mesmo tempo, é usada como estratégia de dominação. A democracia, governo de muitos, busca integrar interesse de todos na tentativa de criar um ambiente equânime de tomada de decisões. De um lado temos a informação e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  4
    Os limites da democracia dos Estados Unidos.Tiago Salgado - 2019 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 24 (2):339-344.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  71
    O anjo da história e a memória das vítimas: o caso da ditadura militar no Brasil.José Carlos Moreira da Silva Filho - 2008 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 53 (2):150-178.
    O artigo se apóia na filosofia da história da Walter Benjamin para denunciar a barbárie que se aloja na base da sociedade ocidental e promove a exclusão e o esquecimento das vítimas. Indica o papel político da memória na construção da democracia e no resgate da dignidade humana, reconhecida a partir da alteridade evidenciada no sofrimento, seguindo mais de perto a experiência das ditaduras latinoamericanas, em especial, a da ditadura militar brasileira. PALAVRAS-CHAVE – Justiça das vítimas. Memória política. História (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  4
    Foucault e a Parresia. O Problema da Democracia e da Filosofia Política.Helton Adverse - 2024 - Síntese Revista de Filosofia 51 (159):67.
    Em seus últimos anos de vida, Foucault empreendeu uma genealogia da parresia (do dizer-verdadeiro) no campo da política e na história da filosofia. Alicerçando suas análises nas fontes clássicas, gregas e romanas, Foucault descortinou um cenário no qual a coragem da verdade tem um lugar maior na experiência política desde sempre. O que pretendemos nesse trabalho é discutir alguns pontos que nos parecem problemáticos nessa genealogia foucaultiana, em especial, a referência à verdade na parresia democrática e a relação entre filosofia (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  12
    A potência do educar: coisa singular, diferença e democracia em Espinosa.Daniel Santos da Silva - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (1):e0240077.
    The concept of the singular thing and its ethical-political footprints, in Spinoza’s philosophy, guide the following text, which proposes to think together education and civility. With the Dutch philosopher, we learn that union and conflict are not contradictory terms, neither ethically nor politically; framing, therefore, an educational field of action poses the question of democracy as the foundation of a daily fight against fear and servitude. Thus, dealing with destruction - which is not in singular beings but arises in encounters (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
1 — 50 / 1000