Results for ' História do Brasil'

1000+ found
Order:
  1.  31
    Com efeito, a elite portuguesa no Brasil foi o principal agente de difusão do discurso panlusitano e de uma aproximação luso-brasileira. Assim, para comemorar o primeiro centenário da independência brasileira, foi publicada a História da colonização portuguesa do Brasil, cujo primeiro volume foi lança-do em 1921. O escritor e jornalista português Carlos Malheiro Dias, uma das.História da Colonização Portuguesa Do Brasil - 2008 - In Reis Filho, Daniel Aarão & Denis Rolland (eds.), Modernidades alternativas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil: FGV Editora.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. O Jesus Ariano. O imaginário e as concepções historiográficas do Jesus Histórico na Alemanha Nazista.André Leonardo Chevitarese & Daniel Brasil Justi - 2017 - Horizonte 15 (45):186-203.
    Este trabalho pretende discutir que os teólogos alemães, comprometidos com a ideologia nazista, inclusive através do juramento de lealdade que fizeram ao Führer, não optaram pelo “silêncio virtual” nem demonstraram “um interesse limitado” pelo Jesus histórico. Muito pelo contrário, eles não apenas potencializaram o “retrato” de Jesus como sendo um ariano, como também o popularizaram, por meio de seus escritos, de suas homilias e de suas experiências cotidianas. Deve-se ter atenção aqui: a consolidação desse novo retrato é anterior ao advento (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  17
    História da filosofia da psicanálise no Brasil: momento de fundação (Parte I).Richard Theisen Simanke, Ana Carolina Marinho Amaral & Lavínia Couri Montese do Amaral - 2023 - Dois Pontos 20 (2).
    Este artigo se propõe a analisar o primeiro estágio do desenvolvimento da área de pesquisa em filosofia da psicanálise no Brasil, apresentando e descrevendo os trabalhos fundadores de seus pioneiros, produzidos entre a segunda metade dos anos 1970 e o início dos anos 1990. A seguir, ele discute e procura elucidar a ideia de uma “epistemologia da psicanálise” que domina este período inicial, propondo um conjunto de quatro argumentos para proporcionar uma visão mais sistemática de suas principais teses, a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  14
    Percurso E reflexo do esquecimento na perspectiva de Paul Ricoeur.Ozeli Oliveira Dos Santos - 2021 - Cadernos Do Pet Filosofia 12 (24):39-45.
    O presente texto tem como objetivo trazer para discussão como o processo de esquecimento é refletido no terreno da memória individual e da memória coletiva. Tomamos como base teórica os estudos do filosofo francês Paul Ricoeur, em sua obra “A memória, a história, o esquecimento” edição publicada no Brasil em 2007, especificamente, seu estudo sobre o esquecimento. Neste sentido, buscaremos entender como essas questões se problematizam e quais seus reflexos.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  22
    Memórias de devoção e saberes ancestrais afrodiaspóricos: A Irmandade de São Benedito da Casa Verde, São Paulo.Bruno Garcia dos Santos & Amailton Magno Azevedo - 2018 - Odeere 3 (6):198.
    Mesmo diante do violento processo de desterritorialização vivido pelas inúmeras comunidades africanas no contexto da dominação colonial europeia, práticas e saberes ancestrais foram ressignificados e reelaborados de forma a impregnar o tecido social das culturas negras das Américas. Nesta perspectiva, este artigo insere-se em um conjunto de reflexões que visam exaltar a importância da preservação de memórias afrodiaspóricas no Brasil. Para tanto, particulariza-se um território negro no município de São Paulo, o bairro da Casa Verde na zona norte da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  17
    Festas devocionais em Mazagão Velho : crenças e rituais na história de uma sociedade.Adriene dos Anjos Noronha - 2017 - Horizonte 15 (47):1076-1077.
    Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre a religiosidade em Mazagão Velho, expressa por meio das festas devocionais que ali ocorrem, buscando compreendê-las como um elemento histórico de coesão social. Para tanto, parte-se do estudo da mentalidade formada no Brasil colônia com sua ideologia de expansão da fé cristã. É nesse contexto que toma forma o catolicismo popular. A localidade escolhida como base para este estudo apresenta especificidades que a tornam um caso único. Ela traz a memória das antigas lutas (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  4
    Ministério diaconal: história e teologia.Carlos Alexandre do Nascimento - forthcoming - Horizonte:1286.
    Luciano Rocha Pinto é professor e pesquisador, doutor em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGH-UERJ), com Pós-doutorado em História, pela Universidade Federal Fluminense (PPGH-UFF) e pós-doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atua na área de história política, poder pastoral no ocidente e perspectivas do espaço sagrado. Além de exercer o ministério diaconal na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Apresentação.Fernando do Nascimento Gonçalves - 2008 - Logos: Comuniação e Univerisdade 15 (2):7-9.
    A crise dos modelos de representação fundadas em unidades coerentes e ordenadas parece ter como um dos traços o que Bruno Latour (1993) chamou de “híbridos”(1). Os híbridos são a figura da multiplicidade que não cabe em categorias e que a modernidade “varia para baixo do tapete”. Atualmente, assistimos ao “retorno dos que nunca foram”, que interpelam de forma contundente nossas formas de vida, fortemente apoiadas na técnica. Mas como apreender os fluxos de discursos e práticas mediatizadas que nos atravessam (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  10
    A Pesquisa e o Ensino de História da África no ISCED – Huíla (Angola): trajetórias e olhares cruzados.Lunzanjyladia Augusta Do Rosario Neto Cananga, Marcelino Dos Santos Guilherme, Oliveira Adão Miguel & Washington Santos Nascimento - 2018 - Odeere 3 (5):230.
    Este relato de experiência traz quatro depoimentos de três alunos/a e um professor do programa de pós-graduação stricto sensu em Ensino de História da África do Instituto Superior de Ciências de Educação, situado no sudoeste angolano. Pretende-se acompanhar as trajetórias pessoais destes pesquisadores em torno do ensino e pesquisa em história da África, tanto em Angola quanto no Brasil.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  9
    Entre vagões e locomotivas: a questão regional na história do Brasil independente.Durval Muniz de Albuquerque Júnior - 2022 - Araucaria 24 (51).
    Este texto trata das questões regionais que emergem a partir do momento em que o Brasil se torna uma nação independente. É a própria luta entre as distintas parcelas das elites, que se distribuem por distintas porções do território e tem nelas assentadas seus interesses políticos e econômicos, para dar as diretrizes da nação emergente, que leva ao surgimento de reivindicações, ações e discursos de cunho regionalista, alguns deles chegando a radicalidade da proposição da secessão. É a luta em (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  10
    Fragmentação espacial e mobilidade urbana: um estudo sobre Montes Claros/MG.Tyellen Sany Cruz dos Reis & Iara Soares de França - 2022 - Ágora – Revista de História e Geografia 24 (2):96-117.
    No Brasil, a vida nas cidades, o habitar e as diversas formas de se relacionar e de produzir o espaço entre os citadinos vêm adquirindo novas configurações nas últimas décadas. A partir disso, a cidade na contemporaneidade apresenta-se como um importante elemento analítico pela dinâmica histórica, econômica, política, cultural e espacial que lhe é inerente. Como efeito dos processos espaciais, novas paisagens, formas, estruturas e conteúdos eclodem no tecido urbano, transformando e impactando a vida social em suas diversas escalas. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  16
    Memórias e histórias da comunidade Quilombola Orquídio Pereira.Benedito Eugenio, Milena Lima Tamborrielo, Rubia Cristina Nóbrega & Juliana Brito Dos Santos - 2020 - Odeere 5 (9):154.
    Os estudos sobre as comunidades quilombolas tem se ampliado significativamente nos últimos anos no Brasil. Áreas como História, Sociologia, Antropologia, Educação tem evidenciado, com diferentes enfoques teóricos e metodológicos, a importância de se compreender as dimensões histórias, culturais, educacionais dessas comunidades. Neste artigo apresentamos aspectos da história e memória da comunidade quilombola Orquídio Pereira. Os dados foram construídos por meio de entrevistas com moradores antigos e nos permitiu entender as memórias de moradores em uma perspectiva benjaminiana. Palavras-chave: (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  66
    A “tagarelice” de Macedo eo ensino de História do Brasil.Dislane Zerbinatti Moraes - forthcoming - História.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  22
    O que pensam os alunos do ensino médio sobre o ensino de história apresentado no “guia politicamente incorreto da História do Brasil” de Leandro Narloch.Márcia Elisa Teté Ramos - 2015 - Dialogos 19 (1):345-367.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  13
    A LENDA E A LEI: A ancestralidade afro-brasileira como fonte epistemológica e como conceito ético-jurídico normativo.Augusto Sérgio dos Santos De São Bernardo - 2018 - Odeere 3 (6):226.
    Nossas motivações e leituras de mundo sustentam-se no pressuposto de que as moralidades geram eticidades e as eticidades geram juridicidades. Tal correspondência une o destino a um modo ancestre de decidir sobre as situações do presente. Pensar ou exercitar uma epistemologia a partir da ancestralidade significa adotar uma postura ética frente a uma camada questionável de pensamentos e saberes identificáveis como africanos e diaspóricos. Isso implica numa mudança na carga teórico-epistemológica em que são construídos estes conceitos. A ancestralidade pode ser (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  16.  13
    Pontes entre colonialidade e a autoafirmação: construindo reflexões para o ensino de ciências e biologia.Eduardo Almeida Silva, Luiz Gustavo Lima Cordeiro & Marta Alencar dos Santos - 2023 - Odeere 8 (2):233-248.
    O presente artigo relata a experiência vivenciada por estudantes de graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Feira de Santana durante uma viagem de campo às cidades de Cachoeira e São Félix, na Bahia, promovida pelo componente curricular Relações Étnico-raciais na Escola. Por meio da observação sensível, os estudantes registraram a realidade dessas cidades no formato de fotografias e discursos. Durante a viagem, foi possível constatar a predominância de uma população negra, cujas vidas diárias estão intimamente ligadas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  39
    A pintura de história no Brasil do século XIX: Panorama introdutório.Maraliz De Castro Vieira Christo - 2009 - Arbor 185 (740):1147-1168.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  8
    Resenha: REIMER, Haroldo. Liberdade Religiosa na História e nas Constituições do Brasil. São Leopoldo: Oikos, 2013.Jair Souza Leal - 2014 - Horizonte 12 (36):1419-1421.
    Resenha do livro: REIMER, Haroldo. Liberdade Religiosa na História e nas Constituições do Brasil. São Leopoldo: Oikos, 2013.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  15
    REIMER, Haroldo. Liberdade religiosa na História e nas Constituições do Brasil. São Leopoldo: Oikos, 2013, 120 pgs.Rodrigo Coppe Caldeira - 2013 - Horizonte 11 (32):1661-1665.
    RESENHA: REIMER, Haroldo. Liberdade religiosa na História e nas Constituições do Brasil . São Leopoldo: Oikos, 2013. 120 p.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  15
    As cidades e as vozes: histórias de migração em espaços urbanos do Sul do Brasil na metade do século XX.Danielle Heberle Viegas - 2018 - Ágora – Revista de História e Geografia 20 (1):16.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. A história do primeiro parque infantil municipal de Sorocaba: o contexto histórico e as circunstâncias específicas da criação e da instalação da escola.Ribeiro de Oliveira & Suad Aparecida - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (3).
    O estudo divulga pesquisa sobre o contexto histórico e as circunstâncias da criação e instalação do Parque Infantil "Antonio Carlos de Barros", o primeiro da cidade de Sorocaba/SP, no atendimento de pré-escolar municipal. Essa instituição surgiu pela necessidade de atender criança e família. Faz-se aqui, ainda, um breve histórico das primeiras instituições de atendimento infantil no Brasil e na cidade de São Paulo, observando-se que a preocupação era com a saúde, alimentação, higiene e sobrevivência, visto o precário saneamento e (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  20
    PINTO, Paulo Roberto Margutti. História da filosofia do Brasil : 1ª parte: o período colonial . São Paulo: Edições Loyola, 2013. 377 p. [REVIEW]Elton Quadros - 2015 - Educação E Filosofia 29 (58):901-904.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  14
    Um palco de tensões e disputas: tempo presente e lembranças do passado no evangelho de Marcos.Daniel Brasil Justi, André Leonardo Chevitarese & Lair Amaro dos Santos Faria - 2019 - Horizonte 17 (52):315-344.
    Subject of constant reflections in other works and published studies, the theme of memory and its relations between past and present always provokes renewed perspectives regarding the readings of the ancient texts in our academic discussions. Analyzing the present time of a community behind an ancient document is likewise always challenging. However, in the present document (Mark’s Gospel), when analyzed in the light of heuristic concepts - such as memory, for example - there are very effective indications in proposing new (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  17
    O Ensino Religioso nos projetos dos colégios fundados pelo protestantismo em Belo Horizonte, MG: um estudo das concepções, práticas e perspectivas.Taciana Brasil dos Santos - 2020 - Horizonte 18 (55):412.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  3
    História indígena no Brasil independente: da ameaça do desaparecimento ao protagosnismo e cidadania diferenciada.Gersem Baniwa - 2022 - Araucaria 24 (51).
    O indígena brasileiro sempre foi uma parte constitutiva do processo de formação territorial, social e política do Brasil e sua conformação sociocultural, econômica e geopolítica não pode ser compreendida sem considerar as populações aqui estabelecidas desde milhares de anos, com suas formas de organização sociocultural e domínio territorial. Os povos indígenas contribuíram com as riquezas de suas terras, com seus conhecimentos milenares e com seu suor e sangue para a construção da nação brasileira. Este exercício narrativo da história (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Políticas educacionais integradoras: propostas curriculares do Brasil e da Argentina // Integrative Educational Policies: Argentina and Brazil’s plans of studies.Léia Adriana da Silva Santiago & Ranzi - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (1):144-181.
    O objeto da reflexão, neste artigo, são as propostas curriculares veiculadas a partir da segunda metade do século XIX, no Brasil e na Argentina. A questão que se coloca é perceber quais os conteúdos que estão incluídos sobre a América Latina, nestas propostas curriculares, se há semelhanças e diferenças entre estes documentos e se os conteúdos veiculados nas propostas curriculares implantadas a partir de 1995, nestes dois países, refletem as mudanças no ensino de história, sugeridas pelo MERCOSUL Educacional. (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  2
    Resenha do livro: BARBOSA, Marialva. História da Comunicação no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.Márcio Souza Gonçalves, Yuri Garcia & Thayz Guimarães Gonçalves - 2015 - Logos: Comuniação e Univerisdade 1 (22).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  10
    A história e a atual situação dos estudos schopenhauerianos no Brasil.Maria Lúcia Cacciola, Jarlee Salviano & Vilmar Debona - 2013 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 4 (1):146.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. O papel do emigrante português no desenvolvimento do Brasil.Joaquim Palminha Da Silva - 1990 - História 134:4-36.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. O mercosul ea Nova estrategia de insercao internacional do brasil diante dos desafios da globalizacao.Paulo Gf Vizentini - 1997 - História 16:69-82.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  6
    O Passado Presente, ou como se escrevia a história do tempo presente no século XIX. Gonçalves de Magalhães e a Memória Histórica da Revolução da Província do Maranhão.Eliete Lucia Tiburski - 2018 - Dialogos 22 (1):205.
    O artigo apresenta a questão da história do tempo presente e suas relações com o conceito de história no início do século XIX no Brasil. As reflexões serão feitas a partir do trabalho de Gonçalves de Magalhães intitulado Memoria Historica e Documentada da Revolução da Provincia do Maranhão desde 1839 até 1840, publicado na Revista do IHGB em 1848. Trata-se de analisar a condição do historiador enquanto sujeito que intervém em seu próprio tempo, a delimitação do campo (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  25
    Presença de práticas culturais e religiosas de matrizes indígenas e africanas no Norte e Nordeste do Brasil (The presence of cultural and religious practices of indigenous and African headquarters in Northern and northeastern Brazil).Ênio José da Costa Brito - 2014 - Horizonte 12 (33):233-245.
    Esta Comunicação objetiva apresentar dois trabalhos acadêmicos de Luis Cláudio Cardoso Bandeira. A dissertação de mestrado, intitulada Entidades africanas em “troca de águas”: diásporas religiosas desde o Ceará, apresenta a pesquisa sobre tradições africanas no Ceará. No doutorado, Bandeira trata de Rotas e raízes itinerantes e destaca veredas desafiadoras do diálogo entre história e religião. Participando das duas bancas, tive a oportunidade de perceber as nuances do caminho acadêmico percorrido por ele. Neste texto , faço memória dessas duas participações, (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. A coroa portuguesa ea colonizacao do brasil. Aspectos da atuacao do estado na constituicao da colonia.C. Magno Magre Mendes - 1997 - História 16:233-253.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  27
    Contribuições de Jean-François Sirinelli à história dos intelectuais da educação.Claudia Alves - 2020 - Educação E Filosofia 33 (67).
    No presente artigo, buscamos aprofundar a compreensão a respeito das categorias de análise propostas pela vertente da história dos intelectuais, a partir das proposições do historiador Jean-François Sirinelli, com vistas a discutir sua apropriação nas pesquisas empreendidas em História da Educação no Brasil. Na primeira parte, são apresentadas as categorias de itinerário intelectual, rede de sociabilidade e geração intelectual, na sua relação com o conceito de cultura política. Na segunda parte, é construída uma reflexão sobre as especificidades (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  10
    Televisão, Educação e Religiosidade: Experiências No Campo Do Ensino Religioso e da Sociologia.Taciana Brasil & Paulo Vinícius Faria Pereira - 2023 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 29:240-251.
    O programa Se Liga na Educação foi uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, para atendimento dos estudantes da rede estadual durante a pandemia. Após o término do isolamento social, o programa continuou sendo exibido em televisão aberta e através da internet. Este trabalho apresenta relatos de experiência docente nos conteúdos Ensino Religioso e Sociologia, enfatizando os desafios e potenciais de trabalhar questões relacionadas à religião e religiosidade em condições de ampla exibição. Concluímos que a exposição (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  9
    Motor Cortex Stimulation for Pain Relief: Do Corollary Discharges Play a Role?Joaquim P. Brasil-Neto - 2016 - Frontiers in Human Neuroscience 10.
  37. Universidade aberta do brasil instituto federal de educação, ciência E tecnologia de alagoas departamento de educação a distância cronograma de disciplinas-polo maragogi/al.Término do Semestre - unknown - Filosofia 60 (15).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  3
    O Direito Achado Na Rua e Mediação: Convergências Entre Roberto Lyra Filho e Luís Alberto Warat.Guilherme Maciulevicius Mungo Brasil - 2020 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 6 (1):1.
    A partir da vertente de O Direito Achado na Rua, de Roberto Lyra Filho, que reconhece manifestações jurídicas para além do Estado, surge o problema de pesquisa: como concretizar essa forma não oficial de direito? A hipótese é que a mediação, nos moldes descritos por Luis Alberto Warat, é instrumento adequado para esse fim. O objetivo do trabalho é compreender como O Direito Achado na Rua pode se valer do método da mediação para se efetivar, em um cotejo recíproco entre (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  16
    O Brasil nas ruas e longe do mundo: como a crise político-econômica levou ao colapso da política externa brasileira.Guilherme Casarões - 2021 - Aisthesis 70:439-473.
    Após uma década de crescente envolvimento e projeção internacionais, que levaram o Brasil a ser considerado uma potência emergente, desde 2013 o país vive um prolongado período de retração internacional. Neste capítulo, argumentamos que a política externa passou a ser conduzida não mais pelos objetivos e interesses de longo prazo do país, tendo em vista as possibilidades globais, mas pela conjuntura doméstica imediata. É possível identificar três grandes fases nesse processo, que coincidem com as estratégias dos governos de turno: (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  2
    Guiando públicos: proposições de consumo de Fortaleza como cidade-sede da Copa do Mundo FIFA 2014.Emylianny Brasil Silva & Sílvia Helena Belmino - 2017 - Logos: Comuniação e Univerisdade 24 (2):94-107.
    Resumo Na posição de cidade-sede da Copa do Mundo FIFA 2014 Fortaleza colocou-se em uma trajetória de exibição global de atributos. Um contexto de realocação de imagem apoiada em discursos de apresentação e orientação de consumo de Fortaleza. O questionamento em que se baseia este artigo é: Quem são os públicos e como eles são referidos nos guias de cidade-sede? A partir da metodologia de Análise Crítica do Discurso, foram analisadas seções de guias de cidade lançados para o megaevento.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  8
    Uma visão sobre a mística.William James & Brasil Fernandes de Barros - forthcoming - Horizonte:206109-206109.
    Tradução do Artigo de William James:_ A Suggestion about mysticism_. Texto publicado originalmente em 17 de fevereiro de 1910 no Volume VII N°4 em _The journal of philosophy psychology and scientific methods_ p. 85 a 92. Artigo de domínio público de acordo com a Convenção de Berna.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  18
    Linguagem, Epistemologia e Mística.Steven T. Katz & Brasil Fernandes de Barros - forthcoming - Horizonte:1334.
    Esse artigo foi originalmente publicado como capítulo do livro Mysticism and Philosophical Analysis, organizado por Steven T. Katz e publicado pela Oxford University Press em 1978. O texto trata de questões epistemológicas da mística e problematiza uma série de concepções dessa temática, tendo por principal objetivo marcar uma maneira de abordar os dados fornecidos pelos místicos, concentrando-se especialmente na tentativa de defender a concepção de que assim como as ideias são mediadas por contextos culturais, sociais e religiosos, as experiências místicas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  11
    Kénosis e Caritas como chaves de leitura do cristianismo não religioso de Gianni Vattimo.Antonio Glaudenir Brasil Maia & Renato Almeida de Oliveira - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 26:021050.
    O presente artigo apresenta as categorias da kénosis e da caritas como chaves de leitura interpretativa da experiência de Deus na contemporaneidade no horizonte do chamado cristianismo não religioso pensado pelo filósofo italiano Gianni Vattimo. A hipótese central do texto considera que uma reflexão sobre a experiência de Deus hoje a partir de tais categorias implica compreendê-la como experiência que não desemboca em violência, fundamentalismos e intolerâncias. A experiência de Deus na contemporaneidade, marcada pela pluralidade cultural e religiosa, exige o (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  7
    " Direito"* como cultura.Programa Brasil Latino & Fondazione Cassamarca de Treviso Itália - 2004 - In Luiz Carlos Bombassaro, Arno Dal Ri Júnior & Jayme Paviani (eds.), As interfaces do humanismo latino. Porto Alegre: EDIPUCRS.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  11
    CIDADANIA EM CONSTRUÇÃO: a proposta do pão dos pobres.Ana Paula Brasil Vaz Madruga - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (5):15-19.
    O presente artigo tem como objetivo verificar as principais concepções relativas à construção das dimensões de cidadão e cidadania desenvolvidos pelo Orfanotrófio Pão dos Pobres, na década de 20, através da análise do impresso da escola - Boletim Pão dos Pobres -· bem como a sua relação com a realidade social da época, a fim de demonstrar como essas iniciativas procuravam atender às necessidades do novo contexto social emergente.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  17
    Cinderela do sertão: apropriações da imagem da Miss Brasil na imprensa interiorana em 1950.André Azevedo da Fonseca - 2019 - Dialogos 23 (1):240.
    A partir de uma investigação no campo da história cultural, o artigo analisa as representações construídas na imprensa local em torno da visita da Miss Brasil, Jussara Marquez, a uma cidade do interior mineiro, em 1950. Os métodos empregados foram a análise documental em fontes primárias e a narrativa histórica. Constatamos que a devoção dedicada pelos jornais à figura de Jussara estava ligada à necessidade de as elites locais obterem distinção social a partir da apropriação de sua imagem. (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Os livros das normalistas: os manuais pedagógicos na história da formação dos professores no Brasil (1930-1971).Vivian Batista da Silva - 2008 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 10 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  10
    Foucault do suplício à ditadura militar: Memórias de Uma história política.Mária Tânia Rodrigues - 2021 - Cadernos Do Pet Filosofia 12 (24):24-30.
    O presente trabalho tenta resgatar a memória do poder soberano, período que predominou o suplício, passando pelo poder disciplinar na visão de Michel Foucault, chegando ao período do regime militar no Brasil. Traz como objetivo procurar identificar como é o comportamento de cada indivíduo com relação ao poder, além de buscar uma delimitação da docilização, como algo permanente em toda história da humanidade, focando principalmente nos eventos acima mencionados. Utilizamos como metodologia as obras do autor “Vigiar e Punir (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Abordagem Teórica Sobre o Estudo de Sítios Líticos no Interior do Estado de São Paulo, Brasil.Fábio Grossi dos Santos - 2013 - Revista Techne 1 (1).
  50.  24
    Cultura y territorialidad en la tradición del Pantanal de Corumbá y Ladario en Mato Grosso do Sul (Brasil).Aparecido Francisco dos Reis, Eliane Crisóstomo Dias Ribeiro & Cleonice Alexandre Le Bourlegat - 2006 - Polis 14.
    El texto siguiente trae una discusión en el campo teórico y empírico, de las relaciones entre grupos pantaneros y la naturaleza, en el entorno de las haciendas que se encuentran alrededor de Corumbá y Ladario, ciudades situadas a las márgenes del río Paraguay. En este texto, se comunican resultados parciales del proyecto de investigación acerca del conocimiento, de la cultura y de las representaciones producidas en el contexto de esas poblaciones en el proceso de apropiación de los recursos naturales. De (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000