Results for ' viagens'

26 found
Order:
  1. Solipsismo–Viagens de Wittgenstein à volta de uma questão.Marina Ramos Themudo - 1992 - Revista Filosófica de Coimbra 1 (1):83-96.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  11
    Viagens aos Infernos: a experiência visionária como ensaio para uma filosofia pré e pós humanista.Tiago Brentam Perencini - 2021 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (3):100-122.
    Por que a experiência visionária perturba a filosofia (crítica)? Experimentando uma anarqueologia como procedimento de leitura, argumento que a relação entre filosofia e magia no curso da história ocidental pode ser encenada como uma peça paradoxal. Da mesma maneira que a filosofia racionalista conjura a magia, simultaneamente, tais saberes estiveram presentes de modo polifônico nos bastidores da encenação ilustrada. Para conjurar o demônio é necessário antes evocá-lo. Evoco, assim, o itinerário das viagens aos infernos ao qual certa visão xamanística (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  16
    Viagens do olhar europeu sob a herança do filosofar: do movimento da theoria ao olhar vazio de Narciso.Maria Luísa Portocarrero - 2010 - Revista Filosófica de Coimbra 19 (37):7-23.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  8
    Relações Entre as Viagens de Descobrimento e o Processo de Construção Científico Moderno.Thiago Cardoso Paulo & Antonio Augusto Passos Videira - 2024 - Perspectivas 8 (3):35-88.
    Este artigo pretende apresentar uma discussão sobre a possibilidade de identificarmos as possíveis contribuições das viagens de descobrimento, enfatizando as navegações portuguesas, para a construção do pensamento científico moderno. Por um lado, é analisado o valor da experiência direta valorizada pelos portugueses como critério de certeza acerca das afirmações sobre o mundo geográfico que acabaram por colocar em questão a concepção de mundo difundida a partir dos clássicos antigos – os gregos – e, por outro lado, é apresentado uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Viagens do olhar europeu sob a herança do filosofar:: do movimento da theoria ao olhar vazio de Narciso.Maria Luísa Portocarrero Ferreira da Silva - 2010 - Revista Filosófica de Coimbra 19 (37):7-24.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. As viagens científicas realizadas pelo naturalista Martim Francisco Ribeiro de Andrada na capitania de São Paulo (1800–1805). [REVIEW]Alex Varela - 2007 - Topoi. Revista de História 8 (14):172-205.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Os manuscritos das viagens.Leo Villaverde - 1987 - São Paulo, Brasil: Editora Il Rung.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. SOUZA, E. . Catábases: estudos sobre as viagens aos infernos na antiguidade. São Paulo. Annablume Clássica.Ordep José Trindade Serra - 2015 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 14:149-153.
    SOUZA, E.. Catábases: estudos sobre as viagens aos infernos na antiguidade. São Paulo. Annablume Clássica.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  7
    literaturas de fronteira: companheiros (d)e viagens à URSS no Brasil contempor'neo.Ana Paula Palamartchuk - 2019 - Dialogos 23 (2):61.
    No cenário literário brasileiro do início da década de 1950, chama a atenção a publicação quase simultânea de O mundo da paz e Os subterrâneos da liberdade de Jorge Amado, e Viagem e Memórias do cárcere de Graciliano Ramos. Romancistas brasileiros já consagrados pela crítica e pelo público, ambos revelam nessas publicações a radicalidade com a qual se identificam com o comunismo e com a experiência soviética. Ao mesmo tempo, os relatos de viagem e os livros de memória, se vistos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  7
    [Recensão a] souza, E. de . catábases: Estudos sobre as viagens aos infernos na antiguidade.Ordep José Trindade Serra - 2015 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 14:155-158.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Souza, e. . catábases: estudos sobre as viagens aos infernos na antiguidade. são paulo. annablume clássica.Ordep José Trindade Serra - forthcoming - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  15
    Distantes de todos, vivendo por si: uma história das estradas, das viagens e dos moradores na fronteira sul da Amazônia entre 1750 e 1850 - doi: 10.4025/dialogos.v18i3.934. [REVIEW]Magda Ricci & Sueny Diana Oliveira de Souza - 2014 - Diálogos (Maringa) 18 (3).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  14
    Distantes de todos, vivendo por si: uma história das estradas, das viagens e dos moradores na fronteira sul da Amazônia entre 1750 e 1850 - doi: 10.4025/dialogos.v18i3.934. [REVIEW]Magda Ricci & Sueny Diana Oliveira de Souza - 2015 - Dialogos 18 (3).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  18
    Louise Weiss – The Travels of a European Woman.Maria Manuela Tavares Ribeiro - 2006 - Cultura:115-126.
    Louise Weiss (1893 – 1983) percorre, em múltiplas viagens, o Ocidente europeu, a América, as longínquas paragens do Oriente, o continente africano. A sua obra, em particular as Mémoires d’une Européenne, revela-se um testemunho eloquente de sua força anímica e do olhar atento e crítico das décadas vividas no século XX. É no espaço e no tempo das suas múltiplas viagens que Weiss diagnostica e espelha a relação de Alteridade Ocidente / Oriente, entre a Europa e o Outro. (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  8
    O olhar distanciado: o programa etnológico de Rousseau.Mauro Dela Bandera Arco Junior - 2019 - Discurso 49 (2).
    A exortação de Rousseau, feita dois séculos antes de Lévi-Strauss, de levar a vista ao longe, observar as diferenças entre os homens para conhecer o homem em sua especificidade e propriedade dá o tom do que se poderia chamar de antropologia rousseauísta. O conhecimento sobre o homem não é obtido ao olhar para o lado e tomar como referência um tipo qualquer imediatamente disponível. Ao contrário, é preciso de viagens bem regradas, de uma educação do olhar e da organização (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  13
    A journey from Lisbon to Rome: reading and interpretation of a eighteenth century manuscript.Maria Luísa Cabral - 2011 - Cultura:89-102.
    Ou como um manuscrito do século XVIII, que não mereceu a glória de ser publicado, constitui uma fonte documental de indesmentível interesse. Trata-se de um relato de viagem de Lisboa a Roma na segunda metade do século XVIII o qual, embora não corresponda à descrição de uma peregrinação, revela com clareza questões culturais e religiosas que atormentam o Portugal de setecentos. Um diário de viagem que ajuda a compreender, em parte, o rótulo de exótico que a Europa iluminada atribuía a (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  17
    Robert Burton on the Society of Jesus and Coimbra.Cláudio Alexandre S. Carvalho - 2021 - Revista Filosófica de Coimbra 30 (59):9-52.
    O presente artigo explora a attitude ambígua de Robert Burton face aos Jesuítas, centrando-se na sua leitura dos Commentarii Collegii Conimbricensis Societatis Iesu. Após uma contextualização da sua detecção da Companhia de Jesus nas peças teatrais de Burton, passo em revista as referências do académico à articulação da melancholia nos manuais do curso conimbricense ao longo da Anatomia da Melancolia. Por forma a identificar e compreender as especificidades da sua leitura, pautada por adaptações selectivas e imprecisões, empreenderei uma apresentação da (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  13
    Desobediência Epistêmica e (Des)Colonização do imaginário no “Mito da Capela de Ouro”.Raimundo Nonato De Pádua Câncio, Sônia Maria Da Silva Araújo & Witembergue Gomes Zaparoli - 2018 - Odeere 3 (5):59.
    A Igreja Católica, ao propagar a fé cristã e a conversão das populações indígenas e ribeirinhas da região amazônica, produziu suas ideologias na forma de escritos, as quais também estão presentes nas narrativas orais. Neste artigo, cujo aporte teórico está vinculado aos estudos Pós-coloniais e ao pensamento Decolonial, a partir da articulação das diferenças entre o real e o imaginário, salvação e pecado, deseja-se responder a seguinte questão: a que formação ideológica e formas de educar estaria ligado o “Mito da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  6
    A viagem herderiana: o horizonte e o círculo.Orlando Marcondes Ferreira Neto - 2020 - Doispontos 17 (1).
    No Diário de viagem de 1769, a jornada marítima que J. G. Herder empreende de Riga a Nantes representa a saída em busca de novos horizontes, de novos modos de ver o mundo, em favor de um projeto reformista tipicamente esclarecido. Coerente com a ótica cosmopolita do Esclarecimento, a viagem herderiana evoca uma temporalidade aberta e grandes expectativas em relação ao futuro. Contudo, poucos anos depois, no ensaio Mais uma filosofia da história para a formação da humanidade, esse projeto é (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  13
    Mirrors, Selfies, and Alephs: A Semiotics of Immobility Travelogues.Massimo Leone - 2021 - Cultura 18 (2):113-137.
    The article focuses on past epidemics and previous confinements, looking for the art of journeying through immobility. It rekindles the plague that ravaged the city of Turin in the 1630s, as well as Xavier de Maistre who, confined in the military citadel in 1790, wrote the Voyage autour de ma chambre, perhaps the first example of modern ‘anodeporics’, a neologism to designate immobility travelogues. The essay then explores other pandemics and subsequent attempts at imitating De Maistre. First, it concentrates on (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  26
    A Pórcia Guimarães Alves contida nas cartas.Alexandra Ferreira Martins Ribeiro & Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira - 2019 - Dialogos 23 (2):228-255.
    A professora Pórcia Guimarães Alves teve formação educacional diferenciada e, concluindo o ensino superior, continuou sua formação com cursos e encontros científicos no Brasil e em outros países. Durante as viagens, trocava missivas com seus familiares, que foram mantidas em arquivo pessoal em plástico denominado “Cartas enviadas ao meu pai”. Procurou-se analisar: qual a escrita de si de Pórcia contida nas cartas trocadas com seus familiares entre 1946 e 1958? Listaram-se os objetivos específicos: mapear os familiares mencionados nas cartas; (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  12
    A Cultura do Encontro: Palavras e Gestos em Francisco.Boris Agustin Nef Ulloa & Adriana Barbosa Guimarães - 2019 - Franciscanum 61 (172):1-19.
    Este estudo pretende compreender a emblemática expressão «cultura do encontro», no marco do magistério e testemunho do Papa Francisco. Desde o início de seu pontificado, a categoria «encontro» recebe destaque em seus pronunciamentos e, principalmente, nos seus gestos. Em diversos momentos da história de Israel, as palavras e os gestos foram a forma escolhida por Deus para se revelar ao seu povo, especialmente por intermédio dos profetas. Pretende-se assim, também considerar a dimensão profética de seus ensinamentos e testemunho e, dessa (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  33
    História natural E ateísmo antropológico em John Locke.Saulo Henrique Souza Silva - 2018 - Cadernos Espinosanos 38:107-126.
    O objetivo deste artigo é dar relevo à presença da argumentação histórica e antropológica nas obras publicadas por John Locke entre 1689 e 1695. Essa orientação defende a existência de uma diversidade de povos e costumes ao redor do mundo, tomando como base as comunidades longínquas descritas nos relatos de viagens. Entre os tipos de povos considerados por Locke, existem sociedades ateias, idólatras, de moral filosófica e, poder-se-ia dizer, culmina com a defesa do cristianismo como a religião mais apropriada (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Aspectos técnicos e estilísticos da obra de Longo Sofista Dáfnis e Cloé.Elisa Costa Brandão de Carvalho - 2012 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 2 (25):81-98.
    O presente trabalho tem por finalidade analisar alguns aspectos relacionados à técnica e ao estilo que foram utilizados por Longo Sofista para compor a sua obra prima intitulada Dáfnis e Cloé. Para tal análise serão utilizados alguns excertos do Livro I da obra.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  19
    Beyond words. Reflexions about the concept of paradise and the New World.Maria do Rosário Pimentel - 2011 - Cultura:187-201.
    Apesar das grandes transformações do conhecimento, o século XVI conservou numerosos produtos de fantasia que desempenharam uma influência considerável sobre os viajantes e navegadores. O encontro com mundos desconhecidos ou pouco conhecidos fez-se muitas vezes através de categorias mentais anteriormente estabelecidas. A lenda do Paraíso Terreal continuava activa na literatura cristã e teve grande popularidade nessa época. Como figura de estilo ou como firme convicção, os navegadores e os autores descreveram mundos como se fossem jardins edénicos. As imagens transmitidas reflectem (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. La Saudade Abrasada: Una Mirada al Saudosismo de Teixeira de Pascoaes desde el Amor y la Nostalgia en Emilio Prados.David Fernández Navas - 2019 - Viagens da Saudade.
    [español] En primer lugar, el texto ofrece un acercamiento al papel que amor y nostalgia cumplen en la poesía de Emilio Prados, así como a su íntimo nexo con la muerte como aniquilación mística. Como herramienta interpetativa, recurriré a la razón poética de María Zambrano, autora profundamente emparentada, vital y teóricamente, con la poesía pradiana. Este enfoque permitirá una visión de conjunto sobre la obra del poeta español y en segundo lugar, trazar una comparativa con el saudosismo de Teixeira de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation