Results for 'Discurso sobre o ser. Tomás de Aquino. Filosofia medieval. Filosofia e ambiente socioantropológico'

994 found
Order:
  1.  16
    Sobre a função do discurso sobre o ser na filosofia medieval.André Rangel Rios - 2004 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 49 (3):477-487.
    O discurso sobre o ser em Tomás deAquino é algo que deixa mais ansiosos og mo-demos que o próprio Tomás. A panir destaconstatação abrem-se as portas para uma leituracritica da história da filosofia e da própria filosofia— não só a medieval -, procurando situá-las emseu ambiente socicantropológico.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  7
    Teoria crítica da Inquisição na doutrina do direito em Tomás de Aquino.Claúdio Pedrosa Nunes - 2021 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 2 (1):86-103.
    O artigo pretende formular uma breve reflexão sobre o pensamento de Tomás de Aquino no campo da ética e do direito romano sobre as oscilações e paradoxos das práticas inquisitoriais na Idade Média. No medievo a Criação e a onipotência de Deus abrigam, enfim, a pensar um poder absoluto adaptado ao mundo senhorial, portanto, a partir do século XII o domínio da Igreja e da monarquia acendem as fogueiras onde se queimam os livros e os homens para extirpar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  11
    O “comum” na realidade segundo Tomás de Aquino.Thiago Sebastião Reis Contarato - 2015 - Griot : Revista de Filosofia 12 (2):213-226.
    Na Idade Média, havia um problema conhecido como “Querela dos Universais”, com a discordância entre o realismo, conceitualismo e nominalismo sobre estatuto ontológico e epistemológico dos universais. Tomás de Aquino é um realista moderado porque admite que o universal tem um ser nos indivíduos, na realidade e fora da mente. Quando falamos de um “universal na realidade”, nós nos referimos a aquilo que é comum a mais de um indivíduo. Depois, os modos de ser do conceito universal do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  16
    La cuestión disputada De simplicitate divine esse de Tomás de Aquino.Juan José Herrera - 2020 - Studium Filosofía y Teología 23 (46):221-258.
    Entre los textos de Tomás consagrados a la simplicidad divina, la cuestión disputada De simplicitate divine esse sobresale por su original enfoque. Esta obra no se limita a probar la ausencia de toda clase de composición en Dios, sino que también muestra el impacto de ese atributo en el campo del lenguaje teológico. En efecto, la simplicidad cumple un papel fundamental a la hora de precisar el verdadero alcance de los nombres absolutos y relativos atribuidos a Dios. La temática (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  5
    Tomás de Aquino e a questão metafísica.Jefferson Silva & Marcius Tadeu Maciel Nahur - 2022 - Perspectivas 7 (1):107-126.
    O presente texto tem como escopo refletir sobre a retomada da metafísica tomasiana não apenas como uma fixação no contexto histórico, cultural e filosófico em que foi exercido o pensamento metafísico medieval, mas, sobretudo, como possibilidade de ainda se pensar em questões de sentido dos tempos atuais. O reavivamento do ato de filosofar não descarta a relevância intelectual de pensar a tradição e a primazia do ato de existir na ordem da inteligibilidade das coisas e ser na ordem intencional (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  11
    Beatitudo et religio: Tomás de Aquino e o fim último do ser humano.Luís Carlos Silva de Sousa - 2020 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 1 (1):80-98.
    Resumo: O objetivo do texto consiste em propor uma perspectiva hermenêutica acerca da relação entre as noções de beatitudo e religio na Summa theologiae de Tomás de Aquino. A religião não é considerada por Tomás como virtude teologal, mas sim como virtude moral. Por outro lado, argumenta-se que as contribuições neoplatônicas de Dionísio e Agostinho são fundamentais no sentido de articular a busca da perfecta beatitudo do ser humano na visão da essência de Deus.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  15
    O político e sua tópica: divisão e unidade – identidade e representação. Ou sobre a dupla forma de polarização do espaço público.João Carlos Brum Torres - 2015 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 60 (1):69-91.
    O propósito do artigo é apresentar o conceito de ‘tópica política’ como o recurso teórico necessário para elucidação das determinações formais que estruturam as relações políticas em seu nível mais geral. A primeira seção do texto evoca os contextos doutrinários em que o conceito de tópica foi introduzido com intenções em alguma medida análogas às que animam o artigo, sendo brevemente considerados os usos do termo nas obras de Aristóteles, Kant e Freud. A segunda seção examina os conceitos de divisão (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  10
    Os Juristas Romanos e Tomás de Aquino: a concepção de um direito subjetivo.Camila Ezídio - 2022 - Philósophos - Revista de Filosofia 27 (1).
    No que toca a filosofia do direito muitas são as dúvidas que recaem sobre as distintas noções de direito consideradas não só nas reflexões teóricas sobre a jurisprudência, mas também aquelas que surgem pela _práxis_ do sistema jurídico. Michel Villey defende a tese de que a única concepção estrita e exequível de direito é aquela criada em Roma que concebe o direito como uma coisa (_res_) atribuída de modo justo, pelos juristas, aos indivíduos. Qualquer noção subjetiva de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  13
    Considerações contempor'neas sobre a natureza ética do homem conforme Tomás de Aquino.Humberto Schubert Coelho - 2019 - Franciscanum 61 (172):1-13.
    Diante das presentes dificuldades de fundamentação da ética, ocasionadas pelas cisões necessárias, mas logo extrapoladas, entre natureza e subjetividade, conhecimento e ação, muitos pensadores têm se voltado para a grande síntese tomasiana do pensamento ocidental. Com numerosas releituras nos campos da ética, do direito, da epistemologia e da metafísica, o pensamento tomasiano vive sem exageros uma pequena renascença, particularmente em língua inglesa, ensejando inúmeras abordagens revisionistas, históricas ou adaptações às pesquisas da filosofia e da teologia analíticas. Mais como informativo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  11
    Movimento como base cognoscitiva para a elaboração da Primeira Prova da existência de Deus em Tomás de Aquino.Anderson Frezzato - 2022 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 3 (1):81-93.
    Durante a história da Filosofia foram elaboradas muitas provas da existência de Deus. Este artigo visa abordar o pensamento de Tomás de Aquino na elaboração da sua Primeira Prova da existência de Deus, descritas na Suma Theologia e na Suma contra os Gentios. Para tanto, Tomás vai buscar na filosofia antiga, mormente em Aristóteles, recebendo e atualizando as argumentações sobre o Motor Imóvel aristotélico presente nas obras Física e Metafísica. Ambos concordam que existe movimento nas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  11
    Consciência e discernimento sensíveis: o sentido comum em Tomás de Aquino.Markos Klemz Guerrero - 2022 - Philósophos - Revista de Filosofia 27 (1).
    Além dos cinco sentidos externos tradicionais, Tomás de Aquino cataloga como potências sensíveis uma variedade de sentidos internos. Dentre os sentidos internos, o sentido comum apresenta um interesse especial, na medida em que sua operação parece ser indissociável do sentir em geral. As operações típicas do sentido comum são perceber que se sente e discriminar objetos sensíveis de sentidos externos diferentes. Em virtude dessas duas operações, ele é fonte de consciência sensível e integra numa mesma unidade as informações advindas (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  6
    O critério empregado pelo sentido comum na função de unificação, segundo Tomás de Aquino.Felipe de Souza Terra - 2023 - Griot 23 (3):79-92.
    Neste artigo, pretendemos explorar a teoria que Tomás de Aquino desenvolve para explicar o funcionamento da percepção humana. São introduzidas, nessa teoria, as operações realizadas pelo sentido comum, dentre elas, a função de unificação das múltiplas informações que são recebidas a partir dos sentidos externos. Será abordado, precisamente, o seguinte problema: que tipo de critério é mobilizado pelo sentido comum no processo de unificação dessas múltiplas informações? A fim de identificar a resposta a esse problema, tomamos como ponto de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  14
    Praeter philosophicas disciplinas: o estatuto epistemológico da teologia na primeira questão da Suma Theologiae de Santo Tomás.Sergio de Souza Salles & Carlos Frederico Gurgel Calvet da Silveira - 2020 - Pensando - Revista de Filosofia 11 (24):122-132.
    A Escolástica medieval elevou a teologia ao grau de ciência. Tendência que começou a se manifestar no final do século XI e início do século seguinte, e que atinge seu apogeu no século XIII. Tomás de Aquino torna-se a maior expressão deste novo estatuto da teologia, embora não o único. A primeira questão de sua Suma Teológica trata justamente dos princípios que permitem considerar a teologia como ciência e formam um conjunto de dez artigos que são o objeto de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  6
    Tomás de Aquino: o ente e a essência como concebidos primeiro pelo intelecto.José João Neves Barbosa Vicente - 2014 - Griot : Revista de Filosofia 9 (1):181-190.
    A proposta deste artigo é refletir sobre os termos “ente e essência” como aparecem no texto de Tomás de Aquino e explicar o sentido da afirmação “o ente e a essência são o que é concebido primeiro pelo intelecto”.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  12
    Os fins da política no De regno de Tomás de Aquino.Sérgio Ricardo Strefling - 2022 - Philósophos - Revista de Filosofia 27 (1).
    O presente artigo visa demonstrar que os fins da política podem ser considerados como fins transpolíticos na medida em estão imbricados com o fim último do homem. O pensamento político de Tomás de Aquino (1225-1274) está exposto na sua filosofia prática ou moral, por exemplo, nas suas questões sobre as virtudes, de um modo especial quando trata da prudência e da justiça, bem como nas discussões sobre as formas de governo, as leis, o bem comum e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  11
    DISCURSO SOBRE O MÉTODO JURÍDICO: Hermenêutica pós-gadameriana do Direito e Geometria.Fabio Carvalho de Alvarenga Peixoto - 2023 - Complexitas – Revista de Filosofia Temática 8 (1).
    Questiona-se, no artigo, a relevância de um método jurídico, em concepções de Direito pós-gadamerianas. O problema pode ser resumido como a identificação da relevância do método, mesmo ante a constatação de que o pensamento jurídico é, ao final, incompreensível. Tomada como correta a conclusão de Lenio Streck de que o método sempre chega tarde na compreensão, a pesquisa investiga se, ainda assim, aquele é de todo dispensável. A abordagem é qualitativa, e sustenta-se em fontes bibliográficas. Apresentam-se, sob a forma de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  12
    TOMÁS DE AQUINO E BOÉCIO DE DÁCIA: leitores dos clássicos a respeito da felicidade.Luis A. De Boni - 1995 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 40 (159):517-531.
    O problema da felicidade é recorrente nos tratados sobre Ética da Antiguidade. Os medievais defrontam-se com eles ao escreverem seus próprios textos. Neste trabalho procura-se analisar a forma como Tomás de Aquino e Boécio de Dácia, ao produzirem textos não teológicos, incorporam a seus tratados as obras antigas, principalmente de Aristóteles e Severino Boécio.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  18. O Que É Filosofia? – Uma Conversa Entre Edmund Husserl E Tomás De Aquino.Edith Stein - 2005 - Scintilla: Revista de Filosofia e Mística Medieval 2 (2).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  75
    Sindérese, o intellectus principiorum da razão prática em Tomás de Aquino.Carlos Alberto Albertuni - 2011 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 56 (2):141-164.
    Trata-se de uma investigação sobre a teoria dos primeiros princípios da razão prática na obra de Tomás de Aquino. No centro dessa teoria está o termo “sindérese”, cujo conteúdo foi elaborado nas discussões da filosofia e da teologia medievais, a partir de sua menção na Glosa de Jerônimo a Ezequiel. Tal termo designa um conceito que apresenta um caráter inovador dentro da teoria da ação moral em comparação com a ética aristotélica. Afinal, Tomás de Aquino o (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  9
    Algumas questões interpretativas sobre a species e o objeto do conhecimento humano em Tomás de Aquino.Antonio Janunzi Neto - 2023 - Perspectivas 7 (2):312-329.
    A Idade Média pode ser caracterizada como um período filosófico de intenso debate sobre as questões filosóficas e teológica. Assim, tem-se nesse momento histórico o florescimento de várias querelas, sendo a mais conhecida a questão sobre o problema dos universais. Entretanto, no medievo encontram-se inúmeras outras querelas e debates teóricos. Neste sentido, o problema sobre a função gnosiológica das species e do conceito na teoria da cognição de Tomás de Aquino é notório exemplo dessas disputas. O (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  5
    Investigações iniciais sobre O estatuto da sensibilidade no processo de atualização intelectiva.Brenda Oliveira do Espirito Santo - 2019 - Cadernos Do Pet Filosofia 10 (19):35-57.
    Na questão 84, artigo 6 da Suma Teológica Tomás de Aquino apresenta o conceito de materia casuae para admitir a necessidade da participação do conhecimento sensível para que ocorra o conhecimento intelectivo. A noção de materia causae, evidencia o limite da atividade intelectiva, uma vez que o intelecto precisa da atualização sensível para que possa conhecer a natureza da coisa extra-mental. Assim, o conceito de materia causae aponta a dependência do intelecto em relação aos sentidos, sem que isso possa (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  10
    Sobre algunos conceptos políticos fundamentales en el pensamiento de Tomás de Aquino.Rafael Alvira - 2003 - Revista Española de Filosofía Medieval 10:345-350.
    El autor desarrolla algunos conceptos políticos fundamentales a la luz del pensamiento de santo Tomás de Aquino. Señala la importancia de la Filosofía del tener para entender al ser humano. Tenemos cosas materiales, pero, sobre todo, tenemos voluntad, sentidos, virtudes, familia, compañía, Estado, etc. El hombre es el único ser que requiere la "propiedad" para su perfección.The author explains some philosophical concepts in the light of the thought of St. Thomas of Aquino. He also appoints the importance of (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  23.  10
    Tomás de aquino sobre la naturaleza de lo mental.Jõrg Alejandro Tellkamp - 1999 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 44 (3):669-678.
    Sin lugar a duda, reflexiones sobre lanaturaleza de la mente han preocupado apensadores a lo largo de los siglas. Hoy en dia, laFilosofia de la Mente enfoca e! fenómeno de lomental principalmente desde un punto de vistafisicalista. Esta quiere decir que todos losprocesos mentales de una u otra manera sondescriptibles en términos de lo que ocurre en e!cerebro a nivel neuronal. Parece que estaapreciación se aleja considerablemente deiconcepto de lo mental en la Edad Media. De estamanera pareceria que en (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  7
    Lei natural e a natureza humana em Tomás de Aquino.Luís Carlos Silva de Sousa - 2022 - Perspectivas 7 (1):127-144.
    Análise da relação entre lei natural e natureza humana em Tomás de Aquino, a partir da Summa theologiae (STh. Ia-IIae, q. 94, a. 2 ad 2). O texto pretende destacar alguns problemas relacionados à noção clássica de natureza humana e como ela pode ser vinculada à lei moral natural. A noção de bem transcendental é vista como fundamento dos primeiros princípios da razão prática. Essa perspectiva transcendental deve nos conduzir a uma visão normativa sobre o papel das inclinações (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  25
    A cosmologia E cosmografia de anaximandro no in de caelo de Tomás de aquino.Evaniel Brás dos Santos - 2019 - Kriterion: Journal of Philosophy 60 (142):43-63.
    RESUMO Anaximandro possui destaque na história da filosofia, conforme o In De caelo de Tomás de Aquino, porque, à luz da racionalidade, ele descobriu os pontos limites do cosmo, na perspectiva do observador, a saber: as estrelas e a Terra, os dois itens mediante os quais o milésio inaugura a cosmologia filosófica e a cosmografia. Este estudo mostra que, baseado não somente no texto de Aristóteles, mas também noutras fontes doxográficas, nomeadamente no In De caelo de Simplício, (...) reúne em seu texto teorias cosmológicas atribuídas a Anaximandro, como o geocentrismo, a finitude do cosmo, a infinitude e divindade do regente do todo e, refletindo sobre elas, o autor manifesta a grandiosidade do gênio daquele que é considerado como o sucessor de Tales de Mileto. ABSTRACT Anaximander is a prominent figure in the history of philosophy, according to In De caelo of Thomas Aquinas because, in the light of rationality, he discovered the boundary points of the cosmos, from the observer's perspective, namely: the stars and the Earth, the two items through which the milieu inaugurates philosophical cosmology and cosmography. This study shows that, based not only on the text of Aristotle, but also on other doxographic sources, notably in the In De caelo of Simplicius, Aquinas collects in his text cosmological theories attributed to Anaximander, such as geocentrism, finitude of the cosmos, infinity and deity of the regent of the whole and, reflecting upon them, the author manifests the grandeur of the genius of he who is regarded as the successor of Thales of Miletus. (shrink)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  15
    Pode o mestre ensinar algo através da fala?Elói Maia de Oliveira & Alonso Bezerra Carvalho - 2021 - Educação E Filosofia 35 (73):27-51.
    Pode o mestre ensinar algo através da fala? Uma análise sobre as obras De Magistro de Santo Agostinho e Tomás de Aquino Resumo: O presente artigo tem como objetivo investigar nas obras De Magistro de Santo Agostinho e Tomás de Aquino a possibilidade do ensino através da figura do mestre e/ou de um agente externo ao discípulo ou indivíduo. Agostinho defende a tese da qual só Deus ensina e a figura do mestre torna-se apenas como um auxiliador (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  18
    João Duns Scotus sobre a escravidão.Roberto Hofmeister Pich - 2019 - Trans/Form/Ação 42 (SPE):291-332.
    Resumo: As contribuições dos pensadores medievais para o debate em torno da escravidão ainda são pouco conhecidas em seus detalhes. Junto com as abordagens na filosofia antiga, na patrística, no direito romano e no direito canônico, elas formam um corpo de textos e de ideias fundamental para se compreender o tratamento da escravidão do século XVI ao século XIX. Neste artigo, busca-se expor e analisar a abordagem que João Duns Scotus dá ao tema, contrastando-a com as visões de Aristóteles (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  44
    Teologia e ciências sociais (Theology and Social Sciences) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n28p1337.Francisco de Aquino Júnior - 2012 - Horizonte 10 (28):1337-1362.
    O artigo se confronta com a problemática da relação entre teologia e ciências sociais. Sua pretensão é formular adequadamente os termos dessa relação, explicitando a importância, a função e o lugar das ciências sociais na elaboração do discurso teológico e no produto teológico. Começa apresentando o debate sobre a relação entre teologia e ciências sociais na América Latina nas últimas décadas através de seus principais interlocutores: Gustavo Gutiérrez e Clodovis Boff; Juan Luis Segundo e Ignácio Ellacuría. E conclui, (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  8
    Tomás de Aquino contra Averróis: uma defesa cosmológica da hipótese real do vacuum in natura.Evaniel Brás dos Santos - 2019 - Analytica. Revista de Filosofia 21 (2):83-111.
    Analiso neste artigo a presença na cosmologia de Tomás de Aquino da hipótese real do vacuum in natura afirmada no contexto da discussão sobre a geração e os primeiros instantes da locomoção natural dos corpos simples sublunares. Para tanto, o texto possui três partes. Primeiro, mostro porque o vaccuum in natura é uma discussão pertencente ao domínio da cosmologia entendida como matriz disciplinar cujo objeto é o cosmo enquanto conjunto dos corpos simples. Na segunda parte, por sua vez, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  12
    A filosofia do ato de ser E Raimundo lúlio.Esteve Jaulent - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (3):631-646.
    Apresentam-se, em forma de sintética perspectiva histórica, alguns dos temas principais da metafisica do ser, de modo a mostrar a articulação do pensamento filosófico desde Parmênides a Tomás de Aquino, salientando-se no fim de cada período as conquistas que ficaram em aberto. A seguir, expõe-se a metafisica Juliana, afirmando-se que esta seguramente consistiria numa tentativa de continuar a especulação e o aprofundamento sobre o ato de Ser, a partir do ponto alcançado pela especulação anterior. O trabalho pode ser (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  5
    Aspectos fundamentales sobre el principio de finalidad en santo Tomás de Aquino.Manuel Ocampo Ponce - 2024 - Revista Internacional de Filosofía Teórica y Práctica 2 (2):101-122.
    Si observamos con detenimiento la realidad, veremos que no hay efecto sin fin, de modo que la subordinación de todos los agentes se lleva a cabo en función de los fines para los que están dispuestos, pues todo lo que se realiza, se realiza en vista de un fin. Sin embargo, el materialismo racionalista, empirista e idealista, sólo acepta que hay un bien útil o deleitable y rechaza el bien honesto y al negar la finalidad en la que lo imperfecto (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  9
    O problema da Individuação nas subst'ncias corpóreas e a solução de Tomás de Aquino.Thiago S. R. Contarato - 2023 - Filosofia Unisinos 24 (2):1-15.
    Este artigo apresentará a noção de “individual” de acordo com a filosofia de Tomás de Aquino buscando identificar os problemas que envolvem esta noção. Primeiro, como uma introdução, observamos esta noção de modo geral em algumas teorias filosóficas, mas depois adentramos propriamente na filosofia de Tomás de Aquino. Apenas a individuação da substância corpórea será apresentada, pois Tomás tem uma teoria diferente para a substância incorpórea, tal como os anjos, Deus e as almas separadas. Assim, a teoria de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  10
    A Relação Entre Ciência Natural E Cosmologia Em Tomás De Aquino.Evaniel Brás dos Santos - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (1):39-50.
    Resumo O presente estudo aborda a articulação entre ciência natural e cosmologia em Tomás de Aquino. Para tanto, são investigadas as concepções da noção de cosmo, mediante a questão: o cosmo pode ser o assunto central da ciência natural em Tomás? No intuito de refletir sobre essa questão, são apresentadas três concepções de cosmo. A primeira é a concepção da metafísica, na qual o cosmo é uma hierarquia de entes. A segunda, por sua vez, é a concepção (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  10
    O Que Diz o Professor da Educação Básica Sobre a Existência Do Bullying Na Escola Inclusiva.Rejane de Aquino Souza & Branca Maria de Meneses - 2017 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 28:156-164.
    Este trabalho se refere a um relato de experiência sobre a concepção do docente da educação básica a respeito da existência do bullying no ambiente escolar, especialmente, no que concerne ao aluno em situação de inclusão. Para isso, foram realizadas seis questões a um(a) professor(a) de Língua Portuguesa de uma escola pública municipal de Campo Grande-MS, sendo uma, exclusivamente, sobre a ocorrência de bullying contra aluno em situação de inclusão.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  4
    Os Seis Tipos de Bens No Tratado da Felicidade de Tomás de Aquino.André Ricardo Randazzo Gomes - 2023 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 16 (32):25-41.
    O Tratado da Felicidade (ou Tratado da Bem-Aventurança), escrito por Tomás de Aquino como parte de sua Suma de Teologia, procura determinar qual é o fim último da vida humana, ou seja, o bem supremo da vida humana, e quais são os outros bens que não podem ser isso de nenhum modo. Tomás mostra conhecer uma divisão tríplice dos bens do homem, que inclui os bens exteriores, os bens do corpo e os bens da alma. A estes (...) acrescenta um tipo de bem que podemos chamar de “intermediário”, na medida em que se situa acima do homem e abaixo de Deus, e consiste no universo e nos anjos. Certamente, Tomás se refere também a Deus. No entanto, há mais um tipo de bem que Tomás menciona neste Tratado. É o bem em comum, ou bem em geral. Neste artigo, procurarei mostrar como Tomás de Aquino trata desses seis tipos de bens no Tratado da Felicidade, e indicarei se esse tratamento confirma ou não algumas teses de alguns estudiosos de Tomás de Aquino, como, por exemplo, a tese de que o homem não tem nenhum fim último natural. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  8
    Filosofia Perene Tomista e Sua Vitalidade.Jefferson da Silva & Marcius Tadeu Maciel Nahur - 2023 - Basilíade - Revista de Filosofia 5 (10):45-65.
    Este texto tem o objetivo de refletir sobre a metafísica do ser de matriz tomista como desafio epistêmico ao (não) pensar na modernidade e seus reflexos nas multifacetárias vicissitudes desnorteantes do conhecimento na sociedade contemporânea. Como sabedoria, a metafísica ajuda a julgar e ordenar bem as coisas. Como ciência, a metafísica do ser cuida do que é separado da matéria. Como intelecção do ser enquanto ser, ela traz a universalidade e necessidade como atributos de maior relevância das coisas particulares (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  11
    Sobre o político da informação.Jackson da Silva Medeiros - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:549-562.
    O trabalho busca suscitar questões e inferências sobre a utilização de plataformas digitais de comunicação, como conformações capitalistas entendendo que esses ambientes agem na incorporação de significações, com seus sentidos, na mediação de um sistema ideológico-discursivo que age nos sujeitos e na sociedade. Para tal, situa a informação como um dispositivo, um infômato que sempre medeia e armazena e é capaz de formar e ser formada, alicerçada em conjuntos de pertencimentos em contínuos significados compartilhados. Reflete sobre a compreensão (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. LOS EFECTOS DE LA "INTENTIO" COMO ACTO VOLITIVO EN LAS PASIONES HUMANAS SEGÚN TOMÁS DE AQUINO.Miguel Acosta - 2013 - In Fuertes Herreros J. L. (ed.), La teoría filosófica de las pasiones y las virtudes. De la Filosofía Antigua al Humanismo Escolástico Ibérico. Textos e estudos de Filosofía Medieval, 6. Ediçoes Húmus. pp. 61-80.
    El estudio acerca de la influencia de las pasiones en el voluntario libre ha sido recurrente en la tradición tomista. Sin embargo, las causas de los dos efectos psicológicos de la intentio volitiva mencionados por Tomás de Aquino, la redundantia y la distractio, pasaron desapercibidas, y podrían aclarar algunos comportamientos consecuencia de la dinámica de las pasiones del hombre. La acción de la intentio volitiva originada por los afectos, al alcanzar cierto grado de intensidad, puede llegar a sobrepasar el (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  9
    La respuesta humana al don divino en el Comentario a la Carta a los Romanos de Tomás de Aquino y Martín Lutero.Catalina Vial de Amesti & Ignacio Serrano del Pozo - 2021 - Studium Filosofía y Teología 24 (48):171-194.
    El propósito del presente artículo es estudiar la respuesta humana al don divino según el comentario de Tomás de Aquino y Martín Lutero a la Carta a los Romanos. Si bien ambos autores asumen una postura antipelagiana, la concepción tomista, al reconocer el valor positivo del orden creado, comprende con mayor hondura metafísica la acción justificadora y santificadora de Dios en la creatura humana. Por otra parte, la exégesis de Lutero, más existencial, es especialmente aguda e incisiva desde este (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  9
    Filosofia e Discurso na Ciência da Informação: tessitura de encontros.Solange Puntel Mostafa, Igor Soares Amorim & Lucília Maria Abrahão E. Sousa - 2014 - Logeion Filosofia da Informação 1 (1):6-19.
    Aborda o conceito filosófico de rizoma na teorização de Gilles Deleuze e Félix Guattari para desfazer mal entendidos na literatura recente de Ciência da Informação. Explana a dinâmica de criação conceitual na Filosofia e na Ciência, entendendo-as como movimentos entre o virtual e o atual. Em seguida aborda o deslizamento de planos entre Filosofia, Arte e Ciência para ser possível compreender a absorção do conceito filosófico de rizoma pela Ciência da Informação. Apresenta a organização e fluxo da informação (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  15
    O caminho para Deus no diálogo entre Filosofia e Religião.Michel Renaud - 1995 - Revista Portuguesa de Filosofia 51 (1):3 - 24.
    O tema principal deste artigo incide na relação entre a metafísica de Deus e a abordagem de Deus na filosofia da religião. Três modelos são apresentados, respectivamente sob os títulos seguintes: 1) o caminho da filosofia para a fé; 2) a filosofia e a fé no mesmo caminho; 3) o caminho da fé para a filosofia. Os modelos apoiam-se sobre: 1) Tomás de Aquino, na primeira parte; 2) Hegel, na segunda e 3) a hermenêutica (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. Virtud y verdad en la vida moral de la persona humana según santo Tomás de Aquino.Guillermo Gomila - 2017 - Studium Filosofía y Teología 19 (38):329-352.
    Nuestro artículo pretende mostrar la vinculación entre la verdad conocida por el hombre y su vida virtuosa en los textos de santo Tomás de Aquino. En esta relación cobrará gran importancia el papel mediador de la razón y de las virtudes intelectuales, como así también el de la virtud de la prudencia. El interés de esta temática radica en que, por un lado, generalmente en los escritos que tratan sobre la vida moral del hombre no se suele destacar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  43
    Rupturas epistemológicas e o discurso sobre Deus. Uma leitura a partir de Michel Foucault. (Epistemological ruptures and discourse about God. A reading from Michel Foucault.) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n18p27. [REVIEW]Flávio Augusto Senra Ribeiro & Helder de Souza Silva Pinto - 2010 - Horizonte 8 (18):27-64.
    O artigo apresenta o resultado da pesquisa que abordou a investigação sobre as rupturas epistemológicas e o discurso sobre Deus na obra As palavras e as coisas , de Michel Foucault. Intitulada como "Deus, as palavras e as coisas", a pesquisa parcialmente apresentada aqui pretende ser uma colaboração para a análise do que se tem identificado como fenômeno do neo-ateísmo, um tema de grande relevância para a Filosofia da Religião nos dias atuais. Para compreendê-lo, apresentam-se, seguindo (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. A “sagrada” família E os direitos lgbt: Apontamentos sobre O discurso da comissão de direitos humanos E minorias no brasil.Késia Maria Maximiano de Melo - 2017 - Saberes Em Perspectiva 7 (17):29-38.
    O presente artigo tem como principal objetivo compreender de que modo as concepções de família, levantada por deputados religiosos, tem influenciado nos debates acerca das propostas de ação da Comissão de Direitos Humanos no Brasil. Para tal, parte da análise discursiva das falas proferidas pelo então presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, no período de março a julho de 2014, publicados pela mídia virtual. Os resultados demonstram que nos discursos proferidos pelo então presidente da Comissão são sustentados por (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. A função do Entendimento e da Vontade na Contemplação Mística: Sobre o paralelismo entre João da Cruz e Tomás de Aquino.Marcelo Martins Barreira - 2008 - Revista Portuguesa de Filosofia 64 (1):545 - 557.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  46.  14
    Entre o Ser Finito e o Ser Eterno.Carlos Eduardo de Carvalho Vargas & Clodoaldo da Luz - 2023 - Basilíade - Revista de Filosofia 5 (10):23-44.
    Depois da sua passagem para a fé católica, Edith Stein reformulou suas concepções filosóficas apropriando-se do conceitual tomasiano. Neste artigo, abordaremos como ela abordou as questões acerca da eternidade do ser e da criação dos entes, comparando com a concepção original de Tomás de Aquino e mostrando como esse diálogo entre os pensamentos medievais e contemporâneos foi desenvolvido de uma maneira original na obra “Ser finito e ser eterno: Ensaio de uma ascensão ao sentido do ser”.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  13
    Sobre o que pode ou não pode um ponto de vista prático em filosofia.Waldomiro José Silva Filho & José Crisóstomo de Souza - 2018 - Cognitio 18 (2):273.
    O texto compõe-se de duas partes em confronto. Na primeira, mais breve, Waldomiro, partindo de uma posição cético-analítica, levanta um conjunto de críticas e indagações à posição prático-poiética, de Crisóstomo, que, na segunda parte procura responder a cada uma delas. A primeira posição, internalista, toma como central a noção de reflexão; a segunda, externalista, tem como central a noção de prática. Para a primeira, a filosofia deve lidar apenas com problemas isolados, que atrapalhem o fluxo da vida prática. Para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  48.  19
    Filosofia e ética do discurso: o fundacionismo moderado em Habermas.Vânia Dutra de Azevedo - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (Especial):396-410.
    Neste texto, procuramos mostrar, a partir do texto de Habermas “A filosofia como guardador de lugar e intérprete” e das considerações do filósofo sobre a ética do discurso, que há no pensamento habermasiano a proposição de um fundacionismo moderado em ética que se apresenta na busca de uma justificação racional para as normas morais a partir dos pressupostos necessários da argumentação em geral, recusando, com isso, um fundacionismo absoluto que se coloque para além da história e do (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  12
    Hombre Y naturaleza en Tomas de aquino.Julio A. Castello Dubra - 1999 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 44 (3):621-632.
    La doctrtna de Tomás de Aquinorespecto de la delimitación ·entre e! ámbito de lo"natural" - entendiendo por tal la naturaleza"Inferior", esta.. es, e! · ámbito de lo. máterial,corporal y sensible - y el ámbito de lo humanopuede ser reconstruida entres momentos: a) unaintegración inicial dei hombre ai ámbito de lonatural - en particular por la doctrina de launidad esencial de alma y cuerpo; b) una relativaemergencia o trascendencia dei hombre respectodei lo material - en especial por · 1a subsistenciadei (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  20
    A potencialidade na filosofia da educação antiga e medieval.Lais Boveto & Terezinha Oliveira - 2021 - Educação E Filosofia 35 (74):779-811.
    A potencialidade na filosofia da educação antiga e medieval 1 Resumo: O texto aborda a potencialidade, na filosofia da educação antiga e medieval, como a capacidade de aperfeiçoamento da razão. A noção de paideia conduz essa reflexão, uma vez que perpassa o pensamento educacional desde a antiguidade clássica até a baixa Idade Média. Essa continuidade explicita a tradição da formação integral do homem que considerava os aspectos morais e políticos como uma totalidade indissociável. O encaminhamento teórico segue a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 994