Results for 'filosofia da pobreza'

990 found
Order:
  1.  5
    Considerações acerca da cultura filistina: A seriedade da existência e a Arte como distração e entretenimento.João Eduardo Navachi da Silveira - 2018 - Pensando - Revista de Filosofia 8 (16):130.
    O presente artigo analisa as críticas que o jovem Nietzsche dirigiu à concepção de arte vigente na cultura alemã da segunda metade do século XIX, em particular as críticas apresentadas em O nascimento da tragédia e na Primeira consideração intempestiva. Longe do potente significado que a arte possuía nas tragédias de Ésquilo e Sófocles, a arte moderna, diante da “seriedade da existência” e na esteira da tendência de Eurípides, seria apenas representação de uma cultura vazia e sem substância. Se entre (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  13
    A pobreza a partir da perspectiva utilitarista de Singer e da ética kantiana em O’Neill | Poverty from Singer's utilitarian perspective and O'Neill’s Kantian ethics.Milene Tonetto & Sandra Eloisa Pisa Bazzanella - 2023 - Revista de Filosofia Aurora 35.
    O presente artigo analisa as concepções desenvolvidas por Peter Singer e Onora O’Neill sobre o alívio da pobreza. Para atingir esse objetivo, são apresentadas possíveis formas de entender a pobreza, seguidas de uma comparação das visões dos autores. As proposições de Singer são examinadas à luz do utilitarismo de preferências, visando compreender o desenvolvimento da teoria do autor até a elaboração do altruísmo eficaz. A revisão da teoria de O’Neill, por sua vez, é feita a partir da ética (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  50
    O movimento de Educação para Todos: a escolarização básica como retórica na formação do trabalhador.Francisca Helena de Oliveira Holanda & Maria Cleide da Silva Barroso - 2011 - Filosofia E Educação 3 (2):p - 204.
    O artigo trata de uma crítica ao Programa de Educação para Todos, sob a organização do Banco Mundial, impõe um amplo programa de reestruturação dos sistemas nacionais de ensino, priorizando a universalização da educação básica. Esse ideário de educação tem sua gênese a partir da ascensão da burguesia ao poder, determinando um novo modo de produção: o sistema capitalista. Assim, a formação do trabalhador inclui aprendizagens úteis e adquiridas fora do trabalho. No caso brasileiro, as reformas educacionais constituem um pacto (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  8
    Desigualdade, pobreza e diferença: precariedade na vida escolar.Antônio Chizzotti & Alipio Marcio Dias Casali - 2021 - Educação E Filosofia 34 (70):193-222.
    Desigualdade, pobreza e diferença: precariedade na vida escolar Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar a desigualdade, a pobreza e as diferenciações inferiorizadoras – discriminações e segregações – e seus efeitos de precarização sobre a vida escolar: reprovação e abandono escolar. O centro crítico da análise encontra-se na circularidade viciosa pela qual, num sentido, a desigualdade e a pobreza determinam diferenciações inferiorizadoras que resultam em fracasso escolar e, no sentido inverso, o fracasso escolar resulta em mais (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  14
    Pobreza e educação.Andre Marcio Picanço Favacho & Geovana Mendonça Lunardi Mendes - 2021 - Educação E Filosofia 34 (72):1409-1444.
    Pobreza e educação: diálogos entre o passado e o presente, entre conformações e resistências docentes Resumo: Desde o século XIX, a pobreza tem sido objeto de governo em todos os âmbitos do Estado Brasileiro. No entanto, desde lá, a seu modo, a área educacional tem assumido fortemente essa tarefa para si, quer seja na política educacional ou na experiência docente. De fato, essa é uma questão importante, mas paradoxal. Por um lado, governam-se os pobres visando a sua liberdade; (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  20
    Declínio da experiência e os desafios educacionais: uma abordagem a partir de Walter Benjamin. [REVIEW]Altair Alberto Fávero & Marcelo José Doro - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (3):459-476.
    Walter Benjamin fala da experiência como sendo o tipo de sabedoria que resulta do encontro de práticas individuais com o horizonte de sentido fornecido pela vida comunitária. Mas esse encontro tem se tornado mais difícil a partir do desenvolvimento da sociedade capitalista moderna. As novas dinâmicas de trabalho, somadas ao ritmo acelerado da vida urbana, favorecem o isolamento dos indivíduos e deturpam sua capacidade de filtrar, significativamente, os eventos que se acumulam no cotidiano. Muitas coisas acontecem, mas muito pouco permanece (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  15
    Plutarco - Da virtude e do vício.Maria Aparecida de Oliveira Silva - 2018 - Perspectivas 1 (2):101-109.
    Περὶ ἀρετῆς καὶ κακίας, ou De virtute et vitio, é o primeiro tratado listado no Catálogo de Máximo Planudes, sem qualquer referência no de Lâmprias. Tal como é característico ao corpo de tratados plutarquianos intitulado Moralia, nosso autor faz uso de narrativa pedagógica e moralizante. Em Da virtude e do vício, Plutarco exorta seu leitor/ouvinte a cultivar a virtude por meio do estudo da filosofia, instrumento necessário ao desenvolvimento do caráter. O estilo de Plutarco é de uma grande riqueza (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  8
    Logeion: Filosofia da Informação.Editores Logeion: Filosofia da Informação - 2014 - Logeion Filosofia da Informação 1 (1):1-5.
    Editorial de apresentação da Logeion: Filosofia da Informação.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  10
    La cuestion de la usura en el contexto de la pobreza voluntaria.Celina A. Lértora Mendoza - 1995 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 40 (159):583-598.
    A tradição cristã, referindo-se a Jesus e aos apóstolos, desenvolveu um ponto de vista muito restrito quanto ao lucro advindo do dinheiro. Nos séculos XIlI e XIV, os religiosos que faziam votos de pobreza não só individual, mas também coletiva, defrontaram-se com teorias antigas em uma nova situação econômico-social e em seus tratados desenvolveram teses que diferiam do legado anterior.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  9
    A teoria republicana da justiça.Alberto Paulo Neto - 2018 - Philósophos - Revista de Filosofia 23 (2).
    A teoria republicana da justiça representa a compreensão que os indivíduos, para não serem dominados na vida social e pública, necessitam da estrutura organizacional do Estado democrático de direito para realizarem os seus projetos de vida. A questão da justiça está centrada na implementação social do ideal de liberdade como não-dominação. Ela se refere às relações sociais fundadas sob o princípio da igualdade de tratamento e oportunidades. A teoria política de Philip Pettit propõe a aplicação do teste do globo ocular (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  4
    As consequências da divisão do trabalho para um modo de vida social e emancipado.Izauria Zardo - 2017 - Perspectivas 2 (1):94-107.
    O texto busca fazer uma reflexão sobre a natureza social do ser humano, bem como sua interdependência cada vez maior resultante da divisão do trabalho e fragmentação do conhecimento. Diante desses fatos, procura questionar de que forma ainda é possível falar na emancipação dos indivíduos, conciliando os conhecimentos de interesse comum da sociedade com os conhecimentos especializados de cada área profissional. Tais impasses são notadamente verificáveis ao constatarmos a pobreza e esvaziamento do debate político na esfera pública, o individualismo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  8
    Filosofia da Tecnologia: Introdução Ao Pensamento Dos Teóricos Do Século XX.Luiz Raimundo Tadeu da Silva - 2024 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (39):372-381.
    O livro é direcionado tanto para um público mais familiarizado com a temática quanto para um público mais geral da Filosofia, pois abre um grande cenário de possibilidades para estudos sobre a Filosofia da Técnica e da Tecnologia. Apresenta, comenta e atualiza aspectos do pensamento filosófico a respeito da temática. Faz isso apresentando pesquisas que contribuem significativamente para a edificação das temáticas filosóficas que perpassam a Filosofia da Técnica e da Tecnologia enquanto “novo” campo disciplinar filosófico. A (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  13
    De objeto de políticas a sujeitos da política: dar voz aos pobres.Alessandro Pinzani - 2011 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 10 (3):83-101.
    Este artigo pretende fazer algumas considerações preliminares e programáticas sobre a questão da cooperação entre filosofia política e ciências sociais empíricas; oferecer uma estratégia para chegar a uma definição de pobreza que independa de dados quantitativos específicos, embora aponte para a importância deles ; apontar para a necessidade de ouvir a voz dos pobres; mostrar as razões da exclusão política dos pobres. Obviamente não se pretende discutir tudo isso de forma exaustiva, mas somente indicar possíveis caminhos a serem (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  14.  29
    A psicologia de senso comum em cenários para a evolução da mente humana.Paulo Abrantes - 2006 - Manuscrito 29 (1):185-257.
    A evolução humana é objeto de pesquisas comprometidas com diferentes agendas. Neste artigo discute-se cenários que concedem à psi-cologia de senso comum um papel central em tentativas de se retraçar tal evolução, colocando em relevo o que nos distinguiria de outras mentes animais: habilidades especiais para representar e, sobretudo, para inter-pretar. Essa perspectiva leva a sério a imagem – central a muito do que se faz em filosofia e nas ciências sociais – de que somos agentes constituí-dos em um (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  15.  9
    O anjo pagão: A questão do daímon na tradição platônica.Juliano Eugenio da Silva - 2023 - Revista Guairacá de Filosofia 39 (2).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  4
    Sobre o terceiro limite no aparelho psíquico: Ou a emergência do In-significante na clínica psicanalítica atual.Manuel Moreira da Silva - 2023 - Revista Guairacá de Filosofia 39 (2).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  6
    O Papel Do Gestor Escolar Frente À Juventude: Revisão Histórica Das Políticas Públicas Dos Anos 2000.Alice Pereira Xavier Lage - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 8.
    Este artigo busca dimensionar um conjunto de políticas públicas nacionais para a juventude desenvolvidas e implementadas durante os anos 2000 no Brasil. Neste âmbito, propõe discutir a variedade dos conceitos de juventude, principalmente relacionados ao limite cronológico e a algumas ideias relacionadas, entre as quais, ocupação do tempo, pobreza e risco social associados ao indivíduo considerado jovem pela Sociologia. O objetivo principal é levantar e resumir dados importantes sobre algumas políticas nacionais para a juventude, refletindo sobre a escola, principalmente (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  1
    Para Introduzir o Antinarciso e a Pulsão Primária Em Psicanálise.Manuel Moreira da Silva - 2024 - Revista Guairacá de Filosofia 40 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  9
    John Dewey, Filosofia da Ciência e Filosofia da Educação.Ivan Ferreira da Cunha - 2015 - Filosofia E Educação 7 (2):123.
    Este artigo discute a relação entre filosofia da ciência e filosofia da educação a partir do texto de John Dewey Unity of Science as a Social Problem. Dewey propõe que o problema da unidade da ciência seja trabalhado de um ponto de vista não apenas epistemológico, mas também social. Isso é porque nosso entendimento sobre a ciência influencia a educação. A proposta de Dewey é discutida em relação às considerações de filósofos da ciência recentes, como Peter Galison e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  24
    Concepções de inf'ncia E a educação Das crianças da classe trabalhadora: Uma crítica benjaminiana ao projeto escola sem partido.Luciana Helena Monsores & Ligia Maria Motta Lima Leão de Aquino - 2018 - Childhood and Philosophy 14 (31):609-624.
    En el presente artículo buscamos sistematizar algunas contribuciones del filósofo Walter Benjamin con la intención de pensar las infancias y la educación de la clase trabajadora en el contexto en que se formulan proyectos de ley, como Escuela Sin Partido, en Brasil. Son proyectos elaborados en los últimos años, que guardan un fuerte cuño conservador y de control ideológico. Buscamos en Benjamin la noción de experiencia y cómo ésta entra en relación con la infancia y el área de la educación, (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  21
    “A gênese da ideia de tempo”, de Henri Bergson.José Paulo Maldonado de Souza & Gabriel Kafure da Rocha - 2019 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 10 (3):254.
    A presente tradução refere-se à resenha de Henri Bergson ao livro de Jean-Marie Guyau, La genèse de l'idée de temps. Nesse texto, Bergson recepciona a obra de Guyau contrastando-a às suas próprias ideias em desenvolvimento sobre a temática do tempo e sua relação com a consciência e a memória.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  8
    O anti-realismo na filosofia da física de Werner Heisenberg: da potentia aristotélica ao formalismo puro.Vinicius Carvalho da Silva - 2011 - Griot : Revista de Filosofia 3 (1):109-120.
    Qual a Filosofia da Natureza que podemos inferir da Física Contemporânea? Para Werner Karl Heisenberg, prêmio Nobel de Física de 1932, a ontologia da Ciência Moderna, estruturada no materialismo, no mecanicismo e no determinismo já não pode servir de fundamento para a nova Física. Esta requer uma nova base ontológica, onde o anti-realismo, seguido de um formalismo puro, aparece como o princípio basilar de uma nova Filosofia Natural.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  9
    A outra face do crescimento econômico da américa latina: A questão dos meninos E meninas em situação de rua.Carlos Nelson dos Reis - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (1):117-126.
    O presente texto tem por objetivo esboçar um cenário da contradição: riqueza e pobreza na América Latina. Não pretende trazer nenhuma novidade e nem mesmo esgotar um tema, já tão discutido por analistas e estudiosos de diferentes posições tanto ideológicas como teóricas. A ideia é reforçar o indicativo do recrudescimento dos problemas sócio-econômicos da região, em razão das recentes iniciativas dos governos dos principais países de ajustarem suas estruturas produtivas no sentido de acompanharem os movimentos das estruturas dos países (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  6
    Uma concepção de modelo no ideário educativo: — Implicação para o ensino cristão.Manuel Alte Da Veiga - 1986 - Revista Portuguesa de Filosofia 42 (3/4):425 - 431.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Crónica.João J. Vila-chã & Lúcio Craveiro da Silva - 1995 - Revista Portuguesa de Filosofia 51 (2):397-416.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Narrativa e filosofia da história: o debate do pós-moderno II.Luiz Sérgio Duarte da Silva - 2007 - In Elio Cantalício Serpa & Marcos Antonio de Menezes (eds.), Escritas da história: narrativa, arte e nação. Uberlândia, Minas Gerais: EDUFU.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  16
    O fundacionalismo epistêmico de nicolau de autrécourt.Jeferson da Costa Valadares - 2015 - Synesis 7 (1):78-97.
    A questão do fundacionalismo epistêmico em Nicolau de Autrécourt pode ser colocada nos seguintes termos: há, de fato, um fundamento último do conhecimento? Qual é o critério de justificação que regula o nosso conhecimento? Contrariamente a Jean Buridan, um de seus críticos, Nicolau de Autrécourt está convencido de que todo conhecimento possui um único fundamento, o qual repousa no primeiro princípio como mecanismo de redução e justificação do conhecimento. O principal motivador para a constituição de uma epistemologia fundacionalista, tanto no (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. "Weltanschauungen" e modos-de-ser dos entes intramundanos: o conteúdo concreto do "In-der-welt-sein" do "Dasein".José Fábio da Silva Albuquerque - 2012 - Revista Portuguesa de Filosofia 68 (3):461-482.
    Resumo O presente artigo trata do conceito heideggeriano In-der-Welt-Sein. O objetivo, por sua vez, é o esclarecimento do significado e da função do artigo “der” que encontramos na referida expressão. Para tanto, o artigo foca predominantemente nos modos-de-ser dos entes intramundanos e no fenômeno da Weltanschauung, tomando-os como os elementos fundamentais para uma compreensão satisfatória e global do evento do In-der-Welt-Sein, enquanto sinônimo geral da existência do Dasein. Desta forma, tanto os modos-de-ser dos entes intramundanos como a estrutura da Weltanschauung (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  85
    A filosofia da ciência da mecânica quântica E a desconstrução da ontologia materialista.Vinicius Carvalho Da Silva - 2010 - Cadernos Do Pet Filosofia 1 (2):30-43.
    A mecânica quântica empreendeu a substituição do materialismo científico, por uma visão cada vez mais “formal” da natureza, dentro da qual a própria matéria seria uma conseqüência física de um outro estado natural que precede o nível das partículas subatômicas, constituído por relações de simetrias, forças e processos, para além das possibilidades observacionais, e ao alcance, tão somente, da reflexão racional pura. Além disto, a Física Contemporânea trabalha com conceitos e problemas filosóficos de extrema importância, como “Causalidade”, “Origem da Matéria”, (...)
    Direct download (9 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  8
    A Filosofia da Educação de John Dewey: reflexões e perspectivas atuais para a escola brasileira.Maria Judith Sucupira da Costa Lins - 2015 - Filosofia E Educação 7 (2):19.
    Procura-se neste artigo refletir sobre o papel da filosofia de John Dewey na educação sem contudo fazer a história de sua presença no Brasil. Sendo impossível analisar todas as suas ideias, o autor selecionou alguns temas básicos da obra de Dewey: experiência e criatividade, papel do professor, sociedade e democracia. Discute-se a importância, para os educadores, do retorno à teoria de Dewey nos tempos atuais, bem como a necessidade de uma reflexão profunda sobre suas ideias. Como conclusão, pergunta-se qual (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  6
    À professora elnora gondim: Uma carta de agradecimento.Viturino Ribeiro da Silva - 2021 - Cadernos Do Pet Filosofia 11 (22):12-14.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. Due percorsi paralleli Nel pensiero anti-ierocratico Del XIV secolo.Marsilio da Padova E. John Wyclif - 1997 - Rivista di Storia Della Filosofia 52:91.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  38
    Discurso em homenagem ao Prof. José Henrique Santos por ocasião do lançamento do livro que celebra sua atividade intelectual e agradece seu trabalho em prol do Departamento de Filosofia, da Universidade Federal de Minas Gerais e da cultura filosófica brasileira.Leonardo Alves Vieira - 2003 - Kriterion: Journal of Philosophy 44 (107):136-143.
  34.  17
    A hermenêutica filosófica e a experiência formativo-educacional.Almir Ferreira da Silva Junior - 2023 - Filosofia Unisinos 24 (2):1-16.
    O presente artigo privilegia uma interface entre hermenêutica e educação considerando os fundamentos da filosofia de Hans Georg Gadamer. Seu objetivo é pensar, de modo propositivo, como a hermenêutica filosófica enquanto “sabedoria prática” pode contribuir para a discussão da experiência formativo-educacional em seu caráter dialógico e transformador. Tendo em vista a crítica hermenêutica dirigida à racionalidade técnico-científica e sua expansão na vida sociocultural, aborda-se alguns núcleos hermenêutico-conceituais (compreensão, experiência, tradição e diálogo) considerados fundamentos relevantes para pesquisas sobre o ensino-aprendizagem (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  18
    Documentação no Brasil.Giane da Paz Ferreira Silva, Marcos Galindo & Murilo Artur Araújo da Silveira - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 9 (2):223-245.
    Esse estudo apresenta os conceitos de documento e documentação propostos por Paul Otlet (1868-1944) presentes no âmbito da Revista do Serviço Público (RSP). Publicada desde 1937, a RSP contempla artigos nas áreas de Administração e Gestão pública, Políticas públicas e Economia do setor público, sendo considerada um importante veículo de informação no Brasil, contemporâneo ao período de efervescência do pensamento de Otlet. A pesquisa consiste numa Revisão Sistemática de Literatura (RSL) com análise documental da RSP no período entre 1951 e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  9
    Dilemas educacionais.Floriano Euclides Gomes da Silva Silva & Mariana Pícaro Cerigatto - 2021 - Filosofia E Educação 12 (3).
    O artigo visa discutir no campo educacional a presença das tecnologias e suas influencias quanto à crise de desempenho do indivíduo dentro da sociedade, analisar como a escola e a educação passaram a lidar com a propagação de informações por parte dos alunos, e compreender os impactos advindos desse isolamento social provocado pela Pandemia da COVID-19. Com base em autores como Foucault (2009), Han (2018), França (2018) e Serres (2013). Concluindo que se deve ter criticidade ao utilizar esses recursos, ponderando (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Filosofia da religiao.M. A. da Veiga - 1981 - Revista Portuguesa de Filosofia. Supplemento Bibliografico Braga 11 (67-68):16-22.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  8
    Ecofenomenologia no imaginário da filosofia da natureza em Bachelard.Gabriel Kafure da Rocha - 2023 - Princípios 30 (61):72-86.
    O presente artigo tem como objetivo fazer uma cartografia das possibilidades Ecofenomenológicas acerca do imaginário da natureza na filosofia. Tal intento se dá pelo fato da filosofia enquanto disciplina não ter materiais didáticos diretamente ligados a essa perspectiva quando em diálogo com as ciências naturais. Apesar de termos diversos pensadores contemporâneos no âmbito da filosofia que tratam de questões como a natureza, ecologia e meio ambiente, é a partir de pensadores como Bachelard, Gadamer, Merleau-Ponty, que queremos fazer (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  11
    As contribuições de Bourdieu para a analise do Campo educacional.Tomaz Tadeu da Silva - 1996 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 41 (162):243-247.
    O texto assinala que os estudos e pesquisas de Pierre Bourdieu apresenta uma clara identificação com a educação e com a análise educacional. Observa que no Brasil, até bem pouco tempo, a abordagem desse autor esteve associada com uma de suas obras A reprodução, sendo por isso transformado num pedagogo ou num filósofo educacional, cuja pedagogia devia ser rejeitada em nome de um humanismo otimista, que era justamente o que ele estava criticando. Mais recentemente, no entanto, verifica-se que Bourdieu passa (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  15
    A educação como valor intemporal.Cláudia Maria Fidalgo da Silva - 2014 - Griot : Revista de Filosofia 9 (1):26-45.
    O principal objectivo do artigo é pensar a educação como um valor intemporal. Apresentar-se-á um duplo sentido que esta intemporalidade pode assumir: A educação surge como um valor essencial, quer ao longo da história, quer ao longo da nossa vida. Tendo em consideração o primeiro sentido proposto, procurar-se-á realçar a sua intemporalidade, nomeadamente em terreno filosófico. Destacar-se-ão, neste sentido, as seguintes obras: A República, de Platão; O Mestre, de Santo Agostinho; Emílio, de Rousseau, e Pedagogia, de Kant. Relativamente ao segundo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  14
    A ensaística de Hannah Arendt em "A crise na educação".Luiz Marcos da Silva Filho - 2020 - Educação E Filosofia 33 (67).
    Neste artigo, proponho uma leitura do ensaio de Hannah Arendt "A crise na educação" que o apreenda como um exercício de pensar. Assim, os problemas, argumentos, conceitos, das quatro seções do ensaio serão examinados como constitutivos de um movimento argumentativo cujo ponto de partida são aspectos particulares de uma crise na educação em direção às suas causas gerais e mais profundas, oriundas da crise da Modernidade.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  13
    Uma compreensão do contempor'neo a partir do diálogo com o pensamento de Martin Heidegger.Ellen Fernanda Gomes da Silva & Carmem L. B. T. Barreto - 2015 - Griot : Revista de Filosofia 11 (1):289-299.
    O presente artigo objetiva apresentar uma compreensão crítica do tempo presente, que se pode chamar de contemporaneidade. Nessa direção, as reflexões sobre esse momento histórico priorizaram os questionamentos filosóficos de Heidegger. Para interpretação mais ampla do pensamento heideggeriano, foi abordada, rapidamente, as concepções existenciais de homem e de mundo trazidas em sua obra “Ser e tempo”. Após essas considerações, a “Era da Técnica”, marcada pelo esquecimento do ser, foi tomada enquanto foco de discussão. Por fim, ressalta-se a inquietação não com (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  18
    A secularização E a religião como essenciais ao homem.Genildo Ferreira da Silva - 2018 - Philósophos - Revista de Filosofia 23 (1):75-103.
    Discutir o tema secularização significa obrigatoriamente tratar do comportamento humano em seu relacionamento social. Nos últimos três séculos, tal acepção remete ao ideal da modernidade de conceber uma sociedade com o direito de organizar a vida civil tendo como recurso apenas a razão livre da tutela da autoridade religiosa. Rousseau, tendo apresentado no Contrato social elementos como a defesa da Soberania e da Vontade Geral, não deixa de causar estranheza que no fim da obra apresente uma proposta de Religião civil. (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  14
    Competência E cidadania no mundo do trabalho.Inês Amaro da Silva - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (2):247-264.
    Nas proximidades do novo milênio deparamo-nos com a construção de um progresso científico e tecnológico muito intenso, o qual coloca novas dimensões às desigualdades sociais, bem como impõe novas demandas à formação. O atual estágio de desenvolvimento das forças produtivas requer, mais do que nunca, o investimento no desenvolvimento humano, abrindo novas possibilidades para um avanço na necessária articulação entre as demandas do mundo do trabalho - expressas na categoria competência - com as do mundo social com um todo, que (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  45. O pensamento em constelação adorniano como possibilidade de reflexão crítica sobre as práticas formativas em contextos educativos // Thought on Adorno's constallation as critical reflection possibility of practice formation in educational contexts.Alex Sander da Silva & Azeredo - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (2):275-287.
    Este texto pretende apresentar reflexões acerca do pensamento em constelação proposto por Adorno para problematizar as práticas formativas colocadas em movimento nos contextos educativos. Para tanto, nos utilizamos da pesquisa bibliográfica para pensar criticamente sobre a formação dos sujeitos nos contextos educativos. Inspirados no pensamento adorniano nos reportamos ao conceito de constelação e, posteriormente, às categorias de emancipação e autorreflexão. As problematizações construídas nesse trabalho podem contribuir para o desvelamento da multiplicidade de questões que envolvem a complexidade do campo educativo (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  9
    PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DO TRABALHADOR: resultados e indicadores.Inês Amaro da Silva - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (5):27-34.
    O avanço científico e tecnológico e as transformações econômicas, políticas e sociais em curso colocam em um novo lugar a questão do trabalho e da formação dos trabalhadores, que passa a referir-se ao desenvolvimento humano global e abrangente, em níveis intelectuais, emocionais, sociais, políticos e comportamentais. As novas realidades demandam explicitar processos, relações e práticas de formação de forma a assinalar algumas rupturas necessárias e construir dimensões e indicadores que apontem caminhos para modelos sociopedagógicos voltados à instauração da competência e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  3
    O que é uma filosofia da religião efetivamente criativa?Fábio Antonio da Costa - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (3):e02400184.
    Some conceptual and methodological structures are presented in this article as the effective sources that prevent the realization of a creative philosophy of religion. The article demonstrates the invalidity of the opposition between the historiography of philosophy as merely exegesis or reproductive reconstruction and creative philosophy as the resolution or dissolution of problems. A supposed lack of creativity is not based on a specific outdated methodological or pedagogical model but on the absence of an investigation into a series of assumptions (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. O esforço como presença na experiência temporal docente // Effort as presence in-teaching temporal experience.Sandrelena da Silva Monteiro & Lima - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (1):51-63.
    Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 Esforço intelectual, esforço de atenção, esforço de recordação ou de atualização, esforço de contração ou de retenção, esforço criador, esforço de vontade, estes são alguns usos encontrados para a ideia de esforço ao longo da obra de Henri Bergson. Conhecer estes usos e suas implicações no âmbito da ação docente constitui o objetivo primeiro deste trabalho. As ações cotidianas exigem (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  17
    Merleau-ponty E a filosofia da negatividade em O visível E o invisível.Adilson Xavier da Silva - 2005 - Philósophos - Revista de Filosofia 10 (1).
    O artigo tem como objetivo descrever a crítica de Maurice Merleau-Ponty (1908- 1961) sobre a Filosofia da negatividade, especialmente em sua obra O visível e o invisível (1964) publicada após sua morte. Essa crítica é endereçada principalmente ao filósofo Jean- Paul Sartre (1905-1980).
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  8
    A Ontologia Especulativa de Gilles Deleuze: A Diferença Em Si Mesma.Ádamo Bouças Escossia da Veiga - 2023 - Kriterion: Journal of Philosophy 64 (155):589-609.
    ABSTRACT This paper offers an interpretation of Deleuze’s concept of difference. Deleuze has sought to think difference without its traditional subordination to identity, trying to think difference for itself. In this regard, Deleuze concludes that difference is being itself in the famous thesis of the univocity of being. What would be the status of this claim? What elements make possible such a sounding ontological statement? In this paper, we shall answer these questions by interpretating the concept of difference as a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 990