Results for 'valores sociais'

1000+ found
Order:
  1. Existe uma distinção válida entre valores cognitivos e valores sociais?".H. Lacey - 2003 - Scientiae Studia 1 (2).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  2. A noçao de ordem e os valores sociais.Nelson Saldanha - 1988 - Filosofia Oggi 11 (1):57-62.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  17
    Redes sociais como ferramentas de transparência em tempos de covid-19.Paulo Ricardo Silva Lima, Francisca Rosaline Leite Mota, Ana Paula Orico Marques Cassé & Tarlane Gomes Tenório Sales - 2021 - Logeion Filosofia da Informação 7 (2):88-107.
    No período pandêmico ocasionado pelo Novo Coronavírus, surgiram muitas Fake News nas redes sociais digitais, gerando desinformação e prejudicando a Administração Pública na contenção de novos casos. Demonstra-se por meio da análise da publicização dos boletins epidemiológicos da Covid-19, disseminados nas redes sociais do Governo do Estado de Alagoas, a importância da transparência nas informações de interesse público. Essas redes, principais meios de comunicação e informação da sociedade, têm alto poder de disseminação informacional, cujo potencial “viral”, proporcionado pela (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  25
    Existe uma distinção relevante entre valores cognitivos e sociais?Hugh Lacey - 2003 - Scientiae Studia 1 (2):121-149.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  5.  13
    Fato, valor, significação, pragmatismo.Arthur Araújo - 2023 - Cognitio 24 (1):e60854.
    considerando o debate nos contextos moderno e contemporâneo da filosofia, exploro a resposta pragmática ao dualismo fato-valor. Nesse sentido, levando em conta que o pragmatismo considera mente e mundo como partes de um continuum experiencial e os humanos como seres sociais, chamo a atenção para a “exigência” de significação e valor nas práticas de vida. Traçando um paralelo entre William James e Wolfgang Köhler relação à noção de “interesse”, como forma de exigência, a ideia central que desenvolvo neste artigo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  14
    Diversidade na educação, respeito e inclusão: valores éticos e comportamentos pró-sociais.Clemildo Anacleto da Silva - 2012 - Porto Alegre: Centro Universitário Metodista IPA, Editora Universitária Metodista IPA. Edited by Manuel Alfonso Diaz Muñoz.
  7.  7
    O valor volta á política: discutindo a política a partir da filosofia e da história.Renato Janine Ribeiro - 2023 - São Paulo: Edições Sesc.
    Quais são as causas do descontentamento das pessoas com a política, pergunta-se o filósofo Renato Janine Ribeiro na abertura de O Valor Volta à Política, coletânea de artigos escritos entre 2011 e 2015, num momento de forte otimismo com um país que, após consolidar a democracia, parecia destinado a fortalecê-la e se desenvolver. O retrocesso que o atingiu - assim como a outros países - substituiu a política pelo ódio. Mais que o antipetismo, o maior triunfo desse furor foi a (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Retomando a discussão sobre o papel dos valores nas ciências: a teoria econômica dominante é (pode ser) axiologicamente neutra?Brena Pm Fernandez - 2006 - Episteme 11 (23):151-176.
    Dentre os problemas tradicionais da Epistemologia, uma das controvérsiasmais persistentes é a questão da inserção versus isenção de valores naciência. Filiando-se a uma longa tradição crítica, o filósofo Hugh Laceydesenvolve um exame contundente acerca dos fundamentos da ciência emsua interação com a sociedade, questionando a noção tradicional deneutralidade científica. Pretendemos nesse trabalho estender a crítica deLacey às ciências sociais, e especificamente à Economia. Argumentamosque a ortodoxia da ciência econômica moderna , atravésda incorporação do paradigma mecanicista da física clássica, (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  19
    A diferença como valor humano: Ensaio sobre as contribuições do pensamento de Boaventura Sousa Santos, Gilles Deleuze e Homi Bhabha para o Paradigma da Inclusão.Sílvia Ester Orrú - 2021 - Educação E Filosofia 34 (71):727-764.
    A diferença como valor humano: Ensaio sobre as contribuições do pensamento de Boaventura Sousa Santos, Gilles Deleuze e Homi Bhabha para o Paradigma da Inclusão Resumo: A economia e a particularização marcam a sociedade contemporânea como importantes vetores para a ampliação das desigualdades sociais e produção de variados mecanismos de exclusão social. A diferença é parâmetro para categorizar e apartar pessoas à invisibilidade social. O presente ensaio tem como objetivo o diálogo junto aos autores Boaventura Sousa Santos, Gilles Deleuze (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  26
    Valores, Verdade e Investigação: uma alternativa pragmatista ao não cognitivismo de Russell.Ivan Ferreira da Cunha - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (3):245-268.
    Resumo Este artigo apresenta um referencial pragmatista para compreender o estatuto epistêmico da valoração que é produzida na reflexão acerca das consequências sociais de propostas científicas e tecnológicas. O problema é posto, seguindo-se as considerações de Bertrand Russell sobre o impacto da ciência na sociedade. Russell argumenta que a valoração de arranjos sociais fica fora dos limites do conhecimento, porque valorações não podem ser verdadeiras ou falsas, em sentido correspondencial. Isso leva o pensamento social a um impasse, pois (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  11. A formação do Campo de estudos da violência no brasil: Estrutura E habitus nas ciências sociais da Nova república.Paulo César Ramos - 2017 - Saberes Em Perspectiva 7 (17):95-112.
    O presente artigo apresenta uma descrição da formação do subcampo acadêmico dos estudos sobre violência, crime, direitos humanos e segurança pública nas ciências sociais no Brasil, baseado num livro de entrevistas “as ciências sociais e os pioneiros nos estudos sobre crime, violência e direitos humanos no Brasil”, de 2011. Nossa análise ancorou-se nas formulações de Pierre Bourdieu e seus conceitos de campo acadêmico, subcampo, habitus, entre outros que compõe o repertório do sociólogo. A peça forjada no livro concentra-se (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  43
    Profesional de Instrumentación Quirúrgica frente a la aplicación de los Principios y Valores Bioéticos de acuerdo a la Ley de Talento Humano en Salud en Colombia.Stephanye Carrillo González, Jaime Lorduy Gomez & Ruby Muñoz Baldiris - 2018 - Persona y Bioética 22 (1):134-147.
    A surgical instrumentation professional is an active member of the surgical team whose essence and formal objective is to maintain life with all the respect and dignity inherent in the human being. The actions of these professionals must be accompanied in a consistent way, so as to protect and preserve life, and thus give meaning to illness, suffering and pain. The objective of this descriptive and cross-sectional study of a prospective nature is to determine what the surgical instrumentation professional knows (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  8
    Intelectuais Clássicos No Mundo Das Redes Sociais: Redefinição de Seu Papel Em Tempos de Pandemia e Eleição No Brasil.Thana Mara de Souza - 2022 - Revista Dialectus 27 (27):11-24.
    A partir das noções de intelectual orgânico, clássico e revolucionário, tais como apresentadas por Sartre nas Conferências dadas no Japão em 1965 e em entrevista de 1970 (publicadas em conjunto em Situações VIII), pretendemos compartilhar questões sobre qual seria o papel dos intelectuais no mundo das redes sociais, e se ainda é possível pensar em alguma função. Em primeiro lugar, descreveremos a classe social a partir da qual o intelectual surge e quais são as contradições com as quais se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  4
    Virtudes romanas E valores cristãos: Um estudo acerca da ética E da política na antiguidade tardia.Marcus Cruz - 1995 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 40 (159):319-335.
    No decorrer do N século d. C. o mundo tardo antigo romano vivencia uma série de profundas transformações que alteram fundamentalmente as estruturas sociais, econômicas, políticas, religiosas e mentais clássicas fazendo surgir outras que resistimos a chamar de medievais. Dentre essas mudanças uma nos apresenta como tendo uma particular relevância e interesse, qual seja, a expansão da religião cristã no âmbito da bacia do mar Mediterrâneo, isto é, observamos um lento, mas constante processo de cristianização da sociedade tardo antiga (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  63
    Ciência, Imaginação e Valores na Virada Energética Alemã: um exemplo da metodologia de Neurath para a tecnologia social.Ivan Ferreira da Cunha & Alexander Linsbichler - 2024 - Revista Kriterion 65 (156):673-700.
    O utopianismo científico de Neurath é a proposta para que as ciências sociais se envolvam na elaboração, desenvolvimento e comparação de cenários contrafactuais, as ‘utopias’. Tais cenários podem ser entendidos como peças centrais de experimentos de pensamento científicos, isto é, em exercícios da imaginação que não apenas promovem a revisão conceitual, mas também estimulam a criatividade para lidar com problemas vivenciados, já que utopias são esforços para imaginar como o futuro poderia ser. Ademais, experimentos de pensamento utópicos podem oferecer (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Valor de fato.Cristina Magro - 1999 - In Sábado Nicolau Girardi, Jeni Vaitsman & Peter Munz (eds.), A ciência e seus impasses: debates e tendências em filosofia, ciências sociais e saúde. Rio de Janeiro, RJ: Editora Fiocruz.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  18
    O trabalho manual dos monges : eclesiologia e práticas sociais.Cécile Caby - 2017 - Horizonte 15 (48):1129.
    O artigo discute a representação Cisterciense do labor monástico. Ele baseia-se primordialmente em fontes polemistas e hagiográficas, tendo o intuito de entender como o discurso monástico sobre as atividades manuais, fora dos muros do mosteiro, se tornou, na Ordem de Cister, um importante elemento de construção identitária. Deseja-se reexaminar o lugar do trabalho manual nos discursos elaborados pelos monges, de modo a interrogar sobre as relações – no seio do monacato e globalmente nas sociedades medievais – entre representação do trabalho (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  15
    Arte E cidade. Considerações críticas sobre arte E valor na sociedade de classes.Ronaldo Rosas Reis - 2015 - Kriterion: Journal of Philosophy 56 (132):317-333.
    RESUMO O tema do artigo é a relação arte e cidade, mediante o qual busca-se estudar a conformação do valor da arte numa sociedade de classes. Sua estrutura parte de um recorte da pesquisa em curso no âmbito do estágio sênior na Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires entre 2013 e 2014. O texto se desenvolve em tópicos de temáticas complementares onde são analisadas as categorias estatuto social da cidade, a mercadoria arte, a alienação e a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  6
    Ciência, Imaginação e Valores Na Virada Energética Alemã: Um Exemplo da Metodologia de Neurath Para a Tecnologia Social.Ivan F. Da Cunha & Alexander Linsbichler - 2023 - Kriterion: Journal of Philosophy 64 (156):673-700.
    ABSTRACT Neurath’s scientific utopianism is the proposal that the social sciences should engage in the elaboration, development, and comparison of counterfactual scenarios, the ‘utopias’. Such scenarios can be understood as centerpieces of scientific thought experiments, that is, in exercises of imagination that not only promote conceptual revision, but also stimulate creativity to deal with experienced problems, as utopias are efforts to imagine what the future could look like. Moreover, utopian thought experiments can offer scientific knowledge to inform political debates and (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Investigando os riscos ambientais das sementes transgênicas.Hugh Lacey - 2004 - Trans/Form/Ação 27 (1).
    A legitimação de políticas públicas que apóiam o cultivo de lavouras transgênicas em larga escala pressupõe, entre outras condições, (1) que os dados empíricos garantem não haver riscos ambientais não-administráveis e, (2) a não-existência de modos melhores de produzir alimentos sem a utilização de técnicas transgênicas. O artigo discute: (a) Os tipos de investigação científica necessários para um exame adequado da condição (1), (b) como as investigações sobre (1) e (2) se relacionam entre si, e (c) como tais investigações se (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  26
    Investigating the environmental risks of transgenic crops.Hugh Lacey - 2004 - Trans/Form/Ação 27 (1):111-131.
    Legitimation of public policies that support the widespread plantings of transgenic crops presuppose, among other conditions, that evidence supports that there are no unmanageable environmental risks and there are no better ways to produce enough nourishing food that can dispense with the transgenics-oriented ways. This paper discusses: the kinds of scientific inquiry that are needed to address adequately, the connections between investigations of and , and how these investigations are related with controversial social values.A legitimação de políticas públicas que apóiam (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  15
    Portraits of the nobiliary reputation in the Portugal of Restauração: the bookish image of Sousa family.José Antonio Guillén Berrendero - 2011 - Cultura:169-185.
    O texto analisa a presença da família Sousa na literatura nobiliárquica portuguesa nos anos imediatamente posteriores à Restauração. Trata-se de ver a permeabilidade de certos valores nobiliárquicos na configuração da memória de um apelido e a sua implicação com a dimensão política da família Sousa. Em Portugal, o peso do genealógico foi um ponto essencial na configuração de uma definição-tipo de nobreza. Por isso a proliferação, desde a baixa Idade Média, de textos sobre famílias à sombra do Nobiliário do (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  16
    Dewey e Dennett: dos fundamentos do naturalismo evolutivo aos fundamentos da educação.José Claudio Morelli Matos - 2013 - Filosofia E Educação 5 (2):p - 322.
    Este estudo parte das referências a John Dewey feitas por Daniel Dennett, para discutir como as concepções pedagógicas do primeiro se inscrevem no horizonte do naturalismo evolutivo de inspiração darwiniana. A ideia de continuidade entre natureza e experiência, presente na obra de Dewey, é um princípio teórico de amplo alcance, que se pretende aproximar, neste trabalho, com o chamado princípio de acumulação de projetos, descrito por Dennett. Sob este viés, a concepção geral de educação mantida por Dewey, a emergência das (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  16
    Princípios da pedagogia problematizadora de Paulo Freire.André Chirindza & Alberto Constâncio Langa - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 28:272-287.
    O objetivo do trabalho é apresentar a compreensão de docentes do ensino superior sobre a importância da pedagogia problematizadora. O estudo apresenta uma abordagem quali-quantitativa realizada com 27 docentes de uma instituição privada de ensino superior na província de Maputo, em Moçambique. Esse é o número de docentes que aceitou participar da pesquisa e preencheu o instrumento de avaliação autoaplicado. O estudo usou uma amostragem intencional e não probabilística, dada a impossibilidade de inquirir a todos os docentes da instituição; buscou-se, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  29
    O comunitarismo cristão e suas influências na política brasileira – uma revisão bibliográfica sobre o comunitarismo católico no Brasil.Robson Sávio Reis Souza - 2008 - Horizonte 6 (12):41-68.
    Resumo Apresentaremos neste artigo uma breve discussão acerca das influências do comunitarismo cristão na vida social e política brasileira. Trata-se de um ensaio exploratório. O objetivo é uma revisão bibliográfica sobre o tema. A partir daquilo que foi possível selecionar, tentamos elaborar algumas ideias, no sentido de apresentar, mesmo que sucintamente, tópicos que podem indicar a importância do comunitarismo cristão, tradição forte e influente não somente nas décadas de 1960 e 1970, mas que, sobretudo no atual contexto político, ainda desempenha (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Uma análise sobre o conceito de humilhação: Nussbaum, Honneth, Margalit.Diana Piroli - 2016 - Seara Filosófica 12:98-112.
    Em Uma Teoria da Justiça John Rawls ao eleger como bem primário mais importante as bases sociais do autorrespeito (autoestima), aponta que a capacidade do indivíduo de reconhecer seu próprio valor moral e a legitimidade do seu plano de vida também é objeto de justiça social. Martha Nussbaum, Axel Honneth e Avishai Margalit defendem que a humilhação privaria os indivíduos de respeitarem (ou estimarem) a si mesmos. Neste artigo será salientado como cada autor, à sua maneira, salienta pontos sobre (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  3
    Moral thought: evaluation on the moral education and virtue cultivation of traditional Chinese music.Hao Wang - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (5):e02400167.
    Resumo: Sendo um dos tesouros da cultura chinesa, a música tradicional chinesa tem carregado ricos pensamentos morais desde os tempos antigos. sendo uma parte importante do sistema de valores da cultura tradicional chinesa. No entanto, com o desenvolvimento da sociedade e a diversificação da cultura, o rápido ritmo social e a popularidade da música popular trouxeram grande impacto à música tradicional, que foi gradualmente esquecida devido ao seu abandono. Ao explorar a aplicação e o valor da música tradicional chinesa (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. As elites romanas E os libertos – as representações do patronato no satyricon.André Eduardo da Silva Soares - 2011 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 2 (23):103-114.
    Como sabemos, as relações sociais na República Romana Tardia e no Alto Império eram baseadas em redes de interdependências pessoais conhecidas como patronato. Nesse artigo analisaremos dois trechos de discursos do Satyricon, para identificar conflitos presentes na sociedade romana do Alto Império. Demonstraremos que o autor do Satyricon, por meio de atos de nomeação e representações, impunha um modelo de organização social de acordo com os valores das elites romanas. Utilizaremos alguns elementos do método semiótico de leitura isotópica (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Uma questão metodológica: o interesse cognitivo em Max Weber.Henrique F. F. Custódio - 2009 - Revista Eletrônica Do Instituto de Humanidades 8 (XXX):95-104.
    Para Max Weber, a sociedade não pode ser compreendida em sua totalidade. Max Weber tem como referência uma realidade infinita e complexa, analisada a partir de um determinado ponto de vista. O problema da seleção da realidade nas ciências histórico-sociais, abordado por Max Weber no início da segunda seção dos Estudos críticos sobre a lógica das ciências da cultura, é fundamental para a estrutura de sua metodologia científica. Este momento pré-científico da metodologia é que permitirá a construção de uma (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  12
    On the adaptive value of moralized revulsion from an evolutionist perspective.María Natalia Zavadivker - 2014 - Ideas Y Valores 63 (154):243-269.
    Se aborda, desde una perspectiva evolucionista, el papel desempeñado por el "asco moralizado", entendido como repulsión emocional ante individuos y prácticas sociales que consideramos objeto de evaluación moral. Se parte de un análisis general de la emoción de asco y sus desencadenantes. A continuación, se abordan dos posiciones opuestas en relación con la confiabilidad y valor instrumental del asco para promover juicios morales "adecuados" e incitar a la acción moral. Se propone una reinterpretación del problema desde un enfoque evolucionista, procurando (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  5
    Meninas Desamparadas? A Pastoral da Mulher Marginalizada e o nascimento do movimento brasileiro de prostitutas | Helpless Girls? The Pastoral da Mulher Marginalizada and the birth of the Brazilian prostitutes’ movement.Meg Weeks - 2021 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 3 (1):239-271.
    ResumoEste artigo aborda o nascimento do movimento de prostitutas no Brasil partindo de uma análise da Pastoral da Mulher Marginalizada, uma iniciativa da Igreja Católica que realizou um trabalho assistencialista e de conscientização política com mulheres prostitutas no Brasil a partir da década de 1970. Minha pesquisa examina as tensões entre as participantes e os agentes da Pastoral que deram origem a um movimento autônomo de profissionais do sexo em meados da década de 1980. Eu argumento que a Rede Brasileira (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  7
    Campo Educacional.Libânia Nacif Xavier - 2008 - Educação E Filosofia 11 (21/22):7-23.
    Resumo: O artigo aborda a questão da identidade do campo educacional no Brasil. Ao refletir sobre a educação como prática social, toca em temáticas relativas á interação entre agentes sociais e sistemas institucionais, entre parâmetros de racionalidade científica e a questão dos valores que marcam a prática educacional. No que tange ao entendimento da educação como saber especifico, remete-se a um momento da história da institucionalização dos estudos ligados à educação no âmbito do ensino universitário em geral e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  16
    Filosofía, educación e infancia.Olga Grau Duhart - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 11:3-13.
    El texto propone una perspectiva de articulación de la filosofía, la educación y la infancia en una suerte de trama de potencias que pueden concurrir fructíferamente en una propuesta que legitime y visibilice a niñas y niños como sujetos pensantes y productores de cultura. Se hace referencia al programa de Filosofía para Niños del filósofo Matthew Lipman y al valor de su proyecto educativo, como también al aporte de otros filósofos, especialmente el de Walter Kohan, que nos permiten pensar la (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  15
    Nietzsche e a sociofisiologia do eu.Herman Siemens - 2016 - Cadernos Nietzsche 37 (1):185-218.
    Resumo Este artigo examina as considerações de Nietzsche acerca das fontes sociais e históricas do eu como um contra-argumento à concepção liberal de indivíduo. Defendo que Nietzsche oferece não apenas uma crítica contundente à concepção associal e previamente individuada de pessoa, à qual se conecta a noção liberal de liberdade, como ainda um contra-conceito alternativo de pessoa e de soberania. Seus argumentos visam mostrar, em sua dimensão crítica, que o indivíduo ou pessoa é inseparável de seus objetivos ou (...), que são socialmente constituídos, e que nossa capacidade como indivíduos, especialmente para a agência soberana, é o produto de uma longa história e pré-história social. Em sua dimensão construtiva, encontramos em Nietzsche a contra alegação de que a manutenção e o cultivo de nossas capacidades são dependentes de relações de um antagonismo ponderado entre nós mesmos enquanto indivíduos, ou antes: como dividua. Esses argumentos serão desenvolvidos no que se segue em consonância com quatro principais linhas de pensamento: sobre as origens sociais e o caráter da consciência ; sobre a história e a constituição social de nossa capacidade como indivíduos soberanos [sovereign] ; sobre as origens sociais do fenômeno moral ; e sobre a destruição fisiológica do sujeito moral substancial, seguida da reconstrução fisiológica.This essay examines Nietzsche's thought on the social and historical sources of the self as a counter-argument against the liberal concept of the individual. Nietzsche, it is argued, offers a powerful critique of the asocial, antecedently individuated concept of personhood, to which the liberal notion of freedom is attached, but also an alternative counter-concept of personhood and sovereignty. On the critical side are arguments to the effect that the individual or person is inseparable from its ends or values, which in turn are socially constituted, and that our capacities as individuals, especially for sovereign agency, are the product of a long social history and pre-history. On the positive side is the constructive counter-claim that the maintenance and cultivation of our capacities for productive, autonomous agency is dependent on relations of measured antagonism both between and within us as individuals, or rather: as dividua. These arguments are reconstructed along four main lines of thought: on the social origins and character of consciousness ; on the history and social constitution of our capacities as sovereign individuals ; on the social origins of moral phenomena, understood as internalisations of communal norms ; and Nietzsche's physiological destruction of the substantial moral subject, coupled with the physiological reconstruction of the subject as dividuum. (shrink)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  3
    Paulo Freire: retalhos biobibliográficos.José Rubens Lima Jardilino - 2000 - São Paulo: Edições Pulsar.
    O professor Paulo Freire faz da sua experiência a mais importante fonte de aquisição de conhecimento, partindo da análise de suas práticas para compreender as maneiras de enfrentar os problemas complexos da vida escolar, como utilizar o conhecimento e como criar novos procedimentos e estratégias. Para o educador, esse tipo de reflexão é mergulhar no mundo de experiência e sentimentos, carregado de valores intercambio simbólico, correspondências afetivas, interesses sociais e ao mesmo tempo perceber, do ponto de vista teórico, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  17
    Las Ideas Pedagógicas de José Martí. Aportes Para Una Crítica de la Enseñanza de la Filosofía.Adriana Arpini - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 14:3-17.
    Não se encontra nas Obras Completas de José Marti nenhum escrito sistemático sobre suas concepções de educação e filosofia, contudo e possível encontrá-las espalhadas em diversos textos: ensaios, crônicas, notas de jornais, discursos, cartas. Apesar disto, formam um conjunto coerente e articulado no qual se abordam os principais problemas pedagógicos com um olhar crítico e sustentado na realidade da America Latina e do Caribe. Este trabalho pretende esboçar uma sistematização dos principais problemas pedagógicos trabalhados pelo cubano com o propósito de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  9
    Humanistic Information Studies: A Proposal. Part 2: Normative Professionalization.Harry Kunneman - 2015 - Logeion Filosofia da Informação 2 (1):11-32.
    Beginning from a preliminary explanation in Part 1 (Logeion, v.1, n.2) about the transitional zone between system and world of life, this paper discusses the enrichment of the production of informational knowledge, focusing on the crucial role of normative professionalization and organizational cultures in Humanistic Information Studies. The concept of normative professionalization, initially constructed from Habermas analysis of ‘system’ and ‘world of life’, and Foucault’s analysis of ‘truth’ and power in the social sciences, was enriched by the dialog with Freidson (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  38.  5
    A Questão da Verdade Em Richard Rorty.Etinete Nascimento Gonçalves - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 16:30-47.
    O objeto deste artigo é a investigação das influências do neopragmatismo na educação, tomando como base o pensamento de Richard Rorty. Identifica algumas convergências entre a cultura pós-moderna e o neopragmatismo, especialmente quanto ao fim das metanarrativas, no sentido de reconhecer as alterações na educação daí decorrentes. Tem como foco de investigação principal a questão da verdade, que se relaciona diretamente com as atividades educacionais, como as discussões em torno de currículos escolares. Apresenta algumas das consequências pedagógicas e políticas decorrentes (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  6
    ROSAS, João Cardoso (org.), Manual de Filosofia Política.Maria João Cabrita - 2009 - Cultura:303-306.
    Ao longo da história, a relação entre a filosofia e a política tem-se revelado espinhosa, denunciando a dificuldade em se conceptualizar sobre o que é por natureza antagónico à cristalização, porque particular e pluralista. Na esfera da opinião, o filósofo deve restringir-se a analisar, criticar, rever e aperfeiçoar os valores políticos coevos, a explicar aos seus conterrâneos o universo de acepções sociais partilhadas, consciente de que a sua concepção fundamenta uma via entre as muitas poss...
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  13
    Hugh Lacey e a busca por uma epistemologia engajada | Hugh Lacey and the search for an engaged epistemology.Léo Peruzzo Júnior & Hugh Lacey - 2023 - Revista de Filosofia Aurora 35.
    Hugh Lacey (1939) é pesquisador emérito na Swarthmore College, Pennsylvania, Estados Unidos, onde começou a lecionar em 1972. É Doutor em História e Filosofia da Ciência pela Universidade de Indiana (EUA), tendosido professor visitante na Universidade de São Paulo em diversas ocasiões (1973, 1996, 2000 e 2004). Seus trabalhos atribuem lugares próprios aos valores dentro da tecnociência, procurando mostrar que a abordagem científica materialista precisa assumir também o lugar que as coisas ocupam em sistemas ecológicos e sociais. Lacey (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  17
    Movimentos axiológicos e(m) semiotizações de memórias de bem-estar promovidas por uma escola do interior baiano.Fernanda de Castro Modl, Maria do Alívio Pessoa Caires Pereira, Cristiane Campos Marques, Anderson de Jesus Caires & Marina Santos Soares Pereira - forthcoming - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação.
    Este artigo visa analisar modos de axiologizar o bem-estar na escola em enunciados produzidos por alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola municipal do interior baiano. Interessa-nos, especialmente, compreender como os sujeitos semiotizam, em seus enunciados, o que consideram o evento mais marcante de suas experiências ao longo dos anos finais do ensino fundamental e o que isso nos informa sobre os valores ali mobilizados relativos ao papel social e institucional da escola e(m) suas modalidades de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  54
    O vestígio e a aura: corpo e consumismo na moral do espetáculo.Jurandir Freire Costa - 2004 - Rio de Janeiro: Garamond.
    Os textos reunidos nesta obra analisam a chamada crise de valores contemporâneos a partir de fenômenos como o culto ao corpo e à aparência, o consumismo e a cultura de imagem. São textos marcados ao mesmo tempo pela erudição, pelo rigor e pela ética. Embora pontuado pela filosofia, pelas ciências sociais e pela psicanálise, este não é um livro apenas para acadêmicos ou especialistas. A escritura de Jurandir Freire torna seu pensamento acessível a todos os que se interessam (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  43. Os direitos humanos à luz de O capital Elementos para uma aproximação (Parte 01).Vinícius Casalino - 2024 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 29 (1):336-366.
    O artigo procura compreender a natureza dos direitos humanos à luz de O capital, de Karl Marx. Sustenta a hipótese de que tais direitos devem ser analisados sob a óptica da esfera da circulação mercantil em conexão com a esfera da produção do mais-valor. A partir da noção de interversão das leis de produção mercantil em leis de apropriação capitalista, busca demonstrar como os direitos humanos devem ser compreendidos através da articulação entre identidade formal dos sujeitos de direito e diferença (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. Stories from the perspective of Eastern cultural complex: taking Mulan as an example.Fangfang Ding - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (2):e02400181.
    Resumo: Como uma pérola brilhante na cultura tradicional chinesa, Mulan está profundamente enraizada no coração das pessoas com sua imagem única de heroína feminina. Este trabalho busca retratar a experiência lendária da luta heroica de Hua Mulan, no exército, no lugar de seu pai, e integrar os elementos centrais de família, honra, lealdade, dentre outros, no contexto da cultura oriental, de modo que a história tenha profunda herança cultural. O artigo mostra, em primeiro lugar, o complexo cultural oriental que está (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Philosophical values and landscape cognition of Orchid Pavilion in Zhejiang from the perspective of environmental history.Quan Zhang & Xiaojun Jin - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (5):e02400187.
    Resumo: Este artigo mostra que, com o contínuo desenvolvimento da sociedade tradicional e a mudança no ambiente aquático, a paisagem do Pavilhão das Orquídeas mudou diversas vezes. A cognição da paisagem do Pavilhão das Orquídeas, pelos literatos das dinastias passadas, também tem sido continuamente sublimada devido a uma série de fatores naturais e sociais. Como uma importante paisagem histórica, ao sul do rio Yangtze, o Pavilhão das Orquídeas contém mais significado histórico e cultural do que a própria paisagem. Das (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. Chinese and Western sports philosophy and their differences.Yuanjiao Zhu & Rui Du - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (5):e02400188.
    Resumo: O desporto chinês e o desporto ocidental estão inseridos em dois sistemas sociais diferentes. Devido à diferença na sua origem, cognição e tendência de valor, foram criados dois tipos de culturas desportivas de natureza diferente, cada uma das quais interpreta as características da civilização humana de formas diferentes. Na cultura chinesa, o desporto está frequentemente associado às filosofias taoísta e confucionista. O taoísmo enfatiza “deixar a natureza seguir o seu curso”, e o exercício físico é considerado um meio (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  7
    Sequencialidade do Sentido e Formas Cognitivas.Edmundo Balsemão Pires - 2018 - Riga: OmniScriptum/Novas Edições Académicas.
    O conhecimento está limitado a representações de sistemas psíquicos e às suas contrapartes linguísticas? O significado deve ser restrito aos conteúdos proposicionais? "Sequencialidade doSentido e Formas Cognitivas" desafia os pressupostos tradicionais em redor das respostas a estas questões. No presente trabalho caracterizam-se os sistemas que recorrem a formas cognitivas, a partir dos seus elementos e dos tipos de operações que concretizam. Estes sistemas são Sistemas baseados no Sentido nos seus elementos e nas operações que articulam tais elementos. Trata-se de sistemas (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  3
    Solidariedade ou reconhecimento? - Perspectivas de Richard Rorty E Axel Honneth.Rahra Carvalho Araújo - 2021 - Cadernos Do Pet Filosofia 12 (23):100-113.
    Este artigo se destina a investigar a concepção do termo solidariedade em Richard Rorty e Axel Honneth, buscando apresentar as possíveis semelhanças e divergências de perspectivas tendo como parâmetro o progresso social. Richard Rorty aponta a solidariedade como uma troca de relações práticas intersubjetivas, sem apegos a tradição metafísica e a epistemologia. O autor nos propõe fugir de qualquer tentativa de fundamentalismos e buscas por verdades absolutas que venham guiar a noção de mundo dos indivíduos e fundamentar suas ações. Tal (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Visão Crítica da Biotecnologia.Ana Paula Mattos Arêas - 2016 - Santo André, Brasil: NTE - UFABC.
    As ciências médicas, biomédicas, humanas e sociais têm avançado de forma frenética nos últimos anos. Com isso, se faz cada vez mais necessário o debate ético que visa contemplar o respeito à dignidade humana, animal e ao meio ambiente. A bioética se dedica a esse debate e se propõe a estendê-lo a setores não acadêmicos, como sociedades de proteção dos animais, dos direitos humanos e até grupos religiosos. Essa diversidade de opiniões não só é interessante, mas necessária, uma vez (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  8
    Research on countermeasures for the development of ecological civilization education in schools in the context of cultural diversity.Bingyu Chang, Xiaodan Liu & Chao Xian - 2023 - Trans/Form/Ação 46 (spe):21-36.
    Resumo: A civilização ecológica é uma forma de civilização e possui valores culturais. No processo de desenvolvimento econômico e social, devido às diferenças nas práticas sociais, diferentes países, regiões e grupos étnicos são forçados a diferir em sua compreensão da conotação da civilização ecológica e de sua expressão externa. No contexto da diversidade cultural, o desenvolvimento da educação da civilização ecológica na China é um projeto sistemático de longo prazo, que requer a participação conjunta do povo, e pode, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
1 — 50 / 1000