Results for ' Institucionalização'

51 found
Order:
  1.  43
    Institucionalização precoce e prolongada de crianças: discutindo aspectos decisivos para o desenvolvimento.Lília Iêda Chaves Cavalcante, Celina Maria Colino Magalhães & Fernando Augusto Ramos Pontes - 2007 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 25:20-34.
  2.  4
    Institucionalização e socionormatividade da esfera pública em Habermas.Wescley Fernandes Araujo Freire - 2023 - Griot 23 (2):270-299.
    Neste artigo, discuto os _déficits_ de institucionalização e socionormativo da esfera pública, “ignorados” por Habermas desde _Mudança estrutural da esfera pública_ (1962) e obras imediatamente posteriores, prosseguindo com uma abordagem insatisfatoriamente esclarecedora sobre o tema na _Teoria da ação comunicativa_ (1981). Esses _déficits_ representam um sério problema à institucionalização do “uso público da razão”, o que demanda repensar a articulação entre os conceitos de sociedade civil, esfera pública e aprendizagem social e política em resposta aos _déficits_ de aprendizagem (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  13
    A institucionalização do ensino universitário de História na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Federal do Paraná.Diogo da Silva Roiz - 2020 - Dialogos 24 (3):305-330.
    O principal objetivo deste texto será o de procurar reconstituir o processo de institucionalização do ensino universitário de História na Universidade do Paraná entre 1938 e 1971, dando ênfase ao processo de mudança curricular que o curso de Geografia e História passou até se tornarem autônomos no início dos anos 1960. Entre 1938 e 1961 o curso de História esteve unificado ao de Geografia, processo similar ao que ocorreu em São Paulo e no Rio de Janeiro.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  7
    Institucionalização da arte e esvaziamento da Aisthesis.Carlos Bizarro Morais - 1996 - Revista Portuguesa de Filosofia 52 (1-4):555-577.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  8
    Processo de institucionalização da formação da mulher no século XIX.Teresinha Venturin - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (2):217-222.
    O presente estudo faz uma análise da institucionalização da formação da mulher das camadas populares de Porto Alegre, no século XIX. Em decorrência da transformação social, econômica e política, tornou-se necessário um empenho sistematizado para inserir a menina órfã na sociedade, transformando a jovem na mãe e educadora por excelência.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  21
    A política democrática entre institucionalização e espontaneidade: apontamentos a partir da teoria da modernidade de Habermas.Leno Francisco Danner - 2017 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 62 (3):798-834.
    Neste artigo, critico a estratégia metodológico-programática, por parte da teoria da modernidade de Jürgen Habermas e de seu consequente procedimentalismo jurídico-político, em termos de utilização da correlação entre teoria de sistemas e teoria normativa como base para o entendimento-enquadramento da modernização ocidental, o que leva a um duplo problema: primeiro, ao fato de que os sistemas sociais são estruturas lógico-técnicas, de caráter autorreferencial, auto-subsistente, autônomo e fechado em relação ao mundo da vida, marcados basicamente por racionalidade instrumental e dinamizados desde (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  10
    Multilateralismo e governança: a institucionalização difusa dos direitos humanos no contexto da política internacional.Marcelo de Araújo - 2007 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 6 (1):99–121.
    In the first part of this paper I point out the reasons in virtue of which human rights discourse was seen with scepticism, in the first half of twentieth century, in its capacity to compel states to act morally in the context of international relations. Then, in the second part, I examine the reasons in virtue of which this kind of scepticism lessened at the end of the Cold War. I argue that an ever growing interaction among actors in international (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  1
    Objeções e (contra-)argumentos à institucionalização do Ensino de Filosofia como subárea de pesquisa filosófica.Patrícia Del Nero Velasco - 2023 - Philósophos - Revista de Filosofia 28 (2).
    Desde 2019, está em pauta no Brasil a discussão sobre o Ensino de Filosofia como campo de conhecimento ou subárea de pesquisa. Trata-se de um debate que envolve, até o momento, o mapeamento das produções bibliográficas sobre o tema, a discussão sobre o estatuto epistemológico do campo e, igualmente, sobre os aspectos político-institucionais envolvidos no processo de busca de cidadania filosófica para a subárea em questão. O presente artigo propõe problematizar o campo do Ensino de Filosofia a partir de uma (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  20
    O modus operandi no conselho municipal de alimentação escolar em um município do noroeste do Rio Grande do Sul (Brasil): reflexões sobre a sua institucionalização.David Basso, Dedilhana Lamare Manjabosco Hübner, Denize Grzybovski, Indaia Dias Lopes & Roseli Fistarol Krüger - 2018 - Ágora – Revista de História e Geografia 20 (1):134-144.
    Este artigo tem como objetivo compreender a institucionalização e o funcionamento do Conselho de Alimentação Escolar enquanto um conselho gestor de política pública no município de Ijuí, localizado no Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, bem como analisar sua atuação e os desafios da gestão. O referencial teórico utilizado foi de conselhos gestores de políticas públicas na perspectiva da gestão social. Trata-se de uma pesquisa exploratória, cuja estratégia de investigação foi o estudo de caso único, com abordagem (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  12
    Em defesa de uma desordem pedagógica: a institucionalização da inf'ncia no cinema e no cotidiano escolar.Alexandrina Monteiro & Valéria Aroeira Garcia - 2021 - Educação E Filosofia 34 (70):133-154.
    Em defesa de uma desordem pedagógica: a institucionalização da infância no cinema e no cotidiano escolar Resumo: Nos livros imagem-movimento e imagem-tempo, Deleuze analisou o cinema a partir de múltiplas variações possíveis, mas privilegia a perspectiva de um pensamento no qual a articulação de imagens e signos está ligada à expressão de significado ou de uma ideia. Nessa perspectiva, o fluxo de expressão de significados entre o encontro de nossas experiências com os filmes A Guerra dos Botões e As (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  39
    O direito de resistência em Spinoza E a institucionalização do decreto nº 8243/14.Dorival Fagundes - 2018 - Cadernos Espinosanos 39:287-315.
    Este trabalho tem o escopo de investigar o conceito de Direito de Resistência em Baruch de Spinoza, através da sua obra Tratado Político e de seus comentadores. Inicialmente a resistência é apresentada em diferentes visões, Hobbes e Locke, seguida pela tradição hegemônica da filosofia política e logo contraposta ao conceito de Desobediência Civil. Em seguida, Spinoza surge com sua perspectiva inovadora, não diferenciando resistir de obedecer, caso certas circunstâncias se apresentem no ambiente político, a partir de uma breve contextualização e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  29
    Génese e institucionalização do Dispensário de Higiene Social de Viana do Castelo (1934-1960)-doi: 10.4025/dialogos.v18i1.812. [REVIEW]Alexandra Patrícia Esteves - 2014 - Dialogos 18 (1).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. O que há de político na teoria da ação comunicativa? Sobre O déficit de institucionalização em Jürgen Habermas.Jorge Adriano Lubenow - 2013 - Philósophos - Revista de Filosofia 18 (1):157-190.
    This paper aims to elucidate the negative understanding of politics (depoliticization) that results from the classic work of Jürgen Habermas about communicative action. The political potential of communicative action that results from political public sphere and the institutionalization of practical and political discourse constitute the leitmotiv of Habermas’s political philosophy. However, the understanding of politics that results from the communicative action presents the problem of limited capacity of realization of a discursive social practice in institutional contexts. The social-integrative power (social (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  14.  13
    As estratégias de legitimação da umbanda durante o Estado Novo: institucionalização e evolucionismo.José Henrique M. Oliveira - 2006 - Horizonte 4 (8):133-143.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  37
    A democracia de liberativa: a institucionalização discursiva da unidade da razão na multiplicidade das suas vozes.Karl Heinz Efken - 2011 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 56 (3):125-144.
    This article aims principally at a reflection on the discursive reading of democracy and the democratic state of law as conceived by the German philosopher Jürgen Habermas, with a view to confront them with some sociological theories concerning democracy. In these models, Habermas seeks to identify elements that put under risk all that he understands as deliberative processes opinion formation and as the citizens will, emphasizing his model of a deliberative democracy.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  42
    Podem as panelas falar? O processo de institucionalização do patrimônio imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional - doi: 10.4025/dialogos.v18i3.996. [REVIEW]Aline Vieira de Carvalho & Luciana Cristina de Souza - 2014 - Diálogos (Maringa) 18 (3).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  27
    Podem as panelas falar? O processo de institucionalização do patrimônio imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional - doi: 10.4025/dialogos.v18i3.996. [REVIEW]Aline Vieira de Carvalho & Luciana Cristina de Souza - 2015 - Dialogos 18 (3).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  7
    Fora-dentro-de fora: Militantes negros na burocracia estatal no Brasil, Equador e Venezuela.Johanna Monagreda - 2021 - Odeere 6 (1):7-37.
    A institucionalização da agenda anti-racista no Estado configurou-se como parte das estratégias de luta e resistência dos movimentos afrodescendentes na América Latina. O objetivo deste artigo é oferecer uma ferramenta para analisar os padrões de interação na ocupação de cargos burocráticos por militantes de movimentos afro-latino-americanos, ocorridos entre 2000 e 2016, a partir da experiência de militantes em três países: Brasil, Equador e Venezuela. Desenvolve-se a categoria “fora-dentro-de fora” como uma categoria de fluidez, ambiguidade, inadequação e infiltração que permite (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  9
    A Pediatria na Bahia: Martagão Gesteira (1884-1954) e a implementação de um campo científico, 1916-1937.Virlene Cardoso Moreira - 2019 - Circumscribere: International Journal for the History of Science 24.
    O processo de institucionalização da Pediatria na Bahia deu-se com a criação da cátedra na Faculdade de Medicina da Bahia. Todas as ações decisivas foram movidas pelos professores da disciplina na faculdade, criando instituições filantrópicas de assistência à saúde da infância, desenvolvendo pesquisa, divulgando conhecimento. É sobre a trajetória de um desses personagens que o presente artigo irá se debruçar. Martagão Gesteira, titular da ‘Clínica Pediátrica e Higiene Infantil’, fundador da Liga Bahiana Contra a Mortalidade Infantil e da Sociedade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  11
    Vozes Femininas No Sistema Socioeducativo: Lugar de Fala.Marlene Barros Sandes, Valéria da Silva Medeiros & Karylleila dos Santos A. Klinger - 2022 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 28:57-74.
    Este artigo aborda noções de gênero no âmbito do sistema socioeducativo e reflete sobre a condição da adolescente restrita e privada de liberdade. A situação dessas jovens atravessa questões históricas e socioculturais e marca a mulher que se encontra nessa condição. Partimos da noção de gênero para figuratizar “o lugar de fala” em que essas adolescentes e jovens institucionalizadas estão inscritas, o tempo-espaço de onde compartilham vivências e experiências possibilitadas pela MSE. A necessidade dessa discussão se justifica em decorrência do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. Elementos para Uma leitura histórica acerca da obra de proteção E assistência à infância no brasil (1874-1889).Jerusa da Silva Gonçalves Almeida - 2012 - Saberes Em Perspectiva 2 (4):43-57.
    Este artigo é fruto da pesquisa intitulada “O processo de encaminhamento e acolhimento no Asilo de Expostos da Santa Casa de Misericórdia da Bahia: um estudo sobre as origens dos enjeitados e as causas do abandono dos órfãos (1889- 1927).” Dentre os autores que fundamentam a presente pesquisa, destacamos Moncorvo Filho, Russel-Wood, Rizzini, Marcílio, estes autores comentam sobre momentos e pessoas ímpares relacionados à história da infância. O objetivo é analisar aspectos da história da assistência à infância no Brasil, a (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  27
    O idoso nas instituições de longa permanência: uma revisão bibliográfica.Ana Cláudia de Oliveira Bentes, Janari da Silva Pedroso & Carlos Alberto Batista Maciel - 2012 - Revista Aletheia 38:196-205.
    Este artigo aborda a temática do idoso nas Instituições de Longa Permanência, em face do envelhecimento bem-sucedido e da qualidade de vida. A revisão bibliográfica contempla os artigos entre o período 2006 a 2012 e um artigo de 2001. Consultaram-se as bases de dados da biblioteca virtual em saúde -..
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  8
    "A Antropologia da Inf'ncia Chegou Para Ficar": Entrevista Com David Lancy.David Lancy, Chantal Medaets, Gabriela Tebet & Flávia Pires - 2024 - Childhood and Philosophy 20:01-20.
    O texto discute a consolidação do campo da antropologia da infância a partir de um diálogo com David Lancy, professor emérito de antropologia na Universidade do Estado de Utah, Estados Unidos, e uma das figuras-chave da institucionalização do campo naquele país. A partir de uma entrevista com Lancy na ocasião do lançamento da terceira edição de seu livro The Anthropology of Childhood, apresentamos as principais contribuições deste autor a um público lusófono e discutimos temas chave para os estudos da (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  16
    Pluralizing Constitutional Review in International Law: A Critical Theory Approach.David Ingram - 2014 - Revista Portuguesa de Filosofia 70 (2-3):261-286.
    Resumo O autor defende uma descrição normativa fraca do constitucionalismo internacional à luz de dois factos: a contínua relevância da soberania do Estado face à hegemonia de superpotências e a necessidade imperiosa de um regime supranacional eficaz de direitos humanos. Ao defender uma institucionalização constitucional de direitos humanos, que inclui aspectos de justiça processual e material, mostra-se que, como nos casos domésticos, tal institucionalização pode e, talvez deva, incorporar um procedimento de controlo judicial que ascende ao nível de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  16
    Haveria uma vida ética?Jean-François Kervégan - 2006 - Dois Pontos 3 (1).
    resumo O presente artigo investiga as relações entre individualidade e espírito objetivo no quadro da filosofia política hegeliana. Retomando o significado mediador contido na idéia de “vida ética”, procura-se apontar uma alternativa à interpretação de que Hegel seria partidário de um institucionalismo forte, que dissolveria o indivíduo quando de sua institucionalização sócio-política. palavras-chave vida ética – subjetividade – indivíduo – instituição – linguagem universal.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  26. O uso de fontes orais na pesquisa em Lomba Grande/RS: aspectos das escolas isoladas // The oral sources for use in research in Lomba Grande/RS: aspects of isolated schools.José Edimar de Souza - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (2):441-459.
    Este estudo trata de aspectos da história do ensino no meio rural de Lomba Grande/RS, entre 1940 a 1952, a partir da memória de alunos e professores de Escolas Isoladas municipais. Objetivo foi construir a partir de fontes orais aspectos das Escolas Isoladas públicas primárias municipais, nesta localidade. As memórias são analisadas na perspectiva do “tempo social”, no sentido que trata Halbwachs, pelas relações formais ou informais, por meio de mediações culturais diversas que compõem os quadros sociais de memórias. Sob (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  16
    Os agentes da instrução pública.Flávia Obino Corrêa Werle - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (5):77-81.
    Discute a instrução pública a partir de seus agentes e os processos formativos de seleção, instrução, contratação, especialização e diferenciação que ao longo do tempo constituíram o professor contribuindo para a formação do cidadão e institucionalização da educação no Rio Grande do Sul.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  4
    A INSTITUIÇÃO: um lugar de produção social.Julieta Beatriz Ramos Desaulniers - 1995 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 40 (158):235-242.
    O presente Artigo visa destacar como alguns representantes da Igreja Católica, em Porto Alegre/RS, através de um conjunto de ações e estratégias, promovem a institucionalização de um meio pedagógico que operacionaliza o novo discurso religioso, desencadeado em 1891, com a publicação da Enciclica Rerum Novarum:.as escolas de ofício católicas voltadas às classes populares.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  41
    Pentecostalismo nos trens de São Paulo (Pentecostalism in São Paulo´s trains) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n22p466.Fernanda Lemos - 2011 - Horizonte 9 (22):466-492.
    Este artigo é uma tentativa de analisar sociologicamente o processo de institucionalização pelo qual vem passando a ‘Cruzada Evangelística Interdenominacional nos Trens das Boas Novas’ (CEI), na prática diária dos cultos pentecostais realizados nos vagões de trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos do Estado de São Paulo (CPTM). Nossa hipótese é que o culto no trem vem passando por um processo de burocratização das funções religiosas diárias, o que pode ser observado desde sua origem, em seu desenvolvimento, na (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  18
    O uso público da razão como procedimento: Um contraste entre Rawls e Habermas.Rúrion Soares Melo - 2008 - Dois Pontos 5 (2).
    Para poder encontrar uma base comum de justificação de princípios e normas que,sob condições de um pluralismo social e cultural, pudessem ser publicamente reconhecidos,John Rawls e Jürgen Habermas fazem uma reconstrução do ponto de vista sob o qualé possível fundamentar imparcialmente normas de ação. Mas de acordo com a concepçãohabermasiana de democracia, a legitimidade das normas depende da institucionalização deprocedimentos que promovem a deliberação e aumentam as chances de se alcançardecisões válidas de acordo com o uso público da razão. (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  9
    Cuidado de Si e Ensino de Filosofia.Saulo Eduardo Ribeiro - 2013 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 19:25-40.
    A partir do estudo sobre o processo histórico de ressignificação da relação entre subjetividade e verdade, realizado por Michel Foucault no curso “A Hermenêutica do Sujeito”, o presente artigo analisa as possíveis implicações dessa ressignificação no processo de institucionalização da filosofia, problematizando, por conseguinte, a temática do ensino de Filosofia na Educação Básica.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  7
    Campo Educacional.Libânia Nacif Xavier - 2008 - Educação E Filosofia 11 (21/22):7-23.
    Resumo: O artigo aborda a questão da identidade do campo educacional no Brasil. Ao refletir sobre a educação como prática social, toca em temáticas relativas á interação entre agentes sociais e sistemas institucionais, entre parâmetros de racionalidade científica e a questão dos valores que marcam a prática educacional. No que tange ao entendimento da educação como saber especifico, remete-se a um momento da história da institucionalização dos estudos ligados à educação no âmbito do ensino universitário em geral e da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  8
    Da Biopolítica À Necropolítica Contempor'nea: Implicações Do [Neo]Liberalismo Na Governamentalidade e a Tarefa Descolonial No Brasil.Leonardo Marques Kussler - 2021 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 14 (27):67-79.
    O tema da política sobre a vida é marcado por uma mudança na forma de governo exercida na institucionalização do biopoder, especialmente a partir da entrada do capitalismo como elemento balizador da governamentalidade. No presente artigo, o objetivo principal é mostrar como a biopolítica governamental, notadamente proposta pelos estudos de Michel Foucault, nos anos 70, desdobra-se e lastreia a tese da necropolítica de Achille Mbembe e suas implicações práticas na contemporaneidade. Para isso, comparo alguns excertos de textos de Foucault, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  20
    O Sacro Império Romano-Germ'nico - um irregulare aliquod corpus et monstro simile?Peter Johann Mainka - 2019 - Dialogos 23 (2):162.
    Resumo: Este artigo pretende fornecer algumas informações básicas sobre o Sacro Império Romano-Germânico na transição da Idade Média para os Tempos Modernos, enfocando a estrutura constitucional do Império; a dinastia dos Habsburgos, que reinaram no Império a partir do século XV até o seu fim em 1806 quase que ininterruptamente; e o período da reforma constitucional do Império no fim do século XV, quando o Império passou por uma fase de institucionalização e condensação. Enquanto outros países da Europa já (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. Percurso E singularidades do ensino de sociologia em alagoas.Amurabi Oliveira, Vanessa do Rêgo Ferreira & Claudovan Freire - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (8):13-33.
    A Sociologia é reintroduzida em nível nacional nos currículos escolares em 2008, o que tem fomentado a discussão em torno do seu ensino na Educação Básica, contudo, as realidades regionais são bastante diversas, e em alguns estados a introdução de seu anteriormente, como no caso de Alagoas que examinamos aqui. Realizamos uma análise considerando alguns eixos principais: a) a institucionalização das Ciências Sociais em Alagoas; b) a introdução da Sociologia no processo seletivo para o ingresso na Universidade Federal de (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  10
    Agostinho da Silva, de engajado filólogo a humanista militante e crítico: itinerário seareiro em tempos de formação do Salazarismo.Amon Pinho - 2021 - Educação E Filosofia 34 (71):607-678.
    Agostinho da Silva, de engajado filólogo a humanista militante e crítico: itinerário seareiro em tempos de formação do Salazarismo Resumo: Este estudo reconstitui o itinerário teórico-político de Agostinho da Silva entre os anos de 1928 e 1933, sobretudo através da análise de uma série de artigos que publicou na Seara Nova, relevante revista portuguesa de “doutrina e crítica”. À luz desse recorte temático-cronológico, o viés aqui privilegiado perspectiva: 1) uma parte pouco conhecida, porém representativa, da obra de juventude de Agostinho (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  9
    O Aberto: O Homem e o Animal de Giorgio Agamben – Uma Tentativa Hipertextual/The Open: The man and the animal of Giorgio Agamben - A hypertext attempt.Cléber Ranieri Ribas de Almeida - 2014 - Pensando - Revista de Filosofia 4 (7):1.
    O artigo se propõe elaborar uma exegese do livro O Aberto: o Homem e o Animal, de Giorgio Agamben, de maneira a expor o argumento central da obra bem como situar o autor na Filosofia Política contemporânea. Para Agamben, o aberto não se situa unicamente numa analítica fenomenológico-existencial do ser: politicamente, o lugar privilegiado de movimentação desse conceito situa-se especificamente na biofilosofia dos graus do orgânico. A definição desses graus torna-se cada vez mais imprecisa à medida em que se propõe (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  9
    Teófilo Braga e a ética republicana positiva.Luís Crespo de Andrade - 2017 - Cultura:285-298.
    Ao oscilarem entre a noção ética de bem comum e o conceito político de interesse público, as representações da república firmam-se em considerações simultaneamente axiológicas e de institucionalização da soberania popular.Pretende-se, com este artigo, proceder à compreensão do pensamento de Teófilo Braga, tanto no que respeita à moralidade que imputou à ordem republicana, quanto no modo como concebeu a relação entre ética e política à luz da doutrinação positivista de que foi incansável interprete e divulgador.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  9
    De leiden an unbestimmtheit à “erfolg an bestimmtheit”: um caminho possível da reconstru-ção normativa honnethiana?José Henrique Sousa Assai - 2015 - Griot : Revista de Filosofia 11 (1):226-244.
    Honneth propõe em seu livro Sofrimento de indeterminação reatualizar a filosofia do Direito hegeliano no sentido do argumento de que a ideia da vontade livre universal determina a esfera geral do Direito o que acarreta pensar a autodeterminação do indivíduo e suas condições intersubjetivas da própria autorrealização. Nesse sentido, a ideia básica é o conceito de liberdade. Se Honneth acerta no diagnóstico de propor uma reatualização da filosofia do Direito hegeliano com base na eticidade e não apenas na moralidade, não (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  14
    Quatro décadas de História Medieval no Brasil: Contribuições à sua Crítica.Mário Jorge da Motta Bastos - 2016 - Diálogos (Maringa) 20 (3):2.
    O objetivo deste artigo é promover um balanço crítico da medievalística brasileira nestas cerca de quatro décadas do seu sistemático desenvolvimento. Consideradas as primeiras iniciativas de promoção do período entre nós, passamos à avaliação da institucionalização do campo de pesquisas no Brasil, abordando as potenciais razões do seu vertiginoso crescimento. Por fim, consideramos o estatuto ontológico, epistemológico e teórico do estudo da Idade Média, centradas na crítica de vertentes hoje hegemônicas no campo em questão, dominado por posições que constituem (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  5
    O “Desaparecimento Do Autor” Como Abertura Para o Pensamento Em Blanchot e Foucault.Renan Pavini - 2023 - Dissertatio 54:165-188.
    O presente artigo defende a hipótese de que Blanchot e Foucault, ao se alinharem à ideia que Mallarmé e Proust haviam semeado no final do século XIX e início do século XX (“a indiferença por quem fala ou escreve”), trazem um movimento de resistência, em dois níveis: no primeiro, às reduções da obra por uma psicologia do autor e, consequentemente, às teorias do gênio romântico; no outro, ao se distanciarem das análises psicopatológicas, encontraram na arte uma aliada para seus próprios (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  1
    Dilemas e encruzilhadas no pensamento económico português da segunda metade do século XIX.Alcino Pedrosa - 2017 - Cultura:217-228.
    A literatura económica portuguesa da segunda metade de Oitocentos dedica particular atenção ao papel dos agentes económicos no processo de criação de riqueza e bem-estar. A reflexão então produzida procurou chamar a atenção para os problemas associados ao crescente progresso material e aos dilemas e sortilégios de uma civilização “perigosamente” moderna e paradoxalmente decadente. Em muitos casos, estes textos ultrapassaram a simples exposição doutrinária ou o propósito de divulgação, situando-se em aspetos concretos da realidade económica nacional, relativamente à qual se (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  21
    Diversidade, democracia e justiça: as minorias político-culturais e a educação básica pública.Leno Francisco Danner, Julie Dorrico & Fernando Danner - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022036.
    O texto aborda a correlação de democracia, diversidade e educação a partir da condição própria às minorias político-culturais que são efetivamente construídas desde a tríade racismo biológico, fundamentalismo religioso e eurocentrismo-colonialismo, rediviva política e culturalmente pela ascensão do fascismo como eixo estruturante das instituições e da vida sociopolítica brasileira hodierna enquanto consequência e estágio último de nossa modernização conservadora. Nosso problema de investigação pode ser definido com a seguinte pergunta: como é possível desconstruir-se a tríade racismo, fundamentalismo e colonialismo, base (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  1
    University and Memory.Franklin Leopoldo E. Silva - 2024 - Discurso 54 (1):6-14.
    Em artigo inédito, Franklin Leopoldo e Silva desenvolve os sentidos da memória na produção da identidade, destacando as relações significativas do presente com o passado e o futuro na construção da história. Desse ponto, o autor acentua o papel das instituições nesse processo – um processo de exercício de poder, no qual se tem, na verdade, a institucionalização do poder – e, dentre elas, em particular a instituição universitária.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  2
    Teoria crítica e evolução social (i): sobre a origem e relev'ncia do conceito de aprendizagem social na obra habermasiana da década de 1970.Wescley Fernandes Araujo Freire - 2023 - Griot 23 (3):43-65.
    O presente artigo tem como objetivo principal apresentar a origem e relevância teórica do conceito de aprendizagem social para o modelo habermasiano de Teoria Crítica, inicialmente a partir da obra _Problemas de legitimação no capitalismo tardio_ (1973), assumido como categoria articuladora do liame entre a teoria da evolução social e a teoria da sociedade desenvolvidas pelo autor na obra _Para a reconstrução do materialismo histórico_ (1976). Partindo da introdução do conceito científico-social de crise, Habermas esboça os pressupostos da teoria da (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  15
    A polêmica sobre supostos “empréstimos” do Budismo ao Cristianismo e sua relevância para a fase inicial da Ciência da Religião institucionalizada (The polemics on alleged “borrowings” of Christianity from Buddhism). DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n31p914. [REVIEW]Frank Usarski - 2013 - Horizonte 11 (31):914-943.
    Na segunda década do século XX iniciou-se um debate polêmico sobre a possibilidade de que fontes budistas tenham influenciado escrituras cristãs. Nas décadas seguintes, o assunto tornou-se um tópico intensamente debatido em círculos acadêmicos da época, mas a controversa se acalmou ainda antes da Primeira Guerra Mundial. O presente artigo oferece um resumo sistemático do debate em questão e possibilita a hipótese de que em dois sentidos a discussão era sintomática para os Estudos da Religião da época. Primeiro, o debate (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  25
    Espacio público y participación ciudadana en la gestión pública en Chile: límites y posibilidades.Gonzalo Delamaza - 2011 - Polis: Revista Latinoamericana 30.
    La participación ciudadana ha formado parte del campo discursivo de las políticas públicas chilenas desde 1990. La ponencia presenta un balance crítico del impacto que esas agendas, especialmente ubicadas en la activa política social de los gobiernos de la Concertación (1990 - 2010), han tenido, tanto para la sociedad civil como para la gestión pública. La ponencia analiza los principales mecanismos institucionales de participación ciudadana en políticas públicas desarrollados durante los últimos veinte años en Chile a la luz de su (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  43
    Imagem corporal em crianças institucionalizadas e em crianças não institucionalizadas.Lorena Emilia Zortéa, Carla Meira Kreutz & Rejane Lúcia Veiga Oliveira Johann - 2008 - Revista Aletheia 27:111-125.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  8
    Entre la movilización y la institucionalización. Los dilemas de los movimientos sociales (Argentina, 2001-2010).Ana Natalucci - 2011 - Polis 28.
    Respecto de la movilización argentina reciente se identifican dos ciclos: pre-crisis de 2001 y pos-crisis. El primero gozó de una fuerza destituyente excepcional, constituyendo un ethos participativo. El segundo se caracterizó por la necesidad de incorporar la dimensión instituyente de la política. El objetivo de este artículo es debatir esa falsa dicotomía destituyente/ instituyente que retrotrae a la división entre lo social y lo político. La propuesta es analizar este proceso de movilización y evaluar críticamente esas divisiones que marcaron esta (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  12
    A biblioteconomia brasileira na década de 1980: um olhar discursivo a partir dos artigos publicados na Revista de Biblioteconomia de Brasília.Gabrielle Francinne de S. C. Tanus, Gabriela Batista da Silva & Rita de Cássia Gomes de Oliveira - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 9 (2):178-198.
    Os discursos da Biblioteconomia brasileira são objeto de estudo desta pesquisa, que se concentrou nos artigos publicados durante a década de 1980 na Revista de Biblioteconomia de Brasília. Essa revista, cujo primeiro número foi publicado em 1973, encerrou suas atividades em 2001 e teve como foco as áreas de Biblioteconomia, Ciência da Informação, Arquivologia e afins. Com a intenção de discutir sobre dois conceitos centrais da Biblioteconomia - o de biblioteca e o de bibliotecário - analisamos as produções que versavam (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 51