Results for ' história do livro'

1000+ found
Order:
  1.  2
    Resenha do livro: BARBOSA, Marialva. História da Comunicação no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.Márcio Souza Gonçalves, Yuri Garcia & Thayz Guimarães Gonçalves - 2015 - Logos: Comuniação e Univerisdade 1 (22).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  21
    O discurso do livro didático de física: Por Uma escolha pela diferença.Mariana Fernandes Dos Santos, Nathalia Helena Alem & Jorge Ferreira Dantas Junior - 2018 - Odeere 3 (6):290.
    O discurso didático que a escola vem construindo ao longo da história da educação brasileira tem em seu bojo o centralismo epistemológico eurocêntrico institucionalizado. Sendo assim, entendemos ser necessário a constante problematização em torno desses discursos na ação docente. Neste artigo, temos como objetivo analisar a forma como são discursivizadas a História e Cultura Afro-Brasileiras, Africanas, e Indígenas no discurso didático do livro de Física do Ensino Médio Integrado ao Técnico em uso no IFBA, campus Eunápolis. Realizamos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. O contributo para o estudi da recepçao dos textos de Averróis (1126-1198) na Península Ibèrica entre os sècs. XIII e XV numa perspectiva da história do livro[REVIEW]Manuel Dadafaz de Matos - 1998 - Humanitas 50:441-476.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  28
    Análise do livro de ester: A ação política do cristão brasileiro E a experiência de deus.André Anéas - 2018 - Revista de Teologia 11 (20):67-79.
    Chama-nos a atenção a relação político-religiosa desenvolvida por cristãos no ambiente laico da política brasileira. O portal de notícias Último Segundo destacou que o nome de Deus foi citado 59 vezes, quase a mesma quantidade de vezes que o termo “corrupção”, na votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados. Será que as experiências de fé destes políticos os impulsionam para estes tipos de declarações – ou seu Deus assim os exige? Ou então, será que os ensinamentos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  15
    A historiografia medieval e a escrita da História: os objetos impressos do Livro dos Feitos.Luciano José Vianna - 2016 - Diálogos (Maringa) 20 (3):30.
    O Livro dos Feitos é uma obra que apresenta as principais conquistas no âmbito da Reconquista realizadas pelo rei Jaime I de Aragão. Os objetos que formam sua tradição textual apresentam não somente as características do primeiro texto produzido pelo rei, mas também destacam as modificações/manipulações que foram acrescentadas aos diversos objetos da tradição textual no decorrer dos séculos. Neste artigo, apresentamos um dos objetos desta tradição textual, especificamente a edição R-15398 da Biblioteca Nacional de España, e analisamos a (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  11
    Tradução da história Uma anedota sua com três (ḫabaruhu mac talāta) do livro Histórias de Abū-Nuwās (Aḫbār Abī-Nuwās) de Abū-Hiffān Almihzamī.Alexandre Facuri Chareti - 2020 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 30:e03006.
    Abū-Hiffān cAbd-Allāh Ibn-Aḥmad Almihzamī foi um importante transmissor da literatura árabe do século IX d.C./ III H. A compilação de histórias que registrou sobre Abū-Nuwās tornou-se uma referência autorizada no que diz respeito à produção deste poeta inovador. As Histórias de Abū-Nuwās contribuem com temas de vinho e erotismo para as fabulosas narrativas que se situam à era dos califas abássidas. A seguinte apresentação e tradução do relato Uma anedota sua com três procura transpor ao português brasileiro o fragmento desse (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  9
    Resenha do livro Política: Uma pequena introdução a um grande tema, de David Runciman.José Costa Júnior - 2020 - Educação E Filosofia 33 (67).
    Estamos cada vez mais céticos em relação à política e aos políticos nessas primeiras décadas do século XXI. A ausência de respostas aos problemas mais próximos dos cidadãos, a dificuldade de representação, além dos frequentes questionamentos morais sobre as práticas dos políticos são alguns dos motivos que fundamentam esse ceticismo. No entanto, há poucas décadas, mantínhamos expectativas melhores acerca das instituições políticas e dos seus líderes. Após os grandes conflitos, derramamentos de sangue e colapsos sociais do século passado, nutrimos grandes (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  62
    Um breve estudo explicativo do livro "O movimento sofista" de G.B. Kerferd.Marcilio Bezerra Cruz - 2015 - Cadernos Do Pet Filosofia 6 (11):93-100.
    A referente resenha busca fazer uma análise mais detalhada acerca do livro: "O Movimento Sofista" de George Kerferd. Objetivamos explicitar os pontos basilares ressaltados pelo autor em contrapartida a análise tradicional dos sofistas ao decorrer da história.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Aspectos políticos e econômicos da circulação do livro didático de História e suas implicações curriculares.Célia Cristina de Figueiredo Cassiano - 2004 - História 23:1-2.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  25
    A identidade do Ensino Religioso a partir dos livros (The identity of Religious Education from the books) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n16p136. [REVIEW]Sérgio Rogério Azevedo Junqueira, Isabel Cristina Piccinelli Dissenha & Sérgio Barbosa Rodrigues - 2010 - Horizonte 8 (16):136-152.
    A identidade do Ensino Religioso como área de conhecimento historicamente pode ser demonstrada a partir dos livros produzidos para sistematizar as reflexões, as pesquisas, enfim os diferentes estudos referentes aos aspectos legais, metodológicos, propostas de conteúdo, sobre a formação de professores e as questões relacionadas ao ensino aprendizagem deste componente curricular. Este artigo deriva do primeiro relatório de uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando uma metodologia histórico-analítica apoiada em documentos impressos e visa compreender a identidade de uma disciplina que progressivamente (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  12
    Recatolizar a Nação: Intelectuais Católicos na Comissão Nacional do Livro Didático.Aldemir Barbosa da Silva & Celso João Carminati - 2020 - Educação E Filosofia 33 (68):885-924.
    Recatolizar a Nação: Intelectuais Católicos na Comissão Nacional do Livro Didático Resumo: Este artigo analisa a presença de intelectuais católicos entre os membros da Comissão Nacional do Livro Didático como indício da relação de poder entre a Igreja Católica e o governo. Tal posição estratégica permite examinar, estimular, indicar e promover os livros didáticos na formação da nação, como aproximar a cultura católica dos princípios nacionalistas. Na primeira parte, apresentam-se sinais do movimento Reação Católica em torno do projeto (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Os livros das normalistas: os manuais pedagógicos na história da formação dos professores no Brasil (1930-1971).Vivian Batista da Silva - 2008 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 10 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  18
    Considerações críticas sobre a abordagem quantificacional dos demonstrativos - acerca do livro de Jeffrey King.André Leclerc - 2003 - Philósophos - Revista de Filosofia 8 (1).
    Os demonstrativos foram considerados tradicionalmente como expressões referenciais. É o que encontramos na história da filosofia desde o início da tradição gramatical ocidental que sempre tratou os demonstrativos como pronomes. A maior provocação no livro de King consiste precisamente em romper com essa tradição ao apresentar os demonstrativos complexos (“esta mesa”, “aquele homem” etc.) como termos quantificados (e, portanto, termos não-referenciais). King apóia seu tratamento sobre exemplos escolhidos que parecem favorecer sua tese, como “aquele arquiteto que construiu essas (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  4
    Ministério diaconal: história e teologia.Carlos Alexandre do Nascimento - forthcoming - Horizonte:1286.
    Luciano Rocha Pinto é professor e pesquisador, doutor em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGH-UERJ), com Pós-doutorado em História, pela Universidade Federal Fluminense (PPGH-UFF) e pós-doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atua na área de história política, poder pastoral no ocidente e perspectivas do espaço sagrado. Além de exercer o ministério diaconal na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  12
    L’histoire du livre.Henri-Jean Martin - 2005 - Cultura:15-26.
    A história do livro é uma invenção alemã nascida das celebrações de Gutenberg, festejadas anualmente naquele país. No último terço do século XIX, em França, Durkheim desenvolveu uma escola sociológica influente que pretendeu anexar a história. Contra o que se opôs um dos seus companheiros da Escola superior normal, Henri Berr. Desde logo acompanhado pelo jovem Lucien Febvre, criou a Revue de synthèse que abriu caminho aos Annales e fundou a colecção da Evolution de L'Humanité, cujos cem (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  34
    Entre o estudo, as orações e o aprendizado do trabalho: uma abordagem do cotidiano das internas do Asylo Coração de Maria de Rio Grande/RS.Hardalla Santos do Valle & Giana Lange do Amaral - 2018 - Dialogos 22 (3):61.
    Este texto tem por objetivo abordar a educação de meninas, órfãs ou em situação de vulnerabilidade, que era efetivada no Asylo Coração de Maria, na cidade do Rio Grande/RS. Entre os elementos discutidos, estão a fundação da instituição e a sua rotina escolar. Como suporte teórico-metodológico evoca-se a História Cultural, visando a análise documental de jornais, livros de matrícula, regimentos e relatórios. Conclui-se que existiam tensões entre as normas e as práticas institucionais, bem como que o incentivo do ensino (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. MONTANDON, Alan. O livro da hospitalidade: acolhida do estrangeiro na história e nas culturas.Sandra Patricia Eder Comandulli - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (1):183-190.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  11
    A história materialista do desejo - uma leitura de 'Selvagens, Bárbaros, Civilizados', de Deleuze e Guattari.Gabriel Pereira Gioppo - 2023 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 22 (1).
    Resumo: Este artigo objetiva realizar uma interpretação do terceiro capítulo do livro O Anti-Édipo, de Deleuze e Guattari, denominado ‘Selvagens, Bárbaros, Civilizados’. Para tanto, serão reconstituídos, de início, alguns dos conceitos fundamentais dos capítulos anteriores, tais como processo esquizofrênico, produção desejante, máquinas sociais e as três sínteses do inconsciente. Em seguida, as três máquinas sociais - a primitiva, a despótica e a capitalista - serão expostas em seu funcionamento, mostrando as configurações específicas entre desejo e socius que lhes são (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  13
    Dictionnaire Encyclopédique du Livre. Volumes 1 e II: A-D; E-M. Sous la direction de Pascal Fouché, Daniel Péchoin, Philippe Schuwer. Responsabili. [REVIEW]José Augusto dos Santos Alves - 2005 - Cultura:365.
    "Do livro como objecto de paixão" poderia ser perfeitamente o subtítulo deste Diction­naire Encyclopédique du Livre. Domínio recente e em pleno desenvolvimento, numa altura em que, impropriamente, se fala do livro electrónico, a História do Livro tem nesta obra colectiva uma irrecusável referência para quem, especialistas, amadores, bibliófilos, professores, estu­dantes ou grande público, deseje estar a par do estado dos conhecimentos nesta área do saber. Na linha pioneira de Henri-Jean Marti...
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Apresentação.Fernando do Nascimento Gonçalves - 2008 - Logos: Comuniação e Univerisdade 15 (2):7-9.
    A crise dos modelos de representação fundadas em unidades coerentes e ordenadas parece ter como um dos traços o que Bruno Latour (1993) chamou de “híbridos”(1). Os híbridos são a figura da multiplicidade que não cabe em categorias e que a modernidade “varia para baixo do tapete”. Atualmente, assistimos ao “retorno dos que nunca foram”, que interpelam de forma contundente nossas formas de vida, fortemente apoiadas na técnica. Mas como apreender os fluxos de discursos e práticas mediatizadas que nos atravessam (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  18
    Histoire du livre.Jean-Dominique Mellot - 2005 - Cultura:27-42.
    A «proto-história» do livro e a história da imprensa foram sobretudo assuntos dos bibliófi­los, dos bibliográficos e dos historiadores da literatura, ou seja, de especialistas ambicionando defender uma identidade, ou de distinguir, na massa da produção impressa ao longo dos sécu­los, o raro, o monumental, o anedótico, o literário... A partir de meados do século XX c com Apparition du Livre (1a Ed. 1958) de Lucien Febvre et Henri-Jean Martin, a história do livro, usufruindo dos (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  8
    Resenha: REIMER, Haroldo. Liberdade Religiosa na História e nas Constituições do Brasil. São Leopoldo: Oikos, 2013.Jair Souza Leal - 2014 - Horizonte 12 (36):1419-1421.
    Resenha do livro: REIMER, Haroldo. Liberdade Religiosa na História e nas Constituições do Brasil. São Leopoldo: Oikos, 2013.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  13
    Políticas do imaginário: História, educação e cultura visual.Cayo Honorato - 2016 - Filosofia E Educação 8 (1):38.
    Neste texto, repasso algumas questões do livro A guerra das imagens, do historiador Serge Gruzinski, enfatizando o caráter contraprodutivo das visualidades indígenas em relação às imagens cristãs. Mas, principalmente, proponho que essa leitura seja considerada em um contexto particular de problemas, que diz respeito às narrativas do ensino da arte que trabalham a partir das premissas de uma virada pictorial ; qual seja: o de um domínio da visão pelas imagens e de um déficit de historicidade das visualidades.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  17
    Livros e Bienal.Pedro Paulo Pimenta, Eder Corbanezi, Alexandre Amaral Rodrigues & Rosa Gabriela de Castro Gonçalves - 2021 - Discurso 51 (2):193-205.
    Resenha dos livros Aisthesis. Cenas do regime estético da arte e Le temps du paysage. Aux origines de la révolution esthétique, de Jacques Rancière. De As três fontes das filosofias da história, de Bertrand Binoche, e de A filosofia da fisiocracia: Metafísica, política, economia, de Thiago Vargas. Conta ainda com uma resenha da 34ª Bienal de São Paulo.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  10
    O Niilismo e a Afirmação Ética: A Leitura Deleuziana de Nietzsche e Foucault.Caio Cesar do Nascimento Paz - 2023 - Revista Dialectus 31 (31):72-84.
    Neste artigo, apresento a maneira como o filósofo francês Gilles Deleuze aproxima algumas formulações de Michel Foucault das de Friedrich Nietzsche. Procuro evidenciar como essa aproximação cumpre o papel bastante preciso de criticar o niilismo. Assim, o objetivo deste artigo é apresentar, através dessa aproximação, a leitura deleuziana de Nietzsche e de Foucault e mostrar como ela é uma estratégia do filósofo para questionar a estrutura negativa da dialética e do niilismo a que ela está ligada. A fim de realizar (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  12
    Martins Sarmento Society Library.Fernando Pinto dos Santos - 2006 - Cultura:137-150.
    Quantas vezes nos deslocamos para tão longe, à procura dos segredos da nossa história local, quando temos bem próximo de nós a resposta, se não na totalidade, pelo menos de forma par­cial. É isso que pretendemos mostrar neste artigo sobre a Sociedade Martins Sarmento, enquan­to espaço privado de leitura pública, marco que deixou marcas na história local de Guimarães e que, rapidamente,conseguiu que o seu reconhecimento ultrapassasse fronteiras. Porque surgiu? Como surgiu? São perguntas a que este artigo pretende (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  5
    A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de Frances, pronunciada em 2 de dezembro de 1970.Michel Foucault - 1996 - São Paulo: Edições Loyola.
    Por Laura Fraga de Almeida Sampaio, tradutora do livro A aula inaugural, que Foucault pronunciou ao assumir a cátedra vacante no Collège de France pela morte de Hyppolite, pode ser considerada um texto de ligação entre suas obras, datadas dos anos 60, como História da loucura, As palavras e as coisas, A arqueologia do saber, centradas predominantemente na análise das condições de possibilidade das ciências humanas, e as que se seguiram a maio de 68, como Vigiar e punir, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   12 citations  
  28.  31
    Dossier Booksellers and their heritage.Nuno Medeiros, Daniel Melo, Fátima Ribeiro de Medeiros & Livreiros da Sá da Costa - 2013 - Cultura:319-339.
    Este dossiê representa a continuidade de um projecto que tem procurado debater publi­camente o património dos agentes ligados à produção e circulação do livro. Centrando-se nos espólios dos livreiros, a introdução problematizante e os depoimentos procuram dis­cutir o seu carácter invisível enquanto objecto de pesquisa, salvaguarda e divulgação. Há, então, uma reflexão que urge fazer, à semelhança do que ocorre com o património dos edi­tores (arquivos históricos e não só), no sentido de reconhecer o estatuto patrimonial e histó­rico dos (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  29. A ordem do discurso de Michel Foucault: 50 anos de uma obra que revelou o jogo da rarefação dos sujeitos e a microfísica dos discursos (19th edition).Alex Pereira de Araújo - 2020 - Unidad Sociológica 5:14-23.
    Este ensaio celebra as cinco décadas da publicação do livro A ordem do discurso de Michel Foucault, realizando uma reflexão acerca de sua repercussão entre as ciências sociais e sobre seus usos, principalmente, no campo da linguagem na parte relacionada à análise do discurso de linha francesa. Portanto, trata-se de uma retrospectiva crítica cuja análise começa com a entrevista que Foucault concedeu algumas semanas antes de proferir esta aula aos brasileiros Sergio Paulo Rouanet e José Guilherme Merquior. Em seguida, (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   6 citations  
  30.  24
    Debating about publishers and their heritage: 2nd dossier.Daniel Melo, Carlos da Veiga Ferreira, Fernando Paulouro Neves & Francisco Pedro Lyon de Castro - 2013 - Cultura:321-345.
    Este dossiê representa a continuidade de um projecto centrado no património dos agentes ligados à produção, circulação e recepção do livro. A partir da história e dos espólios de empresas editoriais e de coleccionadores, bibliófilos e/ou divulgadores, a introdução problematizante e os depoimentos convocam a memória dos agentes e debatem as ameaças que pendem sobre essa herança cultural riquíssima e possíveis soluções. As boas práticas de vários países impõem uma reflexão inadiável para o contexto português: que vias de (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  31.  14
    Biografia como gênero na história das ciências – O caso do físico David Bohm.Olival Freire Junior - 2020 - Circumscribere: International Journal for the History of Science 25:40-56.
    Neste artigo, analisamos os desafios historiográficos relacionados à produção de biografias no âmbito da História da Ciência. Em especial, discutimos as ideias apresentadas pelo historiador francês Jacques Le Goff em seu livro São Luís, publicado em 1996. Essa análise, de natureza teórica e metodológica, é cotejada com o esboço panorâmico da biografia do físico norte-americano David Bohm, recentemente publicada sob o título David Bohm – A Life Dedicated to Understanding the Quantum World. O tema tem relevância também para (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. Metafí­sica: história e problemas, de Bonaccini, J. A.; Medeiros, M. da Paz N.; Silva, M. F. e Bauchwitz, O. F. (Orgs.). [REVIEW]Glenn W. Erickson - 2006 - Princípios 13 (19):216-218.
    Resenha do livro de Juan Adolfo Bonaccini, Maria de Paz Nunes Medeiros, Markus Figueira de Silva e Oscar Frederico Bauchwitz (Org.). Metafísica: história e problemas: atas do I Colóquio Internacional da Metafísica . Natal: EDUFRN, 2006, 332 páginas. [Coleçáo Metafísica n. 5].
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Livros de viagem do Oitocentos ea fabricação do Oriente: a Índia ea escrita em Maria Graham.Margareth de Almeida Gonçalves - 2011 - Topoi: Revista de História 12 (22):96-117.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Livros proibidos do Século XVIII.Marcelo Costa - 2011 - História 24:01.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  4
    Palavras e imagens literárias: aproximações entre histórias em quadrinhos e livros ilustrados.Diana Navas & Luara Teixeira de Almeida - 2024 - Bakhtiniana 19 (3):e63806p.
    ABSTRACT This article seeks, from a growing production of works in which literary narratives operate as verbal and visual languages in dialogue, to approach the formats widely found in bookstores, libraries, and in the hands of readers: comics and picturebooks. Thinking about the similarities and differences between them, we can understand how multimodal literature transits between the resources of these formats, without losing aesthetic quality and continuity, that is, highlighting the fluidity between them. To this end, we analyzed theoretical references (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  6
    Deus, a Filosofia e as Universidades: uma história seletiva da Tradição Filosófica Católica.Elton Vitoriano Ribeiro - forthcoming - Horizonte:206117-206117.
    Resenha do livro: MACINTYRE, Alasdair. _Deus, a Filosofia e as Universidades: Uma história seletiva da Tradição Filosófica Católica_. Brasília: Editora Devenir, 2022.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  5
    Criação do mundo e consciência de si em Confissões, XIII, 1-3.Lorenzo Mammì - 2021 - Dois Pontos 18 (1).
    Nos primeiros parágrafos do livro XIII das Confissões, Agostinho interpreta os primeiros versículos do Gênesis de maneira a entrelaçar criação do mundo, surgimento da consciência e história da conversão. Para isso, lança mão tanto da literatura neoplatônica quanto de uma tradição cristã já quase consolidada. Uma das fontes poderia ser o conjunto de tratados sobre a Trindade de Mário Vitorino.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. Contação de história: uma análise da escolha de histórias em um recorte de experiências gaúchas.Edgar Roberto Kirchof & Rosa Maria Hessel Silveira - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (2).
    Resumo: Palavras-chave Keywords : Children’s literature. Storytelling. Reading. : Literatura infantil. Contação de histórias. Leitura..: Storytelling is considered nowadays a proper strategy to encourage children to develop literary taste and reading and it is therefore being broadly practiced within educational spaces. Within this framework the present article deals with 140 reports on storytelling observation in schools for children’s education and first classes. These reports were carried out in different places in Porto Alegre and its surroundings. It was possible to observe (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  14
    Contação de história: uma análise da escolha de histórias em um recorte de experiências gaúchas.Edgar Roberto Kirchof & Rosa Maria Hessel Silveira - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (2):203-214.
    A contação de histórias é considerada, atualmente, uma estratégia adequada para iniciar as crianças no gosto pela leitura, sendo uma atividade generalizada nos espaços educativos. Dentro desse quadro, o artigo discute 140 relatos de observação de contação de histórias na Educação Infantil e anos iniciais, realizadas em espaços da região metropolitana de Porto Alegre (RS). Assim, observou-se que, malgrado o caráter lúdico das horas do conto � com fantasias, cenários, fantoches �, há nelas uma evidente pedagogização, através de três dimensões: (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  10
    Sonho, ruína e história: a onirocrítica da sociedade capitalista nos escritos tardios de Walter Benjamin.Fabiano Veliq & Paula Magalhães - 2023 - Cadernos de Filosofia Alemã 28 (1):75-85.
    Nesse artigo, estudamos os escritos tardios de Walter Benjamin, compreendidos entre 1935-1940. Nossa hipótese é que os conceitos de sonho, ruína e história se articulam de maneira intrincada no pensamento da maturidade do autor. A estrutura do texto conta com duas partes argumentativas. A primeira, à luz dos livros N das Passagens e do Exposé (1939), visa examinar detalhadamente como Benjamin opera com uma concepção renovada de sonho a partir de sua inserção nos objetos materiais eles mesmos. A segunda (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  9
    A fotografia em livros didáticos: entre provas e semelhanças.João Batista Freitas Cardoso & Cristiane Mayumi Morinaga - 2018 - Logos: Comuniação e Univerisdade 24 (3).
    Este artigo objetiva estudar o potencial de significação das fotografias em livros didáticos para o Ensino Fundamental. Utilizando como base a teoria semiótica de Charles Sanders Peirce, foi realizada uma análise comparativa entre fotografias publicadas em três diferentes edições de livros de História, de um único autor. Com base nas análises, pudemos identificar os potenciais de significação dos diferentes tipos de fotografias.
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  12
    Esteves Pereira e a História das ideias.José Mauricio de Carvalho - 2017 - Cultura:391-402.
    Neste artigo encontra-se resumido e comentado o método de estudo da história das ideias desenvolvido por José Esteves Pereira. Mostra-se o diálogo que ele estabeleceu com nomes importantes da cultura portuguesa, como Silva Dias, Miranda Barbosa, Joaquim de Carvalho, e anglo-americana, resumida na leitura crítica e interpretação do livro The History of Ideas. An introduction to Method. Também se comenta o afastamento da chamada Nouvelle Histoire e a proximidade do método desenvolvido com aspectos da filosofia culturalista brasileira e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  24
    A trajetória do paladar luso entre os séculos XVII­XVIII: análise de livros de cozinha.Fernando Santa Clara Viana Junior & Patrícia M. Silva Merlo - 2016 - Ágora – Revista de História e Geografia 18 (1):131.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  14
    O acordo legal justo proposto no livro II da "república" de platão.Diogo Norberto Mesti - 2017 - Kriterion: Journal of Philosophy 58 (136):45-64.
    RESUMO O objetivo deste artigo é investigar a justificativa para o contrato no início da história do pensamento político grego, tendo em vista o estatuto do acordo no livro II da "República" de Platão. Pretendese avaliar como Glaucon apresenta o contratualismo da maioria das pessoas como um desdobramento da tese de Trasímaco de que o justo é o vantajoso para o mais forte e em conexão com os valores que levam as pessoas a admitirem a necessidade do contrato (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  11
    O evangelho de Mateus e a história da leitura em edições bíblicas brasileiras.João Leonel - 2024 - Bakhtiniana 19 (1):e63484p.
    ABSTRACT The gospel of Matthew is one of the most beloved and studied gospels in Christianity, having a rich history of reception. The purpose of this paper is to article study its reading in Brazil from selected intertitles in two biblical versions. The research aims to identify how the gospel has been received by Brazilian editors and readers and how editorial intertitles can provide evidence of such reception. In order to achieve such objective, the history of reading and the history (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  6
    Permanências de estereótipos étnico-raciais nos discursos e imagens de livros didáticos.Isis Sousa Longo - 2017 - Odeere 2 (3).
    A pesquisa bibliográfica teve por objetivo analisar discursos e imagens sobre a História e Cultura Afro-Brasileiras, Africanas e Indígenas em coleções didáticas selecionadas pelo PNLD - Programa Nacional de Livro Didático. Mediante a investigação dos conteúdos das unidades temáticas dos livros e suas representações sobre o papel de brancos, negros, indígenas e mestiços para a construção da nação foi possível identificar mecanismos implícitos e explícitos da reprodução de valores da hegemonia européia e da perpetuação do mito da democracia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  5
    Discurso do método.René Descartes - 1968 - Rio de Janeiro,: Ed. de Ouro.
    Cogito ergo sum. "Penso, logo existo." Tal proposição resume o espírito de René Descartes (1596-1650), sábio francês cujo Discurso do método inaugurou a filosofia moderna. Em 1637, em uma época em que a força da razão tal qual a conhecemos era muito mais do que incipiente, e em que textos filosóficos eram escritos em latim, voltados apenas para os doutores, Descartes publicou Discurso do método, redigido em língua vulgar, isto é, o francês. Ele defendia o "uso público" da razão e (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  3
    Brevíssima história de Portugal.Djalma Caselato - 2021 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 1:37-38.
    Neste breve resumo da história de Portugal, Oliveira Marques nos presenteia com uma linguagem leve e atrativa. Seu livro se inicia com um interessante relato sobre os primeiros registros da chegada de seres humanos na península ibérica, a partir dos anos 2000 a.C. Os humanos que vivenciaram esse período sobreviveram à era do bronze e à era do ferro, e foram povoando toda a península até a chegada dos indo-europeus, dos celtas e dos iberos sucessivamente. Sem esquecer as (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. A Crítica à Psicologia em História da Loucura.Marcio Miotto - 2005 - Dissertation, Universidade Federal Do Paraná
    Essa dissertação é resultado de um projeto maior, intitulado “Sobre a Morte do Homem e a Psicologia, em Michel Foucault”. Esse projeto busca analisar as diversas nuances argumentativas empregadas por Foucault nas críticas às “antropologias”, figuradas em seus livros ditos “arqueológicos”. Para isso, parte-se de uma dupla problematização: a autocrítica feita pelo próprio Foucault a seus escritos dos anos 50, tributários de querelas epistemológicas e de fundação da psicologia e das ciências humanas; e a descrição mesma dessas querelas, tomando como (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  50.  15
    Indícios de Uma falta: Sutilezas na ausência negra nos livros didáticos.Maria Aparecida Dias Castro & Antonieta Miguel - 2019 - Odeere 4 (7):199.
    Este texto busca ampliar as percepções sobre os livros didáticos para os anos iniciais do Ensino Fundamental que compõem as quatro coleções utilizadas pelo município de Caetité no período 2010/2018. Para tal empreendimento recorreu-se a uma metodologia analítica e à instrumentos estatísticos, com o intuito de mensurar disparidades e incoerências em termos de representação fenotípica dos indivíduos, do espaço dedicado à abordagem nos conteúdos da história e cultura dos povos africanos e seus descendentes e ainda traçar o perfil dos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000