16 found
Order:
Disambiguations
Adelino Cardoso [37]Adelino Proença Cardoso [1]Adelino Castillo Cardoso [1]
  1. The Art of Controversies.G. W. Leibniz, Marcelo Dascal, Quintin Racionero & Adelino Cardoso - 2006 - Studia Leibnitiana 38 (2):242-244.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   6 citations  
  2.  4
    Apresentação.Adelino Proença Cardoso - 2016 - Cultura:9-11.
    A procura da evidência acompanha todo o esforço de veridição e constitui a forma prínceps da inteligibilidade. A via cartesiana da modernidade reforçou o papel da evidência como critério fundamental da verdade apodíctica. No entanto, a investigação sobre o quadro geral da evidência, os seus operadores e obscuridades é muito recente, devendo-se a Fernando Gil o contributo decisivo. O Tratado da Evidência (1993) e Modos da Evidência (1998) inauguram um programa de investigação, cuja fecundidade...
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  9
    The Leibnizian search for an original way of Modern rationality.Adelino Cardoso - 2013 - Cultura:239-253.
    Leibniz desenvolve uma intensa actividade filosófico-científica ao longo de um período de mais de cinquenta anos, na procura de uma via da modernidade mais complexa do que o mecanicismo vulgar, que reduz significativamente o campo do saber. A correspondência com Jacob Thomasius, seu professor mais influente, permitiu ao jovem Filósofo uma cuidada reflexão sobre dois tópicos nucleares da sua elaboração teórica – o da continuidade e o da forma –, que são, simultaneamente, motivo de afinidade e de divergência entre ambos. (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  1
    Apresentação.Adelino Castillo Cardoso - 2013 - Cultura:11-12.
    No seu número 32, a revista Cultura acolhe os resultados mais significativos da acção integrada hispano-lusa O Surgimento da Ciência Moderna na Europa: G. W. Leibniz (AIB2010PT-00167) (www.leibniz.es/granada-lisboa.htm), uma iniciativa inscrita no projecto Leibniz en Español (FFI2010-15914) (www.leibniz.es), financiada pelo antigo Ministerio de Ciencia e Innovación de España, pela Junta de Andalucía (P09-HUM.5109) e pelo Conselho dos Reitores das Universidades Portuguesas. Iniciada em 2007,...
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  21
    Da espontaneidade da natureza à liberdade do espírito.Adelino Cardoso - 2014 - Doispontos 11 (2).
    O objetivo principal deste artigo consiste em evidenciar a continuidade entre natureza e espírito no pensamento leibniziano. De fato, a adesão de Leibniz à ciência moderna é acompanhada de uma metafísica espiritualista, que o autor corrige no sentido de uma correspondência perfeita entre dois planos de fenómenos funcionando de acordo com princípios distintos. O elo de ligação entre esses dois planos é a noção de espontaneidade, que caracteriza a atividade da natureza e é elevada ao seu grau supremo através da (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  3
    Fulgurações do eu: indivíduo e singularidade no pensamento do Renascimento.Adelino Cardoso - 2002 - Lisboa: Colibri.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  9
    Francisco Suárez (1548-1617): tradição e modernidade.Adelino Cardoso, António Manuel Martins & Leonel Ribeiro dos Santos (eds.) - 1999 - Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Leibniz segundo a expressão.Adelino Cardoso - 1992 - Lisboa: Edic~oes Libri.
    O intento deste trabalho é o aprofundamento da noção de expressão, a exploração do seu significado programático e sistemático. Visa-se, assim, propor uma nova chave para a compreensão da dinâmica interna do pensar leibniziano e do carácter intrínseco do leibnizianismo.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  9. Metafísica leibniziana da comunicação–o paradigma monadológico.Adelino Cardoso - 2011 - Philosophica -- Revista Do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras de Lisboa 37:7-24.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  6
    Natureza, causalidade e formas de corporeidade.Adelino Cardoso, Manuel Silvério Marques & Marta Mendonça (eds.) - 2016 - Ribeirão: Húmus.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  3
    O envolvimento do infinito no finito.Adelino Cardoso (ed.) - 2006 - Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  1
    Rocha, Clara, A caneta que escreve e a que prescreve. Doença e medicina na literatura portuguesa.Adelino Cardoso - 2013 - Cultura:343-347.
    A caneta que escreve e a que prescreve é uma obra única no panorama da pro­dução literária nacional e que representa um contributo notável para o desen­volvimento de uma promissora área de estudos no espaço lusófono: a medicina narrativa, que visa a aproximação entre a medicina e as humanidades, com impli­cações directas na prática clínica. A vasta antologia, que não é nem pretende ser exaustiva, abre com um prefácio de Rui Vilar, que constitui uma reflexão fina e bem documentada sobre (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  3
    Sujeito e Passividade.Adelino Cardoso (ed.) - 2003 - Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  14
    A new magazine of Philosophy?Adelino Cardoso - 2009 - Cultura:87-94.
    O autor desenvolve uma narrativa que combina a descrição com a sua experiência enquanto leitor e sobretudo enquanto membro envolvido no lançamento e dinamização de revistas de Filosofia. O artigo destaca o percurso solitário da Revista Portuguesa de Filosofia, ao longo de décadas, e a sua capacidade de renovação evidenciada na última década; assume que o lançamento da revista Filosofia e Epistemologia significou a pedrada no charco que rompeu com hábitos paralisantes, afirmando um estilo que influenciou projectos futuros, nomeadamente a (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  4
    Vida e percepção de si: figuras da subjectividade no século XVII.Adelino Cardoso - 2008 - Lisboa: Edições Colibri.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  16.  3
    Leibniz, Resumo de Metafísica.G. W. Leibniz & Adelino Cardoso - 1996 - Philosophica: International Journal for the History of Philosophy 4 (8):143-152.