Results for 'Maquiavel'

114 found
Order:
  1.  7
    Maquiavel leitor de Políbio: os povos.Fernanda Elias Zaccarelli Salgueiro - 2022 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 40 (1):46-58.
    A primeira parte do artigo trata das discussões sobre a possibilidade de leitura de Políbio por parte de Maquiavel. Na segunda, aponta-se o limite epistemológico exposto pela teoria política do historiador grego, que coloca as causas externas de corrupção da cidade no lugar de ininteligível. Assinala-se, ainda, a centralidade da ideia de equilíbrio e concórdia entre as partes da cidade. Na última seção, indica-se como Maquiavel insere as relações internacionais na equação política da cidade, ponto em que entra (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  65
    Maquiavel, a república e o desejo de liberdade.Helton Adverse - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (2):33-52.
    O objetivo do artigo é compreender alguns aspectos do republicanismo de Maquiavel concedendo atenção à sua teoria dos humores. Mais especificamente, trata-se de entender qual a natureza do desejo do povo e seu papel na vida política. A principal hipótese deste trabalho é a de que a função que Maquiavel atribui ao povo, o guardião da liberdade, exige, para seu cumprimento, a participação ativa do cidadão nos afazeres cívicos, isto é, sua inscrição no espaço público como agente político. (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  3.  10
    Maquiavel e Rousseau: A luta por reconhecimento.Antonio Cesar Ferreira da Silva - 2020 - Pensando - Revista de Filosofia 10 (21):99.
    A luta por reconhecimento é uma das questões centrais do debate político contemporâneo. Diversos pensadores transformaram esta temática no centro de suas reflexões. No entanto, este debate tem suas origens na obra do pensador Maquiavel. A perspectiva política de Maquiavel, que envolve a questão do reconhecimento, foi fundamental no debate travado entre os pensadores contratualistas como Hobbes, Locke e Rousseau. Assim, como para Maquiavel, o tema da luta por reconhecimento é fundamental para Rousseau. É inegável a influência (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  12
    Maquiavel e a origem das comunidades políticas.Luís Falcão - 2023 - Trans/Form/Ação 46 (1):149-170.
    It is possible to find in Machiavelli an expression of the original consent to explain the origin of the political communities. This paper investigates this hypothesis in the approach of the roman political thought. With Lucretius and Cicero, it is clear the terms of the pact, covenant, consensus, and the primitivism of the difference between man and beasts, the fear and the common safety to founder the political community under the leadership of one man. The paper also debates the Aristotelian (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  5.  99
    Maquiavel E o chamado de cícero.Lucas Eugênio Rocha Medeiros - 2012 - Cadernos Do Pet Filosofia 3 (6):60-69.
    Este artigo aborda a influência do republicanismo ciceroniano no pensamento de Nicolau Maquiavel e pretende demonstrar como este renova a tradição do pensamento político ocidental. Tendo como fio condutor a análise do regime misto e da virtude cívica como elemento comum aos dois autores, pretendemos estabelecer, ao final do texto, a inovação maquiaveliana do elogio dos conflitos frente à valorização da concórdia apregoada pelo republicanismo clássico.
    No categories
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  12
    Maquiavel: a vida civil e a vida militar, das tropas próprias ao uso público da guerra.Flávia Benevenuto - 2023 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 42 (2):7-18.
    Trata-se de investigar os tipos de tropas, tal como apresentados por Maquiavel, procurando compreender as características que destacam as tropas próprias. Feito isso, assumiremos o debate entre o que é público e o que é particular, tal como posto na Arte da Guerra, relacionando-o ao tema da guerra. Tal objetivo diz respeito à investigação anunciada por Maquiavel e que relaciona a vida civil à vida militar. Procurar-se-á mostrar a perspectiva do autor sobre o uso público da guerra tanto (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Virtù e Fortuna em Maquiavel a partir da obra 'O Príncipe'.Rubin Souza - 2014 - Jus Navigandi 1 (1):1-15.
    O trabalho busca esclarecer dois pontos centrais da Filosofia política de Maquiavel – as figuras da Virtù e da Fortuna. A virtú deve ser vista como uma forma do livre-arbítrio do governante, sendo a principal variável na condução do principado.Destaca-se, também, a utilização da variável nacontestação aos valorestradicionais. Já a Fortuna constitui-se na indeterminabilidade de parte dos resultadosdo governo: ela deve ser dominada, conquistada para o benefício do príncipe.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Maquiavel.Marilena Chaui - forthcoming - Filosofia.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  2
    Maquiavel como filósofo.Davi Galhardo Oliveira Filho - 2022 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 67 (1):e40895.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  7
    Maquiavel e a função dos tumultos para a potência militar romana.Douglas Antônio Fedel Zorzo - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (2):284-299.
    O artigo apresenta uma investigação, no âmago do pensamento de Nicolau Maquiavel, sobre o papel que os conflitos romanos ocorridos entre nobres e plebe tiveram para que a República de Roma se tornasse uma potência militar. O entrechoque de desejos de grandes e povo foi responsável por promover naquela cidade um autêntico vivere civile e libero, mas também foi a principal causa de sua expansão político-militar. Aqui, buscaremos elucidar os motivos que alçaram Roma àquela grandeza. Em um primeiro lugar, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  24
    Maquiavel E Hume sobre a natureza da Lei E seus fundamentos sociais.Maria Isabel Limongi - 2018 - Kriterion: Journal of Philosophy 59 (140):571-589.
    RESUMO Trata-se de aproximar Hume e Maquiavel, tomando-os como os expoentes de uma certa corrente não jusnaturalista, formada no início da idade moderna, quanto ao modo de pensar a natureza da lei e, num sentido amplo, a normatividade jurídico-política. Apesar de ter sofrido influência da escola moderna de direito natural, Hume rompe com ela num ponto fundamental - na recusa da noção de pessoa como ponto de partida para pensar a gênese social do ordenamento jurídico-político. No lugar disso, ele (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  6
    Maquiavel na Inglaterra: O leitor David Hume.Nilo Henrique Neves dos Reis - 2020 - Pensando - Revista de Filosofia 10 (21):79.
    Os escritos de Nicolau Maquiavel foram lidos por várias pessoas de modo não confessional desde a sua divulgação. Indícios apontam que os ingleses tiveram acesso as suas obras já no reinado de Henrique VIII, ainda que de forma restrita à elite inglesa, que tinha familiaridade com o idioma italiano. Decerto que as obras do florentino ofereceram uma sólida contribuição ao pensamento político inglês, o que, por sua vez, estimulou uma reflexão crítica ao fenômeno político, bem como aos valores vigentes, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  24
    Maquiavel, Pandemia e a estrutura político-econômica moderna.Marcone Costa Cerqueira - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e17.
    Neste breve artigo, argumentaremos que a pandemia da Covid-19, como outras na história humana, colocou em desnudo as bases da estrutura político-econômica moderna. Defenderemos que tais bases apoiam-se em dois esteios, uma noção política de ‘Estado’, ápice da organização humana, e uma concepção racionalista, técnica e produtiva, que promulga a possibilidade de resposta a qualquer crise surgida na sociedade. Como contrapondo a esta estrutura, apresentaremos a teoria maquiaveliana, que aponta para uma relação indelével entre política e fator natural, natureza e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  5
    Maquiavel E a virtù popular.Antônio David - 2015 - Cadernos Espinosanos 32:165.
    Nas primeiras linhas de seus Discorsi, ao comparar a fundação de Roma com a fundação de Esparta, Maquiavel afirma: " se Roma não teve a primeira fortuna, teve a segunda". Nesse artigo, examinaremos no que consiste a segunda fortuna e sua possível relação com a virtù popular. Opondo-se à tradição, que associa perfeição à indivisão social e ausência do conflito, Maquiavel mostra que foi exatamente a desunião entre a plebe e os grandes o fator que operou decisivamente em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  15
    Maquiavel: do cosmos medieval ao renascentista, a fortuna e as circunst'ncias da liberdade.Flávia Roberta Benevenuto de Souza - 2014 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 59 (1):59-85.
    The circumstances present themselves as definitive when trying to run any human action, especially those that relate to the achievement and maintenance of power. Assuming that the higher the power of fortune less freedom to commit actions that can lead to successful political actor in the world of contingency, it becomes essential to know how it exercises power over the actions of men. But is it possible to do it precisely? We start from the historical context in which the works (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  18
    Foucault, Maquiavel e a crítica da razão política moderna.Helton Adverse - 2014 - Revista Filosófica de Coimbra 23 (46):293-316.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  6
    Um Maquiavel de Althusser: acerca do fundamento na Filosofia Política contempor'nea.Douglas Ferreira Barros - 2011 - Cadernos Espinosanos 25:47.
    O presente texto aprofundará a interpretação de Althusser à obra de Maquiavel naquilo que concerne ao tema dos limites da ação humana. Tomando a análise do príncipe novo e as longas referências à oposição entre as noções de Virtù e de Fortuna, que constam principalmente da obra Política e História, pretendemos mostrar por que a leitura de Althusser do filósofo florentino nos remete a uma discussão contemporânea da filosofia política acerca dos fundamentos do poder e da própria filosofia. A (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  82
    Maquiavel e a educação: a formação do bom cidadão.José Luiz Ames - 2008 - Trans/Form/Ação 31 (2):137-152.
    Maquiavel é popularmente conhecido por uma teoria política associada ao seu nome: “maquiavelismo”. O artigo realiza um esforço inicial para afastar o pensamento maquiaveliano de semelhante concepção. Em seguida, faz uma análise detalhada de todas as ocorrências do termo “educação”, num total de onze, na sua obra. A hipótese que orienta nossa reflexão é de que a educação é pensada por Maquiavel como uma força destinada a controlar a desordem inerente ao movimento tanto do desejo quanto da natureza (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  19.  3
    Maquiavel e a Tradição Republicana.Flávia Benevenuto - 2019 - Prometeus: Filosofia em Revista 11 (30).
    Pretende-se investigar, a partir especialmente dos primeiros capítulos dos Discursos sobre a Primeira Década de Tito Lívio, de Maquiavel, a confluência e divergência de aspectos tradicionais sobre a constituição de Roma em sua fase republicana. Para tal, recorreu-se às Histórias de Políbio e à História de Roma de Tito Lívio, tomando-as como ponto de partida do debate que foi consolidando ao longo da tradição, destacando-se o modo peculiar com que Maquiavel discute o tema.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  12
    Agudíssimo: Maquiavel em Espinosa.Luiz Carlos Montans Braga - 2020 - Pensando - Revista de Filosofia 10 (21):67.
    No Tratado político, Espinosa, ao primeiro movimento do texto, faz dura crítica àqueles que criaram utopias ao tratarem da política. Tais filósofos, afirma, por tomarem os homens não pelo que são, mas pelo que gostariam que fossem, conceberam uma forma de política que nunca pôde ser posta em aplicação. Tese muito próxima à de Maquiavel, presente em O Príncipe, segundo a qual, para escrever coisa útil neste campo, deve-se ir direto alla verità effettuale della cosa che alla immaginazione di (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  1
    Maquiavel, a política e o uso do engano para conquistar a glória.Nilo Henrique Neves dos Reis - 2019 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 17 (2).
    Nesta comunicação se pretende mostrar que há um entrelaçamento entre os escritos políticos de Nicolau Maquiavel e suas composições literárias, particularmente com sua comédia A Mandrágora.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  5
    Maquiavel e o estado.Abelardo Fernando Montenegro - 1957 - Fortaleza,:
  23.  15
    Maquiavel, a democracia e o Brasil.Renato Janine Ribeiro - 2022 - São Paulo: Edições SESC.
  24.  6
    Maquiavel & herdeiros.Diogo Pires Aurélio - 2012 - Lisboa: Temas e Debates.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  25.  9
    Maquiavel e Portugal: estudos de história das ideias políticas.Martim de Albuquerque - 2007 - Lisboa: Alêtheia Editores.
  26.  6
    Maquiavel: A Ética de Um Estado Forte.J. C. T. Dias - 2013 - Páginas de Filosofía 5 (2):91-99.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  25
    Maquiavel: lições das Histórias Florentinas.Sérgio Cardoso - 2018 - Discurso 48 (1):121-154.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. UMA TEORIA DO CONFLITO: MAQUIAVEL E MARX.José Luiz Ames - 2008 - Educere Et Educare 3 (6):55-66.
    This article intends to establish a contact between two proscribed thinkers: Machiavelli and Marx. Although apart in time and in political vision, they offer the possibility of a reflection which is able to provide mutual fecundation. We want to show that Machiavelli’s pessimism and Marx’s optimism both derive from the diverse understanding of what provokes the fundamental division of society into two fundamental antagonistic groups. Whereas one treats it as a division of opposite desires, to the other it is determined (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  29.  5
    Maquiavel, ou o mais longo desvio: Acontecimento, Encontro e Materialismo na filosofia do último Althusser.Pablo Azevedo - 2011 - Cadernos Espinosanos 25:145.
    O presente texto pretende esboçar a leitura de uma teoria do acontecimento no “último Althusser”, a partir de dois textos de capital importância no conjunto de sua obra póstuma: Machiavel et nous e Le courant souterrain du matérialisme de la rencontre. No primeiro texto, Althusser busca através da análise do pensamento do secretário florentino refletir uma teoria da práxis da transformação política; enquanto no segundo ensaio, procura empreender a tarefa de construir genealogicamente uma corrente materialista onde o primado ontológico do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. El príncipe de Maquiavel.Niccolò Machiavelli - 1947 - Buenos Aires,: Ibero Americana. Edited by Frederick.
  31.  6
    Maquiavel, Discursos sobre a Primeira Década de Tito Lívio. Tradução, Introdução e Notas de André Santos Campos e Giovanni Damele Lisboa: Edições 70, 2024). ISBN: 978‑ 972‑ 44‑ 2791‑ 1. 428 pp. [REVIEW]Eduardo de Souza Fagundes - 2024 - Revista Filosófica de Coimbra 33 (65):163-164.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  5
    Uma filosofia do encontro: resenha do livro O tempo e a ocasião, o encontro Espinosa Maquiavel, de Vittorio Morfino.Ricardo Polidoro - 2023 - Cadernos Espinosanos 49:279-283.
    Trata-se da resenha do livro O tempo e a ocasião, o encontro Espinosa Maquiavel, de Vittorio Morfino.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  11
    Lefort e Maquiavel: Ontologia e História.Helton Adverse - 2018 - Discurso 48 (1):85-96.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  6
    Entre antigos e modernos: notas sobre a história em Maquiavel.Ricardo Polidoro Mendes - 2022 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 41 (2):20-32.
    Em seus Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio, Maquiavel discorre sobre as histórias de Roma na busca do sentido da ação, do saber da política entremeado à prática dos antigos. No proêmio ao primeiro livro e no proêmio ao segundo, o florentino tece algumas considerações a respeito das histórias e de como os modernos as apreendem, o que, para ele, se configura como um problema. Com efeito, para Maquiavel, o acesso ao passado não é imediato, seja (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. Natureza e cosmologia em Maquiavel: entre o fatalismo e a autonomia da história.José Luiz Ames - 2016 - Cosmos E Contexto:0-0.
  36.  33
    A teoria dos humores de Maquiavel: a relação entre o conflito e a liberdade.Lairton Moacir Winter - 2011 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 19:43-75.
    The purpose of this work consists of analyzing the place that the big’s and people’s conflict, circumscribed by the theory of humors, occupies in Machiavelli’s political thought and to investigate its relationship with the political freedom. The central hypothesis is that the freedom can only be reached by a balance point among the forces in conflict. For that, it is necessary that the conflict, not being annulled, be rationally regulated and normalized by the republican institutions, changing from negative force into (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  7
    Liberdade como não-governo em Maquiavel: notas sobre a interpretação de Miguel Vatter.Ricardo Polidoro Mendes - 2022 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 40 (1):86-97.
    Interpretações recentes da obra de Maquiavel têm inscrito o pensamento do autor florentino em uma tradição política republicana. Entretanto, essa convergência de leituras não é ponto pacífico que encerra a discussão, haja vista que diversos comentadores debatem em que medida Maquiavel se insere nessa tradição. Este é o caso de Miguel Vatter, o qual retoma a obra do florentino em chave crítica para questionar alguns dos fundamentos de certa tradição republicana, como o vínculo entre liberdade e lei. Com (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  39
    Gramsci além de Maquiavel e Croce: Estado e sociedade civil nos "Quaderni del carcere".Alvaro Bianchi - 2007 - Utopía y Praxis Latinoamericana 12 (36):35-55.
  39.  10
    A virtù e a regra: nota sobre Maquiavel.Luiz Carlos Montans Braga - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 13 (1):109-121.
    O artigo pretende tratar de um tema presente nos Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio, bem como em outros textos de Maquiavel: o dos homens bons plenos de virtù e seu papel na fundação do campo jurídico-político. A primeira questão a ser trabalhada é a do método em Maquiavel. Após, o conceito de virtù será analisado no que se refere a sua importância para a fundação e manutenção jurídico-política da cidade.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  53
    Potência de ação e ordem: o poder e a razão segundo Nicolau Maquiavel e Thomas Hobbes.Wolfgang Kersting - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (1):133-146.
    O autor apresenta aborda, primeiramente, a relação entre poder e razão no pensamento político de Maquiavel. Num segundo momento, apresenta, no pensamento de Hobbes, a trajetória que se estende da razão impotente do estado de natureza até à razão poderosa do Estado, dispensador de segurança. PALAVRAS-CHAVE – Maquiavel. Hobbes. Poder. Razão. ABSTRACT The author analyses in a first moment the relationship between power and reason in the political thought of Machiavelli. In a second moment, he exposes, according to (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  7
    Ação politica e temporalidade nas leituras contempor'neas de Maquiavel: notas para um diálogo entre Althusser, Arendt e Merleau-Ponty.Mariana Larison - 2011 - Cadernos Espinosanos 25:69.
    No presente trabalho tentaremos apresentar, em um primeiro momento, os aspectos gerais da leitura que Althusser fez da obra de Maquiavel, com o fito de compreender de que modo nosso autor entende o momento político da fundação do Estado. Em um segundo momento, objetivamos contrapor essa posição com outros dois modos de entender a instituição ou fundação do político, embora também a partir de Maquiavel, considerando as propostas de Hanna Arendt e de Maurice Merleau-Ponty. Por fim, esforçar-nos-emos por (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  3
    Comentário a “Maquiavel e a Origem das Sociedades Políticas”: Maquiavel e o Realismo Político.Helton Adverse - 2023 - Trans/Form/Ação 46 (1):171-176.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  21
    Sobre a novidade de Maquiavel: notas sobre a interpretação lefortiana do proêmio dos Discorsi.Flávia Benevenuto - 2018 - Discurso 48 (1):109-119.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  13
    O conflito civil e lei na obra de Maquiavel, entre interpretações republicanas e liberais: um comentário ao 'Maquiavelianas' de Sérgio Cardoso.Maria Isabel Limongi - 2023 - Discurso 53 (2):198-204.
    Resenha sobre 'Maquiavelianas' de Sérgio Cardoso.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  5
    Arte da guerra e arte do Estado em Maquiavel.Helton Adverse - 2022 - Universitas Philosophica 39 (79):47-70.
    Aceitando o pressuposto de que política e guerra são domínios afins em Maquiavel, nós pretendemos neste artigo examinar a especificidade da arte da guerra em cotejamento com a arte do Estado. Se as homologias entre os dois campos são evidentes, resta investigar os pontos em que eles se diferenciam de modo decisivo. Para tanto, será preciso fazer duas coisas: por um lado, destacar as principais componentes da arte da guerra como conjunto de práticas; por outro lado, demonstrar que ela (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  9
    Imitação na Ars Politica de Maquiavel: ambiguidades e ambivalências na reinserção da Virtù.Jean Felipe de Assis - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (2):444-465.
    A adequação dinâmica dos bons exemplos, conformando-os às necessidades impostas pelas circunstâncias, insere Maquiavel nos variados usos da _imitatio_ antiga e renascentista. A _imitação_ deve reavivar as práticas civis e as atitudes de _Virtù_, fornecendo ânimo para a realização das ações políticas e das práticas pedagógicas, conforme a atuação como secretário de Florença e seus escritos políticos, históricos e literários salientam. Desse modo, ao revisar a noção de _imitatio_, especificamente na antiguidade e na renascença, contextualizam-se os argumentos de (...) sobre a possibilidade dos humanos alcançarem a _Virtù_ pela imitação das ações adequadas nos _Discorsi_, no _Príncipe_, nas _Histórias Florentinas_ e na _Arte da Guerra_. Ao propor investigações e análises do passado que produzam utilidade e deleite, realçando _o sabor das ações humanas_, os escritos Maquiavelianos realçam a impossibilidade de uma definição pré-determinada sobre quais opções devam ser usadas e sustentam a possibilidade de duas perspectivas, aparentemente antagônicas, serem escolhidas simultaneamente. (shrink)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  5
    Inovação e Conflito nos Capítulos I ao III de O Príncipe de Maquiavel: Pocock e Lefort Contra o Reducionismo Socioeconômico da Noção de Classe na Interpretação de McCormick.Otávio Gonçalves Vieira - 2023 - Analytica. Revista de Filosofia 25 (1):16-31.
    ResumoO artigo aponta o reducionismo da determinação exclusivamente socioeconômica do povo e dos grandes na interpretação de McCormick sobre Maquiavel. Este reducionismo resulta em uma leitura limitada de O Príncipe, não examinando satisfatoriamente os capítulos I ao III e o problema da inovação neles expresso. Defende-se que estes capítulos e este problema podem ser examinados pela tematização do conflito, quando se considera a questão da desunião entre grandes e povo para além do seu caráter socioeconômico.Uma comparação entre as leituras (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Uso político da religião e uso religioso da política: uma análise a partir de duas interpretações exemplares - Marsílio e Maquiavel.José Luiz Ames - 2014 - Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 1 (2):220-239.
    We are presently confronted with an impressive growth of the religious phenomenon. This can be observed not only related to both the outbreak of new religions and the increasing attendance to worship services, but also for the presence of the religious language in the political discourse. We can see nowadays a political use of religion and a religious use of politics. When we approach the religions in a large scale perspective is possible to verify that in all of them both (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  20
    A influência da religião na legitimação do Estado através da obra de Maquiavel.Rafael Bruno Gonçalves - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24.
    O presente artigo pretende demonstrar como a obra de Maquiavel elenca aspectos pertinentes sobre a relação entre religião e Estado, e como estes podem ser analisados através do ponto de vista da teoria política moderna. Suas contribuições relacionadas ao estudo da função política da religião, entendida como item essencial na manutenção, reconhecimento e solidez do Estado, levantam indagações indispensáveis para pensar a influência de determinados preceitos confessionais, relacionados ao poder eclesiástico, na formulação de uma moral política voltada para a (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  5
    República, democracia e conflito: considerações a partir de Maquiavel e Lefort.Helton Adverse - 2023 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 42 (2):29-38.
    O objetivo deste trabalho é demonstrar que o pensamento de Maquiavel, ao colocar no centro da vida política um conflito insuperável entre as partes constituintes da cidade, lança as bases para uma nova compreensão da república e da liberdade. Esta teoria dos “humores”, como ele a denominava, também lança luz sobre o dinamismo das sociedades democráticas, como podemos constatar nos trabalhos de Claude Lefort.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 114