Results for 'Sentimento de culpa'

961 found
Order:
  1.  8
    Sêneca, Freud e a Consciência Moral.Rogério Miranda de Almeida - 2023 - Basilíade - Revista de Filosofia 5 (9):27-39.
    Estas reflexões têm como objetivo principal mostrar a surpreendente coincidência de intuições que se verifica entre Sêneca e Freud no que diz respeito ao conceito de consciência moral e, mais precisamente, à questão do sentimento de culpa. Efetivamente, tanto o estoico romano quanto o inventor da psicanálise sondaram e exploraram com uma acuidade insuperável a dinâmica que se desenrola no interior do sujeito quanto à representação que ele se faz das chamadas más ações. Isto significa que toda diferença (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  10
    Natureza e artifício: Hume crítico de Hutcheson e Mandeville.Fernão De Oliveira Salles - 2020 - Discurso 50 (1).
    Nosso objetivo geral consiste em situar a filosofia moral de David Hume no debate iniciado pela publicação da Fábula das Abelhas de Bernard Mandeville. Pretende-se com isso, matizar a suposta filiação de Hume à filosofia moral de Francis Hutcheson, em especial, e às filosofias do senso moral de um modo geral. Para tanto, além de uma breve exposição das posições de Mandeville e Hutcheson, buscamos realizar uma análise mais detida da concepção humiana de juízo e sentimentos morais, de maneira a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  44
    Juízos reflexivos teleológicos e sua relação com o sentimento de prazer e desprazer.Vera Cristina de Andrade Bueno - 2009 - Trans/Form/Ação 32 (1):73-84.
    Depois de ter estabelecido uma conexão geral entre a faculdade do juízo e o sentimento de prazer e desprazer na “Primeira introdução” à Crítica da faculdade do juízo, Kant, na “Introdução publicada”, restringe, gradativamente, essa conexão aos juízos estéticos e aos juízos que lidam com a sistematização da natureza. Essa restrição acaba por deixar os juízos teleológicos fora da conexão geral anteriormente estabelecida. O objetivo do artigo é propor os passos necessários para restabelecer a conexão entre os juízos teleológicos (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  50
    Expectativas e sentimentos de mães solteiras sobre a experiência do parto.Angela Helena Marin, Tagma Marina Schneider Donelli, Rita de Cássia Sobreira Lopes & Cesar Augusto Piccinini - 2009 - Revista Aletheia 29:57-72.
  5.  19
    Emoções e sentimentos: considerações sobre sua apropriação na abordagem dos dilemas morais.Ricardo Bins Napoli & Lauren Lacerda Nunes - 2015 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 60 (1):129-147.
    This work aims at elucidate the reasons for appropriating the sentiments and emotions in the approach of moral dilemmas. Therefore, first it will start with an analysis of Williams in his article Ethical Consistency where the author approaches de role of the emotions such as remorse and regret, and also introduces the idea of “moral remainder” in moral dilemmas. In a second moment, this work will be concentrated in the analysis of Statman in his article The debate over the so-called (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  10
    Do prazer do sofrimento da culpa ao prazer da produção estética. Considerações sobre má consciência em Nietzsche.Adilson Felicio Feiler - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (3):46-55.
    O problema da má consciência, em Nietzsche, ocupa uma parte central de suas reflexões que se depreendem, de maneira particular, da Segunda Dissertação de Para a genealogia da Moral. Dado o fato do sofrimento ser diagnosticado como uma das expressões do niilismo da cultura ocidental, não se tem como negá-lo, mas sim, desenvolver formas de como concebê-lo, ou seja, de como conviver com este. Desse modo, ao invés do sofrimento atuar como prazer na culpa, da qual demanda a fraqueza (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  4
    O Lugar dos sentimentos na ética de Jean-Jacques Rousseau.Arlei De Espíndola - 2007 - Revista de Filosofia Aurora 19 (25):345.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Marcos Cueto, Culpa y Coraje. Historia de la politicas sobre el VIH/SIDA en Peru.A. C. R. De Romo - 2002 - History and Philosophy of the Life Sciences 24 (2):334-334.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  10
    Para uma arqueologia do sentimento estético: o papel da arte paleolítica na Estética de György Lukács.Leandro Candido de Souza - forthcoming - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  6
    Freud y Kafka, criminales por sentimiento de culpabilidad.Adolfo Vásquez de Rocca - 2014 - Eikasia Revista de Filosofía 55:73-91.
    Se busca dar cuenta del origen y naturaleza de la noción ética y psicoanalítica de culpa. Tanto Freud como Nietzsche se han ocupado de la genealogía de este concepto; cada uno, desde ámbitos distintos, pero que en forma sorprendente confluyen. Asimismo se examina como la noción de culpa es el motivo literario y clave hermenéutica de la sobrecogedora obra de Kafka, lector de Freud. Obras como El proceso, La condena, etc., lo evidencian. La tesis central que aúna este (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  12
    De la irreductible presencia del salvaje hobbesiano en la obra de Sigmund Freud.Rodrigo De La Fabián - 2014 - Revista de Filosofia Aurora 26 (38):15.
    Este artículo tiene por objetivo realizar una crítica inmanente a la obra de Freud. Su principal hipótesis es que el concepto antropológico hobbesiano del estado de naturaleza, como la guerra de todos contra todos, infl uencia Freud y produce algunos impasses mayores en su obra: la imposibilidad de fundar una clínica que no dependa de la sugestión y la imposibilidad de pensar un lazo social ateo, es decir, no regulado por la culpa. Para llevar adelante este encuentro entre Freud (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  3
    La fiducia come sentimento positivo e come risposta della persona dotata di rilevanza etica.Premoli De Marchi Paola - 2020 - Metodo. International Studies in Phenomenology and Philosophy 8 (2):69-95.
    This paper aims to investigate the nature of trust in others. First, we argue that the feeling of trust is an important phenomenon of human existence, but it is not the true root of trust in others. Trust is above all an intentional response of the person, one that must be motivated and adequate to its object. When we trust, we entrust a good that is important to another person so that he or she can take care of it. For (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. O Sentimento Das Coisas, A Contemplação Da Beleza.Joseph Ratzinger & Felipe de Azevedo Ramos - 2013 - Lumen Veritatis 6:111-116.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  14
    A causalidade na esfera dos sentimentos segundo Descartes.Mariana De Almeida Campos - 2014 - Revista de Filosofia Aurora 26 (39):641.
    Este artigo examina quais teorias da causalidade explicam a ocorrência de sentimentos em animais e homens, segundo Descartes. Esse exame é feito à luz do debate entre as teorias ocasionalista e interacionista, bem como da posição de Descartes nesse debate. Nesse contexto, são discutidas algumas objeções a essas teorias, buscando determinar em quais pontos Descartes poderia ser considerado um adepto de uma ou da outra. A hipótese defendida é a de que ele adota certos aspectos da teoria interacionista para explicar (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  10
    A filosofia no limite da negação da Vontade de vida.Juliana Domingues de Campos - 2020 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 18 (1).
    No penúltimo parágrafo de O mundo como vontade e como representação, Schopenhauer, contra a tendência do livro até então, dá um caráter especial à razão na negação da Vontade de vida. O conhecimento abstrato é, nesse contexto, como clarividência da razão, o fundamento para se atingir o conhecimento puramente intuitivo. A partir da análise de algumas formas de conhecimento (conceito, sentimento e Ideia) apresentadas no tomo I da obra, tem-se uma diferenciação clara entre os âmbitos da explicação e da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  70
    A Obra Científica de Leonardo da Vinci: Controvérsias na Historiografia da Ciência.Amélia de Jesus Oliveira - 2016 - Trans/Form/Ação 39 (2):53-86.
    RESUMO: Os intérpretes dos manuscritos de Leonardo da Vinci partilham dos mesmos sentimentos de espanto e de fascínio quando examinam sua contribuição para a ciência moderna. Podemos, contudo, perceber uma constante tentativa em prol de uma revisão histórica acerca do papel desempenhado por Leonardo. Observando a história dessas revisões, é possível detectar aspectos significativos das perspectivas históricas e historiográficas dos envolvidos nessa discussão. É o que pretendemos fazer neste trabalho, focando a controvérsia entre Duhem, por um lado, e Sarton, Koyré (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  17.  25
    David Hume e o “número de Dunbar”: uma abordagem evolucionista sobre os fundamentos da moralidade.Marcelo de Araujo - 2016 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 61 (1):89-106.
    O objetivo deste artigo é caracterizar o conceito de justiça como uma convenção social indispensável para a emergência de obrigações morais no contexto de grupos que ultrapassam o “numero de Dunbar”. O artigo retoma, por um lado, a teoria da justiça proposta por David Hume na terceira seção de Uma Investigação sobre os Princípios da Moral, e, por outro lado, a hipótese de Robin Dunbar acerca do número máximo de indivíduos com os quais uma pessoa pode manter relações sociais estáveis (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Emoções e motivação moral: Prinz versus Kant.Borges Maria de Lourdes - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (Espec):59-67.
    Esse artigo pretende responder à seguinte pergunta: Emoções e sentimentos são necessários para a moralidade? Essa questão será desdobrada em três outras: 1) Emoções e sentimentos são necessários para a determinação do correto moralmente?; 2) Emoções e sentimentos são necessários para a motivação moral?; e 3) Emoções e sentimentos são necessários para a ação moral? Para responder a essas questões, usa dois modelos distintos: o de Prinz, tal como apresentado no livro The emotional constructions of morals e o de Kant. (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  30
    A opressão simbólica e a resposta do oprimido.Raquel Rocha de Queiroz E. Sousa & Andrey da Silva Brugger - 2018 - Ratio Juris 13 (26):179-192.
    O presente trabalho tem o objetivo de conectar a teoria criada por Pierre Bourdieu sobre a violência simbólica e o texto de Audre Lorde, The use of anger: women responding to racism do seu livro Sister Outsider; demonstrando a importância do debate sobre a relação entre dominante e dominado a partir do viés racial, tema abordado por ambos autores em seus textos. Com este fito, pretendemos diferenciar os resultados objetivos do ódio, raiva e culpa, bem como o modo que (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  19
    Senza rabbia. La virtù stoica contro il sentimento tragico della vita.Fulvia De Luise - 2015 - Società Degli Individui 51:7-19.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. A dejanira de ovídio.Márcia Regina de Faria da Silva - 2009 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 2 (19):31-39.
    Ovídio, poeta latino do século I a.C, compôs as Heroides, obra em que heróis e heroínas das lendas escrevem a seus amados(as) ausentes. Todas as cartas apresentam profundo teor trágico, tanto na temática quanto nos aspectos trágicos marcantes. Analisamos a tragicidade na carta de Dejanira a Hércules, na qual a mulher do herói narra seu desespero ao receber a notícia da morte de Hércules, após vestir a túnica que ela havia enviado. Como base para a análise, serão usados os conceitos (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  11
    A semiotic theory of self-control.Juliana Acosta López de Mesa - 2020 - Cognitio 20 (2):217-229.
    A presente proposta tem como seu principal objetivo mostrar como a emergência de hábitos autocontrolados de emoções podem ser explicados segundo a gramática especulativa de Peirce. Como resultado, espero mostrar, uma possível aplicação da gramática especulativa, sobre o qual muito é especulado, mas pouco é aplicado; segundo, sugerir uma possível teoria da linguagem entendida como uma forma controlada de nossos sentimentos de tal modo a permitir que sejam compartilhadas e comunicadas. Além disso, e ainda mais importante, isto mostraria que a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  23.  4
    O papel do jogo estético do devaneio no “Argumento negligenciado para a realidade de Deus” de Charles S. Peirce.Rodrigo Vieira de Almeida - 2018 - Cognitio 18 (2):173.
    O presente artigo pretende tecer algumas breves considerações acerca de um importante e heurístico tema da filosofia arquitetônica de Charles Sanders Peirce, a saber, o papel exercido pelo conceito de jogo estético do devaneio no surgimento e estabelecimento de uma crença pragmática na hipótese da realidade de Deus. Seguindo, dentro do limite de espaço disponível, a exposição das etapas do chamado argumento negligenciado para a realidade de Deus, desenvolvido por Peirce em texto homônimo, mostrar-se-á como o conceito de jogo estético (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  10
    História e Fenomenologia da Religião No Pensamento de Eudoro de Sousa.Isaque Pereira de Carvalho Neto - 2023 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (38):289-307.
    Artigo sobre o pensamento do mitólogo luso-brasileiro Eudoro de Sousa acerca da experiência religiosa e de seu acesso cognoscível. Acusando a insuficiência da ciência da História em lidar com a realidade própria do que é poético, filosófico e religioso, por dela se manter essencialmente distante através de uma mediação alegórica, Eudoro de Sousa enfatiza a importância decisiva da experiência imediata de um sentimento de estranheza ou Mistério, quando a tarefa do pensamento é a compreensão da autenticidade da Religião. Neste (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  7
    A alienação como processo de des-naturação do indivíduo e sua nova existência social em Jean-Jacques Rousseau.Juliana Fischer de Almeida - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 15 (1):60-74.
    O presente artigo pretende investigar de que forma a alienação social acarreta o processo de desnaturação do indivíduo e propugna pela formulação de uma nova existência. O “eu” social é corrompido pelo meio no qual vive sendo impossível viver solitariamente. A “luz” da razão acarreta a decadência moral, proporcionando um desequilíbrio entre razão e sentimento. A dicotomia entre aparência e autenticidade realizada por Rousseau será analisada sob o ponto de vista antropológico e suas consequências políticas.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  7
    Três variações sobre o amor na filosofia de Nietzsche.Jelson R. De Oliveira - 2020 - Cadernos Nietzsche 41 (3):79-99.
    Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar três aspectos do tema do amor na obra de Friedrich Nietzsche. Para tanto, parte de dois pressupostos: [1] o sentimento do amor deve ser entendido como parte do projeto de crítica à metafísica e aos idealismos presentes na moral, na religião e na arte; e como consequência, [2] como crítica às noções do amor que remete à tradição socrático-platônico, judaico-cristã e moderna. Para tanto, os três aspectos daí derivados, mostram que o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Ensaios sobre a filosofia de Hume.Jaimir Conte, Marília Cortês de Ferraz & Flávio Zimmermann - 2016 - Santa Catarina: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
    1. Hume e a Magna Carta: em torno do círculo da justiça, Maria Isabel Limongi; 2. Hume e o problema da justificação da resistência ao governo, Stephanie Hamdan Zahreddine; 3 O surgimento dos costumes da sociedade comercial e as paixões do trabalho, Pedro Vianna da Costa e Faria; 4. O sentido da crença: suas funções epistêmicas e implicações para a teoria política de Hume, Lilian Piraine Laranja; 5. O Status do Fideísmo na Crítica de Hume à Religião Natural, Marília Côrtes (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  13
    O conceito de identificação no pensamento de Adorno: entre o ajustamento social e a resistência em direção a uma existência mais humana.Rita de Cassia Thomaz - forthcoming - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação.
    O artigo traz uma discussão acerca da utilização do conceito de identificação por Adorno. A partir disso procuramos dar ênfase para o tema da crítica e da negação da cultura possibilitadas pela apropriação da psicanálise realizada pelo autor. A aplicação do conceito permite analisar o processo de assimilação do indivíduo no capitalismo tardio. Uma vez que a cultura é transformada em mercadoria, e assim absorve o ritmo idêntico e repetitivo da produção mecanizada, que transmite aos indivíduos através dos produtos que (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  12
    Gênese e estrutura do Fio da Meada: Um panorama da obra de Paulo Arantes.Pedro Rocha de Oliveira - 2022 - Dissertatio 53:101-143.
    No presente texto procuramos apresentar um panorama da obra de Paulo Arantes analisando os pontos de contato entre sete de suas principais obras: Ressentimento da dialética, Sentimento de dialética, O fio da meada, Zero à esquerda, Extinção, O novo tempo do mundo e Um departamento francês de ultramar. Procurando ressaltar a preocupação fundamental que alinhava a diversidade temática dessas obras, nos esforçamos em reconstruir a argumentação de Arantes, em especial na medida que lida com o problema dos limites da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. A sogra: A comédia dos erros de terêncio.Marco Antonio Abrantes de Barros Godoi - 2011 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (22):81-88.
    A Sogra (Hecyra) é uma comédia de Terêncio que trata dos desencontros entre personagens que constituem dois grupos familiares: a família de Laques, constituída de seu filho Pânfilo, sua nora Filumena, sua esposa Sóstrata. A família de Filumena, cujo pai é Fidipo e sua esposa Mírrina. A trama gira em torno de desencontros, convenções sociais que sobrepujam os sentimentos entre os parentes e a presença de uma prostituta de nome Báquis. Trata-se de uma peça com base em dramas burgueses que (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  27
    Fronteiras sem'nticas: o dialogismo das linguagens rituais pentecostais e umbandistas – uma análise das expressões gestuais.Valdevino de Albuquerque Júnior - 2019 - Horizonte 17 (52):514-518.
    O espaço ritual constitui-se num locus sagrado de festa. No palco religioso, o sentimento de reconhecer-se cheio do Esp í rito Santo ou incorporado pelas Entidades reescreve, no pr ó prio corpo do sujeito, a autenticidade de sua tradiçã o mitol ó gica. Simultaneamente, a experi ê ncia religiosa reatualiza o poder dessa tradiçã o. E s ã o v á rias as formas em que a narrativa m í tica emerge, vindo à tona e tornando-se tang ível à (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. Fundamentos Schelerianos da Logoterapia.Nathalie de la Cadena & Gustavo Castañon - 2020 - Phenomenology, Humanities and Sciences 1 (1):121-131.
    Resumo: A Logoterapia proposta por Viktor Frankl está fundamentada na teoria dos valores e antropologia de Max Scheler. Frankl constrói seu pensamento psicológico baseado em conceitos-chave do pensamento scheleriano como (i) o valor e os bens, (ii) o querer e os sentimentos, (iii) a hierarquia de valores e (iv) a ideia de pessoa. É com eles que desenvolve suas teses originais da (i) motivação espiritual da ação humana, (ii) busca de sentido e (iii) inconsciente espiritual. Ao fazê-lo, ofereceu não só (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Por uma metafí­sica do sublime.Martha de Almeida - 2009 - Princípios 16 (26):229-255.
    O sublime vem sendo analisado desde a antiguidade com uma marcante relaçáo com a tragédia, seja como gênero literário, seja por meio da Poética , de Aristóteles que nos traduz pela catarse o sentimento do sublime. Na modernidade, novos nomes foram chegando para colaborar com esta teoria: o próprio Hume, em seu ensaio Da tragédia , mostrou-se impressionado com a capacidade que esta forma de arte tem de produzir efeitos táo intensos no espectador. Porém, quem mais fortaleceu a análise (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  18
    Motivação de graduandos em Educação Física para capacitação e tutoria em natação adaptada.Juliana Aparecida de Paula Schuller, Lilian Cristina Gomes do Nascimento, Maysa Venturoso Gongora Buckeridge Serra, Paulo de Tarso Nazar, Cléria Maria Lobo Bittar & Maria Georgina Marques Tonello - 2020 - Aletheia 53 (2).
    Uma das abordagens que estuda o construto da motivação é a teoria da autodeterminação, que discrimina diferentes estilos motivacionais: desmotivação, motivação extrínseca e motivação intrínseca. Este estudoobjetivou identificar motivações de acadêmicos de um curso de Educação Física do estado São Paulo, Brasil, para participarem de uma capacitação em natação para pessoas com deficiência físicas, bem como a motivação para atuação como tutores desse mesmo grupo. Trata-se de um estudo qualitativo realizado por meio de entrevistas semiestruturadas. Participaram 20 acadêmicos do curso (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  3
    O homem e seus múltiplos.Virginia de Araujo Figueiredo - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 3 (5):42.
    O presente artigo é uma homenagem ao filósofo e professor brasileiro Benedito Nunes. Como foi escrito num período histórico de profunda crise sanitária (pandemia da Covid-19), política (ascensão ao poder do neofascismo no Brasil), social (preponderância do sentimento de ódio entre as classes, as pessoas e até dentro das famílias), econômica (aumento da miséria, reingresso do país no Mapa da Fome), numa palavra: crise humanitária, reuni algumas tentativas de definição de homem, ser humano ou essência humana. Não me restringi (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. Is Moral Worth Compatible with Cooperating Inclinations?Rodrigo Jungmann de Castro - 2005 - Princípios 12 (17):05-18.
    Algumas passagens bastante controversas dos Fundamentos da Metafísica dos Costumes sáo comumente interpretados como se Kant propusesse a tese de que as ações náo podem ter qualquer valor moral quando estiverem acompanhadas de inclinações ( Neigungen ) favoráveis a tais ações. O que resulta dessa interpretaçáo é uma retrato de Kant como um severo defensor de uma moralidade em que sentimentos de compaixáo e assemelhados nada acrescentam ao valor moral de uma açáo, e em vez disso, o solapam. Neste artigo, (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Leidenschaften und Interessen: Hegel und die kritische Begründung der politischen Ökonomie.Filipe Augusto Barreto Campello de Melo - 2013 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 1 (2):226-253.
    O presente artigo discute a teoria hegeliana da sociedade civil dentro de um quadro atual, tendo em vista principalmente a tensão entre paixões e interesses encontrada no modelo econômico-político do capitalismo. Esse argumento será desenvolvido em dois momentos. Primeiramente, apresento a contribuição teórica de Hegel a esse debate a partir da concepção de que as paixões se ligam a um conteúdo “particular”, que somente são concebidas como “racionais” através de um processo de formação específico. Eu procuro mostrar que Hegel liga (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. Libros recibidos.Ilu Revista de Ciencias de las Religiones - 2012 - 'Ilu. Revista de Ciencias de Las Religiones 17:281-282.
    El presente estudio propone una lectura de la novela de José Saramago O Evangelo segundo Jesus Cristo a la luz de aquellos textos antiguos judíos y cristianos de temática bíblica que han sido excluidos de los correspondientes cánones sagrados de los judíos, protestantes y católicos. El análisis de la obra del escritor portugués revela un alto nivel de lo que se podría denominar intertextualidad inversa. Para reconstruir la vida de Jesús, Saramago se apropia de episodios, personajes y símbolos tanto de (...)
    No categories
    Direct download (10 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  22
    David Hume and “Dunbar’s number”: an evolutionary approach to the foundations of morality.Marcelo de Araujo - 2016 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 61 (1):89-106.
    The aim of this article is to characterize the concept of justice as an indispensable social convention for the emergence of moral duties in the context of groups that surpass the so-called “Dunbar’s number”. The article resumes, on the one hand, David Hume’s theory of justice, as it is discussed in the third section of An Enquiry Concerning the Principles of Morals, and on the other hand it resumes Robin Dunbar’s hypothesis relative to the maximum number of individuals with whom (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. Ovídio E as inovações na elegia latina.Márcia Regina de Faria da Silva - 2013 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (26):99-104.
    Ovídio, o último autor elegíaco do período augustano, começou sua produção literária seguindo a tradição elegíaca latina, inaugurada por Catulo e intensificada por Tibulo e Propércio, que transformaram a elegia latina em verdadeiro estilo literário independente com temática unificada na paixão amorosa do eu-lírico por uma amada específica, trazendo assim a paixão como uma experiência pessoal, não mítica, como fizeram os alexandrinos. Ovídio inicia sua produção poetizando sua paixão por Corina, no livro Amores, mas sua elegia migra da paixão pessoal (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. Is Moral Worth Compatible with Cooperating Inclinations?Rodrigo Jungmann de Castro - 2005 - Princípios 12 (17-18):05-18.
    la82 12.00 Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-fareast-language:EN-US;} Algumas passagens bastante controversas dos Fundamentos da Metafísica dos Costumes sáo comumente interpretados como se Kant propusesse a tese de que as ações náo podem ter qualquer valor moral quando estiverem acompanhadas de inclinações ( Neigungen ) favoráveis a (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  23
    Vozes que constrangem: mal-estar (res)sentidos em interações didáticas em uma cultura escolar do interior da Bahia.Fernanda de Castro Modl, Cristiane Campos Marques, Anderson de Jesus Caire, Marina Santos Soares Pereira & Maria do Alívio Pessoa Caires Pereira - forthcoming - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação.
    Este artigo visa analisar indícios verbo-visuais de episódios de mal-estar enunciados por alunos que integram turmas da modalidade Educação de Jovens Adultos (EJA) em uma escola do interior baiano. Dedicamo-nos, especialmente, a compreender como os sujeitos semiotizam situações de embaraço social vivenciadas em salas de aula e(m) seus (d)efeitos. Como referencial teórico, partimos de pressupostos da Análise Dialógica do Discurso, da Clínica da Atividade e de outras categorias discursivas para lermos, a partir de uma dimensão axiológica, o corpus que é (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  8
    Homo patiens: implicações filosófico-teológicas da experiência do sofrimento.Cláudia Maria Rocha de Oliveira - forthcoming - Horizonte:738.
    Este artigo tem por objetivo apresentar, a partir de uma leitura de Paul Ricoeur, a experiência do sofrimento como enigma para a razão e desafio para a fé. Os males éticos e religiosos, compreendidos como transgressão e pecado, estão relacionados a uma atitude ativa, a um fazer. O sofrimento inocente, ao contrário, deve ser pensado a partir da perspectiva da vítima. Como justificar a dor de inocentes vítimas de catástrofes, de doenças incuráveis, de violência? É possível, por exemplo, conferir sentido (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. Por uma metafí­sica do sublime.Martha de Almeida - 2009 - Princípios 16 (26):229-255.
    O sublime vem sendo analisado desde a antiguidade com uma marcante relaçáo com a tragédia, seja como gênero literário, seja por meio da Poética , de Aristóteles que nos traduz pela catarse o sentimento do sublime. Na modernidade, novos nomes foram chegando para colaborar com esta teoria: o próprio Hume, em seu ensaio Da tragédia , mostrou-se impressionado com a capacidade que esta forma de arte tem de produzir efeitos táo intensos no espectador. Porém, quem mais fortaleceu a análise (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  12
    A brasilidade modernista: sua dimensão filosófica.Eduardo Jardim de Moraes - 1978 - Rio de Janeiro: Graal.
    Ao ser lançado em 1978, A brasilidade modernista - sua dimensão filosófica ganhou notoriedade pelo ineditismo da abordagem do movimento modernista. Esta nova edição, amplamente revista pelo autor, mantém a organização e as teses do livro, mas a forma da exposição foi simplificada e aperfeiçoada. Por isso mesmo, fica realçada a ruptura de Eduardo Jardim com as teses inocentes que, ainda nos anos setenta, viam a Semana de 1922 como o ato fundador do Brasil moderno. O propósito de abordar filosoficamente (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  4
    A brasilidade modernista: sua dimensão filosófica.Eduardo Jardim de Moraes - 1978 - Rio de Janeiro: Graal.
    Ao ser lançado em 1978, A brasilidade modernista - sua dimensão filosófica ganhou notoriedade pelo ineditismo da abordagem do movimento modernista. Esta nova edição, amplamente revista pelo autor, mantém a organização e as teses do livro, mas a forma da exposição foi simplificada e aperfeiçoada. Por isso mesmo, fica realçada a ruptura de Eduardo Jardim com as teses inocentes que, ainda nos anos setenta, viam a Semana de 1922 como o ato fundador do Brasil moderno. O propósito de abordar filosoficamente (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  5
    Nietzsche e a Fidelidade À Terra: A Arte Como Valoração.Eduardo Marcos Silva De Oliveira - 2019 - Prometeus: Filosofia em Revista 11 (30).
    Pretendemos com este artigo apresentar a arte na filosofia nietzschiana como detentora de afirmação da vida e fidelidade à Terra. Igualmente, descrever como sua manifestação proporciona ao homem novos significados da vida, em razão do seu caráter de criação e valoração proveniente da vontade de poder que o filósofo esquematiza como um valor superior aos valores predeterminados. Como um dos pilares de sua filosofia, Nietzsche ao apresentar a doutrina do eterno retorno como uma opção de formação de caráter, e não (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  27
    Segregação racial, territórios negros e saúde mental.Reinaldo José De Oliveira - 2017 - Odeere 4:84.
    No presente texto, trago para reflexão a segregação racial e a territorialidade negra com ênfase na saúde mental da população negra. De um lado, a segregação racial é abordada por intermédio da literatura que observa o espaço e as relações étnicas e raciais. De outro lado, o território e a territorialidade negra diz respeito aos espaços e lugares vivenciados por homens e mulheres negras que lutam por cidadania. A saúde mental é abordada sob duas perspectivas: os territórios e territorialidades negras (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. El mal como principio psicagógico en la tragedia.Ethel Junco de Calabrese - 2015 - Escritos 23 (51):471-493.
    The work of Sophocles shows the human suffering which might be caused by evil without the presence of guilt. Within the historic confrontation of the Athenian political stage, the presentation of the tragic conflict opposes the illustrated omnipotence: to present that what is divine as incomprehensible is one of the traditional features of Sophocles’ work and his announcement of anti-modernity. “Not-understanding” is the banner of silence when faced with the limit of natural reason. As a response to sophist thought, which (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  14
    Reflexões Acerca da Atenção À Saúde Mental de Mães-Universitárias Após Isolamento Social No Contexto da Covid-19.Kamilly Souza do Vale, Natasha Cabral Ferraz de Lima, Lerlen Michaelle Silva dos Santos, Maria Vitória Rocha de Jesus & Paula Fabiana de Oliveira Palheta - 2024 - Complexitas – Revista de Filosofia Temática 8 (2).
    Contextualizar os processos oriundos de um período pandêmico é reconhecer que, para a nossa sociedade, o que vivemos com a pandemia da Covid-19 foi, de fato, inédito e histórico. Além de apresentar um cenário de acúmulo de emoções, mudança de rotina e sentimentos de medo e angústias, uma nova forma de interação social e trabalho precisou ser vivenciada. Assim, verificamos a importância de levantar reflexões acerca da maternidade vivenciada no contexto de isolamento social pelas mulheres que são mães discentes e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 961