Results for 'espaço lógico'

1000+ found
Order:
  1.  12
    O Espaço Lógico Das Razões de Wilfrid Sellars e a Racionalidade Do Discurso Religioso: Uma Vindicação.Gabriel Ferreira da Silva & Alex Ribolli - 2023 - Síntese Revista de Filosofia 50 (158):447.
    Resumo: O problema básico a cuja resposta se almeja nesse artigo é o problema geral da epistemologia da filosofia da religião: é possível falar de uma racionalidade, de um modo geral, do e no discurso religioso? É racional, a título de exemplo, falar-se – e, mais ainda, defender – proposições como “há vida depois da morte”, “existe Deus”, “a alma reencarna e é eterna”, “Jesus ressuscitou ao terceiro dia” etc.? Para uma plêiade de autores a resposta é negativa; para uma (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  23
    A problemática do espaço: Um problema kantiano no tractatus.Thiago Aquino - 2015 - Philósophos - Revista de Filosofia 20 (1):37-64.
    This article presents a reading of aphorism 6.36111 of Tractatus Logico-Philosophicus by Wittgenstein, from its localization in the critical, wide-reaching, debate on the project of transcendental philosophy. The intention of the article consists of clarifying the historical background suggested by the mention of the?Kantian problem”. This shows that Wittgenstein found in the context of the dispute about spacial representation, that which is not explicity in the aphorism, some arguments to reject the key concept of Kant’s theoretic philosophy: the ideality of (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  4
    O significado do termo “efeito emanante” para a natureza do espaço newtoniano.Raquel Anna Sapunaru - 2011 - Griot : Revista de Filosofia 4 (2):20-32.
    Na teologia newtoniana, o primeiro Ser existente seria Deus, a quem ele considerava como a Inteligência criadora e mantenedora do universo e não sua alma. Assim por inferência, o espaço também resultaria desta existência divina, não como uma de suas criações, mas como uma emanação. Por isso, argumento que Newton teria usado o termo emanação da mesma forma que Plotino o havia apresentado e não como sinônimo de criação, ou ainda, de inferência, conforme defendido por alguns lógicos do século XVIII.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Ican 2008-nas encruzilhadas do romance antigo espaços, fronteiras, intersecções.Nas Encruzilhadas do Romance Antigo Espaços - 2008 - Humanitas 60:380.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  11
    Considerações sobre a Teoria da Informação Sem'ntica em An Outline of a Semantic Theory of Information de Bar-Hillel e Carnap.Ralph Leal Heck - 2021 - Analytica. Revista de Filosofia 23 (2):124-133.
    Esta apresentação identifica os principais conceitos envolvidos na teoria semântica da informação na obra An Outline of a Semantic Theory of Information de Bar-Hillel e Carnap. Inicio indicando as influências e desdobramentos sobre a elaboração desta teoria, seguido dos principais conceitos que os autores usarão para tratar o conteúdo semânticodas sentenças. O ponto de partida são operações conjunto-teoréticas, inicialmente através das funções In e Cont. Mas a dificuldade com a adição os leva a especificar o conceito de informatividade semântica por (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  16
    Concretude e Virtualidade Nossas Liberdades na Era da Internet.Eduardo Luft & Rosana Pizzatto - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (2):544-574.
    Como qualquer outra sociedade humana, as comunidades virtuais enfrentam questões éticopolíticas. Discussões sobre os direitos humanos dos internautas, especialmente os relativos à liberdade humana, e sobre a legitimidade de modelos de regulamentação estão sempre presentes nos fóruns internacionais da Internet. A disputa contemporânea pela verdadeira concepção da liberdade ainda coloca na arena os herdeiros de Kant e de Hegel. Seguindo a via dialética, vemos como um dos principais desafios de nossa época desvelar o conceito de liberdade que emerge de uma (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  7.  17
    Variedades de Realismo Metafísico.João Branquinho - 2015 - Revista Portuguesa de Filosofia 71 (4):725-752.
    Resumo: Este ensaio contém uma exposição e discussão de um conjunto de variedades da concepção acerca de propriedades conhecida como Realismo Metafísico, o ponto de vista de que pelo menos algumas propriedades de coisas são propriedades universais. Tais formas de realismo metafísico, algumas das quais existem apenas no espaço lógico das concepções realistas, são determinadas pelas posições tomadas relativamente a três problemas centrais acerca de universais: o problema da sua localização; o problema da sua exemplificação; e o problema do seu (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. A Metafísica na Ciência: da progressiva rejeição ao reconhecimento de uma certa inevitabilidade.Vasco Mano - manuscript
    O foco deste trabalho repousa sobre um certo caminho histórico percorrido pela ciência, como um todo, no sentido desta se despir de qualquer revestimento metafísico e que teve como marco incontornável a criação, em 1929, do Círculo de Viena. Abordamos algumas tendências e limitações desse movimento e argumentamos que o metafísico terá sempre um espaço no seio mais íntimo da reflexão científica. Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Filosofia das Ciências I, parte do curso de Filosofia da (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. A natureza do juízo de Moore: Um zurück zu Kant inglês?Marcos Amatucci - 2017 - Synesis 9 (1):125-140.
    O artigo de Moore para a Mind de 1898 marca o rompimento deste e futuramente de Russell com o idealismo. Para fazer isso Moore tem que criticar uma interpretação de Kant oriunda do idealismo alemão e abraçada por Bradley. Tanto para Moore quanto para Russell, para saltar do idealismo para o realismo, rompendo com Bradley e com a versão inglesa do hegelianismo, é necessário reconstruir uma base de fundamentação filosófica para substituir a lógica idealista; e fazem isto reconstruindo a epistemologia (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. Modernidade, inf'ncia e linguagem em Walter Benjamin // Modernity, childhood and language in Walter Benjamin.Eloiza Gurgel Pires - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (2):245-274.
    Este estudo retoma os limiares de Walter Benjamin, nos escritos e espaços de errâncias que condensam o pensamento do filósofo em torno do processo de modernidade em um conjunto de transformações no tempo e no espaço da grande cidade. Interessam-nos, sobretudo, os estudos de cidade de Benjamin articulados à sua crítica do conhecimento. No rastro do pensamento benjaminiano, a cidade é pensada enquanto corpus de reflexão que envolve outras categorias para além do racionalismo que torna as imagens urbanas uma série (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  12
    Sobre um possível contexto filosófico de descoberta da intuição heurística: uma interpretação a partir da Estrutura das Revoluções Científicas de Thomas Kuhn / About a possible discovery context of heuristics intuition: an interpretation of The Structure of Scientific Revolutions by Thomas Kuhn.Onorato Jonas Fagherazzi & Paul Correa Henning - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020004.
    Na análise do desenvolvimento da história e filosofia das ciências, deparamo-nos com uma questão: haveria um contexto favorável à possível emergência de uma intuição ou a mesma seria completamente desprovida de qualquer espaço que pudesse fomentá-la? Deixando de lado antigas teorias que defendiam a intuição ser proveniente dos deuses, ou outras que não exploravam espaços pelos quais ela pudesse ser favorecida, defendemos, com Kuhn, uma possível vinculação a ela favorecedora. Trata-se de uma conjuntura de fatores apresentados como elementos centrais da (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Tractatus logico-philosophicus.Ludwig Wittgenstein, G. C. M. Colombo & Bertrand Russell - 1975 - London: Routledge and Kegan Paul. Edited by C. K. Ogden.
    Bazzocchi disposes the text of the Tractatus in a user-friendly manner, exactly as Wittgenstein's decimals advise. This discloses the logical form of the book by distinct reading units, linked into a fashioned hierarchical tree. The text becomes much clearer and every reader can enjoy, finally, its formal and literary qualities.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   483 citations  
  13.  11
    Espaços discursivos como possibilidade de formação humana e inclusão.Sumika Soares de Freitas Hernandez-Piloto, Nazareth Vidal da Silva, Mariangela Lima de Almeida & Gabriela Melo Santana de Almeida - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:278-295.
    Os Espaços Discursivos, fundamentados nos conceitos da Teoria do Agir Comunicativo de Jürgen Habermas, possibilita por vias democráticas, debates sobre formação, gestão e inclusão escolar no âmbito das Redes de colaboração estabelecidas entre a universidade, as redes de ensino municipais, estadual e com Instituições de Ensino Superior de países lusófonos; pela via do projeto de pesquisa e extensão. Busca-se compreender o Espaço discursivo como espaço de participação entre sujeitos que mediante o discurso, apresentam argumentos para elaboração de consensos e fortalecimento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  15
    Tractatus logico-philosophicus.Ludwig Wittgenstein (ed.) - 1975 - London: Routledge and Kegan Paul.
    Bazzocchi disposes the text of the Tractatus in a user-friendly manner, exactly as Wittgenstein's decimals advise. This discloses the logical form of the book by distinct reading units, linked into a fashioned hierarchical tree. The text becomes much clearer and every reader can enjoy, finally, its formal and literary qualities.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   147 citations  
  15. Tractatus Logico-Philosophicus (trans. Pears and McGuinness).Ludwig Wittgenstein - 1961 - Routledge.
    Perhaps the most important work of philosophy written in the twentieth century, the Tractatus Logico-Philosophicus first appeared in 1921 and was the only philosophical work that Ludwig Wittgenstein (1889-1951) published during his lifetime. Written in short, carefully numbered paragraphs of extreme compression and brilliance, it immediately convinced many of its readers and captivated the imagination of all. Its chief influence, at first, was on the Logical Positivists of the 1920s and 30s, but many other philosophers were stimulated by its philosophy (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   132 citations  
  16.  45
    Tractatus Logico-Philosophicus.Ludwig Wittgenstein - 2023 - Nordic Wittgenstein Review 11.
    Tractatus Logico-Philosophicus by Ludwig Wittgenstein: three parallel tree-structured editions. (1) Tree-structured arrangement of the German text, edited by David G. Stern, Joachim Schulte and Katia Saporiti. (2) Tree-structured arrangement of the English translation by Ogden and Ramsey, edited by David G. Stern. (3) Tree-structured arrangement of the English translation by Pears and McGuinness, edited by David G. Stern.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   300 citations  
  17.  4
    Tractatus logico-philosophicus ; Philosophische Untersuchungen.Ludwig Wittgenstein - 1990 - Leipzig: Reclam Verlag. Edited by Peter Philipp & Ludwig Wittgenstein.
  18. Tractatus logico-philosophicus.Ludwig Wittgenstein - 1922 - Filosoficky Casopis 52:336-341.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1831 citations  
  19. Tractatus Logico-Philosophicus.Ludwig Wittgenstein - 1956 - Revista Portuguesa de Filosofia 12 (1):109-110.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1024 citations  
  20. Logico-linguistic papers.Peter Frederick Strawson - 1971 - Burlington, VT: Ashgate.
    This reissue of his collection of early essays, Logico-Linguistic Papers, is published with a brand new introduction by Professor Strawson but, apart from minor ...
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   60 citations  
  21.  29
    Espaço, Extensão e Número; Suas Relações e seu Significado na Filosofia Bergsoniana.Debora M. Pinto - 1998 - Discurso 29:133-174.
    Este Artigo pretende acompanhar a análise bergsoniana da multiplicidade numérica e do tempo homogêneo, conceituação do tempo operada principalmente pela ciência; o objetivo desta análise é esclarecer o papel do espaço na formação do número e na apreensão conceitual da duração, explicitando o procedimento geral da inteligência humana.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. A Logico-Linguistic Inquiry into the Foundations of Physics: Part 1.Abhishek Majhi - 2022 - Axiomathes (NA):153-198.
    Physical dimensions like “mass”, “length”, “charge”, represented by the symbols [M], [L], [Q], are not numbers, but used as numbers to perform dimensional analysis in particular, and to write the equations of physics in general, by the physicist. The law of excluded middle falls short of explaining the contradictory meanings of the same symbols. The statements like “m tends to 0”, “r tends to 0”, “q tends to 0”, used by the physicist, are inconsistent on dimensional grounds because “m”, “r”, (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  23.  14
    Logico-semantic aspects of truthfulness.Scott was Scott - 1984 - Bulletin of the Section of Logic 13 (3):1-5.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  9
    O espaço público da escola - um mundo significado nas relações eu-outro.Nelita Bortolotto & Raquel Salek Fiad - 2017 - Bakhtiniana 12 (3):5-21.
    RESUMO Discutimos neste trabalho a cultura no espaço público da escola com base em ensaios de alunos de licenciatura em Letras-Português em que expressam suas representações sobre a relação eu-outro no ato da docência em estágio supervisionado. Questionamos se esses alunos, no cotidiano do labor magisterial, nos momentos constituintes do agir ético em diálogo com a estética da profissão, vivem a realidade viva do ato da docência de sujeitos, pelo primado da individualidade e da alteridade no plano do reencontro, no (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  25.  9
    Desacuerdo lógico y agregación.Diego Tajer - 2017 - Theoria: Revista de Teoría, Historia y Fundamentos de la Ciencia 32 (1):63-87.
    En este artículo, exploro la posibilidad de aplicar los métodos y resultados de la Agregación de Juicios al problema del desacuerdo lógico. Es decir, desarrollo y evalúo maneras en que individuos que desacuerdan lógicamente pueden generar una lógica colectiva. Pruebo una versión de la paradoja discursiva, donde el voto por mayoría en un grupo de lógicos estructurales puede generar lógicas subestructurales, y luego elaboro un resultado de imposibilidad más general. Más adelante, analizo diferentes maneras de evitar la paradoja, en particular (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  27
    Naturalizing Logico-Mathematical Knowledge: Approaches From Psychology and Cognitive Science.Sorin Bangu (ed.) - 2018 - New York: Routledge.
    This book is meant as a part of the larger contemporary philosophical project of naturalizing logico-mathematical knowledge, and addresses the key question that motivates most of the work in this field: What is philosophically relevant about the nature of logico-mathematical knowledge in recent research in psychology and cognitive science? The question about this distinctive kind of knowledge is rooted in Plato’s dialogues, and virtually all major philosophers have expressed interest in it. The essays in this collection tackle this important philosophical (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  27. Uso logico e uso reale della ragione: origine e ruolo regolativo delle idee.Lorenzo Sala - 2018 - Con-Textos Kantianos 8:303-318.
    In questo articolo si analizzano congiuntamente l'origine delle idee e il loro uso regolativo. A questo scopo si comincia considerando la connessione tra uso logico della ragione e definizione della ragione in generale come facoltà dei principi. Si considera poi come la rappresentazione di un incondizionato derivi necessariamente dall'uso logico, e come quindi questo implichi necessariamente un uso reale della ragione. Si considera poi come le varie rappresentazioni dell'incondizionato diano origine alle idee trascendentali. Infine, si considera l'uso regolativo delle idee (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  28.  34
    Tractatus Logico-Philosophicus: German and English Edition (trans. C.K. Ogden).Ludwig Wittgenstein - 1981 - Routledge.
    The Tractatus Logico-Philosophicus first appeared in 1921 and was the only philosophical work that Ludwig Wittgenstein (1889-1951) published during his lifetime. Written in short, carefully numbered paragraphs of extreme compression and brilliance, it immediately convinced many of its readers and captured the imagination of all. Its chief influence, at first, was on the Logical Positivists of the 1920s and 1930s, but many other philosophers were stimulated by its philosophy of language, finding attractive, even if ultimately unsatisfactory, its view that propositions (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  29. O espaço social da dúvida - Negacionismo, ceticismo e a construção do conhecimento.Ernesto Perini-Santos - 2023 - Estudos de Sociologia 28 (1):1-23.
    À primeira vista, pode-se pensar que toda restrição à dúvida é contrária à progressão do conhecimento e antidemocrática. Este argumento é utilizado por diferentes sabores de negacionismo. No entanto, um exame do modo como funcionam dúvidas nos mostra que existem exigências epistêmicas para a legitimidade da dúvida que não são satisfeitas pelos negacionismos. Uma consequência deste argumento é que a normatividade epistêmica não é absorvida pela normatividade política. A especificidade da normatividade epistêmica, que explica porque a dúvida de negacionistas não (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. The Logico-Algebraic Approach to Quantum Mechanics.C. A. Hooker - 1975
     
    Export citation  
     
    Bookmark   12 citations  
  31.  3
    Logisch-philosophische Abhandlung: Tractatus logico-philosophicus.Ludwig Wittgenstein - 1989 - Frankfurt am Main: Suhrkamp. Edited by Brian McGuinness & Joachim Schulte.
  32.  34
    Tractatus Logico-Philosophicus: English Translation.Ludwig Wittgenstein - 1975 - London: Routledge.
    Perhaps the most important work of philosophy written in the twentieth century, the Tractatus Logico-Philosophicus first appeared in 1921 and was the only philosophical work that Ludwig Wittgenstein (1889-1951) published during his lifetime. Written in short, carefully numbered paragraphs of extreme compression and brilliance, it immediately convinced many of its readers and captivated the imagination of all. Its chief influence, at first, was on the Logical Positivists of the 1920s and 30s, but many other philosophers were stimulated by its philosophy (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  33.  24
    Tractatus Logico-Philosophicus.Alonzo Church - 1958 - Journal of Symbolic Logic 23 (2):213-213.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   34 citations  
  34.  7
    Logico-Linguistic Papers.P. F. Strawson - 1971 - Tijdschrift Voor Filosofie 37 (4):731-732.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   45 citations  
  35.  13
    O espaço do tempo, segundo o judaísmo.José Augusto Martins Ramos - 2006 - Cultura:233-252.
    Mais do que tratar o conceito genérico de tempo, o objectivo deste texto foi o de articular em sistema algumas das coordenadas principais que integram e compõem o conceito de tempo na lexicografia e no pensamento do judaísmo. Acaba por se verificar que com estas coordenadas se representa uma intensa concepção da História enquanto vivência sobretudo dramática de acontecimentos e que este núcleo essencial do tempo-acontecimento avoca para dentro de si o próprio conceito de espaço e de mundo, miticamente, tal (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  5
    Os espaços público, privado e doméstico: algumas contribuições e problematizações dos estudos feministas a partir dos anos 1960.Vanessa Lucia de Assis Rebesco - 2020 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 2 (2):531-559.
    O objetivo deste artigo é discutir as complexas e flutuantes definições sobre os espaços público e privado a partir dos anos 1960, focando especialmente nas críticas elaboradas pelas feministas, para destacar as importantes contribuições dessas teóricas tanto para o alargamento conceitual desses dois espaços quanto para a problematização da esfera doméstica. Dos anos 1960 em diante, as feministas mostram que as tradicionais e históricas polarizações dos espaços sociais legitimam estruturas e práticas de dominação masculina, assim, ficam mais evidentes as relações (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  5
    Pensée logico-mathématique: nouveaux objets interdisciplinaires.Olivier Houdé & Denis Miéville - 1993 - Presses Universitaires de France - PUF.
    En deux parties: pensée logico-mathématique et psychologie; pensée logico-mathématique et sciences cognitives.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  13
    Tractatus Logico-Philosophicus.Marc A. Joseph (ed.) - 2014 - Peterborough, CA: Broadview Press.
    Ludwig Wittgenstein’s _Tractatus Logico-Philosophicus_ is among the most ambitious and influential philosophical works of the early twentieth century, and in recent years it has again occupied a central position in discussions of Wittgenstein’s philosophy. Written in an austere and meticulous style, the _Tractatus_ addresses questions in the philosophy of language, logic, and metaphysics, and, according to its author, provides a solution to all the problems of philosophy. This Broadview Edition contains the original English translation by C.K. Ogden and Frank P. (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  39. Espaço público e vida privada.Moisés de Lemos Martins - 2005 - Revista Filosófica de Coimbra 14 (27):157-172.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  20
    Tractatus Logico-Philosophicus.Alonzo Church - 1950 - Journal of Symbolic Logic 15 (2):157-157.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   27 citations  
  41. Tractatus Logico-Philosophicus: German and English.Ludwig Wittgenstein - 1981 - Routledge.
    The Tractatus Logico-Philosophicus first appeared in 1921 and was the only philosophical work that Ludwig Wittgenstein published during his lifetime. Written in short, carefully numbered paragraphs of extreme compression and brilliance, it immediately convinced many of its readers and captured the imagination of all. Its chief influence, at first, was on the Logical Positivists of the 1920s and 1930s, but many other philosophers were stimulated by its philosophy of language, finding attractive, even if ultimately unsatisfactory, its view that propositions were (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  42.  15
    Logico-Linguistic Papers.P. F. Strawson - 1971 - Foundations of Language 14 (3):441-447.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   31 citations  
  43. Lo lógico y lo histórico en la Economía Política Clásica: un seudo-problema.Francesc Agües - 1972 - Teorema: International Journal of Philosophy 2 (6):81-92.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. Tractatus Logico-Philosophicus Logisch-Philosophische Abhandlung.Ludwig Wittgenstein - 1980 - Suhrkamp.
  45.  5
    Tractatus Logico-Philosophicus’ta Saçmanın İşlevi.Umut Morkoç - 2023 - Kilikya Felsefe Dergisi / Cilicia Journal of Philosophy 10 (2):136-148.
    Wittgenstein Tractatus Logico-Philosophicus’un sonunda, kendisini anlayan okuyucunun, söylediklerinin saçma olduğunu göreceğini söyler. Eserin bu paradoksu eserle tanışan hemen her okuyucu için bir kafa karışıklığı vesilesidir. Eğer eserde dile getirilenler saçmaysa bunların saçma olduğu da dahil olmak üzere eserin dile getirdiklerini ciddiye almamak gerekir, eğer eser ciddiye alınacaksa söylenenlerin saçma olduğunu kabul etmek gerekir. Eserin bu paradoksunun nasıl ele alınması gerektiğine dair hatırı sayılır bir literatür vardır. Bu çalışmada, Tractatus Logico-Philosophicus’taki bu paradoksun, saçmanın sağaltıcı işleviyle değerlendirildiğinde eseri anlamayı engellemeyeceği fikri savunulacaktır. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  14
    Ação, espaço público e memória na perspectiva de Hannah Arendt.Suzana Oliveira de Almeida - 2022 - Griot 22 (3):55-62.
    Ao tomarmos como ponto de partida a vida ativa, vemos que a pluralidade, categoria que fundamenta a ação, manifesta-se em meio ao espaço público. O campo da política é o da pluralidade, sendo que nele é necessária à liberdade que é a própria condição da política e, assim sendo, o espaço público torna-se a esfera acolhedora de ambas. É nessa esfera que se constituem as memórias e as narrativas através das ações praticadas nesse espaço. Assim, temos como objetivo demonstrar como (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  8
    Tempo, espaço e causalidade na primeira e segunda fases do pensamento de Nietzsche a partir de um estudo comparativo com a epistemologia de Schopenhauer.Márcio Luiz Silva & Ricardo de Oliveira Toledo - 2024 - Aufklärung 11 (1):99-118.
    This article has two tasks: to investigate the notions of space, time and causality in Schopenhauer’s theory of knowledge and, subsequently, to carry out a comparative study of the results obtained with the epistemological considerations between the first and second phase of Nietzsche’s thought. It is understood that conclusions concerning the world as representation had an echo in the first digressions of the author of The Birth of Tragedy on the conceptions of space, time and causality. However, the departures begin (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  1
    Espaço, justiça e ética universal.Rosalvo Nobre Carneiro - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:344-355.
    A sustentabilidade ambiental é um conceito-chave nas ciências naturais, sociais e humanas. A leitura naturalística, focada na descrição do quadro natural dissociado da humanidade que o integra, porém, pode enfraquecer a discussão, gerar déficit de criticidade e atuar como fonte de ideologia. Logo, não se pode reduzir o discurso da sustentabilidade às questões do desmatamento das florestas, a emissão do carbono, ao efeito estufa, por exemplo. O discurso ambiental a partir de 1990 foi acompanhado, por sua vez, pela valorização da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  10
    Espaço Físico e outros tipos de espaço.Filipe Pamplona - 2023 - Perspectivas 8 (1):197-245.
    Apresenta-se uma síntese do estudo comparativo das classificações de Ernst Mach, Rudolf Carnap e Hans Reichenbach, com um objetivo principal: a demarcação do problema geral – “o que é espaço?” – em prol da delimitação do problema específico: “o que é espaço físico?” Para isso, é necessário contrastar tal conceito com os demais “tipos de espaço” que designam os diferentes significados que a palavra ‘espaço’ pode assumir; significados estes restritos à interseção das áreas da física, da matemática e da filosofia. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  39
    Tractatus Logico-Philosophicus.D. F. Pears, B. F. Mcguinness & Bertrand Russell - 1963 - Philosophical Review 72 (2):264-265.
1 — 50 / 1000