Results for ' Modernização'

36 found
Order:
  1.  5
    Modernização, democracia e caráter nacional da educação em Minas Gerais, pela análise da Revista do Ensino. 1925 a 1929.Vera Lúcia Abrão Borges - 2008 - Educação E Filosofia 16 (31):111-134.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  17
    Igreja católica e modernização social. A crise do catolicismo a partir da experiência missionária de um grupo de jovens italianos em Belo Horizonte nos anos 1960.Massimo Bonato - 2015 - Horizonte 13 (38):1169-1170.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  10
    Um mundo sem mediações: descolonização africana como teoria política da modernização periférica.Leno Francisco Danner & Fernando Danner - 2022 - Griot 22 (3):149-161.
    Utilizaremos o conceito de sociedade sem mediações, calcada no racismo estrutural, tal como proposto por Frantz Fanon, para explicar a tendência regressiva própria às sociedades de modernização periférica, mormente o Brasil. A partir de uma crítica a Gilberto Freyre e a Florestan Fernandes, os quais assumem uma noção de objetivismo sociológico necessitarista com caráter apolítico-despolitizado para explicar o desenvolvimento e as contradições da sociedade brasileira hodierna (o sadismo-masoquismo de Freyre; a incapacidade negra para a ética protestante do trabalho, por (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  16
    Os missionários redentoristas alemães e as expectativas de progresso e modernização em Goiás.Robson Rodrigues Gomes Filho - 2018 - Horizonte 16 (50):944-948.
    Founded in 1732 in Scala by Afonso Maria de Liguori, the Congregation of the Most Holy Redeemer became one of the most important Catholic missionary congregations to work in Europe in the 19th century, both in the consolidation of ideals ultramontanos, as in the religious action with the faithful Catholics of the peripheries and rural areas. In Germany the Redemptorists experienced until the 1860s an intense moment of missionary activity and parochial care, especially in Bavaria, whereby they became especially known (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Sistemas agrários na Velha Província: O processo de transição para o trabalho livre sob o signo da Modernização Conservadora (1850-1888). [REVIEW]Daniel de Pinho Barreiros - 2008 - Topoi. Revista de História 9 (17):22-44.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  19
    Western modernization and Marxist political theory: an alternative to lib-eralism Modernização ocidental e teoria política marxista: uma alternativa ao liberalismo.Leno Francisco Danner - 2016 - Doispontos 13 (1).
  7.  21
    Dos interesses weberianos dos sociólogos da religião: um olhar perspectivo sobre as interpretações do pentecostalismo no Brasil.Paulo Gracino Júnior - 2008 - Horizonte 6 (12):69-92.
    Resumo O objetivo central deste texto é mapear a influência da sociologia weberiana na produção intelectual sobre o fenômeno religioso no Brasil. Mais especificamente, buscaremos compreender de que forma a prédica weberiana que estabelece a "afinidade" do protestantismo pietista com o "desencantamento" das imagens religiosas do mundo e a modernidade capitalista foi apropriada pela Sociologia da Religião, na tentativa de compreender o crescimento do pentecostalismo no Brasil. Assim, rastrearemos a produção sociológica, buscando estabelecer um paralelo entre as representações da sociedade (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  19
    Sentido filosófico no brasil dos primeiros debates acerca da relação entre mente E corpo.Leonardo Ferreira Almada & Luiz Alberto Cerqueira - 2009 - Philósophos - Revista de Filosofia 14 (1):79-107.
    Nosso objetivo é destacar o sentido filosófico no Brasil dos primeiros debates suscitados pela ideia de uma psicologia científica. Para tanto, trabalharemos com os textos de dois autores em especial, Gonçalves de Magalhães e Tobias Barreto. Nosso interesse é o de demonstrar em que sentido estes filósofos foram capazes de oferecer oposição a uma tendência positiva vigente na Psicologia e, ao mesmo tempo, superar o caráter contemplativo da consciência de si inerente à Psicologia sob a égide dos Jesuítas, e em (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  37
    De Xangô a Candomblé: transformações no mundo afro-pernambucano (From Xangô to Candomblé: transformations in the afro-pernambucan world) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n29p13. [REVIEW]Zuleica Dantas Pereira Campos - 2013 - Horizonte 11 (29):13-28.
    A diversidade dos cultos e práticas religiosas afro-brasileiras e a consequente multiplicidade das suas experiências já foram ressaltadas pelos estudiosos do fenômeno principalmente na virada do milênio. Propomos-nos nesse texto a discutir de que forma essas religiões conseguiram preservar traços marcantes das culturas e crenças passadas de geração em geração e ao mesmo tempo, modernizar suas práticas e modos de vivenciar a experiência religiosa uma vez que precisam adaptar-se aos novos tempos e, portanto, a novas expectativas e anseios dos praticantes. (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  21
    A política democrática entre institucionalização e espontaneidade: apontamentos a partir da teoria da modernidade de Habermas.Leno Francisco Danner - 2017 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 62 (3):798-834.
    Neste artigo, critico a estratégia metodológico-programática, por parte da teoria da modernidade de Jürgen Habermas e de seu consequente procedimentalismo jurídico-político, em termos de utilização da correlação entre teoria de sistemas e teoria normativa como base para o entendimento-enquadramento da modernização ocidental, o que leva a um duplo problema: primeiro, ao fato de que os sistemas sociais são estruturas lógico-técnicas, de caráter autorreferencial, auto-subsistente, autônomo e fechado em relação ao mundo da vida, marcados basicamente por racionalidade instrumental e dinamizados (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  12
    A educação do negro na imprensa paulista do fim do século XIX.Kadine Teixeira Lucas & Daniel Ferraz Chiozzini - 2020 - Educação E Filosofia 33 (69):1433-1465.
    A educação do negro na imprensa paulista do fim do século XIX Resumo: O presente artigo é parte de uma pesquisa que contempla os projetos para a educação dos ingênuos veiculados na imprensa paulista entre a promulgação da Lei do Vente Livre e os anos subsequentes à abolição da escravidão. Tomando como pressuposto que as ideias são produtos culturais gestados em redes de sociabilidade, analisamos de que maneira as noções acerca de raça e modernização relacionavam-se às propostas educativas para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  43
    Simondon e o construtivismo: uma contribuição recursiva à teoria da concretização.Andrew Feenberg - 2015 - Scientiae Studia 13 (2):263-281.
    ResumoEste artigo defende que a teoria da concretização de Gilbert Simondon é útil tanto para os estudos sobre ciência e tecnologia quanto para a teoria política. Por "concretização", Simondon compreende o processo de multiplicação de funções propiciadas pelas estruturas de um dispositivo. Ele oferece o exemplo do motor com resfriamento a ar, que combina resfriamento e contenção em uma única estrutura, a caixa do motor. A concretização contrasta com projetos "abstratos", que acrescentam estruturas para cada função, complicando o dispositivo e (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  13. O processo de cientificização da pedagogia expresso na passagem da noção de experiência para experimento na literatura educacional especializada // The scientific process of pedagogy in the transition of experience for to experiment presented..Bruno Gonçalves Borges & Gatti Júnior - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (1):77-100.
    Este artigo parte do entendimento de que a cientificidade na pedagogia exigiu desta área do conhecimento suprimir a experiência como elemento vital da formação do homem, enquanto elevava a comprovação e regularidade do experimento ao patamar de destaque nos seus processos. A partir desta consideração, pretende-se tratar da transformação do conceito de experiência no campo educativo. Inicialmente, abordam-se as questões relacionadas à terminologia e significação do conceito “experiência” e sua possível transformação em “experimento”, e os desdobramentos dessa transição no campo (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  14
    A Cooperação Militar entre Brasil e Suriname / Military Cooperation between Brazil and Suriname.Paulo Gustavo Pellegrino Correa & Paulo Raul Costa Guerra - 2018 - Dialogos 22 (3):76.
    O presente artigo tem como objetivo analisar a cooperação militar entre Brasil e Suriname. Nas últimas décadas a América do Sul tornou-se plataforma estratégica de inserção internacional, modernização da defesa nacional e amadurecimento das relações regionais nos temas de segurança e defesa. Nosso recorte temporal é entre o ano de 1975, ano de independência do Suriname e de inicio de suas relações diplomáticas com o Brasil, até o ano de 2014, final do primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff. A (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  21
    Impactos Econômicos dos Governos de Fernando Henrique e Lula da Silva sobre as Forças Armadas.Luiz Claudio Duarte - 2020 - Dialogos 24 (1):513-539.
    Os governos de Fernando Henrique Cardoso são considerados responsáveis por uma forte redução do Estado através de políticas de contenção dos gastos públicos, as quais atingiram também as Forças Armadas. Inversamente, os governos de Lula da Silva apresentaram um discurso desenvolvimentista, que, supostamente, favoreceu o investimento nas Forças Armadas, invertendo as tendências das gestões anteriores. O artigo faz, a partir da leitura de dois textos do cientista político João Roberto Martins Filho e de dados estatísticos da SEORI, a análise crítica (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  28
    Modernity and the ecological crisis: from uncertainty of risk to ethical responsibility.Silvia Maria Santos Matos & Antônio Carlos dos Santos - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (2):197-216.
    Resumo: O objetivo deste artigo é analisar a crise ambiental, a partir do conceito de modernidade e, levando em consideração a preocupação com a natureza, debater as possibilidades de pensar uma ética da responsabilidade que influencie as práticas da ciência e da política. A discussão tomou como referência diversos autores que examinaram a modernidade e sua relação com o contexto da crise, entendida como resultado do caráter experimental na expansão das ciências e das técnicas. Diante disso, as saídas aqui indicadas (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  6
    Ensino superior e os paradigmas da política neoliberal.Hebert de Melo - 2010 - Griot : Revista de Filosofia 1 (1):16-23.
    Este artigo científico procurou investigar o processo de adaptação da Universidade Brasileira aos novos paradigmas impostos pelas políticas neoliberais. A análise se faz a partir de breve histórico do liberalismo e de suas imbricações no ensino. Apontando também a relativização da suposta democratização e modernização do ensino pelas novas perspectivas impostas pelo mercado. São levantadas também questões como autonomia universitária e legitimação da instituição de ensino superior.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  13
    The Chinese Model and Chinese Wisdom of Modernization.Li Xiaodong - 2020 - Educação E Filosofia 33 (69):1223-1253.
    The Chinese Model and Chinese Wisdom of Modernization 1: The Soviet model of socialism and the American model of capitalism are the two major solutions to modernization. Under the guidance of the traditional Chinese Doctrine of the Mean and the Marxist dialectical materialism, the Communist Party of China, by successively learning from these two major solutions and combining with the actual situation of China, has proposed Chinese solutions of socialism with Chinese characteristics to modernization of state governance and thus offered (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  73
    A desconstrução da política linguística educacional: em foco a identidade do professor de português (3rd edition).Alex Pereira De Araújo - 2016 - Revista Ibero-Americana de Estudos Em Educação, 11 (3):1259–1280.
    Este trabalho busca refletir sobre a política linguística nacional veiculada nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Português (ensino fundamental) cujo discurso se traduz em um método sofisticado de controle e em uma forma eficaz de gerir a mudança (LAWN, 2001, p. 117). Nesse sentido, pode-se dizer que “todo sistema de educação é uma maneira política de manter ou de modificar a apropriação dos discursos, com os saberes e os poderes que eles trazem consigo”(FOUCAULT, 2008, p. 45). A partir da abordagem discursivo-desconstrutiva (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  20.  22
    A identidade em parâmetros curriculares: em questão a subjetividade do professor de Português.Alex Pereira De Araújo & Élida Paulina Ferreira - 2011 - Revista Eletrônica de Educação 5 (2):96-123.
    Utilizando a abordagem discursivo-desconstrutiva, este trabalho busca refletir sobre a política linguística nacional veiculada nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Português (ensino fundamental) cujo discurso se traduz em um método sofisticado de controle e em uma forma eficaz de gerir a mudança (LAWN, 2001, p. 117) para impor uma nova identidade ao professor. Através dessa abordagem, pretende-se apresentar e discutir os resultados analisados, cujo foco recai sobre as representações da (s) identidade (s) e competências construídas para os professores neste discurso, representações (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  21.  37
    A desconstrução da ordem do discurso e a violência simbólica nas Orientações Curriculares Nacionais: em questão a identidade do sujeito-professor.Alex Pereira De Araújo - 2013 - Horizontes de Linguística Aplicada 11 (2):127-158.
    Sobre a política linguística nacional veiculada nas Orientações Curriculares Nacionais de Português no ensino médio, cujo discurso se traduz em um método sofisticado de controle e em uma forma eficaz de gerir a mudança, é o que buscamos refletir neste trabalho. Nesse sentido, podemos dizer que" todo sistema de educação é uma maneira política de manter ou de modificar a apropriação dos discursos, com os saberes e os poderes que eles trazem consigo"(FOUCAULT, 1996, p. 45). Com base na abordagem discursivo-desconstrutiva (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  22.  12
    Gênese e estrutura do Fio da Meada: Um panorama da obra de Paulo Arantes.Pedro Rocha de Oliveira - 2022 - Dissertatio 53:101-143.
    No presente texto procuramos apresentar um panorama da obra de Paulo Arantes analisando os pontos de contato entre sete de suas principais obras: Ressentimento da dialética, Sentimento de dialética, O fio da meada, Zero à esquerda, Extinção, O novo tempo do mundo e Um departamento francês de ultramar. Procurando ressaltar a preocupação fundamental que alinhava a diversidade temática dessas obras, nos esforçamos em reconstruir a argumentação de Arantes, em especial na medida que lida com o problema dos limites da (...) capitalista, a relação entre esses limites e a racionalidade moderna, e a bizarra sobrevida civilizacional para além deles. Esse tríplice problema é várias vezes recolocado na obra de Arantes, na medida que a atenção do autor oscila entre sua manifestação na periferia mundial e nas metrópoles capitalistas. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  2
    Integridady dualidad moral: Lo personal y lo político en la identificatión ciudadana con la comunidad política.Gustavo Pereira - 2004 - Revista Portuguesa de Filosofia 60 (1):177 - 195.
    Como consequência dos processos de modernização das sociedades contemporâneas, a imparcialidade, como uma das chaves do tratamento igualitário, converteu-se em elemento constitutivo de toda a teoria moral. A imparcialidade é lograda através de processos de abstracção e de formalização que geram a desvinculação dos sujeitos do seu ethos. Esta desvinculação é a que funda a dualidade de perspectivas pública e privada, com o primado da segunda sobre a primeira sempre que se apresentam situações de conflito. Perante este problema, que (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  15
    O papel do filósofo: uma perspectiva africana.Francisco Antonio de Vasconcelos - 2022 - Griot 22 (3):93-101.
    O desejo de compreender o que, afinal de contas, cabe à filosofia realizar e, como consequência disso, qual papel está reservado ao filósofo, no jogo da vida e do conhecimento, embora bastante antigo (no Fédon, Platão já havia se esforçado para definir o que compete ao filósofo fazer), tendo recebido muita atenção ao longo do século XX, continua se mantendo bem atual. Assim, nesta exposição, nós também trataremos disso, entretanto, fazendo um recorte, o continente africano. Desse modo, o nosso objetivo (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  10
    Agostinho da Silva, de engajado filólogo a humanista militante e crítico: itinerário seareiro em tempos de formação do Salazarismo.Amon Pinho - 2021 - Educação E Filosofia 34 (71):607-678.
    Agostinho da Silva, de engajado filólogo a humanista militante e crítico: itinerário seareiro em tempos de formação do Salazarismo Resumo: Este estudo reconstitui o itinerário teórico-político de Agostinho da Silva entre os anos de 1928 e 1933, sobretudo através da análise de uma série de artigos que publicou na Seara Nova, relevante revista portuguesa de “doutrina e crítica”. À luz desse recorte temático-cronológico, o viés aqui privilegiado perspectiva: 1) uma parte pouco conhecida, porém representativa, da obra de juventude de Agostinho (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  13
    O monumental prédio do Jardim da Inf'ncia anexo à Escola Normal de São Paulo: demolição de um emblema da República (São Paulo, 1896-1939) / The monumental Building of the Kindergarten annex to the Normal School of São Paulo: demolition of an Republic emblem. [REVIEW]Mirian Jorge Warde & Sandra Aparecida Melro Salim - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:111-134.
    Este artigo analisa a trajetória do Jardim da Infância da Escola Normal de São Paulo idealizada por republicanos paulistas que tinha como projeto a organização e modernização da instrução pública do estado em fins do século XIX. Mesmo fazendo parte do complexo construído para atender a educação do povo, o prédio idealizado para o Jardim da Infância não resistiu às pressões políticas e econômicas, e foi demolido em 1939. As razões da demolição deste prédio que pôs por terra a (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  22
    Diversidade, democracia e justiça: as minorias político-culturais e a educação básica pública.Leno Francisco Danner, Julie Dorrico & Fernando Danner - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022036.
    O texto aborda a correlação de democracia, diversidade e educação a partir da condição própria às minorias político-culturais que são efetivamente construídas desde a tríade racismo biológico, fundamentalismo religioso e eurocentrismo-colonialismo, rediviva política e culturalmente pela ascensão do fascismo como eixo estruturante das instituições e da vida sociopolítica brasileira hodierna enquanto consequência e estágio último de nossa modernização conservadora. Nosso problema de investigação pode ser definido com a seguinte pergunta: como é possível desconstruir-se a tríade racismo, fundamentalismo e colonialismo, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  10
    América latina, o discurso filosófico-sociológico da modernidade, a ce-gueira histórico-sociológica das teorias da modernidade: notas programá-ticas para uma práxis decolonial latino-americana.Leno Francisco Danner, Agemir Bavaresco & Fernando Danner - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 18 (2):295-324.
    Neste artigo, defendemos que as teorias euronorcêntricas da modernidade, cujo mote é a reconstrução filosófico-sociológica do processo de modernização ocidental sofrem de uma cegueira histórico-sociológica que é caracterizada por três pontos básicos: o desenvolvimento dessa mesma modernização ocidental como um processo autorreferencial, auto-subsistente, auto-suficiente, endógeno e autônomo, de modo que haveria a modernidade enquanto racionalização e todo o resto enquanto tradicionalismo, o que, por outro lado, não impede as teorias da modernidade de correlacionarem modernidade-modernização, racionalização, universalismo e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  5
    Crise econômica hodierna como crise do poder: Algumas considerações/Current economic crisis as power crisis: some considerations.Leno Francisco Danner - 2013 - Pensando - Revista de Filosofia 3 (6):93.
    Defendo, neste artigo, que a atual crise econômica não pode ser entendida nem apreendida consistentemente apenas a partir de sua redução a um déficit interno à estrutura produtivo-financeira, em termos de queda nos padrões de acumulação; na verdade, essa crise é originada de uma crise do poder diretivo em termos de sociedade, que acirra a separação entre as esferas econômica, política e social, a partir da defesa de uma autorreferencialidade do âmbito econômico em relação aos demais, que, por causa disso, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  5
    Descentramento, crítica e transformação.Fernando Danner & Leno Francisco Danner - 2021 - Philósophos - Revista de Filosofia 26 (1).
    Desenvolveremos dois argumentos. Primeiro: a utilização do dualismo antropológico – modernidade e pré-modernidade, pós-tradicional e tradicional – por parte de filosofias europeias como base da constituição do discurso filosófico-sociológico-antropológico da modernidade-modernização ocidental implica na consolidação de uma compreensão exclusivista da modernidade ocidental como europeização, demarcada pela ideia de que ela é um processo basicamente autônomo, independente, endógeno, autorreferencial, autossubsistente e autossuficiente, sem qualquer relacionalidade com o outro da modernidade, completamente separada dele, bem como na anulação e na deslegitimação dos (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  10
    Educação, resistência e politização: sobre o sentido da educação na literatura indígena brasileira contempor'-nea.Leno Francisco Danner, Julie Dorrico & Fernando Danner - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (3):211-228.
    Argumentamos, no artigo, a partir de uma análise sistemática da produção literária de escritores/as indígenas brasileiros/as, que, desde a segunda metade do século XX, os povos indígenas passaram a afirmar a e a utilizar-se da esfera pública, sob a forma de ativismo, de militância e de engajamento, enquanto a estratégia e o lugar por excelência para a tematização da questão indígena no país, como forma de reação a processos de expansão socioeconômica e de negação político-cultural que punham em xeque a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  4
    O Ethos democrático contempor'neo: das culturas tradicionais à fusão de culturas/The Contemporary Democratic Ethos: from Traditional Cultures to Fusion of Cultures.Leno Francisco Danner - 2014 - Pensando - Revista de Filosofia 4 (8):116.
    O artigo defende que, desde a segunda metade do século XX, o processo de evolução de nossas sociedades é marcado pela acelerada fusão e pela cada vez mais intensa miscigenação de culturas, que apontam para o enfraquecimento das culturas e das instituições tradicionais por causa da constituição de uma nova cultura, fundida e miscigenada, afirmadora do pluralismo e do individualismo, bases para o universalismo moral. Além disso, nesse mesmo período, a crítica ao modelo de modernização ocidental, que estaria destruindo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  11
    Pensamento indígena brasileiro como crítica da modernidade: sobre uma expressão de Ailton Krenak.Leno Francisco Danner, Fernando Danner & Julie Dorrico - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (3):74-104.
    Neste artigo, desenvolveremos a crítica de Ailton Krenak à modernidade-modernização ocidental como uma monocultura de ideias que se constitui como uma estrutura autorreferencial, autossubsistente, endógena, autônoma e autossuficiente, não necessitando do outro da modernidade em termos de ajuda e de crítica. Utilizando a ideia de colonialismo como teoria da modernidade, identificaremos cinco problemas fundamentais apresentados pela teoria da modernidade-modernização ocidental de Jürgen Habermas que justificam a crítica de Ailton Krenak, a saber: a modernidade como uma sociedade-cultura marcada por (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  14
    Pacificando o branco: uma história da modernidade contada pelos indígenas.Leno Francisco Danner, Fernando Danner & Julie Dorrico - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (spe):379-414.
    Resumo: Apresenta-se, neste texto, a perspectiva de uma crítica da modernidade, por parte do pensamento indígena brasileiro, a partir da sua denúncia da modernização como movimento expansivo totalizante que tem, na imbricação de eurocentrismo-colonialismo-racismo e/como fascismo, seu núcleo estruturante e dinamizador. Defende-se a proposta de um pensamento-práxis indígena que oferece uma explicação alternativa da modernização, enquanto guerra de colonização calcada no racismo estrutural e tendo como consequência o etnocídio-genocídio planificado, o qual também propõe um papel epistêmico-político-normativo aos indígenas, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  27
    A voz-práxis dos marginalizados entre estética e política: autoafirmação, resistência e luta em tempos de institucionalismo forte, cientificismo e lógica sistêmica. [REVIEW]Leno Francisco Danner, Fernando Danner, Agemir Bavaresco & Julie Dorrico - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24.
    Criticamos, no artigo, duas exigências fundamentais postas pelo paradigma normativo da modernidade como condição da crítica, da reflexividade e da emancipação, a saber, a racionalização epistemológica dos sujeitos, das práticas e dos valores como critério da justificação e da validade, e o procedimentalismo imparcial, neutro, formal e impessoal como práxis da fundamentação ético-política. Argumentaremos que essas duas exigências teórico-práticas levam a dois graves problemas para uma teoria social crítica e para uma práxis política emancipatória relativamente à modernidade: primeiro, sujeitos epistemológico-políticos (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  25
    De la metropolización a las agrópolis. El nuevo poblamiento urbano en el Chile actual.Alejandro Canales & Manuel Canales Cerón - 2013 - Polis: Revista Latinoamericana 34.
    La modernización del agro chileno ha generado nuevos patrones de asentamiento y movilidad de la población tanto en ámbitos locales y regionales, como a nivel nacional. El tradicional modelo de desarrollo urbano-metropolitano, ha sido sustituido por un modelo de desarrollo agropolitano, el cual ya no se sustenta en el crecimiento y metropolización del país, sino en el crecimiento de un amplio abanico de ciudades agrarias. En este artículo se analiza la dinámica demográfica de estas ciudades agrarias. Proponemos el concepto de (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark