Results for 'Direito Natural'

993 found
Order:
  1.  4
    Direito natural (jus naturale) em Hobbes.Delamar José Volpato Dutra - 2017 - Analytica. Revista de Filosofia 20 (1):61-81.
    O texto apresenta o direito natural como sendo a liberdade de usar o próprio poder e contesta que ele seja idêntico, quer à lei natural, quer à autoconservação.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  82
    Direito natural e propriedade em Jean Bodin.Alberto Ribeiro G. De Barros - 2006 - Trans/Form/Ação 29 (1):31-43.
    Este artigo pretende discutir os conceitos de direito natural e propriedade no Iuri universi distributio (1578) e as suas conseqüências políticas no Methodus ad facilem historiarum cognitionem (1566) e no Les Six Livres de la République (1576), de Jean Bodin.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  52
    Liberdade, lei natural e direito natural em Hobbes: limiar do direito e da política na modernidade.Natalia Maruyama - 2009 - Trans/Form/Ação 32 (2):45-62.
    Liberdade e poder são dois temas que se correlacionam ao longo da história da filosofia política moderna. Nos textos de Hobbes, a ideia da liberdade como ausência de impedimentos às ações ajuda-nos a pensar o dever de obediência ao poder soberano e as relações entre política e direito. Uma situação de vácuo jurídico, em que tudo é permitido, faz-se, contudo, impossível, de modo que a solução de Hobbes consiste em sustentar a ideia do direito natural como (...) originário individual vinculado à preservação da vida. Suas ideias do direito natural e da lei natural, que servem de fundamento ao dever de obediência ao soberano, amparam-se em princípios jurídicos, teológicos e biológicos. Tais princípios, entretanto, não dão conta da questão da extensão do poder soberano. Hobbes recorre à análise da linguagem. Sua teoria contratual afirma o princípio de preservação da vida na base da política e sustenta a ideia da criação e da manutenção do poder soberano no ato de linguagem implicado na estrutura representativa do pacto político. (shrink)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  2
    Direito Natural (Objeções e Defesas).Denis Leite Rodrigues - 2019 - Prometeus: Filosofia em Revista 11 (30).
    O artigo versa sobre considerações acerca do direito natural, destacando primeiramente a iniciativa, datada do final no século XIX, de retomá-lo como seara jurídica, na forma de uma disciplina a ser considerada nos estudos do direito e como parte efetiva do ordenamento jurídico. A seguir, baseando-se em doutrinas típicas do positivismo, serão analisados argumentos contrários à consideração efetiva do direito natural, procurando-se demonstrar sua inconsistência.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  3
    Do direito natural aos direitos humanos.António Pedro Barbas Homem & Cláudio Mascarenhas Brandão (eds.) - 2015 - Coimbra: Almedina.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  3
    O direito natural na época de Sócrates.Eduardo García Máynez - 2010 - Rio: ABC editora. Edited by Mariza Ferreira Aderaldo.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  11
    Sacralidade e crueldade no direito natural segundo Hobbes e Agamben.Gilcilene Dias da Costa - 2011 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 56 (3).
    crueldade no direito natural e na cena política a partir de Hobbes e Agamben. Relaciona o conceito hobbesiano de estado de natureza às figuras do direito romano arcaico, homo lupus e homo sacer em seu duplo processo de inclusão/exclusão da vida nua na vida política. Adentra nos limites da natureza e da condição humana, a fim de perceber as flutuações de sentido implicadas na situação de abandono que acerca um malfeitor ou bando junto à comunidade, com sua (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  34
    Considerações sobre O direito natural na obra de Leo Strauss.Patrícia Carvalho Reis - 2012 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 20:31-38.
    Leo Strauss defende o resgate do direito natural em sua obra Droit Naturel et Histoire . Entretanto, a defesa do direito natural implica o combate de algumas formas de pensamento já arraigadas na sociedade hodierna como: o historicismo e o positivismo. Além delas, Strauss também diverge do pensamento que defende a neutralidade da concepção de valores. O objetivo do presente trabalho é traçar algumas considerações sobre o direito natural no pensamento de Leo Strauss, tendo (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  32
    Sacralidade e crueldade no direito natural segundo Hobbes e Agamben.Gilcilene Dias da Costa - 2011 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 56 (3):87-107.
    crueldade no direito natural e na cena política a partir de Hobbes e Agamben. Relaciona o conceito hobbesiano de estado de natureza às figuras do direito romano arcaico, homo lupus (homem lobo) e homo sacer (homem sagrado) em seu duplo processo de inclusão/exclusão da vida nua (zoé) na vida política (bíos). Adentra nos limites da natureza e da condição humana, a fim de perceber as flutuações de sentido implicadas na situação de abandono que acerca um malfeitor ou (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  4
    Doutrina do direito natural em Tomás de aquino.D. Odilão Moura - 1995 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 40 (159):481-491.
    Nos tempos modernos, a doutrina do direito natural tem sido negada por muitos autores. Não foi assim entre os medievais e entre os antigos. Tomás de Aquino, em diversas partes de sua obra, trata do tema e mostra como a própria racionalidade do homem o leva a descobrir algo que está insito no mais intimo de sua natureza.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  30
    Tratado de direito natural.Tomás Antônio Gonzaga - 2004 - São Paulo: Martins Fontes. Edited by Keila Grinberg.
    Faz uma digressão acerca de alguns aspectos do 'Tratado de direito natural', sem esgotar suas possibilidades analíticas. Pretende, ao inserir a obra em seu contexto de produção, discutir a relação entre o direito natural tal como foi expresso por Tomás Antonio Gonzaga e as possibilidades de interpretação abertas pelo direito português de então.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Direito natural/direito positivo.Miguel Reale - 1984 - São Paulo-SP: Editora Saraiva.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  18
    Direito natural e direito positivo em Kant e Fichte.Óscar Cubo Ugarte - 2012 - Revista Filosófica de Coimbra 21 (41):283-293.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  7
    Direito Natural, justiça e política: II Colóquio Internacional do Instituto Jurídico Interdisciplinar, Faculdade de Direito da Universidade do Porto.Paulo Ferreira da Cunha (ed.) - 2005 - Coimbra: Coimbra Editora.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  7
    Direito natural, religiões e culturas.Paulo Ferreira da Cunha (ed.) - 2004 - [S.l.]: Coimbra Editora.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  6
    Contrato social E direito natural em Jean-Jacques Rousseau.Lucas Mello Carvalho Ribeiro - 2017 - Kriterion: Journal of Philosophy 58 (136):125-138.
    RESUMO É certamente hegemônica na recepção do pensamento político rousseauniano, de seus primeiros momentos à exegese contemporânea, a tese segundo a qual o contrato social seria incompatível com a negação do direito natural. A convicção comum a esses intérpretes, herdada da tradição jusnaturalista moderna, é a de que, na ausência de uma obrigação moral prévia - a lei natural - e, portanto, de uma sanção que confira força vinculante à promessa daqueles que se engajam no ato de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  66
    Ética em Jean Burlamaqui e o ensino conimbricense do direito natural.Eduardo Romero de Oliveira - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (1):81-99.
    Apresentamos o tratado de direito natural Jean Burlamaqui, utilizado nos seminários e ensino de filosofia em Portugal, por volta de 1770. Nosso texto expõe as principais noções morais de sua teoria jusnaturalista, com objetivo de destacar como ela ajudou a configurar então os pressupostos para a reflexão política portuguesa.
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  3
    Introdução ao Direito Natural clássico e sua import'ncia contempor'nea para a FILOSOFIA DO DIREITO.Emanuel Melo Ferreira - 2019 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 4 (2):20.
    Este artigo busca: a) apresentar uma introdução histórica ao direito natural clássico, apontando suas principais características; b) investigar em que medida tais ideias tem influenciado a filosofia do direito contemporânea, perquirindo, assim, se há atualidade no estudo daquelas antigas concepções. A partir das ideias clássicas, será possível estudar como autores contemporâneos como John Finnis as utilizam na construção de um renovado jusnaturalismo que dialoga criticamente com positivistas como Hart e Raz, demonstrando a atualidade de tal estudo ao (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Mundo da vida e Direito Natural. Uma Fundamentação Fenomenológica dos Direitos Humanos?Ana Paula Loureiro de Sousa - 2011 - Phainomenon 22-23 (1):441-454.
    The justification of Natural Law is a very controversial issue, not only after the Positivist’s rebuttals, but since its very anthropological foundations in the early modern age. In this paper, I try do give an account of Natural Law and natural rights in terms of a phenomenological description of the background of normative intentionality. Taking a genetic stance, I go from the positive norm and the intentionality that constitutes it to the underling pregiveness that supplies the condition (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Fundamentos de direito natural.Antonio Truyol Serra - 1952 - Lisboa,:
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  7
    O "Tratado de direito natural" de Tomás Antônio Gonzaga.Lourival Gomes Machado - 1953 - Rio de Janeiro: [Ministério da Educação e Saúde, Serviço de Documentação].
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  8
    A ideologia do direito natural: crítica histórica dos fundamentos lógicos e axiológicos da filosofia do direito natural, da grécia clássica à época contemporânea, na perspectiva demonstrativa de seu caráter ideológico de justificação do direito positivo ocidental.Souza Filho & E. D'Alva - 2008 - Rio: ABC editora.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  7
    A ideologia do direito natural: crítica histórica dos fundamentos lógicos e axiológicos da filosofia do direito natural, da grécia clássica à época contemporânea, na perspectiva demonstrativa de seu caráter ideológico de justificação do direito positivo ocidental.Souza Filho & E. Oscar D'Alva - 2008 - Rio: ABC editora.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Tetralogia do direito natural: ensaios de filosofia do direito: acerca das principais justificações ideologicas do direito positivo ocidental.Souza Filho & E. D'Alva - 2008 - Rio: ABC editora.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Tetralogia do direito natural: ensaios de filosofia do direito: acerca das principais justificações ideologicas do direito positivo ocidental.Souza Filho & E. Oscar D'Alva - 2008 - Rio: ABC editora.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. O significado do direito natural a partir do critério de equidade na concepçao aristotélica de justiça política.Denis Coitinho Silveira - 2008 - Revista de Filosofía de la Universidad de Costa Rica 46 (117):151-160.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  13
    Jus sive potentia: direito natural e individuação em Spinoza.Andre Santos Campos - 2010 - Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  28
    Intersubjetividade, Direito e Educação: Sobre a leitura hegeliana do 'Direito Natural' de Fichte.Erick Calheiros Lima - 2007 - Dois Pontos 4 (1):11-54.
    resumo O artigo pretende revisitar a interpretação hegeliana dos Fundamentos do Direito Natural de Fichte, não propriamente seus elementos críticos, presentes na Differenzschrift e no Naturrechtaufsatz, mas antes a possibilidade de uma assimilação positiva. Em primeiro lugar, oferecemos uma interpretação da passagem entre os §3 e §4 da obra de Fichte, entre a discussão da Aufforderung e a dedução do reconhecimento jurídico, que procura articulála como interface entre educação e direito. Na segunda parte, procuramos revelar o pano (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  29.  8
    Das leis da natureza à ordem econômica: direito natural e fisiocracia.Thiago Vargas - 2019 - Discurso 49 (2).
    A partir de um exame de textos escritos por Du Pont de Nemours, Le Mercier de la Rivière, Victor Riquetti de Mirabeau e François Quesnay, e tendo em vista a unidade da teoria política formada e desenvolvida pela fisiocracia, buscaremos examinar como a análise econômica dessa doutrina encontra suas condições de emergência a partir de uma elaboração política que lhe é precedente: o jusnaturalismo. Assim, destacaremos a importância desse retorno filosófico para a compreensão de conceitos como produto líquido ou mesmo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  5
    O ponto de Arquimedes: natureza humana, direito natural, direitos humanos.Paulo Ferreira da Cunha - 2001 - Coimbra, Portugal: Almedina.
    Num diálogo entre a Teoria Constitucional e a Filosofia Jurídica, O Ponto de Arquimedes procura levantar eternas interrogações sobre a fundamentação e a legitimação do Direito. Num tempo de consenso aparente e por vezes hipócrita em torno dos Direitos Humanos, o desafio é o de saber quais as suas raízes- a simples vontade do poder, sempre reversível, ou o Direito Natural e a própria natureza do Homem? A indagação sobre o ponto de apoio do Arquimedes jurídico, longe (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  14
    Intersubjetividade, Direito e Educação: Sobre a leitura hegeliana do “Direito Natural” de Fichte.Erick Calheiros Lima - 2007 - Dois Pontos 4 (1).
    O artigo pretende revisitar a interpretação hegeliana dos Fundamentos do DireitoNatural de Fichte, não propriamente seus elementos críticos, presentes na Differenzschrifte no Naturrechtaufsatz, mas antes a possibilidade de uma assimilação positiva. Em primeirolugar, oferecemos uma interpretação da passagem entre os §3 e §4 da obra de Fichte, entrea discussão da Aufforderung e a dedução do reconhecimento jurídico, que procura articulálacomo interface entre educação e direito. Na segunda parte, procuramos revelar o panode fundo “histórico-espiritual” que permite considerar, no jovem Hegel, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  32.  5
    Tomás Antônio Gonzaga e o direito natural.Lourival Gomes Machado - 1968 - São Paulo: Liv. Martins. Edited by Oliveiros S. Ferreira.
  33.  14
    "A caminho de um novo direito natural"?António José Brandão - 1945 - Revista Portuguesa de Filosofia 1 (4):377 - 385.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. A caminho de um novo Direito Natural.Luís Cabral de Moncada - 1945 - Revista Portuguesa de Filosofia 1 (3):326-326.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. A caminho de um novo direito natural.Luís Cabral de Moncada - 1945 - Lisboa: [Sociedade industrial de tipografia, limitada].
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  19
    Reequacionamento da concepção de natureza humana como fundamento do direito natural.Alejandro Bugallo Alvarez - 2009 - Synesis 1 (2):1-23.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  11
    O direito à vida nos elementos da lei natural e política de Hobbes.Rogério Silva de Magalhães - 2010 - Cadernos Espinosanos 23:159.
    Este artigo visa examinar os limites da liberdade de ação do homem, isto é, de seu direito natural, levando-se em consideração a finalidade última desse direito nos Elementos da lei natural e política de Hobbes. Essa finalidade seria a auto-preservação do homem. Entretanto, para que esse direito seja efetivamente respeitado, Hobbes alega ser necessário a constituição de um poder soberano. Não basta assim uma simples convenção entre os homens para garantir a paz. Ou seja, se (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  14
    Sistema do carecimento, economia estatal [system des bedürfnisses. staatsökonomie] nas lições sobre direito natural e ciência do estado em Heidelberg nos anos 1817 - 18 (Conforme o manuscrito de P. Wannenmann - §§ 93 - 108) - HEGEL, G. W. F. [REVIEW]Thiago Ferreira Lion - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (1):243-264.
  39. Dos direitos naturais aos direitos humanos e a dignidade humana // From natural rights to human rights and the human dignity.Paulo César Nodari & Síveres - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (Espec):263-280.
    Este trabalho tem o propósito de analisar a terminologia direitos naturais e direitos humanos nos séculos XVII e XVIII. Trata-se de mostrar, por um lado, que, não obstante a terminologia direitos humanos, à primeira vista faça referência, sobretudo, ao denominado Século das Luzes, urge dar-se conta de que a terminologia mais comum no período era a de direitos naturais fundamentais, ou inalienáveis, e, por outro lado, que a compreensão da passagem e, por conseguinte, a mudança terminológica que se dá dos (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  6
    Declaração Universal Dos Direitos Humanos: A Visão de Jacques Maritain.Lafayette Pozzoli & Luana Pereira Lacerda - 2017 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 3 (2):91.
    Os ensinamentos de Jacques Maritainpara com os direitos humanosafirmam a dignidade humana como um valor caríssimo a ser preservado, bem como a liberdade da pessoa humana. Nessa vereda, o ser humano é reconhecido como tal pela sua natureza, portanto, sujeito de direitos e deveres. Com isso, a pessoa humana, dotada de razão, deve ser capaz de viver emsociedade de forma harmônica, buscando o bem comum e fazendo uso do direito, além dopositivismo, ou seja, fundamentando-se na Lei Natural. Primou-se (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  34
    O direito de resistência em espinosa.Albano Pina - 2016 - Cadernos Espinosanos 35:433-457.
    With the redefinition of the origin and function of the state by the contractarian theories, the problem of resistance ceased to be subsumed to the medieval discussion of tyrannicide. Spinoza was one of the authors that gave a greater political significance to the right of resistance - despite the dispersed and often cryptographic way in which this theme emerges in his work -, connecting it directly to the sovereign power of the multitude. This article thus aims to make explicit the (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  42. Discurso em torno dos direitos: positivo, natural e alternativo.Souza Filho & E. Oscar D'Alva - 2000 - Fortaleza: ABC Fortaleza.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  36
    Rousseau E os limites da Lei natural.Luiz Felipe Netto de Andrade E. Silva Sahd - 2012 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 21:119-128.
    Pretende-se aqui articular os elementos da crítica de Rousseau à doutirna do direito natural, tal como ela aparece em Hobbes e na tradição jusnaturalista.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. Esboços de categorias no direito privado kantiano.Fábio César Scherer - 2009 - Princípios 16 (26):211-228.
    A presença, ainda que parcial, do procedimento categorial no direito privado em Metaphysische Anfangsgründe der Rechtslehre é inegável, assim como a sua importância para a construçáo da teoria da posse. Uma prova adicional aos próprios fragmentos da primeira parte do direito natural (cf. MS R, AB 59, 79, 82, 90, 93, 119-121) sáo os esboços categoriais contidos nos Manuscritos da Rechtslehre (particularmente, em Vorarbeiten zum Privatrecht e em Zusammenhängender, signierter Entwurf in Kant's handschriflicher Nachlaß ). Os objetivos (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  19
    Problemas fundamentais da filosofia do direito de Hegel.Walter Jaeschke - 2004 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 49 (1):138-153.
    O presente trabalho aborda a forma como Hegel coloca a questão da relação entre razão e história, entre direito natural e história, na Filosofia do Direito. Após a apresentação dos antecedentes dessa relação. Tematiza-se o desenvolvimento da problemática nos textos de Hegel.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  7
    Justiça e Direito em Arthur Schopenhauer.Bruna Lourenço dos Santos - 2020 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 18 (1).
    Arthur Schopenhauer, filósofo do século XIX, conhecido como o “filósofo da vontade”, aborda a questão sobre o que é justiça e qual o papel do Estado em alguns parágrafos da sua obra ‘O mundo como vontade e representação’. Ele trata sobre conceitos morais e menciona o direito positivo como regulador da sociedade, mesmo tendo um embasamento no direito natural. O presente artigo pretende evidenciar qual a visão do filósofo sobre o conceito de vontade e como ela influencia (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  11
    Direitos humanos: da uniformidade da espécie à universalidade do direito.Moisés Rodrigues da Silva - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 16 (2):132-147.
    Este artigo pretende abordar, por um viés filosófico, o problema dos Direitos Humanos enunciados em Declarações dos séculos XVIII e XX. A questão de fundo consiste nos Direitos do Homem a partir do “ideal de humanidade” ou “dignidade humana” considerando duas ideias: 1) o paradoxo da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão e a noção de que só se sente um “humano” com direitos garantidos alguém que se vê contemplado no bojo jurídico de uma nação. 2) A humanidade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  20
    Contratualismo e disposições morais: uma crítica à tese da inseparabilidade do direito e da moral e à tese sobre a existência de leis naturais.Marcelo de Araújo - 2009 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 54 (1).
    Discuto aqui duas diferentes interpretações acerca do que seria uma teoria do direito natural. A primeira interpretação se caracteriza pela tese da “inseparabilidade” do direito e da moral, ao passo que a segunda se caracteriza pela tese segundo a qual existiriam “leis naturais”, i.e. leis cuja existência independeria da existência de instituições humanas. Tento mostrar que as duas teses são falsas. Procuro mostrar inicialmente que a confusão entre as duas teses se deve a uma má compreensão da (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  49.  88
    Apresentação da Tradução Brasileira da Filosofia do Direito de G. W. F. Hegel.Paulo Meneses, Agemir Bavaresco, Alfredo de Oliveira Moraes, Danilo Vaz-Curado R. M. Costa, Greice Ane Barbieri & Paulo Roberto Konzen - 2010 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 55 (3):251-258.
    Dados da tradução brasileira de HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Linhas Fundamentais da Filosofia do Direito ou Direito Natural e Ciência do Estado em Compêndio. Tradução, notas, glossário e bibliografia de Paulo Meneses et alli. Apresentações de Denis Lerrer Rosenfield e de Paulo Roberto Konzen. São Paulo: Loyola; São Leopoldo: UNISINOS, 2010.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  6
    O Cosmopolitismo Kantiano: Uma Análise da Figura Do Refugiado À Luz Do Direito À Hospitalidade.Gabriela dos Santos Paixão - 2019 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 5 (1):17.
    O objetivo é apresentar, do ponto de vista filosófico, a relação existente entre o cosmopolitismo kantiano e a figura do refugiado à luz do Direito à Hospitalidade. Orienta-se pelo procedimento da pesquisa bibliográfica. Apresenta o ideal filosófico de Kant para a instituição da Paz Perpétua com ênfase no Direito Cosmopolita. Demonstra a correspondência entre Direito Cosmopolita, Direitos Humanos e Direito Natural. Analisa o refugiado sob a perspectiva filosófica. Viabiliza o diálogo entre o cosmopolitismo e o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 993