Results for 'fenomenologia da intersubjetividade'

1000+ found
Order:
  1.  23
    O problema da empatia na fenomenologia da intersubjetividade de Husserl.Fabio Caprio Leite de Castro - 2023 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 68 (1):e44596.
    No debate teórico sobre a empatia, há uma recente renovação do interesse pelo modelo husserliano. Após uma análise prévia sobre o lugar da empatia na fenomenologia transcendental, propõe-se uma investigação sobre como Husserl desenvolveu sua perspectiva, a partir de dois textos, em especial, nas Ideias II (Hua 4) e na Fenomenologia da Intersubjetividade (Hua 13, 14 e 15). Avalia-se inicialmente, nas Ideias II, qual é o papel da empatia, na constituição da realidade anímica. Em seguida, propõe-se, a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  16
    Fenomenologia da linguagem e intersubjetividade em Merleau-Ponty/Phenomenology of Language and Intersubjectivity in Merleau-Ponty.Rodrigo Alvarenga - 2014 - Natureza Humana 16 (1).
    Resumo: O problema da intersubjetividade, tal como colocado pela filosofia da consciência, exigiu de Merleau-Ponty uma investigação de alguns aspectos essenciais envolvidos no fenômeno da comunicação, tais como o valor expressivo da palavra e a questão da verdade, o que acabou por inserir o filósofo no cenário das grandes discussões linguísticas. Pelo aprofundamento especulativo em direção à camada pré-reflexiva da existência, a análise da linguagem e da intersubjetividade favoreceram não apenas a compreensão da questão da criação de novos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  34
    Fenomenologia da queixa depressiva em adolescentes: Um estudo crítico-cultural.Anna Karynne da Silva Melo & Virginia Moreira - 2008 - Revista Aletheia 27:51-64.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. A Critica Heideggeriana da Fenomenologia de Husserl.Rui Sampaio da Silva - 2010 - Phainomenon 20-21 (1):227-242.
    The philosophical relation between Husserl and Heidegger is a milestone in the 20th century philosophy. On the one hand, Husserl preserved the notions of subject and consciousness, avoiding naïve misconceptions of these notions and clearing new paths for philosophical investigation. On the other hand, Heidegger, departing from a criticai dialogue with Husserl’s phenomenology, challenged key presuppositions of modern philosophy by investigating the social and pragmatic dimension ofkllowledge and intentionality.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  11
    O lugar da intersubjetividade no Sistema do idealismo transcendental de Schelling.João Geraldo Martins da Cunha - 2021 - Discurso 51 (2):163-183.
    Neste trabalho, pretendo oferecer uma interpretação da “Segunda proposição” da filosofia prática — Capítulo IV do Sistema do idealismo transcendental. A partir dessa delimitação textual, minha hipótese não vai além de uma sugestão segundo a qual a relação de interação recíproca e indireta entre as autoconsciências ocupa um “lugar” estratégico no argumento de Schelling, uma vez que, através dela, pelo menos em princípio, dois problemas seriam resolvidos: aquele acerca da contradição enraizada no limite originário dos atos transcendentais de autoconstituição da (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  7
    Natureza como "espírito nascente".Claudinei Aparecido de Freitas da Silva - 2022 - Philósophos - Revista de Filosofia 26 (2).
    Tendo, pois, como pano de fundo o horizonte de uma fenomenologia da natureza, o texto, a seguir, explora uma proposição emblemática enunciada por Gabriel Marcel: a ideia da “natureza como espírito nascente”. Para tanto, a fim de melhor compreender o sentido e alcance dessa tese, a exposição se divide em duas partes correlatas: a primeira, retrospectivamente negativa, reconstitui a crítica marceliana ao naturalismo e ao idealismo vistos como dois gestos concêntricos à medida que não atribuem qualquer estatuto ou significação (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  7.  10
    Odor, chamas e fumaça: a Covid e a incendiosa crise da razão.Claudinei Aparecido de Freitas da Silva - 2023 - ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 29 (29):51-63.
    O texto parte de um diagnóstico fenomenológico: o de que toda emergência pandêmica (como a da covid, por exemplo) é o sintoma fatídico de um estado de crise motivado nas entranhas mesmas ontológicas da racionalidade tal qual toma forma em nossa cultura no Ocidente. A tarefa do pensamento não consiste em destruir a razão, mas salvaguardá-la ante o perigo, sempre iminente, do irracionalismo. Assim, toda forma de obscurantismo emerge como uma figura decadente tendo como pano de fundo sintomático a crise (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  14
    A profundidade abissal: Nietzsche, Cézanne, Merleau-Ponty e o enigma do mundo.Claudinei Aparecido de Freitas da Silva - 2021 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 12 (1):12-12.
    O texto visa, contextualmente, situar Nietzsche como um precursor da fenomenologia compreendida por Merleau-Ponty menos a título de uma “doutrina” e mais como um “movimento” incoativo e inacabado. É sob esse prisma que a obra nietzschiana projeta viva audiência a alguns temas caros àquele movimento, entre eles, a interrogação acerca do mundo como mistério. Esse agenciamento encontra na ideia de profundidade um fio condutor decisivo a fim de ressignificar, em termos husserlianos, uma arqueologia da Lebenswelt enquanto regresso a uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  5
    fenomenologia de Habermas e suas contribuições para a hermenêutica.Sandro Roberto de Santana Gomes & Anderson de Alencar Menezes - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:4-13.
    A fenomenologia no pensamento de Jürgen Habermas e suas contribuições para a hermenêutica representam uma abordagem crítica e engajada na compreensão do Mundo da Vida e da interpretação dos fenômenos sociais. Habermas enfatiza a importância da intersubjetividade e da comunicação autônoma na construção do conhecimento e na formação de significados compartilhados. Ele crítica a hermenêutica tradicional por negligenciar a dimensão social da interpretação e propõe uma hermenêutica emancipatória que busca revelar as estruturas de poder e as ideologias presentes (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  23
    O fim da fenomenologia em Wittgenstein - Uma abordagem temporal.Guilherme Ghisoni da Silva - 2013 - Philósophos - Revista de Filosofia 18 (2):11-41.
    First I will explore the importance granted by Wittgenstein, in the middle period, to memory, in the primary/phenomenological world. According to him, memory is the source of time , past , knowledge and identity . The main objective of this article is to present Wittgenstein's reasons for the rejection of the phenomenological project, using as backdrop his analysis about time (and the abandonment of the semantical and epistemological roles granted to memory). For this purpose it will be crucial to understand (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. A mordedura do real : Gabriel Marcel e o gesto transcendental.Claudinei Aparecido de Freitas da Silva - 2015 - In Diogo Ferrer & Luciano Utteich (eds.), A Filosofia Transcendental E a Sua Crítica: Idealismo - Fenomenologia - Hermenêutica. Imprensa da Universidade de Coimbra.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  14
    Fenomenologia literária e literatura fenomenológica sartreanas.Francisco Amsterdan Duarte da Silva & Emanuel Ricardo Germano Nunes - 2020 - Pensando - Revista de Filosofia 11 (24):133-158.
    A predominância dos temas literários e fenomenológicos nos textos sartrianos dos anos 1930 já chamou atenção de vários especialistas e comentadores da obra do autor. É notável, entretanto, como os exames dos textos dessa época contentam-se, no mais das vezes, em apontar o paralelismo ou a contemporaneidade entre fenomenologia e literatura ali presente, sem realçar a fundamentação que uma parece conferir à outra e que constitui uma das questões mais interessantes que a filosofia sartriana levanta. Há que se incluir, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  16
    A fenomenologia de Heidegger na crítica de Dreyfus à IA simbólica.Paulo Mendes Taddei, Arthur Barbosa da Costa & Robson Roberto De Oliveira Furtado Junior - 2020 - Revista Natureza Humana 22 (1):27.
    Embora influente na recepção de Heidegger nos Estados Unidos da América, o trabalho de Dreyfus foi repetidas vezes criticado por desenvolver uma leitura distorcida e seletiva da fenomenologia de Heidegger. Nesse artigo, mostramos que, independentemente de seus desenvolvimentos posteriores em ciência cognitiva, sua crítica inicial à IA simbólica se apoia em duas teses que podem ser localizadas em Ser e Tempo, a saber, de que nosso senso de situação é pragmático-holístico, e intrinsecamente relevante. Após uma introdução geral, reconstruímos, numa (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  19
    Fenomenologia do Direito em Alexandre Kojève.Agemir Bavaresco & Sérgio B. Christino - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (4):5-28.
    O tema do reconhecimento é central na obra de G. W. F Hegel. Classicamente, situa-se na figura da luta entre o senhor e o escravo, na Fenomenologia do Espírito. A intersubjetividade e, portanto, o reconhecimento, na obra hegeliana, colocam o seguinte problema: como é possível construir uma interpretação que supere o conceito de subjetividads moderna, positivado pela prática jusfilosófica, vindo a garantir um novo paradigma fundado na intersubjetividade e, portanto, pressupondo a teoria hegeliana do reconhecimento? Em primeiro (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  8
    Ecofenomenologia no imaginário da filosofia da natureza em Bachelard.Gabriel Kafure da Rocha - 2023 - Princípios 30 (61):72-86.
    O presente artigo tem como objetivo fazer uma cartografia das possibilidades Ecofenomenológicas acerca do imaginário da natureza na filosofia. Tal intento se dá pelo fato da filosofia enquanto disciplina não ter materiais didáticos diretamente ligados a essa perspectiva quando em diálogo com as ciências naturais. Apesar de termos diversos pensadores contemporâneos no âmbito da filosofia que tratam de questões como a natureza, ecologia e meio ambiente, é a partir de pensadores como Bachelard, Gadamer, Merleau-Ponty, que queremos fazer uma interpretação do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  2
    Aron Gurwitsch: Fenomenología de la percepción y encuentro con Kurt Goldstein.María da Luz Pintos-Peñaranda - 2007 - Phainomenon 14 (1):255-277.
    Aron Gurwitsch es el primero que hace en Francia, como fenomenólogo, una exposición profunda y sistemática de la fenomenología husserliana. Desde el comienzo él centra su investigación en una fenomenología de la percepción. Los aspectos en los que más focaliza su atención le conducen, ya desde el inicio de su labor investigadora, a sentir una profunda sintonía con el trabajo del netiropsiquiatra Kart Goldstein. Él también el primero que hace en Francia una divulgación del trabajo de este neuropsiquiatra desde la (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  22
    Fenomenologia nos estudos de enfermagem.Hugo Ribeiro Mota, Betânia Da Mata Ribeiro Gomes, Dan Zahavi & Kristian M. M. Martiny - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 66 (1):e39223.
    O objetivo deste artigo é, primeiro, apresentar e considerar as críticas de Paley com mais detalhes e, em seguida, discutir algumas das aplicações significativas da fenomenologia que muitas vezes foram negligenciadas pelos pesquisadores qualitativos. Como foi amplamente demonstrado ao longo dos anos, a fenomenologia pode não apenas fazer a diferença no manuseio, análise e interpretação dos dados disponíveis, mas também em como os dados são obtidos em primeiro lugar, por exemplo, através de técnicas especiais de entrevista. Consideraremos algumas (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  1
    Boletín Ibérico de Fenomenología 2003 – 2004.María da Luz Pintos Peñaranda, Pedro M. S. Alves & Renato Epifânio - 2006 - Phainomenon 11 (1):191-214.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  12
    Afetividade e Pessoa na Fenomenologia de Dietrich Von Hildebrand.Tommy Akira Goto & Marília Zampieri da Silva - 2017 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 1 (2).
    O presente estudo tem o objetivo de apresentar a "fenomenologia da afetividade" elaboradapelo filósofo Dietrich von Hildebrand (1889-1977), discípulo de Husserl e que produziuanálises filosóficas a partir da denominada "fenomenologia realista", ou seja,uma filosofia fenomenológica da verdade, mas que mantém o contato existencial com arealidade, a partir do conhecimento das essências genuínas e do conhecimento a priori. Para ofilósofo somente por meio do método fenomenológico é possível alcançar genuinamente oconhecimento a priori das essências dos fenômenos e assim, chegar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  10
    A intersubjetividade no pensamento husserliano tardio: A experiência de empatia E a comunidade de mônadas.Juliana Missaggia - 2019 - Philósophos - Revista de Filosofia 24 (1).
    Nesse artigo analiso aspectos fundamentais da noção de intersubjetividade, desenvolvida no pensamento tardio de Edmund Husserl. Primeiramente, apresento o conceito de empatia, demonstrando sua relação com o estabelecimento da esfera intersubjetiva. A seguir, investigo o papel desempenhado pela “comunidade de mônadas” e como ela remete à ideia de mundo objetivo. Tais noções são cruciais, conforme pretendo indicar, para afastar leituras bastante comuns, porém equivocadas, sobre o suposto caráter solipsista da fenomenologia husserliana.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  9
    "A Fenomenologia e o Deus em questão. Notas sobre uma querela (francesa) contempor'nea" de Carla Canullo.Íris Fátima da Silva Uribe - 2024 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 7 (1):134-153.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  13
    Concepção de produção de presença em Gumbrecht.Wellington Amâncio da Silva - 2017 - Cadernos Do Pet Filosofia 8 (16):44-54.
    Este trabalho pretende apresentar alguns pontos do pensamento filosófico de Gumbrecht sobre a presença, especialmente, com relação às possibilidades da linguagem. A partir desse logos propõe-se uma crítica introdutória aos conceitos de coisa, de sujeito/objeto, de visão cartesiana do mundo, demonstrando, a partir do autor analisado, as possibilidades de tangibilidade por meio da linguagem e o que isso representa em face dos paradigmas vigentes das ciências instituídas. Através de pesquisa bibliográfica, viu-se que a teoria da linguagem de Gumbrecht é subsídio (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  11
    Ricœur em Coimbra: receção filosófica da sua obra.Maria Luísa Portocarrero Ferreira da Silva & José Beato (eds.) - 2016 - Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
    Por ocasião do centenário de nascimento de Paul Ricoeur, a Universidade de Coimbra juntou num mesmo volume um conjunto de estudos académicos em tributo a este pensador. Reuniram-se deste modo comunicações de professores, de novos investigadores e de estudantes de doutoramento em redor de temas que marcaram a receção da obra e do filósofo francês em Coimbra. Cada capítulo do presente livro demonstra a fecundidade de um pensamento que, enraizado na “tradição reflexiva”, assumindo a mensagem das “filosofias da existência”, articulando (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  3
    Em Si Ôntico.Bruno Fleck da Silva - 2023 - Basilíade - Revista de Filosofia 5 (10):9-22.
    Tratar da noção de pessoa é ir diretamente ao núcleo do problema da identidade. A perspectiva hodierna marcada pelo ideal de “pós-modernidade” parece trazer à tona esta problemática em meio ao contexto social em que nos encontramos que permite atribuir à identidade, seja ela enquanto experiência subjetiva, seja ela enquanto discurso filosófico inúmeros significados. Assim, a problemática exposta no presente ensaio visa apontar para a perspectiva desenvolvida por Antonio Meneghetti em sua vasta bibliografia e na práxis empírica da Ontopsicologia, movimento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  6
    Compreendendo a noção de experiência corporal em Merleau-Ponty: contribuições para a educação.Mauricio Bueno Da Rosa - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (2):347-359.
    A partir da fenomenologia de Merleau-Ponty podemos perceber que o ponto de vista da corporeidade se relaciona diretamente com o desafio da educação, o corpo não é tomado como um objeto no espaço e no tempo, ou então em movimento, definido exclusivamente como um conjunto de partes. A relação entre filosofia e arte se faz fundamental para pensar a formação humana e a educação nos termos que estamos pesquisando aqui, pois trata-se da própria fundamentação do conhecimento, a partir de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  4
    O pós-modernismo crítico pluralista, o modernismo e a minimal art: um debate em perspectiva.Larissa Ferreira Da Costa - 2021 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 20 (1).
    O artigo analisa a recontextualização da minimal art apresentada pelas teorias do pós-modernismo na arte. Especificamente, analisa o pluralismo crítico dos autores da revista October como Rosalind Krauss e Hal Foster, críticos que recontextualizam o minimalismo e a neovanguarda em direção às práticas do pós-modernismo. A partir dessa recontextualização, serão analisadas as contribuições da fenomenologia e do estruturalismo para o debate sobre a arte minimalista.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  17
    A sombra do Eu Puro: Merleau-Ponty e o “último” Husserl.Claudinei Aparecido de Freitas da Silva - 2019 - Revista de Filosofia Aurora 31 (53).
    Em Le Philosophe et son Ombre, Merleau-Ponty agencia uma lapidar metáfora no intuito de circunscrever certo domínio de experiência, em rigor, pré-reflexiva, que estaria presente, particularmente, nos últimos trabalhos de Husserl: a sombra. Afinal, o que, mais propriamente, teria permanecido à “sombra” do filósofo? Ora, o pathos corolário do saber ocidental: “a tradição como esquecimento das origens”. Husserl então entrevê outra tarefa cara à fenomenologia, aquém e além de seu idealismo transcendentalmente professo: o retorno à Lebenswelt como horizonte pré-teorético. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  8
    Creusa Capalbo (1934 – 2017): O Elogio à Historicidade.Claudinei Aparecido de Freitas da Silva - 2017 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 1 (2):399-402.
    Mediante um breve recorte, presto, no que se segue, uma singela homenagem à recémfalecida professora doutora Creusa Capalbo (1934-2017), importante difusora intelectualquanto aos estudos fenomenológicos no Brasil. Para tanto, chamo a atenção para um dosconceitos-chave mais trabalhados em sua produção: a noção de historicidade.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  24
    Expressão e contemporaneidade: a arte moderna segundo Merleau-Ponty.J. M. Bettencourt da Câmara - 2005 - Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
    O ponto de partida do presente ensaio é o entendimento de que a arte constitui um dos motivos catalisadores, se não mesmo um dos temas maiores da reflexão de Maurice Merleau-Ponty. Na interpretação do autor, o filósofo da percepção, aquele que, de todos os pensadores contemporâneos, conferiu ao corpo po um estatuto que a reflexão do século XX ainda não lhe concedera, chegou à arte por necessidade intrínseca do seu próprio caminho especulativo, vindo a reflexão sobre a expressão artística a (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  25
    Phenomenology and the formal sciences.Jairo José Da Silva - 2002 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 47 (1):61-69.
    Este artigo procura mostrar que as idéias filosóficas de Husserl não apenas influenciaram o trabalho de alguns dos maiores matemáticos do século XX, mas foram decisivas para aproximarem uma epistemologia das ciências formais de uma fenomenologia do significado.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  11
    Tempo e filosofia na 'Fenomenologia do espírito' de Hegel.Paulo Roberto Pinheiro da Silva - 2020 - Discurso 50 (1).
    Nesse texto, pretendemos indicar uma via alternativa para a leitura e compreensão da Fenomenologia do espírito de Hegel. Em relação à leitura antropológico-existencial de Alexandre Kojève e Jean Hyppolite, concordamos com Adorno que a Fenomenologia não é uma história arquetípica do humano em direção ao filósofo, nem trata da passagem de uma consciência comum não filosófica à consciência-de-si filosófica. O objeto dela seria a própria filosofia. Mas não a filosofia em geral e sim a filosofia tal como o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. Impureza Crítica e a Disputa por uma Fenomenologia Crítica.Mariana Ortega, Guilherme Augusto da Silva & Adriano Furtado Holanda - 2024 - Phenomenology, Humanities and Sciences 5 (2):147-160.
    A fenomenologia encontra-se em um momento crítico, enquanto investigadores reinterpretam textos canônicos e reverenciados de Edmund Husserl, Martin Heidegger e Maurice Merleau-Ponty para tentar demonstrar sua importância política e ética. Mais especificamente, os fenomenólogos desejam demonstrar a relevância da fenomenologia para as análises críticas das diversas identidades sociais. Devido aos compromissos metodológicos com o método transcendental, uma predileção por evidências apodíticas, o apelo para a suspensão da atitude natural e a busca por categorias ontológicas gerais, os investigadores contemporâneos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Fenomenologia y Fisica en Husserl, Weyl y Neelamkavil: Materia-Campo basado en Extensión-Cambio.Ruth Castillo - 2020 - Dissertation, Universidad de Alicante
    FENOMENOLOGIA Y FISICA EN HUSSERL, WEYL Y NEELAMKAVIL: MATERIA-CAMPO BASADO EN EXTENSIÓN-CAMBIO Castillo Ochoa, Ruth Transferencias Interculturales e Históricas de la Europa Medieval Mediterránea RESUMEN La historia de la terminología científica posibilita dar cuenta de 'cambios lingüísticos' o contingencia de términos en Ciencia. La Fenomenología de Husserl resulta un marco filosófico completo para elucidar significados en terminología científica enfatizando el carácter a priori de conceptos fundacionales, su aspecto contingente (lenguaje), intersubjetividad, sujeto transcendental y epojé. En tal sentido, soportar las (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  15
    PEIXOTO, Adão José. (Org.) Fenomenologia: diálogos possíveis. Campinas: Editora Alínea; Goi'nia: Editora da PUC de Goiás, 2011. 221p. [REVIEW]Sandra Maria Glória da Silva & Maria Aparecida da Silva - 2013 - Educação E Filosofia 27 (54):761-764.
    PEIXOTO, Adão José. Fenomenologia: diálogos possíveis. Campinas: Editora Alínea; Goiânia: Editora da PUC de Goiás, 2011. 221p. O livro Fenomenologia: diálogos possíveis, organizado por Adão José Peixoto, reúne artigos que abordam a aplicação dessa teoria do conhecimento como referencial para pesquisa nas áreas de Educação, Psicologia, Matemática, Enfermagem e Literatura. Apresenta os fundamentos da Fenomenologia e os procedimentos para aplicação do método fenomenológico em situações contemporâneas. Os autores propõem a ampliação do diálogo entre a Fenomenologia e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  8
    Sofrimento e pandemia: uma reflexão fenomenológica existencial sobre os modos de vida e sofrimento “psíquico” na pandemia de Covid-19.Samira Meletti da Silva Goulart - 2022 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 5 (2):126-139.
    O presente trabalho se propõe a refletir acerca do sofrimento emergido em meio à grave crise sanitária instalada pela pandemia do novo coronavírus (SARS-COV-2), considerando as mudanças nas dinâmicas de vida da população como a adoção de medidas de distanciamento social, quarentena, uso de máscaras, dentre outras contingências que transformaram o cotidiano e o ritmo das existências contemporâneas. O crescente número de casos e mortes, as modificações nas rotinas de casa, trabalho e relações sociais vêm repercutindo na saúde mental das (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  40
    Merleau-Ponty, fenomenologia e psicanálise.Claudinei Aparecido de Freitas da Silva - 2014 - Trans/Form/Ação 37 (1):257-264.
    Tanto desde el punto de vista teórico como desde una perspectiva práctica, el fenómeno de la "estetización" no parece ser portador de buenos augurios. En el ámbito teórico, la estetización ha sido vinculada con la crisis de los discursos orientados en términos de verdad, mientras que en el terreno práctico, ella ha sido asociada a ciertos procesos culturales que conducirían a la debacle de los principios normativos. Dejando de lado la problemática teórica, el presente trabajo se concentra en el debate (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  37.  68
    Habermas Lendo Peirce.Lauro Frederico Barbosa da Silveira - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (1):33-44.
    Entre as várias referências feitas ao pensamento de Peirce, ao longo de sua carreirafilosófica, dois textos foram tomados como exemplares da leitura que Jürgen Habermas faz do pensamento de Peirce e, ao lado das diferenças encontradas entre os dois textos, dois itens muito importantes se conservam: a verdadeira admiração pela virada pragmática promovida por aquele filósofo e cientista, que será seguida por seu leitor, e a séria restrição feita à progressiva tendênciado pensamento de abandonar a intersubjetividade como garantia da (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  59
    Habermas reading Peirce.Lauro Frederico Barbosa da Silveira - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (s1):33-44.
    Entre as várias referências feitas ao pensamento de Peirce, ao longo de sua carreira filosófica, dois textos foram tomados como exemplares da leitura que Jürgen Habermas faz do pensamento de Peirce e, ao lado das diferenças encontradas entre os dois textos, dois itens muito importantes se conservam: a verdadeira admiração pela virada pragmática promovida por aquele filósofo e cientista, que será seguida por seu leitor, e a séria restrição feita à progressiva tendência do pensamento de abandonar a intersubjetividade como (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  13
    Fenomenologia, organismo e vida: uma introdução à obra de Kurt Goldstein.Adriano Furtado Holanda & Jennifer da Silva Moreira - 2017 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 1 (2).
    O trabalho de Kurt Goldstein ainda é pouco conhecido no Brasil. Sendo um dos fatores quedificultam o acesso aos seus escritos a ausência de traduções das suas obras para a línguaportuguesa. No entanto, sua influência está presente em diversas áreas do conhecimento, aexemplo da Neurologia, Neuropsicologia, Psicologia e Filosofia. Desse modo, com o intuitode resgatar os fundamentos de conhecimentos e práticas realizadas nos camposinfluenciados por ele, esse artigo apresenta uma introdução à sua obra. Foram utilizadoscomo base os escritos The Organism: (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  87
    Estruturas e fundamentos sociais: a leitura honnethiana de Habermas.Hélio Alexandre da Silva & Herbert Barucci Ravagnani - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (2):155-178.
    O presente artigo pretende sublinhar, na forma de breves apontamentos gerais, os contornos mais amplos da crítica de Honneth a alguns aspectos do pensamento habermasiano. Tal crítica é norteada especialmente por uma investigação dos critérios morais e normativos das lutas sociais que Honneth recupera, por meio de uma apropriação crítica do pensamento do jovem Hegel. O ponto central defendido por Honneth é que as possibilidades da experiência interativo-comunicativa não podem ser resumidas ou tomadas exclusivamente na interação linguística, nem mesmo esta (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  8
    Uma análise sobre a linguagem e a intersubjetividade em Merleau-Ponty – em direção a um mundo que desconhecemos.Ronaldo Manzi Filho - 2012 - Griot : Revista de Filosofia 5 (1):36-55.
    este artigo visa à compreensão de Merleau-Ponty sobre a linguagem no começo da década de 50. Ou seja, visa à análise da linguagem num momento fundamental de sua experiência filosófica: num período entre sua tese de 1945 e seus últimos escritos sobre a filosofia da carne. Veremos como o filósofo apropria-se das reflexões de Saussure, interpretando-as segundo um olhar fenomenológico, convergindo uma fenomenologia da fala com um problema claramente da sua filosofia: a intersubjetividade. O saldo dessa apropriação, como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  75
    On the Principle of Excluded Middle.Jairo José da Silva - 2011 - Principia: An International Journal of Epistemology 15 (2):333.
    I carry out in this paper a philosophical analysis of the principle of excluded middle (or, as it is often called in the version I favor here, principle of bivalence: any meaningful assertion is either true or false). This principle has been criticized, and sometimes rejected, on the charge that its validity depends on presuppositions that are not, some believe, universally obtainable; in particular, that any well-posed problem is solvable. My goal here is to show that, although excluded middle does (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  43.  17
    Fenomenologia, Psicologia Humanista e Práticas Integrativas: Entrevista Com a Professora Márcia Soares.Fernanda Teixeira de Barros Neta, Hian Soares Teixeira & Roberta Oliveira da Silva - 2022 - Complexitas – Revista de Filosofia Temática 1 (1).
    Márcia Elena Botelho Soares é psicóloga, graduada pela Universidade Federal do Pará, mestra em psicologia clínica e social e doutora em psicologia pela mesma instituição. Também possui especialização em saúde pública pela Universidade do Estado do Pará. Foi professora da Universidade da Amazônia e atualmente é professora titular da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Pará. Contribuiu na formação de psicólogos humanistas em Belém do Pará e estuda sobre as convergências entre a Abordagem Centrada na Pessoa e a (...), tema que permanece atual na práxis e na formação dos psicólogos dessa perspectiva. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  15
    Fenomenologia, Psicologia Humanista e Práticas Integrativas: Entrevista Com a Professora Márcia Soares.Fernanda Teixeira de Barros Neta, Hian Soares Teixeira & Roberta Oliveira da Silva - 2022 - Complexitas – Revista de Filosofia Temática 7 (1).
    Márcia Elena Botelho Soares é psicóloga, graduada pela Universidade Federal do Pará, mestra em psicologia clínica e social e doutora em psicologia pela mesma instituição. Também possui especialização em saúde pública pela Universidade do Estado do Pará. Foi professora da Universidade da Amazônia e atualmente é professora titular da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Pará. Contribuiu na formação de psicólogos humanistas em Belém do Pará e estuda sobre as convergências entre a Abordagem Centrada na Pessoa e a (...), tema que permanece atual na práxis e na formação dos psicólogos dessa perspectiva. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  16
    Foucault e a arqueologia do impensado: paragens fenomenológicas.Claudinei Aparecido De Freitas da Silva - 2016 - Revista de Filosofia Aurora 28 (45):859.
    Foucault inscreve a fenomenologia num movimento de desconstrução da racionalidade. Esse registro será arqueologicamente operado em As Palavras e as Coisas como signo de uma subversão radical vinda a lume pela “modernidade” em franca oposição à “idade clássica” da cultura no Ocidente, tendo como pano de fundo algo que se revela aquém do cogito: o “impensado”. O que emerge, aqui, é a dimensão mais profunda da razão e da epistémê, ou seja, a camada subterrânea pela qual o acontecimento e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  67
    A Critical Analysis of the Philosophical-Political Element of the Master-Slave Dialectic.Matheus Pelegrino da Silva - 2015 - Trans/Form/Ação 38 (3):9-24.
    ABSTRACT:The section “Lordship and Bondage” in Hegel’s Phenomenology of Spirit offers us, through the criticism of slavery, some indications regarding Hegel’s conception of human nature. In this paper some consequences of this conception for Hegel’s political philosophy are identified and presented. The analysis shows problems may emerge when we analyze some fundamental Hegelian concepts – “recognition” and shows that some “men” – if we take into consideration the way these concepts were defined in the master-slave dialectic. In light of these (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  23
    Crença e razão na fenomenologia de Husserl.Martina Korelc - 2015 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 3 (2):33-52.
    O texto analisa o conceito de crença [Glaube]e sua relação com a razão na fenomenologia de Husserl, sob três aspectos. Primeiramente, a partir da concepção da razão como essência e telos do homem e da concepção da filosofia como o modo de vida que lhe corresponde e que exige a crença na razão. Em segundo lugar é analisada a crença como posição de ser e a sua legitimação pela razão. O último aspecto analisado é o da implição da crença (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  13
    Problemas de filosofía de la religión desde América Latina: de la experiencia a la reflexión.Vicente Durán Casas, Juan Carlos Scannone & Eduardo da Silva (eds.) - 2003 - Bogota, D.C.: Equipo Jesuita Latinoamericano de Reflexión Filosófica.
    Modernidad y crisis de sentido / Augusto Hortal Alonso / - Fenomenología de las formas ambientales de religión en América Latina / Pedro Trigo / - Cultura y religión paraguaya en transición / Bartoleu Melia / - Filosofía y fenomenología / Paul Gilbert / - De la fenomenología de la religión en América Latina a una filosofía de la religión / Juan Carlos Scannone / - Religión y cultura. Elementos para una filosofía de la religión / Gerardo Remolina / - (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  60
    Empatía y ser-para-otro. Husserl y Sartre ante el problema de la intersubjetividad.Pedro S. Alves - 2012 - Investigaciones Fenomenológicas 9:11-38.
    En este documento, debato ampliamente sobre la fenomenología de la intersubjetividad presentada por Husserl y por Sartre, centrándome en los conceptos de empatía y ser-para-otros. Contrariamente a la opinión más común, rechazo la objeción de solipsista dirigida a Husserl y sostengo que es la descripción de Sartre la que da lugar a esa objeción, en la medida en que él describe la conciencia de otro sujeto como una forma de autoconocimiento como un "objeto" (para "otros"). Termino señalando algunas directrices para (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  50.  23
    Hermenêutica filosófica de Gadamer.Carmem Lúcia Brito Tavares Barreto & Danielle de Fátima da C. C. De Siqueira Leite - 2024 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 6 (2):19-32.
    O presente trabalho objetiva discutir as possíveis contribuições da Hermenêutica Filosófica de Gadamer para a pesquisa em Psicologia. Nessa direção, parte da problematização do modo como o conhecimento é produzido na Psicologia, com realce para a insuficiência do horizonte técnico-científico para aproximar-se dos fenômenos humanos. Recorre à Hermenêutica Filosófica de Gadamer na busca do desvelamento de outras possibilidades para tal fazer. Para tanto, parte da compreensão da hermenêutica, não na função de método, mas compreendida como condição humana originária. Aborda inicialmente (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000