Results for 'moral, democracia, educação, civilização'

990 found
Order:
  1.  5
    Educação civilizatória.Vagner da Silva - 2023 - Philósophos - Revista de Filosofia 28 (2).
    O presente artigo estabelece uma relação entre quatro elementos que não são usualmente associados no pensamento de Nietzsche: moral, democracia, educação e civilização. Buscamos mostrar que a democracia se baseia na moral e para isso cria um processo educacional que tem como objetivo manter as estruturas civilizacionais existentes. Neste percurso explicamos como os tipos humanos inferiores promovem o rebaixamento da vontade de poder dos tipos humanos superiores, criando um padrão civilizatório que valoriza acima de tudo o que é inferior (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  22
    Educação de, por e para a democracia: a relação meio-fim na filosofia de John Dewey.Horacio Héctor Mercau - 2020 - Educação E Filosofia 33 (67):219-241.
    La intensión del presente trabajo es la de explorar la relación medios-fines exponiendo que la misma se presenta en la obra de John Dewey como camino y horizonte coherente y consistente de su propuesta filosófica y educativa. La relación medios-fines dirige la investigación llevándonos a una comprensión del conocimiento como practica evaluativa y transformadora. Esta concepción epistemológica sienta las bases para repensar la educación y la democracia y brinda elementos suficientes para superar las dicotomías pensamiento - emoción, hechos - valores (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  28
    Um diálogo entre a Filosofia, a Educação e a Política: limiares entre a moral, o legal e a reificação.Horácio Luján Martinez, Edemir José Pulita & Joel Cezar Bonin - 2016 - Filosofia E Educação 8 (1):133.
    O objetivo desta reflexão é estabelecer um diálogo entre os espaços da educação, filosofia e política, buscando construir pontes entre eles. Seu embasamento teórico se refere à crítica ao capitalismo e ao conceito de reificação, a partir de autores da Escola de Frankfurt, de Foucault e de Benjamin. Um episódio ocorrido em 29 de abril de 2015 foi escolhido para análise por representar um evento paradoxal nos campos e conceitos apontados. Concluímos que é necessário se repensar novas ações entre as (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. A duplicidade na educação da areté em "A República" e em "Protágoras" de Platão.Barreira Marcelo - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (2):320-341.
    O artigo compara duas propostas de educação da areté nos textos de Platão: o “mito de Prometeu” no Protágoras e o “mito da caverna” no Livro VII de A República. Isso se deve à ambiguidade do termo areté, que pode ser virtude moral ou competência. Esse debate se traduziu, acompanhando a terminologia de Francis Wolff, numa abordagem complementar da “verdade jurídica” defendida pelo personagem de Protágoras em contexto democrático, com a “competência técnica” do personagem Sócrates, na segunda perspectiva. Debate que (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  17
    Virtudes e democracia.Denis Coitinho - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (Especial):90-116.
    O objetivo central deste artigo é refletir sobre a importância da conexão entre virtudes privadas e virtudes públicas de forma coerente para a garantia tanto da estabilidade psicológica como da social, visando ao fortalecimento da democracia. Para tal fim, investigo o papel das virtudes públicas da razoabilidade e tolerância. Posteriormente, tematizo a importância da identidade coletiva e da intencionalidade comum para lidar com a complexidade moral e política, bem como ressalto a característica intersubjetiva do conhecimento moral. O passo seguinte é (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  38
    Rigoberto LANZ democracia, política y discurso crítico en la América Latina.Elda Morales & Ana Irene Méndez - 2001 - Utopía y Praxis Latinoamericana 6 (12):98-108.
    En esta entrevista el conocido sociólogo venezolano Rigoberto Lanz, nos presenta su interpretación, desde una postura postmoderna-crítica, de la realidad social y el desarrollo político de la democracia en la América Latina, en un contexto histórico donde la globalización y el pensamiento únic..
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  21
    ¿Cuál comunicación para qué democracia?Elda Morales - 2004 - Utopía y Praxis Latinoamericana 9 (24):67-77.
    The anal y sis is based on a the ory that con cen trates on com mu ni ca tion as the axis of in ter me di a tion be tween pol i tics and de moc - racy. It at tempts to an swer the ques tions: i) Should pol i tics be de fined as a com mu ni ca tive fact?, ii) Can so ci ety’s com mu ni ca tive sy..
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  35
    La democracia venezolana desde el discurso político de los líderes tradicionales.Ana Irene Méndez & Elda Morales - 2001 - Utopía y Praxis Latinoamericana 6 (14):9-39.
    The political discourse of Rafael Caldera and Carlos Andrés Pérez is here analyzed. Thess leaders share features in exercising power as presidents of Venezuela, and in their being members of the traditional political parties that ruled the country in the second half of the XXth century. A crit..
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Adam Przeworski. Las crisis de la democracia ¿adónde pueden llevarnos el desgaste institucional y la polarización? [REVIEW]Oscar Morales - 2023 - Resonancias Revista de Filosofía 15:135-138.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  3
    Educação moral ou educação estética? Sobre Schiller e Fichte.Ricardo Barbosa - 2018 - Pensando - Revista de Filosofia 8 (16):51.
    O artigo discute uma tese de Xavier Léon sobre a atitude de Schiller em relação a Fichte e procura mostrar sob quais condições as cartas Sobre a educação estética do homem podem ser lidas como uma resposta a Algumas preleções sobre a destinação do erudito.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  14
    Alfonso Vázquez Salazar, El grado cero de la política y otros ensayos sobre la democracia en México : [reseña].Leónides Morales García - 2022 - Estudios filosofía historia letras 20 (143):177.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  4
    ADAM PRZEWORSKI. Las crisis de la democracia ¿Adónde pueden llevarnos el desgaste institucional y la polarización? Trad. Elena Odriozola, Buenos Aires: Siglo Veintiuno, 2022.Oscar Francisco Morales Bravo - 2023 - Resonancias Revista de Filosofía 15:135-138.
  13.  4
    Educação para a democracia.Etel Matielo & Elizabeth Artmann - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:296-313.
    Denominamos agir comunicativo-pedagógico a relação entre comunicação e educação, fundamentada em dois importantes postulados epistêmicos, a teoria do agir comunicativo por Jürgen Habermas, e as bases pedagógicas de Paulo Freire (com o olhar da educação popular em saúde). Este ensaio tem como objetivo refletir como o agir comunicativo-pedagógico pode contribuir para a reflexão sobre processos de formação na área da saúde, pautada nas categorias convergentes destes dois autores como: comunicação/diálogo, interdisciplinaridade, democracia, trabalho e emancipação. O agir pedagógico fundamenta-se nas aprendizagens (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  13
    Crise da democracia e da educação no Brasil.Sergio Roberto Moraes Corrêa - 2022 - Educação E Filosofia 36 (78):1315-1357.
    Esse artigo é fruto de um projeto de pesquisa, que busca estabelecer um diálogo Sul-Sul entre o pensamento do educador Paulo Freire e o sociólogo Boaventura Santos, com foco nos temas da democracia e da educação pública na atualidade da sociedade brasileira (2014-2020). Essa pesquisa se assentou numa abordagem qualitativa, priorizando a pesquisa bibliográfica e documental. No entanto, para fins de delimitação desse artigo e de socialização de alguns resultados, centro a análise na contribuição do pensamento de Paulo Freire a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. A máscara de Emílio.Deniz Alcione Nicolay - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (1):55-66.
    Este artigo, redigido em tom ensaístico, trata da identidade infantil presente na obra Emílio ou Da Educação, de Jean-Jacques Rousseau. Nesse sentido, procura vislumbrar aquilo que existe por detrás da escrita do autor de Emílio, ou seja, o Eu de sua própria escritura. Utiliza ferramentas conceituais da filosofia de Friedrich Nietzsche, a fim de avaliar a constituição valorativa de tal obra no que concerne à infância. Uma infância que se estabelece como o polo condutor de toda a pedagogia moderna, pois (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  7
    Democracia, Cidadania e Direito Fundamental À Educação: Elementos de Efetivação e Vinculatividade.Rogério Luiz Nery da Silva & Darléa Carine Palma Mattiello - 2021 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 7 (1):221.
    A pesquisa possui como tema a democracia e suas relações com efetiva prestação educacional, considerando que democracia, cidadania e educação são interdependentes. O problema de pesquisa consiste em esclarecer qual o nível de entrelaçamento entre democracia, cidadania e educação na América Latina. Objetiva-se vincular os conceitos determinantes de democracia em Guillermo O’Donnell com a educação enquanto meio de empoderamento, com base na experiência latino-americana. Utiliza-se pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa e método hipotético-dedutivo. Em conclusão, elucida-se o quão determinante (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  4
    Psicopolítica y big data como nuevas formas y herramientas para la organización política.Edwin Eduardo Niño-Morales, Oscar Javier Cabeza Herrera & Campo Elías Flórez-Pabón - 2024 - Sophia. Colección de Filosofía de la Educación 36:247-273.
    El presente artículo indaga si ¿es el sujeto un ser autónomo en la deliberación política o sonlos pensamientos, las posturas y las formas de la organización política mediadas por las distintas herramientas comunicacionales a las que se ve expuesto quienes lo determinan? Así, analiza larelación que existe entre mass media y política, con la capacidad deliberativa del individuo altomar decisiones en el contexto político, a partir de Chomsky y Han. La metodología es cualitativa con diseño documental, el instrumento son fichas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. A educação para a democracia entre a vulnerabilidade e a autossuficiência humana.Angelo Vitório Cenci & Edison Alencar Casagranda - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (3):478-495.
    O artigo toma Martha Nussbaum como referência para tematizar a tensão clássica existente entre vulnerabilidade e autossuficiência humana e discutir as implicações de tal tensão ao campo da educação para a democracia. Defende-se a posição que a educação para a vida democrática depende do modo como tal tensão é conduzida nos processos educativos. Desse modo, dado que tanto a vulnerabilidade quanto a autossuficiência são aspectos intrínsecos à condição humana, a educação para a democracia depende do cultivo de uma autossuficiência moderada (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  2
    A educação democrática na escola deweyana: para discutir a relação entre educação escolar e democracia.Altair Alberto Fávero & Carina Tonieto - 2015 - Filosofia E Educação 7 (2):75.
    Este artigo apresenta uma proposta de vivência da democracia na escola discutindo num primeiro momento a relação entre educação escolar e democracia a partir de Biesta e, num segundo momento, a proposta de educação formulada por Dewey em Democracia e educação. Em seguida, abordando a obra de Joseph Püig et al., Democracia e participação escolar, trata das características da escola democrática e de como elas podem efetivar-se no cotidiano escolar.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  9
    Democracia e educação em direitos humanos no Brasil.Helena de Assis Mota - 2020 - Filosofia E Educação 12 (2).
    O presente artigo aborda a Educação em Direitos Humanos – EDH e seu desenvolvimento na esfera educacional brasileira. Proposta formalmente no Brasil pelo PNEDH - Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, a EDH é incompatível com a plataforma política da extrema-direita em ascensão nacional e internacionalmente. No ambiente escolar também pode ser considerada problemática por modelos de gestão não-participativos e produtivistas, já que promove o questionamento explícito de pilares como hierarquia, democracia e liberdade dentre os educandos, além de não (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  15
    Paideia Helénica.António Freire - 1990 - Revista Portuguesa de Filosofia 46 (2):227 - 250.
    A paideia grega exigia, no homem perfeito, a kalokagathía (beleza física e beleza moral) e a areté que consistia no conjunto harmónico da primeira, mais o êxito. Em Creta, a civilização mais antiga da Grécia e o primeiro e mais brilhante exemplo de civilização europeia, foi descoberta por A. Evans (1900) e decifrada por Michael Ventris (1952) a escrita do Minóico Linear B. A escrita é a alma duma civilização, como a cultura é a mola propulsora da (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  21
    Diversidade, democracia e justiça: as minorias político-culturais e a educação básica pública.Leno Francisco Danner, Julie Dorrico & Fernando Danner - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022036.
    O texto aborda a correlação de democracia, diversidade e educação a partir da condição própria às minorias político-culturais que são efetivamente construídas desde a tríade racismo biológico, fundamentalismo religioso e eurocentrismo-colonialismo, rediviva política e culturalmente pela ascensão do fascismo como eixo estruturante das instituições e da vida sociopolítica brasileira hodierna enquanto consequência e estágio último de nossa modernização conservadora. Nosso problema de investigação pode ser definido com a seguinte pergunta: como é possível desconstruir-se a tríade racismo, fundamentalismo e colonialismo, base (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. Luta pela civilização: condições e exigências de uma educação da humanidade para a paz.Álvaro Mendonça Pimentel - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (3):107-124.
    Resumo : O artigo examina as contribuições do pensamento social de Maurice Blondel para a promoção de uma paz duradoura entre as nações. A partir da crítica blondeliana dos totalitarismos e dos regimes liberais, elencamos certas características da ação humana histórica e concreta, individual e social, que fundamentam uma concepção social e política favorável à pluralidade das culturas e à colaboração entre os povos. Como critério crítico e forma normal de promover a busca imanente do bem, da verdade e da (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  5
    Modernização, democracia e caráter nacional da educação em Minas Gerais, pela análise da Revista do Ensino. 1925 a 1929.Vera Lúcia Abrão Borges - 2008 - Educação E Filosofia 16 (31):111-134.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  15
    El problema de la filosofía latinoamericana. Aportes para propiciar la identidad desde la filosofía con niñ@s y adolescentes.Laura Morales & Laura Rodriguez - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 11:71-83.
    La experiencia de hacer filosofía en la escuela como práctica de libertad nos convoca al análisis de los modos de recepción de la filosofía en la Argentina y Latinoamérica. Dicho de otra manera, el planteo de Filosofía con Niñ@s requiere reponer el problema de filosofía latinoamericana o filosofía en Latinoamérica; y, con ello, tematizar la "antinomia/oposición/ alternativa" de estos términos en relación con prácticas filosóficas no reproductivas, de gratuidad del pensar, de anulación de la asimetría a la hora del filosofar.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Luta pela civilização: condições e exigências de uma educação da humanidade para a paz.Álvaro Mendonça Pimentel - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (3):107-124.
    O artigo examina as contribuições do pensamento social de Maurice Blondel para a promoção de uma paz duradoura entre as nações. A partir da crítica blondeliana dos totalitarismos e dos regimes liberais, elencamos certas características da ação humana histórica e concreta, individual e social, que fundamentam uma concepção social e política favorável à pluralidade das culturas e à colaboração entre os povos. Como critério crítico e forma normal de promover a busca imanente do bem, da verdade e da justiça, defende-se (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Educação moral: a busca da excelência a partir de virtudes aristotélicas ea formação do educador.Talita Carneiro Gader Safa & Samuel Mendonça - 2012 - Conjectura: Filosofia E Educação 17 (3):69-89.
    O artigo "Educação moral: a busca da excelência a partir de virtudes aristotélicas e a formação do educador" coloca em relevo a necessidade do cultivo de virtudes para a construção da excelência moral do homem. Discutimos a importância da compreensão do termo filosófico. Os resultados esperados consistem na possibilidade do educador de conseguir compreender, dentre os valores clássicos, em específico, o da justiça e o da amizade, como sendo a base para a discussão da educação moral. Se a educação moral (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  40
    Educação moral: a busca da excelência a partir de virtudes aristotélicas e a formação do educador.Talita Carneiro Gader Safa & Samuel Mendonça - 2012 - Conjectura: Filosofia E Educação 17 (3):69-89.
    O artigo "Educação moral: a busca da excelência a partir de virtudes aristotélicas e a formação do educador" coloca em relevo a necessidade do cultivo de virtudes para a construção da excelência moral do homem. Discutimos a importância da compreensão do termo filosófico. Os resultados esperados consistem na possibilidade do educador de conseguir compreender, dentre os valores clássicos, em específico, o da justiça e o da amizade, como sendo a base para a discussão da educação moral. Se a educação moral (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  8
    Educação e democracia, subsídios para uma consciência educacional pluralizante.Alberto Filipe Araújo - 1990 - Revista Portuguesa de Filosofia 46 (2):269 - 282.
    O autor partindo de textos-base de instituições internacionais, como a O.C.D.E. e a UNESCO, e sobretudo da Lei de Bases do Sistema Educativo Português (L.B.S.E.) ensaia o modo como eles, com especial destaque para o texto da L.B.S.E., possam garantir a pluralidade do pensar na instituição escolar. Por outras palavras, tenta-se dar subsídios que assegurem, pelo menos teoricamente, a formação de uma consciência educativa (democrática) contraposta à lógica reducionista e positivista que sempre tem caracterizado esse mesmo tipo de consciência. Igualmente (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  4
    Democracia y moral individual.Miguel Díaz de Cerio Uzqueda - 1992 - [Spain: [S.N.].
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  7
    Verdad moral Y democracia en Carlos Nino.Nicolás E. Alles - 2016 - Isonomía. Revista de Teoría y Filosofía Del Derecho 44:99-126.
    El artículo analiza algunos aspectos de la concepción de verdad moral que presenta el filósofo argentino Carlos Nino. En particular, intentaremos probar dos puntos. En primer lugar, buscaremos mostrar que las concepciones de verdad moral y de democracia deliberativa formuladas por Nino son incompatibles con un idealismo de corte platónico, a diferencia de lo que sostienen algunos análisis teóricos que aquí discutiremos. La postura constructivista que Nino sostiene es lo que impide pensarla desde puntos de vista trascendentes. En segundo lugar, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  9
    A Educação Moral No Jovem Piaget: Posição Ativa Do Educando e Mediação Formativa Do Educador.Claudio Almir Dalbosco, Luciana Oltramari Cezar & Luciana Maria Schmidt Rizzi - 2023 - Conjectura: Filosofia E Educação 28:023015.
    O ensaio procura investigar a ideia de educação moral defendida por Jean Piaget em sua conferência intitulada “Os procedimentos de educação moral”, proferida em Paris, no ano de 1930. Concentra-se em reconstruir o núcleo central apresentado pelo autor, ou seja, a tensão entre a dupla moralidade e a ambiguidade entre heteronomia e autonomia que constitui a moralidade infantil e que se alicerça em sentimentos de respeito opostos, de unilateralidade e de reciprocidade. Ocupa-se também em confrontar os procedimentos típicos da educação (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  2
    Emancipação intelectual e democracia: para uma filosofia crítica da educação a partir de Jacques Rancière e Paulo Freire.Fernando Gimbo - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 16 (2):270-284.
    Trata-se de propor, através da leitura conjunta de Jacques Rancière e Paulo Freire, uma filosofia da educação capaz de nos orientar em uma crítica da atual sociedade neoliberal. Tendo tal objetivo em vista, primeiramente exponho como a igualdade pode aparecer enquanto princípio a orientar nossas práticas educacionais. Com a afirmação da potência própria à inteligência é toda uma compreensão antropológica do homem que se desenha, compreensão essa que afirma o ser humano enquanto um ente que tem no aprendizado uma forma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  57
    Comunicación y sistema democrático.Ana Irene Méndez & Elda Morales - 2010 - Utopía y Praxis Latinoamericana 15 (51):81-97.
    Este estudio examina las relaciones entre política, poder, comunicación y cultura y el impacto de las nuevas tecnologías en esas relaciones. En él se destaca la función de la universidad en la producción de conocimiento útil al ciudadano en sus prácticas político-sociales, en la interpretación del m..
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  6
    La cuestión abierta de las tres P: polarización, populismo y posverdad en perspectiva emotivista.Arturo Rodríguez Sáez & José Manuel Robles Morales - 2023 - Isegoría 69:e09.
    La polarización, los populismos y la posverdad forman tres fenómenos sociopolíticos fundamentales para comprender cómo se está orientando la política en los sistemas demoliberales. La polarización política se suele entender como un proceso dinámico de activación de las divisiones entre dos o más grupos sociales en el transcurso de los debates públicos que puede terminar con una ruptura comunicativa o una comunicación fallida. Si bien los especialistas no coinciden a la hora de definir el populismo, se puede comprender como una (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. Democracia y moral. Respuesta a Nino.Juan Rodríguez Larreta - 1986 - Análisis Filosófico 6 (2):83.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  18
    Marcos mentales: ¿marcos morales? Deliberación pública y democracia en la neuropolítica.Pedro Jesús Pérez Zafrilla - 2018 - Recerca.Revista de Pensament I Anàlisi 22:91-110.
    En este trabajo trato de abordar el concepto de marco mental como clave para entender la concepción que la neuropolítica tiene de la deliberación pública y la democracia. En un primer lugar expondré los puntos centrales de las teorías de Jonathan Haidt y George Lakoff sobre el marco mental y la deliberación pública. Después pondré en relación la idea del marco mental con el concepto de marco referencial de Taylor. Finalmente, analizaré críticamente el modelo de deliberación pública y de democracia (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  38.  19
    Investigación cooperativa y crecimiento como fin moral: El lugar del pluralismo en la noción de democracia de John Dewey.Livio Mattarollo - 2024 - Análisis Filosófico 44 (1):35-60.
    El artículo pretende evaluar la crítica de Robert Talisse a la noción de democracia de John Dewey según la cual dicha noción sería incompatible con el pluralismo razonable de corte rawlsiano y devendría opresiva pues se funda en el ideal moral del crecimiento. Para ello, se reconstruye la “objeción pluralista” de Talisse. Posteriormente, se consideran los argumentos centrales con que Dewey sostiene su perspectiva, a saber: el argumento experimentalista y el argumento formativo. En este marco, se sostiene que la idea (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. Moral, derecho y democracia: el debate Apel'versus' Habermas.Manfredo Araújo de Oliveira - 2006 - Cuadernos Salmantinos de Filosofía 33:439-462.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  26
    A educação e o prólogo da Genealogia da Moral de Nietzsche.Fernando Bonadia de Oliveira - 2009 - Filosofia E Educação 1 (1):121-142.
    Analisando-se a estrutura do “Prólogo” da Genealogia da Moral de Friederich Nietzsche, pretende-se compreender como este filósofo concebe a forma pela qual ele mesmo esteve, desde a infância, diante dos questionamentos sobre a origem dos valores morais. Trata-se de entender em que medida é possível aproveitar essa experiência de Nietzsche para definirmos uma tarefa para a Pedagogia, qual seja, a de questionar os valores morais existentes em seu interior. Todavia, menos do que definir propriamente tal tarefa, este trabalho consiste – (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  9
    Repensar la democracia. Estrategia moral y perspectiva crítica en K.O.APEL.Domingo Viente García Marzá - 2019 - Daimon: Revista Internacional de Filosofía 78:75-89.
    El objetivo de este artículo es mostrar la actualidad de algunas de las aportaciones más importantes de K.O.Apel a la reflexión democrática, en concreto a la relación entre ética y democracia. Para este objetivo compararemos estas aportaciones con las de J.Habermas, compañero de viaje en la propuesta de la ética del discurso. Comprobaremos cómo nuestro autor supo avanzar y justificar la necesidad de una estrategia moral, más aún, de una arquitéctonica de la razón práctica que relacione fundamentación y aplicación. Solo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  42.  6
    La democracia como moral.Elías Díaz - 1997 - Isegoría 15:29-37.
  43.  12
    Democracia em as duas fontes da moral e da religião: Resistência e Aspiração.Maria Adriana Camargo Cappello - 2017 - Trans/Form/Ação 40 (2):139-162.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  44. Pierre Rosanvallon : la contrademocracia como radicalización de la política.Gabriel Morales Ordosgoitti - 2015 - In O. Astorga (ed.), La democracia radical. [Caracas]: La Hoja del Norte.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  20
    Kant e o Valor Moral da Democracia Representativa.Joel Thiago Klein - 2019 - Revista Portuguesa de Filosofia 75 (1):667-694.
    This essay shows how Kantian philosophy provides relevant grounds for reflections regarding the current debate on democracy. Firstly, I argue that representative democracy has a particular moral value that stands out the other forms of government. Secondly, I make some considerations about the elements that must be institutionally embodied in order to ensure a proper functioning democracy, such as the separation of powers, the guarantee of a public sphere which is appropriate to the freedom of public use of reason, the (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  12
    Formação Moral, Florescimento Humano e Público Educado. A Educação na Teoria Moral de MacIntyre.Marcos Rohling - 2018 - Educação E Filosofia 32 (66).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  2
    DURKHEIM, Émile. Sociologia, educação e moral. Porto: Rés.Márcia Núbia Fonseca Vieira - 2008 - Educação E Filosofia 10 (19):195-200.
    Reflexão é movimento, dinâmica e ação. O pensamento que estanca deixa produtos: obras, textos, resultados ideológicos, "verdades". Cessou de pensar. Todo pensamento "é" um movimento "do pensamento". Uma reflexão sobre o pensamento de Durkheim demonstra, tout court, entre outros aspectos, sua visão de educação. Assim, cumpre formular sua concepção sobre ela; uma definição, talvez um conceito: "a ação exercida pelas gerações adultas sobre as que ainda não se encontram amadurecidas para a vida social". Cumpre formular os objetivos que se lhe (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  43
    Representaciones sociales del asociativismo municipal en educación: un marco conceptual para la educación chilena.María Soledad Erazo Jimenez, Marco Villalta Páucar & Marcelo Morales Jeldes - 2012 - Polis: Revista Latinoamericana 31.
    En el presente artículo se analiza las posibilidades de la teoría de las Representaciones Sociales (RS) para, desde la perspectiva de los sujetos, analizar los elementos cognitivos implicados y socialmente construidos que sustentan las acciones de gestión micro y macro institucional, y de coordinación entre varias municipalidades de un mismo territorio, lo que la literatura de gestión denomina trabajo asociativo o asociativismo. Interesan específicamente las representaciones sociales de la asociatividad en el tema educativo, desde actores político-administrativos y profesionales implicados en (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  7
    "Criação Universalismo e Democracia: A Filosofia Política de Bergson Em as Duas Fontes da Moral e da Religião" de Nadia Yala Kisukidi.Natália Santos de Jesus - 2023 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 14 (37):221-240.
    Apresentamos a tradução para o português do artigo de Kisukidi, o qual aborda de maneira inovadora a questão política encontrada no último grande livro do filósofo francês Henri Bergson. Este artigo aponta como a filosofia política que surge em As Duas fontes da moral e da religião é relevante ainda hoje.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  4
    La relación entre ética y política en la democracia deliberativa. Un análisis crítico de la “Significación moral de la democracia”, de Julio De Zan.Santiago Prono - 2019 - Tópicos:110-130.
    El artículo analiza el problema de la relación entre ética y política teniendo en cuenta para ello el trabajo de J. De Zan sobre la “Significación moral de la democracia”. La idea es complementar, no sin señalamientos críticos, dicho trabajo identificando, en primer lugar, el sentido reconstructivo del planteamiento teórico de la democracia deliberativa de J. Habermas. Para este propósito, se explicita también una parte de sus fundamentos filosóficos, como es la pragmática universal del lenguaje, cuya tematización de las pretensiones (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 990