Results for 'preconceito'

79 found
Order:
  1.  7
    Os preconceitos do “último homem” - Sobre a nova determinação da humanidade em Aurora.David Simonin - 2023 - Cadernos Nietzsche 44 (2):15-40.
    The aim of this essay is to seek out the prototype of the last man in Dawn, Thoughts on the Presumptions of Morality (1881) and to present them in the light of the critique of prejudices as it is carried out in this work. In the third book, in particular, one can find an exact representation of the last man. Under the features of modern humanity and its prejudices, it is first and foremost the aporia of a certain type of (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  9
    Há Legitimidade Nos Preconceitos? Uma Reabilitação À Luz da Hermenêutica Filosófica de Hans-Georg Gadamer.Talia Giacomini Tomazi - 2023 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 16 (32):65-78.
    O pensamento filosófico moderno geralmente considerou os preconceitos como juízos sem fundamentação e que levam a mal-entendidos. Contudo, Hans-Georg Gadamer pretende restituir o potencial produtivo e o caráter condicionante dos preconceitos para a compreensão a partir de sua hermenêutica filosófica. Deste modo, o presente artigo retomará a discussão desenvolvida por Gadamer em Verdade e Método, sobretudo na segunda parte, e dará ênfase aos seguintes aspectos: a descoberta da estrutura prévia da compreensão (posição prévia, visão prévia e concepção prévia) e o (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  10
    “A Gente Consegue Falar Sobre Tudo, Mas Quando Chega Na Religião, É Pisar Em Ovos”: Formas de Superar o Preconceito e a Intoler'ncia Com as Religiões de Matriz Africana Nas Escolas.Benício Backes & José Licínio Backes - 2023 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 29:123-135.
    O preconceito e a intolerância com as religiões de matriz africana foram construídos no contexto da colonização e atualizam-se cotidianamente por meio da colonialidade. O artigo objetiva analisar o que professores negros têm feito para superar essa realidade. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores negros, militantes da causa negra, que atuam em escolas públicas. A análise mostrou que esses professores desenvolvem várias estratégias com vistas à desconstrução do preconceito e da intolerância.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  15
    As Palavras ou os Preconceitos da Infância.Gérard Lebrun - 1993 - Discurso 22:15-34.
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  3
    O Preconceito em H.-G. Gadamer: sentido de uma reabilitação.Maria Luísa Portocarrero Ferreira da Silva - 1995 - [Lisboa, Portugal]: Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  10
    Cinismo e preconceito: uma homologia com o fetichismo freudiano em The Authoritarian Personality.Virginia Helena Ferreia da Costa - 2019 - Discurso 49 (1):141-159.
    O trabalho aborda o cinismo do tipo antropológico autoritário de The Authoritarian Personality em homologia com o fetichismo descrito por Freud. Metapsicologicamente, é trabalhado o problema da síntese do eu e cisão interna a tal instância, bem como a externalização do superego. Sendo este sujeito massificado e esclarecido, a assunção de discursos morais contraditórios na mesma estrutura psíquica possibilitaria a manutenção de preconceito e autoritarismo em ambientes democráticos mediante racionalizações.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  4
    Imprensa e preconceito: a relação entre favela e celebridades no mundo do crime.Carla Baiense Felix & Antonio Carlos Ferreira Vianna - 2015 - Logos: Comuniação e Univerisdade 22 (2).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. A contribuição dos estudos críticos da branquitude para a compreensão do preconceito racial no campo da psicologia social.Felipe Carvalho & Lia Vainer Schucman - 2022 - Quaderns de Psicologia 24 (1):e1760.
    Este artigo tem como objetivo apresentar as principais abordagens em que a psicologia social clássica norte-americana teorizou sobre o preconceito racial, o racismo e o antirracismo e, a partir delas, trazer os estudos críticos da branquitude como possibilidades para superar os limites identificados nessa corrente, que ora apresenta um indivíduo fora da estrutura, ora a estrutura sem indivíduos. Para isto, neste artigo definimos três abordagens propostas pela psicologia social norte-americana: teste de associação implícita (Greenwald & Banaji 2013); teoria do (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  1
    O método científico moderno como preconceito na fenomenologia de Husserl.Murilo Luiz Milek - 2018 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 16 (1).
    No presente artigo gostaríamos de mostrar como a relação de Heidegger com a ciência e com a modernidade se dá num momento imediatamente anterior a Ser e Tempo. Para tal, faremos uma análise do texto elaborado a partir do curso, de 1924, Introdução à Investigação fenomenológica. Nesse texto o autor afirma que o que ali se prepara é um confronto com a fenomenologia atual, leia-se: husserliana. Esse confronto se estrutura a partir da crítica feita por Heidegger ao artigo A Filosofia (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. E quando ser o que se é tornou-se uma fundada suspeita: elementos de um estética de classe e do preconceito.Francisco Luciano Teixeira Filho - 2016 - O Público E o Privado 14 (28):223-251.
    O presente artigo relata a estética de classe de um grupo social que foi chamado de pirangueiro. A partir de uma pesquisa observacional, com amparo referencial nas teorias do habitus e do campo, em Bourdieu, baseada na técnica de flanagem, reconstruiu-se a ideia do subcampo da moda de resistência, que se apresenta como contraposição ao campo da moda dominante. Com essa moda de resistência, o jovem pirangueiro traz um elemento de auto-distinção e, ao mesmo tempo, um critério de preconceito.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  18
    Narrativas dos/as jovens do Sertão de Pernambuco sobre preconceito e discriminação racial no contexto escolar.Roseane Amorim Da Silva, Maria Márcia Da Silva, José Willian Da Silva & Elayne Barbosa Dos Santos - 2021 - Odeere 6 (1):138-162.
    Neste estudo refletimos sobre situações de racismo narradas por jovens moradores/as do Sertão de Pernambuco. O mesmo foi realizado de modo online devido a pandemia da Covid-19. Realizamos duas etapas, na primeira 127 jovens responderam a um formulário sobre a temática em questão; na segunda, realizamos quatro rodas de conversas, em que participaram discentes e docentes de uma escola pública do Pajeú. As informações construídas foram analisadas com base na análise temática. O racismo está presente em todos os ambientes da (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  20
    Somos todos filósofos: problematizando o preconceito e a concepção de filosofia / We are all philosophers: problematizing the preconcept and the conception of philosophy.Jônatas Marcos da Silva Santos & Ademar de Lima Carvalho - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020009.
    O objetivo desse texto é apresentar uma reflexão sobre a filosofia enquanto práxis humana, na perspectiva da superação do preconceito de que a filosofia é uma atividade do pensamento, deslocada da vida e de suas relações com o contexto social, partindo do pressuposto de que a filosofia é uma reflexão, um conhecimento crítico da realidade. O foco de nossa reflexão destaca a pergunta filosófica como instrumento mobilizador da formação da consciência crítica do sujeito, como processo de criação e superação (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  23
    Nietzsche e Boscovich: das ações físicas aos preconceitos sensoriais.Adilson Felicio Feiler - 2019 - Universitas Philosophica 36 (72):279-303.
    Nietzsche’s translation of phycisist Roger Joseph Boscovich’s theory of matter to the language of a sensorial atomism evokes the emergence of several moral prejudices. For Boscovich, material points are the symptoms of an action that itself does not belong to those points, but is produced from a distance by other points, as the result of an operation from point A to point B and vice versa. By appropriating aspects of Boscovich’s physics, Nietzsche equates this dynamism to a theory of sensation. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  10
    Experiência no estágio de História: desconstruindo preconceitos.Ana Cristina Peron, Valéria Machado & Claricia Otto - 2020 - Odeere 5 (10):320-333.
    Este relato apresenta recorte da experiência de estágio supervisionado de História no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2018, na turma 2B do ensino médio. De modo específico, trata da metodologia utilizada nas aulas para debater sobre o período da Primeira República no Brasil (1889-1930). Tal metodologia foi centrada no trabalho com diferentes fontes: o samba enredo da escola Imperatriz Leopoldinense, Liberdade! Liberdade! Abra as asas sobre nós (1989); o Hino da Proclamação da República e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. O amor em Kant e na filosofia analítica.Elke Elizabeth Smith & Dieter Schönecker - 2017 - Con-Textos Kantianos 5:75-93.
    De acordo com um preconceito bastante difundido no meio filosófico, a filosofia prática de Kant não levaria em consideração os sentimentos e emoções. Uma análise cuidadosa dos escritos de Kant revela, no entanto, o papel central exercido pelos sentimentos em sua ética. Neste artigo examinaremos o conceito de amor em Kant e tentaremos aproximá-lo da discussão sobre o amor na tradição analítica contemporânea, especialmente na filosofia do amor de Harry Frankfurt.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  13
    Relato de experiência através de vivências profissionais e a inserção da espiritualidade nos cuidados paliativos.Janaina Luiza dos Santos, Alexandre Diniz Breder, Irene Bulcão, Ana Carolina Ferreira Castanho, Lilian Claudia Ulian Junqueira, Ana Claudia Moreira Monteiro & Márcia Gomide da Silva Mello - 2024 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 29:307-319.
    A equipe da Enfermagem é privilegiada, pois, é o cuidador que permanece vinte e quatro horas na assistência direta do paciente, podendo ter uma visão ampliada da pessoa no processo do adoecimento, tendo a oportunidade de incorporar e desenvolver os princípios dos Cuidados Paliativos (CP). Na perspectiva holística da saúde a religião/religiosidade/espiritualidade é uma das possibilidades de cuidado e manejo, porém ainda muito negligenciada pelos profissionais da saúde, seja por desconhecimento ou preconceitos e tabus, mas que se torna essencial no (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  13
    A Filosofia e Seu Ensino Pela Encruzilhada: Um Relato de Experiências e Descobertas.Paulo Willame Araújo de Lima & Gregório Barbosa de Souza - 2023 - Revista Dialectus 29 (29):143-160.
    O Transpassando é um coletivo de combate à transfobia e demais preconceitos que atua na Universidade Estadual do Ceará – UECE como um programa de extensão horizontal e autogerido. Sua forma e seu conteúdo é diferenciado, pois o Programa existe enquanto uma ação direta de combate às opressões e violências realizadas contra vários grupos sociais marginalizados. Este texto que se apresenta como relato de experiência tem por objetivo apresentar o Transpassando em sua história de surgimento, seu caráter político, estético, teórico (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  51
    Diversity, Social Inquiries, and Epistemic Virtues.Jonathan E. Adler - 2005 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 50 (4):37-52.
    A teoria das virtudes epistêmicas (VE) sustenta que as virtudes dos agentes, tais como a imparcialidade ou a permeabilidade intelectual, ao invés de crenças específicas, devem estar no centro da avaliação epistêmica, e que os indivíduos que possuem essas virtudes estão mais bem-posicionados epistemicamente do que se não as tivessem, ou, pior ainda, do que se tivessem os vícios correspondentes: o preconceito, o dogmatismo, ou a impermeabilidade intelectual. Eu argumento que a teoria VE padece de um grave defeito, porque (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  19.  23
    Como trabalhar o repertório cultural dos alunos e a comunicação conforme proposta da BNCC a partir da cultura afrodescendente?Eliane Alves De Oliveira - 2020 - Odeere 5 (9):457.
    A real necessidade de adequar o currículo escolar às chamadas aprendizagens essenciais citadas na Base Nacional Comum Curricular tem sido destaque em discussões e capacitações na área educacional em todo o país. A escola do século XXI, apesar de já ter apresentado alguns avanços, ainda está presa a livros didáticos cuja proposta é a transmissão de conteúdos que supostamente serão cobrados em exames oficiais. Muitas dessas propostas pedagógicas não levam em consideração o aluno como um ser integral com cabeça, coração (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  2
    Da danificação da cultura ao dilaceramento do sujeito.Rosi Giordano - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 3.
    Este ensaio consubstancia uma reflexão tecida do interior da Teoria Crítica, conjugando aportes da Psicologia e da Filosofia. Para tanto, busca-se argumentos em 'Opinião, loucura e sociedade', de Adorno, para, a seguir, iluminar a temática delimitada - ensino da filosofia: preconceito 'versus' experiência-, juntamente a outros autores, propositores, também, da relevância da 'experiência' para a filosofia. Concebe-se o filosofar como expressão da auto-reflexão, do conhecimento forjado na experiência.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  32
    Movimento sofístico da Grécia : o trabalho de ensinar.José Sílvio Oliveira - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (3):513-540.
    Investigar a natureza do trabalho de ensinar dos sofistas na Grécia é o objetivo deste artigo. É amplamente reconhecido o preconceito histórico-ideológico que a própria palavra sofista carrega ao longo da história da educação. Afirmamos, preliminarmente, que não vamos arrancar essa marca intrincada que, em certo sentido, assinalou o caráter dos primeiros trabalhadores do ensino na civilização ocidental. No horizonte histórico-filosófico, quando a visão cosmológica é substituída pela antropológica, são os sofistas responsáveis pelo nascimento de nova profissão: a do (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  5
    Podem os argumentos do apêndice da parte I da Ética vencer a superstição?Lucas André Marques Pereira - 2022 - Cadernos Espinosanos 47:265-289.
    Neste trabalho, pretendemos investigar o poder que os argumentos do apêndice da Parte I da _ Ética _ possuem para enfraquecer a superstição que reside na mente do leitor. Dada a necessidade dos preconceitos que levam à consolidação da superstição finalista, é esperado que o leitor, ao se deparar com a _ Ética _, esteja completamente tomado pelas crenças finalistas. Tendo isso em vista, como poderia a compreensão desses argumentos ser capaz de eliminar a superstição? Como intentamos demonstrar, o conhecimento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. Multiculturalismo, juventude e formação do professor: potenciais para uma discussão sobre a diferença.William de Goes Ribeiro - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (1):79-92.
    O presente artigo discute possibilidades de articulação da dimensão multicultural na perspectiva do professor e da juventude, analisando implicações para o ensino na escola. Utilizei como fonte o Banco de Teses do site da Capes. O objetivo foi pensar como a epistemologia multicultural pode contribuir à identidade juvenil de maneira positiva. O eixo principal da interrogação está na dualidade diferença/ igualdade na luta contra preconceitos e estereótipos. A pesquisa indica limites e potenciais nas mudanças curriculares numa perspectiva multicultural crítica. Contudo, (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  19
    O ‘programa fiduciário’ de Polanyi e a refutação do criticismo moderno.Maria Luísa Couto Soares - 2015 - Cultura:223-245.
    O “programa fiduciário” de Polanyi desafia o ideal da racionalidade moderna de alcançar uma completa justificação de todas as crenças, submetendo-as a uma crítica prévia à sua aceitação. Este requisito é um dos malefícios que está na raiz de preconceitos filosóficos e científicos que Polanyi se propõe superar. Este artigo apresenta o confronto entre o “modelo linear” da justificação do conhecimento, a partir de um princípio absoluto, com a alternativa do “modelo circular” proposto por Polanyi. Não se trata de uma (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Direitos humanos e diversidade sexual na escola: homofobia, trabalho docente e cotidiano escolar // Human rights and sexual diversity at school: homophobia, teacher’s work and everyday life at school.Elizeu Clementino de Souza - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (Espec):198-220.
    Ao tomar como referência o projeto de formação Direitos Humanos e diversidade afetivo-sexual na escola: homofobia, trabalho docente e cotidiano escolar, o texto busca sistematizar aspectos relacionados ao referido projeto, tendo em vista possibilitar que os professores em processo de formação construam novos modos de intervenção e práticas no seu cotidiano, capazes de combater o preconceito e promover a igualdade, no que concerne à homofobia no cotidiano social e escolar. É importante salientar que as questões especificamente sobre orientação sexual, (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  26
    Did Wittgenstein Ever Take the Linguistic Turn?Heinrich Watzka - 2002 - Revista Portuguesa de Filosofia 58 (3):549 - 568.
    The conviction that philosophical problems are "problems of language" (Rorty) which may be solved, or dissolved, either by reforming language or by understanding more about the language we actually speak, forms the common ground of otherwise conflicting camps within 20th century analytic philosophy. The refusal of ordinary language philosophers to construct ideal languages stems from the prejudice that ordinary English satisfies all requirements for being an ideal language. If traditional philosophers would use words as ordinary speakers of English do they (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  8
    Meu ódio será tua herança.André Januário da Silva & Valéria Cristina Lopes Wilke - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:508-528.
    A relação informação e capital tem sido vital para a produção do habitus informacional no século XXI, seja pelo cada vez maior trânsito de usuários interconectados à grande rede, seja pela massificação da produção de artefatos infocomunicacionais que possibilitam a manutenção desse fluxo. Sob o ponto de vista econômico, a informação é a matéria que passa a estruturar a lógica de organização do capital, e, por conseguinte, também a ordem social, política e cultural das sociedades contemporâneas. Desse modo, é na (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  5
    O papel da cultura na hermenêutica jurídica.Juan Arcides Chirino Colina & Mauro Augusto Ponce de Leão Braga - 2024 - Aufklärung 10 (3):141-150.
    Este é um estudo sobre a mediação da cultura no processo de compreensão e interpretação das normas jurídicas na determinação de seu significado e alcance de sua aplicação concreta, com base no estudo da obra Verdade e Método, de Hans-Georg Gadamer, analisa-se o papel da cultura no procedimento hermenêutico jurídico, tanto do ponto de vista do intérprete, quanto do destinatário da norma jurídica, onde o jurista entra no jogo da interpretação da norma, com o conjunto de preconceitos proporcionado pela tradição, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  8
    Ação Coletiva Política e Luta Por Reconhecimento: A Atuação da Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas (Abrafh) Na Defesa de Outras Modalidades de Famílias.Elias Santos Serejo, Danila Cal & Leandro Rodrigues Lage - 2019 - Logeion Filosofia da Informação 6 (1):85-105.
    A Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas (Abrafh) é uma entidade que luta pelo reconhecimento das populações cujo núcleo é formado por sujeitos LGBTQIA+. A instituição busca representar os anseios e expectativas dessas famílias em diferentes âmbitos sociais, assim como combater os desrespeitos e preconceitos advindos de um sistema heterossexista. Este trabalho busca compreender como a Abrafh mobiliza as dimensões do afeto e da solidariedade na luta política. Para isso, entrevistamos quatro representantes do primeiro conselho diretor. Por meio de uma análise (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. O Remorso No Pensamento de la Mettrie.Elizângela Inocêncio Mattos - 2024 - Revista Dialectus 32 (32):36-46.
    Em O Homem-Máquina, La Mettrie, trata da materialidade da alma e do corpo como uma máquina destinada a felicidade. Há nesse argumento um enfrentamento diante da compreensão da alma ser distinta dele, onde o médico-filósofo descreve que ela, como toda parte do corpo, seria afetada. O movimento do sangue no corpo a alcança e, quando o corpo dorme, ela dorme com ele. Esse argumento constitui o ponto de partida da presente exposição, que tem como objetivo compreender a origem do remorso (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  36
    Diversidade na Educação Escolar: limites e possibilidades.Léia Adriana da Silva Santiago & Maria Licia dos Santos - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (1):154-178.
    O presente estudo tem como objetivo investigar como a diversidade afrobrasileira e indígena está contemplada na educação escolar, compreendendo que a escola é um lugar estratégico de articulação, um espaço para propostas de mudanças em relação a uma educação que respeite as diferenças e singularidades. A problematização se pautou na reflexão do livro didático, nos desafios e nas práticas dos professores, com o objetivo de analisar e compreender as mudanças e permanências, as inclusões e exclusões, os estereótipos, os preconceitos, a (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  31
    Locke E os pobres.Antônio Carlos Dos Santos - 2018 - Cadernos Espinosanos 38:33-51.
    O objetivo deste artigo é analisar o projeto de lei de Locke sobre os pobres à luz do debate que se estabeleceu no século XVII inglês sobre o combate à pobreza. A leitura desse projeto de lei com outros textos de Locke, como o _Segundo tratado_, por exemplo, conduz o leitor a uma flutuação interpretativa que parte de sua visão moral, de salvação da alma_ per_ _si_, passa por uma perspectiva de cunho econômico-utilitarista, baseada no trabalho, e chega a uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  13
    A semântica de Eros no tempo patrístico.Ulysses Roberto Lio Tropia - 2006 - Horizonte 5 (9):106-128.
    O objetivo deste artigo é mostrar a semântica da palavra Eros dentro da tradição cristã. Limita-se a algumas dessas significações. A reflexão mostra a limitação dessa expressão na língua portuguesa. Seu significado é muito mais rico na língua grega. Se a tradição cristã carregou esta palavra de forma negativa, outros Padres leram-na em sintonia com Ágape e com outros significados. A relação mística a interpreta como uma relação “erótica” entre homem e Deus. Esta intimidade procura explicar o aspecto do desejo (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  6
    Curiosidade, ambição intelectual e conhecimento.Roberto Unger - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9 (1):47-61.
    A curiosidade recebe diferentes considerações ao longo dos tempos: mau hábito, luxuria, vício, e virtude. As análises de diferentes épocas e autores perpassa a religião, preconceitos e, finalmente a ciência, que a consagra. É a faculdade mais ativa na infância e adolescência e possibilita o desenvolvimento das aptidões gerais da mente. No passado remoto foi condenada pela religião e considerada a responsável pela queda da civilização adâmica assim como o infortúnio da mítica Pandora. Na atualidade, pesquisadores apontam que a curiosidade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  24
    O racismo de Hume por Hume.Maria Isabel Limongi - 2023 - Dois Pontos 20 (2).
    O artigo trata da famosa nota do ensaio Dos Caracteres Nacionais, na qual Hume afirma suspeitar que os negros são inferiores aos brancos. No lugar de perguntar o quanto o racismo expresso na nota penetra na obra, como se costuma fazer, coloca-se outra questão: o que Hume tem a dizer sobre o conteúdo da nota, levando em conta seu contexto de enunciação? Como ele situa no ensaio Dos Caracteres nacionais o seu próprio racismo? A partir de uma análise do ensaio (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  5
    Racismo ambiental: uma proposta de sequência de atividades a partir de uma perspectiva CTS.Christiana Andréa Vianna Prudêncio & Mariana Dos Santos - 2024 - Odeere 9 (1):22-33.
    O termo racismo ambiental foi cunhado por Benjamin Franklin Chavis Jr. em 1981 nos Estados Unidos e de lá pra cá, este conceito foi sendo cada vez mais atrelado a uma materialização do racismo estrutural. A literatura tem mostrado que a discussão das relações étnico-raciais encontra pouco, ou nenhum lugar, nos cursos de formação de professores e, no caso do Ensino de Ciências, essa situação é ainda mais grave, uma vez que diversos professores acreditam que não cabe a eles abordar (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  23
    No chão da escola: transgressões didático-pedagógicas e superação do racismo estrutural.Robson Barboza Araújo & Milton Ferreira Da Silva Junior - 2022 - Odeere 7 (2):19-34.
    Este Trabalho discute ações transgressoras didático-pedagógicas ao processo neocolonial no ambiente educacional formal, com o olhar à formação inicial, continuada e a pedagogia no chão da escola, inerentes à superação dos preconceitos, sutis ou não, ao fenótipo negro. Inicialmente rastreou-se, indício das boas práticas didático-pedagógicas, por uma revisão literária, ao se relacionar formação inicial continuada e práticas transgressoras de auto identificação étnico racial no chão da escola, ancorada externamente pelas lutas por uma sociedade e educação antirracistas. Importou sistematizar o processo (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. Influência da Vontade nos Julgamentos Intelectuais" de Asa Mahan.Silvério Becker - 2022 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 10 (1):529-538.
    O capítulo A Influência da Vontade nos Julgamentos Intelectuais trata mais especificamente de uma teoria do conhecimento acerca das relações da liberdade humana com as crenças, opiniões, e julgamentos destes. Nessetexto, Mahan defende que a Vontade influencia, direta, e também indiretamente, os erros de julgamento, quando eles existem; o que torna os seres humanos responsáveis por seus preconceitos e julgamentos errados. Para Asa Mahan, nenhuma de nossas faculdades intelectuais, e tampouco os nossos sentidos, nos enganam; antes, os erros têm sua (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  4
    A Educação Na Prosa Poético-Filosófica de Oswald de Andrade.Filipe Ceppas - 2016 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 24:189-195.
    Este texto explora uma possível dimensão pedagógica da antropofagia de Oswald de Andrade. Procuramos mostrar como a antropofagia, enquanto “programa de reeducação da sensibilidade” e “teoria da cultura”, é também um combate contra o patriarcado, a venalidade e a usura do capitalismo; contra a lógica do léxico Berlitz, os preconceitos religiosos e as superstições ultrapassadas.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  7
    Editorial inaugural de Educação e Filosofia.Educação E. Filosofia - 2008 - Educação E Filosofia 1 (1):3.
    REVISTA EDUCAÇÃO E FILOSOFIA é uma publicação semestral do Departamento de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia. Este número é o primeiro fruto de um sonho antigo e de um inconformismo com a falta de um veículo como este, entre nós. Pretendemos incentivar e divulgar trabalhos de natureza interdisciplinar nas áreas de Educação e Filosofia. Mas, se a Revista vier a ter uma linha preferencial — e isto depende muito mais dos nossos colaboradores, que da direção — essa linha não (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  17
    Cisnormatividade, violência e instituição escolar // Cisnormativity, violence and school institution.Lindamar Alves Faermann, Silvio Luiz da Costa & Catarina Couto - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020036.
    Este artigo tem como objetivo elucidar as diversas formas de violência vivenciadas pela população transgênera no Brasil, centrando-se nos desafios e nas dificuldades que encontram no âmbito educacional. Estudos comprovam reiterados processos de discriminação, ódio, preconceito e abandono familiar e social envolvendo esse grupo, o que o expõe a situações degradantes de vida e viola a Declaração Universal dos Direitos Humanos, construída sob a premissa de que a sociedade deve ser capaz de garantir justiça, vida e liberdade. Contudo, na (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  12
    O retrocesso no combate da LGBTfobia no Brasil.Taynan Matheus Sousa Gonzaga & Ana Kelma Cunha Gallas - 2020 - Filosofia E Educação 11 (2):281-289.
    A escola é um dos espaços onde a população LGBT sofre preconceito e isso continua sendo reforçado pelos profissionais desse ambiente e pela falta de preparo dos mesmos para lidarem com essa problemática Este trabalho se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, adotando-se como metodologia a revisão da literatura. Este trabalho se configura como uma pesquisa qualitativa, onde procuramos discutir o processo de preconceito e exclusão desses alunos e qual o motivo que gera a evasão dos mesmos da escola. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  15
    A perspectiva da alteridade na educação.Adilson Cristiano Habowski, Elaine Conte & Natália de Borba Pugens - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (1):179-197.
    O estudo reflete sobre o conjunto de categorias que coloca a alteridade como princípio articulador e compreensivo do saber das diferenças em Emannuel Lévinas. Uma ética da alteridade é um desafio para uma sociedade que uniformiza os processos de ensino e desvaloriza o ser em uma relação de supremacia do eu frente ao alter. A esfera educacional é propícia ao desenvolvimento de uma ética da alteridade, pois tem por princípio o diálogo e o respeito ao outro, enquanto compromisso de abertura (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  7
    Eu pedagoga memoriando: depois do dito e revivido, quem sou agora ‘Amadurecida’?Zoraya Maria de Oliveira Marques - 2021 - Odeere 6 (2):339-351.
    “Eu Pedagoga Memoriando: depois do dito e revivido, quem sou agora ‘Amadurecida’?” completa a “trilogia” iniciada no Projeto de Experiências Criadoras na década de 90 junto a discentes e egressos de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia/UNEB. O vol. nº 03 se constitui como artigo conclusivo rodeando as mesmas inquietações, cuja provocação se deu na pergunta problema: “pensando em episódios como preconceito, discriminação, intolerância “qual dentre os fatos mais marcantes da sua vida acadêmica e/ou familiar, teve grande impacto (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  6
    Educação e Filosofia: uma leitura a partir de Freud e Benjamin.Anita Helena Schlesener - 2020 - Educação E Filosofia 33 (69):1467-1499.
    Resumo: O presente artigo tem o objetivo de tecer algumas considerações sobre as concepções de mundo que formam nosso imaginário a partir de uma leitura de Freud e de Benjamin. Este aporte teórico permite entender a dimensão ideológica de ideias e preconceitos que sedimentam o senso comum e que consolidam relações de dependência. A educação, entendida como processo de formação que acontece na vida, se alimenta da filosofia mesmo inconscientemente e as relações sociais e políticas orientam a formação da subjetividade (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  9
    Representações sem'nticas de raça e classe da cultura popular para literatura e para televisão.Viviane Lucy Vilar de Andrade - 2013 - Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 2 (2).
    Há um diálogo entre os estudos antropológicos e literários não só porque a literatura está dentro do âmbito da antropologia cultural, mas também porque a literatura de um povo reflete substancialmente os aspectos da sua cultura e sua visão de mundo. Este trabalho investiga as representações de classe, raça e relações raciais em “O Romance d'A Pedra e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta”, um romance do autor brasileiro contemporâneo, Ariano Suassuna (1927). Em primeiro lugar, pretende-se demonstrar como a representação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  11
    O problema da penetrabilidade cognitiva da percepção: Um Caso de vício intelectual?José Renato Salatiel - 2020 - Kriterion: Journal of Philosophy 61 (147):769-787.
    RESUMO A percepção, o modo pelo qual sentimos o mundo, é comumente distinta da cognição, o modo pelo qual o pensamos. Entretanto, a percepção parece exercer um papel importante na justificação de crenças empíricas, ainda que haja divergência a respeito de como isso ocorre. A hipótese da penetrabilidade cognitiva da percepção problematiza ambas essas afirmações. Segundo essa teoria, estados cognitivos anteriores podem afetar a etiologia do conteúdo sensório da experiência, gerando, como efeito, uma espécie de insensibilidade aos estímulos externos. Como (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  48.  11
    Coletivo Transpassando: Os Desafios de Uma Experiência Voluntária Docente a Partir Do Ensino Presencial e Remoto.Viviane Silveira Machado - 2023 - Revista Dialectus 29 (29):161-172.
    O presente trabalho objetiva demonstrar a experiência como professora voluntária da disciplina de Filosofia no programa de Extensão da Universidade estadual do Ceará- UECE (Projeto Pré-Vestibular do Programa de Formação para Travestis e Pessoas Transgêneras – Transpassando). Assim, será feita uma análise sistemática acerca dos desafios referentes à prática de atividades no ensino presencial e remoto. Isso porque, desde 2020, vivenciamos uma Pandemia causada pela COVID-19, que ceifou mais de 600 mil vidas. Dos vários objetivos do trabalho voluntário, a citar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  14
    (Re)existência “Margarida” - mulher negra quilombola: identidade, religiosidade e o poder de cura na Chapada da Diamantina - BA.Leonice De Jesus Silva & Raquel Souzas - 2019 - Odeere 4 (7):119.
    As mulheres dos quilombos sofrem preconceitos por seu gênero, sua cor e suas origens. Eles lutam todos os dias para quebrar os estereótipos que lhes são impostos desde os tempos da escravidão. A questão de gênero é um fenômeno complexo, e sempre que está ligada à história da escravidão negro-africana, a ideia de submissão e esquecimento emerge. A narrativa das mulheres negras dos quilombos compoem o conjunto de dados para esse artigo. A abordagem interseccional é um recurso teórico relevante para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  50.  15
    Gadamer e o Deus dos Filósofos.Giovanni Moretto - 2000 - Revista Portuguesa de Filosofia 56 (3/4):421 - 439.
    Par Undo do princípio de que a crítica feita em Wahrheit und Methode à Aufklärung tern sobretudo a ver com a hostilidade do iluminismo nos seus confrontos com o preconceito religioso enquanto fundado na revelação cristã, o presente artigo pretende demonstrar de que modo Gadamer, por exemplo já num ensaio de 1941 acerca da critica kantiana da religião, alcançou a partir da sua familiaridade de longa data com os Gregos e os seus deuses uma concepção do religioso que, ao (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 79