Results for 'Currículo de Sociologia'

961 found
Order:
  1. Tecendo redes E construindo conhecimentos: Caminhos para O ensino de sociologia na educação básica.Rogerio Mendes de Lima & Fátima Ivone de Oliveira Ferreira - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (8):165-182.
    Este artigo discute o papel da Sociologia na escola básica brasileira, que a despeito do arcabouço científico construído em sua trajetória, ainda consolida o seu espaço enquanto disciplina escolar. Nos últimos anos, com a obrigatoriedade da presença da Sociologia nos currículos escolares, novos desafios vêm sendo enfrentados pela disciplina. Um deles é fazer da Sociologia uma ferramenta para que os estudantes e a comunidade escolar possam ter um papel ativo no debate e na construção da realidade social, (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  17
    Entre escutas, encontros E pesquisas: A trajetória política E intelectual de Mary Garcia Castro.Eva Fonseca Silva Spinola & Maria Cristina Nascimento De Souza - 2019 - Odeere 4 (7):8.
    Esta entrevista tem como escopo registrar algumas das experiências e saberes de uma das maiores sociólogas do Brasil, Mary Garcia Castro. Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia, mestre em Sociologia da Cultura pela mesma instituição. Também possui mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Sociologia pela University of Florida. Ela tem um vasto currículo marcado por atuações e publicações nacionais e internacionais. Mary Castro foi professora (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Los currículos de formación socio-humanística en la Educación Superior.Estiven Valencia Marin - 2019 - Pereira, Colombia: Universidad Católica de Pereira. Edited by Carlos Dayro Botero Flórez, José Helio López Soto, Willmar de Jesús Acevedo Gómez & Dario Fernando Arboleda Hincapié.
    El humanismo cristiano constituye un permanente debate desde que el cristianismo entra en diálogo con la cultura y la filosofía en los primeros siglos, cuando recién formadas las primeras comunidades adherentes a la predicación de los apóstoles y, por tanto, anuentes al Evangelio de Jesucristo, surgen en ellas las primeras inquietudes de corte no solo religioso y teológico sino también filosófico, ético y antropológico, que tocan la esencia misma de esa religión a la cual muchos acaban de ingresar por la (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Os conteúdos de sociologia nos vestibulares E no enem: Uma discussão sobre conhecimento prévio.Thiago Oliveira Lima Matiolli & Alexandre Barbosa Fraga - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (8):183-200.
    Em trabalhos anteriores, analisamos as formas pelas quais a sociologia vem sendo cobrada nos vestibulares de algumas universidades em diferentes regiões brasileiras e no ENEM. Além do entendimento de que formas são essas, uma das conclusões a que chegamos foi a de que, no ENEM, dificilmente há o acionamento de conhecimento sociológico prévio para a resolução da prova. Entendemos que, por mais que a cobrança na redação e de modo interdisciplinar traga algum reconhecimento ao saber sociológico, a construção de (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Práxis pedagógica, ensino de sociologia E desenvolvimento humano: Um estudo sobre os jovens rurais em abelardo Luz (sc).Jaqueline Russczyk - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (8):210-219.
    A temática do estudo é o ensino de sociologia no ensino médio direcionado aos jovens do campo. Tem-se o seguinte problema de pesquisa: A práxis pedagógica do ensino de sociologia está embasada no modo de vida dos jovens rurais e dos jovens rurais assentados, contribuindo para o desenvolvimento humano (capacitações)? Para responder a esta questão foram pesquisadas três escolas no município de Abelardo Luz, Santa Catarina, uma escola em área urbana e duas escolas no assentamento do MST. O (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Percurso E singularidades do ensino de sociologia em alagoas.Amurabi Oliveira, Vanessa do Rêgo Ferreira & Claudovan Freire - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (8):13-33.
    A Sociologia é reintroduzida em nível nacional nos currículos escolares em 2008, o que tem fomentado a discussão em torno do seu ensino na Educação Básica, contudo, as realidades regionais são bastante diversas, e em alguns estados a introdução de seu anteriormente, como no caso de Alagoas que examinamos aqui. Realizamos uma análise considerando alguns eixos principais: a) a institucionalização das Ciências Sociais em Alagoas; b) a introdução da Sociologia no processo seletivo para o ingresso na Universidade Federal (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. O ensino de sociologia em debate: Entrevista com amaury cézar Moraes.Amurabi Oliveira - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (8):239-252.
    O Ensino de Sociologia tem se tornado um tema cada vez mais discutido amplamente no campo das Ciências Sociais e da Educação, especialmente a partir de 2008, quando a disciplina é reintroduzida no currículo escolar em nível nacional. A trajetória de Amaury Cesar de Moraes está diretamente ligada ao debate em nível nacional, uma vez que esteve envolvido nas lutas pela reintrodução da disciplina, tendo sido um dos elaboradores das Orientações Curriculares Nacionais de Sociologia, publicadas em 2006, (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  11
    O campo de saber artístico nos currículos de formação de pedagogos e seu eco nas escolas.Ana Cristina Moraes & Luis Távora Furtado Ribeiro - 2020 - Educação E Filosofia 33 (69):1373-1400.
    * Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora na Universidade Estadual do Ceará. E-mail: [email protected]. ** Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará. Professor titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Professor-pesquisador do convênio de colaboração entre a l’Université Paris I Panthéon-Sorbonne, a linha de pesquisa Marxismo, educação e luta de classes do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará e o Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino, da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  3
    As Novas Configurações Para o Ensino de Sociologia Frente a Base Nacional Comum Curricular Para o Ensino Médio.Elizabeth José Campos - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 10.
    Este artigo tem como objetivo analisar os objetivos educacionais quanto ao ensino da disciplina Sociologia, historicamente construídos, e suas possíveis implicações no presente, frente as novas formulações legais para o ensino médio, BNCC (2018), enfatizando o desenvolvimento de competências e habilidadespara as decisões pedagógicas do ensino. São utilizadas produções teóricas sobre politicas de currículo, assim como as produções de diferentes autores sobrea história da inserção da Sociologia no ensino médio. Tais questões, destaca que a movimentação do discurso (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  11
    Pensando bem: estudos de sociologia e antropologia da moral.Alexandre Werneck & Luís R. Cardoso de Oliveira (eds.) - 2014 - Rio de Janeiro, RJ: Casa da Palavra.
    Este livro é o resultado de três anos de debates entre estudiosos interessados em entender o modo como diferentes dimensões da vida podem ser lidas sob a perspectiva da moral. Afinal, embora este tenha sido sempre um tema importante para a sociologia e a antropologia, raros têm sido os esforços brasileiros para a realização de pesquisas empíricas nessa área. Considerando essa lacuna, os autores dos 22 ensaios que fazem parte de Pensando bem se concentram na discussão prática da moral (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  9
    El currículo de Geografía e Historia en Secundaria.Ramiro de Miranda Y. Aragón - 2022 - Eikasia Revista de Filosofía 99:67-99.
    El currículo de Geografía e Historia en Secundaria.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. El currículo de filosofía para niños (fpn) como recurso didáctico para optimizar nuestro quehacer filosófico y educativo.Nerexy Rosales de Cárdenas - 2007 - Episteme 27 (1):139-165.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Una epistemología del sur: la reinvención del conocimiento y la emancipación social.Boaventura de Sousa Santos - 2009 - Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO). Edited by Gandarilla Salgado & José Guadalupe.
    Un discurso sobre las ciencias -- Hacia una epistemología de la ceguera : por qué razón las nuevas formas de "adecuación ceremonial" no regulan ni emancipan? -- Hacia una sociología de las ausencias y una sociología de las emergencias -- Más allá del pensamiento abismal : de las líneas globales a una ecología de saberes -- El fin de los descubrimientos imperiales -- Nuestra América : reinventando un paradigma subalterno de reconocimiento y redistribución -- Entre Próspero y Caliban : colonialismo, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   9 citations  
  14.  8
    La Sociología de la familia en España: Pasado, presente y futuro.Julio Iglesias de Ussel - 2003 - Arbor 174 (685):1-20.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. Princípios de sociologia jurídica.Eusebio de Queiroz Lima - 1941 - Rio de Janeiro [etc.]: Freitas Bastos.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  13
    O embate do encontro: o currículo cultural da educação física como lugar de conflitos.Fidel Machado de Castro Silva & Mário Nunes - 2021 - Educação E Filosofia 34 (71):789-818.
    O embate do encontro: o currículo cultural da educação física como lugar de conflitos Resumo: Neste artigo, tenciona-se aproximar, problematizar e refletir sobre a relação entre duas divindades gregas: Dionísio e Apolo - e o Currículo Cultural da Educação Física. Buscamos amparo metodológico na criação filosófico conceitual, pois sua utilização pode redesenhar relações estabelecidas e permitir jogar com elementos distintos e, inicialmente, não aproximáveis. Influenciados por Dionísio, ao final, trazemos duas criações pedagógicas a fim de transgredir os limites (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  8
    La sociología del poder en el pensamiento de Ortega y Gasset.Alejandro de Haro Honrubia - 2019 - Revista de Filosofía 44 (2):175-192.
    Las siguientes páginas versan sobre la sociología del poder en el pensamiento de Ortega y Gasset. La idea del poder se piensa desde la antigüedad clásica desde el prisma de la política o del Estado. En la obra de Ortega, inmersa en la tradición del pensamiento político contemporáneo, podemos encontrar esta concepción del poder, pero también –y aquí radica la justificación de la elección del tema– con un significado mucho más amplio, al remitir aquél el poder principalmente al ámbito de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  18.  16
    Relações de gênero e orientação sexual no currículo da disciplina de Ensino Religioso em escolas estaduais e municipais de Recife.Aurenéa Maria de Oliveira - 2015 - Horizonte 13 (39):1510-1533.
    This research conducted in state and municipal public schools of Recife in Pernambuco through research project that had the support of UFPE and CNPq aimed to analyze the Religious Education curriculum, the place that women, especially with marginalized sexual orientation as lesbian, bisexual and transgender occupy. To this end, we work with the methodology of Discourse Analysis and the Theory of Speech, looking first identify the main ideologies surrounding and involving the theme, then locate the hegemonic discourse or hegemonic discourses (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Os novos horizontes de justiça criminal (estudio de anthropologia, sociologia e psychologia criminal).Corrêa de Araujo & J. Aureliano - 1932 - Rio de Janeiro,: Livraria editora.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  13
    «Sociología del espacio». La distribución espacial de los paritorios como cultura material de los paradigmas obstétricos inmanentes y su repercusión en términos de humanización asistencial.José Manuel Hernández Garre, Baldomero De Maya Sánchez & Paloma Echevarría Pérez - 2020 - Arbor 196 (796):560.
    Desde la perspectiva de la «sociología del espacio» el estudio explora las conexiones que se dan entre los factores ideológicos, los siste­mas de organización clínica y las evoluciones arquitectónicas, y sus re­percusiones en clave de humanización asistencial. Para ello se ha realizado una investigación etnográfica de veinticuatro meses de duración en seis paritorios del servicio estatal de salud de una re­gión del sur de España. La técnica de investigación fue la observa­ción participante, acumulando un total de trescientas veinticuatro horas de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. Problemi di sociologia della conoscenza.Rita Caccamo De Luca - 1978 - Roma: ELIA. Edited by Vittorio Cotesta & Pasquale Misuraca.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  12
    Uma sociologia da vida cotidiana: ensaios na perspectiva de Florestan Fernandes, de Wright Mills e de Henri Lefebvre.José de Souza Martins - 2014 - São Paulo, SP: Editora Contexto.
    Oficina de sociólogo -- O artesanato sociológico em sete narrativas -- Desigualdade e diferença : ciladas da compreensão -- Funções heurísticas das anomalias do trabalho.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  5
    O problema de uma sociologia do direito.Evaristo de Moraes Filho - 1950 - Rio de Janeiro: Freitas Bastos.
    Ao apresentar este clássico ensaio, em 1949, ressaltando a importância do estudo da sociologia para a boa compreensão dos problemas jurídicos, indagava o autor - E qual a ciência que dará o conhecimento desse meio heterogêneo, violento, tumultuoso, senão a sociologia? Se ela não estiver ainda à altura da tarefa que lhe incumbem, nenhuma outra o estará.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Currículo, subjetivação e política da diferença: um diálogo com Homi Bhabha // DOI: 10.18226/21784612.v22.n3.10.William de Goes Ribeiro - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (3):576-597.
    As chamadas políticas de identidade estão hoje enfatizadas entre os debates educacionais em esfera global-local, reiterando, na luta discursiva, significantes como currículo, cultura, alteridade e diferença. A aposta em termos como diálogo e tolerância não tem sido casual. No Brasil, as demandas da diferença vêm sendo objeto de múltiplas articulações políticas, sobretudo, desde os anos pós-ditadura militar em meio a estratégias e tensões que ressignificam, segundo o contexto, acordos e dissensos. Em jogos de poder, questões circunscritas pela ênfase em (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  10
    Currículo nacional.Maria Antonieta Albuquerque de Oliveira - 2008 - Educação E Filosofia 11 (21/22):25-38.
    Resumo: O texto tem como objetivo apontar alguns elementos para uma reflexão crítica sobre a mudança curricular, no sentido da emergência de um currículo nacional. Em tempos de reorganização das forças conservadoras, a quem e a que serve a reformulação curricular levada a efeito sob a égide da necessidade da melhoria qualitativa da escola? Palavras-chave: educação; mudança curricular; currículo nacional.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Corso di Sociologia.Antonino De Bella - 1895 - The Monist 6:470.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Sociologia da ciência: realismo, idealismo e construtivismo.Vicente de Paula Gomes - 2013 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 1 (2):292-320.
    A virada neopragmática, crítica avassaladora da função fundante dos saberes autodefendida pela filosofia, radical ao ponto de incluir a própria vertente analítica de onde se originou, é, inexoravelmente, a fronteira atual do conhecimento filosófico, o golpe do movimento neopragmático à filosofia e à razão; contudo, deve ser avaliado como positivo. Ele possibilitou o retorno à consciência das matrizes conceituais genuínas desse saber ao apontar as propostas de superação do impasse: naturalismo estrito, naturalismo fraco, idealismo objetivo, contextualismo. Contribuíram, inquestionavelmente, para esse (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  11
    Um estudo sobre a relação do retorno da filosofia ao ensino médio com a procura pelo curso de filosofia da uva.Delano Carneiro de Almeida & Marcos Fábio Alexandre Nicolau - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 17 (14):80-94.
    O presente trabalho resulta de um estudo da reentrada do ensino de Filosofia no currículo do ensino médio e sua repercussão no curso de graduação em Filosofia ofertado pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, em Sobral-CE, cujo objetivo é provocar uma reflexão sobre o ensino de Filosofia na educação básica de nível médio e a intensidade desse impacto com o retorno da disciplina. Assim, analisamos se esse impacto aconteceu de forma positiva ou negativa para o curso de Filosofia da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  9
    Percepción del profesorado sobre la igualdad de género y el currículo oculto.Ignacio Moya-Díaz & Ángel De-Juanas - 2022 - Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 11 (3):1-9.
    La presente investigación tuvo por objetivo analizar la percepción del profesorado en el constructo igualdad de género. Se diseñó un estudio cuantitativo exposfacto utilizando la Escala de Igualdad de Género Oculta que se aplicó sobre una muestra incidental de 391 docentes de la Comunidad de Madrid. Para el análisis de datos se aplicaron las pruebas de Student, ANOVA y MANOVA. Los resultados revelaron diferencias significativas en las principales dimensiones de la escala IGOE. La dimensión Situación de Género en la Escuela (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. A sociologia e os grandes filósofos.Antonio Valença de Mello - 1969 - Rio de Janeiro,: Gráf. Guido.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. Sociologia e politica..Rodrigues de Mereje & João[From Old Catalog] - 1938 - São Paulo: Cultura moderna. Edited by Alberto Torres.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  11
    A continuação dos estudos sobre as escritas do memoriando: Atos de curriculo e preconceitos revelados.Zoraya Maria De Oliveira Marques - 2019 - Odeere 4 (8):140.
    Este é o segundo texto produzido pela investigação de inspiração etnográfica ‘Eu, Pedagoga’ e busca revisar e dar seguimento a sistematização dos estudos e análises advindas da sua primeira etapa, apresentada no relato de experiências com o título “Questões étnico raciais no ato de currículo Memoriando: identidade em conflito ou o silenciamento de si?”. O conjunto de argumentos e posições aqui pontuadas, resultaram, por sua vez, do esforço de compreensão de 06 entrevistas tópicas que selecionamos de forma criteriosa junto (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  10
    O Currículo e a Nova Racionalidade da Sociedade Do Conhecimento.Laura Cristina Vieira Pizzi & Roseane Maria de Amorim - 2015 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 23:107-130.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Sociologia E literatura: Entre a cidade ea cidade ilhada.Maria Lucia de Amorim Soares & Leandro Petarnella - 2011 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 13 (1):p - 5.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. A Filosofia no Ensino Básico: Diagnóstico e Perspectivas nas escolas urbanas de Teresina.Helder Buenos Aires de Carvalho & Carmen Lúcia de Oliveira Cabral - 2012 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (4):91-113.
    O texto apresenta um mapeamento exploratório inicial da realidade do ensino de filosofia no ensino fundamental e médio na rede de ensino público e privado de Teresina/PI, realizado no ano de 2000, objetivando disponibilizar dados para a organização dessa área de saber como o campo de atuação dos profissionais de filosofia e servir de subsídios à projeção das atividades da universidade na formação desses profissionais e na formulação de políticas de atuação do Departamento de Filosofia/UFPI junto ao ensino básico. O (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  5
    Diálogo entre a sociologia e a psicanálise: o indivíduo e o sujeito.Denise de Oliveira Lima - 2012 - Salvador: Edufba.
    Um posicionamento epistemológico -- Sociologia e psicanálise -- Reflexões sobre a obra psicanalítica de Sérgio Paulo Rouanet -- O indivíduo e o sujeito -- Inconclusões ou esperanças.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  11
    Sociologia empírica do direito.Fernando de Castro Fontainha, Pedro Heitor Barros Geraldo & Alexandre Veronese (eds.) - 2015 - Curitiba: Juruá Editora.
    Parte 1. Metodologias empíricas aplicadas ao direito -- Parte 2. O trabalho cotidiano dos juristas -- Parte 3. Os usos políticos do direito -- Parte 4. As profissões jurídicas em movimento -- Parte 5. As transformações sociais e as instituições jurídicas.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  23
    Um estudo sobre a relação do retorno da filosofia ao ensino médio com a procura pelo curso de filosofia da uva.Delano Carneiro de Almeida & Marcos Fábio Alexandre Nicolau - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 7 (14):80-94.
    O presente trabalho resulta de um estudo da reentrada do ensino de filosofia no currículo do ensino médio e sua repercussão no curso de graduação em filosofia ofertado na Universidade Estadual Vale do Acaraú, cujo objetivo foi o de provocar uma reflexão sobre o ensino de filosofia na educação básica de nível médio e a intensidade desse impacto com o retorno da disciplina. Assim, analisamos se esse impacto fora de forma positiva ou negativa para o curso de Filosofia da (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  8
    Lejos de “la Venta Del Cuerpo”. Gestiones Corporales y Simbólicas En Trabajadoras Sexuales.María de las Nieves Puglia - 2016 - Astrolabio: Nueva Época 16:5-32.
    El presente trabajo se propone analizar las formas de autogestión corporal, entendidas como producción de demarcaciones corporales y simbólicas, que sostienen las mujeres trabajadoras sexuales en relación a sus clientes, problematizando la noción de “venta del cuerpo” como argumento científico y político para justificar el gobierno del cuerpo de las mujeres. Es así que, a través de un enfoque etnográfico con reflexividad, que privilegia el discurso de las protagonistas, prestaremos especial atención a la creación de las nociones de herramienta de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. Van Fraassen e o argumento contra a regularidade promovida pelo cientificismo.Bruno Camilo de Oliveira - 2019 - In In: TOSSATO, C. R. et al. (org.). Coleção XVIII Encontro da ANPOF: filosofia da natureza, da ciência, da tecnologia e da técnica. São Paulo: ANPOF. pp. 40-48.
    O objetivo principal deste trabalho é apresentar a distinção entre ciência e cientificismo e, com base no trabalho de van Fraassen, intitulado A imagem científica (2006), discutir sobre as circunstâncias em que o cientificismo poderia ser repudiado. O cientificismo é uma corrente de pensamento que somente considera válido um conhecimento se ele for científico. Segundo essa corrente, os procedimentos da ciência natural seriam mais especiais, uma vez que, dentre outros motivos, eles são capazes de descrever regularidades e possibilitar predições. Dessa (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  48
    Saúde mental e relações étnicas: formação do psicólogo para o SUS e o SUAS, colonização e currículo.Regina Marques De Souza Oliveira - 2017 - Odeere 4:145.
    O artigo aborda a saúde mental da população negra a partir da intersecção entre psicologia social, psicologia clinica psicanalítica e relações étnicas e raciais. A partir de literaturas clássicas sobre o tema, analise do currículo formativo e levantamento dos relatórios finais de estagio em psicologia de duas universidades do nordeste brasileiro apresentamos as analises parciais. Os resultados revelam que ainda há muito a fazer para que a ciência psicológica reconheça formalmente em seu currículo as demandas do sofrimento psíquico (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. Entrevista: Yvonne Maggie. Uma antropóloga no campo: dos terreiros de umbanda às salas de aula de escolas públicas do Rio de Janeiro.Ludmila Fernandes de Freitas, Yvonne Maggie & Ana Pires do Prado - 2013 - Enfoques: Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro 13 (1).
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  6
    La pratica sociale dell'arte: estetica e sociologia dell'arte.Alfredo De Paz - 1976 - Napoli: Liguori.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  5
    A Identidade da Disciplina Filosofia e Do Docente No Currículo Do Ensino Médio.Geraldo Adriano Emery Pereira, Isabel Thereza de Holanda Freitas, João Vitor Freitas Moreira & Partrícia Pontes Lopes - 2014 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 21:3-16.
    O trabalho é um exercício de pensamento referente ao lugar da filosofia no currículo do ensino médio. A investigação considera a recente presença da filosofia como disciplina obrigatória em todas as séries da escola média brasileira. Assim, a condição curricular, e o próprio lugar do docente são ainda uma lacuna a ser preenchida. Para essa “atividade” as provocações de Hannah Arendt e de Gilles Deleuze figuram como o solo conceitual da reflexão.O exercício intelectual de Arendt sobre o “vazio de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  4
    Crítica à dogmática e hermenêutica jurídica.Plauto Faraco de Azevedo - 1989 - Porto Alegre, RS, Brasil: S.A. Fabris Editor.
    Resultado de pessquisas e reflexões sobre o redimensionamento das idéias jurídicas, o ensino do direito, as bases dogmáticas, filosóficas e sociológicas. O autor propõe a abertura de uma nova visão judicial para a moderna interpretação e aplicação do direito. Obra redigida com concisão e clareza de linguagem, serve aos interesses acadêmicos nas disciplinas de introdução ao direito, teoria geral do direito, sociologia e filosofia do direito, de todos quantos militam na atividade judiciária e necessitam ter compreensão da correta hermenêutica (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  13
    A historicidade na leitura colonial dos céus dos Tupinambá no século XVII a partir da perspectiva historiográfica de Ubiratan D’Ambrosio.Deyvid José Souza Santos & Thaís Cyrino De Mello Forato - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 28:124-135.
    Neste trabalho, argumentamos ser a proposta historiográfica de Ubiratan D’Ambrosio (1932-2021), presente em seu Programa Etnomatemática, capaz de nos apoiar nos processos de valorização da historicidade e da diversidade cultural brasileiras. Partindo de uma pesquisa teórica, de abordagem qualitativa e bibliográfica, utilizamos alguns aspectos da perspectiva de D’Ambrosio para fazer o estudo de um episódio histórico do século XVII, baseado na tradução de um livro publicado em 1614 por um missionário francês, que participou do projeto de colonização do Brasil no (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  36
    Vidas de Pitágoras.Hernández de la Fuente & A. David - 2011 - Vilaür, Girona: Editorial Atalanta. Edited by Diodorus.
    En el mundo occidental, la primera figura que encarna el arquetipo del mediador sapiencial entre la comunidad humana y lo divino es, sin duda, Pitágoras de Samos. Las implicaciones de las doctrinas de este chamán en la historia de las ideas son enormes, pues sus invenciones abarcan todos los campos del saber: matemáticas, astronomía, filosofía, retórica, política, adivinación, medicina y religión. Nada escapa a este sabio griego, al que se atribuye un famoso teorema matemático, las escalas musicales y la idea (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  7
    Democracia, participación y ciudadanía europea: recursos didácticos cartográficos para la enseñanza de la convivencia y la integración europea.Rafael De Miguel González & María Sebastián López - 2020 - Clio 46:14-29.
    La enseñanza de las confrontaciones producidas a lo largo del siglo XX, y en especial durante la Segunda Guerra Mundial sigue siendo un tema controvertido en la didáctica de las Ciencias Sociales. Tomando como referencia el currículo de cuarto de la ESO, y en especial el bloque décimo de la materia de Geografía e Historia, esta comunicación selecciona una serie de materiales didácticos cartográficos de indudable utilidad en los procesos de enseñanza-aprendizaje de la relación entre el pasado, el presente (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  3
    A Formação Do Professor de Filosofia.Paula Ramos de Oliveira - 2016 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 24:221-231.
    Há muitos modos de se tratar a formação do professor, mas entre as concepções dominantes em relação à formação em geral está a ideia de que há alguém que forma o outro por meio de determinados conteúdos que integram um currículo. Nesse artigo nos propomos a discutir aspectos da formação do professor de filosofia destacando a experiência subjetiva que também integra, ao lado de dimensões mais objetivas, o ato de ser professor e de ser aluno, valorizando em ambos o (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  8
    Educação Em Religiosidade: Desafios e Perspectivas.Sonia de Itoz - 2023 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 29:184-196.
    O objetivo deste artigo é trazer presente desafios e perspectivas que se colocam para uma educação em religiosidade no contexto da educação básica. O termo religiosidade é compreendido e assumido aqui como condição do ser humano, no aspecto do antropológico, razão pela qual fundamenta-se nos estudos e análises de diferentes ciências sociais. Tomamos como referência, para uma compreensão de religiosidade, estudos da Psicologia do desenvolvimento humano, tendo como parâmetro o desenvolvimento pessoal e moral em Kohlberg, e o desenvolvimento da religiosidade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 961