Results for 'Frei Gaspar da Madre de Deus'

994 found
Order:
  1. Frei Gaspar da Madre de Deus.Carlos Lopes de Mattos - 1979 - In Anna Maria Moog Rodrigues (ed.), Moralistas do século XVIII. Rio de Janeiro: Editora Documentário.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  5
    Sobre o Cursus Philosophicus de Frei Gaspar da Madre de Deus - Descrição de Manuscritos Inéditos (1).Roberto Hofmeister Pich - 2022 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 15 (30):1-11.
    In this article, we have the purpose of giving start to the description ofmanuscripts that contain the philosophical work bequeathed by the Benedictine FriarGaspar da Madre de Deus (1715–1800). The work received the title Philosophiaplatonica seu cursus philosophicus, rationalem, naturalem et transnaturalemphilosophiam, sive Logicam, Physicam et Metaphysicam, complectens. After briefremarks on the life and work of Friar Gaspar da Madre de Deus and a summary reportof the state of the art with regard to the research (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  27
    O fenômeno da exposição de crianças em dois extremos: freguesias de Porto Alegre e da Cidade do Natal, séculos XVIII e XIX.Jonathan Fachini da Silva & Thiago Do Nascimento Torres De Paula - 2019 - Dialogos 23 (2):256.
    A exposição ou enjeitamento de crianças foi fenômeno importado do velho mundo e amplamente aceito e praticado em território ibero-americano. A historiografia avançou sobre o tema nos últimos anos, entretanto, algumas lacunas ainda permanecem para desafio dos historiadores interessados no assunto. Uma dessas questões é detectar as singularidades regionais desse fenômeno tão recorrente ao território luso-brasileiro. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é comparar o perfil da exposição de crianças e a assistência aos enjeitados em dois extremos da América portuguesa: (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  12
    Sobre interpretação e o destino da ontologia em Nietzsche.Francisco Prata Gaspar - 2020 - Discurso 50 (1).
    O artigo pretende discutir o sentido da ciência filosófica chamada “ontologia”, a doutrina do ente nele mesmo, a partir da crítica histórico-filosófica de Nietzsche à noção de verdade: na medida em que a “vontade de verdade” coloca a si mesma em questão e se pergunta pelo valor da verdade, não é só a “morte de Deus” e da moralidade cristã que finalmente têm lugar, a ideia mesma de uma doutrina do Ser cai por terra, entrando em seu lugar o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  42
    A construção da mente consciente: Uma análise a partir da perspectiva de António Damásio.Thiago Rezende de Deus Cardoso & Leonardo Ferreira Almada - 2013 - Cadernos Do Pet Filosofia 4 (7):65-83.
    Neste artigo pretendemos discutir a noção de construção da mente consciente a partir da perspectiva de Antonio Damásio. Para isso, centraremos nossa análise em Self comes to Mind. Em um primeiro momento é necessário delimitarmos o conceito de consciência na visão de Damásio, visando, com isso, a evitarmos equivocidades, na medida em que há várias definições de consciência. Acreditamos que, para uma melhor compreensão acerca do surgimento da mente consciente, é necessário levarmos em consideração os processos evolutivos aos quais o (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  8
    Francisco de Assis e Madre Magdalena Daemen Como Referência de Vida e Educação.Valderesa Moro, Hildegard Susana Jung & Marcio Paulo Cenci - 2023 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 16 (31):55-67.
    O artigo trata sobre o legado de Francisco de Assis e Madre Madalena, referência de vida e educação: formando para a vida com princípios, valores e atitudes. Objetiva reconhecer os princípios, valores e atitudes franciscanas que referendam uma educação pautada nos exemplos de São Francisco de Assis e Madre Madalena. O aporte teórico fundamenta-se em escritos das Fontes Franciscanas e Clarianas (2004), Cools e Winpersee (1996) dentre outros autores que tratam da temática em estudo. Utilizando uma metodologia qualitativa, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  29
    As provas da existência de deus em Descartes.Luciano Marques de Jesus - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (2):347-364.
    SÍNTESE - O artigo tematiza as chamadas provas da existência de Deus na filosofia de René Descartes. A primeira, propriamente cartesiana, parte da idéia de infinito, presente no eu, para a existência do Ser infinito; a segunda, versão cartesiana do argumento da contingentia mundi, parte da existência do eu contingente que possui a idéia para a existência de Deus; a terceira é uma reedição do argumento ontológico de Santo Anselmo.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  5
    Verdade e Evidência da Existência de Deus Em São Boaventura.Paulo Martines - 2024 - Basilíade - Revista de Filosofia 6 (11):23-38.
    O tema da existência de Deus é apresentado por São Boaventura a partir de três vias que conduzem o pensamento humano à certeza natural, enquanto adesão firme à verdade que a inteligência conhece, seja segundo as razões eternas, seja por meio de provas demonstrativas. Essas três vias consideram respectivamente, o autoconhecimento da alma; o reconhecimento do mundo exterior, na relação entre as criaturas e o criador; e o plano da evidência imediata e suficiente por si para engendrar a verdade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  18
    Da demonstração da existência de Deus por R. P. Lami (Mémoires de Trévoux, 1701).Leandro Alves da Silva - 2021 - Cadernos Espinosanos 44:291-299.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  19
    Argumentação teológica: a existência de Deus. Entender a necessidade da existência de Deus para o sentido da vida e a racionalidade da fé.Alex da Silva Mendes - 2016 - Revista de Teologia 10 (17):154-167.
    At first, it must be said that the existence of God is the great affirmation presupposed by the Bible. The Bible does not attempt to prove the existence of God, it simply takes this existence as a fact. The great Reformed theologian Louis Berkhof says: "For us the existence of God is the great presupposition of theology." In fact, no theologian could deny the existence of God, as this automatically would cause him to be without profession. But throughout history, philosophers (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  82
    Niilismo E absurdo: Ecos da “morte de deus”.André Henrique Mendes Viana de Oliveira - 2011 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (4):35-42.
    Este artigo procura apresentar inicialmente o conceito de Absurdo, tal como expresso no pensamento de Albert Camus, para em seguida apontar sua relação com o Niilismo problematizado na filosofia de Nietzsche. Para estabelecer essa relação, a noção da “morte de Deus” é sugerida como ponto de articulação entre os dois conceitos. Procuramos apontar ainda uma outra aproximação entre os pensadores no que concerne ao “niilismo ativo” nietzschiano e o conceito de Revolta formulado por Camus.
    No categories
    Direct download (9 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  23
    Memória E confissão como exercício prático do conhecimento da verdade de deus no pensamento de agostinho.Roberto Saraiva Kahlmeyer-Mertens - 2003 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 48 (3):343-349.
    Este estudo oferece uma interpretação filosófica dos conceitos de memória e confissão, a partir da obra Coniissões de Agostinho. Estes conceitos são abordados com relação a outros temas importantes do pensamento de Agostinho, como, por exemplo, a teoria da iluminação, a prova noológica da existência de Deus e a concepção de Deus como fundamento da totalidade dos entes.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  14
    A Prova da Existência de Deus No de Libero Arbitrio de Agostinho.Maurizio Filippo Di Silva - 2024 - Basilíade - Revista de Filosofia 6 (11):11-21.
    O objetivo deste artigo é o de esboçar a prova da existência de Deus traçada por Agostinho de Hipona no segundo livro do De libero arbitrio. Tendo em vista tal fim, na primeira parte desta pesquisa, examinar-se-á o critério indicado pelo Hiponense para provar que Deus existe. Em seguida, isto é, na segunda etapa deste estudo, analisar-se-á a reflexão agostiniana sobre a Verdade como objeto comum e imutável do conhecimento da razão humana. Por fim, na terceira parte desta (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  42
    A centralidade da Palavra de Deus em Lucas 5,1-11 (The centrality of the Word od God in Luke 5,1-11) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n30p682. [REVIEW]Ildo Perondi, Fabrizio Zandonadi Catenassi & Gisele Soares Silva - 2013 - Horizonte 11 (30):682-708.
    Pouca atenção foi dada pelos estudiosos para a função da Palavra de Deus no relato da pesca milagrosa em Lucas, tanto em nível literário, quanto teológico. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi analisar a perícope de Lc 5,1-11, com enfoque na Palavra de Deus, proclamada em Jesus e por ele. A metodologia utilizada foi a análise e interpretação de textos, privilegiando o método histórico-crítico e os seus elementos essenciais, além do uso de outros métodos, baseados na ciência (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  22
    Pragmatismo Americano: O Direito de Crer diante da Morte de Deus (American Pragmatism: The Right to Believe ahead the Death of Good) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n18p104. [REVIEW]Rafael da Silva Mattos - 2010 - Horizonte 8 (18):104-126.
    Pragmatismo é um movimento filosófico que inclui aqueles que afirmam que uma proposição é verdadeira se funciona de forma satisfatória, que o significado de uma proposição pode ser encontrado nas conseqüências práticas de aceitá-la, e que as idéias pouco práticas devem ser rejeitadas. O Pragmatismo começou no final do século XIX, com Charles Sanders Peirce (Como tornar nossas idéias mais claras, Fixação da Crença) e foi desenvolvido na obra de William James (Peirce e James eram membros do Clube Metafísico). O (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  8
    A escuta da Palavra de Deus na liturgia.Ademilson Tadeu Quirino - 2016 - Revista de Teologia 10 (18):6-17.
    This article aims to present some elements of deep relevance for a better understanding of the importance of "listening" to the Word of God in the liturgy. Once we live the culture of noises in the modern society, there’s a need for a culture of listening, so that in the silence of words, the Word of God, proclaimed in the liturgy, can have its primacy. It is a reflection that signs out the celebrative space as an environment of silence and (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  8
    A Elevação do Espírito Pensante a Deus’ ou a Natureza Lógica do Conceito nas Preleções de Hegel Sobre as Provas da Existência de Deus.Marco Aurélio Werle - 2010 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 55 (3).
    O artigo investiga a relação existente na filosofia de Hegel entre as provas sobre a existência de Deus e a elevação do espírito humano a Deus. Dois pontos serão ressaltados: a apreensão de Deus como espírito e a natureza lógica do Conceito e isso a partir do modo como Hegel discute tanto a necessidade histórica da “prova” da existência de Deus, surgida com o Cristianismo, quanto o sentido lógico-especulativo das duas principais modalidades dessas provas: a prova (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Filosofia da religião em Kierkegaard depois do anúncio da morte de Deus.Jonas Roos - 2014 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 2 (1):43-53.
    o artigo reflete sobre a atualidade da filosofia da religião de Kierkegaard tomando como inspiração as comemorações dos duzentos anos de seu nascimento e considerando, especialmente, o contexto atual de leitura da obra do dinamarquês como posterior ao anúncio da morte de Deus. Como uma perspectiva de leitura para a filosofia da religião de Kierkegaard abordarei a interpretação de Gianni Vattimo para o anúncio da morte de Deus. Em seguida analisarei alguns aspectos do conceito de histórico como desenvolvido (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  12
    Paulo ea ética da liberdade.Frei Luiz Augusto de Mattos - 2008 - Revista de Teologia 3.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  45
    A Elevação do Espírito Pensante a Deus' ou a Natureza Lógica do Conceito nas Preleções de Hegel Sobre as Provas da Existência de Deus.Marco Aurélio Werle - 2010 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 55 (3):178-185.
    O artigo investiga a relação existente na filosofia de Hegel entre as provas sobre a existência de Deus e a elevação do espírito humano a Deus. Dois pontos serão ressaltados: a apreensão de Deus como espírito e a natureza lógica do Conceito e isso a partir do modo como Hegel discute tanto a necessidade histórica da “prova” da existência de Deus, surgida com o Cristianismo, quanto o sentido lógico-especulativo das duas principais modalidades dessas provas: a prova (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  22
    Um Argumento a Favor da Existência de Deus Formulado por Pierre Duhem.Fábio Rodrigo Leite - 2016 - Trans/Form/Ação 39 (4):33-58.
    RESUMO: O objetivo deste artigo é examinar o que entendemos ser uma prova original da existência de Deus na obra de Pierre Duhem. Cremos que a originalidade dessa prova consiste especialmente nas premissas usadas pelo filósofo. Quanto à forma, a mesma assemelha-se ao conhecido argumento do desígnio, mas a sua versão se caracteriza por buscar na história das teorias físicas a matéria da qual a existência de uma Providência é derivada. É a complexa evolução das teorias e, a despeito (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  22.  15
    A questão de deus na história da filosofia.Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier (ed.) - 2008 - Sintra: Zéfiro Edições.
  23.  7
    Pragmatismo Americano: O Direito de Crer diante da Morte de Deus (American Pragmatism: The Right to Believe ahead the Death of Good)-DOI: 10.5752/P. 2175-5841.2010 v8n18p104. [REVIEW]Rafael da Silva Mattos - 2010 - Horizonte 8 (18):104-126.
  24.  30
    O discurso racional cartesiano na segunda prova da existência de Deus (The racional cartesian discourse on the second proof of God's existence).Monica Fernandes Abreu - 2010 - Horizonte 8 (16):153-165.
    Esta reflexão pretende mostrar o discurso racional cartesiano na segunda prova da existência de Deus. Para tanto, Descartes se depara com uma pergunta central: qual a causa da existência da res cogitans que é finita e possui a ideia de infinito? A resposta é encontrada na desproporcionalidade ontológica entre o finito e o infinito. Essa desproporcionalidade é elucidada mediante dois conceitos: o princípio de causalidade que determina que a causa deve ser igual ou superior a coisa causada e o (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  26
    A negação conceitual de deus e seus desdobramentos a partir da mística especulativa do Pseudo-Dionísio Areopagita.Luiz Antônio de Araújo - 2015 - Horizonte 13 (40):2311-2312.
    Resumo de dissertação: ARAÚJO, Luiz Antônio de. A negação conceitual de deus e seus desdobramentos a partir da mística especulativa do Pseudo-Dionísio Areopagita.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  35
    Considerações sobre a prova da existência de deus elaborada Por hasdai crescas.Alexandre Leone - 2015 - Kriterion: Journal of Philosophy 56 (131):191-212.
    Neste artigo,é exposto e discutido o caminho percorrido por Hasdai Crescas , filósofo judeu medieval que viveu em Barcelona, na elaboração de sua prova para a existência de Deus, formulada com base em sua crítica às provas apresentadas por Maimônides no "Guia dos Perplexos". A crítica de Crescas parte da formulação de um conceito geral de existência aplicável tanto ao ser necessário quanto aos seres contingentes. Outro aspecto interessante em seu caminho para a elaboração da prova da existência de (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  5
    A Igreja Apostólica: da “Tenda de Deus para Salvação e Cura” à “Igreja da Santa Vó Rosa” – Mutações Religiosas.Leonildo Silveira Campos - forthcoming - Horizonte:114-114.
    This text The Apostolic Church: from the “Tent of God for Salvation and Healing” to the “Church of the Santa Vó Rosa” - Religious Mutations aims to describe the emergence and mutations experienced by an initially Pentecostal Church, founded in São Paulo, in 1954, in the wake of the divine healing movement. We try to answer the question: Given these changes experienced over the course of six decades, what of Pentecostal features remained at the end of this trajectory marked by (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  2
    A Segunda Prova Cartesiana da Existência de Deus: Causa Sui Na Terceira Meditação.Luis Fernando Biasoli - 2023 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 16 (32):53-64.
    O objetivo do filósofo Descartes (1596-1650), com as duas provas da existência de Deus na Terceira Meditação, é provar o conhecimento da certeza da verdade da existência de Deus por meio, unicamente, da razão como causalidade. Ao se valer de duas provas, surge entre outros problemas de interpretação o seguinte questionamento: a nova prova da existência de Deus apresenta novidades em termos metafísicos ou é apenas mais uma explicação da primeira prova? O presente artigo visa mostrar que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Em busca de Deus e da paz: filosofia.Geraldo de Araujo Vale - 1975 - Goiânia: Editôra Oriente.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  11
    Movimento como base cognoscitiva para a elaboração da Primeira Prova da existência de Deus em Tomás de Aquino.Anderson Frezzato - 2022 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 3 (1):81-93.
    Durante a história da Filosofia foram elaboradas muitas provas da existência de Deus. Este artigo visa abordar o pensamento de Tomás de Aquino na elaboração da sua Primeira Prova da existência de Deus, descritas na Suma Theologia e na Suma contra os Gentios. Para tanto, Tomás vai buscar na filosofia antiga, mormente em Aristóteles, recebendo e atualizando as argumentações sobre o Motor Imóvel aristotélico presente nas obras Física e Metafísica. Ambos concordam que existe movimento nas coisas sensíveis. Esta (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  67
    Paulo E a ética da liberdade.Prof Dr Frei Luiz Augusto de Mattos - 2008 - Revista de Teologia 3 (3).
    Frente uma situação sócio-cultural, eclesial e societária onde vive-se a falta de liberdade criativa e de uma ação ousada, alternativa e esperançosa, Paulo parece apontar caminho, à luz do Evangelho da liberdade, para uma experiência nova e prometedora. O que importa é assumir com responsabilidade a Vida e superar toda "escravidão", vale dizer, o que vale é viver em liberdade na experiência do amor diante do império da impotência e da morte. A experiência da fé tem que levar ao agir (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  52
    No ordinário da Vida, um encontro com deus – Uma leitura da revelação a partir da obra crime E castigo, de fiodor dostoievski.James Wilson Januário de Oliveira & Wesclei Ribeiro da Cunha - 2013 - Revista de Teologia 7 (12):89-101.
    The objective of the present text is to develop a reflection about the value of human life in today’s society bringing into focus the contrasting perspectives of the ordinary and the extraordinary of life. For that purpose, we emphasize the conception of the Catholic Church from the Second Vatican Council that suggests an attitude of a Pilgrim Church which longs for dialogue with human beings in their ordinary life (we intend to rescue the positive sense of the term "ordinary"), in (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  17
    A luta pela terra no Brasil: sinal da passagem de Deus.Jaldemir Vitório - 2017 - Horizonte 15 (47):797-827.
    O tema da posse e do usufruto da terra, no Brasil, tornou-se problema desde a chegada dos conquistadores portugueses, no início do séc. XVI. Arrancada das mãos dos habitantes primitivos do solo brasileiro, a propriedade fundiária tornou assunto da Coroa Portuguesa, que transformou sua nova colônia em reservatório de inesgotáveis recursos naturais. As lutas para superar a exploração dos colonizadores começou desde cedo, numa tentativa de dar à terra sua destinação social, para além da visão mercantilista europeia. O Movimento dos (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Da observação de Lisboa: alguns apontamentos.Jorge Gaspar - 1994 - Philosophica 4:47-58.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  12
    Jesus, o Bom Pastor, enquanto fundamento e modelo da ação pastoral em vista da formação do Reino de Deus.Susana Aparecida da Silva - 2014 - Revista de Teologia 8 (14):242-261.
    This paper develops a study on pastoral theology perspective about the Jesus pasturing. Having on sight the Good Shepherd as model of pastoral agent and based in Magisterium recent documents concerning the priest ministery, the text aims the Good Shepherd in theological and practical perspective of the evangelizing action of the Church in view of the Kingdom of God formation.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  29
    A “basicalidade” da crença em Deus segundo Alvin Plantinga: uma apresentação.Guilherme V. R. De Carvalho - 2006 - Horizonte 4 (8):97-113.
    O artigo apresenta a defesa da racionalidade da crença em Deus desenvolvida pelo filósofo reformado Alvin Plantinga, a partir de sua redefinição como “crença apropriadamente básica”. Após uma breve introdução, que situa a epistemologia religiosa de Plantinga no contexto das transformações recentes no campo da filosofia analítica da religião, expõe-se a crítica de Plantinga ao fundacionalismo clássico, cujo colapso teria reaberto a viabilidade epistemológica da crença em Deus. Segue-se a defesa plantingiana da crença em Deus como crença (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  76
    Argumento ontológico. A prova a priori da existência de Deus na filosofia primeira de Descartes.Raul Landim Filho - 2000 - Discurso 31:115-156.
    A prova ontológica cartesiana tem duas partes: a primeira consiste em inferir da idéia clara e distinta da essência de Deus o conhecimento verdadeiro dessa essência, que é caracterizada como a de um ente sumamente perfeito. A segunda parte tem como premissa inicial o conhecimento da essência de Deus. A partir desse conhecimento é provada a sua existência. A principal objeção à primeira parte da prova se baseia na crítica de S. Tomás ao argumento de S. Anselmo. Ela (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  71
    Avicena (Ibn Sina, 980-1037) e o argumento metafísico da unicidade de Deus na hermenêutica alcorânica.Jamil Ibrahim Iskandar - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (s1):31-42.
    Este artigo apresenta uma tradução da hermenêutica sobre a unicidade de Deus de um capítulo (sura) do Alcorão, de acordo com o pensamento de Avicena (Ibn Sina). É o capítulo denominado capítulo do Monoteísmo, cujo número é 112 no Alcorão. Antes, porém, há uma introdução sobre o que representou o Alcorão nos primórdios do Islã e a sua influência no desenvolvimento da filosofia e da teologia em terras do Islã. Nesse texto, pode ser constatado que, na doutrina islâmica, o (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  23
    O Amor de deus, a liturgia E o mundo atual.Rafael Ferreira da Silva - 2018 - Revista de Teologia 11 (20):157-169.
    Uma palavra universal, existente desde a primeira forma de conscientização do homem, amor. Palavra que poeticamente, se disser que é tão antiga quanto se faz nova. A grande questão abordada sobre o amor, é se sua essência como expressão do que é, nas relações humanas e na relação com a vida, ainda possui o seu conceito original ou se perdeu ao longo dos anos? O amor de Deus não muda e perpassa a história., mesmo que no período presente, a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  28
    « La personnalité est Dieu »"A Personalidade é Deus": a retomada da categoria de Deus pela Personalidade.Roberto Saldías - 2013 - Cultura:177-183.
    Weil achève la présentation des reprises de l’attitude-catégorie de la Personnalité avec une thèse, à première vue, étonnante : « La personnalité est Dieu ». Cet article analyse la portée de cette affirmation et les conséquences qu’elle pourrait avoir pour la philosophie occidentale. L’analyse interroge la place de Dieu dans la raison moderne (formulée par les catégories weiliennes de la Condition, de la Conscience et de l’Intelligence), à l’origine de la réflexion qui mènera à la catégorie de l’Absolu. Elle met (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  24
    A Palavra de Deus na Bíblia e a Missão Evangelizadora: cinquenta anos depois da Dei Verbum.Johan Konings - 2015 - Horizonte 13 (40):2096-2114.
    Aos 50 anos da Dei Verbum retomam-se alguns textos da última década que atualizam esse documento, especialmente a exortação Verbum Domini de Bento XVI, o Documento de Aparecida, do CELAM, e a Evangelii Gaudium, do papa Francisco. Partindo da consideração da palavra dialogal como espaço para o deixar-ser do outro, sublinha-se o caráter humano-divino da palavra de Deus, criadora e humanada em Cristo. A Tradição viva da Igreja, em cujo seio se configura a Escritura cristã como regra primeira da (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. O Argumento Probabilístico Em Favor Da Existência De Deus A Partir Da Consciência.Richard Swinburne - 2004 - Episteme 18.
    O artigo sustenta que, a fim de dar uma descrição completa do mundo, precisamos listar não apenas os eventos cerebrais que ocorrem, mas também os eventos mentais e analisálos como estados de uma substância imaterial, a alma. Com base nesse dualismo de substância, defende-se que a ciência física não tem como explicar a existência de vida consciente. O artigo conclui que, levando-se em conta a estrutura de argumentação formalizada no Teorema de Bayes, podemos dizer que o fenômeno da vida consciente (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  26
    Juventude católica militante: compreensão de si e de Deus.Wellington Teodoro da Silva - 2004 - Horizonte 2 (4):74-96.
    Este artigo insere-se num ambiente teórico em que historiadores brasileiros trabalham a questão do método da história na lida com a religião. Busca-se construir a compreensão de Deus e de si que um grupo de pastoral de jovens católicos militantes elabora. O entendimento desses dois níveis de compreensão é um caminho necessário no esforço do historiador da religião. Palavras-chave: Juventude; Juventude Católica; Militância Católica; Pastoral da Juventude do Meio Popular; História e Religião. ABSTRACT This article is inserted within a (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  67
    “Como Deus É Ciente em sua Essência Divina”: a Presciência de Deus em Santo Tomás de Aquino e no Livro da Contemplação de Ramon Llull.Ricardo da Costa & Sidney Silveira - 2015 - Trans/Form/Ação 38 (2):9-34.
    A proposta deste trabalho é analisar a concepção filosófica depresciência em Santo Tomás de Aquino e Ramon Llull, nas obrasSuma Teológicae O Livro da Contemplação. Para isso, discorremos previamente sobre o conceito deciência, base aristotélica tomista. Por fim, apresentamos a tradução de um extrato doLivro da Contemplação, como base documental para a segunda parte do trabalho. The purpose of this article is to analyze the philosophical conception of prescience in St. Thomas Aquinas in the Summa Theologica and Ramon Llull and (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  45.  32
    O argumento ontológico e o problema da possibilidade da existência de Deus.Pedro Merlussi - 2009 - Critica.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  4
    Prova matématica da existência de Deus.Bandeira de Mello & Lydio Machado - 1973 - [Brasil]:
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Filosofia de deus e da religiāo.Ángelo Agazzi - 1971 - São Paulo,: Biblioteca Filosófica Universitária ; Distribuido pela "Catavento Distribuidora de Livros,".
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  13
    O Problema de Deus em Jean-Paul Sartre.M. Franklin Da Costa - 1970 - Revista Portuguesa de Filosofia 26 (3/4):285 - 312.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  49.  8
    El Ser que se da y el Dios que se encarna: una aproximación a Cristo como exigencia de verdad.Gaspar Hernández Peludo - 2004 - Salmanticensis 51 (3):535-566.
    La encarnación del Verbo de Dios, que culmina en el misterio pascual de la muerte y resurección de Jesucristo, es el hecho fundamental y la novedad radial del Cristianismo. En la encarnación del Verbo, el Dios infinito y creador se autocomunica amorosamente a lo otro creado, para redención y divinización del hombre, para recapitulación del cosmos.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  16
    A Filosofia de Schopenhauer na narrativa do jovem Werther de Goethe.Flávio Rocha de Deus - 2021 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (3):164-177.
    O presente trabalho se propõe a discorrer acerca da concepção de suicídio e suas motivações para Arthur Schopenhauer e utilizar o romance epistolar Os sofrimentos do jovem Werther como ilustração de tal percepção. Para tal seguimos o seguinte roteiro: encontrar as motivações metafísicas do suicídio para Schopenhauer; expor as considerações do filósofo supracitado sobre o sofrimento e o amor; demostrar como ambos os fenômenos se relacionam com a atitude suicida e a partir desta ótica analisar o romance epistolar de Goethe (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 994