Results for 'Síntese'

233 found
Order:
  1.  11
    Síntese transcendental por conceitos e conceito de coisa em geral no método da filosofia crítica.Marcelo Vieira - 2023 - Kant E-Prints 17 (2):54-70.
    A Doutrina Transcendental do Método distingue inicialmente o método da matemática por construção de conceitos, próprio da matemática, e a análise de conceitos, que caberia à filosofia. Significaria que Kant exclui de vez a síntese na filosofia, reservando a síntese ao método de construção de conceitos na matemática? Se for assim estaríamos diante de uma dicotomia quanto ao método crítico, não dogmático: ou construção de conceitos na matemática, ou análise de conceitos na filosofia. Schelling critica a proposta kantiana (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  7
    Da síntese de um disparate: Saussure repete Deleuze.André Dias de Andrade - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (1):45-64.
    Resumo: Reconstruiu-se a semiologia geral elaborada nos escritos inacabados e indiretos de Saussure, recolocando sua noção de sentido próxima à de Deleuze e explicando-a por meio deste. Defende-se que toda teoria baseada na noção de “diferença” precisa dar conta do processo de individuação e, junto disso, por meio da descrição de dois níveis de diferenciação. Demonstra-se que isto é realizado por ambos os autores, para além e mesmo junto de suas divergências. Assim, o artigo recoloca a teoria do valor de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  3.  9
    Máquinas, sínteses e crítica da psicanálise: O capítulo 1 d'O Anti-Édipo.Cezar Prado - 2023 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 22 (1).
    Este texto é uma interpretação do primeiro capítulo d’O Anti-Édipo, de Deleuze e Guattari, mais como uma escrita do que como uma leitura. Ou seja, não há aqui intenção de descobrir uma verdade escondida para um texto que, de início, se propõe um “processo esquizofrênico”. De todo modo, divido esta minha escrita em quatro momentos: primeiramente, com uma análise do filme Incêndios (2010), tentando mostrar como um enredo aparentemente edipiano (no sentido psicanalítico) é muito mais rico que o Édipo; em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  8
    “Nova Síntese”: um diálogo inacabado entre Pinker e Fodor.Kleber Candiotto - 2010 - Revista de Filosofia Aurora 22 (30):153.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. A "síntese Leibniziana " Da Teoria Da Ciência Na Segunda Metade Do Séc. Xix.• De Leonardo A Antero.Henrique Ribeiro - 2001 - Revista Filosófica de Coimbra 10 (19):93-148.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  27
    Modelo: a noção síntese das concepções filosóficas de Boltzmann.Antonio Augusto Passos Videira - 2013 - Scientiae Studia 11 (2):373-380.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  7. Sí­ntese Construtiva de Programas Utilizando Lógica Institucionista e Dedução Natural.Geiza Maria Hamazaki da Silva & Edward Hermann Haeusler - 2001 - Princípios 8 (10):25-61.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  22
    Concepções de síntese no estudo deleuzeano de Hume/Conceptions of synthesis according to Deleuze's study on Hume.Hélio Rebello Cardoso Jr & Gonzalo Montenegro - 2013 - Natureza Humana 15 (2).
    In order to emphasize the leading role Hume plays in the work of Deleuze, especially in his philosophical production during the years 1950 and 1960, we will describe the main concepts of synthesis the French philosopher proposed in “Empiricism and Subjectivity”, in 1953. One of the questions that stimulate this research is the empirical origin of the self. Deleuze thinks this origin as being started by a sort of incomprehensible or empirical synthesis. Furthermore, we recognize the synthesis of time which (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  3
    Comentário a “Da síntese de um disparate: Saussure repete Deleuze”.André Luis La Salvia - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (1):65-68.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  11
    A liberdade enquanto síntese de opostos: Transcendência, engajamento E institucionalidade.Manfredo Araújo De Oliveira - 1999 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 44 (4):1019-1040.
    Principiando com uma recuperação dolegado da tradição, o texto pretende tratar,sistematicamente, da questão da liberdade comoquestão que emerge da própria experiênciaoriginária do ser humano como ser-no-mundo. Aliberdade emerge num primeiro momento como acapacidade de transcendência de toda e qualquerfacticidade; num segundo momento, corno engajamentodiante das inúmeras possibilidades e porfim, liberdade só é, verdadeiramente, efetivaenquanto mundo de instituições.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Polêmicas recorrentes na síntese evolutiva1.Daisy Lara de Oliveira - 1998 - Episteme 3 (6):52-67.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  6
    Da obra de arte total à síntese das artes.Marcos Faccioli Gabriel - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (2):189-214.
    Resumo Houve, durante o século XX, uma persistente recorrência do tema da síntese ou integração das artes, em especial no campo da arquitetura: desde as vanguardas dos anos de 1920 até a ressurgência do tema, no imediato Pós-II Guerra, com Le Corbusier, Sigfried Giedion e Fernand Léger. No Brasil, nos anos de 1950, o entusiasmo de Mário Pedrosa com a construção da nova capital seguiu o lema Brasília, a cidade nova, síntese das artes. A literatura correspondente menciona com (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  9
    Estrutura e função das imagens na ciência e na arte: entre a síntese e o holismo da forma, da força e da perturbação.Anne Marcovich & Terry Shinn - 2011 - Scientiae Studia 9 (2):229-265.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  14.  7
    A contribuição da teoria das sínteses a priori para uma reflexão sem'ntica e pragmática: o problema da congruência entre os elementos materiais da representação.Lucas Vollet - forthcoming - Kant E-Prints:6-28.
    A neo-Kantian debate within analytic philosophy, in our reading, would evaluate thevalue of the following question: how the codification of the elements of a representation creates spaces of identification to theorize the possibilities oftruth, in two fields, the analytical and in the synthetic? In the analytic, the theory involves theability to conceptually interpret relations of possibility and impossibility; in the synthetic, thetheory involves the extra-conceptual supplementation of the alignment with the verifiers,providing a measure to encode the semantic contribution of both (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. Românticos, os seres anfí­bios: entre a crí­tica de Kant e a sí­ntese de Hegel.Pedro Duarte de Andrade - 2010 - Princípios 17 (27):75-96.
    Resumo: Este artigo busca compreender a situaçáo filosófica de alguns dos autores cujas vidas e cujos pensamentos estiveram entre Kant e Hegel. Romantismo alemáo foi como ficou conhecida esta época. Dentre seus primeiros autores, estiveram Friedrich Schlegel e Novalis, além de Hölderlin. Tais pensadores buscaram superar a crítica feita por Kant à pretensáo do conhecimento filosófico de alcançar a verdade absoluta, as coisas como sáo em si mesmas. Essa superaçáo, contudo, jamais conseguiu, para eles, completar-se – como aconteceria depois no (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  18
    A dignidade humana desde uma antropologia dos intervalos – uma síntese.Ricardo Timm de Souza - 2008 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 53 (2).
    Este artigo examina a noção de dignidade humana com referência aos temas da temporalidade, singularidade, massa, morte e liberdade ética, no sentido de um projeto de uma nova configuração da antropologia filosófica. PALAVRAS-CHAVE – Singularidade. Massa. Temporalidade. Liberdade ética. Morte. Antropologia filosófica.
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  17. O Pensamento Político Português no Século XIX. Uma Síntese Histórico-Crítica.António Pedro Mesquita - 2006 - Lisboa, Portugal: Imprensa Nacional - Casa da Moeda.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  10
    Semelhança estrutural entre as compreensões heideggeriana e bíblica do homem: uma consideração a partir da questão da técnica. Síntese–.J. A. Mac Dowell - 2009 - Síntese: Revista de Filosofia 36 (116):440.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  19.  30
    No espírito da música: para uma tese acerca da síntese trágica em Schopenhauer e Wagner.Luan Corrêa da Silva - 2012 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 3 (1 e 2):211.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  20. O que o estudo do Direito pode acrescentar ao filósofo, e em que o estudo da filosofia pelo jurista pode contribuir para a distribuição da justiça: uma plicação inversa da proposta de Chaïm Perelman a partir de uma síntese do pernsamento de Emmanuel Levinas.José Osmar Pumes - 2006 - Conjectura: Filosofia E Educação 11 (2):119-131.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  27
    A dignidade humana desde uma antropologia dos intervalos – uma síntese.Ricardo Timm de Souza - 2008 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 53 (2):120-149.
    Este artigo examina a noção de dignidade humana com referência aos temas da temporalidade, singularidade, massa, morte e liberdade ética, no sentido de um projeto de uma nova configuração da antropologia filosófica. PALAVRAS-CHAVE – Singularidade. Massa. Temporalidade. Liberdade ética. Morte. Antropologia filosófica.
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  22.  6
    Mário Santiago de Carvalho, A Síntese Frágil. Edição digital publicada pelo Instituto de Estudos Filosóficos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 2022. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.6345442. [REVIEW]Robert Junqueira - 2024 - Revista Filosófica de Coimbra 33 (65):188-189.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  54
    Repetir e inventar segundo Deleuze e segundo Freud.Monique David-Ménard - 2007 - Discurso 36:19-36.
    Neste artigo, trata-se, por um lado, de compreender até que ponto a existência humana e o pensamento, naquilo que eles têm de inventivo, são feitos de sínteses disjuntivas. E qual tipo de repetição entre os elementos, ligados de maneira nãocasual, mas não sistemática, supõe esta síntese tão importante no pensamento de Gilles Deleuze. Por outro lado, trata-se de saber se esse conceito de repetição converge com aquele que reclama a psicanálise.
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  21
    Repetir Sem Elaborar.Leonardo Rodrigues - 2022 - Cadernos Do Pet Filosofia 13 (26):49-68.
    O texto visa apresentar a querela entre Sigmund Freud e Gilles Deleuze acerca da noção de “repetição” – noção fundamental tanto para a metapsicologia do primeiro, quanto para a filosofia do segundo. Através da crítica de Deleuze ao caráter eminentemente negativo e “derivativo” da repetição em Freud (ideia que, no caso de Freud, aparece sobretudo em dois textos fundamentais: “Recordar, repetir e elaborar”, de 1914, e “Além do princípio do prazer”, de 1920), será refeito o itinerário das “sínteses do tempo”, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  16
    Estado E propriedade na doutrina do direito de Kant.José N. Heck - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (1):169-179.
    SÍNTESE - o artigo sumaria o modo peculiar como Kant lida com o estado de natureza hobbesiano e estabelece o espaço público do meum vel tuum extemum na Doutrina do Direito. O texto visa realçar a originalidade de Kant como filósofo político.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  26.  7
    Notas sobre a técnica no pensamento de Heidegger.Oswaldo Giacoia Junior - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (1):97-108.
    SÍNTESE - O objetivo desse artigo consiste em explicitar e discutir as principais teses do livro de Sílvio Vietta a respeito da metafisica e da politica na filosofia de Martin Heidegger. De acordo com a interpretação de Vietta, Heidegger empreende uma crítica radical do nacional-socialismo e da política moderna no contexto próprio de sua crítica fundamental da metafisica ocidental e de sua reflexão sobre a essência da técnica moderna.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  27.  11
    Acerca de "filosofia clínica".Marcelo L. Pelizzoli - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (1):181-183.
    SÍNTESE - A questão central que se nos coloca é da utilização da Filosofia na prática clínica. É uma reflexão acadêmica crítica dirigida exclusivamente ao debate da temática, diante de tentativa de alguns estudantes e professores de filosofia no Rio Grande do Sul de autorizarem-se a tal prática como "filósofos clínicos".
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  11
    Técnica dialética E e/dos algumas considerações para reflexão sobre dialética de platão.Rachel Gazolla - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (4):961-968.
    SÍNTESE - A dialética em Platão é, por um lado, uma técnica que planta e semeia as "sementes do logos"; ela é, então, algo que pode ser ensinado e aprendido na relação Mestre e Discípulo. Por outro iado, Dialética é uma episteme, através da qual é possível contemplar o ser e o inteligível; ela é um saber mais perfeito e pertence, não ao âmbito da técnica, do poiefn, mas ao domínio de contemplar, do theorefn. Dialética neste segundo sentido trabalha, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  20
    Regime de constituição de objetos E desconstrução da relação de objeto.Ernildo Stein - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (1):109-133.
    SÍNTESE - Na tradição filosófica a questão do objeto tem levado a discussões de importância no âmbito da análise do conhecimento. Na psicanálise a expressão relação de objeto herdou as dificuldades que o problema do objeto suscitava na filosofia. O ensaio pretende sugerir um novo tratamento para a questão através do uso de alguns elementos da analítica existencial. É assim que irá tratar do modo de ser-no-mundo e a perturbação da relação de objeto, partindo da questão da finitude do (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  16
    El concepto V la clasificacion de la ciencia en el medioevo.Celina A. Lértora Mendoza - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (3):497-512.
    SÍNTESE - Durante a Idade Média, são inúmeras as classificações das ciências, variando entre si. O que se constata nelas é que, à medida que se modifica o caráter do conhecimento religioso, modifica-se também a compreensão de ciência, a fim de se poder salvar o valor científico da Teologia.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  5
    A arte retórica E a ciência da paixão.Lênia Márcia Mongelli - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (3):541-548.
    SÍNTESE - Sabe-se que as Artes Poéticas medievais derivam diretamente da Retórica clássica, a qual, a partir delas, teria desaparecido do cenário medieval para só ressurgir no Renascimento quinhentista. O que este ensaio pretende demonstrar é a permanência, durante a Idade Média, de princípios muito similares aos que os antigos estabeleceram como base da Retórica e de suas ramificações, para além de soluções meramente linguísticas e gramaticais. O terreno que se escolheu para apontar as analogias é o do lirismo (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  12
    PSICANÁLISE: uma leitura heideggeriana.Zeljko Loparic - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (1):25-41.
    SÍNTESE - O texto não fala de um confronto entre Heidegger e Freud. A crítica da psicanálise propõe uma nova leitura na forma de uma desconstrução conceitual. O autor faz uma análise da origem metafisica dos conceitos de psicanálise e de seu instrumental mitológico, sugerindo um universo conceituai que nasce da superação da metafisica. Trata-se de "substituir modo de teorizar da psicanálise por um modo de pensar e de conhecer radicalmente diferente.".
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  33.  7
    ORÍGENES: concepção do saber, plano e método.João Lupi - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (3):475-482.
    SÍNTESE - Origenes é o primeiro pensador e mestre cristão sobre cuja obra escrita sistemática e ensino institucional é possível fazer uma apreciação criteriosa. Seu plano de estudos, por toda a vida, tem a Escritura como objeto único, enquadrado entre uma visão teórica integral e um destino apologético. A Sabedoria é o Logos, Cristo, e por isto a ciência total é a Teologia. O plano teórico do saber abrange a tríplice realidade: Deus, Mundo, Homem; e o programa de estudos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  14
    Ouvir a voz do amigo..Róbson Ramos dos Reis - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (1):43.
    SÍNTESE - Este artigo apresenta uma análise da passagem sobre a voz do amigo, no § 34 de Ser e tempo, aproximando-a da temática da voz da consciência, tal como apresentada nos §§ 54 a 60. São destacados os pontos relevantes nas duas temáticas, que são aproximadas pelo papel central atribuído ao fenômeno do ouvir, enquanto forma essencial dó compartilhamento da própria existência com os outros existentes humanos. Tanto na voz da consciência, quanto na voz do amigo, está presente (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  35.  7
    El Lugar de la politica dentro de la triparticion de la philosophia practica antes de la recepcion medieval de la politica de aristoteles.Francisco Bertelloni - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (3):563-576.
    SÍNTESE - É de todos conhecida a influência exercida por Aristóteles no desenvolvimento do pensamento político medieval. Procura-se aqui fazer uma análise histórica, filológica e filosófica do momento anterior a 1265 - data da tradução da Política - para mostrar como aquele momento influenciou a maneira como a obra foi recebida no Ocidente.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  8
    Metapsicologia do perdão.José Luiz Caon - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (1):81-90.
    SÍNTESE - O autor serve-se de dois textos de Sófocles, Édipo-Tirano e Édipo em Colono, e de dois textos de Freud, O chiste e sua relação com o inconsciente e O humor. Extrai dos textos de Sófocles uma prefiguração da noção de autoperdão e, dos textos de Freud, elementos de uma metapsicologia do autoperdão. O texto freudiano de 1927 aprofunda e amplia a concepção de sobreeu. Assim, é mais que uma instância de aparelho anímico cruel, severa, tirana, intolerante e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  15
    O EXEMPLO DA CERA: imaginação e entendimento em Descartes.Loraine Oliveira - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (2):341-345.
    SÍNTESE - A partir do exemplo da cera, na Segunda Meditação, Descartes demonstra a diferença entre os conceitos de imaginação e entendimento, para responder à questão sobre o que se conhece da cera com tanta distinção, a qual em última análise é: o que conheço de mim com tanta distinção? Para saber o que conhece, é preciso saber através de qual faculdade conhece, se pela imaginação, ou pelo entendimento. Com o objetivo de chegar a tais conceitos, serão vistos os (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  7
    Vamos simplificar O problema do ser?Jorge Jaime - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (2):387-398.
    SÍNTESE - O Autor sugere a simplificação do problema filosófico sobre o ser. Pretende que os termos sejam bem definidos para uma clareza inicial dos conceitos. Faz um resumo do pensamento de Avicena. Seria o problema ontológico um pseudo-problema? Confronta o ser com o existir. O ser-coisa, o ser-essência evolui para o ser-existência, o ser-jogado-no-mundo. O homem, sem a sua consciência de valores, nada é. Conclui que o existir é apenas o do homem, ser capaz dos valores. O homem (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  29
    As provas da existência de deus em Descartes.Luciano Marques de Jesus - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (2):347-364.
    SÍNTESE - O artigo tematiza as chamadas provas da existência de Deus na filosofia de René Descartes. A primeira, propriamente cartesiana, parte da idéia de infinito, presente no eu, para a existência do Ser infinito; a segunda, versão cartesiana do argumento da contingentia mundi, parte da existência do eu contingente que possui a idéia para a existência de Deus; a terceira é uma reedição do argumento ontológico de Santo Anselmo.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  18
    O caráter efêmero da obra de arte permanente: Ou a efemeridade do permanente na obra de arte.Odone José de Quadros - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (1):141-160.
    SÍNTESE - a característica adorniana de fogo de artificio revelada pela produção artística moderno- contemporânea é própria de todas as obras de arte de qualquer época. A permanência do fato artístico estará entregue à sua ordem de leitura e execução no tempo. Serão apresentadas as características da razão dominadora, o ponto de vista do Ersatz, a leitura da obra como execução e como recepção.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  6
    Los saberes fiLosofico-teologicos frente a Los saberes juridicocanonicos en algunos autores espanoles medievales.José María Soto Rábanos - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (3):525-539.
    SÍNTESE - El decreto de Graciano sefiala el momento decisivo de la juridización de la Iglesia. AI tiempo, surgen algunas voces de teólogos em contra de dicha juridización. Son teólogos que entienden que la vinculación dei cristiano a unos comportamientos determinados no puede dimanar de una normativa humana, sea civil o eclesiástica, sino sólo de la voluntad de Dios manifestada en el derecho natural y en la Biblia, según viene interpretada por los Padres de la Iglesia y por las (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  11
    Técnica, arte E indústria cultural segundo Adorno.Francisco Rüdiger - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (2):399-411.
    SíNTESE - Partindo de um exame mais cuidadoso e de uma leitura menos linear das fontes, o artigo procura mostrar que as concepções adornianas a respeito da arte na era da técnica, embora críticas, revelam uma abertura dialética, não se deixando prender a dogmas e preconceitos, conforme pretendem seus adversários.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  19
    A transvalorização da tragédia em platão.Marta Rodrigues - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (2):371-385.
    SÍNTESE - Em primeiro plano, apresenta-se a censura platônica acerca da arte trágica e o papel que esta representa no Estado ideal. A pergunta que se levanta ascende como proposição: Platão censura extremamente os poetas trágicos para, num segundo momento, dizer que a arte deveria estar em ofício à filosofia. Mas, ele, à revelia disso, transvaloriza os elementos da poesia trágica em categorias filosóficas. Ora, Platão compara uma trilogia em tributo à razão e a verdades filosóficas.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  12
    DESCARTES: os quatro preceitos do Discurso do Método.Paulo R. R. Rodrigues - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (2):365-369.
    SÍNTESE - Descartes ao compor o seu Discurso do Método nos apresenta os quatro preceitos do método que é o modo de bem conduzir a razão. Estes quatro preceitos, a evidência, a divisão, a condução em ordem dos pensamentos do simples ao complexo e por fim fazer as enumerações completas e revisões, são capazes, como instrumento, de levar seu espirita à conquista da verdade. Pois são regras fáceis que tomam impossível tomar o falso por verdadeiro. E são exatamente quatro (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  7
    Uma metodologia de programas de pesquisa científica, segundo Lakatos.Alziro César M. Rodrigues - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (1):161-168.
    SÍNTESE - Um dos aspectos mais amplamente abordados em estudos recentes de Filosofia da Ciência tem sido o debate epistemológico criado em tomo das idéias de Thomas Kuhn e Karl Popper. Na tentativa de resolver a controvérsia estabelecida, Imre Lakatos propôs a falsificação metodológica sofisticada. O presente artigo coloca em foco esta proposição, discutindo sua formulação e destacando a contribuição de Lakatos ao raciocinio epistemológico. PALAVRAS-CHAVE - filosofia da ciência, Lakatos, falsificação metodológica.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  8
    Apresentação.Rodrigo da Costa Araújo - 2023 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 11.
    Em síntese, este décimo primeiro volume de Leituras em Educação que ora se apresenta trata de questões contemporâneasque avultam na produção pedagógica pós-moderna. Por meio de reflexões fundamentadas em estudos teóricos e analíticos, problematizam-se os diálogos da educação com a literatura infantojuvenil, com as tecnologias digitais e as metodologias ativas, com aexclusão social no contexto do ensino remoto, o uso do cinema como ferramenta pedagógica, a matemática na educação básica ea formação permanente do educador. Em especial, reflete-se sobre a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  13
    EXISTÊNCIA E CULPABILIDADE: Um estudo do parágrafo 58 de Ser e Tempo, de Martin Heidegger.Livio Osvaldo Arenhart - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (1):5-23.
    SÍNTESE - Em consonância com o método fenomenológico- hermenêutico traçado por Martin Heidegger em Sein und Zeit, a expressão prático-auto-referencial "eu sou" [sum] deve anteceder toda predicação sobre o humano ser/estar-aí-no-mundo. A este pertence a culpa/ dívida [Schuld] enquanto sentir-se/compreender-se e confessar-se como ser-culpado/devedor [Schuldigsein]. "Sou culpado por" resulta da junção de "sou responsável por" com o "não" implícito na idéia de falta. O responder ativo-projetivo do ser-aí [Dasein] por seu ter-queser está marcado, prévia e ontologicamente, pela impossibilidade de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  10
    CARTESIANISMO E STORIA: Dal Rifiuto del passato alla "Histoire Critique".Gregorio Piaia - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (2):319-328.
    SÍNTESE - No Discurso sobre o método e em outros textos Descartes vê uma oposição entre verdade e história e, por isso, recusa metodologicamente qualquer relação com o passado filosófico. Nisto é seguido por muitos de sua época, sendo que Malebranche o supera nesta reivindicação. Entretanto, a "astúcia da razão" mostra que coube exatamente à filosofia anti-histórica de Descartes o mérito de haver dado uma nova fisionomia à história filosófica que se desenvolveu no século XVI como gênero literário, e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  12
    Riforma Del metodo E fini morali in cartesio.Gregorio Piaia - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (2):329-339.
    SÍNTESE - Facilmente lê-se Descartes como autor de um projeto de reforma do conhecimento, estranhando- se mesmo a presença da moral, na parte terceira do Discurso. Uma análise aprofundada do projeto cartesiano mostra, entretanto, que na economia complessiva intelectual projetada por ele, a moral representa ao mesmo tempo o pressuposto e o ponto alto de tal reforma.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  9
    Considerações sobre a historiografia do 'averroísmo'.Idalgo José Sangalli - 2004 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 49 (3):489-505.
    SÍNTESE - O autor tece algumas consideraçõesem torno do contexto e das características doprincipal alvo das condenações de 1277: o movi-mento filosófico cunhado de “averroismo”.Aponta a necessidade de rever a equivocadaleitura tradicional realizada, principalmente porhistoriadores como Renan e Mandonnet, sobre aposição e a atitude filosófica de seus principaisexpoentes.Estes "aristotélicos radicais” seguem a concep-ção de filosofia de Aristóteles, contaminada porelementos neopiatônicos e pela interpretaçãoárabe, os quais são justamente caracterizadosnos estudos recentes de modo mais moderado,reavaliando-se as suas contribuições nos debatesem torno (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 233