Results for 'Fenomenologia. Psicanálise. Sexualidade'

988 found
Order:
  1.  3
    A sexualidade entre a psicanálise freudiana e a fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty.Diego Luiz Warmling - 2017 - Perspectivas 2 (1):77-93.
    Dos estudos que Merleau-Ponty dedica à noção de corpo, este projeto versará sobre os modos como a relação entre sexualidade e existência pode ser compreendida à luz de uma reinterpretação ontológica e fenomenológica da psicanálise freudiana. Com efeito, a partir de Três Ensaios sobre e Teoria da Sexualidade, veremos, num primeiro instante, como os atos humanos não são determinados apenas por um inconsciente falho e involuntário; dado que as produções do inconsciente do outro influem sobre as fontes do (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  13
    Psicanálise e⁄como filosofia?: O significado antropológico da patologia nos Três ensaios sobre a sexualidade, de Freud, na tradição psicanalítica.Phillipe van Haute - 2005 - Natureza Humana 7 (2):359-374.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  40
    Merleau-Ponty, fenomenologia e psicanálise.Claudinei Aparecido de Freitas da Silva - 2014 - Trans/Form/Ação 37 (1):257-264.
    Tanto desde el punto de vista teórico como desde una perspectiva práctica, el fenómeno de la "estetización" no parece ser portador de buenos augurios. En el ámbito teórico, la estetización ha sido vinculada con la crisis de los discursos orientados en términos de verdad, mientras que en el terreno práctico, ella ha sido asociada a ciertos procesos culturales que conducirían a la debacle de los principios normativos. Dejando de lado la problemática teórica, el presente trabajo se concentra en el debate (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  4.  27
    O corpo E as três dimensões da sexualidade na fenomenologia da percepção de Maurice Merleau-ponty.Diego Luiz Warmling - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 7 (13):53-73.
    Dos estudos que Maurice Merleau-Ponty dedica à noção de corpo, este artigo versa sobre os modos como a questão da sexualidade pode ser compreendida. Com efeito, dentro desta perspectiva, o corpo não se confunde com aquilo que se pode pensar dela a partir de uma perspectiva tanto objetivista quanto subjetivista, mas diz respeito à nossa forma ampla de inserção no mundo da vida. Na junção entre natureza e liberdade, o corpo não é da ordem do “eu penso”, mas do (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Uma interface entre o eu-corpo na psicanálise freudiana e o corpo próprio na fenomenologia do corpo.Fabio Caprio Leite de Castro & Cristian Marques - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (3):e34968.
    O presente artigo tem por objetivo mostrar, desde a psicanálise freudiana, um caminho possível que a leva ao encontro da filosofia de orientação fenomenológica. Em O eu e o isso, de 1923, Sigmund Freud emprega uma nova noção pouco explorada na literatura psicanalítica: o eu-corpo. O escopo de nossa análise delimita-se à interpretação e à explicitação da noção de eu-corpo tal como esta foi apresentada por Freud, confrontando-a com a fenomenologia em Merleau-Ponty e Michel Henry. Para tanto, propomos uma análise (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  11
    Limites ontoteológicos da Psicanálise, que ela todavia transgride.Fernando Belo - 2016 - Cultura:151-165.
    O que é a ontoteologia (Heidegger)? A filosofia dominada pelo ‘ente’ desde Platão e pela definição, deixando por pensar o movimento e o tempo, a história. One-body psychology e one-body neurology, ambas limitadas ontoteologicamente. Neurologia, antropologia e psicanálise, a aprendizagem onde o que é ‘exterior’, tribal, se torna ‘interior’, estrutura do sujeito, escapam à psicanálise, cuja teoria das pulsões vai, no entanto, para além dos limites ontoteológicos. A descoberta de Freud, segundo Derrida, o ‘atrasadamente’, como o arcaico (inconsciente) é construído (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  18
    Psicanálise e direitos humanos: o estatuto do ódio e o sujeito LGBT.Sidney N. De Oliveira & Giani A. Gaiguer - 2014 - Revista de Filosofia Aurora 26 (38):131.
    Este trabalho é um estudo sobre a manifestação da violência pelo recorte da homofobia com sujeitos LGBTs. Adentrou-se a obra freudiana, objetivando apreender, pela luz da psicanálise, a condição subjetiva do sujeito em relação à sexualidade. O ponto central da pesquisa foi alcançado pelo desenho do que se denominou estatuto do ódio, que foi composto com elementos primordiais da constituição do sujeito. O estatuto denuncia o enlace destrutivo ao outro, aqui representado pelo sujeito LGBT, denuncia uma manifestação do conteúdo (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  39
    A Psicanálise para Foucault: ontologia ou Hermenêutica?Carolina de Souza Noto - 2016 - Trans/Form/Ação 39 (1):57-76.
    RESUMO: O presente artigo tem como objetivo discutir o estatuto que Foucault confere à psicanálise. Em As palavras e as coisas, de 1966, Foucault condena todo tipo de reflexão que procura conferir estatuto ontológico à finitude humana. Nesse sentido, faz-se necessário investigar se a crítica que Foucault endereça à psicanálise depois de 66 se dá nos mesmos termos que a crítica feita às analíticas da finitude. Ou seja, trata-se de entender se a acusação de que a psicanálise não passa de (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  3
    Foucault, a Psicanálise e a Questão Queer: Por Uma Subversão da Identidade.Diego Luiz Warmling - 2023 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (38):128-160.
    Defenderemos que Foucault e suas críticas à psicanálise servem aos estudos queer quando, diante da dimensão produtiva do poder, interrogam os saberes pertinentes aos corpos sujeitos e suas sexualidades. Foucault faz problematizar o que quer que apareça na forma da fixidez, da norma ou, ainda, como mais fundamental, originário e a priori ao sujeito em seus devires. Suas análises são base aos desenvolvimentos queer pois, assim como estes, apontam para Isso: essa “coisa estranha”, esse “não-lugar”, esse “estar-entre”, essa “diferença tática”, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  7
    A Fenomenologia Antropológica de Binswanger.Ana Maria Lopez Calvo de Feijoo - 2017 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 1 (1):124-141.
    Neste estudo procedemos a uma revisão narrativa da literatura, de modo a mostrar as diferentes etapas da psiquiatria tal como desenvolvida por Ludwig Binswanger, ao mesmo tempo realizamos uma análise crítica dessas etapas. Discorremos sobre os motivos do afastamento desse estudioso das bases biológicas que sustentavam a psiquiatria da época, em direção a uma perspectiva psicanalítica. Nessa etapa, Binswanger defende as bases psíquicas das enfermidades mentais, das quais em breve tempo também se afasta por avaliar que na psicanálise, também, havia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  13
    Hermenêutica E psicanálise.Luiz Carlos Santuário - 1999 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 44 (1):77-95.
    Tradicionalmente, filosofia e psicanálisemuito pouco dialogam. O trabalho procuraampliar esta área de contato através de umconfronto entre a fenomenologia hermenêutica deHeidegger, em relação à análise do Dasein; ahermenêutica gadameriana, e o seu apelo àlinguagem como ambiente do humano e, de outrolado, a psicanálise de Lacan. Não se trata depsicanalisara filosofia mas, sim, tentar aprofundaro debate entre estas duas áreas, para possibilitara determinação daquilo que é especifico a cadacampo.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  34
    Elementos da teoria winnicottiana da sexualidade.Zeljko Loparic - 2005 - Human Nature 7 (2):311-358.
    Após resumir as diferenças entre os paradigmas freudiano e winnicottiano da psicanálise , o presente trabalho passa a apresentar as idéias centrais da teoria winnicottiana da sexualidade. As principais teses defendidas são as seguintes: 1) Winnicott redescreveu a sexualidade a partir de duas raízes: a raiz instintual e a raiz identitária , 2) ele reescreveu o essencial da teoria psicanalítica tradicional desse fenômeno, e 3) ao fazer tudo isso, ele acrescentou elementos essenciais ao seu novo paradigma da psicanálise (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  13. Tiempo E historia en la fenome-nología Del espíritu de Hegel.Luis Mariano & Tiempo E. Historia En la Fenomenología - 2007 - Ideas y Valores. Revista Colombiana de Filosofía 56 (133).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. La disolución de las identidades en la cultura contemporánea.Fenomenología del Espíritu - forthcoming - Sapientia.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  8
    El cuerpo sexuado, el sombrero con pluma y el automóvil. Phénoménologie de la perception leída desde una perspectiva feminista y performativa.Esteban García - 2020 - Cuadernos de Filosofía 75.
    Este trabajo presenta la teoría merleau-pontyana de la sexualidad contenida en su _Phénoménologie de la perception_, primeramente en el contexto de otros tempranos abordajes fenomenológicos de la misma cuestión y luego dentro del marco gnoseológico de la obra. A continuación, se evalúa el alcance de las primeras críticas que J. Butler realizó a tal teoría en términos de androcentrismo, naturalización de la diferencia sexual y de la dominación masculina. Se deslindan así los recursos y los límites que comporta la descripción (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  18
    Defesa psíquica na primeira tópica freudiana: por que as pulsões são reprimidas?Aline Sanches & Josiane Cristina Bocchi - 2021 - Revista de Filosofia Aurora 33 (58).
    Desde o início da teorização freudiana, inibição, defesa e censura são processos que devem incidir sobre as pulsões. O primitivo pulsional precisa ser reprimido ou transformado. Este artigo problematiza a relação entre as pulsões sexuais e a defesa psíquica, ao longo do período pré-psicanalítico e da primeira tópica freudiana. Situamos o conflito entre sexualidade e repressão, apontado por Freud como característico das psiconeuroses, enquanto que nas neuroses atuais a angústia está relacionada a um registro quantitativo e não exatamente a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  16
    Freud's Trieb as instinct 1: sexuality and reproduction.Richard Theisen Simanke - 2014 - Scientiae Studia 12 (1):73-95.
    O conceito freudiano de "impulso", ou "instinto" (Trieb), é reconhecidamente um dos conceitos mais fundamentais da psicanálise. No entanto, seu sentido ainda é objeto de controvérsia. Originalmente definido por Freud em um sentido biológico ou quase biológico, sua recepção em muitas das diversas tradições pós-freudianas tendeu, frequentemente, a recusar essa filiação epistemológica inicial. Um dos sinais dessa reorientação doutrinária é a recusa da tradução de "Trieb" por "instinto" e a preferência pelo neologismo "pulsão", de origem francesa e comum na literatura (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  13
    Freud's Trieb as instinct 2: aggression and self-destructiveness.Richard Theisen Simanke - 2014 - Scientiae Studia 12 (3):439-464.
    O conceito freudiano de impulso ou instinto é reconhecidamente um dos conceitos mais fundamentais da psicanálise. No entanto, seu sentido ainda é objeto de controvérsia. Originalmente definido por Freud num sentido biológico ou quase biológico, sua recepção em muitas das diversas tradições pós-freudianas tendeu, frequentemente, a recusar essa filiação epistemológica inicial. Um dos sinais dessa reorientação doutrinária é a recusa da tradução de Trieb por "instinto" e a preferência pelo neologismo "pulsão", de origem francesa e comum na literatura psicanalítica escrita (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  39
    Heidegger and Psychoanalysis?William J. Richardson - 2003 - Human Nature 5 (1):9-38.
    Este ensaio examina o relacionamento possível entre o pensamento de Martin Heidegger enquanto emerge no Zollikon Seminaire na sua troca de idéias com Medard Boss e a perspectiva da psicanálise como aparece através do prisma da releitura de Freud oferecido por Jacques Lacan. Heidegger entende Freud como vítima de uma compreensão positivista da ciência que procura explicar o comportamento humano patológico por um complexo de causas discerníveis conscientemente. Quando determinados fenômenos não podem ser explicados desta maneira, Freud postula um jogo (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  20. Sobre a imaginação: de Sartre a Merleau-Ponty.Silvana de Souza Ramos - 2013 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 1 (2):28-49.
    O artigo investiga o modo pelo qual Merleau-Ponty compreende a experiência do imaginário ao longo de sua obra. Buscamos analisar dois momentos decisivos. No primeiro, enfatizamos a proximidade com a filosofia de Sartre – a despeito das diferenças que os separam, por conta da centralidade do corpo próprio na Fenomenologia da Percepção –, a qual nos convida a pensar a imaginação enquanto exercício da liberdade da consciência. Num segundo momento, Merleau-Ponty se dá conta do idealismo inerente à proposta sartreana e (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  13
    Apresentação.Ernildo Stein - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (1):3.
    Os trabalhos que compõem a matéria central deste volume da Veritas são o resultado da pesquisa de um grupo de professores que participaram do Colóquio sobre Existência e Culpabilidade realizado no contexto do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS, organizado pelo Centro de Estudos Integrado Fenomenologia e Hermenêutica. Com o título Existência e Culpabilidade se definiu um objetivo que visava à discussão do problema da culpa em Ser e tempo e em alguns autores que propõem outros aspectos da análise (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  2
    Direitos Sexuais e Reprodutivos.Larissa Uceli - 2023 - Cadernos Do Pet Filosofia 14 (27):188-197.
    Este texto é uma expectativa de ensaio que suscitou dos incômodos gerados durante a trajetória da autora como ser mulher no mundo, incentivadas pelas experiências vividas nos tempos e espaços que esteve presente, inclusive no Grupo de Estudos de Gênero e Fenomenologia em que participa. O texto faz uma breve reflexão sobre o conceito de direitos sexuais e reprodutivos, associados à condição de falta de liberdade das mulheres e o controle institucional de seus corpos. A Declaração da Conferência do Ano (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  25
    Angústia do ser e angústia de ser: conceitos psicanalíticos de angústia iluminados por Heidegger/ Anxiety of being and anxiety to be: psychoanalytic concepts of anxiety in the light of Heidegger.Eder Soares Santos - 2013 - Natureza Humana 15 (1).
    Resumo: Este artigo tem por intenção mostrar que o conceito de angústia da psicanálise de Freud consegue avançar apenas na investigação de uma angústia do ser, ou seja, trata da angústia do homem enquanto um ente do mundo. Em contrapartida, procuraremos mostrar que o estudo das angústias impensáveis por parte de Winnicott se preocupa com a questão de como o homem chega a ser um ente no mundo. O resultado da distinção paradigmática entre as duas teorias psicanalíticas para a angústia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  3
    Enlutamento Pùblico e Vidas Vivíveis.Mayara Sebinelli & Tiago Rodrigues Moreira - 2023 - Cadernos Do Pet Filosofia 14 (27):6-22.
    As variadas lutas por uma vida vivível rebatem ontologicamente a figura do humano, aquela que querendo ou não, atravessa o pensamento moderno eurocentrado ocidental, que por vezes em situação de enquadramento, encapsula os humanos e os naturaliza como uma totalidade, esquecendo da desnaturalização e da despossessão. Judith Butler no processo de reconhecimento, abre margens para tensionarmos quais vidas são passíveis do enlutamento coletivo e, portanto, consideradas vidas humanas/legítimas/vivíveis. Eis o desafio do nosso texto, reverberar o enlutamento público e coletivo no (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  28
    A integração entre Filosofia e Ciência segundo M. Merleau-Ponty.Marcus Sacrini A. Ferraz - 2007 - Revista Portuguesa de Filosofia 63 (1/3):461 - 487.
    O presente artigo constitui, antes de mais, uma exposição da tentativa feita por Maurice Merleau-Ponty de sistematização de um método psicológico convergente com algumas das principais metas estabelecidas pela Fenomenologia de inspiração husserliana. Constatando de que modo o autor da Fenomenologia da Percepção considera os diversos âmbitos da cultura, a começar pela arte e pela psicanálise, como indicadores da decadência do cartesianismo, o artigo analisa o estatuto da ciência justamente como uma das esferas culturais das quais é possível extrair categorias (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  21
    Winnicott e Heidegger: indicações para um estudo sobre a teoria do amadurecimento pessoal e a acontecência humana.Eder Soares Santos - 2007 - Human Nature 9 (1):29-49.
    O objetivo deste artigo é indicar uma possível articulação entre a teoria do amadurecimento pessoal de Winnicott e a teoria da acontecência de Heidegger. Utiliza-se a noção de paradigma de Kuhn para, no quadro do desenvolvimento histórico da psicanálise, distinguir a psicanálise de Winnicott da psicanálise tradicional . Essa escolha pretende mostrar, por um lado, que a ontologia presente na teoria de Winnicott aproxima-se de um modo de pensar a natureza humana muito afim às concepções pós-metafísicas de Heidegger, podendo a (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  9
    Sexualidade infantil: a percepção de professores de uma escola do município de Osório/RS.Wilian Gomes da Silva & Mariana Canellas Benchaya - 2021 - Aletheia 54 (2):123-132.
    Este estudo teve por objetivo analisar a percepção de professores da educação infantil acerca da sexualidade na infância. Delineou-se uma pesquisa descritiva, exploratória, de cunho qualitativo. Utilizou-se do Grupo Focal (GF) como método de coleta de dados. Dentre os instrumentos utilizados na coleta, fizeram-se presentes a observação-participante, o questionário sociodemográfico e o roteiro de entrevista semiestruturado, elaborado pelos autores. Para a análise dos resultados, recorremos à Análise de Conteúdo (AC) de Bardin. Os resultados apontaram para a presença da (...) no dia a dia da educação infantil, deficiências na formação e não contemplação do tema nas formações continuadas ofertadas pelo município. (shrink)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  13
    Feminino, sexualidade e intelecção.Evaniel Brás dos Santos & Tiago Costa Almeida - 2021 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 2 (1):6-32.
    Resumo: O presente estudo investiga de modo introdutório como se articulam as noções de feminino, sexualidade e intelecção em Tomás de Aquino e Christine de Pizan. Buscamos entender, aqui, se, para os autores, a sexualidade humana possui alguma função na operação que apreende o inteligível, quer dizer, investigamos se a característica normal, material e natural de determinado corpo humano em possuir estes ou aqueles órgãos naturais têm influência na operação intelectual. Nesta investigação, ademais, nos concentramos na tese afirmada (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  8
    Sexualidades Mediáticas En América Latina: Todo Cuerpo Es Político.Paola Bonavitta & Jimena De Garay Hernandez - 2017 - Astrolabio: Nueva Época 18:34-61.
    En el presente artículo, exploramos diversos interrogantes relacionados con la construcción de las sexualidades mediáticas mapeando las formas en que los medios masivos de comunicación y las tecnologías de la información y la comunicación forman, conforman, crean, re-crean y reproducen las sexualidades hoy, comprendiendo que ninguna sexualización queda por fuera de la política y lo normado. Profundizamos en quiénes son seres sexuados en los medios masivos de comunicación (en adelante, MMC), quiénes tienen derecho a visibilizar su sexualidad y si existen (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  20
    Sexualidade maquínica contra a diferença sexual: de Deleuze e Guattari a Preciado.Cíntia Vieira da Silva & Letícia Conti Decarli - 2022 - Hybris, Revista de Filosofí­A 13:217-239.
    Preciado caracteriza o regime da diferença sexual como um conjunto de tecnologias sociais que esconde sob o nome de Natureza aquilo que se configura como efeito da ordem política e econômica denominada “patriarcado hetero-colonial”. Deleuze e Guattari, em O Anti-Édipo, constroem uma concepção de sexualidade inseparável das determinações do campo social. Porém, veremos como é pelo conceito de sexualidade maquínica que os autores se furtam a reduzir a sexualidade a um simples efeito do campo social, pois também (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  39
    Sexualidad y mujer en la filosofía: ¿amor como signo trascendente? Acercamiento a las diosas madres en América Latina.Rosa Emilia del Pilar Alcayaga Toro - 2015 - Cuadernos de Filosofía Latinoamericana 36 (113):25.
    Preguntarse si desde un orden patriarcal, en esta búsqueda de sentido, que no acaba, el concepto de Amor no será un nuevo signo trascendente en reemplazo o resurrección del último Dios. Amor como uno de los pocos rasgos de trascendencia en esta civilización tecnológica que, en tanto, virtud del sometimiento, el genio del cristianismo enlaza a la mujer en la red de la lógica cristiana regida por dos dogmas de la fe: la ‘Encarnación’ y el ‘Amor’ e impone la exclusión (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  6
    Sexualidad, identidad y Derecho. Una aproximación a partir de Les aveux de la chair de Michel Foucault.Domingo Fernández Agis - 2020 - Anales de la Cátedra Francisco Suárez 54:99-111.
    En el cuarto volumen de la Historia de la sexualidad de Michel Foucault, podemos encontrar un relevante conjunto de conceptos y reflexiones que nos permiten emprender una aproximación singular al asunto que constituye el objeto de estudio del presente trabajo, a saber las relaciones entre sexualidad, identidad personal y Derecho. Un aspecto central en esa obra es el estudio de las ideas de Agustín de Hipona, referidas a dichas relaciones. Estas ideas han tenido una enorme repercusión histórica, contribuyendo a conformar (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  15
    Sexualidad patriarcal.Amalia González Suárez - 2004 - Revista Internacional de Filosofía Política 23:229-240.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  18
    Psicologia, psicanálise e relações étnicas no Brasil e na França.Regina Marques De Souza Oliveira - 2017 - Odeere 4:29.
    As relações entre Brasil e França quanto às dimensões de consideração sobre o racismo são semelhantes. No Brasil o mito da democracia racial impediu a percepção das injustiças e desigualdades pautadas na dimensão racializada. Na França o mesmo acontece com o mito da Republica – igualdade, liberdade e fraternidade. Porém estas insígnias são para os franceses não negros. A psicologia brasileira e a produção em saúde mental na França possuem suas diferenças. No Brasil o alheamento dos psicólogos na dimensão das (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  35.  18
    Sexualidad y educación superior en Brasil y Cuba: coordenadas analíticas para un estudio comparativo.Cláudia Ramos de Souza Bonfim & Eduardo Francisco Freyre Roach - 2009 - Filosofia E Educação 1 (1):19-36.
    Desde el siglo XVIII hasta el comienzo de la década de los 1960, la construcción social de la sexualidad y la educación sexual en Brasil y Cuba, transcurren por similares circunstancias socioeconómicas, políticos y culturales. Posterior a los 1960 se evidencian rupturas entre los sistemas de educación superior de ambos países. Brasil pasa de una dictadura militar al neoliberalismo, y Cuba de la dictadura al socialismo. No obstante, tanto en los momentos de continuidad como en los de ruptura, los educadores (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  44
    Psicanálise de família e casal: principais referenciais teóricos e perspectivas brasileiras.Isabel Cristina Gomes & Lidia Levy - 2009 - Revista Aletheia 29:151-160.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  7
    Sexualidad, erotismo y lenguaje en A casa da paixão de Nélida Piñon.Cuadra Ivonne - 2019 - Argos 6 (18):31-40.
    Se aborda la crítica que realiza Nélida Piñon, desde la postura de la teoría feminista que rompe con los esquemas tradicionales de la subordinación de la mujer en la cultura occidental; deconstruye la dicotomía hombre-mujer a través de un lenguaje poético erotizado que parte del cuerpo de la mujer para articular su propia experiencia. Esto lo convierte en texto clave dentro de la tradición de la escritura femenina.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. Sexualidad y estrés.Günter Jursch - 2004 - Aposta 8:3.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  6
    Crimen, sexualidad y conurbano en José Celestino Campusano.Lucas Sebastián Martinelli - 2021 - Astrolabio: Nueva Época 27:325-341.
    Este artículo examina las figuras del crimen y la sexualidad dentro del cine argentino con el interés de reflexionar sobre el modo en que se construyen imágenes sobre determinados cuerpos en procesos narrativos que exponen a los sujetos representados en contigüidad con ideas del orden cultural. Se trata de procedimientos simbólicos que, al enlazar por medio del registro audiovisual, cuerpos concretos con prácticas y conductas establecen parámetros de reproducción social. La toma de posición de la cámara no repone la pregunta (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  13
    A sexualidade no currículo afro-brasileiro.Emanoel Luís Roque Soares & José Gerardo Vasconcelos - 2018 - Odeere 3 (6):63.
    A intenção deste texto é mostrar que por muito tempo, o negro vindo da África escravizado e os afrodescendentes nascidos no Brasil e no mundo foram adestrados para uma normatização que tentou a todo custo condicioná-los à cultura do colonizador, sem levar em consideração a sua própria cultura, postas a força, através do chicote e da repressão escravistas, amplamente apoiada com o auxílio moralista da igreja e, mais tarde, quando tem acesso a escola formal esta cultura vai ser imposta através (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  18
    Sexualidade, sensualidade e cultura ancestral.Emanoel Luís Roque Soares - 2017 - Odeere 2 (3).
    Este artigo fala sobre a influência das religiões sobre nossos corpos, primeiramente o catolicismo, que no pretexto de salvar almas bárbaras e hereges tentou catequizar os índios e os negros para domesticar seus corpos, e dos negros que trazem consigo uma forte cultura ancestral centrada no corpo para o Brasil. Durante a colonização e diáspora aconteceu um forte encontro cultural que construiu uma maneira própria de ser no mundo do afrodescendente. O texto em si está fundamentado na mitologia, uma vez (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  13
    Psicanálise e Lógica - a Letra e o Litoral.Maria Cristina de Távora Sparano - 2022 - Cadernos Do Pet Filosofia 13 (26):3-8.
    Qual é o objeto da lógica? Seria a arte de bem conduzir o discurso? Mas conduzí-lo para onde, com que finalidade? Haveria uma normatividade independente, que definisse o racional independente do real? É Lacan que pergunta e nos responde no sem. XIX: “eu proponho definir o objeto da lógica como aquilo que produz a necessidade de um discurso. E afirmo que o simbólico, o imaginário e o real se afirmam nos impasses da lógica. ” (LACAN, 2011, p. 40). Muitos comentadores (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  25
    A psicanálise pragmática e o paradoxo da interpretação.João José Rodrigues Lima de Almeida - 2006 - Natureza Humana 8 (1):87-132.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  16
    A psicanálise nos primeiros tempos da Rússia Soviética.Georgina Faneco Maniakas - 2019 - Discurso 49 (1):127-139.
    O objetivo deste artigo é fazer uma breve exposição sobre a trajetória da psicanálise nos primeiros anos da Rússia soviética. Entre as práticas que tornaram a psicanálise acessível à classe trabalhadora, concentraremos nossa apresentação na experiência pioneira da “Casa das Crianças” de Moscou, primeira escola de educação infantil embasada em princípios psicanalíticos. Documentada por sua fundadora, Vera Schmidt, a escola funcionou entre 1921 e 1925, abrigando 30 crianças com idade entre 1 e 5 anos. Assim como a escola, nos anos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  22
    Mujer, sexualidad Y Mal en filosofía contemporánea.Alicia H. Puleo - 1997 - Daimon: Revista Internacional de Filosofía 14:167-174.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  9
    Fenomenologia dell'intersoggettività: empatia, socialità, cultura.Vincenzo Costa - 2010 - Roma: Carocci.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  47.  15
    La sexualidad humana en el contexto africano:(Hacia una afirmación integral de la cultura de la vida).Benedict Chidi Nwachukwu-Udaku - 2008 - In Javier de la Torre, Madrigal Terrazas & J. Santiago (eds.), Sexo, Sexualidad y Bioética. Universidad Pontificia Comillas.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Sexualidad y constitución de sí.María Cecilia Colombani - 2019 - In María Cecilia Colombani & Guido Fernández Parmo (eds.), Impurezas: trazos de una antropología filosófica. Buenos Aires, Argentina: Prometeo Libros.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  17
    Sexualidade e Educação: fundamentos políticos e possibilidades pedagógicas.Michele Alexandra Fachini - 2011 - Filosofia E Educação 3 (2):p - 230.
    O ensaio investiga a dimensão histórica da sexualidade no Ocidente e destaca as etapas de produção de referenciais hegemônicos para as vivências e representações dos saberes sobre Sexo e Sexualidade. Destaca algumas interpretações políticas e éticas desses modelos históricos e suas derivações comportamentais e educacionais. Aponta possibilidades de abordagens da Educação Sexual na escola, com propostas de sensibilização de crianças e adolescentes para a compreensão positiva e humanista dessa dimensão. Define a concepção de Educação Sexual Emancipatória. The essay (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  12
    PSICANÁLISE: uma leitura heideggeriana.Zeljko Loparic - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (1):25-41.
    SÍNTESE - O texto não fala de um confronto entre Heidegger e Freud. A crítica da psicanálise propõe uma nova leitura na forma de uma desconstrução conceitual. O autor faz uma análise da origem metafisica dos conceitos de psicanálise e de seu instrumental mitológico, sugerindo um universo conceituai que nasce da superação da metafisica. Trata-se de "substituir modo de teorizar da psicanálise por um modo de pensar e de conhecer radicalmente diferente.".
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
1 — 50 / 988