Results for 'Lógica infinitária, Gödel e métodos infinitários, incompletude em física.'

983 found
Order:
  1.  96
    Gödel’s Incompleteness Theorems and Physics.Newton C. A. Da Costa - 2011 - Principia: An International Journal of Epistemology 15 (3):453-459.
    This paper is a summary of a lecture in which I presented some remarks on Gödel’s incompleteness theorems and their meaning for the foundations of physics. The entire lecture will appear elsewhere. doi: http://dx.doi.org/ 10.5007 / 1808-1711.2011v15n3p453.
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  23
    Realidade da produção do conhecimento em Educação Física: determinações históricas e epistemológicas.Moises Henrique Zeferino Alves, Ana Lúcia Silva Souza & Eliabe de Oliveira Figueiredo - 2016 - Filosofia E Educação 8 (3):81.
    Este artigo tem como objetivo contribuir com a crítica aos PNPG e suas determinações na produção do conhecimento dos professores de Educação Física das IES do estado da Bahia no período de 1982 a 2012, através da análise epistemológica. Trata-se de uma pesquisa documental, cujos dados foram analisado a luz do método do materialismo histórico e dialético. Os resultados apontam que os PNPG apresentam em seus objetivos e diretrizes uma concepção de pós-graduação que estimula o produtivismo acadêmico e a aproximação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Tradução: Lógica, arquitetônica e estruturas constitutivas dos sistemas filosóficos.Martial Gueroult - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (1).
    Sendo, como a ciência, um esforço para conhecer e compreender o real,a filosofia institui, como ela, uma problemática. Todas as grandes doutrinas podem se caracterizar a partir de problemas: problema do uno e do múltiplo entre os pré-socráticos; problema da possibilidade da ciência e da predicação em Platão; problema das causas primeiras, da demonstração, do método geral das ciências da natureza em Aristóteles; problema do fundamento da física matemática em Descartes; problema do fundamento da possibilidade das ciências e da metafísica (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. O Método Dos Tableaux Generalizado E Sua Aplicação Ao Raciocínio Automático Em Lógicas Não Clássicas.Arthur Buchsbaum & Tarcisio Pequeno - 1990 - O Que Nos Faz Pensar:81-96.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  4
    Método Dialético Em Hegel e Marx: A Inversão Do Programa Teórico de Hegel Por Marx.Christian Iber - 2024 - Revista Dialectus 32 (32):121-143.
    Marx não apenas flertou com o modo de expressão Hegeliano na sua obra O Capital, mas ele próprio pretendia trabalhar o racional da lógica dialéctica de Hegel. O artigo tenta esboçar a inversão de Marx do programa teórico de Hegel mostrando, primeiro, que esta inversão não deve ser entendida num sentido metafísico como programa de um materialismo dialéctico e histórico, como fizeram primeiro Engels e depois o marxismo tradicional. Em segundo lugar, será demonstrado que a inversão de Marx do (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  2
    A ética em agostinho a partir de duas similitudes trinitárias: A filosofia (física, lógica, ética) E a trindade do conhecimento de si.Mariana Sérvulo - 1995 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 40 (159):351-354.
    A autora apresenta a Ética de Agostinho servindo-se de duas semelhanças trinitárias, a da filosofia e a do conhecimento, encontradas em dois de seus livros, De Civitate Dei e De Trinitate.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  10
    A lógica na construção de perguntas de investigação na produção do conhecimento Stricto Sensu.Jaildo Vilas Bôas Junior, Kátia Oliver de Sá & Moisés Henrique Zeferino Alves - 2021 - Filosofia E Educação 13 (1):2056-2081.
    Objetivamos elaborar um balanço sobre lógica das perguntas científicas na produção do conhecimento stricto sensu. Tomamos como fontes 100 dissertações e 32 teses escritas por docentes que trabalham em cursos de Educação Física no Estado da Bahia – 1982 a 2018, abordando enquanto objeto a lógica instituída pelas perguntas científicas na referida produção. Trata-se de uma pesquisa documental, tendo como método o materialismo histórico e dialético. Os resultados apontam que 48% das produções têm suas perguntas de investigação construída (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Fisica Quantistica e verità logica.E. Giannetto - 1989 - Epistemologia 12 (2):261-276.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  12
    Método e estrutura social: a crítica marxista de István Mészáros à Lógica de Hegel.Rafael Lessa Vieira de Sá Menezes - 2019 - Trans/Form/Ação 42 (2):107-122.
    Resumo: Neste trabalho discute-se a crítica de István Mészáros à Lógica de Hegel. Aponta-se como o marxismo realiza a crítica aos pontos de partida e de chegada da Ciência da lógica, quais sejam, o pensamento sem pressupostos e o círculo auto-constituído da Lógica. Com isso, indica-se a diferença entre os modos hegeliano e marxista de conceber o enraizamento do conhecimento no processo de vida real. Discute-se ainda como István Mészáros realizou uma dura crítica à hipostasiação do método (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  3
    Lógica, Ética, Gramática: Wittgenstein e o Método da Filosofia.Nuno Venturinha - 2010 - Lisboa, Portugal: INCM.
    Ludwig Wittgenstein é unanimemente reconhecido como um dos pensadores mais marcantes do século xx, tendo influenciado decisivamente o debate filosófico da contemporaneidade. Apoiando-se não nas edições clássicas mas no espólio do autor, problematizando a formalidade sui generis característica daquele, esta obra propõe-se acompanhar o evoluir do pensamento wittgensteiniano, nos seus diferentes planos, determinando a metodologia que o vai definir, enquanto possibilidade concreta de compreensão da visão filosófica que lhe subjaz. Ao indagar toda a trajectória reflexiva que se estabelece entre o (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  11.  13
    Teorias físicas inconsistentes e lógicas multidedutivas.Edélcio Gonçalves de Souza - 2000 - Cognitio 1:145-152.
    Resumo: Pretendemos esboçar o conceito de lógica multidedutiva que constitui um sistema lógico subjacente à noção de verdade pragmática. Com base em lógicas multidedutivas, delineamos um aparato formal para o tratamento apropriado de inconsistências em teorias físicas.: we intend to delineate the concept of multideductive logic that constitutes a subjacent logical system for the pragmatic notion of truth. Based upon the multideductive logic we have pictured a formal apparatus used as an appropriate treatment to the inconsistencies in Physics theories.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. O projeto da Ciência da Lógica de Hegel e o problema do início da Filosofia.Werner Ludwig Euler - 2014 - Revista Opinião Filosófica 5 (1).
    Neste texto, refero-me principalmente à forma madura da Ciência da Lógica, isto é, ao seu primeiro livro da edição revista do ano 1832. O objetivo de meu trabalho reside em demonstrar que a ilustração do problema do início da filosofia por Hegel é indiretamente uma chave para o entendimento da ideia fundamental de sua concepção da lógica como método científico da filosofia. Para atingir esse objetivo exponho, em primeiro lugar, as principais ideias do programa de Hegel por uma (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  40
    Dialética e experiência.Franklin Leopoldo E. Silva - 2005 - Dois Pontos 2 (2).
    É bem conhecida a oposição estabelecida por Kant entre experiência possível e dialética, na medida em que esta última é caracterizada como a “lógica da ilusão”. Ao mesmo tempo, o modo de pensar metafísico, que ocorre dialeticamente, em sentido kantiano, é uma tendência inevitável da razão, expressa na exigência formal de completude das categorias. Como o pensar, enquanto exercício livre da razão, é em si mesmo mais amplo do que a atividade de conhecer, própria do entendimento, o pensar contém (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  7
    A "física experimental da alma" na Popularphilosophie: a analogia entre física newtoniana e psicologia wolffiana.Mario Spezzapria - 2020 - Doispontos 17 (1).
    Christian Wolff foi o primeiro filosofo que separou a doutrina da alma em duas partes: a "psychologia empirica" e a "psychologia rationalis". Ele deu certa ênfase sobretudo à primeira parte, mais nova e original, que tratava daqueles conhecimentos das faculdades da alma, derivados da observação dos dados da experiência, ao passo que a segunda parte tratava das reflexões sobre a essência e a imortalidade da alma. Em certa medida, a psicologia empírica propunha de proceder segundo um método análogo àquele da (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  5
    Os métodos de prova nos Primeiros Analíticos de Aristóteles e sua natureza normativa.Ralph Leal Heck - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (3):e35620.
    Este artigo se divide em duas etapas. A primeira etapa tem o objetivo de apresentar, dos tópicos 1 ao 5, três métodos de prova e um de contraprova presentes nos Primeiros Analíticos de Aristóteles. Fornecendo uma notação de fácil acesso, compreensão e relativamente neutra à interpretações com o objetivo de demonstrar que a silogística preserva interessantes ferramentas de dedução e questões intuitivamente férteis para investigação filosófica, em especial, àqueles que desejam compreender leituras filosóficas à lógica de Aristóteles, como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  11
    “Se somos afligidos, é para vossa consolação e salvação” (2Cor 1,6a): os catálogos de perístases e o conceito de resiliência em Paulo na Segunda Carta aos Coríntios. [REVIEW]Luís Henrique Eloy E. Silva - forthcoming - Horizonte:1167.
    Este artigo tem como escopo revisitar os catálogos paulinos de perístases na segunda carta do apóstolo aos coríntios. Ali se encontra uma nova perspectiva, a partir do diálogo interdisciplinar entre bíblia, psicologia e espiritualidade, útil para a compreensão da resiliência sob a ótica cristã, como se deduz do ministério do apostolo das nações. O conceito resiliência, usado primeiramente na física e, posteriormente, na psicologia, psicanálise, e sociologia, hoje se encontra em várias abordagens hermenêuticas das realidades individuais e de grupo em (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  6
    Método e a máquina.Dorival Campo Rossi & Rodrigo Malcom de Barros Moon - 2021 - Logeion Filosofia da Informação 8 (1):91-103.
    Este artigo visa debater a ontologia do método a partir da noção de máquinas enquanto produtoras de realidade. Somos dominados pelas mesmas tecnologias que criamos, retroalimentando um aparato que funciona através de nós, que constitui o final da história como concebida por Marx: construída pela humanidade. Realizamos os projetos da modernidade, as potencialidades de nossa cultura ocidental nos provaram ser amedrontadoras. Nossa sociedade foi fabricada segundo regimes de registro, consumo e produção, de tal maneira que o processo nunca para. Quebrar (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Sobre os diferentes métodos de traduzir.Friedrich E. D. Schleiermacher & Celso R. Braida - 2007 - Princípios 14 (21):233-265.
    Traduçáo do texto de texto Über die verschiedenen Methoden des Übersetzens , redigido no período em que Schleiermacher lecionava em Berlim. Originalmente escrito como base para uma conferência proferida em 24 de junho de 1813, na Academia Real de Ciências. A presente traduçáo baseia-se na publicaçáo inclusa na Friedrich Schleiermacher’s sämmtliche Werke , Dritte Abteilung: Zur Philosophie, Zweiter Bd., Berlin, Reimer, 1838, S. 207-245.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  19.  17
    A constituição das existências lógicas (Bergson leitor de Aristóteles).Franklin Leopoldo E. Silva - 1990 - Discurso 18:143-160.
    Este texto procura explicitar alguns aspectos da interpretação bergsoniana de Aristóteles, sobretudo aqueles que fazem de Aristóteles um eminente representante do que Bergson denomina Filosofia das formas. A leitura bergsoniana procura mostrar que não há diferença significativa entre Aristóteles e Platão, na medida em que ambos comprometem-se com a fundação do conhecimento a partir da ontologia de Parmênides. Desta maneira, o quadro categorial aristotélico e o princípio ontológico da Forma da Formas, ou Forma Pura, tentam solucionar a aporia parmenídica remetendo (...)
    No categories
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  13
    Carta de Gilda de Mello e Souza a Oswaldo Porchat.Gilda de Mello E. Souza - 2023 - Discurso 53 (1).
    Carta escrita por Gilda de Mello e Souza, remetida ao colega Oswaldo Porchat, que se encontrava em Berkeley, quando a ditadura civil-militar brasileira, recrudescida desde a implantação, em agosto de 1968, do AI-5, representava uma verdadeira ameaça a estudantes e docentes da Universidade de São Paulo, especialmente se lhe fizessem qualquer tipo de oposição. Porchat trocou uma sequência de cartas com Gilda nessa época, nas quais relata sua desilusão com a Faculdade de Filosofia, e com os acontecimentos políticos no Brasil. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  81
    La Naturaleza del Tiempo.Gustavo E. Romero - 2020 - Pamplona: Laetoli.
    “Seguramente, hasta hoy no creía que no aumentará de peso ni se achicará al aumentar la velocidad de la nave, ni que lo que es ahora para usted ya pasó para Fulano y aún no ocurrió para Zutano, ¿verdad? Desengáñese, porque el autor de este libro, nada menos que profesor de astrofísica relativista y autoridad mundial en agujeros negros y otros portentos, le hará dudar de todo eso” (del prólogo de Mario Bunge). -/- -/- “Como Borges —escribe el autor—, he (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  22.  25
    Heisenberg contra Lenard e Stark: O que há de importante na Física Ariana?Fábio Antônio Costa & Antonio Augusto Passos Videira - 2007 - Revista Portuguesa de Filosofia 63 (1/3):309 - 350.
    O objectivo primário do presente artigo é estudar algumas das implicações, sobretudo epistemológicas, associadas com o auto-intitulado movimento da Física Ariana (Deutsche Physikj, movimento esse que aqui se considera como tendo sido iniciado pelos físicos, laureados com o Prémio Nobel, Philipp Lenard e Johannes Stark. Assim, em primeiro lugar, procura-se analisar questões como a da ligação entre ciência e raça, a da função do método experimental e do método dedutivo nas descobertas das ciências naturais, bem como a da relação entre (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  23.  1
    Tempo e linguagem em Wittgenstein e Russell – a interpretação de Bento Prado Neto.Ghuilherme Ghisoni - 2019 - Analytica. Revista de Filosofia 22 (1):121-139.
    RESUMOBento Prado de Almeida Ferraz Neto, em seu livro de 2003, oferece uma análise detida do §67 das Observações Filosóficas de Wittgenstein e mostra como este parágrafo se encontra diretamente relacionado ao abandono do projeto de construção de uma linguagem fenomenológica, em 1929, por razões relacionadas ao tempo. O objetivo deste artigo é traçar paralelos entre a análise de Ferraz Neto do §67 e um argumento utilizado por Bertrand Russell em 1901, para mostrar a impossibilidade da construção de uma série (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Logica e metodo scientifico nelle Contradictiones logicae di Girolamo Cardano.Francesco La Nave - 2006 - Pisa: Istituti editoriali e poligrafici internazionali. Edited by Girolamo Cardano.
  25.  17
    Chateaubriand on propositional logic.E. López-Escobar - 2008 - Manuscrito 31 (1):103-113.
    In Logical Forms Part II, Chateaubriand begins the Chapter on “Propositional Logic” by considering the reading of the ‘conditional’ by ‘implies’; in fact he states that:There is a confusion, as a matter of fact, and it runs deep, but it is a confusion in propositional logic itself, and the mathematician’s reading is a rather sensible one.After a careful, erudite analysis of various philosophical viewpoints of logic, Chateaubriand comes to the conclusion that:Pure propositional logic, as just characterized, belongs to ontological logic, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. As contribuições do anarquismo cristão para a educação: para além do prometeísmo social // The contributions of christian anarchism for education: beyond the social prometheanism.Gildemarks Costa E. Silva - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (2):112-128.
    O objetivo deste trabalho é destacar as contribuições do anarquismo cristão para a educação e, de modo especial, para a superação do problema do prometeísmo social no campo pedagógico. Explora o pensamento do filósofo da tecnologia, sociólogo e teólogo Jacques Ellul, um dos expoentes do anarquismo cristão, com base em três elementos: a não violência como método de luta social, a concepção de natureza humana e, por fim, a questão da utopia. A análise desses elementos permite caracterizar o anarquismo cristão (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  5
    Logica e metodo in Lorenzo Valla.Andrea Bocchetti - 2018 - Educação E Filosofia 32 (65).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. Logica e metodo. La presenza di Georg Friedrich Meier nella «Disciplina della ragion pura».Paola Rumore - 2011 - Studi Kantiani 24:93-104.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  29.  10
    A matematização da física e demais ciências da natureza.Maria Aparecida Viggiani Bicudo - 2022 - Philósophos - Revista de Filosofia 26 (2).
    Neste artigo, foca-se o específico na obra de Euclides e mostra-se como essa característica imprime um método de trabalho que se torna invariante na lógica da ciência do mundo ocidental mediante a intermediação de Galileu. Para tanto, são apresentadas: as características do pensar pré-categorial e a mudança de visão das figuras empíricas quase exatas para as figuras-limite idealizadas; a matematização da natureza; a perda de sentido do mundo implícita à lógica do formular; a aritmitização da Geometria e a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  53
    Notas sobre lógica e dialética na Enéada de Plotino.Loraine Oliveira - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (2):167-178.
    Este trabalho objetiva caracterizar a lógica e a dialética, conforme a Enéada I, 3 [20] 4-5. Para Plotino, a lógica consiste em um conjunto de procedimentos que trata de proposições e silogismos. A dialética é um método que faz uso dos procedimentos lógicos. Mas é também uma disposição que permite compreender a estrutura do inteligível. Por conseguinte, é um caminho de ascensão rumo ao Uno. Neste sentido, tem um aspecto ético.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  20
    Pintura e histeria: lógica da sensação e figuras não-representativas em Bacon e Deleuze.Cíntia Vieira da Silva - 2014 - Dois Pontos 11 (1).
    O artigo procura mostrar alguns elementos da análise deleuziana da pintura de Francis Bacon, concentrando-se nos aspectos que permitem considerar tal pintura como visceralmente anti-representativa. A pintura de Bacon figura sensações, promovendo, ao mesmo tempo, a experimentação e novas corporeidades por meio dessa produção figural. Pensando as relações entre os corpos e as forças que atuam sobre eles, provocando as ondas sensoriais, Deleuze concebe a pintura em geral, e a de Bacon em particular, como paradoxal experiência histérica do pensamento, experiência (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  7
    Interpretação Musical - Uma Leitura Hermenêutica.Luciano Cesar de Morais E. Silva - 2016 - Pensando - Revista de Filosofia 7 (13):172.
    Este artigo busca um diálogo entre a filosofia e a música, esta tratada mais como área do conhecimento do que como fenômeno estético ou social. Procurando uma superação da classificação de Boécio, que colocava o teórico como o terceiro e mais elevado tipo de músico – acima do instrumentista e do poeta –, notamos que a hermenêutica gadameriana impõe uma reunião do aspecto prático e teórico no âmbito da interpretação que acredito oferecer fundamento para uma epistemologia da interpretação musical. O (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  7
    O problema das ideias de natureza simples para a geometria não-euclidiana e para a física não-newtoniana a partir da análise de Gastón Bachelard.Willian dos Santos Godoi - 2015 - Griot : Revista de Filosofia 11 (1):268-288.
    O seguinte artigo tem como objetivo apresentar o problema das ideias de natureza simples para o desenvolvimento da ciência. Partindo da perspectiva de Gaston Bachelard, apresentaremos dois casos específicos da geometria e da física em relação ao problema da simplicidade de suas noções de base, desde as dificuldades ocasionadas pela simplificação até a superação realizada pelo desdobramento das ideias simples de “paralelas” e “simultaneidade” através do desdobramento dessas noções. A ciência contemporânea ao utilizar como ferramenta metodológica a teorização matemática, descobre (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  13
    Metáfora, metonímia e método na transição analógica da representação à vontade: o conhecimento da coisa em si na metafísica de Schopenhauer.Matheus Silva Freitas - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (3):362-376.
    Este artigo tem como objetivo geral comentar o estatuto do conhecimento da coisa em si na metafísica de Schopenhauer. De modo mais específico, visa analisar como se inserem neste debate, tradicionalmente enfrentado por estudiosos da filosofia schopenhaueriana como Julian Young, Paul Lauxtermann e David Cartwright, duas correntes interpretativas bastante discutidas neste ciclo, principalmente na última década; ambas lidam com o problema da coisa em si a partir de uma interpretação da transição analógica que Schopenhauer empreende do mundo da representação para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. O método dialético de Hegel.Konrad Utz - 2005 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 50 (1):165-185.
    A questão do método na Ciência da Lógica (CL) é uma das mais controvertidas na discussão da filosofia de Hegel. O artigo defende a opinião de que o “método absoluto” de fato apresenta uma estrutura formal definida e distinta que seja o princípio geral de todo o desenvolvimento do sistema hegeliano (maduro). Defende essa interpretação contra mal-entendimentos, sobretudo contra aquele que um tal método geral tornaria a CL num formalismo vazio. O método hegeliano é apresentado como método do determinar, (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  36.  7
    Análise do critério de "experiências sensatas e demonstrações necessárias" em Galileu.Caio Bismarck Silva Xavier - 2023 - Perspectivas 8 (1):43-71.
    O presente trabalho consiste na análise do enunciado “experiências sensatas e demonstrações necessárias”, que Galileu utiliza em seus argumentos em favor da autonomia da ciência na “Carta a Castelli”. Nosso propósito é explicar o enunciado “experiências sensatas e demonstrações necessárias” como sendo o critério de conhecimento dos fatos da realidade física que Galileu estava propondo com seu conceito de “ciência”. Explicaremos os procedimentos particulares que definiriam os itens “experiências sensatas” e “demonstrações necessárias” do critério de Galileu. Por um lado, as (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  18
    As neuroses traumáticas e o modelo da dor física em “Além do princípio do prazer”: relações entre trauma e narcisismo no segundo dualismo pulsional freudiano.Josiane Cristina Bocchi - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):232-251.
    Este artigo discute as implicações do segundo dualismo pulsional freudiano para a economia narcísica e o conceito de trauma, fenômenos que despontam no corpo teórico da segunda tópica psíquica. Discute-se o modelo econômico da dor física e sua retomada em Além do princípio do prazer, como um marco renovado para a teoria do trauma e sua relação com a fixação em formas de sofrimento psíquico e de adoecimento. Conclui-se que um desenvolvimento teórico sobre a dor e sua relação com o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  4
    Conceitos E métodos de análise do Campo artístico.Maria Lúcia Bastos Kern - 1996 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 41 (162):229-236.
    O presente estudo tem em vista retomar os conceitos desenvolvidos por Pierre Bourdieu para a análise do sistema de relações objetivas que se desenvolvem no interior do campo artístico e os fundamentos teóricos que medeiam a atuação do artista como agente social e indivíduo. Para tal. o estudo será baseado apenas nos textos que se centralizam nas problemáticas específicas do campo artístico, apesar da numerosa e significativa produção publicada pelo mencionado sociólogo de 1958 a 1995.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  4
    Sobre O & 81 da enciclopédia E o conceito de contradição em Hegel.Eduardo Luft - 1996 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 41 (164):657-669.
    O autor mostra a especificidade do conceito de contradição em Hegel, a partir da análise do & 81 da Enciclopédia. Em primeiro lugar, demonstra a importância deste conceito para a compreensão efetiva do método dialético. Em segundo lugar, a contradição dialética é apresentada como um conceito complexo, que não pode de modo algum ser confundido com o uso deste termo em lógica formal. Além de conter um elemento pragmático, tal contradição é constituída por três modos diferentes de manifestação, acompanhados (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  10
    Consciência imaginativa, fantasia E método em Husserl.Alberto Marcos Onate - 2010 - Revista de Filosofia Aurora 22 (31):347.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  9
    Os limites da percepção interna e a idolatria do autoconhecimento em Scheler.Daniel Rodrigues Ramos - 2019 - Revista de Filosofia Aurora 31 (53).
    O artigo pretende discutir a possiblidade da percepção interna, delimitando-a do compreender da pessoa, que pode ser tanto compreensão do próximo como autocompreensão. Do mesmo modo, a percepção interna poder ser a percepção de si mesmo como percepção do outro. Parte-se, portanto, de uma indicação recorrente na fenomenologia de Scheler, de acordo com a qual a percepção interna não pode ser reduzida à autopercepção, entendida, sobretudo, no sentido de autoconsciência. Nesta direção, primeiramente, tenta-se uma definição fenomenológica do ato em questão, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  16
    Dialética e o Método da Ética em Aristóteles.Raphael Zillig - 2018 - Journal of Ancient Philosophy 12 (1):129.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  43.  6
    O Mito da Caverna de Platão e a Indústria da Beleza: Diagnóstico de Intervenção Em Sala de Aula.Antônia Carla Victor de Paiva - 2023 - Revista Dialectus 29 (29):123-132.
    Este artigo tem como objetivo abordar uma intervenção realizada nas turmas do primeiro ano do ensino médio de uma escola localizada na cidade de Ipu-Ceará no ano de 2018, na disciplina de filosofia, com o tema ''Mito da caverna de Platão''. Assim, foram feitas leituras em sala de aula de alguns trechos do livro A República de Platão que aborda o tema, juntamente com o livro didático Filosofando: Introdução à filosofia das autoras Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  8
    Um começo para o começo: início absoluto, aufhebung, necessidade e contingência em Hegel.Rosmane Gabriele Albuquerque - 2022 - Griot 22 (3):128-148.
    _RESUMO:_ O presente artigo tem como objetivo indagar e talvez responder – com auxílio dos comentadores – dois pontos relevantes na lógica de Hegel. O primeiro, diz respeito à concepção de fundamentação de um sistema filosófico sem um começo: a ideia de um pressuposto incondicionado. O segundo, concerne à condiçõe das modalidades de necessidade e contingência numa lógica que se propõe absoluta. Como método absoluto, a ciência da lógica expõe o devir como condição do puro pensamento e (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Atenção e método na filosofia de Descartes.Lia Levy - 2019 - In Edgar Marques, Ethel Rocha, Marcos Gleiser, Luiz Carlos Pereira & Lia Levy (eds.), Caminhos da razão : estudos em homenagem a Guido Antônio de Almeida e Raul Ferreira Landim Filho. Rio de Janeiro: Nau Editora. pp. 109-128.
    Em seu exame da teoria da verdade cartesiana, Raul Landim (1993, 2009) enuncia as três questões que toda teoria da verdade deve responder: (a) o sentido de ‘verdade’; (b) a possibilidade de conhecimentos verdadeiros e (c) a possibilidade do reconhecimento de conhecimentos verdadeiros. Os argumentos a serem apresentados dizem respeito sobretudo à terceira questão, mas consideram a necessidade de ser assegurar uma resposta adequada à segunda questão. Para tanto, retomarei (I) brevemente alguns pontos de um artigo anterior sobre o tema (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  9
    Teoria do conhecimento e epistemologia na pesquisa em Educação Física.Gabriel Pereira Paes Neto, Ney Ferreira França & Renan Santos Furtado - 2016 - Filosofia E Educação 8 (3):13.
    Trata-se de estudo bibliográfico pelo qual analisamos a pesquisa na educação física em torno da perspectiva de reaproximação da epistemologia com a teoria do conhecimento. Analisamos que as pesquisas devem pressupor a práxis e a dialética, sendo que à luz destas devem abordar os problemas do conhecimento, da história e da realidade, também pressupondo o materialismo histórico dialético enquanto epistemologia e o socialismo enquanto projeto histórico. A pesquisa em educação física deve reverter o seu circuito de conhecimento, superando os modelos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  4
    Portal de Periódicos Capes e a webqualis: contribuição em pesquisas sobre Educação e Educação Física.Zuley Jhojana Duran Peña, Oziel Morais & Silvio Sánchez Gamboa - 2016 - Filosofia E Educação 8 (3):123.
    O texto apresenta resultados do subprojeto “levantamento e atualização de referências sobre a problemática da pesquisa e produção do conhecimento em educação e educação física”. O trabalho localizou 655 artigos sobre os temas produção do conhecimento, pesquisa em Educação e Educação Física, análise epistemológica, pós-graduação, história e historiografia, entre os anos de 2009 e 2014. Os resultados destacam a publicação de 41.7% dos artigos em revistas avaliadas com nota “A” e a importância e contribuição das plataformas Portal de Periódicos CAPES (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. O que pode a filosofia da música? Física e metafísica da música em Schopenhauer.Daniel Pucciarelli - 2019 - Sofia 7 (2):226-239.
    Em termos gerais, o artigo investiga as potencialidades e limites do discurso filosófico sobre música a partir do pensamento de Arthur Schopenhauer. Mais especificamente, pretende-se plausibilizar a tese de que a filosofia da música de Schopenhauer, por operar de maneira autoconsciente no terreno da analogia e por se compreender como uma metafísica robusta da música, é um espaço privilegiado para se estudar a natureza mesma da estética filosófica. Para tal, o artigo oferece uma reconstrução panorâmica tanto das principais linhas de (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  25
    Da física do intensivo a uma estética do intensivo: Deleuze e a essência singular em Espinosa.Cíntia Vieira da Silva - 2010 - Cadernos Espinosanos 22:37.
    A noção de intensidade é de extrema importância para o pensamento deleuziano, fazendo-se presente não apenas na elaboração de sua própria filosofia da diferença, como também nas leituras que faz dos outros filósofos que lhe são caros, especialmente na sua reconstrução do espinosismo. Deleuze concebe a essência singular espinosana em termos intensivos. Sendo assim, este artigo procura reunir elementos para mostrar a importância da noção de intensidade no projeto deleuziano de unificação dos dois sentidos de estética e o papel do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  5
    A consolidação do emprego de modelos em física a partir dos seguintes temas: modelos mec'nicos, unidade da natureza e estrutura do núcleo atômico.Antonio Augusto Passos Videira - 2019 - Perspectivas 2 (2):114-124.
    O objetivo deste ensaio consiste em argumentar, de maneira não conclusiva, em favor da tese que responsabiliza a física nuclear pela popularização, entre os físicos, do termo ‘modelo’. Apesar de este termo já ser usado desde, pelo menos, o início do século XX, foi com as investigações sobre a estrutura do núcleo atômico que ele se disseminou. Finalmente, este texto questiona se a popularização deste conceito não poderia ser também explicada pela sua capacidade de permitir a uma ciência tão especializada, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 983