Results for 'Loucura'

67 found
Order:
  1.  49
    A loucura como questão semântica: uma interpretação kantiana.Daniel Omar Perez - 2009 - Trans/Form/Ação 32 (1):95-117.
    : Apesar das mudanças do projeto kantiano, é possível identificar o problema da loucura como sendo abordado em duas perspectivas: uma fisiológica, outra semântica. A abordagem fisiológica corresponde ao modelo das ciências dos objetos dos sentidos externos. Já a abordagem semântica da loucura se desenvolve dentro da tarefa crítica da filosofia, isto é, como parte de uma investigação acerca do alcance e dos limites da razão humana. Nesse sentido, a loucura se insere em duas séries diferentes. No (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  2.  4
    Animalidade, loucura e biopolítica em Foucault.Flávio Valentim De Oliveira - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (3):154-163.
    O objetivo deste artigo é analisar a loucura em seu aspecto mais vergonhoso da animalidade humana, particularmente da liberdade nociva e inútil. Assim, podemos encontrar na História da loucura alguns tópicos do que futuramente iremos designar no pensamento de Foucault como reflexões sobre biopolítica? A indagação não parece estranha se interpretarmos a loucura como grande experimento público em torno do controle da liberdade, do comedimento humano e a categoria da animalidade positiva, resultante da própria objetivação da (...) enquanto fenômeno que vincula o estado patológico e o estado animalesco. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  8
    Loucura de amor.Jair Barboza - 2021 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 12:e07.
    O presente texto examina a definição de loucura de amor em Schopenhauer para, a partir do exemplo literário da personagem Ofélia do Hamlet de Shakespeare, dado pelo Boddhishatva de Frankfurt, fazer uma conexão com a loucura de amor da personagem Rubião do romance Quincas Borba de Machado de Assis.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  17
    Relações entre Espiritismo e loucura na Europa: médicos e Allan Kardec em debate.Angélica Aparecida Silva de Almeida & Marcelo Gulão Pimentel - forthcoming - Horizonte:1096.
    Em meados do século XIX, a moderna Psiquiatria e o Espiritismo estavam se formando e divergiam sobre a etiologia espiritual das doenças mentais e sobre se práticas mediúnicas seriam uma grande causa de alienação mental (“Loucura espírita”). Este artigo investiga os argumentos de médicos europeus e as reações de Allan Kardec sobre esses dois temas. Como fontes primárias, analisamos publicações médicas europeias (de 1858 a 1936), escritos de Kardec e realizamos um estudo de caso sobre os “Possessos de Morzine”. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  33
    Uma Definição de Loucura.Rui Gabriel Silva Caldeira - 2021 - Revista Filosófica de Coimbra 30 (59):99-144.
    Pretendo formular uma definição positiva de loucura: o sentimento de comoção e vertigem psíquica resultante da perceção de conhecimento extra do indivíduo sobre si próprio. Farei um percurso histórico‑filosófico e literário sobre o tópico com alguns dos principais pensadores contemporâneos, de Kant e Pinel, Hegel, Hölderlin e Nietzsche, até Wittgenstein e Derrida. Apresento uma perspetiva diferente da atual convenção cultural humanística que estabelece uma relação de causalidade eficiente entre a entidade nosológica «esquizofrenia», funcionando como Deus ex‑machina, e a produção (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  29
    Imaginação E loucura: Os diálogos de Rousseau.Jacira Freitas - 2012 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 21:193-206.
    O texto aqui apresentado se constrói na intersecção de duas vertentes de interpretação da filosofia de Rousseau: por um lado, aquelas que privilegiam o aspecto moral do pensamento do genebrino; e, por outro lado, as leituras concentradas nos aspectos autobiográficos de sua obra.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  50
    História da loucura de Michel Foucault como uma “história do outro”.Rafael Haddock-Lobo - 2008 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 53 (2):51-72.
    The aim of this paper is focused on presenting the method of historical analysis built by Michel Foucault in his book Histoire de la Folie à l’Âge Classique as a “History of the Other”. Such term appears for the first time at Les Mots et les Choses’s Preface, in which Foucault analyses his method in the quoted book on madness (but also in La Naissance de la Clinique). In this sense, firstly we have to verify the hypothesis of this relation (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  8
    Marx Sobre a Loucura.Pedro Henrique Antunes da Costa - 2022 - Revista Dialectus 26 (26):11-31.
    No artigo, apresentamos uma análise sobre a loucura a partir de Marx, extraindo sua compreensão sobre como ela é produzida no modo de produção capitalista (MPC). Para isso, analisamos produções marxianas acerca do sofrimento ou deste nas suas formas mais aguçadas como a loucura e o suicídio, situando tal compreensão nos marcos de sua análise totalizante, materialista histórico-dialética sobre o ser social no MPC e dialogando com elaborações de importantes autores no campo psi, cujos entendimentos se fundamentam nos (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  8
    A chave do enigma: loucura ou pecado?Rosa Maria Dias - 2022 - Cadernos Nietzsche 43 (1):37-53.
    Resumo: O artigo tem por objetivo analisar no aforismo 23, da segunda dissertação da Genealogia da Moral, a seguinte afirmação: “Loucura e não pecado! Vocês compreendem?”.: The article aims to analyse in aphorism 23, from the second dissertation of the On the Genealogy of Morals, the following statement by Nietzsche: “Madness and not sin! Do you understand?”.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. A imagem da loucura nas telas: um projeto de ensino e extensão.Cristiane Marcondelli - 2000 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 2 (1):p - 45.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Filosofia e Loucura: a idéia de desregramento e a filosofia.Jorge Vasconcellos - 2000 - In Paulo Amarante (ed.), Ensaios: subjetividade, saúde mental, sociedade. Rio de Janeiro, RJ: Editora Fiocruz.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  5
    Potencial Crítico da Loucura Contra os Regimes de Verdade.Rafaela Pasqualin - 2023 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 22 (1).
    Através dos parâmetros pós-estruturalistas, busca-se uma prática crítica e humanizada da clínica e que esteja aberta para repensar seus próprios acordos conceituais, ao abrirem-se para métodos que concedam em alguma medida reconhecimento aos pacientes psicóticos que não são capazes de realizar transferência em terapia. A loucura, sendo um fenômeno de dissociação com o nexo dos regimes de verdade estabelecidos, é uma tecnologia de defesa da psique contra a ultra identificação cultural com o Ego da sociedade contemporânea neoliberal. É através (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. As coleções da loucura E seus espaços: Do esquadrinhamento nosográfico ao acervo de imagens.Luis A. Costa - 2005 - Episteme 20:93-99.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  34
    O argumento da loucura.Oswaldo Porchat Pereira - 2003 - Manuscrito 26 (1):11-43.
    O argumento explora que conseqüências resultariam se, no de-curso de uma revisão crítica empreendida por um filósofo de suas cren-ças e certezas, ele considerasse a possibilidade de estar louco. Desenvol-vido na primeira pessoa, o argumento, que tem um perfil cartesiano e é estranho ao padrão de argumentação do antigo ceticismo pirrônico, cul-mina, no entanto, numa postura cética. Ele desafia e põe em xeque, de uma maneira radical, os ideais de certeza e conhecimento absolutos pro-postos pela Razão clássica.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  8
    A Relação Entre a Água e a Loucura Em Histoire de la Folie.Daniela Lima - 2023 - Kriterion: Journal of Philosophy 64 (155):417-435.
    ABSTRACT In “L’Eau et la folie”, Michel Foucault points towards a possible relation between water and madness in the “Western imaginary landscapes” – a relation that already made herself present in Histoire de la folie. Through the analysis of some of the key points of that work, such as the emergence of the Ship of Fools between the 15th and 16th centuries, and the therapeutic-punitive uses of the water in the 17th and 19th centuries, we intend to examine the triad (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  11
    Para Além da Loucura e da normalidade: Nietzsche contra a recepção psiquiátrica.Daniel Pereira Andrade - 2008 - Revista de Filosofia Aurora 20 (27):279.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  9
    Descartes e a rejeição da loucura enquanto argumento na primeira Meditação.Jonathan Alvarenga - 2022 - Cadernos Espinosanos 46:83-104.
    No presente artigo discutimos a inserção, a natureza e a problemática da rejeição à loucura enquanto argumento na primeira das Meditações de Descartes. Para isso, nos direcionaremos à análise do local, textualmente dito, em que tal rejeição está posta. Em um segundo momento, passaremos a dialogar com outros autores que já realizaram interpretações a respeito da loucura em Descartes. Com isso, poderemos ter um rico panorama de teses já formuladas sobre o tema aqui em questão, além de entender (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. O leitmotiv arqueológico de Foucault no Prefácio de História da Loucura.Augusto Bach - 2008 - Princípios 15 (23):65-87.
    Este artigo tem por objetivo analisar o estatuto filosófico da história arqueológica empreendida por Michel Foucault no início de seu pensamento. Sua obra, simultaneamente filosófica e de história das ciências, tem o objetivo de realizar uma arqueologia da nossa cultura. Desde a História da Loucura Foucault sempre esteve interessado em fazer aparecer o modo como nossa cultura procurou encerrar e significar o que era fundamentalmente “outro” no homem. Mediante a leitura do primeiro Prefácio à História da Loucura , (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  81
    Processos de fortalecimento em um Movimento Comunitário de Saúde Mental no Nordeste do Brasil: novos espaços para a loucura.Maria Aparecida Alves Sobreira Carvalho, Verônica Morais Ximenes & Maria Lúcia Magalhães Bosi - 2012 - Revista Aletheia 37:162-176.
    Este artigo focaliza a construção de novos espaços para a loucura no processo de fortalecimento de pessoas que transitaram do papel de usuárias de um serviço de saúde mental para o lugar de cuidadores. Realizamos um estudo de caso no Movimento de Saúde Mental Comunitário do Bom Jardim (Fortaleza/Cea..
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  17
    Porchat sobre o argumento da loucura.Lívia Guimarães - 2020 - Discurso 50 (2):61-72.
    Este ensaio se divide em duas partes. Na primeira, retorno, brevemente, aoprogresso da filosofia de Porchat, apontando algumas de suas descobertas notáveis, em artigos reunidos no “Rumo ao ceticismo”, coletânea de 2007, com publicações de 1969 a 2005. Meu primeiro objetivo é contextualizar “O argumento da loucura”, artigo que encerra a coletânea, na obra do filósofo. Na segunda parte, que se inicia com uma revisão de “O argumento da loucura”, proponho uma análise em que o argumento de Porchat (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. Entre Jaspers e o "jovem Foucault": Antropologia, Loucura, Obra e Civilização.Marcio Miotto - 2022 - Araripe 3 (2):30-114.
    O presente trabalho pretende analisar as relações entre loucura e obra no jovem Foucault, isto é, no Foucault dos anos 1950 que realiza seu curso sobre antropologia (La Question Anthropologique) em Lille e na ENS entre 1952 (ou 1951) e 1955. Para estabelecer o problema, o texto começa com uma contextualização inicial sobre os inéditos de Foucault disponibilizados desde 2013 na BNF. Então o texto constrói o problema a partir de comentadores (especiamente Jean-Baptiste Vuillerod) e encontra na figura de (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Os a priori da Psicologia em História da Loucura.Marcio Miotto - 2005 - Acheronta 22:282-290.
    O artigo busca trabalhar um aspecto pouco explorado da argumentação de "História da Loucura": a questão, brevemente enunciada por Foucault, de um "a priori concreto" das ciências "psi". Nisso, serão trabalhadas duas questões principais, a saber: a do estatuto do conhecimento sobre as doenças mentais como tributário de uma demanda moral (não científica), e a do estatuto do médico como "cientista" da loucura. Dentro desses dois âmbitos críticos, o Foucault que escreve seu primeiro grande livro não poupa nem (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  23.  22
    Foucault, O Sobrinho de Rameau e a parrhesía: da verdade da loucura à loucura da verdade.Márcio Sales - 2012 - Revista de Filosofia Aurora 24 (35):313.
    Em seus últimos cursos no Collège de France, Foucault dedica uma atenção especial ao conceito de parrhesía. Trata-se de uma experiência viva na cultura greco-romana, que ele analisa em meios às técnicas de produção dos modos de subjetivação. No ensaio de si, como forma de cuidado de si, os antigos submetiam a vida à prova por meio do exercício corajoso da verdade. A parrhesía é, pois, o dizer-verdadeiro que faz da vida um campo de experimentação. No contexto dessas análises, Foucault (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  19
    Foucault, O Sobrinho de Rameau e a parrhesía: da verdade da loucura à loucura da verdade.Márcio Sales - 2012 - Revista de Filosofia Aurora 24 (34):313.
    Em seus últimos cursos no Collège de France, Foucault dedica uma atenção especial ao conceito de parrhesía. Trata-se de uma experiência viva na cultura greco-romana, que ele analisa em meios às técnicas de produção dos modos de subjetivação. No ensaio de si, como forma de cuidado de si, os antigos submetiam a vida à prova por meio do exercício corajoso da verdade. A parrhesía é, pois, o dizer-verdadeiro que faz da vida um campo de experimentação. No contexto dessas análises, Foucault (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. A Crítica à Psicologia em História da Loucura.Marcio Miotto - 2005 - Dissertation, Universidade Federal Do Paraná
    Essa dissertação é resultado de um projeto maior, intitulado “Sobre a Morte do Homem e a Psicologia, em Michel Foucault”. Esse projeto busca analisar as diversas nuances argumentativas empregadas por Foucault nas críticas às “antropologias”, figuradas em seus livros ditos “arqueológicos”. Para isso, parte-se de uma dupla problematização: a autocrítica feita pelo próprio Foucault a seus escritos dos anos 50, tributários de querelas epistemológicas e de fundação da psicologia e das ciências humanas; e a descrição mesma dessas querelas, tomando como (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  26. Notas sobre Criação e Desrazão em uma Certa Experiência Trágica da Loucura.Carlos Eduardo Estellita-Lins - 2000 - In Paulo Amarante (ed.), Ensaios: subjetividade, saúde mental, sociedade. Rio de Janeiro, RJ: Editora Fiocruz.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. O Eu Dividido. Estudo existential da sanidade e da loucura.R. D. Laing & A. B. Weissenberg - 1975 - Revista Portuguesa de Filosofia 31 (3):328-328.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. “Entre A Estupidez E A Loucura”: Implicações Éticas Do Princípio De Identidade E Do Princípio De Razão (E Algumas Alternativas Contemporâneas).Diogo Bogéa - 2018 - Aufklärung 5 (1):61-76.
    Investigation on the ethical implications of the principle of identity and of the principle of reason. The logical principle of identity (A=A), along with the principle of non­contradiction and the principle of the third middle costitute the basis of ocidental logic. However, its dominance is not restricted to logic. As the dominance of the principle of reason is not restricted to epistemology and ontology. This principles constitute a whole worldvew with serious ethical implications. We’ll try, at the end of the (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  8
    A proximidade entre gênio e loucura: um estudo sobre a estética de Schopenhauer.Samuel Green - 2012 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 3 (1 e 2):224.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. Forças, Diferença e Loucura: pensando para além do princípio da clínica.Alexandre Magno Teixeira de Carvalho E. Paulo Amarante - 2000 - In Paulo Amarante (ed.), Ensaios: subjetividade, saúde mental, sociedade. Rio de Janeiro, RJ: Editora Fiocruz.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  2
    Cinco diatribes de Epicteto sobre razão e loucura.Aldo Dinucci - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 14 (2):469-490.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  13
    Notas sobre o argumento da loucura na Primeira Meditação.Ethel Menezes da Rocha - 2011 - Educação E Filosofia 25 (Especial):103-116.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  25
    O louco como um outro interditado: Arqueologia E biopoder.Georgia Amitrano - 2011 - Philósophos - Revista de Filosofia 16 (2):10-5216.
    No presente artigo, visando uma Arqueologia da Loucura e buscando ? no encontro dos fundamentos filosóficos com o arcabouço científico e tecnológico – pincelar um olhar para o louco e para a loucura , me debruço sobre duas possibilidades de compreensão do louco cuja consequência última se volta para uma Ética da Alteridade . Ou seja, busco construir um olhar para a diferença inerente ao Homo sapiens sapiens através da leitura de Michel Foucault em Histoire de la folie (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  5
    Foucault e Blanchot: um diálogo possível a partir da ausência de obra e do esquecimento.Daniel Verginelli Galantin - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 13 (1):13-36.
    Após uma análise do final de História da loucura, propomos uma leitura do artigo de Blanchot sobre este livro com o objetivo de explorar um diálogo possível entre ambos os autores. Defendemos que o tema de fundo deste diálogo é a relação entre pensamento e esquecimento. A questão que guia este diálogo concerne à possibilidade da construção de um pensamento que caminharia em direção a um tipo de esquecimento ativo e não de uma falta da memória. Defendemos a hipótese (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  35.  5
    A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de Frances, pronunciada em 2 de dezembro de 1970.Michel Foucault - 1996 - São Paulo: Edições Loyola.
    Por Laura Fraga de Almeida Sampaio, tradutora do livro A aula inaugural, que Foucault pronunciou ao assumir a cátedra vacante no Collège de France pela morte de Hyppolite, pode ser considerada um texto de ligação entre suas obras, datadas dos anos 60, como História da loucura, As palavras e as coisas, A arqueologia do saber, centradas predominantemente na análise das condições de possibilidade das ciências humanas, e as que se seguiram a maio de 68, como Vigiar e punir, voltados (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   12 citations  
  36.  36
    Filosofia, Psicologia e Psiquiatria.Rui Gabriel Da Silva Caldeira - 2020 - Revista Filosófica de Coimbra 26 (52):339-384.
    Partindo de definições de Filosofia, Psicologia e Psiquiatria procura-‑se mostrar que na Antropologia de Hegel há a) a resolução do dualismo clássico corpo/mente, b) uma resposta ao problema dos universais, c) uma filosofia da corporalidade que compreende um inconsciente pulsional que – sui generis do pensamento de Hegel – através do trabalho dialético da razão é integrado na estrutura da psique. Finalmente, d) partindo da liberdade dialético-‑especulativa imanente ao Espírito e das investigações contemporâneas comprova-‑se a irredutibilidade da vida da consciência, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  2
    Da danificação da cultura ao dilaceramento do sujeito.Rosi Giordano - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 3.
    Este ensaio consubstancia uma reflexão tecida do interior da Teoria Crítica, conjugando aportes da Psicologia e da Filosofia. Para tanto, busca-se argumentos em 'Opinião, loucura e sociedade', de Adorno, para, a seguir, iluminar a temática delimitada - ensino da filosofia: preconceito 'versus' experiência-, juntamente a outros autores, propositores, também, da relevância da 'experiência' para a filosofia. Concebe-se o filosofar como expressão da auto-reflexão, do conhecimento forjado na experiência.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  42
    Escrever uma vida: biografia e acontecimento.Sara Hartmann & Tania Mara Galli Fonseca - 2010 - Revista Aletheia 33:84-94.
    Este artigo discute a temática da escrita de vida, a partir de um campo de problematizações em que ela difere de uma ordenação dos signos que aparecem ao pesquisador. Integra a experiência de escrita com vidas de arquivo do projeto de pesquisa "Potência Clínica das Memórias da Loucura", cujo campo é..
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  1
    Entre Silêncios e Sussurros: A Questão Do Acesso À Informação Sobre o ‘Louco’, Uma Análise Dos Prontuários Do Hospital Psiquiátrico de Jurujuba.Asy Pepe Sanches Neto & Marcia H. T. De Figueredo Lima - 2016 - Logeion Filosofia da Informação 3 (1):64-79.
    Buscando identificar os aspectos informativas de prontuários de pacientes internados por motivações sociais no Hospital Psiquiátrico de Jurujuba em 1953 e de concepções foucaultianas sobre a construção da ‘loucura’ e do ‘louco’ na sua forte relação com modelo de sociedade, esta pesquisa indagou: se a loucura é uma construção social, que na modernidade implicou em segregação, qual a função do documento médico nesse processo? Espera-se que apresentem um conteúdo informativo sobre as doenças (viés informativo). Mas os prontuários daquela (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  8
    Metamorfoses do conceito de literatura na arqueologia de Foucault.Caio Souto - 2020 - Revista de Filosofia Aurora 32 (55).
    A elaboração de um conceito de literatura, por Foucault, esteve atrelada às demais problematizações caras à arqueologia como as da linguagem, da vida e do estatuto filosófico do homem. Após História da loucura, Foucault publica diversos textos em que analisa o domínio literário. Nessas análises, observa-se o exercício de modificação de um conceito de literatura, o qual obteve uma primeira formulação em meados da década de 1950 nos escritos fenomenológicos de Foucault e passou a ganhar uma importância cada vez (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  12
    Soneto de Banalidade Do Mal: Da Fidelização Emotiva À Cegueira Contra o Pensar.Larissa Daiane Pujol Corsino dos Santos & Marcos Alexandre Alves - 2022 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 15 (29):1-18.
    Vinícius de Moraes, no Soneto de Fidelidade, elabora a fidedigna atuação do eu-lírico sobre a dedicação ao amor. A propulsão da fidelidade está na forma de anular-se para o outro, distanciando-se do raciocínio ao pensá-lo, pois pensar no que ama deslumbra o encanto para além da visão. Argumenta-se sobre as angústias, os relacionamentos e o amor que influenciavam nas tomadas de decisões e na aceitação dos fatos e das desilusões. Inserido na ótica histórica da Segunda Grande Guerra, sob a condição (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  6
    Horror Vacui: temporalidades para além do tempo.Santiago Masi Elizalde - 2020 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 18 (2).
    Este artigo visa investigar, através do modelo entropológico de inspiração lévi-straussiana elaborado pelo filósofo Marco Antonio Valentim na obra Extramundanidade e Sobrenatureza (filosofia quente-sociedade fria e filosofia fria-sociedade quente), os desafios lançados ao pensamento pela mitologia lovecraftiana. Interpretaremos para isso a obra H.P. Lovecraft: a disjunção no Ser, do filósofo argentino Fabián Ludueña Romandini, buscando posicionar a temporalidade no centro da análise entropológica. Contrastando a mitologia lovecraftiana com o pensamento das sociedades quentes, somos levados a sobrevoar as regiões da (...), do sonho e do trabalho, para finalmente alcançar um dos nódulos temporais da modernidade, expresso na imagem do tempo como intuição interna do sujeito transcendental da filosofia kantiana. Depois de uma breve comparação entre a filosofia lovecraftiana e a filosofia kantiana, seguimos em direção à filosofia aceleracionista de Nick Land, contrapondo o cosmos lovecraftiano ao cosmos tecnocrático do expoente contemporâneo das sociedades quentes e suas tendências entrópicas. Finalmente, retomamos a interpretação entropológica da mitologia lovecraftiana analisando as preocupações referentes ao horror vacui destacadas por Valentim na sua obra, apoiando-nos para isso no lugar outorgado às escolas filosóficas pelo filósofo argentino na sua obra sobre Lovecraft. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Foucault Genealógico: Considerações de Método para a Possibilidade de uma análise do poder.João Lourenço Borges Neto - 2012 - Revista Inquietude 3 (2):286-299.
    Em entrevista a Alexandre Fontana intitulada “Verdade e Poder”, publicada na coletânea organizada por Roberto Machado, Microfísica do Poder, Michel Foucault esclarece que em seus primeiros escritos, História da Loucura (1961) e Nascimento da Clínica (1963), o campo de análise acerca do poder não estava a sua disposição, deixa claro ao leitor que a situação política a qual se achava no momento o incapacitava para tal empreendimento. Segundo Foucault, somente após os acontecimentos revolucionários de 1968 houve fecundidade possível para (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  4
    Dependência e Resistência.Daniel Cardozo Severo - 2022 - Cadernos Do Pet Filosofia 13 (26):69-78.
    O presente trabalho pretende apresentar mais uma das faces destrutivas (pulsão de morte) que vivemos na pandemia. Além do negacionismo, que estabelece uma relação específica com o conhecimento (ou vínculo ou elo do conhecimento, K) pautado na arrogância, leituras grupais ampliam essa visão. Elas nos permitem perceber outros vínculos importantes e o modo como determinadas lideranças chegam ao poder devido à conexão que estabelecem com os indivíduos – ou seus eleitores. Bion (1961/1975) nos instrumentaliza a essa leitura com suas experiências (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Grande Sertão: Veredas by João Guimarães Rosa.Felipe W. Martinez, Nancy Fumero & Ben Segal - 2013 - Continent 3 (1):27-43.
    INTRODUCTION BY NANCY FUMERO What is a translation that stalls comprehension? That, when read, parsed, obfuscates comprehension through any language – English, Portuguese. It is inevitable that readers expect fidelity from translations. That language mirror with a sort of precision that enables the reader to become of another location, condition, to grasp in English in a similar vein as readers of Portuguese might from João Guimarães Rosa’s GRANDE SERTÃO: VEREDAS. There is the expectation that translations enable mobility. That what was (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  7
    Ensaios: subjetividade, saúde mental, sociedade.Paulo Amarante (ed.) - 2000 - Rio de Janeiro, RJ: Editora Fiocruz.
    Composta por textos históricos, filosóficos, antropológicos, sociológicos, clínicos, enfim, de diferentes abordagens relacionadas à área. O livro procura, em especial, dar prosseguimento às questões suscitadas pelos pensadores Michel Foucault e Franco Basaglia, visando a provocar um debate acerca dos modos de subjetivação vigentes em nossa sociedade, assim como propor alternativas aos processos de patologização da experiência trágica da loucura. Destaque para um documento histórico sobre a visita que Olavo Bilac fez à seção de crianças do Hospício Nacional de Alienados, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  12
    O espírito livre de Nietzsche e o gênio de Schopenhauer: um paralelismo.Laura Langone - 2020 - Cadernos Nietzsche 41 (1):105-119.
    Resumo Este artigo tem o objetivo de mostrar as semelhanças entre o espírito livre de Nietzsche e o gênio de Schopenhauer. Em primeiro lugar, ambos compartilham de uma abordagem mística do conhecimento: perdem sua individualidade e identificam-se aos objetos do conhecimento com o intuito de obter conhecimento do mundo. Em segundo lugar, ambas as figuras encontram-se associadas à loucura. Em terceiro lugar, o espírito livre e o gênio são indivíduos excepcionais que, diferentemente do que se passa com a maior (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  15
    Biopolítica no Brasil: o racismo de Estado do Colônia.Guilherme de Freitas Leal - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (3):308-321.
    Este artigo teórico consiste na avaliação da investigação jornalística de Daniela Arbex acerca do funcionamento do Hospital Colônia em Barbacena, Minas Gerais, a partir da análise biopolítica do pensador Michel Foucault. O processo de internamento dessa instituição representa, a partir das pesquisas foucaultianas acerca do trato da loucura na Europa moderna, um sólido exemplo do funcionamento da biopolítica no Brasil, mais especificamente no que tange ao fundamento de seu “fazer viver e deixar morrer”. Comparamos o projeto de cuidado terapêutico (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  12
    Um pre'mbulo ao curso O Poder psiquiátrico: o problema da antipsiquiatria em Foucault.Carlos Eduardo Ribeiro - 2020 - Educação E Filosofia 33 (67):371-400.
    Como um preâmbulo à leitura de O poder psiquiátrico, o artigo discute como a questão da antipsiquiatria deve ser a chave de leitura do curso dado por Foucault entre 1973-1974 no Collège de France. A antipsiquiatria está associada ao paradoxo que constituiu o saber psiquiátrico segundo o qual, ao procurar determinar a doença mental, o poder psiquiátrico eliminou o sofrimento real do indivíduo adoecido. O poder psiquiátrico teria como sua tese mais básica a proposta de que sobre o campo psiquiátrico (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  13
    O entre-lugar de Ponciá Vicêncio: O vazio como resistência.Roberta de Araújo Lantyer Duarte - 2019 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 1 (1):182-201.
    Este artigo discute a imagem do vazio da personagem Ponciá Vicêncio no romance de mesmo nome, escrito por Conceição Evaristo. A sensação de vazio da personagem será pensada como resistência a partir da ideia de banzo, um estado em que o tempo do sujeito não é o tempo opressor da sociedade capitalista. Além disso, na narrativa, esse estado de alma permite a rememoração das dores e lutas dos antepassados de Ponciá – pensados a partir do personagem Vô Vicêncio. Por fim, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 67