Results for 'Emancipação'

149 found
Order:
  1.  5
    Música, sociedade e emancipação: um processo (im)provável para um leitor impossível.Adriano Bueno Kurle - 2023 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 68 (1):e45137.
    Resenha de Em Um com o Impulso, de Vladimir Safatle. O livro trata da emancipação social por meio da estética da arte. O livro parte da crítica da associação tradicional entre autonomia, modernidade, e emancipação social, e divide-se em três partes: a primeira trata da autonomia; a segunda, do sublime; a terceira, da expressão. Soma-se a isto um excerto e a conclusão. A perspectiva geral tem o viés da dialética negativa adorniana vinculada com a psicanálise – viés este (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  6
    O Empoderamento e a Emancipação dos Sujeitos Enquanto Pressupostos de Efetividade da Participação Social.José Roniel Morais Oliveira & Ilzver de Matos Oliveira - 2016 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 2 (2):175.
    O presente trabalho visa refletir sobre o aspecto “empoderamento” dos sujeitos como elemento fundamental para a emancipação destes com fulcro na realização e efetividade da participação social. Demonstra-se que embora o Brasil possua considerável abertura normativa acerca do tema, tal imprescinde de uma sociedade mais atuante e imbrincada na construção de uma democracia que seja reflexo do seu povo. Assim, levantado o objetivo e a problemática, por meio de uma pesquisa hipotético-dedutiva e documental foi possível defender que a partir (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  10
    Emancipação da razão para quem?Rafaela Weber Mallmann - 2022 - Controvérsia 18 (1):122-135.
    Muitas revisões e críticas são feitas a partir dos estudos da teoria kantiana, e a crítica feminista é uma delas. A posição da mulher na filosofia de Kant é de exclusão da vida pública, sendo relacionada ao belo, guiada pelas emoções e não pela razão. Nesse contexto, o presente trabalho busca inicialmente demonstrar aspectos da teoria kantiana sobre a posição da mulher e considerações sobre o imperativo categórico, para após, adentrar às críticas feministas direcionadas ao filósofo. Para sua realização serão (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  30
    A emancipação ociosa, ou, O que nos propõe a teoria crítica de Marx?Amaro Fleck - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (1):73-88.
    No presente artigo, traço, rapidamente, a perspectiva a partir da qual Marx constrói sua crítica ao capitalismo, a saber, a diferença entre o potencial transformador da técnica tal como desenvolvida sob o modo capitalista de produção e a sua realidade efetiva nesse mesmo sistema (parte 1). Com isso feito, argumento que a crítica de Marx ao sistema capitalista consiste em grande parte no fato de a valorização permanente do capital ser a meta da produção, uma finalidade irracional e que cria (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  20
    Embrutecimento ou emancipação: A relação entre professor e aluno em sala de aula a partir de diferentes enquadramentos.Wanderley Cardoso Oliveira & Samara Almeida de Oliveira - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 26:021034.
    Neste artigo, nosso objetivo é desenvolver o seguinte questionamento: Na relação entre professor e aluno em sala de aula, é possível, através do reconhecimento mútuo, romper com o princípio da desigualdade das inteligências, que produz o embrutecimento, em prol de uma educação para a emancipação? De início, principalmente, a partir de Judith Butler, descrevemos o processo de reconhecimento mútuo e buscamos mostrar que, tanto nas relações entre professor e aluno como em outras possíveis conjunturas, o reconhecimento mútuo ocorre mediante (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  17
    Educação e emancipação na produção do conhecimento para além do pensamento abissal // Education and emancipation in the production of knowledge beyond abystal thought.Susane da Costa Waschinewski, Alex Sander da Silva & Monalisa Pivetta da Silva - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020031.
    O presente ensaio tem como objetivo fazer uma reflexão acerca da educação e os desafios da ciência e da produção de conhecimento na busca de emancipação. Como trama de fundo, trazemos uma breve discussão sobre a produção de conhecimento na atualidade para além daquilo que Santos chama de “pensamento abissal”. Assim, num primeiro momento, pretende-se pensar a condição da educação na atualidade, isto é, discutir seus rumos em tempos de regressões políticas e econômicas. Em seguida, objetiva-se indicar a necessidade (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  2
    Emancipação intelectual e democracia: para uma filosofia crítica da educação a partir de Jacques Rancière e Paulo Freire.Fernando Gimbo - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 16 (2):270-284.
    Trata-se de propor, através da leitura conjunta de Jacques Rancière e Paulo Freire, uma filosofia da educação capaz de nos orientar em uma crítica da atual sociedade neoliberal. Tendo tal objetivo em vista, primeiramente exponho como a igualdade pode aparecer enquanto princípio a orientar nossas práticas educacionais. Com a afirmação da potência própria à inteligência é toda uma compreensão antropológica do homem que se desenha, compreensão essa que afirma o ser humano enquanto um ente que tem no aprendizado uma forma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  16
    Emancipação objetivada: Marx.Miroslav Milovic - 2002 - Philósophos - Revista de Filosofia 7 (2).
    Marx discorre várias vezes sobre a grandeza da filosofia hegeliana, a qual, por sua vez, afirma a idéia do trabalho. Poderíamos compreender a tarefa de Marx dizendo que ele, por um lado, quer seguir essa idéia hegeliana, liberando-a, por outro, da metafísica do espírito encontrada em Hegel. Trabalho sem a metafísica – essa poderia ser, em poucas palavras, a inferência que Marx quer extrair da filosofia de Hegel.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  7
    Reforma Curricular, Formação Docente e Emancipação Humana.Valmir Pereira - 2016 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 24:313-334.
    Este estudo discute as relações entre a reforma curricular do Ensino Médio implementada pelo MEC na década de 1990 e suas vinculações com os pressupostos teóricos do modelo de organização do trabalho realizado pela Toyota, a Política de Formação docente e o processo de emancipação humana.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. Teoria crítica E educação: Educação para a emancipação.Vital Ataíde Silva - 2013 - Saberes Em Perspectiva 3 (6):13-28.
    Esse artigo traz uma discussão sobre a educação emancipatória a partir dos textos tardios de Adorno e Horkheimer . Eles revelam um significativo olhar sobre realidade e uma valiosa contribuição para o tema da emancipação vinculado à teoria crítica da sociedade, além de uma importante reflexão sobre a educação crítica e emancipatória. Nessa perspectiva, são enfocados textos da última fase de Adorno e Horkheimer que mantêm uma vinculação com o projeto emancipatório da teoria crítica, sobressaindo os temas da formação (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  13
    O Desafio da Emancipação Humana na Educação de Jovens e Adultos a Partir dos Postulados de Paulo Freire.Charles Lamartine de Sousa Freitas & Rosilene da Costa Bezerra Ramos - 2022 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 3 (1):148-163.
    O ensaio teórico-reflexivo tem como objeto de discussão uma reflexão sobre a relação entre a alfabetização de jovens e adultos e o sentido da educação emancipatória a partir dos postulados de Paulo Freire, educador brasileiro que trouxe uma nova visão de educação, caracterizada como revolucionária. Uma análise das políticas públicas de EJA, com destaque para a alfabetização de adultos na década de 1990 até os dias atuais, é apresentada com o objetivo de compreender como a descontinuidade e fragilidade de tais (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  14
    Educação, adaptação e emancipação: entre Dewey e Adorno.Karina de Matos Nunes Colla & Lauro de Matos Nunes Filho - 2013 - Griot : Revista de Filosofia 8 (2):93-107.
    Este artigo busca aliar as leituras de Adorno e Dewey acerca do papel da educação frente o fenômeno da alienação social, focando principalmente a experiência dentro do processo de emancipação. Ao final, busca-se identificar os ideais de coletividade e compromisso como premissas falsas dos processos educacionais.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  9
    Educação e emancipação na teoria crítica da sociedade de Theodor W. Adorno.Cleidson de Jesus Rocha - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (2):194-217.
    Este artigo apresenta a contribuição de Theodor W. Adorno para a configuração de uma educação capaz de enfrentar os irracionalismos contemporâneos, por meio de uma retomada da definição da dialética como crítica do pensamento filosófico. Este tem, modernamente, se limitado a enlevar a racionalidade à máxima potência, sem se debruçar sobre os efeitos de suas promessas não cumpridas. A obra de Adorno é reconhecida por uma propugnação segundo a qual cabe à filosofia a tarefa da reflexão crítica e do esclarecimento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Educação e Emancipação.Maria Rosa Sancho Moreira Máximo - 2000 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 2 (1):p - 23.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  11
    Catirina entre desencanto e emancipação: Uma leitura filosófico-social do “Mais IDH”.Nythamar Hilario Fernandes De Oliveira Junior & José Henrique Assai - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (2):673-690.
    A filosofia social se propõe a explicitar o social inserido nas múltiplas formas de vida e compreendido como condição constitutiva para se entender a liberdade e a individualidade. Nesse sentido, a filosofia social questiona não apenas a legitimidade das instituições sociopolíticas mas também a justificação de nossas ações e, sobretudo, das estruturas das instituições e práticas sociais orientadas à emancipação. Pretendemos explicitar em que sentido o programa social “Mais IDH” pode ser concebido como uma forma de vida social emancipatória (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  16.  7
    Razão crítica e emancipação no contexto da Educação do Campo: contribuições filosóficas.Maurício Fernandes - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:258-273.
    O conceito de emancipação é central à práxis formativa da Licenciatura em Educação do Campo e expresso em seus documentos fundacionais, ainda no marco das exigências dos movimentos sociais. A Educação possui potenciais emancipatórios que apresentam dificuldades nas sociedades contemporâneas devido a uma reificação gradativa da própria Educação, porém, aqui defendemos que, no âmbito da Educação do Campo, esses potenciais permanecem não reificados e latentes, dadas a condição de irrupção de uma subjetividade campesina e a relação intrínseca entre uma (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  19
    O Ensino de Filosofia: uma via para emancipação, criticidade e autonomia do educando.Vinicius Britto Moraes - 2023 - Educação E Filosofia 37 (79):577-598.
    Resumo: neste artigo, apresenta-se um prelúdio de ideias e vivências acerca da importância do ensino de Filosofia, apontando também para um caminho, onde, a partir de experiências e estudos, acredita-se que esse ensino possa ser melhor conduzido. Assim, como escopo, busca-se desenvolver breves considerações em torno da premissa de que o ensino de filosofia, este sendo aplicado em um novo paradigma educacional, pode ser uma via profícua para o processo de emancipação, esclarecimento (aufklarung) e autonomia do indivíduo. Nessa medida, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  14
    Tradição alimentar: elemento de emancipação frente a mecanismos globais de dominação.Ana Claudia Guske & Erica Karnopp - 2016 - Ágora – Revista de História e Geografia 18 (1):156.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  72
    Herbert Marcuse - anticapitalismo e emancipação.Isabel Loureiro - 2005 - Trans/Form/Ação 28 (2):7-20.
    Marcuse teve no Brasil na década de 1970 uma recepção unilateral, sendo visto unicamente como guru da contra-cultura. Contra esse equívoco o artigo mostra a relação intrínseca entre teoria e prática na filosofia de Marcuse, caracterizada como uma filosofia política cuja preocupação central é a transformação radical da sociedade capitalista.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  20.  31
    Giorgio Agamben E a emancipação da mulher.Yara Adario Frateschi - 2016 - Philósophos - Revista de Filosofia 21 (1):213-234.
    This paper investigates whether and to what extent Giorgio Agamben's political theory offers theoretical resources to reflect on the issue of the emancipation of women in contemporary capitalist democracies. My goal is to investigate whether the Estate of Exception theory helps us to think about gender subjugation, which causes the constraint of women's participation in public life, their economic marginalization and cultural domination. I intend to suggest that this theory is internally blocked to deal with the gender issue, which is (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. Filosofia, ensino e emancipação // Philosophy, education and emancipation.Paulino Eidt & Eidt - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (1):75-89.
    O texto apresenta elementos textuais dos escritos do jovem Marx, onde se encontra um núcleo conceitual que trata da problemática relação entre filosofia e mundo. Aspectos teóricos presentes já nos primeiros escritos do filósofo onde fica clara a exigência de promover a interação entre pensamento e realidade, ou seja, tratar da tradição filosófica sem descuidar do trato de temas e dilemas do contexto. Assim, o texto apresenta referências da posição filosófica pela qual Marx faz frente ao caráter especulativo da filosofia (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  60
    A razão entre a violência e a emancipação: um enfoque habermasiano.Gilvan Luiz Hansen - 2007 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 52 (1):79-93.
    Este artigo analisa a relação entre razão e violência, com base na abordagem de Jürgen Habermas. Pretende-se resgatar, contra uma concepção que interpreta de modo exclusivo a razão como dominação e violência, as perspectivas de emancipação presentes na racionalidade moderna. PALAVRAS-CHAVE – Razão. Modernidade. Violência. Emancipação. Habermas. ABSTRACT This article analyzes the relation between reason and violence, in the light of Jürgen Habermas’s work. It seeks to rescue perspectives of emancipation inherent in modern rationality, as over against a (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  8
    A Universalidade da Democracia no Enfoque da Cultura Argumentativa para a Emancipação Humana: a Complementaridade entre a Abordagem Pragmática de Amartya Sen e Pragmática Formal de Habermas.José Marcos Miné Vanzella & Lino Rampazzo - 2015 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 1 (1).
    O presente ensaio tem por objetivo contribuir com o debate sobre o valor e universalidade da democracia para a emancipação humana. Propõe pensar a compreensão da universalidade da democracia no enfoque abrangente da cultura argumentativa, a partir de Amartya Sen e Jürgen Habermas. Entende que as abordagens metodológicas, pragmática de um e pragmática formal do outro dos autores são complementares. Nesta perspectiva procura demonstrar que a democracia, além de suas raízes institucionais modernas, vincula-se também a expressões culturais da Índia, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  10
    Um ponto cego na teoria do jovem Habermas: A problemática relação entre Esfera Pública e Emancipação/A blind spot in the theory of young Habermas: the problematic relation between public sphere and emancipation.Vinicius Dos Santos Xavier - 2016 - Pensando - Revista de Filosofia 6 (12):156.
    O objetivo deste artigo é apontar alguns problemas na relação entre esfera pública e emancipação na teoria do jovem Habermas. Para tanto, o recurso a dois textos habermasianos da década de 1960 é imprescindível: Mudança estrutural da esfera pública e Trabalho e Interação. No primeiro, Habermas fundamenta sua teoria pela perspectiva de uma esfera pública normativa, possibilitada pela configuração do período pós-guerra; no seguinte, além de utilizar outra categoria esfera pública, diferente daquela normativa, sua intenção é demonstrar como os (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  21
    Crise e emancipação no horizonte das espiritualidades não religiosas.Flávio Augusto Senra Ribeiro - 2014 - Horizonte 12 (35):654-657.
    Editorial: Crisis and emancipation on the horizon of non-religious spiritualities. Horizonte, v. 12, n. 35, Jul./Sept. 2014.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  3
    Considerações acerca dos conceitos de autorreflexão e emancipação na pesquisa-ação.Letícia Soares Fernandes, Allana Ladislau Prederigo, Rafael Carlos Queiroz, Gustavo Falcão Santana & Mariangela Lima de Almeida - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:157-174.
    Toma-se como objetivo tecer considerações acerca do conceito de autorreflexão e emancipação, entrelaçando-o à pesquisa-ação, por meio do diálogo entre Jürgen Habermas, Theodor W. Adorno, Wilfred Carr e Stephen Kemmis. Os conceitos de autorreflexão e emancipação surgem na Escola de Frankfurt através de Adorno e são incorporados por Habermas, que dá outro sentido a eles. Carr e Kemmis, ao refletirem sobre a pesquisa-ação emancipatória na educação, tomam Habermas como alicerce e constituem o conceito de autorreflexão crítica. A partir (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  9
    Representações femininas e as lutas pela emancipação por meio da educação e da escrita.Cassandra Rúbia Marques da Silva & Luciene Maria Bastos Bastos - 2021 - Filosofia E Educação 13 (1):1891-1916.
    Este trabalho visa discutir as representações femininas e o trajeto histórico da mulher em busca de emancipação mediante a instrução e a escrita. Tal discussão se insere no processo de expansão das fontes e dos objetos históricos. Este trabalho foi fundamentado na abordagem da História Cultural, tendo como referencial teórico fundamental o historiador Roger Chartier. Aqui também se objetiva compreender como as representações contribuíram para a construção dos papeis sociais femininos, bem como entender sua influência na manutenção/ transgressão desses (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  12
    Secularismo, religião e o problema da emancipação humana em Marx.Juliano Cordeiro da Costa Oliveira & Mayra Carneiro De Carvalho - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 66 (1):e39810.
    O artigo objetiva investigar a relação entre secularismo e religião na sociedade burguesa à luz do problema da emancipação humana, a partir de escritos do jovem Marx, como, por exemplo, Sobre a Questão Judaica, Crítica da Filosofia do Direito de Hegel – Introdução, entre outros, que dizem respeito ao momento inicial de seu pensamento crítico; além de A Ideologia Alemã, obra posterior em que Marx retoma algumas das discussões iniciadas naquele período. A novidade trazida por Marx para o debate (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  15
    Ensaiando Gênero, Desejo e Trabalho; Ontologia e Emancipação no Marxismo; Por Feminismos- Emancipacionista e Decolonial.Mary Garcia Castro - 2019 - Odeere 4 (8):173.
    Este ensaio revisita artigo em que abordamos conceito chave no marxismo, o de emancipação, relacionando entrelaces sobre seu norte, o gênero humano, categoria trabalhada na ontologia do ser social por Lukács e Marx, com debates sobre gênero, como elaborado no plano de debates feministas sobre patriarcado. Já neste texto, se insistimos que a centralidade do trabalho deve ser compartida com as de sexualidade e desejo, defendemos que o debate sobre projetos de emancipação, quer do gênero no feminino, quer (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  1
    Da Colonização e da Emancipação do Pensamento.Rodrigo Dantas - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 1.
    Proposições e enunciados de pensamento nascem da história, lhe pertencem e sobre ela incidem à medida que necessariamente agem sobre as condições de compreensão, problematização, racionalização e comunicação do real. Idéias e concepções de mundo não brotam simplesmente da mente de sujeitos sem história e sem sociedade, se dirigindo a um mundo abstrato de objetos sem história e sem contexto social: elas nascem da historicidade de um determinado modo de produção da vida pela própria vida, de uma determinada formação social. (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  8
    Hermenêutica, Democracia, Emancipação.Gabriel Debatin - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (2):e36586.
    O presente texto é uma tradução do ensaio do filósofo italiano Gianni Vattimo originalmente intitulado "Ermeneutica, democrazia, emancipazione", publicado em 1999 na revista "Carte Italiane", da Universidade da Califórnia em Los Angeles. O grande mérito filosófico do texto consiste em atribuir à teoria hermenêutica uma dimensão política, ante a qual historicamente a vertente é considerada alheia. Para tanto, o autor aborda tanto argumentos internos à hermenêutica para justificar sua politicidade inerente, quanto propõe concretos posicionamentos éticos e políticos - de ordem (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  14
    O Desvelamento de Mulheres Na Ciência e Na Filosofia Como Aporte À Construção da Autonomia, Emancipação e Emponderamento Feminino.Santiago Pontes Freire Figueiredo & André Luiz Rocha - 2023 - Revista Dialectus 29 (29):133-142.
    Ao longo da história, as mulheres foram colocadas à margem dos direitos sociais. Apesar disto, foram responsáveis por inúmeras contribuições nos saberes de modo geral. Como afirma Costa e Silva (2000, p. 8): “Não obstante o impacto visível de algumas modificações concretas, a maioria das pessoas, incluindo aí homens e mulheres, mesmo entre setores mais instruídos, continuam a pensar de acordo com esquemas patriarcais antigos”. A partir desta reflexão surge um questionamento: Por que, no ensino médio, se estudam pouquíssimas mulheres (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  15
    A pulsão de morte segundo Max Horkheimer: discussões sobre emancipação e repressão social nos anos 1930 e 1940.Simone Bernardete Fernandes - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):469-488.
    Nos anos 1930 e 1940, Max Horkheimer investigou as origens da agressividade manifesta na vida social, sobretudo na forma do antissemitismo. Suas referências ao conceito de pulsão de morte divergem nestes contextos, uma distinção que se relaciona estreitamente a mudanças consideráveis em sua filosofia. A princípio, este conceito é preterido por reproduzir uma concepção ideológica que justifica e hipostasia o vínculo da civilização com a repressão pulsional, vínculo supostamente necessário em vista da ameaça de suas manifestações destrutivas para a vida (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Movimento Funk carioca, cultura popular E Mercado: Limites da consciência de gênero à emancipaçâo da mulher trabalhadora.Cláudia Toffano Benevento & Luci Faria Pinheiro - 2017 - Saberes Em Perspectiva 7 (17):7-28.
    O funk é hoje considerado uma das maiores manifestações culturais de massa do Brasil e está diretamente relacionado aos estilos de vida e experiências da juventude oriunda de favelas, portanto ele reflete a vida cotidiana em comunidades do Rio de Janeiro. Este artigo consiste em uma análise crítica construída em torno das mulheres Mc’s do Movimento Funk Carioca e, tem como objetivo analisar por meio do cotidiano da mulher trabalhadora as contradições da cultura popular expressas nas músicas que alimentam uma (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  18
    Crônicas de Milton Hatoum: dialogismo e emancipação na pósmodernidade.David Costa de Souza, Juciane dos Santos Cavalheiro & Márcio Leonel Farias Reis Páscoa - 2022 - Bakhtiniana 17 (3):60-82.
    RESUMO O presente estudo analisa a narrativa de Milton Hatoum utilizando como corpus as crônicas “Um sonhador” e “Margens secas da cidade”. Objetiva problematizar as características discursivas e estéticas da criação literária de Hatoum, a partir da perspectiva dialógica proposta por Mikhail Bakhtin, explorando, no discurso artístico-literário do escritor amazonense, as posições axiológicas refratadas em sua narrativa. Relaciona ainda a perspectiva epistemológica de Boaventura Santos acerca do desperdício da experiência social na modernidade/pós-modernidade, discutindo a crítica ao paradigma da racionalidade atual (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  21
    Hannah Arendt e o espaço público como possibilidade de se pensar a emancipação política das mulheres a partir da figura de Rosa Luxemburgo.Jessica Thainá Ribeiro Viana - 2020 - Investigação Filosófica 11 (1):57.
    Este trabalho tem por objetivo analisar a figura de Rosa Luxemburgo como exemplo de ascensão das mulheres ao espaço público tal qual descrito por Hannah Arendt, e refletir sobre os motivos que permitiram seu negligenciamento histórico. Tendo em vista que apesar de ter tido grandes contribuições teóricas e práticas e ter ascendido ao espaço público, ainda assim Rosa Luxemburgo fora negligenciada, estereotipada por meio da figura ora sanguinária, ora romantizada, e por esses motivos Arendt acredita que a política alemã não (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Os Movimentos Sociais e as Políticas Educacionais diante da Questão da Emancipação Humana: As Tendências Reais e as Novas Ilusões Repostas.César Nunes & Ronney Feitoza - 2008 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 10 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  12
    Marx, Habermas e os novos sentidos das lutas pela emancipação da dominação.Rurion Melo - 2016 - Doispontos 13 (1).
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  5
    Partilha sensível e a corda de nó(s): emancipação e autonomia no ensino de Artes.Thiago Francysco Rodrigues Cassiano & Juliano Casimiro de Camargo Sampaio - 2024 - Bakhtiniana 19 (2):e64340p.
    ABSTRACT This article proposes to discuss the aesthetic and poetic praxis in the performance art Corda de Nó(s),1 based on theatrical and visual narratives directed towards intellectual emancipation and the expansion of the sensibility from the teaching experience within a municipal public school unit, in the city of Palmas (TO). This study focuses on a qualitative methodology of oral and exploratory narrative as well as the researchers’ field notebooks, prepared during the activities referred to in this text, in conjunction with (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. Pinto, F. C., Leituras De Habermas. Modernidade E Emancipação. Coimbra: Fora Do Texto, 1992. 291 Pp. [REVIEW]António Martins - 1993 - Revista Filosófica de Coimbra 2 (4):454-455.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  17
    Mães Solo: Disputas e Embates da Monoparentalidade Feminina na Contemporaneidade.Claudia de Faria Barbosa, Edmeire Oliveira Pires & Maria de Fátima Araújo Di Gregório - 2023 - Odeere 8 (2):19-40.
    Este artigo é parte de uma pesquisa mais ampla que analisa os processos sociais e culturais envolvidos na condição da monoparentalidade feminina, enfatizando jornadas exaustivas e responsabilização pela economia dos cuidados e reprodução social da vida. Objetiva-se analisar como as estruturas opressoras patriarcais afetam e refletem nas vivências de mulheres que exercem a maternidade solo. A investigação se deu a partir da seguinte questão: Como a sobrecarga e os estereótipos promovidos pelo patriarcado colonialista, por meio da divisão sexual do trabalho, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  17
    Dependência e cidadania no Brasil: uma relação a ser discutida a partir das matrizes culturais religiosas brasileiras.Rodrigo Portella - 2006 - Horizonte 5 (9):43-53.
    O presente artigo visa discutir criticamente a relação entre dependência política e cidadania no Brasil, com o enriquecimento de questionamentos e dados referentes à cultura religiosa e política brasileira. Na discussão sobre cidadania e dependência no Brasil, que abaixo desenvolvo, busco, nas figuras dos “mitos fundadores” da nação, a exegese do atrofiamento da cidadania do povo brasileiro. Tais mitos fundadores teriam um caráter “antropológico de solução imaginária para tensões, conflitos e contradições” (CASTRO, 2003, p. 57). É a solução de problemas (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  25
    Para além de O mestre ignorante.Vinicius Bertoncini Vicenzi - 2021 - Educação E Filosofia 35 (73):373-391.
    Para além de O mestre ignorante - O encontro entre filosofia e educação como questão filósofico-política a partir da obra de Jacques Rancière Resumo: Este artigo busca situar, a partir da filosofia de Jacques Rancière, em que medida a educação se constitui um verdadeiro problema à filosofia política. A partir da análise que o filósofo francês faz do encontro polêmico entre filosofia e democracia na filosofia platônica, buscamos traçar alguns paralelismos com relação ao encontro, também polêmico, entre filosofia e educação. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  8
    Cismando com o dualismo cartesiano e seus desdobramentos em práticas e estruturas escolares contempor'neas nas margens do capitalismo.André Luiz Gonçalves de Oliveira - 2022 - Educação E Filosofia 35 (75):1321-1349.
    Cismando com o dualismo cartesiano e seus desdobramentos em práticas e estruturas escolares contemporâneas nas margens do capitalismo Resumo: Esse texto relaciona conceitos que, advindos de áreas do conhecimento diferentes, fundamentam estruturas de subordinação e controle, próprios de muitas práticas e hábitos da vida de diversos povos que habitam as margens do capitalismo moderno e colonialista. Ao articular os desdobramentos trazidos por cada um desses personagens conceituais, nota-se o quanto eles se interseccionam ao fundamentar muito da forma de viver da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. A teoria crítica da modernidade de Jürgen Habermas.Jorge Adriano Lubenow - 2013 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 1 (1):58-86.
    O objetivo do artigo é elucidar os argumentos centrais da teoria da modernidade de Habermas. Em vez de abandoná-lo, Habermas procura reconstruir o projeto de emancipação moderno através da reconstrução dos fundamentos da racionalidade da ação e da racionalização social moderna a partir: da reconstrução da explicação e superação crítica das interpretações unilaterais e funcionalistas de Max Weber e Talcott Parsons, e da fundamentação de uma teoria da racionalidade comunicativa capaz de se desvencilhar dos pressupostos subjetivistas e individualistas teoria (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  16
    A complexa convivência humana e os processos educativos libertadores (The human coexistence and the process of the liberating education) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n29p254. [REVIEW]Sergio Rogerio Junqueira & Terezinha Sueli de Jesus Rocha - 2013 - Horizonte 11 (29):254-278.
    Este artigo objetiva traçar o itinerário da educação libertadora na realidade social brasileira e refletir sobre a necessidade de se repensar a ação dessa modalidade de educação nos dias atuais. Ao se articular a realidade da época do surgimento da educação libertadora, que pretendia responder aos apelos de libertação dos povos Latino-Americanos, com a realidade dos tempos atuais e suas implicações, este artigo busca respostas às questões postas por essa educação libertadora na atualidade. Para abordar as funções do processo educativo (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  4
    As consequências da divisão do trabalho para um modo de vida social e emancipado.Izauria Zardo - 2017 - Perspectivas 2 (1):94-107.
    O texto busca fazer uma reflexão sobre a natureza social do ser humano, bem como sua interdependência cada vez maior resultante da divisão do trabalho e fragmentação do conhecimento. Diante desses fatos, procura questionar de que forma ainda é possível falar na emancipação dos indivíduos, conciliando os conhecimentos de interesse comum da sociedade com os conhecimentos especializados de cada área profissional. Tais impasses são notadamente verificáveis ao constatarmos a pobreza e esvaziamento do debate político na esfera pública, o individualismo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  81
    Por um projeto político-social emancipatório – para além dos muros da academia.Iael de Souza & Cléverson Vasconcelos da Nóbrega - 2011 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (3):44-56.
    O artigo tem como objetivo proporcionar momentos de reflexão acerca da extensão universitária, que apesar de distinta da educação e pesquisa, é apresentada como momento/movimento constitutivo dessa tríade, sendo indissociáveis. A significação de seu sentido e sua relação com a comunidade na qual está inserida justifica a necessidade de se repensar e promover atitudes que venham a estabelecer um projeto político-social emancipatório, ou seja, que construa e viabilize as condições para a emancipação humana além dos muros da academia, servindo (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  11
    Educação como prática real de liberdade a partir de István Mészáros.Leandro Assis Santos - 2022 - Educação E Filosofia 36 (76):377-404.
    O presente trabalho expõe algumas investigações acerca da mercantilização da educação brasileira e a perda (ao nosso ver) do caráter emancipatório que a educação deve possuir. A proposta atual de captura da educação pelo capital ocasiona o distanciamento das esferas públicas, quando não a sua condescendência, na deterioração de uma proposta formativa contrária aos projetos de conformação, passividade e de hedonismo que orientam a educação especialmente escolar no mundo atual. Para acompanhar essa crítica, nos valemos da economia conceitual aberta por (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  1
    Too Close to its Own Demise: The Missing People and the Farce of Aesthetic Democracy.Vladimir Safatle - 2021 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 9 (3):43-61.
    This article aims to discuss the aesthetic autonomy as a model for social emancipation. It starts from the contemporary challenges for the defense of aesthetic autonomy, using autonomy for criticizing discourses that seems to sustain a possible conciliation between life and art that not take into account the problems resulting from the connection between culture and capitalistic production.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 149