Results for 'Linguagem Religiosa'

1000+ found
Order:
  1.  21
    A poética e a linguagem religiosa em Paul Ricoeur.Ivanaldo Oliveira Santos & Marcio Lima Pacheco - 2019 - Horizonte 16 (51):1197.
    O objetivo deste artigo é traçar como, no pensamento de Paul Ricœur, a narração e a sua especificidade da linguagem religiosa permeiam um acontecimento in illo tempore que dá ao ser humano uma orientação temporal que carrega um acontecimento passado para um futuro que, em certo sentido, é preenchido pela esperança e, com isto, coroando o esforço do existir do ser humano. O artigo fundamenta-se principalmente nas obras de Ricœur, tais como: O conflito das interpretações, A hermenêutica bíblica, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  11
    Wittgenstein e a linguagem religiosa.Christiano Pereira de Almeida - 2023 - Griot 23 (3):272-286.
    Este artigo tem como objetivo analisar o modo como a linguagem religiosa é tratada por Wittgenstein, recorrendo, para isso, a alguns dos seus escritos que tangenciam esse tema. Inicialmente, será feita a exposição de alguns aspectos importantes de sua filosofia, em especial aqueles que abordam as relações entre linguagem e realidade, seja nos seus escritos iniciais, como no _Tractatus Logico-Philosophicus_, seja em sua filosofia tardia, que tem as _Investigações Filosóficas_ como sua obra mais emblemática. Após a exposição (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  13
    A forma lógica da linguagem religiosa e ética.John Bolender - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (4):155-176.
    Resumo: Ludwig Wittgenstein tentou desenvolver, desde 1929, uma abordagem à filosofia da lógica em termos de escalas de medição. Embora mostrasse grande sensibilidade a diversos tipos de escalas, Wittgenstein não estava bem posicionado para fazer seu projeto render frutos, porque a teoria das medidas não começou a fazer avanços significativos antes do final da década de 1940, e continuou desfrutando de um progresso relevante, até os anos 80. Não obstante, nas suas obras e palestras dos anos 30, Wittgenstein fez diversas (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  9
    A cultura visual religiosa como linguagem religiosa própria: propostas de leitura.Helmut Renders - forthcoming - Horizonte:702-702.
    _A artigo apresenta os estudos da cultura visual religiosa como linguagem religiosa, tanto como linguagem das ciências da religião na perspectiva de linguagens e narrativas sagradas como da teologia no sentido de símbolos visíveis e impactantes. Em formato de retrospectiva apresenta os movimentos da elaboração na área de uma teoria da religião ainda pouco considerada na areia e mapeia, pontualmente, suas epistemologias subjacentes e possíveis aplicações nos campos religiosos brasileiros. _.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  8
    Linguagem, Conhecimento e Religião: os diversos sentidos de ‘acreditar’. Wittgenstein e a especificidade da crença religiosa/Language, knowledge and religion: the various meanings of 'believe'. Wittgenstein and specificity of religious belief.Eduardo Gomes de Siqueira - 2016 - Pensando - Revista de Filosofia 6 (12):188.
    O objetivo do texto é mostrar a pertinência da discussão do conceito de crença religiosa tanto quanto à especificidade deste tipo de crença quanto ao modo de fazê-lo, desde um ponto de vista wittgensteiniano, na interface entre a teoria do conhecimento e a filosofia da religião. Abordando a questão pelo ângulo da filosofia da linguagem do segundo Wittgenstein, procuramos mostrar alguns problemas semânticos e pragmáticos envolvidos na significação da palavra ‘crença’, um termo psicológico essencialmente vago, mas indispensável tanto (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  4
    Linguagem ético-religiosa e discurso onto-teológico em Emmanuel Lévinas.Márcia Eliane Fernandes - 2010 - Horizonte 8 (16):171-172.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  9
    Experiência religiosa na pós-modernidade. O evento da subjetividade como caminho de nossa humanização.Cleusa Caldeira - 2020 - Franciscanum 62 (173):1-21.
    Descreve-se a ruptura epistemológica entre a racionalidade moderna e a racionalidade pós-moderna, no que tange à experiência religiosa e o evento da subjetividade a partir do pensamento teológico de Carlos Mendoza Álvarez. Se a concepção do sujeito autônomo implicou a negação da alteridade e o abandono das metáforas de transcendência para a salvação, a irrupção da subjetividade pós-moderna marca a impossibilidade de conceber a humanidade fora da religação com o outro e com a transcendência. Nesse novo contexto, o fenômeno (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  46
    A semiótica greimasiana no quadro epistemológico das teorias da linguagem e dos estudos da religião.Sueli Maria Ramos da Silva - 2019 - Horizonte 16 (51):1066.
    Este artigo tem por objetivo proceder à relação entre as teorias da linguagem e o estudo das religiões, notadamente por meio da apresentação do quadro epistemológico da semiótica greimasiana de linha francesa. O artigo, de natureza teórica, ao observar as recorrências dos mecanismos de construção do sentido dos textos, presentes nos enunciados de interpretação religiosa, efetivados pela semiótica, procura realizar um breve histórico desses estudos, traçando algumas considerações acerca de como se processa o projeto da semiótica no que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  57
    Maimonides and Aquinas: A Medieval Misunderstanding?Jennifer Hart Weed - 2008 - Revista Portuguesa de Filosofia 64 (1):379 - 396.
    Thomas Aquinas' treatment of Moses Maimonides' via negativa has been frequently called into question. In particular, some contemporary Maimonideans have argued that Aquinas grossly misunderstands Maimonides. Other scholars argue that Maimonides' defense of his own position provides insuperable challenges to alternative ways of naming God, despite the problems Aquinas raised with the via negativa. In this article, the author attends to Aquinas' two objections to Maimonides in Summa theologiae I.13.2 in order to see if these objections are valid and further, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  10.  14
    Um pregador africano na inquisição portuguesa: Bento de Jesus e a ideologia da escravidão em Cabo Verde no século XVII.Alexandre Almeida Marcussi - 2016 - Odeere 1 (1).
    Este artigo discute a trajetória de Bento de Jesus, irmão leigo da Ordem Terceira de São Francisco que atuou como pregador da fé católica no arquipélago de Cabo Verde na primeira metade do século XVII e foi condenado à morte pela inquisição portuguesa na sequência de uma experiência mística considerada herética pelos inquisidores lusitanos. Será empreendida uma análise do conteúdo de sua visão extática e da maneira como Bento entendia a doutrina católica e a transmitia aos africanos de Cabo Verde. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Uso político da religião e uso religioso da política: uma análise a partir de duas interpretações exemplares - Marsílio e Maquiavel.José Luiz Ames - 2014 - Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 1 (2):220-239.
    We are presently confronted with an impressive growth of the religious phenomenon. This can be observed not only related to both the outbreak of new religions and the increasing attendance to worship services, but also for the presence of the religious language in the political discourse. We can see nowadays a political use of religion and a religious use of politics. When we approach the religions in a large scale perspective is possible to verify that in all of them both (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  45
    “O Messias sou eu”: a hermenêutica da religião em Lévinas (“I am The Messiah ": the hermeneutics of religion in Levinas). DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n29p175. [REVIEW]Márcio Antônio Paiva & Ubiratan Nunes Moreira - 2013 - Horizonte 11 (29):175-195.
    A expressão “o Messias sou eu” aplica-se à relação ética como primeiro acontecer do messias. Subjetividade mesma do sujeito. Através de comentários rabínicos do Talmude, Lévinas traz uma hermenêutica que faz recurso à ética como proximidade e responsabilidade inalienável e insubstituível por outrem. Nesse sentido, as noções hebraicas de messianismo e dizer profético , lidas no midraxe da hermenêutica rabínica, permitem avançar na ideia da linguagem religiosa em seu sentido original: ética. Tais noções habitam uma ordem metafórica que (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  52
    Filosofia Analítica da Religião como Pensamento Pós-"Pós-Metafísico" (Analytic Philosophy of Religion as a Post-‘Post-Metaphysical’ Thought) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n16p80. [REVIEW]Agnaldo Cuoco Portugal - 2010 - Horizonte 8 (16):80-98.
    Entendendo “pensamento pós-metafísico” no sentido da crítica moderna e positivista à metafísica como forma de conhecimento, o artigo apresenta a filosofia analítica da religião como uma resposta à tese de que a linguagem religiosa não tem sentido porque não se refere a nenhum dado empiricamente verificável ou falseável. Em primeiro lugar, é apresentada a resposta não-realista ao desafio pós-metafísico, especialmente a de D. Z. Phillips, baseada nas ideias de Wittgenstein. Nessa proposta, o sentido da linguagem religiosa (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  13
    Poder de convencimento e narração imagética na pintura portuguesa da contra-reforma.Vítor Serrão - 2005 - Cultura:65-76.
    A linguagem de comunicabilidade da imagética barroca expressa-se com inesperado ênfase no caso de uma desconhecida tela que representa Jesus Cristo perante Caifás e a negação de S. Pedro, num altar do Convento dos frades eremitas paulistas da vila de Portel. Pintada cerca de 1660, essa tela, que se inspira numa estampa nórdica de Schelte a Bolswert segundo modelo caravagesco de Gerard Seghers, leva a colocar a questão do papel assumido pela gravura italo­flamenga (a estampa solta e a estampa (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  4
    Pensar outramente o futuro: do desespero de ser em tempos sombrios à sabedoria da esperança messi'nica na contemporaneidade.Nilo Ribeiro Junior - 2023 - Revista Ética E Filosofia Política 1 (25):40-70.
    Essa reflexão visa debruçar-se sobre a questão da esperança movida pela interpelação advinda do fato de estarmos a iniciar um ano novo, em meio aos tempos sombrios marcados não apenas pela trágica questão sanitária global da pandemia da Covid-19 que tem ceifado milhões de vidas e trazido o sofrimento a outros tantos milhões de pessoas, mas, sobretudo, por estarmos a assistir a uma exacerbação da Necropolítica enraizada em todas as dimensões da vida social, política, econômica, cultural, religiosa etc., a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  19
    A abordagem do texto cristão em Erich Auerbach (Erich Auerbach's approach to Christian texts).Victor de Oliveira Pinto Coelho - 2012 - Horizonte 10 (26):584-602.
    Este trabalho é um breve estudo sobre a análise literária de textos cristãos elaborada por Erich Auerbach. O objetivo é destacar como, a partir do sermão 256 de Santo Agostinho e da Bíblia, Auerbach ilumina a articulação do sublime cristão com o sermo humilis , ou seja, incorpora a linguagem ordinária e temas prosaicos cotidianos para transmitir a mensagem religiosa. Do ponto de vista teórico-conceitual, faremos uma breve exposição sobre teoria da literatura, mais especificamente, sobre mimesis e literatura, (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Mí­stico versus misticismo: Reflexões sobre o mí­stico de Wittgenstein em comparação ao misticismo religioso caracterizado por James.Marciano Adilio Spica - 2010 - Princípios 17 (27):113-136.
    Resumo: Este trabalho busca fazer algumas especulações a respeito de uma das idéias mais controversas presentes na primeira obra de Wittgenstein, a saber, o místico. Tentaremos elucidar este conceito, comparando-o com o misticismo religioso caracterizado por William James em As Variedades da experiência religiosa. Tal comparaçáo se faz necessário, a nosso ver, para que se possa esclarecer algumas peculiaridades do místico tractatiano, desenvolvendo assim, uma percepçáo mais acurada da importância deste conceito dentro do Tractatus. A nosso ver, ele náo (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  28
    A leitura das narrativas sagradas: uma crítica à exegese tradicional à luz da Semiótica da Cultura e Teorias Narrativas.Kenner Roger Cazotto Terra - 2016 - Horizonte 14 (43):859-889.
    A interdisciplinaridade, tema caro para as pesquisas científicas, gerou profundas e renovadoras mudanças nas perguntas feitas aos textos, que giravam sempre em torno da autoria, fundo histórico e genealogia de tradições. Observando a história do estabelecimento das ciências da religião, desde os primeiros trabalhos de Max Müller, sabe-se que a leitura das narrativas sagradas foi fundamental. Estas são expressões de linguagem oral ou escrita do ambiente religioso. Neste texto, serão apresentadas as intuições da semiótica da cultura de I. Lótman (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  10
    A política dos sermões ou os sermões na política: a pregação nas cidades comunais da Baixa Idade Média.André Luis Pereira Miatello - 2017 - Diálogos (Maringa) 21 (1):98.
    Este artigo propõe os sermões da Baixa Idade Média ocidental como parte da linguagem política das comunas italianas. Junto com os discursos de assembleia, os sermões compunham uma retórica de natureza religiosa com validade cívica apta para os governos citadinos e para o modo de vida urbano. Estuda-se a Summa de Arte Praedicatoria, de Alain de Lille, os Li livres dou Trésor, de BrunettoLatini, os sermões de Giordano de Pisa e a Crônica de Rolandino de Pádua para mostrar (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  5
    Monoliteísmo: um conceito de Deus em 2001 Uma Odisseia no Espaço.Vitor Chaves de Souza & Marcio Cappelli Aló Lopes - forthcoming - Horizonte:206108-206108.
    O artigo articulará a temática do dossiê _Religião e Cinema_ no gênero da ficção científica. Para isso, propõe-se uma reflexão acerca de um conceito de Deus em _2001 Uma Odisseia no Espaço_ a partir de uma declaração do diretor Stanley Kubrick. O trabalho mostrará, inicialmente, um fundo de reflexão comum tanto para a religião quanto para a ficção científica. Uma narrativa cuja realização se dá num evento maior distingue-se, no filme, da confessionalidade religiosa, encontrando, a despeito da tecnologia e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  12
    The Action of Centripetal and Centrifugal Forces in Religious Discourse about People with Disabilities: Reflections Based on Bakhtin and the Circle.Dennis Souza da Costa & Ivana Siqueira Teixeira - 2024 - Bakhtiniana 19 (2):e63573p.
    RESUMO Este artigo analisa a atuação das forças centrípetas e centrífugas em enunciados da esfera religiosa que evidenciam cosmovisões do segmento cristão evangélico acerca da deficiência. Para tanto, selecionamos um vídeo disponível na plataforma YouTube contendo enunciados dos apresentadores Tito Rocha e Leandro Quadros relativos à temática da deficiência, bem como a resposta de uma internauta acerca do posicionamento desses sujeitos. A reflexão teórico-metodológica fundamenta-se na orientação dialógica da linguagem, sobretudo nas considerações acerca das relações dialógicas, vozes e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  3
    emblema Homo moriens de Hieronymus Wierix.Helmut Renders - 2023 - Franciscanum 65 (179).
    O artigo aqui apresentado faz parte de uma elaboração sistemática de estilos iconográficos e suas respectivas mensagens iconológicas da cultura visual cristã, com foco na arte religiosa devocional. A obra em questão é um interessante exemplo flamengo da linguagem visual católica em uso cem anos depois da reforma protestante e criada, provavelmente, entre a Trégua dos Doze Anos e o início da[s] Guerra[s] dos Trinta Anos. É estudo a gravura Homo moriens de Hieronymus Wierix do ano [1609/1619]. Formalmente, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  17
    A naturaleza humana do "Homo religiosus".Paulo Barroso - 2012 - Revista Portuguesa de Filosofia 68 (3):439-460.
    Resumo Através de uma abordagem metodológica centrada na reflexão dialética, o presente artigo tem como principal objetivo questionar uma suposta essencialidade natural ou cultural da natureza humana associada às experiências religiosas e ao sagrado. Este tema constitui uma aporia, pois a religiosidade do ser humano pode ser concebida como fenómeno cultural e natural, humano e sobre-humano, social e individual. Além da indagação sobre a naturalidade ou culturalidade da religião no ser humano, algumas perguntas colocadas no artigo, designadamente na problematização, visam (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  28
    Mística, necessidade e lógica (Mystic, necessity and logic)-DOI: 10.5752/P. 2175-5841.2012 v10n28p1380.Camila Rodrigues Jourdan - 2012 - Horizonte 10 (28):1380-1394.
    O artigo clarifica em que medida a Lógica, no sentido mais comum e até ingênuo do termo, enquanto composta pelas leis necessárias do pensamento correto, pode ser entendida como Mística. Isto parece estranho, pois a Mística é normalmente entendida como uma vivência de superação das dualidades, onde o pensamento racional colapsa e encontra seu limite. Já a Lógica é entendida como paradigma de pensamento racional. Argumenta-se que as leis mais gerais da razão e do discurso se relacionam com a Mística (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  35
    A poesia da mística e a mística da poesia (Poetry of mysticism and the mystic of poetry) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n25p53. [REVIEW]Vinicius Mariano de Carvalho - 2012 - Horizonte 10 (25):53-74.
    Este texto apresenta algumas reflexões sobre os elementos poéticos presentes no discurso místico, ressaltando quais as características fundamentais destes textos, desde um ponto de vista da poesia. Ao fazer isso, o texto também pergunta quais seriam os elementos místicos da poesia. Se se pode falar de uma poética da mística, poder-se-ia também considerar uma mística da poética? Considerando-se que o discurso místico é resultado de uma experiência com o sagrado, haveria uma experiência transcendente também expressa na poesia considerada profana? O (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  29
    Erotismo, mística e morte: a tríade adeliana (Eroticism, mysticism and death in Adélia Prado poetry) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n25p104. [REVIEW]Cleide Maria de Oliveira - 2012 - Horizonte 10 (25):104-119.
    Resumo O artigo pretende apresentar as principais linhas temáticas da poética de Adélia Prado, escritora que do primeiro ( Bagagem , 1976) ao último livro ( A duração do dia , 2010) tem surpreendido público e crítica com a articulação de temas que o senso comum considera divorciados, mais propriamente, uma religiosidade mística e uma erótica candente. Pensar o erótico e o místico em Adélia é pensar o humano circunscrito pelo horizonte da morte, sabendo-se que, mais do que uma temática, (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  93
    Desencontros entre texto e imagem “ilustrativa”, no Flos Sanctorum de 1513.Fr António-José D'almeida Op - 2005 - Cultura:45-64.
    Nos livros impressos, nem sempre as imagens estão de acordo com os textos que deveriam ilus­trar. Neste artigo, o autor analisa algumas estampas xilográficas que estão em desacordo com os textos que 'ilustram', em O Flos Sanctorum em linguagem português, impresso em Lisboa, por Hermão de Campos & Roberto Rabelo, em 1513.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  24
    “Borboletas Azuis” de Campina Grande: crenças e lutas de um movimento milenarista ("Borboletas Azuis" of Campina Grande: belief and fighting of a millenarist movement) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2009v7n14p46. [REVIEW]Lidiane Cordeiro Rafael de Araújo & Magnólia Gibson Cabral da Silva - 2009 - Horizonte 7 (14):46-61.
    Resumo Os “Borboletas Azuis” de Campina Grande/PB alcançaram destaque nacional devido à propagação de uma profecia que afirmava a ocorrência de um dilúvio para o dia 13 de maio de 1980. O movimento é uma contestação às transformações da Igreja Católica Romana a partir do Concílio Vaticano II, onde foram tomadas medidas em favor de liturgias mais adequadas às culturas locais e em idioma próprio, assim como mudanças significativas nos textos e na linguagem utilizados na missa e na administração (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  19
    Keter Malkhut (Coroa Real) e a mística filosófica de Ibn Gabirol (Keter Malkhut (Kingly Crown) and the philosophical mysticism of Ibn Gabirol) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n27p728. [REVIEW]Cecilia Cintra Cavaleiro de Macedo - 2012 - Horizonte 10 (27):728-756.
    Ibn Gabirol foi um poeta e filósofo judeu espanhol que viveu no século XI. Sua filosofia racional, redigida em árabe, parece ser completamente desvinculada de sua poesia religiosa hebraica, considerada mística. Alguns estudiosos entendem que entre mística e filosofia existe um antagonismo insuperável. Redigido no período de formulação da Kabbalah , o poema Keter Malkhut , pela estreita relação que seu conteúdo mantém com alguns elementos filosóficos usados pelo autor, foi freqüentemente interpretado como mera alegoria estética para o sistema (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. Il ruolo Del diavolo nella drammatica.Del Medioevo Religiosa - 2006 - Mediaevalia 27:93.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  9
    Linguagem e denúncia da interioridade em Nietzsche e nas Investigações Filosóficas de Wittgenstein.Saulo Krieger - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (1):193-214.
    Resumo: O presente artigo pretende trazer à luz a convergência entre dois modos divergentes de superação do paradigma por excelência da filosofia moderna, qual seja, o da interioridade do sujeito, como pedra de toque epistemológica. Mais precisamente, pretende-se evidenciar o rito de passagem de um filosofar moderno para o contemporâneo, segundo a vertente que se convencionou chamar de “filosofia continental”, a aqui ser visitada com Nietzsche - equacionada a uma hermenêutica -, e a “filosofia analítica” ou “anglo-saxônica”, a aqui ser (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  32.  24
    Linguagem e Experiência em Merleau-Ponty.Alberto Alonso Muñoz - 1998 - Discurso 29:175-208.
    O objetivo deste artigo é examinar as relações entre a linguagem e a experiência (a que ela se refere) em Merleau-Ponty. Tento examinar quais as críticas de Meleau-Ponty a uma série de teorias da linguagem que ele considera "naturalizantes". Em seguida, vejo como significações ideiais são possíveis "emergindo" da experiência sensível. Creio ser possível relacionar esses dois patamares mediante o conceito husserliano de Fundierung e a estrutura temporal desse conceito.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Sobre el sentido de la formación permanente para la vida religiosa.Alberto Escallada Tuero - 2001 - Ciencia Tomista 128 (3):441-466.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. La epistemología de la experiencia religiosa según William P. Alston.Francisco Javier Carballo Fernández - 2007 - Ciencia Tomista 134 (1):137-148.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. Pareyson, L., Dostoievski. Filosofía, novela y experiencia religiosa.Pablo Blanco - 2008 - Anuario Filosófico 41 (92):498-499.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  9
    Il Ruolo del Dlavolo nella Drammatica Religiosa del Medioevo.Giovanni Battista Bronzini - 2006 - Mediaevalia 27 (1):93-102.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Pobreza y reforma de la vida religiosa en el siglo XVI, según el Quinto Abecedario de Francisco de Osuna.Saturnino López Santidrián - 1993 - Verdad y Vida 51 (201):7-82.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. La ausencia de la casa religiosa: uso, abuso y anomalías en su aplicación.Rufino Callejo - 2006 - Ciencia Tomista 133 (431):587.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  3
    Experiencia científica y experiencia religiosa: posibilidades e imposibilidades de descripción filosófica.Neldo Candelero - 2016 - Rosario, Argentina: FHUMYAR Ediciones, Facultad de Humanidades y Artes, UNR.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. Su una recente proposta di riforma religiosa.Daniele Bertini - 2006 - Giornale di Metafisica 28 (3):733-742.
    I take a survey of M.Vannini's views on authentic religious life, commenting on his theses. While I assent to most of his arguments, I reject some of his grounding claims.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  26
    La repulsa de la diversidad: el pensamiento de Juan Luis Vives en el contexto de la lucha político-religiosa del siglo XVI.José Javier Benéitez Prudencio - forthcoming - Daimon: Revista Internacional de Filosofía.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. La Fe en el futuro. Dimensión utópica y dimensión religiosa en Ernest Bloch.Remo Bodei - 1988 - Revista de Filosofía (México) 63:361-377.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Notas críticas sobre la ética religiosa del trabajo en el Opus Dei.Antoni Jesús Aguiló Bonet - 2009 - Aposta 42:1.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. Linguagem radiofônica e jornalismo: um estudo das estratégias estéticas das séries de reportagens da Rádio Eldorado.Marcelo Freire & Debora Cristina Lopez - 2012 - Logos: Comuniação e Univerisdade 18 (2).
    Este artigo analisa as estratégias de linguagem radiofônica em três séries de reportagens transmitidas pela Rádio Eldorado de São Paulo em 2008. O objetivo é compreender de que maneira os sons ambiente, os efeitos sonoros, a entonação, as trilhas e o silêncio foram utilizados pelos jornalistas da emissora nas séries “Os Jovens Quarentões”, “A Cidade que Não Anda” e “São Paulo: Capital da Pluralidade”. Entre os principais resultados do estudo estão a não utilização do silêncio, a adoção unânime da (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Linguagem E ensino na idade média.Airto Ceolin Montagner - 2009 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (18):95-102.
    O ensino na Idade Média compreendia um conjunto de disciplinas pertencentes ao Trivium e ao Quadrivium, matérias conhecidas como artes. A estes se opunham as artes mechanicae, de cunho prático. Focalizamos, neste artigo, as questões relativas ao ensino da linguagem verbal, centrando nosso interesse na ars gramatica e na ars retórica. Um texto latino exemplificará as atividades de um famoso mestre da Idade Média.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. Dialética, Linguagem e Genealogia: sobre o programa da Dialética Negativa de Adorno.Erick Calheiros de Lima - 2014 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 2 (1):143-164.
    Gostaria aqui de formular o programa mais geral, contido na Dialética Negativa de Adorno, a partir de algumas perspectivas histórico-filosóficas. Na primeira parte, procuro desenvolver a ideia de que a crítica de Adorno a Hegel, compreendida como um novo enlace entre dialética e ontologia, beneficia-se da interpretação proposta por Adorno de temas da filosofia kantiana. Em seguida, procuro mostrar como Adorno conecta sua reformulação da dialética a uma compreensão de linguagem fortemente devedora de estratégias genealógicas de argumentação.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. A Linguagem Objetificante De Kant E A Linguagem Não-objetificante De Heidegger.Zeljko Loparic - 2004 - Human Nature 6 (1):9-27.
    Depois de expor, usando a filosofia de Kant como exemplo, em que consiste o uso objetificante da linguagem, o artigo prossegue explicitando os perigos extremos que Heidegger relaciona a esse uso e a defesa que ele recomenda: a mudança da nossa relação com a linguagem.After presenting, using the philosophy of Kant as an example, what is understood as the use of objectifying language, the article proceeds to explain the extreme perils that Heidegger takes related to this usage and (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  48. La oración, paradigma de la vitalidad de la vida religiosa.Armando Bandera - 1992 - Verdad y Vida 50 (197):9-26.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Un programa conciliar sobre acomodada renovacion de la vida religiosa trazado por el P. Arintero.A. Bandera - 1989 - Ciencia Tomista 116 (1):33-68.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  12
    Approssimazioni alla trascendenza: Idea di Dio e fede religiosa nella filosofia contemporanea.Maria Bartolomei - 2004 - Rivista di Storia Della Filosofia 2.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000