Results for 'Mauricio Chaves-Bustos'

1000+ found
Order:
  1.  20
    Aurelio Arturo en la voz de las cosas.Mauricio Chaves-Bustos - 2015 - Cuadernos de Filosofía Latinoamericana 36 (112):22.
    Aurelio Arturo constituye un poeta de una singularidad única en el conjunto de la poesía latinoamericana, con una voz sosegada, pero al ritmo de las concreciones universales, le canta al hombre de siempre, narrando no solo paisajes, sino recreando el escenario donde la humanidad hace su curso. Este ensayo muestra facetas de su vida, el manejo del símbolo en su contexto creativo, su lucha por exponer desde la poesía su sentimiento de hombre que debe dar el paso de lo provinciano (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Federico García Lorca: la voz que no calla -a los 70 años de su asesinato-.J. Mauricio Chaves Bustos - 2007 - Logos. Anales Del Seminario de Metafísica [Universidad Complutense de Madrid, España] 12:69-76.
    El ensayo pretende mostrar como la obra de García Lorca traspasa la barrera de lo puramente estético, para prefigurarse como un emblema de los problemas sociales que aquejaban a la España de su época, es decir lo social llevado al plano estético de una manera singular; así, el poeta granadino logra trascender a la muerte, tema recurrente en toda su obra, forjando un estilo y modelo de vida que se convertirán en paradigmas dentro del escenario literario hispanoamericano.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. La" catarsis" como concepto médico en el fedón de platón.Mauricio Castaño Busto - 2005 - Studia Philosophica 4:57.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  14
    MDL+ a manufacturing description language to describe and control assembling tasks in industry 4.0.Mauricio-Andres Zamora-Hernandez, Jose Andrez Chaves Ceciliano, Alonso Villalobos Granados, John Alejandro Castro Vargas, Jose Garcia-Rodriguez & Jorge Azorin-Lopez - 2023 - Logic Journal of the IGPL 31 (4):664-687.
    The assembly of products or components by operators in industries is a complex task with recurring problems. In these processes, operators often make errors that can lead to defective products. Therefore, they need to be inspected later to verify their correct assembly. The main problems are caused by several reasons including high employee turnover, lack of experience in manufacturing specific products or confusion in interpreting instructions to assemble similar components. In this paper, a novel structured language aimed to describe the (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. E. Bustos Guadaño, "Filosofía contemporánea del lenguaje I ".Mauricio Beuchot - 1993 - Analogía Filosófica 7 (2):211.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. A queda pandêmica do céu: contágios entre o palácio e a floresta.Maurício Fernando Pitta - 2024 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (2):e85084.
    O que significa dizer, como fez o coletivo Indigenous Action em meio à pandemia de covid-19, que “o capitalismo é pandêmico” e que “nós [indígenas] somos os anticorpos”? Quais os vínculos entre crises pandêmicas, o capitalismo em seu estágio globalizado e a emergência climática que ficou conhecida como “Antropoceno”? De que modo esse vínculo é visto por aqueles, como os povos indígenas, que, não obstante à margem do processo, são os mais diretamente afetados por seus efeitos deletérios? Com base nessa (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  4
    Exegese et dialectique chez Plotin: quelques remarques methodologiques.Mauricio Pagotto Marsola - 2022 - Revista Ética E Filosofia Política 2 (24):14-33.
    No tratado 10 (V 1), 8, ao examinar a questão da constituição das hipóstases inteligíveis, Plotino observa que tais teses não são novas, mas há muito enunciadas pelos filósofos anteriores e notadamente por Platão. De tal modo, sua investigação acerta de tais temas constitui-se como uma exegese dos antigos e dos diálogos platônicos. No início da interrogação acerca da eternidade e do tempo no tratado 45 (III 7), Plotino observa a necessidade de examinar o que os antigos filósofos disseram acerca (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  47
    A filosofia da existência de Roger Garaudy.José Mauricio de Carvalho - 2005 - Cultura:301-314.
    Roger Garaudy é um filósofo francês que muda de uma posição inicialmente marxista para outra existencialista. A sua aproximação com o existencialismo se dá na década de 70 quando o pensador foi expulso do Partido Comunista Francês por discordar dos rumos do marxismo de então. Ao mesmo tempo ele descobre no existencialismo a chave teórica que justifica sua preocupação humanista. Da fase marxista, o filósofo preserva os elementos éticos e as preo­cupações sociais que ele transfere para sua filosofia existencial. Garaudy (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  14
    Filosofia, tragédia e ensino do homem grego.Luiz Maurício Bentim da Rocha Menezes & Maria Elizabeth Bueno de Godoy - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24:019014.
    O nosso intuito é problematizar o ensino da filosofia como uma disciplina a ser aprendida. Pretendemos desta forma, trazer questões que possam auxiliar a nossa investigação para uma solução coerente e satisfatória. Para isso, retomaremos alguns conceitos gregos de educação, focando-nos no séc. V a.C. através da tragédia e da sofística para demonstrar a influência destas dentro daquilo que chamamos educação. Se tomarmos o mestre como o artífice e o discípulo como objeto deste ensino, devemos ter em mente que a (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  10.  17
    Como ensinar filosofia?: uma proposta platônica.Luiz Maurício Bentim da Rocha Menezes - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (3):477-491.
    Como se ensina filosofia? Pergunta preciosa que abre precedentes para um longo e árduo caminho. Para isso não há resposta pronta, não está escrito e nem determinado, mas é preciso percorrer todo o caminho, pois a própria pergunta “Pode a filosofia ser ensinada?” já é uma pergunta filosófica e respondê-la significa entrar nos meandros da filosofia e em que consiste uma educação filosófica. A tentativa de responder à questão, deixa outra questão no ar: Existe tal arte de ensinar? Se ela (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  22
    O conceito de romanização do catolicismo brasileiro e a abordagem histórica da Teologia da Libertação (The concept of Romanization of Brazilian Catholicism and the historical approach of the Liberation Theology) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n32p1485. [REVIEW]Maurício de Aquino - 2013 - Horizonte 11 (32):1485-1505.
    A criação da Comisión para el Estudio de la Historia de la Iglesia en Latino América (CEHILA), no ano de 1973, na cidade de Quito, Equador, está umbilicalmente ligada ao nascimento da Teologia da Libertação em face da qual se apresenta, duplamente, como fundamento e expressão. Considerando essa premissa, este artigo apresenta, problematiza e demonstra as relações entre a Teologia da Libertação e a história renovada da Igreja produzida pelo grupo CEHILA desde a análise histórica de livros considerados referenciais e, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  17
    Filmando o Patrimônio Cultural Imaterial em Moçambique e Cabo Verde, relato de duas experiências.Fernanda Bianca Gonçalves Gallo & Mauricio Santos De Oliveira - 2017 - Odeere 1 (2).
    O presente texto relata a experiência da produção de dois vídeos: Rotas da Marrabenta - Música Moçambicana em Movimento e “Esta cultura que te conduz a saber ser”: Um olhar sobre o fortalecimento das capacidades nacionais para a salvaguarda do patrimônio imaterial nos países africanos de língua oficial portuguesa.. Discutindo a categoria de Patrimônio Cultural Imaterial o texto aponta as possibilidades de se pensar e mostrar a diversidade cultural e social do continente africano por meio de uma linguagem audiovisual em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  19
    Ensinar E aprender filosofias negras: Entrevista a Renato Noguera.Alexandre De Oliveira Fernandes, Emanoel Luís Roque Soares & Maurício De Novais Reis - 2018 - Odeere 3 (6):07.
    Uma boa entrevista precisa de uma entrada? Necessitamos aqui, realmente de uma apresentação de nosso entrevistado? Se sim, seremos sintéticos, porque estamos convencidos de que importa a fala de Renato Noguera. Deixaremos que a entrevista diga “algo” sobre ele que não possa ser pinçado rapidamente de seu currículo lattes, produção bibliográfica, palestras e bancas de trabalhos acadêmicos, não sem dizer, contudo, que Noguera é daqueles pensadores que aproximam o conhecimento das pessoas. Não escreve e nem fala como se estivesse em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  14
    Pesquisa e produção de conhecimento sobre quilombos: entrevista com José Maurício Arruti.Benedito Eugenio & Wesley Santos de Matos - 2020 - Odeere 5 (9):23.
    A pesquisa sobre quilombos tem se ampliado consideravelmente nos últimos anos, incorporando diferentes referenciais teóricos. Dentre os pesquisadores que têm contribuído para a renovação dos estudos sobre comunidades quilombolas está José Maurício Arruti, doutor em Antropologia Social e professor da Universidade Estadual de Campinas. O professor Arruti pesquisa comunidades quilombolas e povos indígenas, em especial sobre os temas Políticas de Reconhecimento, Território, Memória e Educação. Apresentamos, a seguir, a entrevista por ele concedida, em que discute aspectos de sua trajetória de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. Nunca hemos sido universalistas: el reconocimiento al derecho a la salud de las poblaciones migrantes en Costa Rica.Mauricio López Ruiz - 2011 - Revista de Filosofía de la Universidad de Costa Rica 50 (127):39-48.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. La prevención en materia ambiental.Gloria Amparo Rodríguez & Iván Vargas-Chaves (eds.) - 2016 - Bogotá: Editorial Universidad del Rosario.
    La prevención en materia ambiental, como concepto y principio, es una opción eficaz para aplicar el principio ético de responsabilidad esbozado por Hans Jonas, que propugna por un tratamiento responsable del ambiente de cara a su preservación para las generaciones venideras. En este sentido, la prevención es también un mecanismo de gestión que le da a cada riesgo ambiental el tratamiento particular que se merece, dadas sus características, premura e incluso potencial impacto en lo social, económico y ambiental. Esta obra (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  17.  29
    A New Look to a Classic Issue: Reasoning and Academic Achievement at Secondary School.Isabel Gómez-Veiga, José O. Vila Chaves, Gonzalo Duque & Juan A. García Madruga - 2018 - Frontiers in Psychology 9.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  18.  18
    Calibrando los lentes teóricos. Operacionalización y estrategias metodológicas para el análisis de las “identidades nacional populares”.Mauricio Schuttenberg - 2013 - Polis: Revista Latinoamericana 35.
    Este artículo apunta a reconstruir los pasos dados en la conformación del marco teórico de una tesis doctoral en el campo de las organizaciones populares en la historia reciente de la Argentina. En ese marco, se presenta la operacionalización de categorías teóricas con las cuales se abordó la dinámica política de dichas organizaciones durante el período 2003-2009 y se problematiza la estrategia metodológica. En resumen se propone reconstruir el proceso de construcción teórica de una investigación y los diferentes pasos que (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  19
    A produção do conhecimento em Educação Física em Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe.Márcia Chaves Gamboa, Silvio Ancisar Sánchez Gamboa & Celi Nelza Zülke Taffarel - 2009 - Filosofia E Educação 1 (1):164-167.
    Balanço da produção científica em Educação Física em Estados do Nordeste, visando a identificar tendências, perspectivas e desafios que se apresentam à consolidação dessa produção. O estudo integra a pesquisa matricial do grupo LEPEL/UFBA.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Justiça restaurativa: Uma análise sociológica dos Fins que os meios punitivos não alcançam.Karina Bezerra Pinheiro & Raul Rocha Chaves - 2013 - Revista Fides 4 (1):117-128.
    JUSTIÇA RESTAURATIVA: UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DOS FINS QUE OS MEIOS PUNITIVOS NÃO ALCANÇAM.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. Yo y el otro: actitudes ambivalentes hacia la immigración entre los estudiantes de secundaria en Extremadura.A. Baigorri, M. M. Chaves & R. Fernández Díaz - 2004 - Aposta 9:2.
    El presente artículo da cuenta de las actitudes hacia los inmigrantes entre los estudiantes de educación secundaria de edades comprendidas entre 12 y 13 años en Extremadura, España. Los datos proceden de una investigación financiada por el Gobierno Regional de Extremadura y en ellos se muestran ¿mediante análisis de contenido y utilización de citas textuales¿ los componentes estructurales que alimentan las actitudes positivas y/o negativas hacia la inmigración y los inmigrantes por parte de los adolescentes extremeños, en la medida en (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  3
    La empresa, la deuda y el reto.Julián Chaves González - 2023 - Recerca.Revista de Pensament I Anàlisi 28 (2).
    Este artículo presenta una revisión del concepto de sujeto neoliberal a través de sus distintas caracterizaciones en la filosofía política contemporánea. Bajo las nociones de empresa, deuda y reto, se estudian las obras de los principales autores que se han ocupado de la subjetividad neoliberal y se muestran sus diferencias, así como el hilo conductor que, mediante acuerdos implícitos, ha avanzado la investigación hasta alcanzar una concepción del sujeto neoliberal como aquel que toma su vida como una sucesión de retos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. Interacciones agresivas en mamíferos: patrones espaciales y motores.Francisco Javer de Miguel, Paloma Chaves, Raquel Monclús & Isabel Barja - 2011 - In Ivano Dionigi & Guido Barbujani (eds.), Animalia. Milano: Biblioteca universale Rizzoli. pp. 50-53.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  16
    Contextualized Contribution of Kindness to Favorable Goal- and Circumstantial-Driven Neuropsychological Regulation.Nayara Mota, Elenilda Chaves, Marina Antunes, Rudi Borges, Andressa Paiva & Vanessa Santos - 2017 - Frontiers in Psychology 8.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Acerca da relação do discurso de Alcibíades com os outros discursos do Banquete platônico.Friedrich Nietzsche & Ernani Chaves - 2012 - Hypnos. Revista Do Centro de Estudos da Antiguidade 28:183-186.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  18
    Un pseudoproblema para el minimismo.José E. Chaves Ruiz - 2007 - Critica 39 (115):69-82.
    El objetivo principal de este artículo es contribuir al debate entre contextualistas y minimistas, mostrando cómo uno de los principales argumentos en contra del minimismo, que denominaré el "Argumento de la pérdida de generalidad de la noción de implicatura", descansa en una mala comprensión o en una simplificación del mecanismo de generación de implicaturas conversacionales. /// The aim of this paper is to contribute to the debate between contextualism and minimalism. I show that one of the main arguments against minimalism, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. O que é mais importante para uma democracia : constituição ou instituições?, a resposta de Unger.Carlos Sávio Teixeira & Vitor Pinto Chaves - 2019 - In Carlos Sávio G. Teixeira (ed.), Rebeldia imaginada: instituições e alternativas no pensamento de Roberto Mangabeira Unger. [São Paulo, SP]: Autonomia Literária.
  28.  12
    Preciado, Paul B. (2022). Dysphoria mundi: El sonido del mundo derrumbándose.Julián Chaves González - 2024 - Enrahonar: Quaderns de Filosofía 72:189-192.
    Preciado, Paul B. (2022)Dysphoria mundi: El sonido del mundo derrumbándoseBarcelona: Anagrama, 551 p.ISBN 978-84-339-9948-1.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  29
    Preliminary Checklist for Reporting Observational Studies in Sports Areas: Content Validity.Salvador Chacón-Moscoso, Susana Sanduvete-Chaves, M. Teresa Anguera, José L. Losada, Mariona Portell & José A. Lozano-Lozano - 2018 - Frontiers in Psychology 9.
  30.  11
    Desempacotando o Paradigma Físico da Ciência da Informação.Geni Chaves Fernandes - 2018 - Logeion Filosofia da Informação 4 (2):127-146.
    A organização da Ciência da Informação por paradigmas (físico, cognitivo e social), realizado por Rafael Capurro, respondia às demandas de unificação do campo por banimento de concepções que proliferaram no campo a partir dos anos 1980. Acalmado o receio de fragmentação, pode-se retomar as concepções que inauguraram a Ciência da Informação, examinando alguns de seus diferenciais, que correm o risco de ficar ocultados sob o termo “paradigma físico”. Na retomada de reconhecidos teóricos, historiadores e epistemólogos do campo nos anos 1960 (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  7
    Porphyry and Daniel 7: academic discussions between Maurice Casey and Arthur Ferch.Lilian Chaves Maluf - 2008 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 1:47-53.
    The first Jewish interpretations, as well as the first Christian commentaries, on the Book of Daniel, are unanimous about an idea: that of the authority of the prophet Daniel. Porphyry from Tyre, being the first one to point out to the macabaic composition of the book and challenging the prestige of the figure of the prophet, questioned the foundations for which Christianity was justifying the legitimacy of its religious practices. By which ways has Porphyry prepared his arguments is the question (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. " Estudios de filosofía del lenguaje", de Francisco Rodríguez Consuegra.José Emilio Chaves Ruiz - 2004 - Teorema: International Journal of Philosophy 23 (1):233-235.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  35
    História de Polifemo: entre vida primitiva e idade de ouro.Vladimir Chaves dos Santos - 2019 - Dialogos 23 (2):4.
    O encontro do herói Odisseu com o ciclope Polifemo na Odisséia de Homero em dado momento saiu do terreno do mito e chegou até o da história. Polifemo tornou-se uma figura do mundo primitivo, em que reina violência, antropofagia, irracionalidade, paixão e música. O problema do valor da vida primitiva na antiguidade clássica conduzia a dois pólos antagônicos de interpretação. De um lado, a perspectiva progressista que via na história a saída de um estado primitivo e selvagem através da técnica. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  48
    Discovering the Neural Nature of Moral Cognition? Empirical, Theoretical, and Practical Challenges in Bioethical Research with Electroencephalography (EEG).Nils-Frederic Wagner, Pedro Chaves & Annemarie Wolff - 2017 - Journal of Bioethical Inquiry 14 (2):1-15.
    In this article we critically review the neural mechanisms of moral cognition that have recently been studied via electroencephalography (EEG). Such studies promise to shed new light on traditional moral questions by helping us to understand how effective moral cognition is embodied in the brain. It has been argued that conflicting normative ethical theories require different cognitive features and can, accordingly, in a broadly conceived naturalistic attempt, be associated with different brain processes that are rooted in different brain networks and (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  35.  8
    A Atlandida e os ciclos em Vico.Vladimir Chaves Dos Santos - 2010 - Educação E Filosofia 24 (47):15-38.
    A teoria ciclica da historia tem muitas variantes. Em Vico a teoria ciclica é adaptada a teoria do progresso.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. A contribuição Das mídias sociais para O reconhecimento Das uniões estáveis no brasil.Arthur Barreto Chaves Ferreira - 2016 - Revista Fides 7 (2).
    A CONTRIBUIÇÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS PARA O RECONHECIMENTO DAS UNIÕES ESTÁVEIS NO BRASIL.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  8
    Apresentação.Geni Chaves Fernandes - 2015 - Logeion Filosofia da Informação 1 (2):i-iv.
    À crescente valorização do estatuto da informação, pelo menos desde o final do século XIX, articularam-se diferentes momentos de seu exame, uso e entendimentos. Pode-se dizer que a trajetória das interrogações e respostas sobre a informação co-responderam, no sentido de que responderam juntamente e em cada tempo, aos modos de sociabilidade, de produção e distribuição de bens e conhecimentos, às inovações tecnológicas e ao pensamento filosófico. A afirmação de Nietzsche (1994, p. 100, tradução livre nossa) de que "[...] só se (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  2
    Apresentação.Geni Chaves Fernandes - 2015 - Logeion Filosofia da Informação 2 (1):i-v.
    Os estudos das ciências têm apontado transformações no regime de produção de conhecimento em diferentes modelos (modo2, tríplice hélice, ator-rede, pós-acadêmico etc.), enfatizando suas características interdisciplinares, multiatores e multilocais. Buscando explicar a realidade, modelos criam imagens interpretativas que nela interferem por funcionarem como parâmetros para o agir. As diferenças e prognósticos implícitos que apresentam indicam não só cargas locais, culturais ou ideológicas na sua construção mas, especialmente, que diferentes forças em ação ainda não encontraram estabilização, de modo que estaríamos ainda (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  1
    Preface.Geni Chaves Fernandes - 2015 - Logeion Filosofia da Informação 2 (1):vi-x.
    Studies are pointing to changes in scientific knowledge production systems regarding different models (mode2, triple helix, actor-network, post-academic etc.), emphasizing its interdisciplinary, multiplayer and multiplace characteristics. When seeking an explanation of reality, models create interpretive images that interfere in the reality, as they operate offering parameters to actions. The differences and implicit forecasts they present point not only to local, cultural or ideological burdens in its construction, but especially that the different intervening forces have not yet found stability, indicating that (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  47
    Academic writing in reflexive professional writing: citations of scientific literature in supervised pre-service training reports.Lívia Chaves de Melo, Adair Vieira Gonçalves & Wagner Rodrigues Silva - 2013 - Bakhtiniana 8 (1):95 - 119.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. El contextualismo y P. Grice.José Emilio Chaves Ruiz - 2004 - Theoria: Revista de Teoría, Historia y Fundamentos de la Ciencia 19 (3):339-354.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  42
    A narrativa que constitui mundos: a literatura de Mircea Eliade (The narrative that constitutes worlds: the literature of Mircea Eliade).Vitor Chaves de Souza - 2012 - Horizonte 10 (25):255-267.
    O filósofo Mircea Eliade, dentre seus ofícios, foi um escritor. Para ele, a literatura busca investigar e compreender os significados universais da criação e dos fenômenos – em especial, em seus romances, os fenômenos religiosos. Herdeiro da tradição literária existencialista que marcou, sobretudo, os grandes filósofos e romancistas franceses (como Jean-Paul Sartre e Albert Camus), sua obra literária possui uma unidade fundamental: a inquietação com o tempo e o sagrado. O objetivo desta pesquisa é apresentar a relação de Mircea Eliade (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Significado y comunicación.José E. Chaves Ruiz - 2003 - Dianoia 50:63-83.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  73
    Singing of the Source: Nature and God in the Poetry of the Chinese Painter Wu Li.Stuart Sargent, Wu Li & Jonathan Chaves - 1995 - Journal of the American Oriental Society 115 (3):517.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  45.  24
    La conciencia de lo corporal: Una visión fenomenológica-cognitiva.Hugo Mauricio Rodríguez Vergara - 2010 - Ideas Y Valores 59 (142):25-47.
    Este escrito es un esfuerzo por mostrar la importancia de un enfoque fenomenológico para clarificar, en cierto sentido, las explicaciones cognitivas sobre una posible awareness corporal. Shaun Gallagher, por ejemplo, es uno de los autores que ha intentado implementar descripciones fenomenológicas de..
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  8
    Comprensión y lenguaje.Mauricio Vélez Upegui - 2012 - Discusiones Filosóficas 13 (20):223-242.
  47.  3
    Reflexión sobre el diálogo entre los griegos.Mauricio Vélez Upegui - 2004 - Estudios de Filosofía (Universidad de Antioquia) 30:115-139.
    Al amparo de una observación del fresco de Rafael Sanzio titulado la Stanza della Segnatura, se procura adelantar en el texto una reflexión sobre la práctica del diálogo entre los griegos de la antigüedad. Dicha reflexión pasa por un prurito de caracterización del género conocido con el nombre de "diálogo socrático". La conclusión a la que se llega no por ser conocida es irrelevante: un diálogo, en rigor, nunca termina. Al final se establece una serie de correspondencias entre la significación (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  7
    Understanding and language.Mauricio Vélez Upegui - 2012 - Discusiones Filosóficas 13 (20):223 - 242.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  6
    O fundo obscuro da alma: Baumgarten e os fundamentos metafísicos da Estética.Douglas Chaves de Souza - 2024 - Aufklärung 10 (3):37-54.
    Este artigo propõe um estudo sobre algumas reflexões filosóficas feitas por Alexander Baumgarten no contexto dos desdobramentos do racionalismo escolástico de Leibniz. Investigarei as teses metafísicas, sobretudo as que explicam a estrutura do conhecimento sensível, a psicologia empírica e as faculdades da gnosiologia inferior. Além disso, veremos de que maneira Baumgarten retoma as teorias clássicas da retórica e da poética para criar seu sistema das artes, examinando o papel das percepções da alma na produção e contemplação da beleza. Por fim, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  39
    Identificacion de competencias Del docente de excelencia de la universidad Del bio-bio.Carlos Mauricio Salazar Botello & Rodrigo Yobanolo Bonvallet - 2002 - Theoria 11 (1):77-85.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000