Results for 'Prova Quimica'

433 found
Order:
  1. Sem tarefa.Turma Disciplina Data Entrega Tarefa, Prova Quimica, Tabela Periodica, Ed Fisica, Terminar Tarefa da, Pesquisar Sobre A. Vida Do, Educador Paulo Freire & Tarefa Guia de Estudo Pagina - 1928 - História 8 (4/09):08.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  2.  3
    A ruptura na química entre o senso comum e o conhecimento científico a partir da análise de Gastón Bachelard.David Velanes - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 15 (1):187-203.
    O objetivo deste artigo é demonstrar a ruptura entre senso comum e conhecimento científico da Química a partir da epistemologia de Gaston Bachelard. Como fio condutor para tal análise, tomou-se os conceitos de materialismo imediato e materialismo instruído, que aparecem principalmente na obra bachelardiana Le Matérialisme Rationnel de 1953, como grandes bases de pensamentos que fundamentaram a ciência Química em períodos históricos diferentes. Demonstrar-se-á que, na epistemologia de Bachelard, o conceito de materialismo imediato equivale ao momento em que ocorria continuidade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  4
    Princípio de permanência da subst'ncia e reações químicas.Írio Vieira Coutinho Abreu Gomes - 2021 - Perspectivas 6 (1):52-73.
    Esse artigo investiga um possível contraponto à primeira analogia kantiana: as reações químicas. Para tanto se define lei de conservação em geral de acordo com o entendimento da ciência. Essas leis tem uma forma definida constante para todas elas e conteúdos que as diferenciam. Explica-se a primeira analogia da experiência ou doutrina da substância de Kant mostrando que qualquer mudança que notamos em nossas percepções num dado evento, só é possível se algo nesse mesmo evento não sofrer mutação. O elo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  45
    A química fina que poderia ter sido: a extração de óleo de sassafrás e de safrol no alto e médio vale do Itajaí.Juergen Heinrich Maar & Ligia Cleia Casas Rosenbrock - 2012 - Scientiae Studia 10 (4):799-820.
    O presente trabalho examina os aspectos históricos da extração do óleo de canela-sassafrás (Ocotea pretiosa Mez), rico em safrol, no Alto e Médio Vale do Itajaí, a partir de 1940, por iniciativa de Otto Grimm, no município de Rio do Sul. Apresenta-se o tema no contexto da memória química em Santa Catarina, e discutem-se os procedimentos utilizados, e principalmente os motivos que levaram tal indústria incipiente a não se converter em uma indústria de química fina. Para tanto, são apresentados alguns (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  1
    Química e Modernidade.Ronei Clécio Mocellin - 2018 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 16 (1).
    Quando se aborda a chamada Revolução científica moderna normalmente se faz referência à astronomia e à física-matemática. O conhecimento químico não é considerado como paradigma para a emergência da ciência moderna. Neste brevíssimo artigo apenas apontarei alguns elementos e eixos de investigações dedicados ao estudo da natureza química e das propriedades dos materiais, essenciais para o novo modelo de sociedade que emergiu na modernidade. Assim, vamos a uma rápida visita a alguns lugares-epistêmicos do século XVII nos quais poderíamos nos deparar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  76
    Argumento ontológico. A prova a priori da existência de Deus na filosofia primeira de Descartes.Raul Landim Filho - 2000 - Discurso 31:115-156.
    A prova ontológica cartesiana tem duas partes: a primeira consiste em inferir da idéia clara e distinta da essência de Deus o conhecimento verdadeiro dessa essência, que é caracterizada como a de um ente sumamente perfeito. A segunda parte tem como premissa inicial o conhecimento da essência de Deus. A partir desse conhecimento é provada a sua existência. A principal objeção à primeira parte da prova se baseia na crítica de S. Tomás ao argumento de S. Anselmo. Ela (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  17
    A Prova Econômica Na Análise de Atos de Concentração Em Mercados de Competição Din'mica.Isabella Dorigheto Miranda & Juliana Oliveira Domingues - 2021 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 7 (1):40.
    Por meio de abordagem exploratória e raciocínio dedutivo pautado em revisão bibliográfica, procura-se apontar a importância da prova econômica na análise de atos de concentração pelo CADE, considerando o aumento dessas operações em mercados de competição dinâmica, marcados por elevado nível de inovação. Referida prova assume relevância argumentativa e se propõe a estipular o efeito líquido negativo da operação. Considera-se que a prova econômica embasaria o argumento econômico de aplicação normativa, inserindo-se na análise econômica do direito. Ao (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  7
    Las prácticas químicas a través de sus transformaciones.José Antonio Chamizo Guerrero - 2022 - Critica 54 (162):57-82.
    A partir de los “ejemplares” kuhnianos, lo que significa incorporar los instrumentos en los procesos de cambio, y sustituir el concepto de revolución por el de transformación, se describe la construcción y el desarrollo de la química identificando su método particular: análisis y síntesis. Todo ello acompañado por el surgimiento de nuevas subdisciplinas y de nuevas entidades u objetos epistémicos, que acumuladas, se fueron integrando en los robustos ejemplares de sus cambiantes prácticas, al mismo tiempo que se introdujeron importantes modificaciones (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Química social e a meia-vida das Revoluções Moleculares.Benito Maeso - 2020 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 18 (2).
    A partir de uma leitura do conceito de revolução molecular, apresentado por Deleuze e Guattari, busca-se analisar de que forma este pode indicar uma maneira inovadora de enfrentamento das formas de opressão que caracterizam a contemporaneidade como também entender a duplicidade contida em seu interior e o risco de seu funcionamento como caminho para reconfigurações mais opressivas ainda por parte do sistema capitalista, descrito como uma forma de vida que ultrapassa a questão da propriedade dos meios de produção para imiscuir-se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  38
    A tradução química de experimentos alquímicos envolvendo água régia em Robert Boyle.Kleber Cecon - 2012 - Scientiae Studia 10 (4):711-732.
    Recentemente, alguns acadêmicos têm demonstrado que a tradução química pode auxiliar o trabalho histórico. O objetivo deste trabalho é traduzir alguns experimentos alquímicos de Robert Boyle para a química contemporânea, particularmente, aqueles que envolvem a água régia. A maior parte desses experimentos tem relação com o mecanicismo boyleano, com receitas de produção de compostos e com a padronização de procedimentos químicos. Muitos deles envolvem descrições precisas de propriedades, tais como o ponto de fusão, a mudança de gosto, a liberação de (...)
    Direct download (10 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Quimica Estructural: Genesis, presupuestos y reconstruccion historica.Cipriano Barrio Alonso - 1992 - El Basilisco 13:59-73.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  12
    A prova da existência da multiplicidade de corpos na Sexta Meditação.César Augusto Battisti - 2011 - Educação E Filosofia 25 (Especial):181-214.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  9
    La ‘química de los conceptos y sensaciones’: una hipótesis de Nietzsche contra el reduccionismo moral.Kathia Hanza - 2003 - Estudios de Filosofía (Universidad de Antioquia) 5:35-46.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  24
    La química computacional en la nueva frontera.Otilia Mó & Manuel Yáñez - 2011 - Arbor 187 (Extra_1):143-155.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  16
    Química y salvación.José Luis Villacañas Berlanga - 1994 - Daimon: Revista Internacional de Filosofía 8:145-154.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  14
    A Prova da Existência de Deus No de Libero Arbitrio de Agostinho.Maurizio Filippo Di Silva - 2024 - Basilíade - Revista de Filosofia 6 (11):11-21.
    O objetivo deste artigo é o de esboçar a prova da existência de Deus traçada por Agostinho de Hipona no segundo livro do De libero arbitrio. Tendo em vista tal fim, na primeira parte desta pesquisa, examinar-se-á o critério indicado pelo Hiponense para provar que Deus existe. Em seguida, isto é, na segunda etapa deste estudo, analisar-se-á a reflexão agostiniana sobre a Verdade como objeto comum e imutável do conhecimento da razão humana. Por fim, na terceira parte desta pesquisa, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  8
    Fundamentos histórico-filosóficos de la química.Dolores Vélez-Jiménez & Celso Obdulio Mora-Rojas - 2023 - Sophia. Colección de Filosofía de la Educación 34:291-313.
    Existe pertinencia en la integración de los conocimientos de una ciencia natural, predominantementematerial como es la química, con el mundo de las ideas de la filosofía y más concretamente con la epistemología. El objetivo central del presente artículo es hacer un aporte acerca de la epistemología de la química, en la consideración de la filosofía, dentro del pensamiento de la diversidad y su importancia educativa. La metodología se enfocó en un tipo no experimental de nivel exploratorio, de método cualitativo y (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  13
    La 'química de los conceptos y sensaciones': una hipótesis de Nietzsche contra el reduccionismo moral.Kathia Hanza - 2003 - Estudios de Filosofía (Universidad de Antioquia) 5:35-46.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  8
    Provas matemáticas em Wittgenstein.Camila Jourdan - 2009 - Revista de Filosofia Aurora 21 (29):297.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  13
    Quimica y deporte: La lucha contra el dopaje en el horizonte del siglo XXI.Jaime Lissavetzky - 2011 - Arbor 187 (Extra_1):105-112.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  9
    La química, una industria estratégica.Luis Serrano - 2011 - Arbor 187 (Extra_1):183-194.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  34
    Prova e Giustificazione.Alfredo Di Giorgio & Daniele Chiffi (eds.) - 2013 - G. Giappichelli Editore.
    I saggi che compongono questo libro intendono presentare in maniera organica e interdisciplinare, anche se da una prospettiva fondazionale logico-filosofica, il ruolo che il concetto di prova svolge in differenti ambiti del sapere. L’elemento innovativo e caratterizzante del volume è quello di stabilire e formulare quali sono le condizioni di adeguatezza materiale e formale per una corretta esplicazione del concetto di prova nelle sue differenti applicazioni. Si cercherà, inoltre, di cogliere cosa ha qualificato storicamente e qualifica tuttora il (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. A Prova por Redução ao Absurdo na Lógica Clássica.Maria da Paz Nunes de Medeiros - 1995 - Princípios 2 (2):120-125.
    Embora a logica seja, de urn modo geraJ, concebida como um ramo da filosofia, suas aplic~oes via muito alem dos limites de qualquer disciplina isoladamente considerada (SALMON, 1993). Seu papel principal e fomecer meios para determinar a rel~o de consequencia que vige entre as premissas e a conclusao de urn dado argumento. Dentre as tecnicas utilizadas que possibihtarn garantir esta rel~o destaca-se a tecnica por redu ¢oao absurdo por ser amplamente aplicada nas cienciasdesde a antiguidade. Suaideiabasics residenofatodequeumapropo si~ nio pode (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  5
    Química y Tecnologías Químicas.José Luis García Fierro - 2000 - Arbor 166 (653):141-153.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  6
    Meta-química, estética e iluminación.Enrique Ocaña - 1994 - Daimon: Revista Internacional de Filosofía 8:155-167.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  17
    La química española en el año internacional de la química.Luis A. Oro - 2011 - Arbor 187 (Extra_1):169-172.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  7
    À prova de Balas? Necroinf'ncias cariocas, violência de estado E filosofias da rua.Diego Dos Santos Reis - 2021 - Childhood and Philosophy 17:01-19.
    This essay aims to reflect on the impacts of state violence upon black lives and childhoods. In the wanderings through the city of Rio de Janeiro and in the theoretical trails proposed by antiracist and decolonial thinkers, we discuss the impacts and challenges of racism in the formative and existential itineraries of racialized bodies, crossed by the public necropolitics that provides the premises of the pedagogical government of peripheral childhoods and adolescences in large Brazilian cities. From the bumping into M., (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. Química computacional: una nueva cara en el desarrollo de la Química Física.José Angel Sordo - 1990 - El Basilisco 6:3-12.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  2
    A Prova Anselmiana Segundo Karl Barth.Maria Leonor Xavier - 1995 - Philosophica: International Journal for the History of Philosophy 3 (5):103-121.
    Karl Barth est un auteur saillant dans la tradition de la preuve anselmienne du Proslogion au XXème siècle. Il interprète cette preuve à l’intérieur d’un programme théologique qui prétend à la totale séparation par rapport à la philosophie, en déployant une raison propre à foi. La preuve anselmienne, devenue une pièce de théologie séparée, doit se trouver à l'abri de toutes le réfutations philosophiques. Toutefois, l'interprétation strictement théologique de la preuve selon Barth ne se trouve pas, elle même, à l'abri (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  17
    Louis-Bernard Guyton de Morveau e a revolução química das Luzes.Ronei Clécio Mocellin - 2012 - Scientiae Studia 10 (4):733-758.
    O objetivo deste artigo é investigar a concepção enciclopédica de revolução científica posta em prática pelo químico francês L.-B. Guyton de Morveau (1737-1816). Deslocando a análise do conhecimento químico das Luzes do programa traçado por Lavoisier (1743-1794), sugerimos uma concepção revolucionária republicana, proclamada como resultado do esforço de uma coletividade. Daremos destaque a três abordagens revolucionárias de Guyton de Morveau no âmbito da química. A primeira foi sua atuação no ensino dessa ciência, cuja pedagogia e métodos de ensino foram fundamentais (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  31. A Concepção Estândar de Prova e o Problema de Kant.André Porto - 2021 - In Gisele Secco (ed.), De Mathematicae atque Philosophiae Elegantia. College Publications. pp. 150-168.
    The objective of this paper will be to present a critical evaluation of the so-called “standard conception of a proof”. According to this conception, a text could only be called a “demonstration of a certain mathematical proposition” if we could find a completely formalized version of that demonstration, its “corresponding formal proof”. We will compare these ideas with the treatment of the same topic within two markedly different contexts, that of contemporary Swedish intuitionism and that of modern software engineering. Finally, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  29
    As provas da existência de deus em Descartes.Luciano Marques de Jesus - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (2):347-364.
    SÍNTESE - O artigo tematiza as chamadas provas da existência de Deus na filosofia de René Descartes. A primeira, propriamente cartesiana, parte da idéia de infinito, presente no eu, para a existência do Ser infinito; a segunda, versão cartesiana do argumento da contingentia mundi, parte da existência do eu contingente que possui a idéia para a existência de Deus; a terceira é uma reedição do argumento ontológico de Santo Anselmo.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  19
    Explicaciones, mecanismos y reacciones químicas.Juan Bautista Bengoetxea & Oliver Todt - 2014 - Principia: An International Journal of Epistemology 18 (3):393.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  29
    Materiais, equipamentos, métodos e objetivos: outra revolução química?Juergen Heinrich Maar - 2012 - Scientiae Studia 10 (4):671-680.
    Dos diferentes fatores associados a uma mudança de paradigma e, portanto, a uma revolução química, o menos discutido é o que envolve os assim chamados experimentos exemplares, mudanças radicais na metodologia de trabalho e nos procedimentos empíricos da química, mudanças e modificações estas que, no caso de uma ciência natural empírica, podem ter como consequência dados experimentais antes inacessíveis, levando, por fim, a uma nova abordagem de conceitos, hipóteses e teorias e desencadeando uma "revolução" química, um novo paradigma. Muito mais (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. La prova radicale dell'esistenza di dio in padre Alberto boccanegra op (1920-2010).Igor Agostini - 2011 - Divus Thomas 114 (3):163-289.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  3
    La prova non-ontologica: per una teoria del nulla e del "non".Giovanni Bottiroli - 2020 - Milano: Mimesis.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. A prova da existência de deus em santo agostinho E em santo anselmo.Maria Manuela Brito Martins - 2009 - Philosophica: International Journal for the History of Philosophy 34 (1): 75-91.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  4
    Prova matématica da existência de Deus.Bandeira de Mello & Lydio Machado - 1973 - [Brasil]:
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. A Prova por Redução ao Absurdo na Lógica Clássica.Maria da Paz Nunes de Medeiros - 1995 - Princípios 2 (2):120-125.
    Embora a logica seja, de urn modo geraJ, concebida como um ramo da filosofia, suas aplic~oes via muito alem dos limites de qualquer disciplina isoladamente considerada (SALMON, 1993). Seu papel principal e fomecer meios para determinar a rel~o de consequencia que vige entre as premissas e a conclusao de urn dado argumento. Dentre as tecnicas utilizadas que possibihtarn garantir esta rel~o destaca-se a tecnica por redu ¢oao absurdo por ser amplamente aplicada nas cienciasdesde a antiguidade. Suaideiabasics residenofatodequeumapropo si~ nio pode (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  17
    Lavoisier e a sistematização da nomenclatura química.Regina Simplício Carvalho - 2012 - Scientiae Studia 10 (4):759-771.
    Lavoisier sistematizou a nomenclatura química com base na Lógica de Condillac, e ambos os autores foram inspirados por John Locke. Atacou persistentemente a teoria flogística até a sua derrocada e conseguiu a adesão de vários cientistas a sua teoria do oxigênio. O uso da nova nomenclatura química implicava a aceitação dessa última teoria. Escreveu várias obras, entre elas Méthode de nomenclature chimique e Traité élémentaire de chimie, nas quais divulgou a nova nomenclatura química por toda a Europa. Assumindo que a (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  41.  13
    Provas globais.Paulo Ruas - forthcoming - Critica.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. A prova anselmiana segundo Karl Barth.Maria Leonor Xavier - 1995 - Philosophica 5:103-121.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  12
    Conceitos nômades: filosofia química na Ilustração.Ronei Clecio Mocellin - 2018 - Doispontos 15 (1).
    A pluralidade de filósofos que se interessaram pela cultura química da Ilustração indica que os modos de colaboração entre a química e a filosofia eram variados e não induziam a uma única opção filosófica. Neste artigo, teremos dois objetivos. O primeiro será o de apresentar brevemente uma cartografia do território químico da Ilustração. O segundo será o de explicitar a origem de alguns conceitos químicos presentes nos primeiros capítulos do Sistema da natureza de Holbach, a fim de precisar melhor qual (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  21
    A reconfiguração do empirismo: química, medicina e história natural a partir do programa baconiano de conhecimento.Luciana Zaterka - 2018 - Doispontos 15 (1).
    O conceito de empirismo evoca tanto uma tradição histórica quanto uma rede de questões filosóficas. Ambas frequentemente associadas a nomes como os de Francis Bacon, John Locke, George Berkeley e David Hume. Porém, lembremos que nenhum desses filósofos utilizaram o termo empirismo, e nem compartilharam de uma única escola epistemológica. Do ponto de vista histórico é comum encontrarmos estudos de História e Filosofia da Ciência que relacionam o conceito de ‘empirismo’ com a chamada Escola Empírica Médica, desenvolvida na Grécia Antiga. (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Prova e verità nella ricerca scientifica.Carl Hempel - 1986 - Nuova Civiltà Delle Macchine 4 (3/4):65-71.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  9
    La prova del budino: il senso comune e la nuova scienza della mente.Pietro Perconti - 2015 - Milano: Mondadori università.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  47.  6
    Formalização e axiomatização de provas ontológicas.Vinícius Carvalho da Silva - 2019 - Perspectivas 2 (2):83-113.
    Kurt Gödel foi um dos maiores matemáticos do século XX, com contribuições para a lógica e também para o campo da cosmologia à partir da elaboração de soluções para as equações de Einstein. Como filósofo, Gödel dedicou-se à lógica e aplicou-se à axiomatização não formal de uma prova ontológica. Benzmüller e Woltzenlogel Paleo desenvolveram, por meios computacionais, uma formalização do sistema axiomático gödeliano. O trabalho pode abrir novas perspectivas para a aplicação de técnicas das ciências da computação no campo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  4
    Haverá provas em ética?James Rachels - 2008 - Critica.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. La prova a priori dell'esistenza di Dio nel Settecento inglese: da Cudworth a Hume.E. Scribano - 1989 - Giornale Critico Della Filosofia Italiana 9 (2):184-212.
  50.  40
    Entre mecánica cuántica y estructuras químicas: ¿a qué refiere la química cuántica?Olimpia Lombardi & Juan Camilo Martínez González - 2012 - Scientiae Studia 10 (4):649-670.
    El propósito del presente trabajo consiste en abordar la pregunta por la ontología de la química cuántica. Para ello nos concentraremos en el concepto de enlace químico desde la perspectiva de los dos enfoques a través de los cuales la ecuación de Schrödinger se aplica a los sistemas químicos moleculares: la teoría del enlace de valencia (EV) y la teoría del orbital molecular (OM). Sobre la base de la presentación de ambos enfoques y su comparación, señalaremos que, a pesar de (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 433