Results for ' Idade Média, história do papado, imaginário, Joana, androginia papal'

978 found
Order:
  1.  24
    Joan, Symbolic Papal Androgyny.Hilário Franco Júnior - 2008 - Cultura:113-134.
    Entre meados do século XI e meados do XVI circularam no Ocidente cristão vários relatos sobre uma suposta papisa Joana, cuja condição feminina foi revelada ao parir em plena procissão pelas ruas de Roma. História à primeira vista anti-eclesiástica, contudo aceita pela Igreja medieval. Por quê? A hipótese aqui defendida é de que o mito de Joana expressava a androginia simbólica dos papas, daí ter sido censurado só com o advento do Protestantismo e sua constestação à própria existência (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  32
    Cristianismo e política na Idade Média: relações entre Papado e Império (Christianity and politics in the Middle Ages: the relations between the Papacy and the Empire) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2009v7n15p53. [REVIEW]José D'Assunção Barros - 2009 - Horizonte 7 (15):53-72.
    O principal propósito deste artigo é discutir uma das mais importantes questões relativas à interação entre Cristianismo e Política nos vários períodos da Idade Média: a relação entre Império e Igreja. O tema será abordado com base no exame de alguns dos aspectos políticos e imaginários envolvidos nesta relação que, à partida, contrasta dois projetos de cunho universalista que terminam por se opor no contexto político e religioso do período medieval. Entre as questões examinadas, um ponto importante será constituído (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  12
    A Idade Média nos currículos escolares: as controvérsias nos debates sobre a BNCC.Igor Salomão Teixeira & Nilton Mullet Pereira - 2016 - Diálogos (Maringa) 20 (3):16.
    Resumo Este artigo é sobre o papel da Idade Média nos currículos escolares. Foram consideradas duas versões da BNCC: a publicada em 2015 e a publicada em 2016. A partir da concepção que a aprendizagem histórica se dá também pela via do estranhamento, e considerando a “medievalística”, “medievalidade” e “reminiscências medievais”, problematiza-se o ensino de História da Idade Média no Brasil, a partir de algumas entradas. Entradas são oportunidades de inserções temáticas do medievo no contexto escolar: discursos (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  7
    Notas sobre a naturalização da ação demoníaca na Idade Média.Arthur Klik de Lima - 2022 - Philósophos - Revista de Filosofia 27 (1).
    A crença nos demônios está presente no imaginário do ocidente desde a antiguidade, embora nem sempre tenham recebido os mesmos nomes ou a mesma caracterização, algo que é facilmente perceptível a partir do senso-comum, da literatura, e da filosofia. Esta última, servindo muitas vezes como agente transformador, para situá-los no âmbito das fantasias produzidas pela ignorância, ou mesmo para transmutá-los em função de uma nova ontologia. Neste caso, trata-se de considerar como o final da Idade Média tenha se valido (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. ALEGORIA E SEGREDO I O traçado da interpretação – da Antiguidade à Idade Média.Mary Kimiko G. Murashima - 2009 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (18):9-15.
    Primeiro de uma série de três artigos que visam a analisar a utilização do discurso alegórico – em sua vertente alegórica e hermenêutica – em três obras de José Saramago: Memorial do convento, Manual de pintura e caligrafia e O evangelho segundo Jesus Cristo. Neste primeiro ensaio, analisaremos os sentidos socioculturais das diferentes avaliações dos processos de leitura e interpretação ao longo da história, tendo em vista sua influência direta na constituição de dois diferentes tipos de alegorias: a retórica (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  4
    ensino de história da África e cultura afro-brasileira: um estudo com jovens e adultos (CESEC-Uberl'ndia, MG).Astrogildo Fernandes da Silva Júnior & Maria Joana Costa Muniz de Resende - 2024 - Odeere 9 (1):123-143.
    Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da Universidade Federal de Uberlândia (ProfHistória/UFU). Nos limites do texto o objetivo consistiu em apresentar o processo que culminou na elaboração do Curso intitulado “Por uma educação antirracista: o estudo da história da África, cultura afro-brasileira e relações étnico-raciais” produzido como resultado da pesquisa desenvolvida no mestrado profissional, tendo como base e público alvo estudantes jovens e adultos. O estudo está fundamentado (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  12
    Hidácio de Chaves e a Galécia do século VHidácio de Chaves and 5th Century Galécia: Mental Representations of a Cleric at the “Outer Reaches of the World”.Mário de Gouveia - 2012 - Cultura:201-216.
    O objectivo deste artigo é apresentar um conjunto de reflexões sobre o imaginário literário de Hidácio, bispo de Chaves, na conjuntura política da província hispânica da Galécia, durante o século V.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  21
    Leituras e possibilidades de representar o espaço geográfico no ensino fundamental.Émerson Dias De Oliveira, Andressa De Lima Santos, Méury Katiê Ferreira Leopoldo & Joana Gabrieli Oliveira Silva - 2019 - Ágora – Revista de História e Geografia 21 (2):25-36.
    O espaço geográfico é uma categoria da ciência geográfica que possibilita uma acentuada e complexa possibilidade de refletir a coletividade social, sendo que neste desafio são trazidas à tona inúmeras perspectivas de análises da relação homem-natureza. Dessa feita, o presente estudo elabora uma breve discussão acerca do espaço geográfico enquanto uma ferramenta de análise das relações sociais, além de evidenciar a sua centralidade no interior da Geografia. Ao longo do estudo estão colocadas algumas concepções teóricas desta categoria geográfica, com destaque (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  17
    De Alberto a Lutero: estudos sobre a filosofia prática na Idade Média.Cléber Eduardo dos Santos Dias - 2004 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 49 (3):618-622.
    De Alberto a Lutero: estudos sobre a filosofia prática na Idade Média.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  35
    História de Polifemo: entre vida primitiva e idade de ouro.Vladimir Chaves dos Santos - 2019 - Dialogos 23 (2):4.
    O encontro do herói Odisseu com o ciclope Polifemo na Odisséia de Homero em dado momento saiu do terreno do mito e chegou até o da história. Polifemo tornou-se uma figura do mundo primitivo, em que reina violência, antropofagia, irracionalidade, paixão e música. O problema do valor da vida primitiva na antiguidade clássica conduzia a dois pólos antagônicos de interpretação. De um lado, a perspectiva progressista que via na história a saída de um estado primitivo e selvagem através (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  14
    Descolonizando a Mente e o Olhar: “Xala” e a Impotência do Estado Pós-colonial.Jonas Do Nascimento - 2022 - Odeere 7 (1):163-182.
    Entre as décadas de 1960 e 1970, na esteira das lutas anti-coloniais em África, vê-se surgir através do cinema a possibilidade de construção de uma identidade africana e uma autonomia cultural e política do continente. A linguagem cinematográfica configurou-se, naquele momento, numa ferramenta de discurso diante da dificuldade de escrita da História. A câmara, assim, tornou-se uma arma para a denúncia da impotência da classe política africana e, além disso, um meio para a reivindicação de uma imagem descolonizada do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  66
    Homem idoso: vivência de papéis desempenhados ao longo do ciclo vital da família.Ivanilza Etelvina dos Santos & Cristina Maria de Souza Brito Dias - 2008 - Revista Aletheia 27 (27):98-110.
    A presente pesquisa teve como objetivo geral investigar a vivência de papéis desempenhados por idosos durante o Ciclo de Vida Familiar. Participaram 12 homens, sendo que seis pertenciam ao Grupo Reviver, da Universidade Aberta à terceira idade, de uma faculdade situada em Paulo Afonso; e seis não participavam do referido projeto. Todos os participantes são da camada média e moradores da área urbana. Eles foram entrevistados individualmente, tendo sido as entrevistas analisadas a partir dos seguintes temas: fase de aquisição, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  10
    Fragmentação espacial e mobilidade urbana: um estudo sobre Montes Claros/MG.Tyellen Sany Cruz dos Reis & Iara Soares de França - 2022 - Ágora – Revista de História e Geografia 24 (2):96-117.
    No Brasil, a vida nas cidades, o habitar e as diversas formas de se relacionar e de produzir o espaço entre os citadinos vêm adquirindo novas configurações nas últimas décadas. A partir disso, a cidade na contemporaneidade apresenta-se como um importante elemento analítico pela dinâmica histórica, econômica, política, cultural e espacial que lhe é inerente. Como efeito dos processos espaciais, novas paisagens, formas, estruturas e conteúdos eclodem no tecido urbano, transformando e impactando a vida social em suas diversas escalas. Partindo (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  17
    Pagãos fictícios, feiticeiros imaginários, alteridades literárias: As sagas islandesas como fonte historiográfica e sua representação do mundo pré-cristão.Santiago Barreiro - 2016 - Diálogos (Maringa) 20 (3):97.
    Resumo: Meu objetivo aqui é indagar como devemos entender a literatura das sagas, textos em prosa islandeses da Idade Medía; O ápice da produção de sagas ocorreu entre a segunda metade do século XIII e a primeira metade do XIV. Estou interessado de modo geral na representação que essas sagas produziram a respeito do período alto-medieval dos “vikings”, onde frequentemente sucede a ação contida em seus relatos; e pontualmente, na figura dos pagãos e dos magos do período pré-cristão ali (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. O Riso Grotesco e o Riso de Charivari Na Sociedade Humorística: A Paródia Social No Filme “Coringa”.Aline Brasiliense dos Santos Brito - 2019 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 1 (2):57.
    Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise do riso no filme Coringa (Todd Phillips, 2019) enquanto paródia de elementos constituintes da sociedade atual, a qual incorpora uma sociedade humorística nos termos de Gilles Lipovetsky (2014) e onde os fenômenos do riso grotesco e dos Charivaris marcam presença sob formas reinventadas. Coringa apresenta diversos pontos de reflexão, dentre os quais, destacaremos o contexto social, onde a “leveza do humor” e o vínculo entre riso e violência prevalece. A atmosfera do humor (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  46
    A carta de Galileu à Grã-Duquesa Cristina de Lorena.Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento - 2000 - Discurso 31:323-328.
    O propósito deste artigo é mostrar como a carta de Galileu a Cristina de Lorena procura compatibilizar o sistema copernicano com o texto bíblico. Para isso, ela obedece aos cânones da arte de escrever cartas ( ars dictaminis ) codificados desde a Idade Média, cujas partes tradicionais são: saudação, captatio benevolentiae, exposição, petição e conclusão.
    No categories
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  7
    Análise Histórica Sobre o Desenvolvimento da Biblioteconomia e Ciência da Informação Do Leste Europeu No Pós-Segunda Guerra Mundial (1945-Anos 1960). [REVIEW]Roberto Lopes dos Santos Junior - 2017 - Logeion Filosofia da Informação 3 (2):60-74.
    Pesquisa histórica, a partir de levantamento bibliográfico e revisão de literatura em fontes secundárias, que analisa o desenvolvimento dos campos em biblioteconomia e informação científica no leste europeu (Alemanha Oriental, Hungria, Polônia, Bulgária, Tchecoslováquia e Romênia), entre o final da Segunda Guerra Mundial até o fim dos anos 1960. O estudo inicialmente analisou a constituição e desenvolvimento das bibliotecas na região, entre a idade média até o fim da Segunda Guerra Mundial. Posteriormente discutiu-se o processo de reconstrução e reorganização (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  10
    Teorias do Intelecto na Idade Média Latina.Jakob Hans Josef Schneider - 2021 - Educação E Filosofia 34 (72):1445-1522.
    Resumo: No capítulo 5 do Livro III De anima (430a10-19) Aristóteles distingue entre o νοῦς ποιητικός (nous poietikós), chamado pelos Latinos intellectus agens (intelecto agente), e νοῦς παθητικός (nous pathetikós), chamado pelos Latinos intellectus passivus, ou seja, intellectus possibilis (intelecto possível), termos técnicos e filosóficos mais comuns. O capítulo 5 é de grande importância não só para a filosofia antiga e para os comentadores das obras de Aristóteles, como os comentários de Teofrasto, de Alexander de Afrodisias, de Simplício e Themístius (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  28
    Festa e devoção em Cruzeiro dos Peixotos, Uberlândia, MG (Party and devotion in Cruzeiro dos Peixotos, Uberlândia, MG) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n20p41. [REVIEW]Mara Regina do Nascimento & Durval Saturnino Cardoso de Paula - 2011 - Horizonte 9 (20):41-63.
    Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 Resumo O texto trata da Folia de Reis na Comunidade de Cruzeiro dos Peixotos - Uberlândia - MG, que foi alvo de um projeto de pesquisa, financiado pelo Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX/UFU) e pelo Programa de Extensão e Integração UFU/Comunidade (PEIC/UFU). Os autores partem da premissa de que foliões, festeiros e devotos são, na feliz expressão de Carlos Rodrigues Brandão, "especialistas" do saber da devoção, por sentirem-se incumbidos de representar a (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Sobre a import'ncia e abrangência da análise das proposições condicionais na história da lógica.Eduardo Simões, Vinícius Martins Corrêa & Walter Ribeiro Dos Santos - 2020 - Investigação Filosófica 11 (3):95.
    As proposições condicionais receberam atenção teórica concentrada, embora intermitente, desde a Antiguidade. A atenção durante últimos quarenta anos tem sido intensa. Nesse artigo, apresentaremos os principais desenvolvimentos da análise lógica acerca das proposições condicionais e discutiremos como elas desempenham papel central em muitas teorias filosóficas. Na primeira parte dessas observações introdutórias, mostraremos como os antigos, principalmente as escolas megárica e estoica, envolveram-se com a questão dos condicionais e quão importante isso foi para os posteriores desenvolvimentos da análise lógica dos condicionais (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  13
    Pontes entre colonialidade e a autoafirmação: construindo reflexões para o ensino de ciências e biologia.Eduardo Almeida Silva, Luiz Gustavo Lima Cordeiro & Marta Alencar dos Santos - 2023 - Odeere 8 (2):233-248.
    O presente artigo relata a experiência vivenciada por estudantes de graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Feira de Santana durante uma viagem de campo às cidades de Cachoeira e São Félix, na Bahia, promovida pelo componente curricular Relações Étnico-raciais na Escola. Por meio da observação sensível, os estudantes registraram a realidade dessas cidades no formato de fotografias e discursos. Durante a viagem, foi possível constatar a predominância de uma população negra, cujas vidas diárias estão intimamente ligadas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  14
    Filosofia na Escola.Joana D'Arc Beserra dos Santos & Márcia Pereira da Silva - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 1 (1).
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  4
    Breve Exame do Conceito de Tempo na Tradição Filosófica e Cultural do Ocidente até a Idade Média.Márcio Chaves-Tannus - 2008 - Educação E Filosofia 1 (1):5-10.
    […] Desde sua mais remota época a filosofia do ocidente se ocupou com a problemática expressa por um par de conceitos: os conceitos da permanência e da mudança. Conceitos opostos, mas que para nós humanos, apenas são concebíveis, psicologicamente captáveis, passíveis apenas de definição por um movimento, que refere um ao outro. De fato: por um lado, aquele que afirma a permanência, suprime no mesmo ato a ideia secular de tempo, a ideia do tempo trifásico: o tempo passado, o tempo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Linguagem E ensino na idade média.Airto Ceolin Montagner - 2009 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (18):95-102.
    O ensino na Idade Média compreendia um conjunto de disciplinas pertencentes ao Trivium e ao Quadrivium, matérias conhecidas como artes. A estes se opunham as artes mechanicae, de cunho prático. Focalizamos, neste artigo, as questões relativas ao ensino da linguagem verbal, centrando nosso interesse na ars gramatica e na ars retórica. Um texto latino exemplificará as atividades de um famoso mestre da Idade Média.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  63
    Organizational and Job Resources on Employees’ Job Insecurity During the First Wave of COVID-19: The Mediating Effect of Work Engagement.Joana Vieira dos Santos, Sónia P. Gonçalves, Isabel S. Silva, Ana Veloso, Rita Moura & Catarina Brandão - 2022 - Frontiers in Psychology 12.
    The world of work has been severely affected by the COVID-19 pandemic due to the high instability observed in the labor market, bringing several new challenges for leaders and employees. The present study aims to analyze the role of organizational and job resources in predicting employees’ job insecurity during the first wave of the COVID-19 outbreak, through the mediating role of work engagement. A sample of 207 Portuguese employees participated, of which 64.7% were women. Data was collected using an online (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  26.  70
    A estética do corpo na filosofia e na arte da Idade Média: texto e imagem.Ricardo Luiz Silveira da Costa - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (s1):161-178.
    A ideia de beleza – e sua consequente fruição estética – variou conforme as transformações das sociedades humanas, no tempo. Durante a Idade Média, coexistiram diversas concepções de qual era o papel do corpo na hierarquia dos valores estéticos, tanto na Filosofia quanto na Arte. Nossa proposta é apresentar a estética do corpo medieval que alguns filósofos desenvolveram em seus tratados (particularmente Isidoro de Sevilha, Hildegarda de Bingen, João de Salisbury, Bernardo de Claraval e Tomás de Aquino), além de (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  10
    A política dos sermões ou os sermões na política: a pregação nas cidades comunais da Baixa Idade Média.André Luis Pereira Miatello - 2017 - Diálogos (Maringa) 21 (1):98.
    Este artigo propõe os sermões da Baixa Idade Média ocidental como parte da linguagem política das comunas italianas. Junto com os discursos de assembleia, os sermões compunham uma retórica de natureza religiosa com validade cívica apta para os governos citadinos e para o modo de vida urbano. Estuda-se a Summa de Arte Praedicatoria, de Alain de Lille, os Li livres dou Trésor, de BrunettoLatini, os sermões de Giordano de Pisa e a Crônica de Rolandino de Pádua para mostrar como, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  3
    MONAQUISMO E PODER NA IDADE MÉDIA: o exemplo de São Bernardo De Claraval.Miriam Lourdes Lmpellizieri Silva - 1995 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 40 (159):405-419.
    Durante a Idade Média, de todas as formas de vivência religiosa, uma se destaca, vista como a mais perfeita, a mais próxima de Deus: o Monaquismo. Os monges aparecem aos olhos dos contemporâneos como anjos, vivendo, ainda na carne, as delicias do Paraiso. Tal ideia construída, paulatinamente, ao longo dos tempos, ganha no século XII o seu mais tenaz e incansável defensor, o cisterciense Bernardo de Claraval. Este age para impor a supremacia do Monaquismo à Igreja e ao conjunto (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Mulheres intelectuais na Idade Média: Hildegarda de Bingen - entre a medicina, a filosofia e a mística.Marcos Roberto Nunes Costa - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (s1):187-208.
    É corrente se afirmar que antes da Modernidade não há registro de mulheres na construção do pensamento erudito. Que, se tomarmos, por exemplo, a Filosofia e a Teologia, que foram as duas áreas do conhecimento que mais produziram intelectuais, durante a Idade Média, não encontraremos aí a presença de mulheres. Entretanto, apesar de todas as evidências, se vasculharmos a construção do Pensamento Ocidental, veremos que é possível identificar a presença de algumas mulheres já nos tempos remotos, na Antiguidade Clássica (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. Canto lírico E idade média.Airto Ceolin Montagner - 2010 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 2 (21):9-16.
    A poesia lírica mediolatina desenvolve-se a partir dos poetas latinos que a antecederam, mas elabora novas formas de expressão que acompanham, pari passu, o desenvolvimento da língua latina, com a perda gradativa o acento musical. Novo ritmo e novas formas de expressão foram introduzidos. A poesia, a princípio vista como forma especial de linguagem, ganha especial tratamento entre os goliardos, que também nos legaram o maior e mais característico acervo da lírica profana mediolatina.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  14
    Quatro décadas de História Medieval no Brasil: Contribuições à sua Crítica.Mário Jorge da Motta Bastos - 2016 - Diálogos (Maringa) 20 (3):2.
    O objetivo deste artigo é promover um balanço crítico da medievalística brasileira nestas cerca de quatro décadas do seu sistemático desenvolvimento. Consideradas as primeiras iniciativas de promoção do período entre nós, passamos à avaliação da institucionalização do campo de pesquisas no Brasil, abordando as potenciais razões do seu vertiginoso crescimento. Por fim, consideramos o estatuto ontológico, epistemológico e teórico do estudo da Idade Média, centradas na crítica de vertentes hoje hegemônicas no campo em questão, dominado por posições que constituem (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  24
    Ruy Afonso da Costa Nunes, História da Educaçāo na Idade Média. Sāo Paulo: Editora Pedagógica e Universitária Ltda., 1979. Paper. Pp. ix, 313; 1 map. [REVIEW]John J. Contreni - 1980 - Speculum 55 (3):630.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  10
    Riqueza e fertilidade filosóficas do neoplatonismo no medievo.Pedro Calixto - 2022 - Revista Ética E Filosofia Política 2 (24):1-13.
    Apresentar ao pesquisador da história da filosofia os fundamentos e o quão rico e fértil são as contribuições do Neoplatonismo no decorrer da Idade Média, o objeto da organização deste volume. Para tal foram mobilizados grandes especialistas da área que generosamente colaboraram na elaboração do presente número da Revista de Ética e Filosofia Política da Universidade Federal de Juiz de Fora. Palavras-chave: Neoplatonismo, Filosofia Medieval, Plotino, Gnosticismo, Proclo, Agostinho, João Escoto Erígena, Al-Kindi, Alberto Magno, Mestre Eckhart, Nicolau de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  31
    Com efeito, a elite portuguesa no Brasil foi o principal agente de difusão do discurso panlusitano e de uma aproximação luso-brasileira. Assim, para comemorar o primeiro centenário da independência brasileira, foi publicada a História da colonização portuguesa do Brasil, cujo primeiro volume foi lança-do em 1921. O escritor e jornalista português Carlos Malheiro Dias, uma das.História da Colonização Portuguesa Do Brasil - 2008 - In Reis Filho, Daniel Aarão & Denis Rolland (eds.), Modernidades alternativas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil: FGV Editora.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  9
    A literatura no contexto da revolução estética concebida por Jacques Rancière.Nadier Pereira dos Santos & Joana Kelly Marques de Souza - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 13 (1):87-108.
    A partir da perspectiva dos três regimes de identificação das artes propostos por Jacques Rancière, a literatura ocupa um lugar central na superação do regime poético, ou representativo, pelo regime estético. Para Rancière, o realismo de escritores como Hugo, Balzac, Stendhal e Flaubert subverte as hierarquias e pressupostos normativos vigentes no regime poético das artes. A partir desses autores, qualquer assunto ou qualquer pessoa, isto é, pertencente a qualquer condição social, podem vir a ser tratados como objeto literário sério, o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  6
    A política no fim da idade média e sua influência no renascimento: entre o “De regno – ad regem cypri”, de São Tomás, e “Il principe”, de Maquiavel.José Arlindo Aguiar - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (2):265-283.
    O presente artigo pretende esboçar um paralelo entre duas obras da filosofia política: o opúsculo inacabado “Do reino ou do governo dos príncipes ao Rei de Chipre” de São Tomás de Aquino, e o conhecido “O Príncipe” de Nicolau Maquiavel. O cotejo dos textos permite aproximações diretas entre dois momentos filosóficos distantes através da temática similar, pelo tratamento filosófico da tradição clássica, e pela sutileza do argumento que relaciona o bem comum com o privado, nas relações políticas. A análise divide-se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  11
    A retórica na Antiguidade e na Idade Média.Ricardo da Costa - 2019 - Trans/Form/Ação 42 (SPE):353-390.
    Resumo: O artigo trata da retórica na Antiguidade e na Idade Média a partir da perspectiva de onze filósofos – Platão e Aristóteles, Cícero, Sêneca e Quintiliano, a Retórica a Herênio, Agostinho, Marciano Capela e Isidoro de Sevilha, Bernardo de Claraval e Ramon Llull. Oferece, ainda, um extrato por nós traduzido da Retórica nova do filósofo catalão, a primeira tradução para a língua portuguesa.: This article deals with rhetoric in Antiquity and Middle Ages from the perspective of eleven philosophers: (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  13
    Políticas do imaginário: História, educação e cultura visual.Cayo Honorato - 2016 - Filosofia E Educação 8 (1):38.
    Neste texto, repasso algumas questões do livro A guerra das imagens, do historiador Serge Gruzinski, enfatizando o caráter contraprodutivo das visualidades indígenas em relação às imagens cristãs. Mas, principalmente, proponho que essa leitura seja considerada em um contexto particular de problemas, que diz respeito às narrativas do ensino da arte que trabalham a partir das premissas de uma virada pictorial ; qual seja: o de um domínio da visão pelas imagens e de um déficit de historicidade das visualidades.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  10
    Christus agelastus: O riso E o pensamento cristão na idade média.José Rivair Macedo - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (3):549-567.
    A questão do riso, do sorriso e da gargalhada foi recebida no cristianismo de forma diferente do que o fora nas sociedades arcaicas e nos cultos greco-romanos. Se em inúmeros rituais pagãos o riso fazia parte da liturgia, não acontece o mesmo na seriedade do culto cristão, chegando-se mesmo a afirmar que Cristo jamais sorriu. Com a revalorização das categorias profanas da existência, a partir do século XII, também o riso e os demais sinais exteriores de expressão são revalorizados.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  17
    Modos e práticas leitoras, desafios do digital.Justino Magalhães - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022009.
    Cultura escrita, alfabetização e escolarização assinalam uma longa Modernidade de mais de quatro séculos na História do Mundo Ocidental. A cultura escrita congrega informação, conhecimento, pensamento, acção. A aculturação escrita constituiu condição e factor de conhecimento, cidadania e humanitude. Desde finais da Idade Média com a difusão do papel e a mecanização da tipografia, o mundo da leitura alterou-se, em reflexo da maior divulgação do livro impresso. Na transição do Antigo Regime a leitura e a escrita eram práticas (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  24
    So Close and Other Essays: On Hélène Cixous's writing.Joana Masó - 2012 - philoSOPHIA: A Journal of Continental Feminism 2 (2):131-144.
    In lieu of an abstract, here is a brief excerpt of the content:So Close and Other EssaysOn Hélène Cixous’s writingJoana Masóce n’est jamaispar l’intérieurni par le centreque je passe—Antonin Artaud, Cahiers d’Ivry, (1947–1948)At the end of the sixteenth century, the genre of the essay transformed the relationship between the subject and object of writing, since the essay emerged as a reaction against other literary forms—such as the commentary, the gloss or the treatise—in which the object of study is not problematized. (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  21
    Irony.Joana Garmendia - 2018 - Cambridge: Cambridge University Press.
    -/- Irony is an intriguing topic, central to the study of meaning in language. This book provides an introduction to the pragmatics of irony. It surveys key work carried out on irony in a range of disciplines such as semantics, pragmatics, philosophy and literary studies, and from a variety of theoretical perspectives including Grice's approach, Sperber and Wilson's echoic account, and Clark and Gerrig's pretense theory. It looks at a number of uses of irony and explores how irony can be (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  43. Relações de gênero como categoria transversal na historiografia contemporânea.Joana Maria Pedro - 2011 - Topoi: Revista de História 12 (22):270-283.
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  44.  6
    Un retrato del éxito y la otredad. Análisis del origen del altruismo y su sentido biológico, psicológico y antropológico.Joana Ramos Ferreira - 2023 - Relectiones 10:91-107.
    Cada concepción de la persona responde a un modelo antropológico determinado. Sin embargo, todas confluyen como mínimo, en dos aspectos: todas las personas son receptoras de su vida y todas comparten un anhelo último de felicidad. Pero, ¿qué implicaciones tiene esto en la búsqueda del éxito del hombre? ¿Es compatible con la vinculación al otro? ¿Qué implica ser altruista y qué rol desempeña esta conducta en la consecución del éxito? ¿Es el ser humano altruista de forma innata? De este modo, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  39
    Creativity and Innovation Affairs: Are They or Are They Not...?Katja Tschimmel, Andrzej Klimczuk, Daniel Santos, Daniela Marzavan, Dirk Loyens, Fátima Pombo, Fernando Mendes, Gijs van Wulfen, Jens Unger, Joana Alves dos Santos, Joana Moreira, Joăo Menezes, Joăo Petiz, Juan Fernando de Laiglesia, Julio Martins, Kärt Summatavet, Laura Ferreira, Maria Stashenko, Mariana Serra, Renata Gastal Porto, Rocío Cervino, Rui Coutinho, Rute Sousa, Shujoy Chakraborty, Tomás Gamboa, Violeta Clemente, Virpi Kaartti & Wiebke Borgers - 2022 - Porto: Mindshake.
    This book is dedicated to clarify ambiguous concepts from the world of creativity and innovation. One of the initial triggers for the development of the book was the perceived ambiguity of the binomials Design vs. Design Thinking and Innovation vs. Invention. Frequently, designers and innovation consultants are questioned by their clients about the relationships between these kind of concepts. Has the second emerged through the first, or vice-verse? Is one part of the other? Where are the similarities and which are (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  14
    O indivíduo como problema na Alta Idade Média. Perspectivas epistemológicas e literárias.Ronaldo Amaral - 2016 - Diálogos (Maringa) 20 (3):145.
    A teoria literária ofereceu uma contribuição definitiva ao conhecimento histórico, sobretudo se coadunada com uma discussão propriamente epistemológica sobre o seu papel enquanto representação literária. Partindo desta assertiva concordamos que o texto literário cobra um lugar de primeira importância para o conhecimento histórico, pois todo o conhecimento possível do “passado”, enquanto testemunho escrito, nele se constitui enquanto representação e dele emerge para ser de novo reapresentado. Daqui partiremos, ao propor um modus operandi por meio do qual uma fonte literária medieval (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  19
    Living alone and using social media technologies: The experience of Filipino older adults during the COVID‐19 pandemic.Joana Mariz C. Castillo, Laurence L. Garcia, Evalyn Abalos & Rozzano C. Locsin - forthcoming - Nursing Inquiry.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  4
    Aborto: da demonização da mulher na Idade Média à criminalização no ordenamento jurídico contempor'neo.Carla Letícia Domingues - 2021 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 19 (1).
    O presente trabalho pretende demonstrar o papel da mulher no contexto da acumulação primitiva, com ênfase na transição do sistema feudal para o sistema capitalista, situando a vida sexual e reprodutiva da mulher como objetos do mecanismo de controle do Estado e da Igreja para alcance de seus interesses e perpetuação de seu poder. Analisamos o fenômeno da caça às bruxas dentro da obra Calibã e a Bruxa (2004), de Silvia Federici, pautando a questão da criminalização do aborto na legislação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. A perssoa vive no ser humano.Joana Pereira Marques - 2010 - Philosophica: International Journal for the History of Philosophy 35:121-142.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. Arquétipos Morais: ética na pré-história.Roberto Thomas Arruda (ed.) - 2020 - Terrra à Vista.
    A tradição filosófica das abordagens da moral tem predominantemente como base conceitos e teorias metafísicas e teológicas. Entre os conceitos tradicionais de ética, o mais proeminente é a Teoria do Comando Divino (TCD). De acordo com a TCD, Deus dá fundamentos morais à humanidade desde sua criação e por meio de revelações. Assim, moralidade e divindade seriam inseparáveis desde a civilização mais remota. Esses conceitos submergem em uma estrutura teológica e são principalmente aceitos pela maioria dos seguidores das três tradições (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 978