Results for 'Métodos resolutivos de inconsistência'

979 found
Order:
  1.  42
    Os silogismos e as suposições contraditórias de Raimundo Lúlio como métodos resolutivos de inconsistência.Guilherme Wyllie - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (s1):209-224.
    No início do século XIV, Raimundo Lúlio, contrapondo-se aos mestres em Artes por ele identificados como averroistae , desenvolveria não menos que dois métodos resolutivos de inconsistência, a fim de refutar aquelas teses filosóficas que divergem da fé cristã. Um deles serve-se de silogismos contraditórios capazes de expressar a estrutura de um argumento ad hominem , ao passo que o outro nada mais é do que uma reductio ad impossibile elaborada com base em suposições contraditórias.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  47
    Suppositions and contradictory syllogisms as Lullian methods of inconsistency resolution.Guilherme Wyllie - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (s1):209-224.
    No início do século XIV, Raimundo Lúlio, contrapondo-se aos mestres em Artes por ele identificados como averroistae, desenvolveria não menos que dois métodos resolutivos de inconsistência, a fim de refutar aquelas teses filosóficas que divergem da fé cristã. Um deles serve-se de silogismos contraditórios capazes de expressar a estrutura de um argumento ad hominem, ao passo que o outro nada mais é do que uma reductio ad impossibile elaborada com base em suposições contraditórias. In the early fourteenth (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  4
    O Problema da Indução sob a Ótica do Big Data: Um Ensaio a partir dos Argumentos do Filósofo Karl Popper.Marcos Luiz Lins Filho & Manoel Veras de Sousa Neto - 2018 - Logeion Filosofia da Informação 5 (1):6-19.
    A busca pelo conhecimento permanecerá sempre viva entre os seres humanos mantendo ativos os debates e as discussões. Nesse contexto, o uso de Big Data nas pesquisas científicas reacende a discussão sobre o uso da indução como base para a construção do conhecimento científico. Esse ensaio apresenta uma análise teórica acerca do problema da indução sob a ótica do Big Data. Para tanto, tomou-se como base para o contraponto os argumentos apresentados pelo filósofo Karl Popper. Conclui-se que, sob a ótica (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. E l concepto de ironía.Ironía Y. Método En Filosofía & De Wittgenstein - 2001 - Signos Filosóficos 6:153-165.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  59
    A desconstrução da política linguística educacional: em foco a identidade do professor de português.Alex Pereira De Araújo - 2016 - Revista Ibero-Americana de Estudos Em Educação, 11 (3):1259–1280.
    Este trabalho busca refletir sobre a política linguística nacional veiculada nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Português (ensino fundamental) cujo discurso se traduz em um método sofisticado de controle e em uma forma eficaz de gerir a mudança (LAWN, 2001, p. 117). Nesse sentido, pode-se dizer que “todo sistema de educação é uma maneira política de manter ou de modificar a apropriação dos discursos, com os saberes e os poderes que eles trazem consigo”(FOUCAULT, 2008, p. 45). A partir da abordagem discursivo-desconstrutiva (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  6.  21
    A identidade em parâmetros curriculares: em questão a subjetividade do professor de Português.Alex Pereira De Araújo & Élida Paulina Ferreira - 2011 - Revista Eletrônica de Educação 5 (2):96-123.
    Utilizando a abordagem discursivo-desconstrutiva, este trabalho busca refletir sobre a política linguística nacional veiculada nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Português (ensino fundamental) cujo discurso se traduz em um método sofisticado de controle e em uma forma eficaz de gerir a mudança (LAWN, 2001, p. 117) para impor uma nova identidade ao professor. Através dessa abordagem, pretende-se apresentar e discutir os resultados analisados, cujo foco recai sobre as representações da (s) identidade (s) e competências construídas para os professores neste discurso, representações (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  7.  33
    A desconstrução da ordem do discurso e a violência simbólica nas Orientações Curriculares Nacionais: em questão a identidade do sujeito-professor.Alex Pereira De Araújo - 2013 - Horizontes de Linguística Aplicada 11 (2):127-158.
    Sobre a política linguística nacional veiculada nas Orientações Curriculares Nacionais de Português no ensino médio, cujo discurso se traduz em um método sofisticado de controle e em uma forma eficaz de gerir a mudança, é o que buscamos refletir neste trabalho. Nesse sentido, podemos dizer que" todo sistema de educação é uma maneira política de manter ou de modificar a apropriação dos discursos, com os saberes e os poderes que eles trazem consigo"(FOUCAULT, 1996, p. 45). Com base na abordagem discursivo-desconstrutiva (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  8.  31
    A abordagem contratualista de "a theory of justice" entre método E objetivos. Algumas observações a partir Das últimas críticas de Onora O'Neill.Emanuele Tredanaro - 2017 - Kriterion: Journal of Philosophy 58 (136):65-86.
    RESUMO O objetivo do presente trabalho é propor, mediante o papel que a relação entre método e objetivos desempenha em "A theory of justice", uma possível leitura da abordagem contratualista sui generis adotada por Rawls em sua obra-prima. De modo particular, aproveitaremos, como ponto de partida, duas críticas que Onora O'Neill apresenta em uma de suas últimas intervenções sobre o pensamento de Rawls. Tentaremos mostrar, então, como tais críticas padecem de certa inconsistência, na medida em que for enfatizada a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. El empleo en el siglo XVIII, por el método tradicional, de instrumentos de diversa clase facilitados por los métodos modernos. II. Montesquieu.Jb Vallet de Goytisolo - 1998 - Espíritu 47 (117):5-18.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  4
    Os Cinco Métodos Característicos de Um Processo de Aprendizagem Sob a Ótica Do Filósofo e Pedagogo Isaac Watts No Século XVIII.Ingrid Nunes Derossi & Ivoni de Freitas-Reis - 2017 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 28:141-155.
    O objetivo deste trabalho é abordar os métodos para o aperfeiçoamento da mente, desenvolvidos por Isaac Watts em 1741. Por tratar de instruções para o aperfeiçoamento da mente e pretender ser um minucioso guia para tutores e estudantes, essa obra foi bastante utilizada por cientistas comprometidos com o ensinar, tais como os ingleses Michael Faraday e Jane Marcet. Entretanto, apesar de encontrarmos reedições bastante atuais ela ainda é muito pouco discutida.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. La utilización del método comparativo en estudios cualitativos en Ciencia Política y Ciencias Sociales: diseño y desarrollo de una tesis doctoral.Graciela Tonon de Toscano - 2011 - Kairos: Revista de Temas Sociales 27:7.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  11
    El método de Arquímides.Adolfo García de la Sienra - 1983 - Dianoia 29:53-80.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  16
    Leibniz crítico de Euclides. El método del Analysis Situs.Mary Sol de Mora & Javier Echeverría - 2016 - Kairos 16 (1):99-123.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. La fenomenología como método de la filosofía.Juan Llamblas de Azevedo - 1973 - Dianoia 19:199-212.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  7
    Problemas de fondo y problemas de método en la Cristología a partir del Vaticano II.Olegario González de Cardedal - 1985 - Salmanticensis 32 (3):363-400.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  4
    Métodos de acercamiento a la obra literaria en el pensamiento español contemporáneo.Enrique Rivera de Ventosa - 1979 - Cuadernos Salmantinos de Filosofía 6:339-358.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  13
    Investigação Política: Uma Questão de Método.Matheus Romero de Morais - 2023 - Cadernos Espinosanos 48:299-324.
    O presente artigo visa discutir a função introdutória do capítulo I do _Tratado Político _de Espinosa. Para tanto, ressaltaremos alguns aspectos fundamentais presentes no movimento argumentativo do texto, como a centralidade dos afetos para o raciocínio político e a necessidade de um método investigativo que articule experiência e razão.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  79
    Estrategias docentes y métodos de enseñanza-aprendizaje en la Educación Superior.Nancy Montes de Oca Recio & Evelio F. Machado Ramírez - 2011 - Humanidades Médicas 11 (3):475-488.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  19.  9
    O Discurso Do Método: Análise Crítica de Edgard Morin e Novas Possibilidades Para a Epistemologia Contemporânea.Luis Gustavo De Luz - forthcoming - Prometeus: Filosofia em Revista.
    Este artigo debate a crítica elaborada por Edgard Morin sobre o Discurso do Método de René Descartes e suas consequências, que se estendem desde a modernidade, até os dias atuais, o texto vislumbra ainda novas possibilidades para uma epistemologia contemporânea com o matiz da complexidade.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  15
    Solidariedade intelectual.Aldenora Conceição de Macedo & Catia Piccolo Viero Devechi - 2022 - Educação E Filosofia 36 (77):951-975.
    O artigo tem como objetivo apresentar um diálogo entre as abordagens da interseccionalidade e da hermenêutica reconstrutiva no contexto das pesquisas em educação. A universalização discursiva e a abertura ao “outro”, inerentes à hermenêutica reconstrutiva, aproximam-se do propósito de desmarginalizar o “outro”, próprio da interseccionalidade, partindo das margens para o centro. A hermenêutica reconstrutiva, articulada à interseccionalidade, pressupõe considerar que as relações são constituídas mutuamente a partir de acertos comunicativos. Trata-se de abordagens que reconfiguram o olhar individualista, característico dos (...) científicos tradicionais, oferecendo à pesquisa em educação possibilidades investigativas mais dialogadas, argumentadas e horizontalizadas. A compreensão é de que a abertura crítica diante do “outro”, de ambas as abordagens, pode viabilizar a construção e reconstrução continuada dos saberes da área diante das demandas da pluralidade e de seu mundo da vida. Palavras-chave: Interseccionalidade; Hermenêutica reconstrutiva; Pesquisa em educação. Intellectual solidarity: Approaching intersectionality and reconstructive hermeneutics in education research Abstract: The article aims to present a dialogue between the approaches of intersectionality and reconstructive hermeneutics in the context of research in education. The discursive universalization and openness to the “other”, inherent to reconstructive hermeneutics, approach the purpose of demarginalizing the “other”, characteristic of intersectionality, starting from the margins towards the center. Reconstructive hermeneutics, articulated with intersectionality, presupposes considering that relationships are mutually constituted from communicative successes. These are approaches that reconfigure the individualistic view, characteristic of traditional scientific methods, offering research in education possibilities that are more dialogued, argued and horizontalized. The understanding is that the critical opening towards the “other”, of both approaches, can enable the continued construction and reconstruction of knowledge in the area in light of the demands of plurality and its world of life. Keywords: Intersectionality; Reconstructive hermeneutics; Education research. Solidaridad intelectual: Aproximación a la interseccionalidad y a la hermenéutica reconstructiva en la investigación en educación Resumen: El artículo pretende presentar un diálogo entre los enfoques de la interseccionalidad y la hermenéutica reconstructiva en el contexto de la investigación en educación. La universalización discursiva y la apertura al "otro", inherentes a la hermenéutica reconstructiva, se acercan al propósito de desmarginalizar al "otro", propio de la interseccionalidad, partiendo de los márgenes hacia el centro. La hermenéutica reconstructiva, articulada con la interseccionalidad, presupone la consideración de que las relaciones se constituyen mutuamente a partir de acuerdos comunicativos. Se trata de enfoques que reconfiguran la mirada individualista, característica de los métodos científicos tradicionales, ofreciendo posibilidades de investigación en educación más dialogantes, argumentativas y horizontales. Se entiende que la apertura crítica ante el "otro", desde ambos enfoques, puede permitir la construcción y reconstrucción continua del conocimiento en el área frente a las exigencias de la pluralidad y su mundo de vida. Palabras clave: Interseccionalidad; Hermenéutica reconstructiva; Investigación en Educación. Data de registro: 07/01/2022 Data de aceite: 15/03/2022. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  6
    Método y manera.Mª López de la Vieja de la Torre - 1995 - Enrahonar: Quaderns de Filosofía 24:7-21.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  9
    La conservación de revestimientos decorativos pintados: Patología y método de estudio.Leandro De la Vega Paramio - 2001 - Arbor 169 (667-668):725-738.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  46
    El Leviathan como autómata: método y política en Thomas Hobbes.Diego Fernández Peychaux - 2013 - Anales Del Seminario de Historia de la Filosofía 30 (2):413-430.
    En el presente artículo se señala la tensión entre las pretensiones normativas de los textos políticos de Thomas Hobbes, y la identificación del método resolutivo-compositivo de las ciencias como aquél aplicado en esos textos. Para resolver esta dificultad se apela a los textos epistemológicos del autor en los que leer el ejemplo del reloj desde una nueva perspectiva. Así, si el método hobbesiano responde a la necesidad de la innovación normativa, no sólo niega una intencionalidad apologética para una realidad histórica (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  13
    Método e estrutura social: a crítica marxista de István Mészáros à Lógica de Hegel.Rafael Lessa Vieira de Sá Menezes - 2019 - Trans/Form/Ação 42 (2):107-122.
    Resumo: Neste trabalho discute-se a crítica de István Mészáros à Lógica de Hegel. Aponta-se como o marxismo realiza a crítica aos pontos de partida e de chegada da Ciência da lógica, quais sejam, o pensamento sem pressupostos e o círculo auto-constituído da Lógica. Com isso, indica-se a diferença entre os modos hegeliano e marxista de conceber o enraizamento do conhecimento no processo de vida real. Discute-se ainda como István Mészáros realizou uma dura crítica à hipostasiação do método dialético em G. (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  13
    Cartas da pandemia: narrativas de estudantes de pedagogia sobre sua formação em território semiárido.Clara Maria Miranda de Sousa & Emanoela Souza Lima - forthcoming - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação.
    Este artigo visa analisar a narrativa (auto)biográfica de estudantes de Pedagogia em uma universidade pública da região do Vale do São Francisco, localizada no território de Petrolina-PE em contexto de pandemia da COVID-19. Para refletir sobre a formação a partir da escrita de si, pautamo-nos, teórica e metodologicamente, em Heidegger, Josso, Freire, Ribeiro, Passeggi, Sousa e Lima. Neste artigo, comtempla-se respostas referentes à como os estudantes se sentiram no processo de formação docente em meio a pandemia e o que esperavam (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  18
    Como nasce o novo.Hélio Ázara de Oliveira - 2020 - Educação E Filosofia 33 (69):1695-1701.
    [...] Como nasce o Novo, lançado em 2018 pela editora Todavia, de autoria de Marcos Nobre. O livro é um trabalho raro de tradução e exegese de um trecho central de um clássico da Filosofia alemã e mundial, Fenomenologia do Espírito, de G. W. F. Hegel. Esta obra pode interessar tanto ao leitor inicial quanto ao especialista no sentido estrito do termo. A obra se divide em ao menos três partes principais, 1) uma “Apresentação” de toda a problemática envolvida nesta (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. ASPECTOS HUMANÍSTICOS DE LA ECOLOGÍA.Miguel Acosta, Pablo Martínez de Anguita & Mª Angeles Martín (eds.) - 2006 - Madrid, España: Publicep.
    Estamos siendo testigos de grandes avances tecnológicos y, a la vez, de grandes desastres naturales y sociales que nos impulsan a plantearnos cuáles son las causas últimas de la degradación natural ecológica. El abuso en el uso de los recursos tal vez pueda tener relación con el abuso en el uso de la tecnología; incluso ser causa de la gran desigualdad social en el acceso a bienes necesarios para llevar una vida digna, raíz de muchos conflictos sociales. La ecología es (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  9
    El método científico y la filosofía como herramientas para generar conocimiento.Sandra Milena De Hoyos Benítez - 2019 - Revista Filosofía Uis 19 (1):229-245.
    desde tiempos inmemorables el hombre ha cuestionado el mundo que lo rodea y el porqué de los fenómenos que diariamente observa en la naturaleza, al igual que se ha interesado por estudiar el comportamiento humano y la explicación de las interacciones humanas. En la búsqueda por explicar lo que le rodea, el hombre ha propuesto hipótesis que con el paso del tiempo se han podido verificar o falsear, ese conjunto de conocimientos que se ha logrado confirmar o refutar es lo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  13
    Jonas, Heidegger e o gnosticismo: entre a apropriação do método e a crítica do conteúdo.Jelson Roberto de Oliveira - 2020 - Revista de Filosofia Aurora 32 (57).
    O presente artigo analisa a herança heideggeriana do pensamento de Hans Jonas. Para tanto, utiliza-se do conceito de gnosticismo e do trabalho inicial de Jonas que tentou estabelecer um “princípio gnóstico” presente tanto nas mitologias quanto nas filosofias místicas dos primeiros séculos da era cristã. Para tanto, analisa-se a apropriação feita por Jonas do método da analítica existencial heideggeriana e, por outro lado, da crítica do conteúdo filosófico desenvolvido por Heidegger. Evidencia-se, afinal, como o “princípio responsabilidade” pode ser reconhecido como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. Tenere desti i sensi e il cuore. Dialogo sulla fenomenologia come metodo di lavoro.Roberta De Monticelli & Daniele Bruzzone - 2011 - Encyclopaideia 15 (31).
    Da un colloquio tra una fenomenologa di chiara fama e un pedagogista emergono iconnotati dell’atteggiamento fenomenologico, inteso come disposizione intellettuale e morale capace di fondare una “conoscenza personale” nel lavoro di cura. Questa attitudine della mente e del cuore può dar forma al “modo di essere” peculiare di chi, per professione e per vocazione, si prende quotidianamente cura delle persone e della loro esistenza.From this conversation between a well-known phenomenologist and a pedagogist thephenomenological attitude arises as both intellectual and existential (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  10
    Ignacio IZUZQUIZA, Guía paa el estudio de la filosofía. Referencias y métodos.Carmen De Torres Gómez-Pallete - 1988 - Enrahonar: Quaderns de Filosofía 14:140.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  12
    Metodo scientifico ed analisi fenomenologica dell'esperienza.Vittorio de Palma - 2013 - Metodo. International Studies in Phenomenology and Philosophy 1 (1):1-15.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  8
    Tres métodos de análisis semántico.Max Fernández de Castro - 2003 - Signos Filosóficos 9:133-154.
    The objective of this work is to set out three semantic methods for the analysis of ordinary discourse. These methods arose historically as a solution to certain problems such as those presented by Russell in “On denoting” and which, according to him, all semantic theory should be able to.solve...
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. De la lógica de la situación a la psicología de la interpretación: Karl Popper, Thomas Kuh y el método de las ciencias sociales.Juan Vicente Mayoral de Lucas - 2011 - In David Pérez Chico, Rodríguez Suárez & Luisa Paz (eds.), Explicar y Comprender. Plaza y Valdés Editores.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. Método y teología en el pensamiento de Karl Rahner.Eloy Bueno de la Fuente - 1982 - Revista Agustiniana 23 (72):381-435.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  16
    Nicanor Larraín: educador del siglo XIX, y el arte de la memoria artificial.Clara Alicia Jalif de Bertranou - 2016 - Cuyo 33 (2):95-116.
    En la siguiente exposición se propone un comentario de la obra del filósofo cubano Pablo Guadarrama González, denominada Pensamiento filosófico latinoamericano. Humanismo, método e historia. La perspectiva humanista que es postulada contiene una serie de precisiones que son analizadas en sus implicaciones teóricas y prácticas. Asimismo, se extiende su estudio de las ideas filosóficas a distintos momentos del desarrollo particular seguido en América Latina, al igual que está acompañada esta tarea historiográfica de consideraciones metodológicas que resultan significativas. Desde el conjunto (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Orientações internacionais nas políticas de educação e trabalho para juventude no contexto brasileiro // International orientations in educational policies and work for youth into brazilian context.Jaqueline Puquevis de Souza & Dalarosa - 2014 - Conjectura: Filosofia E Educação 19 (2):84-107.
    Este artigo é um recorte de pesquisa realizada na Universidade Estadual do Centro-Oeste, tendo como objetivo articular as propostas de políticas públicas de educação e trabalho para juventude. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, fundamentada no método do materialismo histórico dialético. Para fundamentarmos nossa proposta, dividimos este texto em quatro momentos. Inicialmente analisamos a construção histórica do conceito de juventude e sua representação no contexto social; posteriormente, foram levantados dados estatísticos das condições sociais, emprego, renda e escolarização em que estes jovens (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  12
    Marxismo, psicanálise e método sociológico: o diálogo de Volóchinov, marxistas soviéticos e europeus com Freud.Sheila Vieira de Camargo Grillo - 2017 - Bakhtiniana 12 (3):54-75.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  39.  9
    A imagem do filósofo: o Teeteto de Platão e o método de Sócrates.Cesar Augusto Mathias de Alencar - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 18 (2):129-142.
    Pretende-se oferecer aqui uma justificativa, tal como ela parece ter sido indicada por Platão no Teeteto, para o método de Sócrates, anunciado em Apologia como uma anthropíne sophía, capaz de avaliar os diferentes tipos de conhecimento. O recurso à imagem da maiêutica, no Teeteto, traz a representação de um aspecto desse método, posterior à refutação, em que o examinador ou parteiro elevam as opiniões do interlocutor até um princípio transcendente, para mostrar-lhes ou sua vacuidade ou sua solidez. Por fim, o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  40.  13
    Praeter philosophicas disciplinas: o estatuto epistemológico da teologia na primeira questão da Suma Theologiae de Santo Tomás.Sergio de Souza Salles & Carlos Frederico Gurgel Calvet da Silveira - 2020 - Pensando - Revista de Filosofia 11 (24):122-132.
    A Escolástica medieval elevou a teologia ao grau de ciência. Tendência que começou a se manifestar no final do século XI e início do século seguinte, e que atinge seu apogeu no século XIII. Tomás de Aquino torna-se a maior expressão deste novo estatuto da teologia, embora não o único. A primeira questão de sua Suma Teológica trata justamente dos princípios que permitem considerar a teologia como ciência e formam um conjunto de dez artigos que são o objeto de estudo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  12
    O enquadramento do medo no corpo fílmico de horror.Alex Pereira De Araújo - 2015 - Anais Do Cena 2 (4):1-10.
    Esta pesquisa empreende um estudo acerca das formas de enunciar o medo em produções fílmicas de horror; ou seja, busca-se, por meio da arqueogenealogia foucaultiana, analisar o enquadramento do medo nas imagens em movimento que foram produzidas para compor a estrutura dos filmes de horror; precisamente, busca-se analisar os modos de produção do corpo contemporâneo demarcado pelo horror nestas imagens. Desta maneira, o objetivo deste trabalho é contribuir com a (re)criação da história dos modos como os medos contemporâneos estão na (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  42.  10
    A regra E o jogo ou método E interpretação.Odone José De Quadros - 1999 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 44 (1):147-165.
    A necessidade da regra, do métodoou de módelos teóricos de referência da interpretaçãotem suscitado um debate dentro e forada filosofia - na área das ciências érh geral e dasciências humanas - sobre o método como critériode rigor e científicidade do conhecimento. Nainterpretação, dentro da abordagem da filosofiahermenêutica, sé faz a discussão entre método eexperiência hermenêutica no âmbito da linguagem.Pretendo apresentar quatro dificuldades emostrar que onde não há método explicito podehaver rigor e regra e qual é esta autonomia derhétodo. Sobretudo, de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  51
    Blaise Pascal: os limites do método geométrico e a noção de "coração".João Emiliano Fortaleza de Aquino - 2008 - Trans/Form/Ação 31 (2):39-59.
    Este estudo pretende pensar o problema do conhecimento em Blaise Pascal, atentando para sua concepção do método geométrico aplicado ao conhecimento da natureza e das técnicas e para seu esforço por uma outra forma de conhecimento que possa ser aplicada às realidades “sobrenaturais” (a fé, o homem, a moral, os costumes, a política). Para tanto, o presente estudo articula uma análise dos ensaios pascalianos Préface. Sur le Traité du vide, De l’e.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. Giambattista Vico, De nostri temporis studiorum ratione, Sul metodo degli studi del nostro tempo, a cura di Andrea Suggi, con un saggio di Manuela Sanna.Gabriele De Luca - 2011 - Rivista di Storia Della Filosofia 66 (2):379.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  3
    Libertad y método: el liberalismo desde la perspectiva personal de Ortega y Marías.Francesco de Nigris (ed.) - 2005 - FUE.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. Libertad Y Método. El Liberalismo Desde La Perspectiva Personal De Ortega Y Marías.Francesco de Nigris - 2007 - Revista Agustiniana 48:446.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  9
    A filosofia da psicologia e o “novo método” filosófico nos escritos tardios de Wittgenstein: uma relação prática e necessária.Gilberto Ferreira de Souza - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (spe):177-200.
    Resumo O objetivo deste artigo é apresentar os temas do “novo método” filosófico e da “Filosofia da Psicologia”, nos escritos tardios de Ludwig Wittgenstein, como relacionados prática e necessariamente. Para o proposto, a estratégia expositiva segue a seguinte ordem: analisam-se os pressupostos filosóficos relativamente irrefletidos que determinam a visão que o jovem Wittgenstein tinha do “método correto da Filosofia” e da “Filosofia da Psicologia”; interpreta-se a volta filosófica de 1929 como comprometida em apresentar o rosto ainda informe do “novo método” (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  6
    ¿Un nacionalsocialismo “espiritual”? : (Sobre Heidegger y la política).Marcos García de la Huerta - 2022 - Revista de filosofía (Chile) 79:116-125.
    Resumen:Tesis 1 En los escritos rectorales reaparecen ideas centrales de la analítica, con otro lenguaje y en otro espacio semántico. El Dasein resuelto, identificado con el “destino del pueblo”, representa el tránsito de la existencia “propia” a una política impropia. Tesis 2. La idea de ser en el mundo repone el mundo suspendido de la fenomenología y lo postula como constitutivo de la realidad humana; a la vez, le resta validez al mundo común, de modo que conserva la suspensión de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  12
    As Regulae de Descartes e o reformismo lógico seiscentista.Cristiano Novaes de Rezende - 2022 - Cadernos Espinosanos 46:31-48.
    Seguindo de perto a caracterização que Robert Blanché faz da lógica dos modernos em seu livro História da Lógica de Aristóteles a Bertrand Russell, pretendo mostrar como as Regulae de Descartes instanciam paradigmaticamente algumas das principais características das lógicas reformadas, típicas desse momento histórico. O próprio Blanché oferece vários exemplos do pertencimento de Descartes a esse contexto. De minha parte, pretendo contribuir com a discussão realizando um exame mais detalhado da parte final da Regra X, na qual desponta, já nesta (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. Husserl, Heidegger, and the Task of a Phenomenology of Justice.Nythamar de Oliveira - 2008 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 53 (1):123-144.
    O artigo investiga a relação Husserl-Heidegger, para além de suas contribuições à fenomenologia e hermenêutica como novos métodos em filosofia, articulando ontologia e subjetividade, através de um paradigma semânticolingüístico, de forma a delinear qual seria a tarefa hodierna de uma fenomenologia da justiça. The article investigates the Husserl-Heidegger relationship, beyond their historical contributions to both phenomenology and hermeneutics as new methods in philosophy, by articulating ontology and subjectivity through asemantic, linguistic paradigm, so as to delineate the task of a (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
1 — 50 / 979